Sie sind auf Seite 1von 2

Carlos Barreira da Costa , mdico Otorrinolaringologista da mui nobre e Invicta cidade do Porto, decidiu compilar no seu livro "A

Medicina na Voz do Povo", com o inestimvel contributo de muitos colegas de profisso, trinta anos de histrias, crenas e dizeres ouvidos durante o exerccio desta peculiar forma de apostolado que a prtica da medicina. E dele vo verdadeiras jias deste to pouco conhecido lxico.

> Os aparelhos genital e urinrio so objecto de queixas sui generis: > "Venho aqui mostrar a parreca". > "A minha pardalona est a mudar de cor". > "s vezes prega-se-me umas comiches nas barbatanas". > "Tenho esta comicho na perseguida porque o meu marido tem uma infeco na ponta da natureza". > "Fazem aqui o Papa Micau ( Papanicolau )?" > "Quantos filhos teve?" - pergunta o mdico. "Para a retrete foram quatro, senhor doutor, e pia baptismal levei trs". > "Apareceu-me uma ferida, no sei se de infeco se de uma f... mal dada". > "Tenho de ser operado ao stick . J fui operado aos estculos". > "Quando estou de pau feito... a p... verga". > "O Mdico mandou-me lavar a montadeira logo de manh".

> O dilogo com um paciente com patologia da boca, olhos, ouvidos, nariz e garganta sempre um desafio para o clnico: > "Quando me assoo dou um traque pelo ouvido, e enquanto no puxar pelo corpo, suar, ou o ca..., o nariz no se destapa". > "No sei se isto que tenho no ouvido cera ou caruncho". > "Isto deu-me de ter metido a cabea no frigorfico. Um ms depois fui ao Hospital e disseram-me que tinha bolhas de ar no ouvido". > "Ouo mal, vejo mal, tenho a mente descada". > "Fui ao Ftalmologista, meteu-me uns parafusinhos nos olhos a ver se as lgrimas saiam". > "Tenho a lngua cheia de fricas". > "Gostava que as papilas gustativas se manifestassem a meu favor". > "O dente arrecolhia pus e na altura em que arrecolhia s imidulas infeccionava-as". > "A garganta traqueia-me, d-me aqueles estalinhos e depois fica melhor".

> As perturbaes da fala impacientam o doente: > "Na voz sinto aquilo tudo embuzinado". > "No tenho dores, a voz que est muito fosforenta". > "Tenho humidade gordurosa nas cordas vocais". > "O meu pai morreu de tsica na laringe".

> Os "problemas da cabea" so muito frequentes: > "H dias fiz um exame ao capacete no Hospital de S. Joo". > "Andei num Neurologista que disse que parti o penedo, o rochedo ou l o que ...". > "Fui a um desses mdicos que no consultam a gente, s falam pra ns". > "Vem-me muitos palpites ruins, assim de baixo para cima...". > "A minha cabecinha comea assim a ferver e fico com ela hmida, assim aos tombos, a trabalhar". > "Ou caiu da burra ou foi um ataque cardeal". > As dores da coluna e do aparelho muscular e esqueltico so difceis de suportar: > "Metade das minhas doenas desfalsificao dos ossos e intendncia para a tenso alta". > "O pouco clcio que tenho acumula-se na fractura". > "J tenho os ossos desclassificados". > "Alem das itroses tenho classificao ossal". > "O meu reumatismo climtico". > " uma dor insepulcrvel".

> "Tenho artroses remodeladas e de densidade forte". > "Estou desconfiado que tenho uma hrnia de escala".

> O portugus bebe e fuma muito e desculpa-se com frequncia: > "Tomo um vinho que no me assobe cabea". > "Eu abuso um pouco da gua do Luso". > "No era brio nato mas abusava um pouco do lcool" > "Fujo dos antibiticos por causa do estmago. Prefiro remdios caseiros, a aguardente queimada faz-me muito bem". > "Eu sou um fumador invertebrado".

> O aparelho digestivo origina sempre muitas queixas: > "Fui operado ao panquecas". > "Tive trs lceras: uma macho, uma fmea e uma de gastrina". > "Ando com o fgado elevado. J o tive a 40, mas agora est mais baixo". > "Eu era muito encharcado a essa coisa da azia". > "Senhor Doutor a minha mulher tem umas almorrdias que com a sua licena nem d um peido". > "Tenho pedra na baslica". > "O meu marido est internado porque sangra pela via da frente e pinga pela via de trs". > "Fizeram-me um exame que era uma televiso a trabalhar e eu a comer papa". > "Fiz uma mamografia ao intestino". > "O meu filho foi operado ao pence (apndice) mas no lhe puseram os trenos (drenos), encheu o pipo e teve que pr o soma (sonda)". Os medicamentos e os seus efeitos prestam-se s maiores confuses: > "Ando a tomar o EspermaCanulado"- Espasmo Canulase > "Tenho cataratas na vista e ando a tomar o Simio" - Sermion > "Andei a tomar umas injeces de Esferovite" - Parenterovit > "Era um antibitico perlim pim pim mas no me fez nada" - Piprilim > "Agora estou melhor, tomo o Bate Certo" - Betaserc > "Tomo o Sigerom e o Chico Bem" - Stugeron e Gincoben > "Ando a tomar o Castro Leo" - Castilium > "Tomei Sexovir" - Isovir > "Tomo uma cbulas noite". > "Tomei uns comprimidos "jaunes", assim amarelados". > "Tomo uns comprimidos a modos de umas aboborinhas". > "Receitou-me uns comprimidos que me pem um pouco tonha". > "Estava a ficar com os abticos no sangue". > "Diz l no papel que o medicamento podia dar muitas complicaes e alienaes". > "Quando acordo mais descada tomo comprimidos de alta potncia e fico logo melhor". > " Sra. Enfermeira, ele tem o cu como um vu. O lquido entra e nem actua". > "Na minha opinio sinto-me com melhores sintomas". > O que os doentes pensam do mdico: > "Tambm desculpe, aquela mdica no tinha modinhos nenhuns". > "Especialista, mdico, mas entendido!". > "No sou muito afluente de vir aos mdicos". > "Quando eu estou mal, os senhores so Deus, mas se me vejo de sade acho-vos uns estapores". > "Gosto do Senhor Doutor! Diz logo o que tem a dizer, no anda a engasular ningum". > "No h melhor doente que eu! Fao tudo o que me mandam, com aquela coisa de no morrer".

Das könnte Ihnen auch gefallen