Sie sind auf Seite 1von 58

CENTRO UNIVERSITRIO UNIEURO

PS-GRADUAO EM SEGURANA PBLICA E DIREITOS HUMANOS

ABINAEL ALVES DA SILVA

AGENTE DE SEGURANA DE DIGNITRIOS

Braslia, maro/2009

ABINAEL ALVES DA SILVA

AGENTE DE SEGURANA DE DIGNITRIOS

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Ps Graduao em Segurana Pblica e Direitos Humanos como requisito parcial para a aprovao no Centro Universitrio UNIEURO.

Orientador (a): Prof. Dr. Jos Deoclesiano de Siqueira Junior

Braslia, maro/2009.

Dedico este trabalho a meus familiares e amigos que me incentivaram em todos os momentos deste trajeto.

AGRADECIMENTOS

Agradeo a todos aqueles que colaboraram para a elaborao desse trabalho, aos amigos de sala de aula, aos professores e ao orientador Prof Dr. Jos Deocleciano de Siqueira Junior.

RESUMO

A finalidade deste trabalho identificar qual o perfil do agente de segurana de dignitrio e conhecer os mtodos adequados para este tipo de segurana. O estudo consiste em uma reviso de literatura, que foi baseada em uma pesquisa bibliogrfica sobre a segurana de dignitrios. Ao final, conclumos que, quanto ao perfil do agente de segurana de dignitrios, entendemos que o profissional para exercer a funo de agente de segurana de dignitrios precisa ter conhecimentos tcnicos e especializados na rea de segurana e s poder atuar aps estar devidamente treinado e obter instrues inerentes ao seu servio.

SUMRIO

INTRODUO.....................................................................................................................08 1 SEGURANA....................................................................................................................10 1.1 CONCEPES DE SEGURANA................................................................................10 1.2 SERVIOS DE SEGURANA.......................................................................................13 2 SEGURANA: ESTRATGIA E PLANEJAMENTO......................................................15 2.1 ESTRATGIA MILITAR...............................................................................................15 2.2 ESTRATGIA E PLANEJAMENTO DE SEGURANA DE DIGNITRIOS............19 3 SEGURANA DE DIGNITRIOS...................................................................................21 3.1 GESTO DAS COMPETNCIAS NOS SERVIOS DE SEGURANA...................22 3.2 PERFIL DO AGENTE DE SEGURANA DE DIGNITRIOS....................................29 CONCLUSO.......................................................................................................................38 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...................................................................................40 ANEXO I...............................................................................................................................42

INTRODUO

Este estudo tem como proposta abordar o perfil do agente de segurana de dignitrios e conhecer os mtodos adequados para este tipo de segurana. Trata-se de um assunto relevante no contexto geral das atividades de segurana, pois, para atuar como agente de segurana, o indivduo deve ter um perfil qualificado para exercer esta atividade. Alm disso, os agentes de segurana de dignitrios devem seguir determinadas orientaes para o desempenho de suas funes. O problema de pesquisa que orienta este estudo o seguinte: qual o perfil do agente de segurana de dignitrios? relevante observar que o Agente de Segurana, para dar uma maior proteo ao dignitrio, deve ter conhecimento de todos os seus hbitos para evitar possveis surpresas de riscos e atentados, para tanto, preciso um planejamento adequado ao modo de vida do dignitrio. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo abordar qual o perfil do Agente de Segurana para atender dignitrios, e conhecer os mtodos adequados para este tipo de segurana. O estudo consiste em uma reviso de literatura, que foi baseada em uma pesquisa bibliogrfica sobre a segurana de dignitrios. O mtodo de pesquisa caracteriza-se como mtodo exploratrio, o qual explora as possibilidades e perspectivas de determinada situao. Segundo Yin (2005) a explorao comea com um fundamento lgico e com um direcionamento, mesmo que no final do estudo, as suposies iniciais no sejam confirmadas.

10

A estratgia de pesquisa foi baseada nos seguintes descritores: segurana; proteo; autoridade; dignitrios. A amostra bibliogrfica compreendeu as publicaes livros, revistas, artigos cientficos e publicaes da Internet selecionados a partir de uma leitura prvia dos resumos indexados, tendo em vista os seguintes critrios de incluso: a) Veculo de publicao: artigos e livros publicados em Portugus e/ou Ingls. b) Modalidade de produo cientfica: livros, artigos e trabalhos originais relacionados ao tema. c) Ano de publicao: de 1990 at 2008.

Os dados foram tratados de forma qualitativa. A pesquisa qualitativa um estudo noestatstico que identifica e analisa profundamente dados no-mensurveis sentimentos, sensaes, percepes, pensamentos, intenes, comportamentos passados, entendimento de razes, significados e motivaes de um determinado grupo de indivduos. importante observar que, em alguns casos, a pesquisa qualitativa tambm pode avaliar dados estatsticos. Para melhor compreenso deste estudo, o texto foi dividido em trs captulos. O primeiro captulo: apresenta as definies referentes ao termo segurana e, tambm, sobre os servios de segurana. O segundo captulo: estratgia e planejamento abarcam os conceitos de estratgia e planejamento, para que os mesmos sejam integrados ao processo de segurana de dignitrios. Por fim, o terceiro captulo: apresenta o perfil do agente de segurana de dignitrios e os mecanismos e procedimentos empregados na segurana de dignitrios.

11

1 SEGURANA

Este captulo tem como objetivo apresentar definies acerca do termo segurana. Isto necessrio em virtude de que a anlise do perfil do agente de segurana exige o conhecimento de termos especficos. Portanto, neste captulo so apresentados algumas concepes de segurana e os servios de segurana.

1.1 CONCEPES DE SEGURANA

Nos dias atuais, uma das palavras mais citadas pelos meios de comunicao, e pessoas comuns segurana. Em algumas ocasies, a palavra utilizada sozinha, outras vezes caracteriza algum assunto especfico. Contudo, muitas vezes, as pessoas a citam sem saber o seu real significado no contexto da Gesto de Segurana, seja pblica, ou seja, privada, confundindo o que segurana e o que proteo. Isto se d porque, a maioria das publicaes a respeito originria dos Estados Unidos da Amrica ou da Espanha, j que a experincia brasileira no tocante a garantia e integridade dos processos industriais relativamente nova. Dentre os significados do termo segurana podemos destacar a noo de segurana relacionada proteo (Security), que se refere a incidentes gerados de maneira intencional, no tendo relao a eventos gerados por falhas mecnicas ou humanas. Por sua vez, a segurana (Safety) propriamente dita, est relacionada a eventos gerados por falhas mecnicas ou humanas, ou seja, no intencionais.

12

Contudo, a fronteira entre ambos os significados muito tnue e, em alguns momentos, teremos que abordar, alm de assuntos ligados a security, outros relacionados com safety. Por isto, apesar da distino dos significados em ingls, usaremos no decorrer do trabalho a palavra segurana como traduo para ambos os significados. No caso da segurana de dignitrios, o termo segurana caracteriza-se como uma srie de medidas proporcionadas a uma autoridade que garantam, no sentido mais amplo possvel, a sua integridade fsica (FERREIRA, 2008). Existem outras concepes de segurana, conforme descrevemos a seguir. Segundo Dantas Filho (2005) considera-se ordem pblica a situao de convivncia pacfica e harmoniosa da populao, fundamentada nos princpios ticos vigentes na sociedade. Segurana Pblica: atividade exercida para a preservao da ordem pblica, da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos rgos estatais dela incumbidos (CONSTITUIO FEDERAL, 1988). Segurana Privada: atividades desenvolvidas na prestao de servios, com a finalidade de proceder vigilncia patrimonial das instituies financeiras e de outros estabelecimentos, pblicos ou privados, bem como segurana de pessoas fsicas, realizar o transporte de valores ou garantir o transporte de qualquer tipo de carga (Lei n 7.102 - 1983, com a redao dada pela Lei n 8.863 1994). Ou ainda, o conjunto de estruturas (atividades) e de funes que devero produzir atos e processos capazes de afastar ou eliminar riscos que possam afetar a vida, a incolumidade e a propriedade das pessoas, mediante o emprego de organizaes privadas, autorizadas pelo poder pblico (PORTELLA, 2004). Poder de Polcia: o uso legal da fora, visando manuteno ou restabelecimento da Ordem Pblica. O uso da fora monoplio do Estado, sendo atributos do Poder de Policia: a) Coercitivo no h opo.

13

b) c)

Auto-executvel no h consulta previa ao judicirio. Discricionrio obedece ao previsto na lei.

Segundo Portella (2004), poder de polcia a atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a pratica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, aos costumes, ordem, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do poder pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Instituio de Segurana: o conjunto de pessoas ou grupo autorizado ao uso da forca fsica para regularizar as relaes interpessoais dentro de um grupo social, mediante autorizao desse grupo (PORTELLA, 2004). Segurana: a situao em que haja iseno de riscos. Como a eliminao completa de todos os riscos praticamente impossvel, a segurana passa a ser um compromisso acerca de uma relativa proteo da exposio a riscos (PORTELLA, 2004). RISCOS: uma ou mais condies com potencial para causar danos a pessoas, a equipamentos, ao meio-ambiente ou aos processos (PORTELLA, 2004). Existe tambm outra definio: expressa uma probabilidade de possveis danos, dentro de um perodo especfico de tempo ou nmero de ciclos operacionais, podendo ser indicado pela probabilidade de um acidente multiplicado pelo dano expresso em moeda, vidas ou unidades operacionais (PORTELLA, 2004). Anlise de Riscos: a atividade dirigida elaborao de uma estimativa (qualitativa e quantitativa) dos riscos, baseada em engenharia de avaliao e tcnicas estruturais para promover a combinao das freqncias e conseqncias de cenrios acidentais. Seu objetivo identificar, determinar e quantificar todos os perigos de um sistema de produo, associando ao risco a atividade, atravs de metodologias e tcnicas apropriadas (PORTELLA, 2004).

14

Avaliao de riscos: o processo mediante o qual realizamos a valorao e ponderao dos fatores de risco, comparando os resultados da anlise de riscos com os critrios de tolerabilidade previamente estabelecidos (PORTELLA, 2004).

1.2 SERVIOS DE SEGURANA

Os servios de segurana incluem instalaes e barreiras fsicas, recursos humanos e equipamentos para a defesa do patrimnio e dos interesses dos proprietrios, seguindo as normas e os procedimentos por eles estabelecidos e dentro dos limites de seu direito de propriedade. Um sistema de segurana, organizado de forma privada, tem por objetivo restringir, controlar e monitorar acessos s pessoas e patrimnios, em possvel conexo com o sistema de segurana pblica, que com legitimidade, pode empregar a fora no aprisionamento e perseguio de agressores de propriedades e indivduos. As diversas demandas causadas pelo crime organizado ameaam a sociedade e o Estado. Como se sabe, a atuao da polcia no eficiente, devido ao despreparo, falte de motivao, baixos salrios, falta de equipamentos necessrios preveno dos crimes 1, contudo, o nmero de agentes da Fora de Segurana Pblica superior ao nmero de oficiais das Foras Armadas e muitos deles possuem desempenho marcante na segurana privada, at mesmo como segunda ocupao de trabalho autorizado. Nesse sentido, Dantas Filho (2004, p. 10) argumenta que deve haver uma fora militar, com tcnicas e tticas baseadas em uma doutrina, com poder de combate compatvel com o do
1

Com referncia ver artigos no site: http://www.casodepolicia.com/2008/07/08/o-ponto-de-vista-deum-despreparado/, acessado em janeiro de 2009.

15

oponente, apta a cumprir a misso de conquistar, manter e pacificar determinada rea, com o apoio eficaz dos rgos de segurana pblica e de outros setores do campo social, e sempre com respaldo jurdico compatvel. No caso da segurana de dignitrios, tambm podem ocorrer assaltos, seqestros, ameaas entre outros. Para cada ao infratora necessria uma legislao especfica, que deve ser conhecida por aqueles que exercem a segurana de um modo geral, privado ou pblico, e tcnicas de preveno devem ser adotadas. Os agentes de segurana patrimonial e/ou pessoal, devem ser qualificados e reciclados conforme a necessidade de conhecimento de novos recursos tecnolgicos disponveis. De acordo com Oliveira (2004), os recursos humanos contratados direta ou indiretamente pelos sistemas privados envolvem-se principalmente na preveno e investigao de crimes contra patrimnios e pessoas. O policiamento pblico atuaria principalmente nas ocorrncias em que o uso da fora faz-se necessrio, ou em situaes em que o registro de crimes implica a atuao policial. Uma das caractersticas principais do sistema supracitado que merece destaque o impedimento e controle de acesso s propriedades. Neste contexto, as barreiras fsicas geralmente so as principais responsveis pelo impedimento de acesso s propriedades, podendo ser aumentada sua efetividade com sistemas eletrnicos de deteco de invases e com o emprego de vigilantes. O impedimento ao acesso pode ser requerido tanto para a segurana de propriedades do Estado quanto da iniciativa privada. Entre as principais aes para o sucesso da segurana privada est a preparao do pessoal de segurana e a identificao e controle desses procedimentos; a seguir apresentamos de maneira resumida as aes de preparao de pessoal e as medidas de identificao e controle de acordo com Dantas Filho (2004, p. 136-147).

16

Como se sabe, um dos principais objetivos da empresa obter mentalidade de segurana. Todos devem participar desse processo e para isso, necessrio um programa de instruo sobre segurana, que deve conter a doutrina de segurana, campanha educativa, treinamento intensivo e simulado. Para que, tudo o que foi relatado at aqui, seja possvel preciso uma estratgia de segurana, assim o captulo a seguir aborda os conceitos de estratgia e planejamento.

2 SEGURANA: ESTRATGIA E PLANEJAMENTO

Este captulo tem como objetivo apresentar os conceitos de estratgia e planejamento, para que se possam abordar tais conceitos no mbito da segurana de dignitrios. Assim, so apresentados os conceitos de estratgia militar e de estratgia e segurana de dignitrios.

2.1 ESTRATGIA MILITAR

Estratgia: arte militar de escolher onde, quando e com quem travar um combate ou uma batalha, explorando condies favorveis com o fim de alcanar objetivos especficos de forma articulada de unir a ao, os objetivos e os desafios de maneira que, juntos possam chegar ao resultado almejado. As escolhas estratgicas so opes vitais, Oliveira (2003). Nas grandes guerras mundiais, a estratgia era quase sempre utilizada pelos generais e, assim, ficou conhecida com a arte dos generais.

17

De acordo com Clausewitz (2005, p. 133), estratgia a aplicao da batalha para conquistar o fim da guerra. Precisa, portanto, prover de uma finalidade toda a ao militar, que dever ser compatvel com o objetivo da guerra. Em outras palavras, o papel da estratgia configurar o plano da guerra e, nesse sentido, junta a srie de aes que devem levar deciso final, ou seja, planeja as campanhas em separado e estabelece regras para os combates que sero executados. Tal planejamento somente pode ser feito com base em conjecturas, algumas das quais descobre-se depois que estavam completamente erradas. Isso mostra que muitos outros planos no podem ser feitos com antecedncia, evidenciando que a estratgia ter de estar no campo de batalha lado a lado com o exrcito, para, in loco, organizar os detalhes e para fazer, no plano geral, as mudanas exigidas continuamente na guerra. Portanto, o trabalho da estratgia contnuo, pois as condies da luta podem pedir sua interferncia a qualquer momento. Para Clausewitz (2005), em estratgia tudo muito simples, contudo, por essa razo, torna-se extremamente complexa. Assim, tambm, devem ser as aes envolvidas na segurana de dignitrios: medidas simples somadas a mecanismos eficazes, que formam uma estratgia de segurana complexa e eficiente. De acordo com Sun Tzu (2005) existe uma srie de princpios que governam a formulao de estratgias. Esta srie inclui: o princpio da escolha do campo de batalha; o princpio da concentrao de foras; o princpio do ataque; o princpio das foras zheng (diretas) e qi (indiretas). Tais princpios tambm podem ser empregados no contexto da segurana de dignitrios. O princpio da escolha do campo de batalha consiste na formulao de metas estratgicas. Uma vez completada a avaliao situacional e tomada deciso pela guerra, o passo seguinte preparar-se para o combate. A preparao envolve a formulao de conformidade com dois aspectos: metas e estratgias. No caso da segurana de dignitrios, o

18

princpio da escolha do campo de batalha consiste na formulao de metas estratgicas que visam proteo do dignitrio, ou seja, uma avaliao completa da situao e a preparao dos agentes para atuarem conforme o contexto, utilizando os mecanismos adequados para a estratgia de segurana de um dignitrio. O princpio da concentrao de foras de Sun Tzu reconhece que fora relativa, e no fora absoluta, no ponto de contato, determina o resultado da batalha. No caso da segurana de dignitrios, so os mecanismos adequados (fora relativa), empregados no momento da segurana (ponto de contato), que determinam a qualidade e eficincia da segurana (resultado da batalha) de um dignitrio. O princpio do ataque a terceira dimenso subjacente formulao de estratgias. No contexto da segurana de dignitrios o que se espera que tudo ocorra de forma harmnica, sem que os agentes precisem utilizar mecanismos agressivos no momento da segurana. Entretanto, no caso de alguma suspeita, prevalece o princpio do ataque, por exemplo: caso alguma pessoa se dirija ao dignitrio de modo agressivo, est pessoa ser barrada antes que consiga chegar ao seu alvo, que o dignitrio. A invencibilidade na defesa depende de seus prprios esforos, enquanto a oportunidade de vitria depende do inimigo. Conclui-se que os habilidosos em prticas guerreiras podem se tornar invencveis, mas no podem fazer com que o inimigo seja vulnervel (SUN TZU, 2005, p. 133). O princpio de zheng e qi (foras diretas e indiretas) traz o seguinte comentrio de Sun Tzu (2005, p. 151): o fato de um exrcito se capaz de sustentar seus ataques ao inimigo sem sofrer derrotas deve-se s operaes das foras e manobras diretas e indiretas. Na formulao de estratgias esse o ultimo princpio segundo Sun Tzu. A fora zheng pode ser tomada como a fora real, norma ou direta. Similarmente, a fora qi pode significar a fora de surpresa, extraordinria, indireta ou de dissimulao. Com este princpio,

19

reconhece-se que para vencer batalhas precisa-se de vantagens suplementares para encaminhar a batalha a nosso favor. Isto pode ser alcanado com o emprego de foras diretas e indiretas, onde as primeiras normalmente pavimentam o caminho para a aplicao das ltimas. No que se refere segmentao estratgica, para a soluo de qualquer problema de deciso em atividades empresariais podem ser visualizadas as seguintes etapas: a) b) c) Percepo da necessidade de deciso ou oportunidade. Formulao de alternativas de ao. Avaliao das alternativas em termos de suas respectivas

contribuies. d) Escolha de uma ou mais alternativas para fins de execuo.

O modelo proposto por Ansoff apud Lobato (2000) contempla essas quatro etapas, dando nfase as duas primeiras. No delineamento do mtodo utiliza-se um procedimento de busca para chegar at uma estratgia. Isto realizado atravs de um processo em cascata; no incio, as regras de decises possveis so formuladas em termos grosseiros e so sucessivamente refinadas pela passagem por diversos nveis, medida que prossegue o processo de soluo. A primeira etapa consiste na escolha entre as duas alternativas principais: diversificar ou no diversificar as atividades da empresa. A Segunda etapa a escolha de um conjunto bastante amplo de produtos e mercados para a empresa, a partir de uma lista de categorias industriais igualmente amplas. A terceira a refinao desse conjunto em termos de caractersticas ou combinaes de produtos e mercados.

20

Por fim, a quarta refere-se caracterstica do mtodo o processo de feedback, pois na busca da melhor soluo, nos estgios finais podero surgir informaes que coloquem em dvida as decises anteriores.

2.2 ESTRATGIA E PLANEJAMENTO DE SEGURANA DE DIGNITRIOS

Planejar o processo racional para definir prioridades e meios de atingi-los; para isso preciso conhecer, inicialmente, a misso e definir a finalidade e as condies de execuo. No caso da segurana de dignitrios, para cada tipo de autoridade ou celebridade preciso uma estratgia e um plano de ao diferente. Por exemplo, a estratgia de segurana de um Presidente no a mesma empregada na segurana de um astro de Rock. Apesar de algumas medidas serem semelhantes, o contexto diferente, portanto, a misso (tipo de segurana de dignitrio), leva a definio da finalidade e caracteriza as condies de execuo. O planejamento procura proporcionar segurana de dignitrios uma situao de eficincia, eficcia e efetividade. A eficincia cumprir seu dever; resolver problemas; fazer as coisas de maneira adequada; salvaguardar os recursos aplicados e reduzir os custos. A eficcia fazer as coisas certas; produzir alternativas criativas; obter recursos; maximizar a utilizao de recursos e aumentar o lucro. A efetividade manter-se no ambiente e apresentar resultados globais positivos, permanentemente, ao longo do tempo (DANTAS FILHO, 2004). O planejamento pode e deve ser empregado em qualquer tipo de situao de segurana. Segundo Dantas Filho (2004), o planejamento pode ser: estratgico (possibilita estabelecer metas para a tomada de deciso) ou ttico (com contedo detalhado, caracterizado

21

como plano de ao). O planejamento ttico visa cumprir as metas estabelecidas no planejamento estratgico. No caso da segurana de dignitrios, deve ser realizado um planejamento estratgico (medidas gerais para a tomada de deciso e metas a serem alcanadas durante o trabalho de segurana de dignitrio), e o planejamento ttico (plano de ao para cumprir o planejamento estratgico formulado para a segurana de dignitrio). Na segurana de dignitrios, bem como em outras situaes em que pode ser empregado, o planejamento estratgico consiste na avaliao da conjuntura; seguida pela determinao de uma poltica de ao (o que fazer, fixando os valores, metas e objetivos a atingir); definio de uma estratgia; oramento dos recursos disponveis para apoiar as aes estratgicas; e a expedio de diretrizes para cada caso de segurana de dignitrio. Toda e qualquer ao de segurana de dignitrio deve possuir um plano de segurana (plano estratgico e ttico). Na segurana de dignitrios as aes no so realizadas de modo aleatrio, antes do evento em que a segurana ser realizada, traado um plano de ao, cada agente possui uma misso especfica e, tambm, deve conhecer os mecanismos para tomar uma deciso de emergncia, caso seja necessrio. No caso da segurana diria, os agentes tambm tm planos estratgicos e tticos, que seguido nas aes de segurana de dignitrios. O plano de segurana de dignitrios deve levar em considerao: a) a deslealdade, atos de hostilidade e subverso, pois, qualquer indivduo que desperte suspeita, deve ser investigado; b) os descuidos e acidentes, podem interromper uma operao e causar baixas; c) a sabotagem, espionagem, furto e roubo, j que estas ameaas envolvem tentativas deliberadas.

22

O plano de segurana de dignitrios deve conter: plano de defesa (estratgico e ttico). Uma vez elaborados os referidos planejamentos o sistema de segurana est completo. Com referncia no que foi apresentado at momento, o captulo a seguir passa a abordar a segurana de dignitrios.

3 SEGURANA DE DIGNITRIOS

Este captulo constitui o ponto central do presente estudo. Pretende-se caracterizar o perfil do agente de segurana de dignitrios e os mecanismos e procedimentos empregados na segurana de dignitrios. Dignitrio aquele que exerce cargo elevado, com alta graduao honorfica e que foi elevado a alguma dignidade. Dentre os dignitrios esto as autoridades (presidentes, papas, etc.), as celebridades (astros do cinema, da msica, etc.) e, tambm, pessoas que por motivos especficos se tornam potenciais alvos de hostilidade e necessitam utilizar este tipo de segurana. A segurana pode ser compreendida como uma srie de medidas proporcionadas ao dignitrio, que visam garantir, de modo mais amplo possvel, a sua integridade fsica. A segurana de dignitrios muito importante, entre os dignitrios esto, alm das autoridades relevantes do cenrio mundial, pessoas que so considerados alvos em potencial para uma hostilidade, como personalidades polmicas, o pessoal integrante dos sistemas de informaes, juntamente com seus familiares, pois estes so detentores do conhecimento, pretendido pelo elemento adverso (FERREIRA, 2008).

23

3.1 GESTO DAS COMPETNCIAS NOS SERVIOS DE SEGURANA

Em qualquer trabalho de segurana, o material humano (agente) de suma importncia. Para atuar na segurana de dignitrios, o agente deve possuir caractersticas especficas, como: resistncia fadiga; lealdade; honestidade; discrio; manejo de armas; coragem; dedicao; inteligncia; deciso; noes de defesa pessoal; nvel intelectual e cultural; experincia policial; idade entre 26 e 45 anos. O conjunto de todas estas caractersticas forma as competncias necessrias para o trabalho como agente de segurana de dignitrios. Desta forma, o presente captulo abarca a questo da competncia no ambiente empresarial de modo geral, para que se possa compreender a importncia da competncia no mbito da segurana de dignitrios. Com o passar do tempo, a Administrao de Empresas assumiu uma nova postura, onde o foco passou a ser as pessoas. Mas, as diversas mudanas ocorridas no cenrio organizacional no ocorreram de forma fugaz, mas sim, de maneiras lentas, arrastando-se a curtos passos at o sculo XIX, acelerando-se a partir do incio do sculo XX, o que provocou mudanas aceleradas no ambiente organizacional. Segundo Ambioni (2006), a Administrao sofreu diversas influncias: a) Dos filsofos como Scrates, Plato e Aristteles nos conceitos de Administrao na Antigidade. Com o advento da Filosofia Moderna, destacam-se Bacon e Descartes. b) A organizao eclesistica da Igreja Catlica influenciou o pensamento administrativo.

24

c)

A organizao militar influenciou a Administrao, contribuindo com alguns princpios que a teoria administrativa assimilaria e incorporaria mais adiante.

d)

A Revoluo Industrial criou o contexto industrial, tecnolgico, social, poltico e econmico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.

e)

Os economistas liberais (como Adam Smith), proporcionaram razovel suporte para o aparecimento de alguns princpios de Administrao que teriam aceitao posteriormente. As idias de Marx e Engels promoveram o surgimento do socialismo e do sindicalismo.

f)

A influncia dos pioneiros e empreendedores foram fundamentais para a criao das condies bsicas para o surgimento da Teoria Administrativa.

De acordo com Peter Drucker (2003), mesmo com tantas mudanas, existem dois conjuntos de generalizaes que se aplicam maioria das empresas a maior parte do tempo: uma com respeito aos seus resultados e recursos e outra referente aos seus esforos. Em conjunto, elas levam a um nmero de concluses relativas natureza e direo do trabalho da empresa. Tais afirmaes tambm so relevantes para uma empresa de servios de segurana, pois, neste caso, os recursos humanos e a valorizao das competncias individuais so essenciais para a estratgia do negcio. Assim, as empresas buscam talentos, ou seja, pessoas dotadas de competncias, que possam ser representativos no contexto organizacional. Portanto, para que possa ser um bom agente de segurana, preciso que o indivduo tenha as competncias necessrias para desempenho de suas atividades, ou melhor, tenha o perfil

25

adequado sua profisso. Segundo Ferreira (2008) as competncias necessrias ao trabalho de segurana de dignitrios so: resistncia fadiga; lealdade; honestidade; discrio; manejo de armas; coragem; dedicao; inteligncia; deciso; noes de defesa pessoal; nvel intelectual e cultural; experincia policial; idade entre 26 e 45 anos. Para que um agente de segurana de dignitrios realize seu trabalho com efetividade, eficcia e eficincia, fundamental que o mesmo detenha: a) Conhecimento = saber: por conhecimento no se entende apenas a quantidade de informao que a pessoa detm (know-how), mas tambm a disposio para aprender, para ampliar seus conhecimentos, transmitir e compartilhar esses conhecimentos quando necessrio. b) Habilidade = saber fazer: no basta ter conhecimento, preciso saber como coloc-lo em prtica, saber trabalhar em equipe, liderar, motivar e promover a comunicao. c) Julgamento = saber analisar: preciso saber avaliar uma situao, saber obter dados e informaes precisas, ter discernimento para a tomada de deciso adequada, no momento certo, ponderar com equilbrio e definir prioridades. d) Atitude = saber fazer acontecer: preciso que o agente de segurana tenha atitude empreendedora, saiba tomar decises acertadas, saiba gerenciar os riscos, tendo em vista os resultados esperados. Tendo em vista os argumentos supracitados, podemos afirmar que imprescindvel que o agente de segurana apresente as seguintes competncias individuais: conhecimento, habilidade, julgamento, atitude. Tais competncias, aliadas s competncias como resistncia fadiga; lealdade; honestidade; discrio; manejo de armas; coragem; dedicao; inteligncia; deciso; noes de defesa pessoal; nvel intelectual e cultural; experincia policial; idade entre

26

26 e 45 anos; formam o perfil do agente de segurana de dignitrios exigido pelo Batalho de Operaes Especiais (BOP). Existe uma forte ligao entre as competncias organizacionais e as individuais, assim, o estabelecimento das competncias individuais deve estar vinculado reflexo sobre as competncias organizacionais, uma vez que h uma influncia mtua sobre elas. Portanto, as gestes de pessoas baseadas em competncias buscam talentos para transform-los em capital humano. Isto tambm deve ser um objetivo das empresas de servios de segurana, sobretudo, no mbito da segurana de dignitrios. As informaes descritas abaixo se referem ao valor do conhecimento adquirido pelos profissionais da rea de segurana durante o desempenho de suas atividades dentro de uma determinada instituio: De acordo com Santiago Jr. (1994), os ativos intangveis que agregam valor maioria dos produtos e servios so baseados em conhecimentos. Entre eles possvel citar: knowhow tcnico, entendimento do cliente, criatividade pessoal e inovao. A grande dificuldade se encontra exatamente na medio destes valores, pois ao contrrio dos estoques financeiros e materiais, o valor econmico do conhecimento no facilmente compreendido, classificado e medido. Neste contexto, podemos afirmar que o valor de uma organizao est cada vez mais desvinculado daquele de mercado, ainda mais devido extrema dificuldade de mensurao do valor de seus ativos intangveis. Estas dificuldades levam o mercado a valorizar o capital humano no ambiente organizacional. A inteligncia o novo tipo de ativo e este ativo essencial para a segurana de dignitrios. No se comporta como os outros tipos de ativos e nisso reside o paradoxo. Ao contrrio dos outros bens, a inteligncia no pode ser dada de presente e ser sempre

27

conservada, mesmo que compartilhada. Tambm no possvel possuir a inteligncia de outra pessoa, por mais que seja dono da empresa na qual essa pessoa trabalha. Se a pessoa sair da empresa e for para outra, levar consigo a inteligncia (HANDY, 1994, p. 31). A inteligncia concentrada, a capacidade de adquirir e aplicar o conhecimento e o know-how so as novas fontes de riqueza, no entanto, impossvel transmiti-los s demais pessoas por decreto. A boa notcia que, por outro lado, no possvel impedir que as pessoas consigam adquiri-los. Dai a importncia do capital humano. A partir do capital humano, a gesto de pessoas por competncias busca a formao do capital intelectual. Segundo Chiavenato (2005, p. 28) transformar capital humano em capital intelectual. Portanto, a partir das competncias individuais dos agentes de segurana, a empresa de servios de segurana deve promover a transformao do capital humano em capital intelectual, ou seja, deve promover o treinamento adequado de seus agentes, a valorizao de suas competncias e a promoo do conhecimento no sentido de melhorar a qualidade do servio prestado. Transformar capital humano em capital intelectual pode ser um grande diferencial competitivo para a organizao em seu segmento de mercado (BROXADO, 2001). A funo da gesto do capital intelectual ento reverter tendncia normal. Sua tarefa focalizar a empresa em oportunidades e afast-la de problemas, recriar a liderana e neutralizar a tendncia mediocridade, substituir a inrcia por nova energia e nova direo (DRUCKER, 2003). A empresa de servios de segurana, ou ainda, a escolha do agente de segurana de dignitrios, deve compreender: competncias individuais; desempenho da fora de trabalho; compromisso; adaptabilidade e flexibilidade; cultura de excelncia. Tais valores promovero maior produtividade; melhor qualidade dos servios prestados; inovao; e,

28

conseqentemente, satisfao do cliente. Tudo isto, implicar em maior valor econmico agregado; ampliao do negcio (crescimento) de forma organizada; maior participao no mercado (mais competitividade); e, maior lucratividade. importante notar que todo esse processo tem incio nas competncias individuais, ou seja, preciso que os agentes de segurana tenham o perfil adequado para a realizao de seu trabalho. Numa empresa de servios de segurana, para a seleo de um agente de segurana de dignitrios, preciso que a gesto de talentos tenha processos especficos: a) Processos de agregar pessoas recrutamento e seleo devem ser selecionados e recrutados agentes que tenham o perfil adequado para a execuo dos servios prestados pela empresa. b) Processos de aplicar pessoas modelagem do trabalho e avaliao do desempenho o trabalho deve seguir um planejamento de segurana determinado pelas lideranas de acordo com cada situao, este planejamento, bem como as aes dos agentes de segurana devem ser avaliadas para que possam ser, caso necessrio, modificadas para melhor execuo dos servios de segurana. c) Processos de recompensar pessoas remunerao, benefcios e incentivos a empresa precisa ter um plano de remunerao, benefcios e incentivos, adequado ao seu segmento de mercado, para esperar o melhor do funcionrio, preciso que a empresa oferea o seu melhor. d) Processos de desenvolver pessoas treinamento, desenvolvimento e aprendizagem uma empresa de servios de segurana deve investir, constantemente, no treinamento, desenvolvimento e aprendizagem dos

29

agentes de segurana, para que estes possam executar seus servios com mais qualidade, eficcia, eficincia e efetividade. e) Processos de manter pessoas higiene e segurana, qualidade de vida, relaes com empregados a empresa precisa investir, tambm, na motivao pessoal de seus empregados, para que estes permaneam na empresa. No segmento de empresas de servios de segurana, a confiana e lealdade do agente de segurana muito importante, alm disso, ao permanecer na empresa por um perodo maior, o agente de segurana tem maior conhecimento de suas tarefas e pode execut-las de forma mais eficiente. f) Processos de monitorar pessoas banco de dados, sistemas de informao gerencial a empresa precisa manter informao atualizada sobre todos os seus funcionrios. Uma empresa de servios de segurana precisa ter como foco a COMPETNCIA NOS NEGCIOS + COMPETNCIA EM CAPITAL HUMANO + COMPETNCIA EM MUDANA = CREDIBILIDADE. A credibilidade essencial para os servios de segurana, como um cliente pode deixar a segurana de sua empresa, seu patrimnio, ou de sua prpria pessoa por conta de uma empresa na qual no tem confiana. Portanto, as empresas de servios de segurana devem investir nas competncias para conquistar a credibilidade de seus clientes.

30

3.2 PERFIL DO AGENTE DE SEGURANA DE DIGNITRIOS

Este item implica na descrio do perfil do agente de segurana de dignitrios, como foi visto no item anterior existe um conjunto de competncias necessrias para que um indivduo possa se tornar agente de segurana. A segurana de dignitrios implica em um conjunto de medidas tcnicas que visam salvaguardar a pessoa do dignitrio. De acordo com Cavalcante (2008), os seguranas de verdade so profissionais pagos para acreditar que a qualquer momento podero ser exigidos a ganhar o seu dinheiro da forma mais dura e arriscada possvel. So sabedores de que em todo planejamento de segurana existe uma possibilidade de falha impossvel de ser eliminada, e tal constatao apenas justifica todo um redobrar de cuidados, o qual nem sempre compreendido, tanto pelos protegidos e pelo pblico em geral. Em se tratando de segurana pessoal no existem receitas de bolo e todos os planejamentos devem ser particularizados, especialmente dimensionados para fazer frente aos perigos a que um referido dignitrio possa estar sujeito. Assim sendo, uma determinada autoridade pode estar convenientemente protegida em sua casa trrea e sem muros, escoltada por dois agentes desarmados (ou apenas portando pistolas ou revlveres), enquanto que, num outro extremo, a autoridade, potencial alvo, pode ser considerado extremamente vulnervel, ainda que cercado por uma verdadeira parede humana, armada com fuzis e metralhadoras portteis. Numa abordagem de senso comum, quando se pensa em Segurana de Autoridades normalmente vem mente dispendiosos esquemas de escoltas com agentes corpulentos, policiamento ostensivos, numerosos veculos, batedores, helicpteros, mas nem sempre estes

31

so os fatores chave para uma segurana de pessoas importantes. Por maior que seja o desejo de manter o protegido a salvo, no se pode simplesmente esconder o poltico ou a autoridade, ainda que sob a alegao de garanti-lo. Por outro lado, a ostentao dos numerosos recursos de proteo, por si s, no garante a incolumidade de quem quer que seja, da mesma forma que a simples seleo de militares, policiais, ex-militares, lutadores ou de quaisquer outros elementos de confiana, ainda que fortemente armados, no se constitui num convencimento eficaz em se tratando de adversrios inteligentes, capazes de planejar, treinados e determinados. A proteo permanente de personalidades sob ameaa uma misso delicada, que vem a exigir qualificao dos efetivos empregados, meios e equipamentos adequados para fazer frente a cada risco especfico, de forma que se possa garantir a integridade dos segurados com um mnimo de contrariedades ou alteraes no cumprimento de suas agendas de trabalho. Cavalcante (2008) argumenta que um bom servio de segurana de dignitrios deve ser precedido por um bom planejamento estratgico das aes de segurana, onde podem ser avaliados os possveis riscos e todas as aes a serem tomadas: A execuo de uma boa segurana seja ela em que ambiente o for, deve ser precedida de um elaborado planejamento, no curso do qual se avaliar todas as informaes disponveis sobre riscos (possibilidades de perigos, atentados, acidentes e contrariedades em geral), inimigos e adversrios da autoridade, identificao (se possvel com fotografias) de grupos ou de pessoas, avaliao de recursos disposio dos adversrios que possam ser empregados em aes de atentado, histrico de aes anteriores perpetradas pelos referidos grupos ou indivduos, seus modus operandi, denncias annimas, informaes da procedncia mais diversa, informaes sigilosas, etc. objetivo da segurana antecipar-se s aes de atentado, determinando os provveis inimigos, seus meios de ao, apontando as deficincias de procedimentos, vulnerabilidades do local onde a autoridade habita e por onde normalmente

32

circula ou trabalha, de forma a poder estabelecer os cursos de ao adequados equipe de segurana. Todos aqueles que tem alguma responsabilidade no mbito da segurana tem que estar cientes daquilo que deles se espera: do simples porteiro ou vigilante, do motorista dos carros do comboio aos agentes de segurana do crculo aproximado. Todo encarregado de segurana pessoal dever lembrar-se da velha mxima: Onde quer que voc tenha de atuar, que a sua mente j tenha estado l antes!.... Todos os cenrios de atuao previsveis devem ser objeto de estudo e os membros da segurana devero estar conscientes de seus papis em face das contingncias previstas. Como chegar e sair com a autoridade na sua residncia? Como proceder para garanti-la e aos seus enquanto na residncia? Como chegar e sair com o mesmo de seu local de trabalho? Como proteg-lo enquanto no local de trabalho? Quais cuidados devem ser adotados nos deslocamentos? Quais as melhores rotas de acesso e fuga? Quais os hospitais, postos policiais ou aquartelamentos militares que possam proporcionar auxlio numa emergncia? Poder-se- contar com cobertura area? Como proceder no clube, restaurante ou casa de praia ou ainda num evento pblico de grandes propores?... A segurana ser disposta em crculos, os quais tem como centro a figura da

autoridade protegida. Todas as aes de uma equipe de segurana so prvias e s vezes at exaustivamente ensaiadas, de forma que cada integrante da equipe de segurana conhea o seu papel no dispositivo de proteo e o cumpra de maneira rpida e eficaz. No devemos esquecer que, onde quer que o segurado possa ser esperado, l o perigo poder estar espreita; e os agentes de segurana tm por obrigao - extremamente difcil por sinal - no se deixarem apanhar de surpresa. Tem que planejar para evitar a materializao do perigo, e se treina para conseguir uma reao sempre mais rpida, no caso de advirem situaes crticas reais.

33

Segundo Batalho de Operaes Especiais do Distrito Federal, as principais vulnerabilidades no caso da segurana de dignitrios so: a) b) c) d) e) f) rotina; trabalho de improviso; falta de motivao na realizao do trabalho de segurana; despreparo do agente de segurana; falta de informaes para a realizao do trabalho; falta de interao do dignitrio com o sistema de segurana.

De acordo com o Batalho de Operaes Especiais do Distrito Federal, a segurana de dignitrios implica nos seguintes princpios: a) b) c) d) e) f) g) h) princpio da preservao; princpio da iniciativa; princpio da surpresa; princpio da simplicidade; princpio da coordenao; princpio do comportamento de massa; princpio do emprego da fora; e, princpio da maneabilidade.

As principais atribuies do servio de segurana de dignitrios so (BOP/DF, 2008): a) b) c) d) e) f) controle e emprego dos agentes; planejamento e execuo de instruo; inspees em locais e itinerrios diversos; coordenao com as Polcias Civil e Militar e outros rgos; servio de Guarda; controle de bagagem;

34

g) h) i) j) k) l) m)

controle de correspondncia; controle e verificao de alimentos; controle de equipamentos; cdigos de comunicao; levantamento de dados e acompanhamentos de empregados; controle de investigaes especiais; arquivo de levantamentos.

O Batalho de Operaes Especiais do distrito Federal descreve em seu edital uma srie de atributos (competncias), exigidos para que um indivduo possa exercer a funo de agente de segurana de dignitrios, so eles: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) resistncia fadiga; lealdade; honestidade; discrio; manejo de armas; coragem; dedicao; inteligncia; deciso; noes de defesa pessoal; nvel intelectual e cultural; experincia policial; idade entre 26 e 45 anos.

35

Nesse processo destacam-se os atributos do agente de segurana, a maioria dos atributos desejveis desenvolvida pela instruo, treinamento e vivncia, portanto, um agente deve possuir (DANTAS FILHO, 2004): a) b) vivacidade, que o estado de esprito de estar sempre alerta; tato, que a capacidade de agir com cuidado e discrio, visando a evitar ferir a suscetibilidade das pessoas; c) autocontrole, que a capacidade de controlar sentimentos, emoes e reaes, demonstrando serenidade diante de situaes anormais; d) coragem, que a capacidade de enfrentar, com energia e destemor, situaes difceis; e) lealdade, que a capacidade de ser fiel, sincero, franco e honesto com as instituies e seus integrantes; f) compreenso e expresso verbal, que a capacidade de entender e transmitir com clareza, preciso e correo os fatos apresentados; g) esprito de cooperao, que a capacidade de colaborar, participando ativa e harmoniosamente de um trabalho ou situao, contribuindo para a sua concretizao ou soluo. O agente de segurana deve dedicar especial ateno sua apresentao individual, como uniforme, corte de cabelo e barba. Alm disso, para a atuao dos agentes de segurana ser eficaz, necessrio que exista fiscalizao em todos os nveis. Um outro ponto importante a organizao da equipe de agentes de segurana. O normal organizar a guarda em postos fixos. Entretanto, se a rea onde o dignitrio estiver for muito extenso preciso existir uma equipe responsvel para ligar os postos e recobrir suas reas. Um ou mais agentes de segurana devem estar junto ao dignitrio para realizar a sua segurana pessoal.

36

Quanto instruo, treinamento e superviso dos agentes de segurana, Dantas Filho (2004) afirma que a instruo para todos os agentes envolvidos na segurana do dignitrio deve ser ministrada no incio da atividade, devendo ser reciclada periodicamente, visando a reavivar conceitos e atualizar conhecimentos. Todo aquele que exerce funo de chefia dever elaborar procedimento operacional padro, que dever ser atualizado sempre que necessrio. Dantas Filho (2004) observa que a superviso visa a manter o pessoal de servio alerta e bem apresentado. A avaliao criteriosa do sistema de segurana permite a realizao de mudanas e atualizaes. As primeiras atividades devem ser acompanhadas por pessoas experientes em segurana. O programa de instruo deve conter: a) b) c) direitos e deveres dos agentes de segurana; tcnicas e mtodos que auxiliam a identificar falhas na segurana; confeco de livro registro de ocorrncias (relatrio), respondendo, sempre que possvel, s perguntas: o qu, quem, quando, como, onde, por qu; d) e) f) utilizao dos meios de comunicaes; tticas e tcnicas de segurana individual, coletiva e patrimonial; instruo de armamento e munio letais e no letais, e tiro com tcnicas de emprego de armas e medidas de segurana; g) h) prtica de tiro individual; tcnicas de observao, memorizao e descrio de fatos relevantes para registro imediato; i) tcnicas de infiltrao em reas de segurana e de neutralizao da guarda ou escolta; j) noes de primeiros socorros com utilizao do material disponvel;

37

k)

noes de combate a incndio, com utilizao do material existente e conhecimento de sua localizao;

l)

para realizar o teste de vulnerabilidade, deve-se criar um caso hipottico, com pessoal capaz de desempenh-lo, o mais prximo da realidade;

m)

a troca de guarda deve, sempre que possvel, procurar fugir da rotina. O responsvel pelo servio deve ter autorizao para realiz-la nas horas pares, mpares ou fracionadas, podendo, tambm, reduzir a permanncia dos agentes de segurana nos postos.

De acordo com o Batalho de Operaes Especiais do Distrito Federal, a boa execuo do esquema de segurana de dignitrios depende do estudo minucioso e da aplicao correta dos aspectos a serem observados na Escolha de Itinerrios, porm preciso que o agente de segurana esteja sempre preparado para qualquer eventualidade, at mesmo para improvisaes, porque ao elemento adverso cabe a iniciativa com quase 100% (cem por cento) de probabilidade de xito. (para maiores informaes acerca do plano de segurana de dignitrios executado pelo BOP, ver anexo I). Conforme informaes obtidas no site da UNITED States Secret Service dos Estados Unidos da Amrica, 2o perfil do agente de segurana deve obedecer alguns requisitos: a) cidadania americana; b) deve ter idade mnima de 21 anos e mxima de 37 anos; c) curso superior ou experincia de no mnimo 03 (trs) anos de experincia na rea de investigao criminal. d) tem que ter uma tima viso; e) fazer teste escrito;

Ver site http://www.ustreas.gov/usss/opportunities_agent.shtml; acessado em fevereiro de 2009.

38

f) entrevista, exames mdicos e exame poligrafo. Os agentes de segurana passam por um treinamento intensivo de 11 (onze) semanas no Federal Law Enforcement training Center (FLETC) em Glynco, na Gergia (EUA). Aps a concluso com xito na formao em FLETC, eles recebem cerca de 16 semanas de instruo especializada no Centro de Treinamento de James em Washington. O agente de segurana de dignitrios dos Estados Unidos ao desenvolver suas atividades em outros Estados ou Pases na proteo da autoridade, trabalham em equipe, onde membros do grupo viajam com antecedncia para buscar informaes sobre o local a ser visitado, fazendo vistoria das instalaes por onde a autoridade passar, buscando auxilio junto aos rgos federais, militares, estaduais, municipais e as organizaes de segurana pblica, no sentido de garantir o perfeito funcionamento do esquema de segurana. Aps a visita antecipada os agentes analisam cada etapa da operao de proteo, para uma preveno e melhor qualidade na segurana da autoridade. Em sntese conclusiva deste item, importante observar que alm do perfil adequado s necessidades de sua profisso, o agente de segurana somente pode atuar na segurana de dignitrios aps estar devidamente treinado e obter as instrues inerentes ao seu servio. Fazendo uma comparao entre os agentes de segurana do Brasil com os agentes dos Estados Unidos possvel observar que a qualidade de treinamento dos agentes americanos bem superior ao oferecido para os brasileiros, constando que o investimento aplicado na rea do segurana dos Estados Unido bem alto e com nvel de qualidade acima da mdia. Os americanos esto sempre utilizando equipamentos modernos, de primeira qualidade e buscando aperfeioamento nos treinamentos de proteo s autoridades.

39

CONCLUSO

Em resposta questo apresentada na introduo deste estudo (qual o perfil do agente de segurana de dignitrios?), de acordo com o Batalho de Operaes Especiais, para ser um agente de segurana de dignitrios preciso ter: resistncia fadiga; lealdade; honestidade; discrio; manejo de armas; coragem; dedicao; inteligncia; deciso; noes de defesa pessoal; nvel intelectual e cultural; experincia policial; idade entre 26 e 45 anos. Tendo por base o plano de segurana de dignitrios utilizado pelo Batalho de Operaes especiais, podemos resumir os seguintes pontos importantes para a referida funo: Os agentes de segurana devem seguir os seguintes mandamentos: agressividade controlada; disciplina consciente; controle emocional; iniciativa; esprito de corpo; liderana; versatilidade; honestidade; lealdade; perseverana e flexibilidade. A segurana de dignitrios implica nos seguintes princpios: princpio da preservao; princpio da iniciativa; princpio da surpresa; princpio da simplicidade; princpio da coordenao; princpio do comportamento de massa; princpio do emprego da fora; e, princpio da maneabilidade. O trabalho de segurana de dignitrios est sujeito as seguintes vulnerabilidades: rotina; improvisao; falta de motivao; despreparo profissional; falta de informaes; e, falta de interao da autoridade com o sistema de segurana. O servio de segurana compreende os seguintes atributos: controle e emprego dos agentes; planejamento e execuo de instrues; inspees em locais e itinerrios diversos; coordenao com as polcias civil e militar e outros rgos pblicos de defesa; servio de guarda; controle de bagagem; controle de correspondncia; controle e verificao de alimentos; controle de equipamentos; cdigos de comunicao; levantamento de dados e

40

acompanhamentos de empregados; controle de investigaes especiais; e, arquivo de levantamentos. Os fatores que condicionam o planejamento e execuo de um trabalho de segurana de dignitrios so os seguintes: grau de risco; importncia da autoridade; conjuntura atual; comportamento da autoridade; e a disponibilidade de recursos materiais e humanos. importante observar que, em servios de segurana, prevenir uma ocorrncia a chave do sucesso. Prevenir antecipar, preparar, evitar, impedir ou minimizar a ocorrncia de um fato. Para cada tipo de ao preciso ter o conhecimento da legislao especfica e adotar medidas tcnicas de preveno que devem ser, principalmente, dinmicas, face ao modus operandis do agente oponente. O agente de segurana deve ser adequadamente treinado, uma vez que, a tomada de deciso sobre as medidas de segurana, em diversas situaes, poder oscilar conforme a importncia da pessoa e a conjuntura atual. Quanto ao perfil do agente de segurana de dignitrios, entendemos que o profissional para exercer a funo de agente de segurana de dignitrios precisa ter conhecimentos tcnicos e especializados na rea de segurana e, tambm, dever passar por uma srie de testes e critrios para poder exercer sua funo adequadamente.

41

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AMBIONI, R.O.B.A.N. TGA. (2006).Teoria Geral da Administrao. Rio de Janeiro: Makron Books. BATALHO DE OPERAES ESPECIAIS BOP (2008). Segurana de dignitrios. Disponvel em

<http://www.operacoesespeciais.com.br/htm/paginaseguinte/SegurancaDignitarios.htm#1>, acesso em dezembro. BRASIL (2004) Constituio Federal de 1988. So Paulo: LTR, BROXADO, S. A (2001) verdadeira motivao empresarial: entendendo a psicologia organizacional e dicas para a motivao no dia-a-dia das empresas. Rio de Janeiro: Qualittymark. CAVALCANTE, V.D. (2008) A segurana de autoridades. Disponvel em

<http://www.viaseg.com.br/artigos/seguranca_autoridades_vinicius.htm>, acesso em agosto. CHIAVENATO (2005), I. Administrao de Recursos Humanos. Rio de Janeiro: Elsevier. CLAUSEWITZ, C.V. (2005) Da guerra: a arte da estratgia. Traduo: Pilar Satierra. So Paulo: Tahyu. DANTAS FILHO, D. (2004) Segurana e planejamento. Rio de Janeiro: Editora Cincia Moderna Ltda. DRUCKER, P. (2003) Administrando para obter resultados. So Paulo: Ed. Pioneira Thomson Learning.

42

FERREIRA,

A.S.V.

(2008)

Segurana

de

dignitrios.

Disponvel

em

<http://www.operacoesespeciais.com.br/htm/paginaseguinte/SegurancaDignitarios.htm#1>, acesso em outubro. HANDY, C. (1994) A era do paradoxo: dando um sentido para o futuro. So Paulo: Makron Books. LOBATO, D.M. (2000) Administrao Estratgica: uma viso orientada para a busca de vantagens competitivas. Rio de Janeiro: Editorao. OLIVEIRA, A.F.(2004) Empresas de vigilncia no sistema de prestao de servios de segurana patrimonial privada: uma avaliao da estrutura de governana. So Paulo: Tese apresentada Universidade de So Paulo. OLIVEIRA, D.P.R. (2003) Planejamento Estratgico: Conceitos, Metodologias, Prticas. So Paulo: Atlas. PORTELLA, P.R.A. (2004) Gesto de Segurana: segurana privada, sistemas de produo, historia, metodologia e doutrina. Rio de Janeiro: Editora Rio. SANTIAGO JR., J.R.S. (1994) Capital Intelectual: o grande desafio das organizaes. So Paulo: Novatec. SUN TZU HOU, W.C.; SHEANG, L.K.; HIDAJAT, B.W. (2005) Sun Tzu: a arte da guerra e do gerenciamento. Traduo: Bazn Tecnologia e Lingstica Ltda. Rio de Janeiro: Record. UNITED STATES SECRET SERVICE, Segurana de Autoridades. Disponvel em <http://www.ustreas.gov/usss/opportunities_agent.shtml, acesso em fevereiro de 2009. YIN, R.K. (2005) Estudo de caso: planejamento e mtodos. Porto Alegre: Bookman.

43

ANEXO I: SEGURANA DE DIGNITRIOS BATALHO DE OPERAES ESPECIAIS

SEGURANA DE DIGNITRIOS

Autor: Maj PMDF Alexandre Srgio Vicente Ferreira

Definies bsicas:

Dignitrio: aquele que exerce cargo elevado, de alta graduao honorfica e que foi elevado a alguma dignidade. o VIP.

Segurana: uma srie de medidas proporcionadas a uma autoridade que garantam, no sentido mais amplo possvel, a sua integridade fsica.

Princpios Bsicos:

Princpio da objetividade

Princpio da preservao Princpio da iniciativa Princpio da surpresa Princpio da simplicidade Princpio da coordenao Princpio do comportamento de massa Princpio do emprego da fora

44

Princpio da maneabilidade

Vulnerabilidades freqentes:

Rotina Improvisao Desmotivao Despreparo profissional Falta de informaes Falta de interao da autoridade com o sistema de Segurana

Atribuies do Servio de Segurana:


Controle e emprego dos agentes Planejamento e execuo de instruo Inspees em locais e itinerrios diversos Coordenao com as Polcias Civil e Militar e outros rgos Servio de Guarda Controle de bagagem Controle de correspondncia Controle e verificao de alimentos Controle de equipamentos Cdigos de comunicao Levantamento de dados e acompanhamentos de empregados Controle de investigaes especiais Arquivo de levantamentos

ATRIBUTOS DO AGENTE DE SEGURANA

45

Resistncia fadiga Lealdade Honestidade Discrio Manejo de armas Coragem Dedicao Inteligncia Deciso Noes de defesa pessoal Nvel intelectual e cultural Experincia policial Idade entre 26 e 45 anos

ATENTADOS

Introduo

Hoje em dia, o noticirio de imprensa aborda freqentemente no cenrio mundial, notcias sobre seqestros e atentados de toda ordem a pessoas importantes ou pblico inocente, culminando na maioria das vezes com os piores desfechos, inclusive assassinato.

No crculo das pessoas visadas, no so includas somente as altas autoridades, mas tambm so considerados alvos em potencial para uma hostilizao o pessoal integrante dos sistemas de informaes, juntamente com seus familiares, porque so detentores do conhecimento, pretendido pelo elemento adverso.

46

A adoo das medidas de segurana, em situaes diversas, naturalmente oscilar de acordo com a importncia da pessoa (funo exercida) e a conjuntura atual.

Conceito de atentado

" uma ao criminosa, sobre determinada(s) pessoa(s), grupos ou instituio, executada por um indivduo ou grupo, com uma finalidade propsito ou razes especficas, utilizando para isso meios adequados.

Fatores que condicionam o planejamento e execuo de um trabalho de segurana de dignitrios:


Grau de risco Importncia da autoridade Conjuntura atual Comportamento da autoridade Disponibilidade de recursos materiais e humanos

Vantagens para o executante do atentado:


Conhecimento do local da ao; Disponibilidade de tempo para o planejamento; Possibilidade de ocultao entre o pblico, convidados ou imprensa; Despreparo do elemento de segurana; Rotina conhecida e vazamento de informaes das atividades da autoridade; Meios de comunicaes deficientes; Falta de cooperao da autoridade.

Fontes de hostilizao

47

Organizaes de informaes adversas; Organizaes terroristas; Outros: Misses Diplomticas hostis, Imprensa, Pessoas, etc.

Propsito dos atentados DESMORALIZAO, causado atravs do escndalo, normalmente com ampla divulgao pela imprensa;

SEQUESTRO, com a finalidade de auferir vantagem poltica ou lucro financeiro; EXTERMNIO da vtima, como propsito extremo, quando atingido o objetivo ou com a finalidade de encobrir a identidade e fuga do elemento adverso.

CAUSAR TERROR ou pnico entre a populao.

APARIO EM PBLICO

Conceito:

Apario em pblico todo o comparecimento, de uma autoridade, a um lugar no qual se encontram presentes pessoas estranhas ao seu convvio dirio, a fim de cumprir um compromisso oficial ou particular.

Fatores Considerados nos Planejamentos:

Quanto ao pblico:

Controlado: aquele que foi selecionado previamente para a participao no evento; No controlado: aquele que no selecionado ou previamente controlado

Quanto ao tipo do evento:

Comcios e carreatas

48

Inauguraes, aberturas e encerramentos de eventos Palestras e reunies Apresentaes sociais Grandes cerimnias

Quanto formalidade:

Formal ou oficiais Informais ou particulares

Quanto ao tempo de preparao:

Eventos previstos: So aqueles programados na agenda da autoridade com antecedncia;

Eventos inopinados: So aqueles cumpridos sem o conhecimento prvio da segurana e, por conseguinte, sem a devida preparao;

Quanto ao local:

Recinto fechado Recinto aberto

Quanto ao sigilo:

Ostensiva Reservada

Locais de apario em pblico: Os locais de apario em pblico devem atender as seguintes caractersticas:

49

Amplitude Acessos Populao Terreno favorvel Meios de comunicao

Caractersticas dos itinerrios:

Quanto ao meio fsico:


Terrestre Areo Aqutico

Quanto proteo:

Cobertos e abrigados Descobertos e desabrigados

Quanto luminosidade:

Diurno Noturno

Quanto extenso:

Curtos Longos

Quanto ao sigilo:

50

Ostensivos Reservados

Quanto misso:

De rotina Eventuais Inopinados

Quanto flexibilidade:

Flexveis Inflexveis

Seleo do Itinerrio:

Planejamento inicial Reconhecimento Escolha

Medidas de segurana nos itinerrios:


Rotineiras Especiais Inopinadas

SEGURANA NAS INSTALAES

1) Tipos de Imveis:

51

HOTEL

Vantagens:

A administrao facilita os servios de limpeza, arrumao, lavagem de roupas, alimentao, etc.

Pode-se ocupar o ltimo andar para facilitar o controle de acesso de pessoas.

Desvantagens:

O acesso no Hotel livre a todos, no se tendo o controle efetivo dos que entram e saem.

A existncia de escadas de incndios facilita ao acesso de pessoas.

APARTAMENTOS

Vantagens:

O acesso ao imvel geralmente isolado; Os elementos que circulam no prdio geralmente so conhecidos (vizinhos); As entradas e sadas so em menor nmero, facilitam ao controle do acesso de pessoas. Tambm poder ser considerado como desvantagem (Vigilncia do elemento adverso).

Desvantagens:

O acesso coletivo, no caso de ser a mesma entrada para salas comerciais; A existncia de escadas de incndio facilita ao acesso de pessoas.

- CASAS GEMINADAS

52

Desvantagens:

As entradas sendo juntas dificultam a adoo de medidas de segurana, principalmente o controle do acesso de pessoas;

Os telhados normalmente do acesso de uma para outra casa; Podem-se ouvir conversas atravs das paredes; A casa vizinha pode ser utilizada como apoio para uma hostilizao.

- CASAS ISOLADAS

Vantagens:

a situao ideal, facilita a Segurana; Permite em melhores condies, as diversas medidas de proteo (sistema da alarmes, comunicaes, gerador reserva, etc.),

Facilita o controle do acesso de pessoas e veculos;

Desvantagens:

A existncia de pontos dominante nas proximidades dificulta a Segurana.

1) Segurana no Local de Trabalho

O local de trabalho poder estar localizado em imveis conforme as situaes acima apresentadas e em conseqncia apresentar as mesmas vantagens e desvantagens correspondentes.

Seleo de Residncias

53

Caso seja possvel selecionar uma residncia, antes da ocupao, devemos nos preocupar com os seguintes itens:

Privacidade; Cercas e muros (com altura suficiente para proteo); Sem obstculos entre a casa e o muro; Vrios acessos ao local da residncia; Distante de pontos dominantes.

3) Segurana da Residncia

Os itens abaixo correspondem a uma srie de medidas de segurana que deveremos utilizar na residncia.

Proteo para todas as aberturas; Inspees freqentes nas dependncias; Dependncias vazias (trancadas e verificadas regulamente); Escolha de empregados; Visitas identificadas; Utilizao de alarmes; Emprego de ces.

4) Cuidados com a correspondncia

No caso de recebimento de cartas ou pacotes suspeitos, verificar os itens abaixo:


Remetente procedncia; Selos, lacres e carimbos; Peso e espessura;

54

Cheiro em manchas; Rigidez da embalagem; Envelope duplo.

5) Cuidado com o automvel

A situao ideal a de que carro permanea (quando no utilizado) trancado numa garagem tambm fechada. Quando isto no ocorrer, antes de abrir o automvel devemos examinar:

O cho em torno do carro; Os lados do carro; Embaixo do carro (reflexo); O seu interior.

ESCOLHA DE ITINERRIOS

Dentre as diversas situaes vulnerveis em que se pode encontrar uma Autoridade, uma das mais crticas durante um deslocamento a p ou transportado, quaisquer que sejam as precaues tomadas.

Por esta razo, o planejamento e a escolha de itinerrios a serem percorridos por uma Autoridade, merecem especial ateno por parte da Segurana com o objetivo de evitar, dificultar ou minimizar os efeitos de uma agresso.

a) Conceito

ESCOLHA DE ITINERRIOS: a deciso decorrente de um reconhecimento e planejamento sobre o deslocamento a p ou transportado, a ser percorrido por uma Autoridade.

55

b) Aspecto a serem observados na escolha de itinerrios


Classificao dos tipos de deslocamentos; Exame na carta; Reconhecimento; Planejamento; Deciso; Execuo.

1) Classificao dos tipos de deslocamentos:

a) Quanto a Misso

ROTINEIROS: deslocamentos efetuados da residncia para o trabalho e vice-versa;

ESPECIAIS: so aqueles realizados para atender s solenidades oficiais e as de cunho social (inauguraes, concertos, datas cvicas, jantares);

INOPINADOS: so os deslocamentos no programados.

b) Quanto ao Meio de Transporte

AREOS: quando utilizado avio ou helicptero;

AQUTICOS: no caso de utilizao de navios, lanches, barcos pequenos, etc. Pode ser martimo, fluvial ou lacustre;

TERRESTRES: realizado utilizando-se automveis, nibus e trens.

c) Quanto ao sigilo

56

OSTENSIVOS: quando realizado com o conhecimento do pblico em geral, seja atravs da divulgao do deslocamento, seja pela fcil identificao pelos transeuntes da passagem da Autoridade;

SIGILOSOS: quando se procura furtar do conhecimento pblico este deslocamento, agindo com discrio e se possvel, utilizando transportes que no denunciem o citado deslocamento.

d) Quanto ao horrio

DIURNOS: realizado luz do dia, com todas as implicaes que um deslocamento nessas condies enfrenta (trnsito, pedestres, etc.). Para se diminuir o tempo de deslocamento, haver necessidade de emprego de fora policial (trnsito);

NOTURNOS: as condies so opostas s acima descrita. No h necessidade de envolvimento de grandes efetivos policiais na Segurana.

e) Quanto Extenso

CURTOS: deslocamentos realizados dentro do permetro urbano;

LONGOS: grandes deslocamentos fora do permetro urbano ou mesmo fora da cidade (zona rural ou outras cidades).

f) Quanto Flexibilidade

FLEXVEIS: quando h possibilidade de mudana no deslocamento (itinerrios alternativos) para outras opes de acesso e de retiradas dos locais a serem percorridos;

NO FLEXVEIS: quando no h esta possibilidade (ex.: todavia sem retorno).

g) Quanto aos Meios Empregados

57

SIMPLES: deslocamentos que no exigem grande emprego de meios (ex. deslocamentos inopinados e sigilosos);

COMPLEXOS: h necessidade de grande emprego de meios. A utilizao de pessoal e meios em apoio fica condicionado aos seguintes fatores:

Importncia da Autoridade; A disponibilidade de pessoal e material; A conjuntura atual.

h) Quanto s Comunicaes

Qualquer que seja o deslocamento h necessidade de uma rede de comunicaes. O comando da operao ser feito pelo Chefe da Segurana, se necessrio, o comando poder ser feito atravs da Central.

2) Exame na Carta

O exame na carta importante para as fases posteriores de reconhecimento no local e planejamento, por parte da Segurana.

Dever seguir os seguintes itens:


Seleo das estradas que podero ser utilizados nos diversos itinerrios; Escolha das estradas que permitam os deslocamentos sem problemas; Identificar os pontos crticos. prefervel evit-los, porm se no for possvel, reforar a segurana nestes locais.

3) Reconhecimento

58

O reconhecimento feito por etapas de acordo com a programao da Autoridade, levando-se em considerao o tipo de deslocamento e os dados fornecidos pelo exame na carta;

No devemos desprezar nunca a possibilidade de um atentado, por menor que seja;

Os itinerrios devero ser reconhecidos no mesmo sentido em que a Autoridade se deslocar;

Caso haja necessidade de mudar o itinerrio, por vontade da Autoridade ou deciso do Chefe da Segurana, necessrio que o esquema de Segurana (Segurana Velada, Policiamento Ostensivo e de Trnsito) tenha condies de se deslocar para o outro itinerrio;

Verificar nos lugares de embarque e desembarque da Autoridade, o tipo de entrada e sada do veculo (ortodoxo e no-ortodoxo; mo e contramo).

4) Planejamento

Aps o reconhecimento, feita uma reunio para planejar o esquema de Segurana a ser empregado;

O planejamento deve ser o mais detalhado possvel, distribuindo misses a todos os componentes do esquema de Segurana, de uma forma simples e com clareza;

Dever haver bastante entrosamento em todos os setores envolvidos no esquema de Segurana, de modo a haver continuidade no desenvolvimento dos trabalhos.

5) Deciso

59

Baseado nos quatro itens anteriores (tipo de deslocamento, exame na carta, reconhecimento e planejamento), a deciso ser ento limitada escolha do itinerrio Principal e dos itinerrios Alternativos.

6) Execuo

a) Montagem do Dispositivo

De acordo com o planejamento feito, cada chefe de setor dever assumir a sua misso e distribuir o seu pessoal, que dever ter pleno conhecimento de sua atuao;

Especial ateno para o pessoal empenhado nos pontos crticos e pontos dominantes. Infiltrao na multido, da Segurana Velada para sentir a reao do pblico em face de presena da Autoridade;

Manter sempre uma reserva em condies de reforar os pontos necessrios;

Verificar durante a montagem do dispositivo, o pleno conhecimento da misso do pessoal em apoio: hospital, bombeiros, tropas de choque, helicptero, etc.

b) Reconhecimento final

No dia do evento, aps a montagem do dispositivo, com tempo suficiente antes da passagem da Autoridade, as equipes Precursora e Vistoria realizam uma ltima inspeo no dispositivo. Etapas equipes devero manter contato permanente com o Chefe da Segurana para a eventualidade de uma mudana de itinerrio (se necessrio)

60

7. Concluso

A boa execuo do esquema de Segurana depender do estudo minucioso e aplicao correta dos aspectos a serem observa na Escolha de Itinerrios, porm devemos estar sempre preparados para qualquer eventualidade, at mesmo para improvisaes, porque ao elemento adverso cabe a iniciativa com quase 100% (cem por cento) de probabilidade de xito.

Das könnte Ihnen auch gefallen