Sie sind auf Seite 1von 6

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET

PEDRO LEALDINO FILHO

RESENHA CRTICA TCNICAS DE COMUNICAO ESCRITA

TRABALHO ACADMICO

GUARAPUAVA 2011

PEDRO LEALDINO FILHO

RESENHA CRTICA TCNICAS DE COMUNICAO ESCRITA

Trabalho Acadmico apresentado ao curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas Para Internet da Universidade Tcnologia Federal do Paran como requisito parcial para obteno de nota na disciplina de Comunicao Lingustica. Prof. Marizete Righi Cechin

GUARAPUAVA 2011

RESENHA CRTICA

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BLIKSTEIN, Izidoro. Tcnicas de Comunicao Escrita. 22.ed. So Paulo: tica, 2006. 103p. INFORMAES SOBRE O AUTOR Izidoro Blikstein possui graduao em Letras Clssicas pela Universidade de So Paulo (1960), especializao em Letras Clssicas pela Universidade de So Paulo (1962), mestrado em Lingustica Comparativa pela Universite Lumiere Lyon (1962) e doutorado em Letras pela Universidade de So Paulo (1973). Atualmente consultor da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo, professor adjunto da Fundao Getlio Vargas SP e professor titular da Universidade de So Paulo. Atuou como vice-diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP (1992-1995), e como consultor e instrutor de Comunicaes Empresariais e Midia Training para diversas empresas e instituies como a Editora Abril, a rede Globo, Votorantin, Siemens, entre outras. RESUMO DA OBRA O livro constitudo de cinco captulos, cada um deles composto por tcnicas exemplificadas de comunicao escrita. Aborda os problemas e demonstra solues para os erros cometidos na dinmica da comunicao. No primeiro captulo, Quem no escreve bem, perde o trem, uma ao comunicativa exposta para exemplificar uma falha de interpretao em um meio de comunicao, o gerente de um estabelecimento deixa um bilhete para sua secretria com erros gramaticais, a ordem das palavras confunde a ao objetivada pelo bilhete. A necessidade do gerente era que fosse reservada uma passagem para as 20 h do dia seguinte, porm devido falha na escrita, a secretria reservou para as 8 horas da manh. Uma discusso entre a secretria e o gerente define a resoluo desse problema, o conhecimento gramatical da secretria evidenciado pela reescrita do mesmo bilhete, o deixando claro e especfico.

No segundo captulo, Segredos da comunicao escrita, o autor comea perguntando ao leitor, o que escrever bem? Alguns erros devem ser evitados para aumentar a qualidade de uma redao. Para isso necessrio conhecer os principais segredos da comunicao escrita. A primeira forma de reflexo sobre os erros colocada como: trs tropeos e trs segredos. O primeiro tropeo que se a forma de como se escreve estiver errada, a resposta de quem receptor, ser errada. Para saber se a mensagem escrita est correta, deve-se verificar se a resposta a mensagem ser de acordo com o que se espera. A partir desse tropeo ocorre o primeiro segredo que , se a mensagem est correta a resposta ser correta, obviamente uma contrapartida do tropeo, permite-se afirmar ento que: escrever bem implica numa resposta significativamente correta do receptor. O segundo tropeo pensar que a mensagem suficientemente eficaz, um erro que acontece quando se quer comunicar algum pensar que o receptor ir interpretar da maneira como o emissor pensou, duas cabeas diferentes pensam de formas diferentes, mas a comunicao deve ser uma ferramenta para que os objetivos desejados sejam claramente expostos e facilmente interpretados pelo receptor. Decorrente disso vem o segundo segredo que , escrevendo bem a comunicao acontece como desejada e a idia transmitida eficientemente. A organizao mental de dois indivduos estimulada pelo mesmo cdigo deve retornar a mesma resposta. O terceiro tropeo define a abordagem da mensagem, um bilhete para solicitao de um servio de algum merece que seja escrito de forma cordial, para que o receptor da mensagem no se sinta um escravo ou uma mquina de realizar tarefas, assim o segredo definido por esse tropeo que a escrita deve persuadir o leitor da mensagem atravs de meios agradveis, por exemplo, elogios e cordialidade. Para se escrever bem, deve-se atender a trs funes bsicas que so, tornar o pensamento comum, reproduzir resposta e persuadir. Cada um desses ps da comunicao est ligado ao objetivo de uma comunicao eficaz, nessas ligaes acontecem os rudos que podem provocar o desabamento dessa estrutura.

O terceiro captulo, estrutura e funcionamento da comunicao, apresenta uma estrutura de trs peas que define integralmente a comunicao, so elas: remetente, mensagem e destinatrio. A partir disso o cada indivduo representante dessa estrutura deve ser bem definido, o emissor sempre mandar uma mensagem ao receptor que executar uma resposta, dependendo da funcionalidade da mensagem. As idias para a criao da mensagem ficam desorganizadas na cabea, para exteriorizlas no papel o pensamento deve ser organizado, para isso cada idia pode ser representada atravs de signos, toda mensagem organizada por signos, estes prope um significado ao receptor que interpreta e reproduz as idias estimulada por estes. Para que a mensagem seja expressa, o cdigo essencial para a comunicao, ele que estimula a interpretao significativa da mensagem, o receptor decodifica o cdigo e processa a mensagem. Com isso pode-se perceber que se o cdigo falho, a decodificao ser truncada ocasionando uma resposta ineficaz. O cdigo pode ser influenciado pela bagagem cultural do emissor, essa cultura cria um repertrio que tem influncia direta na decodificao, um exemplo disso demonstrado na idia de que a mensagem cu azul pode ser construda significativamente diferente na bagagem cultural nordestina comparada com a significao sulista. O quarto captulo, ganchos para agarrar o leitor, mostra a importncia j definida como persuaso. A mensagem deve ser atraente para no se tornar medocre, o receptor produzir uma resposta descontente ao ler um texto que no o atraia. Para a execuo desse artifcio, algumas estratgias so utilizadas, um texto no deve conter informaes pesadas, ou muito minuciosas a no ser que o receptor seja um especialista no assunto e necessite de informaes precisas. As abordagens emotivas podem influenciar a ateno do leitor. No quinto captulo, receita para a eficcia da comunicao escrita, o autor resume os aspectos apresentados nos captulos anteriores, enfatiza a estrutura de emissor, meio e receptor. Previne sobre os erros, rudos ou falta de viso global e crtica. E apresenta contra-indicaes da receita, pois nem sempre o objetivo escrever igual a norma. CONCLUSO DA AUTORIA

Apresentando situaes cotidianas o autor apresenta os erros cometidos na comunicao, demonstra a importncia e a necessidade do domnio do cdigo e apresentao de seu significado. Define as possibilidades de incrementar a eficcia da comunicao, e coloca que escrever bem uma questo de sobrevivncia. METODOLOGIA DA AUTORIA O autor utiliza de exemplificaes cotidianas e situaes que descrevem vrias maneiras de escrita e comunicao. Aborda as tcnicas propostas em cada exemplo apresentado. QUADRO DE REFERNCIA DO AUTOR Para produzir a obra o autor baseou-se nas seguintes obras: GARCIA, Othon M. Comunicao em Prosa Moderna. Rio de Janeiro, Fundao Getlio Vargas, 1969. GUIRAUD, Pierre. A Semiologia. Lisboa, Presena, 1978. LUFT, Celso Pedro. Novo Guia Ortogrfico. Porto Alegre, Globo, 1974. WHITAKER PENTEAD, J. R. A Tcnica da Comunicao Humana. So Paulo, Pioneira, 1969. CRTICA DO RESENHISTA O livro traz uma abordagem dinmica sobre a comunicao escrita, direto quando apresenta as tcnicas de maneira que o leitor as aprenda facilmente. Os exemplos trazidos pelo texto remontam as prticas cotidianas da maioria das pessoas que utilizam a escrita para se comunicar. INDICAO O livro indicado para todos aqueles que necessitam da escrita para o desenvolvimento de tarefas ou comunicao, ou seja, todas as pessoas que escrevem para algum determinada coisa, ordenando, orientando ou comunicando.

Das könnte Ihnen auch gefallen