Sie sind auf Seite 1von 7

Violncia sexual contra pessoas com deficincia.

15/06/2011 - Robert E. Longo e Claude Gochenour

Viso geral do problema.


De acordo com estatsticas nacionais, uma em cada trs mulheres corre o risco de ser vtima de violncia sexual durante sua vida, e a estimativa revela que uma em cada cinco crianas, meninos ou meninas, enfrenta o mesmo risco. Estupro, molestamento de crianas e incesto esto aumentando em ndices alarmantes em nosso pas. Infelizmente, pessoas com deficincia intelectual e distrbio emocional so tambm suscetveis a esta experincia degradante. Shuker (1980) relata que o estuprador com frequncia escolhe vtimas por alguma vulnerabilidade como, por exemplo, juventude, velhice, deformidade ou deficincia fsica. A condio da vtima , muitas vezes, piorada por no ser levada a srio quando ela denuncia. No caso de pessoas com transtorno mental, o relato delas sobre uma agresso sexual pode ser entendido como uma manifestao do transtorno mental ou uma histria inventada para ganhar ateno.

Casos Clnicos.
Caso clnico 1. Uma senhora idosa internada em hospital pblico por causa do seu transtorno mental denunciou ter sido vtima de um estupro. Sua histria foi ignorada porque pareceu que ela a inventou para satisfazer suas necessidades no-atendidas. Mais trs estupros semelhantes foram denunciados naquele hospital at que, finalmente, as autoridades foram convencidas de que talvez houvesse alguma verdade nas denncias. Pessoas com deficincia fsica so tambm alvo de agresses sexuais. Em alguns casos, as pessoas violentadas estavam ainda se recuperando do evento de uma deficincia recente. Precisamos estar alertas ao fator complicador de uma reao composta ao trauma de uma pessoa com deficincia que foi estuprada (BURGESS, GROTH, HOLMSTROM & SGROI, 1978): Caso clnico 2. Uma adolescente de 17 anos de idade, com cegueira resultante de uma leso na infncia, estava aprendendo sozinha a se familiarizar com alguns bairros da sua cidade. Certa tarde, quando andava perto de um parque, ela foi empurrada para o meio de uma vegetao e, em seguida, estuprada. Houve conversao durante a violncia sexual. Embora esta jovem tenha sido levada a srio quando denunciou, foi difcil para ela provar, perante a justia, que a agresso aconteceu. Mas, ela foi capaz de fazer uma identificao positiva atravs do uso de voz gravada em fitas e o agressor foi condenado (A.W. Burgess, entrevista pessoal, janeiro de 1981). Em outros exemplos, as vtimas no foram capazes de oferecer evidncias suficientes para uma condenao: Caso clnico 3.

Uma senhora idosa de 84 anos de idade, que estava quase totalmente cega e surda, foi estuprada em sua casa. Incapaz de identificar o agressor visualmente ou pela voz, o caso foi encerrado como no-processvel (K. Culton & J. Moore, Programa de Defensoria de Vtimas de Estupro, rgo estadual de advogados, Gainesville, Flrida, EUA. Entrevista pessoal, fevereiro de 1981). Um significativo nmero de estupros (47%) ocorre em locais abertos, pblicos, e 32% dentro ou perto da casa das vtimas, como no caso clnico 3 (MCDERMOTT, 1979). No momento do ataque, a vtima fica reduzida a um objeto que o foco da raiva e agressividade do agressor. A motivao principal do agressor no momento do ataque consiste na satisfao da sua necessidade de controle e poder e na liberao da raiva que se acumulou interiormente (GROTH, 1979). Apesar de haver muitas tticas para deter um ataque e aps os agressores ganharem controle da situao, as vtimas ficam sem escolha e se submetem violncia a fim de salvar a prpria vida: Caso clnico 4. Brian tinha 21 anos de idade quando foi preso e condenado sob acusao de violncia sexual. Sua vtima era uma jovem de 20 anos de idade que acabava de retornar para casa aps obter alta de um hospital psiquitrico. Brian sabia que ela seria um alvo fcil e achava que ningum iria acreditar nela, pois toda a vizinhana sabia que ela era louca. Durante a agresso, a vtima tentou fazer com que Brian parasse, mas ele deu um soco violento no rosto dela para for-la a ficar quieta. Existem trs ingredientes necessrios para o agressor cometer uma violncia sexual: (1) a iniciativa para cometer o ato, (2) a habilidade de perpetrar o ato e (3) a oportunidade. Em nosso trabalho com agressores, conclumos que, na maioria dos casos, o desejo sexual no era a questo no momento da violncia. Os agressores relatam que a vtima poderia ter sido qualquer uma e a aparncia fsica no era importante. Muitas vezes, o ato impulsivo, a oportunidade se apresenta e a vtima potencial parece ser vulnervel: Caso clnico 5. Joan uma jovem negra de 19 anos de idade. Ela teve queimadura em mais de 80% do seu corpo como resultado de um acidente. Seu rosto ficou gravemente cicatrizado e ela perdeu quase totalmente o uso de um brao. Quando caminhava prximo sua casa, ela foi agarrada por um agressor que a forou a entrar em seu carro e a levou a uma rea isolada, estuprando-a em seguida (M. Varnes, Departamento de Polcia da Universidade de Flrida. Entrevista pessoal, fevereiro de 1981). Caso clnico 6. Everett um homem de 32 anos de idade, com viso monocular. No transcurso de sua carreira militar, ele foi estuprado trs vezes no Exrcito. E foi estuprado duas vezes na vida civil. Sua vitimizao mais recente foi quando ele pedia carona. Para esconder seu olho sem viso, Everett usa culos escuros. Em todos os ataques, os agressores eram homens (K. Culton & J. Moore, Programa de Defensoria de Vtimas de Estupro, rgo estadual de advogados, Gainesville, Flrida, EUA. Entrevista pessoal, fevereiro de 1981).

Quando as vtimas so crianas.


Muitas crianas tambm so vtimas de violncia sexual. Criana com deficincia no exceo. O molestador de crianas tem uma personalidade inadequada que se volta para as crianas para satisfazer necessidades de controle e aceitao e lidar com o estresse da vida. O molestador de crianas, assim como o estuprador, procura por criana que seja vulnervel. Com frequncia, crianas com deficincia no participam das atividades da vizinhana com outras crianas e ficam apenas observando. Sua necessidade de ateno e aceitao aps ficarem com uma deficincia pode aumentar. Em muitos casos, o agressor pode ser algum conhecido da famlia e fica um bom tempo junto com a criana a fim de ganhar a confiana dela: Caso clnico 7. Martin um menino negro com 10 anos de idade que frequentava uma escola especial para crianas com deficincia intelectual. Um dia, ele foi induzido por um adolescente a ir at um prdio abandonado. L, ele foi forado a tirar as calas e se submeter a uma relao anal. O agressor era conhecido da famlia de Martin e morava na vizinhana (K. Culton & J. Moore, Programa de Defensoria de Vtimas de Estupro, rgo estadual de advogados, Gainesville, Flrida, EUA. Entrevista pessoal, fevereiro de 1981). Caso clnico 8. John um homem solteiro, branco, de 47 anos de idade, e foi entrevistado em uma penitenciria. Ele contou que nunca esteve envolvido em um relacionamento no qual ele se sentisse adequado com as mulheres. Sua vtima era uma adolescente de 12 anos de idade, que tinha paralisia cerebral e grave impedimento na fala. John era o namorado da me da vtima e morava com elas. Pouco a pouco, ele aceitou a responsabilidade de dar banho na adolescente, vesti-la e fazer com que a vtima chegasse escola e de l retornasse em condies seguras. E contou que, pelo motivo de se sentir inadequado com a me, ele passou a dar mais ateno para a adolescente. Ele comeou acariciando a vtima durante os banhos. A partir de certo momento, ele comeou a fazer sexo oral na sua vtima. As agresses continuaram por mais de trs meses, devido principalmente incapacidade da vtima de se comunicar com outras pessoas e falta de entendimento sobre o que o agressor fazia a ela. A lgica do agressor era que, como a vtima no tinha contatos com pessoas da idade dela fora da escola, ele estava apenas ensinando-a sobre sexo. Existe um incontvel nmero de casos nos quais o atendente tinha necessidades nosatisfeitas e a dependncia que o paciente tinha de outras pessoas distorcida ou manipulada a fim de satisfazer aqueles desejos no-atendidos. Os seguintes relatos so trs de tais casos: Caso clnico 9. Teresa tem 15 anos de idade e mora em um centro residencial para adolescentes com distrbio emocional. Art um dos atendentes dela. Teresa manifesta amor e carinho atravs de atos sexuais somente. Art no tem namoradas que o satisfaam e, por isso, ele corresponde aos avanos de Teresa. Ela se envolveu em vrias formas de relao sexual

sob o entendimento de que Art era seu namorado ou amante. Aps diversas semanas, Art rompeu o relacionamento. Ento, Teresa informou os outros atendentes sobre seu relacionamento com Art. Ele foi demitido, mas nenhuma acusao foi registrada, devido possibilidade de efeitos prejudiciais instituio. Mais tarde, descobriram que Art foi demitido de dois outros empregos pelo mesmo comportamento e que agora ele est trabalhando em outro centro residencial sob suspeita de atividades similares, mas no foi flagrado cometendo tais atos. Caso clnico 10. Jeff, interno com 17 anos de idade, branco, foi entrevistado em um centro comunitrio residencial para adultos com distrbio emocional ou com deficincia intelectual. Durante a entrevista, ele revelou que seu banho compulsivo e esfregamento vigoroso, no ano anterior, eram uma tentativa de sua parte para lavar os sentimentos sujos (culpa e vergonha) por ter sido vtima de estupro anal cometido por um atendente da equipe do centro onde estava internado. Caso clnico 11. Dean tem 21 anos de idade e foi internado em uma instituio para pessoas com deficincia intelectual. Ele reclamou que uma enfermeira o forou a fazer sexo com ela. Ele contou que nunca contou isto a ningum, at depois que ela saiu do emprego, porque tinha medo do que seus pais poderiam pensar. Ele estava constrangido tambm e contou que seus colegas riram dele por no agir como homem. Por que um homem reclamaria por ter sido cantado por uma mulher?

Vtima e agressor.
Com a tendncia de as vtimas entenderem mal os atos ou intenes dos outros, o agressor sexual pode utilizar, e de fato utiliza, esta condio como uma vantagem. Uma vez que a vtima, com frequncia, percebe o agressor como um atendente, parece no ocorrer a ela a conscincia de que a violncia um ato inadequado. O cliente com distrbio emocional pode j estar passando por muitos problemas antes de ser violentado. Parafraseando Douglas (1980): No obstante a diversidade no diagnstico, o cliente (com distrbio emocional) apresenta geralmente os seguintes traos: ansiedade, elevada sensibilidade, sentimentos de inadequao, problemas de comunicao e uma tendncia para entender mal os outros. Estas condies, em conjunto com uma violncia sexual, tendem a intensificar e complicar mais ainda algum problema que pessoas com deficincia j enfrentam. Interveno junto s vtimas. O profissional que atua junto a clientes que tenham sido vtimas de violncia sexual precisa compreender de que forma este tipo de experincia traumtica pode afetar a vida deles. Como no caso de uma deficincia fsica, vtimas de violncia sexual enfrentam o estigma social do estupro e sentem raiva, culpa e trauma em consequncia da agresso.

A crise produzida pela violncia pode impor vtima uma condio incapacitante, embora invisvel (CARROW, 1980). A reao psicolgica das vtimas, definida por Burgess & Holmstrom (1974) como sndrome do trauma do estupro, consiste de uma fase aguda na qual as vtimas ficam desorganizadas e podem ter sentimento de negao do incidente. Elas precisam inicialmente lidar com as vrias rupturas em sua vida. A segunda fase transcorre por um longo tempo; um processo de reorganizao no qual as vtimas pem em ordem as rupturas de sua vida. E fazem grandes ajustamentos, que podem incluir mudana para uma nova moradia, escolha de um novo emprego e relacionamento com novos amigos. Para vtimas infantis, o apoio de seus familiares e a interveno profissional so importantes, uma vez que elas podem sentir uma enorme carga de culpa em associao com o incidente. Crianas que forem vtimas de relaes incestuosas podem sentir rejeio da parte de outros familiares (pai ou me ou irmos) se a pessoa que perpetrou o incesto for retirada do ambiente domstico e/ou for presa e, em seguida, colocada na cadeia. De qualquer forma, se a vtima da violncia sexual for uma pessoa com deficincia, isto pode aumentar quaisquer sentimentos de inadequao, baixa autoestima, e contribui para um autoconceito desfavorvel. O cliente com distrbio emocional ou deficincia intelectual precisa ser informado de que, embora uma parte do ato possa ter sido fisicamente prazerosa, esse ato uma violao de seus direitos (GEIST, KNUDSON & SORENSON, 1979). Esta falta de conexo entre prazer e violncia totalmente aproveitada pelo agressor, com ou sem inteno. Vtimas que no tenham entendimento do porqu a violncia ocorreu parecem intensificar seus sentimentos de culpa e confuso: Como pode uma coisa que sinto que boa ser m?. Em muitos casos, a vtima no entende por que o agressor est perpetrando estes atos e a vtima com frequncia sente culpa por se envolver em um ato no qual ela no tem escolha. Isto tende a aumentar seus sentimentos de desamparo e diminui seus autoconceitos. Isto parece ser comum maioria das vtimas de violncia sexual (BURGESS & HOLMSTROM, 1974). No artigo Psicoterapia com Vtimas de Estupro, Forman (1980) descreve algumas tcnicas eficazes de interveno durante as cinco fases de reao da vtima, delineadas por Rogers (1978). Estas fases so: inicial, negao, definio do sintoma, raiva e resoluo. Pessoas com deficincia, que forem vtimas de uma violncia sexual, tm de lidar com este trauma e percorrer as diversas fases de reao, alm de lidar com a prpria condio da deficincia. O terapeuta precisa ser sensvel a esta situao e estar preparado para lidar com ambas as reas preocupantes da vida do cliente. Na fase inicial, as vtimas esto em um estado de choque, mas felizes por estarem vivas. O aconselhamento de crise pode ser um processo eficaz de interveno nesta fase, embora no totalmente adequado. O terapeuta precisa tentar estabelecer confiana e desenvolver um bom relacionamento teraputico durante esta fase. Uma falha em estabelecer relacionamentos teraputicos, enquanto ajuda o cliente a readquirir controle sobre sua vida, pode impedir interaes teraputicas por um longo tempo. As demais fases negao, definio do sintoma, raiva e resoluo so semelhantes s fases pelas quais as pessoas com deficincia passam logo aps a ocorrncia da deficincia.

Burgess, Groth, Holmstrom e Sgroi (1978) sugerem diversas tcnicas que podem ser teis no trabalho junto a pessoas com deficincia que foram vtimas de violncia sexual: Identifique a deficincia. Determine se a deficincia interferir nas entrevistas. Avalie o impacto do estupro no comportamento da vtima. Proceda com o protocolo de praxe, adaptando-o para atender ao nvel de estresse da vtima. Esteja preparado para usar um tempo extra com a vtima e a famlia dela. 5. Esteja alerta para no projetar rtulos estereotipados sobre a vtima. Cuidadosamente, observe e avalie. E, de uma forma respeitosa, converse com a vtima e a famlia, deixando implcito o seu reconhecimento do impacto da violncia sobre a vtima. 6. Registre a entrevista em linguagem que respeite a vtima e os familiares, mas ainda assim relate objetivamente suas descobertas. Pessoas com deficincia auditiva ou com impedimento na fala podem requerer ateno especializada, pois elas tendem a vivenciar problemas socialmente e psicologicamente, alm de vivenciar frustrao com este tipo de deficincia (TORKELSON & LYNCH, 1979). Como foi mencionado acima, este tipo de caso difcil para se promover ao penal e a vtima pode vivenciar muita vergonha, dificuldade e insegurana tentando descrever o ato perante a justia. A violncia sexual uma experincia extremamente traumtica que pode afetar as vtimas e a vida delas indefinidamente, como no caso da ocorrncia de um acidente ou uma condio congnita que resulte em uma deficincia. O profissional que atende uma pessoa com deficincia, vtima de violncia sexual, est diante de uma complexa situao com a qual deve lidar. Com o entendimento mais esclarecido de algumas das questes envolvidas na violncia sexual, os profissionais podem oferecer servios mais eficazes a seus clientes. 1. 2. 3. 4.

Referncias bibliogrficas
y y y y y y

BURGESS, A.W. & HOLMSTROM, J. Rape, trauma syndrome. American Journal of Psychiatry, n. 131, p. 981-986, 1974. BURGESS, A.W., GROTH, A.N., HOLMSTROM, L. & SGROI. Sexual assault of children and adolescents. Lexington: Lexington Books/D.C. Heath, 1978. CARROW, D.M. Rape: Guidelines for a community response (Contrato n. JLEAA-013-78). Washington,D.C.: U.S. Government Printing Office, 1980. DOUGLAS, R.R. Assertiveness training for emotionally disturbed clients. Journal of Rehabilitation, v. 46, n. 1, p. 46-47, 1980. FORMAN, B.D. Psychotherapy with rape victims. Psychotherapy: Theory, Research and Practice, v. 17, n. 3, p. 304-311, 1980. GEIST,C.S., KNUDSON, C. & SORENSON, K. Practical sex education for the mentally retarded. Journal of Applied Rehabilitation Counseling, v. 10, n. 4, p. 186-189, 1979. GROTH, A.N. Men who rape. Nova York: Plenum Press, 1979.

y y y y

MCDERMOTT, J.M. Rape victimization in 26 American cities. Washington, D.C.: U.S. Government Printing Office, 1979. ROGERS, P.C. Rape counseling manual. Atlanta: Rape Crisis Center, Grady Memorial Hospital, 1978. SHUKER, P.C. Degrading and unpredictable, rape can happen to anybody. New York Times, 26/10/1980. TORKELSON, R.M. & LYNCH, R.K. Rehabilitation considerations with the communicatively handicapped individual. Journal of Rehabilitation, v. 45, n. 4, p. 48-51, 1979.

Autores: Robert E. Longo (1) e Claude Gochenour (2) Journal of Rehabilitation, v. 47, n. 3, jul./set. 1981, p.24-27. Traduo: Romeu Kazumi Sassaki. (1) Robert E. Longo est trabalhando como diretor de unidade no Programa de Tratamento de Agressores Sexuais, no Centro de Avaliao e Tratamento do Norte da Flrida, em Gainesville, Flrida. Obteve ttulo de Mestre em Aconselhamento de Reabilitao, da Universidade da Flrida em 1976. fundador e presidente da Associao de Pesquisa em Violncia Sexual - um grupo sem fins lucrativos dedicado a pesquisa, educao e treinamento na rea da violncia sexual. (2) Claude Gochenour trabalha atualmente como terapeuta de reabilitao no Programa de Tratamento de Agressores Sexuais, no Centro de Avaliao e Tratamento do Norte da Flrida. Obteve ttulo de Mestre em Aconselhamento de Reabilitao, da Universidade da Flrida em 1979. conselheiro de reabilitao, certificado desde outubro de 1979. Voltar para Legislao e Trabalho.

Das könnte Ihnen auch gefallen