Sie sind auf Seite 1von 12

FUNDAO DE ENSINO E PESQUISA DE ITAJUB Centro Universitrio de Itajub

ARTHUR POLTRONIERI MARCELO BORTOLOTI WETLER THIAGO MAROTTI RIBEIRO

O DIREITO ROMANO

ITAJUB-MG 2011

FUNDAO DE ENSINO E PESQUISA DE ITAJUB Centro Universitrio de Itajub Curso de Direito

ARTHUR POLTRONIERI MARCELO BORTOLOTI WETLER THIAGO MAROTTI RIBEIRO

O DIREITO ROMANO

Trabalho apresentado ao Prof. Me. Marcos Antnio de Olivas para obteno de nota parcial na disciplina Histria do Direito do Curso de Direito da FEPI Centro Universitrio de Itajub.

ITAJUB-MG 2011

SUMRIO

1 INTRODUO....................................................................................................1 2 OS DIREITOS ROMANISTAS............................................................................2 2.1 O RETORNO S COMPILAES DE JUSTINIANO......................................2 2.2 ESCOLSTICA................................................................................................3 2.3 GLOSADORES................................................................................................3 2.4 COMENTADORES.......................................................................................... 4 2.5 HUMANISTAS..................................................................................................4 3 O SISTEMA DO COMMOM LAW.......................................................................5 3.1 BREVE HISTRIA...........................................................................................5 3.2 OS WRITS........................................................................................................6 3.3 EQUITY.............................................................................................................7 3.4 JURY.................................................................................................................7 3.5 PRECEDENTES JUDICIRIOS.......................................................................8 4 CONCLUSO......................................................................................................9 REFERNCIAS......................................................................................................10

CAPTULO I INTRODUO

O Direito evolui juntamente com as tendncias da sociedade, mas nem sempre com a mesma presteza. natural que a sociedade evolua mais rpido do que o ordenamento jurdico, exigindo que os legisladores realizem o processo legislativo com maior celeridade e eficincia. Alm disso, estudar o passado histrico das principais civilizaes relevante para se conhecer os costumes e tradies da sociedade da poca. Dentro desse contexto, imprescindvel apreciar os principais institutos jurdicos da antiguidade para subsidiar o esclarecimento dos conceitos jurdicos modernos. Para tal, o presente trabalho tem por objetivo analisar as principais peculiaridades do Direito Romano, abordando as peculiaridades intrnsecas ao regime adotado por aquela sociedade e comparando-o com os conceitos jurdicos em vigor nos dias atuais. Para atingir os objetivos propostos, a equipe de trabalho realizou uma pesquisa bibliogrfica, consultando livros constantes da biblioteca da FEPI e artigos digitais disponibilizados na rede mundial de computadores: a internet. O trabalho foi dividido em dois grandes temas relativos sociedade romana. O primeiro tema abordar as caractersticas dos Direitos Romanistas, incluindo as suas principais classes jurdicas. J o segundo, relatar a constituio do sistema de Common Law romano. Finalmente, o trabalho far uma breve concluso, recapitulando-se as principais idias existentes nos dois grandes sistemas pesquisados.

CAPTULO II OS DIREITOS ROMANISTAS 2.1 O RETORNO S COMPILAES DE JUSTINIANO Durante a idade mdia, o Direito era baseado nos costumes, por causa da criao dos feudos e do regresso da populao ao campo. Tambm, a sociedade feudal no compreendia e no havia necessidade de haver normas para regulamentar a economia, j que nos feudos no havia tanta liberdade econmica, se tratando de compra e venda. O Corpus Juris Civilis era mais desenvolvido do que o direito consuetudinrio, por possuir normas que no haviam sido implantadas para a sociedade atravs dos costumes e tambm por ser organizado, sendo um direito escrito. O Corpus Juris Civilis era uma necessidade para o progresso da economia e da sociedade, e, foi usado como base principal do nosso atual sistema jurdico. A influncia cultural de cada pas influenciou em mudanas no Direito de cada pas, apesar de terem a mesma origem - a do direito romanista. A influncia recebida pela cincia do Direito na poca tambm foi relevante na atuao da formao dessa organizao do Direito. Por serem baseadas na codificao da poca de Justiniano, receberam o nome de Corpus Juris Civilis. Nessa poca, tambm, grande parte do direito estudado era embasado no Curpos Juris Civilis. Quando, na Europa, o direito erudito se torna fonte subsidiria, os sistemas jurdicos passam do de leis irracionais para racionais, minimizando o poder dos costumes e validando o direito escrito como lei e abolindo antigas prticas costumeiras agora consideradas irracionais, como a ordlia.

2.2 ESCOLSTICA Aps os cristos conquistarem Toledo e com a frequncia de intercmbios culturais que se estabeleciam nessa cidade, foi criada a escola de tradutores. Em Toledo foram encontradas vrias obras que possuam grande valor, que eram os livros coisas raras nesta poca. Nesta poca foram encontradas obras de Aristteles que foram interpretadas por So Toms de Aquino e receberam nova interpretao, com carter laico, o que desenvolveu a filosofia e as cincias. Tambm, o Corpus Juris Civilis foi bem estudado nessa poca nas universidades e foi considerado direito supletivo em vrios pases da Europa continental. O termo Escolstica surge em razo de o conhecimento estar restrito apenas s universidades. O mais importante representante da escolstica foi So Toms de Aquino, que acreditava que a f e a razo tinham o mesmo propsito: buscar a verdade. Como a f e a razo possuem ntima relao com a igreja teve muita influncia da religio catlica. No sculo XII, os escolsticos passam a compreender que qualquer deciso relacionada a uma norma ou ordem faz parte de um sistema jurdico. Isso possibilitou uma melhora na anlise do direito da poca, fazendo com que eles percebessem falhas no direito da poca, dando um impulso para o surgimento da hermenutica. Abelardo foi uma figura excepcional no cenrio da Escolstica, por estar convencido de que a verdade est no todo, e no na parte somente.

2.3 GLOSADORES Os glosadores eram, a grosso modo, o contrrio de Abelardo, da Escolstica. Eles possuam fidelidade ao Corpus Juris Civilis, interpretando-o analiticamente, preocupando-se essencialmente com as partes, e no com o todo. Interpretavam trechos e pargrafos dos textos clssicos, somente, no se preocupavam com o todo, apenas com a parte que estavam interpretando. A Escola dos Glosadores colaborou muito com a interpretao dos textos de Justiniano, dando base aos juristas e ajudando-os para que fossem alm do direito romano.

2.4 COMENTADORES Os comentadores eram quem interpretava o Direito romano de forma mais livre e o entendia como um sistema. Os comentadores, com base nas explicaes recebidas pelos glosadores buscavam solues para casos concretos j alicerados no conjunto da obra, e no apenas em certas partes dos textos romanos. Faziam tambm interpretaes em base filosfica e associavam o Direito tica e os integravam Justia, que era um valor fundamental da poca. 2.5 HUMANISTAS Os humanistas compem um conjunto de idias sobre o Direito, idias estas que gozavam da influncia do humanismo. Misturavam ao estudo do Direito mtodos histricos e filolgicos, infligindo crticas aos juristas medievais, afirmando que estes passavam erros lingusticos e histricos. Os humanistas tambm criticavam os medievais, dizendo que eles modificaram o latim e o Direito Romano; consideravam o Corpus Juris Civilis como algo do passado e que no se encaixava na sociedade da poca. Tambm, ao se dedicarem ao estudo do Corpus Juris Civilis, revelaram erros dos Comentadores e Glosadores, o que contribuiu para o profundo estudo e aprofundamento do Direito Romano, apesar de consider-lo desprovido de funes prticas.

CAPTULO III SISTEMA DO COMMON LAW 3.1 BREVE HISTRIA O Common Law oriundo do Direito Ingls, o qual no sofreu nenhuma transformao devido retomada do Direito Romano a partir do sculo XII, nem pela codificao levada a cabo desde o incio do sculo XIX. Por no haver nenhuma transformao ou rupturas durante esse processo histrico, possvel os juristas ingleses utilizarem de decises judiciais desde o sculo XII nos dias atuais. O Common Law um direito jurisprudencial, a lei no exerce qualquer papel na evoluo desse sistema jurdico, diferentemente do Direito Comum o qual era exercido por outros principais pases da Europa, elaborado a partir do sculo XVI baseando-se no Direito Romano, servindo de base s leis e os costumes locais. Inicialmente o sistema do Common Law era chamado de Comune Ley pelos normandos, que na poca dominavam aquele pas. O Common Law era adotado como direito supletivo, preenchendo as lacunas legislativas dos sistemas europeus da poca. A formao do sistema Common Law at o sculo XII foi bastante semelhante dos pases do continente europeu. Dentre as semelhanas podemos citar: a Inglaterra fez parte do Imprio Romano, do sculo I ao V; foi invadida pelos brbaros; vivenciou o feudalismo. A partir de 1066, quando a Inglaterra foi dominada pelos normandos, alm do direito cannico, at o sculo XII o costume permaneceu como nica fonte do direito.

3.2 OS WRITS Inicia-se a partir do sculo XII, quando os reis da Inglaterra conseguem impor sua autoridade sobre os territrios de suas jurisdies, bem antes dos reinos do continente, diminuindo o poder dos senhores feudais. Para alcanar mais rapidamente esse poder sobre o territrio, os reis ingleses formaram suas prprias jurisdies, abrindo mo das jurisdies reais, s quais foram progressivamente se enfraquecendo e perdendo a maior parte de suas atribuies. A forma de os reis imporem suas jurisdies foi inovadora e eficiente. No reinado de Henrique II (11541189), no sculo XII, foi criado o sistema denominado Writs. A criao do sistema Writs teve como objetivo inicial conceder ao cidado o direito de pedir ou realizar reclamaes ao rei, se essa fosse sua vontade. O chanceler, um dos principais colaboradores do rei, examinava o pedido ou reclamao e, se fosse fundamentado, enviava uma ordem, chamada Writ, para um agente local do rei (Xerife) ou para um senhor para ordenar ao ru que desse satisfao ao autor da demanda. O no atendimento da demanda era considerado desobedincia a uma ordem real. O real podia ir at os tribunais e explicar o motivo que no iria cumprir a ordem. Os Writs de imediato era adaptados para cada caso concreto. Entretanto, quando o rei percebeu seu fortalecimento pelo poder, iniciou-se os envios de Writs em larga escala, sem anlise imediata de cada caso, o objetivo passou a ser de maior concentrao do poder em suas mos. Na poca do reinado de Joo sem Terra, houve uma revolva pelo grande poder na mo do rei. Os senhores feudais, os nobres, pela Magna Carta, em 1215, conseguiram pr freio nas jurisdies reais.

3.3 EQUITY Com a proibio dos Writs, pelos senhores feudais e nobres, surgiram no sculo XV novas jurisdio e um novo processo denominado Equity, que perduram at os dias atuais. O chanceler decidia visando a equidade, sem levar em considerao as regras do processo. A aplicao da equidade visa maior maleabilidade nas normas para ajustar a cada caso concreto, realizando assim a justia. Por trs estava o absolutismo de governos soberanos, que de alguma forma queria impor suas vontades sobre as normas citadas anteriormente. Essa nova jurisdio ganha forma e tem como consequncia a criao de tribunais especiais para a sua aplicao, denominado Equity Jurisdiction. A fuso do Common Law e do Equity foi concretizada apenas no sculo XIX. 3.4 JURY O sistema do Jury surge na mesma poca do Common Law, no sculo XII. Ganhou fora com Henrique II, que visava extinguir o nefasto sistema das Ordlias (sistema que recorrem ao sobrenatural), disseminou o Jury, para que fossem realizados os julgamentos com mnimo de justia possvel, ou pelo menos com segurana jurdica. No sistema do Common Law o Jury realizado em casos civis, pois quanto mais casos utilizassem esse sistema, menos o julgamento de casos ficava merc das ordlias. 3.5 PRECEDENTES JUDICIRIOS No havia necessidade de formar-se na carreira judiciria para ser advogado ou juiz, eram, antes de tudo, prticos formados e forjados no litgio. Os casos julgados sempre foram de grande valia para os interesses que lhes eram confiados. Era de caracterstica de o advogado acenar para o tribunal o caso defendido baseando-se em litgios anteriores e semelhantes para alcanar o xito na vitria do processo. Podemos considerar que o direito constitucional ingls baseia-se nos costumes e nos precedentes.

CAPTULO IV CONCLUSO

Independentemente dos numerosos sistemas jurdicos vigentes em diversas regies da Europa, coube aos professores das recm-criadas universidades elaborar, a partir do sculo XII, uma cincia do direito baseada no estudo dos textos romanos, mais especialmente os da compilao justiniana. Este direito erudito apresentava diversas vantagens em comparao aos direitos locais: era escrito; comum aos mestres das universidades continentais (da um sentido menor da expresso ius commune); mais completo, portanto pode desempenhar importante funo supletiva, de preencher as numerosas lacunas dos costumes locais e de inspirar os futuros reis legisladores; mais complexo, podendo atender a necessidades de um progresso econmico e social que se operar com a progressiva diminuio das instituies tradicionais da Idade Mdia. O grau de romanizao variou de pas para pas. Foi maior na Itlia, Pennsula Ibrica, Alemanha. Menor na Frana. Pequeno nos pases escandinavos e blticos; quase nulo na Inglaterra, onde se desenvolveu a Common Law. Citem-se como elementos comuns dos direitos romanistas, tomados da Idade Mdia e presentes at hoje: terminologia comum dos principais institutos (propriedade, contratos etc.); reconhecimento da regula iuris abstrata e geral, como norteadora das decises em cada caso concreto; concepo de que o direito deve ser justo e razovel; raciocnio jurdico dedutivo em que a lei, fonte preponderante do direito, e a doutrina, que desenvolve o prprio raciocnio, so os instrumentos para a resoluo dos litgios. O renascimento do direito romano permitiu a transformao de um sistema jurdico irracional a racional. Ordlias, julgamentos de Deus e juramentos cedem lugar aos meios de prova racionais (inquritos, testemunhos, atos escritos etc.); o arbtrio cede justia; a anarquia feudal centralizao real; a submisso por fora ao pacto social; a economia fechada de trocas (sc. XII na Itlia, Flandres e Champagne); campesinato burguesia.

REFERNCIAS

AGUIAR, Renan Jos Fbio Rodrigues Maciel. Histria do Direito. 2 edio So Paulo: Saraiva 2008 http://www.cartaforense.com.br/Materia.aspx?id=1011 acessado em 14/06/2011

Das könnte Ihnen auch gefallen