Sie sind auf Seite 1von 29

Braga, D. 2006. Prs e Contras: o debate poltico televisivo como sub-gnero/sub-tipo de interaco verbal, Revista Galega de Filoloxa.

A Corua: rea de Filoloxa Galega e Portuguesa - Universidade da Corua.

Prs e Contras: o debate poltico televisivo como subgnero/sub-tipo de interaco verbal


Daniela Braga Facultade de Filoloxa Universidade da Corua Resumo Neste artigo, temos como objectivo caracterizar a especificidade do debate poltico televisivo enquanto sub-gnero/ sub-tipo de interaco verbal, numa perspectiva interaccionista, a partir da descrio do funcionamento do seu quadro comunicativo. Pretendemos tambm sublinhar que a sua natureza poltica conduz ao discurso polmico, espao de argumentao e dialogismo. Palavras-chave: gnero, tipo, debate poltico televisivo, interaco verbal, quadro comunicativo, quadro participativo, discurso poltico, discurso polmico

Abstract In this paper, we intend to define the television political debate as a sub-gender/ subtype of verbal interaction, from an interactionist theoretical perspective, by describing the function of its communication framework. Our purpose is also to highlight that the political nature of this verbal interaction type leads to the polemic discourse, where argumentation and dialogism take place. Key-words: gender, type, television political debate, verbal interaction, communication framework, participation framework, political discourse, polemic discourse

1. Problemtica da tipologizao dos discursos


Lune des raisons qui fait que la linguistique ignore les formes dnoncs tient lextrme htrognit de leur structure compositionnelle et aux particularits de leur volume (la longueur du discours) qui va de la rplique monolxematique au roman en plusieurs tomes. (Bakhtine, 1984 : 288) [negrito nosso]. Le dbat reprsente aujourdhui avec sa variante du face--face tlvis la version moderne du tournoi chevaleresque o tous les coups ne sont pas permis en raison dun code de courtoisie. (Vion, 1992 :126)

A problemtica da tipologizao dos discursos tem sido um dos assuntos mais debatidos e polmicos em Lingustica do Texto/ Discurso, tendo dado origem a inmeras propostas de classificao. Aparentemente, e como sublinha G.-E. Sarfati (1997, 2001:75), a tarefa da tipologizao parece ser um problema irresolvel, por duas razes: em primeiro lugar,

pelo carcter fluido, indeterminado, transitrio dos textos/ discursos1, e em segundo lugar, pela profunda dependncia contextual subjacente a todos os discursos, o que lhes impe restries na produo e no sentido dos enunciados. M. A. Marques (2003), a propsito da instabilidade dos gneros, refora essa dependncia contextual (socio-histrica, cultural, temporal) como estando na base da cristalizao temporria dos gneros por um dado grupo social/ lingustico:
(...) ao definir um gnero de discurso como a configurao de escolhas que se cristalizam progressivamente no quadro de um grupo social/ lingustico dado, o entendemos como cristalizao temporria. Porque a instabilidade dos gneros produto socio-histrico factor e ao mesmo tempo consequncia da mudana. (...) E desta forma, a variabilidade social e cultural, a mudana em geral que se opera nas sociedades far necessariamente emergir novas formas, mesmo novos gneros, onde os discursos ganharo tambm novas configuraes. (Marques, 2003: 194).

A intrnseca heterogeneidade composicional dos enunciados de que fala Mikhal Baktine (Baktine,1984:288), no excerto em epgrafe, est na base da dificuldade que nos surgiu para a definio de debate poltico televisivo em termos de gnero ou tipo. O uso lexicogrfico da lngua j atestou a sua existncia enquanto unidade distinta de outras, mas em Lingustica do Uso/ Funcionamento da Lngua2 a sua caracterizao comea pela questo da pertena a um gnero ou um tipo de discurso. Maria Aldina Marques (2003: 190-193) apresenta uma sntese das noes que tm estado associadas aos termos tipo e gnero em anlise do discurso. A noo de gnero tem larga tradio na histria da literatura, mas Bakhtine/ Volochinov que primeiro faz referncia a uma matriz de gneros, um pressentimento3 que cada um possui que permite desde o incio perceber o gnero do discurso em causa. Assim, gnero tem sido erradamente apresentado como uma classificao externa, estando os critrios da sua definio relacionados com a situao discursiva (modo de transmisso, interlocutores, contexto lingustico-social e intertextual e inteno do falante). Por outro lado tipo tem estado ligado a uma classificao interna, a partir da arquitectura interna do discurso. Progressivamente os gneros foram preteridos em relao aos tipos, alegando-se a exterioridade do gnero em relao ao texto. Inmeras so as propostas tipolgicas4 para os discursos e a flutuao entre gnero e tipo tem sido verificada pelo mesmo autor

Apesar da enorme flutuao entre as designaes de Texto e Discurso na literatura da especialidade, entendemos Texto como equivalente a Discurso, de acordo com a proposta de J. Fonseca (1992, Lingustica e Texto/Discurso - Teoria, Descrio, Aplicao) que se refere a esta entidade como Texto/Discurso. Marques (2003: 190), por exemplo, opta pela designao de Discurso, que no diferencia de Texto. Para uma discusso mais aprofundada da disputa terminolgica entre Texto e Discurso em Anlise do Discurso, confrontar M. A. Marques (2000: 57-58). 2 Expresso de J. Fonseca (1994:13). O autor ope dois paradigmas: a Lingustica do Uso/Funcionamento da Lngua (actualizada pelas recentes orientaes em Pragmtica e Anlise do Discurso, centradas sobre o uso da lngua real) vs a Lingustica do Sistema (consubstanciada pelas correntes estruturalistas e generativistas, mais centradas no funcionamento terico das lnguas, na criao de modelos nem sempre coincidentes com a performance real das lnguas). 3 Sobre este assunto, veja-se. o seguinte excerto de M. Bakhtine/ Volochinov: Nous apprenons mouler notre parole dans les formes du genre et, entendant la parole dautrui, nous savons demble aux tout premiers mots, en pressentir le genre, en deviner le volume (la longuer approximative dun tout discursive), la structure compositionnelle donne, en prvoir la fin, autrement dit, ds le dbut, nous sommes sensibles au tout discursif qui, ensuite, dans le processus de la parole dvidera ses diffrenciations. Si les genres du discours nxistaient pas et si nous nen avions pas la matrise, (...) lchange verbal serait quasiment impossible. (M. Bakhtine, 1984 : 285). [itlicos nossos] 4 Para uma reviso crtica acerca das tipologias de tipologias, veja-se Catalina Fuentes (2000:121) e Maria Antnia Coutinho (2003:59). 2

em momentos diferentes da sua carreira (Adam (1992, 1996), por exemplo, fala de tipos, falando mais tarde (Adam, 1998) de gneros epistolares). Mas mais do que decidir sobre a classificao do debate poltico televisivo enquanto tipo ou gnero, parece-nos evidente que o debate poltico televisivo uma categoria discursiva suficientemente especfica e delimitvel, com uma estrutura e funcionamento particulares, como passaremos a descrever em seguida.

2. Em torno da definio de debate Apesar de o debate televisivo ser uma dimenso tida em considerao para as Cincias da Comunicao, porm, no domnio da Anlise do Discurso e especialmente no campo da Anlise Conversacional que se encontram os estudos mais relevantes para a definio do debate televisivo. , igualmente, no mesmo campo de estudos que possvel encontrar uma correlao entre o gnero debate e os estudos em argumentao. Entre os principais estudos acerca do estatuto terico do debate em Pragmtica e Anlise do Discurso, salientam-se os de Catherine Kerbrat-Orecchioni (1990) e os de Robert Vion (1992). Serviu tambm de base ao nosso trabalho a aplicao prtica desses estudos levada a cabo por Marianne Doury, que introduz, desde logo, o debate televisivo como um gnero: Nous nous proposons danalyser une interaction relevant du genre dbat tlvis et de dfinir aussi prcisment que possible systme dinterlocution quelle met en jeu (Doury, 1995: 224) [negritos nossos]. tambm interessante a concepo de debate televisivo desenvolvida por P.Charadeau e R. Ghiglione (1997: 55-68), retomada em Ana Paula Pires (2002). A. P. Pires destaca da teoria de Charadeau e Ghiglione a dimenso de dupla encenao: verbal e visual inerente ao debate televisivo, sendo a encenao verbal a que mais interessa autora com a certeza de que lhe esto associadas estratgias que se aproximam muito dos pressupostos inerentes teoria da argumentao (...) (Pires, 2002: 12). Dentro deste quadro terico, a autora destaca como objectivos e fins subjacentes encenao verbal: 1) a posse da palavra, desencadeando apropriaes indevidas da palavra, intruses frequentes e tentativas de manuteno da palavra; 2) influncia, atravs da qual os participantes no debate determinam entre si relaes de conflito, coligao, aliana ou rejeio; 3) verdade, atravs da qual os participantes so obrigados a posicionar-se em relao ao que pensam ser verdadeiro ou falso, a tomar partido, a impor mesmo o seu modelo de pensamento, os seus valores, as suas opinies (Pires, 2002: 11). Catherine Kerbrat-Orecchioni (1990), na sua investigao sobre as interaces verbais, considera e caracteriza o debate como um tipo de interaco verbal oral, ao lado da conversao, da discusso, do entretien e da entrevista. Orecchioni define interaco verbal enquanto troca comunicativa entre dois participantes que exercem influncias recprocas uns sobre os outros:
tout au long du droulement dun change communicatif quelconque, les diffrents participants, que lon dira donc des interactants, exercent les uns sur les autres un rseau dinfluences mutuelles parler, cest changer, et cest changer en changeant. (KerbratOrecchioni, C. 1990: 17).

Estes interactantes realizam um conjunto de aces/ sinais verbais e para-verbais (prosdicos, cinsicos e proxmicos) que funcionam como validao interlocutria, ou seja, que atestam o seu envolvimento mtuo na troca comunicativa e asseguram a sua gesto:

Pour quil y ait change communicatif, il ne suffit pas que deux locuteurs (ou plus) parlent alternativement; encore faut-il quils se parlent, cest--dire quils soient tous deux engags dans lchange, et quils produisent des signes de cet engagement mutuel, en recourant divers procds de validation interlocutoire (...) (Kerbrat-Orecchioni, C. 1990: 18).

Numa nota, Orecchioni explica que lhe interessam as interaces orais pelo seu carcter imediato e produzido em presena (embora note a existncia de formas dialogadas em produes escritas e autnticas), por oposio aos dilogos fabricados pertencentes a universos ficcionais (1990: 124). Ainda segundo Orecchioni, enquanto interaco especfica, o debate , portanto, uma discusso5 em que se verifica um confronto de opinies, mas que possui um carcter mais organizado, desenrolando-se dentro de um quadro pr-fixado, ou seja, o seu quadro comunicativo, cuja descrio faremos mais adiante, e algumas coordenadas so pr-determinadas. A presena de um moderador e de um pblico completam o quadro participativo e contribuem para a especificidade do debate dentro da tipologia de interaces verbais proposta pela autora:
le dbat est une discussion plus organise, moins informelle: il sagit encore dune confrontation dopinions propos dun objecte particulier, mais qui se droule dans un cadre prfix (...) sont ainsi en partie dtermins la longueur du dbat, la dure et lordre des interventions, le nombre de participants, et le thme de lchange. En outre, un dbat comporte gnralement un public, et un modrateur charg de veiller son bon droulement (et mme en leur absence, on peut dire que ce modrateur et ce public sont en quelque sorte intrioriss par les participants). Le dbat tient donc la fois de la discussion (par son caractre argumentatif), et de linterview (par son caractre mdiatique). (C. Kerbrat-Orecchioni, 1990 :118) [negritos nossos]

O debate distingue-se tambm da entrevista em virtude da dissimetria existente entre os papis interaccionais do entrevistador e do entrevistado (Orecchioni, 1990 : 119-120), o que no se pode verificar no debate, em que os dois participantes devem ocupar papis equilibrados e semelhantes, embora significativamente menos controladores quando comparados com o papel do moderador. , igualmente, importante ressaltar da definio proposta por Orecchioni o carcter argumentativo e o carcter meditico que o debate partilha respectivamente com a discusso e com a entrevista e que contribuem para a sua heterogeneidade discursiva. Finalmente, a autora sugere que o debate funciona como um modelo de conversao6, por ser uma interaco eficaz e disciplinada, exemplo da boa aplicao das regras conversacionais (Orecchioni, 1990:119). Robert Vion (1992), dois anos depois, apresenta uma tipologia com mais tipos de interaces verbais inventariados segundo critrios diferentes daqueles propostos por
5

Orecchioni define discusso como cas particulier de conversation que tem como especificidade comporter une composante argumentative importante: [...] convaincre les uns les autres e que a aproxima do debate. A autora destaca ainda a sua dimenso agnica e conflitual (Orecchioni, 1990: 118). 6 Orecchioni define conversao como o tipo mais prototpico de interaco verbal : [...]la conversation est unanimement reconnue comme reprsentant le prototype de toute interaction [...] (Orecchioni, 1990 : 115). Na caracterizao deste tipo especfico de interaco verbal, Orecchioni identifica algumas propriedades: 1) carcter imediato, no tempo e no espao ( proximidade dos participantes, contacto directo, resposta instantnea...); 2) carcter familiar (ou no formal), espontneo, improvisado, descontrado e ope-se a outras formas que tm as suas componentes fixadas partida, como nmero de participantes, temas tratados, durao das intervenes e das rplicas, alternncia de vezes; 3) carcter gratuito e no finalizado, sem fim instrumental, em que se fala por falar, por prazer, por jogo ou por delicadeza; 4) carcter igualitrio: os participantes possuem os mesmos direitos e deveres independentemente do estatuto que possuam (Orecchioni, 1990: 114-115). 4

Orecchioni7. Como consequncia, insere no grupo das interaces complementares, a consulta, o inqurito, o entretien e a transaco, enquanto que o debate integrado no mbito das interaces simtricas8, ao lado da conversao, da discusso e da disputa. O debate analisado evocando permanentes isotopias com o domnio da competio desportiva, do duelo ou do torneio, como sugere a citao em epgrafe e a que se segue, em que tambm so enunciados os participantes no debate:
(...) le dbat est le lieu de tous les dangers et, apparemment les deux protagonistes occupent des places comparables et peuvent galement prtendre lemporter. Il existe mme une sorte de code dhonneur qui permet dapparenter le dbat au duel ou au tournoi. (Vion, 1992 : 138) [negritos nossos] Cest lexistence du public qui conditionne cette interaction et rend possible la comparaison mtaphorique avec le match. Le caractre formel sera accentu par la prsence darbitre(s) pour veiller au bon droulement du combat (Vion, 1992 : 139) [negritos nossos]

semelhana das competies desportivas, tambm no debate h vencedores e vencidos, embora, como refere o autor, os ganhos sejam simblicos, no traduzveis em termos de aco (Vion, 1992:127). Os ganhos consistem basicamente em ser-se bem sucedido na persuaso ou no convencimento do pblico, elemento no participante mas fundamental na composio do quadro comunicativo do debate, funcionando como objectivo final neste tipo de interaco. Mais uma vez, semelhana dos torneios, o debate tem regras, possui uma espcie de cdigo que consiste em jogar/ cooperar de modo competitivo. Vion destaca tambm o carcter formal do debate devido presena de uma entidade a que chama isotopicamente rbitro, que vela pelo bom desenrolar do combate e que ... effectue les rituels douverture, nonce les thmes et lordre dans lequel ils vont tre abords, rappelle les rgles, distribue la parole, veille au respect du temps de parole de chacun et peut sintercaler entre les belligrants. (Vion, 1992 : 139). Tal como num combate, Vion chama a ateno para o factor perigo subjacente ao debate, visvel na possibilidade de o seu resultado final poder ser decidido em poucos segundos, a lembrar o knock-out tcnico do combate. Vion admite, tambm, que as interaces podem ser unilaterais sendo que a base interaccional decorre do dialogismo interno ao texto, distinguindo assim interaces sem estrutura de change ou troca verbal (como as produes literrias, jornalsticas, conferncias, cartazes) de interaces com estrutura de change (como correspondncia epistolar, dilogos radiofnicos ou televisivos, relaes interpessoais e comunicao entre grupos) - (Vion, 1992: 123-124).
7

Para Orecchioni, os critrios subjacentes distino operada entre os tipos de interaces verbais so: natureza da situao (quadro espcio temporal), nmero e natureza dos participantes em relao com o seu estatuto participativo (uma conferncia ope-se ao debate na medida em que este pode comportar um nmero significativo de participantes igualmente activos,ao contrrio da outra), objectivo da interaco (h interaces com propsito de consolar, seduzir, convencer, como a discusso e o debate), grau de formalidade, estilo ou tom (srio vs ldico; consensual vs conflituoso), durao da interaco ou ritmo e o seu contedo (1990: 124-129). Vion apresenta uma tipologia de interaces verbais construda segundo quatro critrios: relaes de simetria/ complementaridade, relaes de cooperao/ competio, finalidade das interaces e carcter formal/ informal das interaces (1992: 124-129). 8 Vion serve-se dos trabalhos da escola de Palo Alto para especificar a natureza destes dois tipos de interaco (Vion, 1992 : 124). Assim, nas relaes complementares um dos participantes ocupa uma posio superior e o outro inferior (por exemplo, as interaces me-filho, mdico-paciente, professoraluno). Nas relaes simtricas, verifica-se um comportamento em espelho, em que os participantes possuem estatutos semelhantes. 5

Em sntese, parece-nos importante destacar das propostas conduzidas por Orecchioni e Vion os seguintes aspectos que podem definir o tipo de interaco verbal especializada que o debate:

a existncia de um quadro participativo triangular, de que fazem parte pelo menos dois participantes, um moderador e um pblico; o papel fundamental do moderador para a regulao e estruturao do debate e das intervenes dos participantes; os papis equilibrados, simtricos, equifuncionais dos participantes no debate; a importncia do pblico em funo do qual os participantes constrem a sua argumentao com vista persuaso (isotopicamente com vista vitria); o carcter pr-fixado e formal a que obedece o debate, em que esto partida decididos o tema e a durao do debate, a ordem de intervenes, o nmero de participantes; a forte componente argumentativa, que funciona como arma verbal; a sua natureza dialogal assegura-lhe a sua especializao como um tipo de interaco verbal.

3. O quadro comunicativo do debate A caracterizao de qualquer gnero discursivo indissocivel da dimenso do contexto em que se inscreve, noo to flutuante como fundamental em Pragmtica e Anlise do Discurso. Como observa Kerbrat-Orecchioni (1990: 75-76), com a Pragmtica que o estatuto do contexto reabilitado dentro do panorama lingustico, devido constatao da sua importncia para a determinao das operaes de produo e de interpretao dos enunciados. Sendo, portanto, as propriedades do contexto responsveis pela individualizao e especificao de cada texto/discurso dentro do seu gnero, a sua caracterizao torna-se assim fundamental para a descrio desse mesmo texto/discurso. Por outras palavras, a descrio e anlise do debate televisivo Prs e Contras deve ser feita em funo das suas coordenadas contextuais, ou na expresso de Kerbrat-Orecchioni, do seu quadro comunicativo. Partindo do modelo de comunicao proposto por Brown e Fraser (1979), Kerbrat-Orecchioni apresenta a sua definio de contexto inserido no mbito do que designa por quadro comunicativo:
Du fait sans doute quelle a t trop longuement nglige et considre par les linguistes comme marginale, la notion de contexte, ou de situation - les deux termes tant ici quivalents () nous entendons par contexte lenvironnement extralinguistique de lnonc, par opposition au cotexte linguistique -, cette notion est donc loin davoir un statut clair () je minspirerai ici plutt du modle propos par Brown et Fraser (1979), qui dcomposent la situation de la faon suivante, en ce qui concerne ses composantes gnrales :
situation scene setting purpose participant

(1) Le site (setting): cest le cadre spatio-temporel. () (2) Le but (purpose). () le but est dans une certaine mesure intgr au site, puisqu tout site est associe une finalit intrinsque. () (3) Les participants (leur nombre et leur nature) Cest videmment laspect le plus important du cadre communicatif. Les participants peuvent tre envisags dans leurs caractristiques individuelles biologiques et physiques (ge, sexe, appartenance ethnique, et autres proprits de ltre et du paratre), sociales (profession, statut, etc.), et psychologiques (constantes et passagres : caractre et humeur) ; ou dans leurs relations mutuelles degr de connaissance, nature du lien social (familial ou professionnel, avec ou sans hirarchie), et affectif (sympathie ou antipathie, amiti, amour, et autres sentiments qui peuvent tre ou non partags).. (Kerbrat-Orecchioni, 1990:76-81) [negritos nossos]

O quadro comunicativo de uma interaco verbal compreende assim trs componentes: o quadro espcio-temporal, o objectivo e os participantes, sendo efectivamente esta ltima componente a mais relevante das coordenadas do quadro comunicativo, j que no seu conjunto formam o quadro participativo.

4. O quadro participativo do debate O aspecto mais importante para a caracterizao do debate televisivo a composio do seu quadro participativo. Orecchioni recuperou o conceito de participation framework de Goffman (1981) traduzindo-o por quadro participativo (Orecchioni, 1990:83), designando o nmero de participantes e o seu estatuto interlocutivo. Os participantes de uma interaco podem ser igualmente locutores e ouvintes potenciais. Orecchioni faz referncia distino de Goffman entre os participantes ratificados, aqueles que esto vritablement intgrs au groupe conversationnel, et que produisent certains signes de leur engagement dans linteraction en cours, e os bystanders, aqueles que apenas assistem interaco verbal mas que esto de fora dela (Orecchioni, 1990:83). Marianne Doury resume que o debate pe em jogo quatro entidades: pelo menos dois participantes ou dbateurs (Doury, 1995:227), um moderador e um pblico, permitindo-lhe considerar o debate como um tipo de trilogue9. Pela estrutura tridica do debate, em termos de nmero mnimo de actores intervenientes no quadro participativo,
Moderador + Pblico

Dbateur 1 Dbateur 2 Figura 1: Esquema do trlogo que compe o quadro participativo do debate televisivo.

Na sequncia da proposta de Orecchioni de definio alargada de dilogo, surgiram os neologismos dlogo, trlogo e polgolo (dilogue, trilogue e polylogue, in Orecchioni e Plantin orgs., 1995) em funo do nmero de locutores envolvidos na interaco verbal. O trilogue ento uma forma particular de dilogo onde intervm trs locutores. 7

M. Doury (1995) conclui que se trata de um trlogo, no quadro terico de anlise das interaces verbais proposto por Orecchioni, na medida em que interagem dois dbatteurs(adversrios) e o pblico ao lado do moderador, o qual funciona como porta-voz10 desse pblico (veja-se a Figura 1). 4.1. O moderador O moderador, pelo seu papel fundamental dentro do quadro participativo, alvo de destaque especial pela parte de Orecchioni (1990:84). O moderador , assim, um tipo de participante particular, encarregado de gerir a organizao das tomadas de vez nos debates mediticos ou nos colquios, podendo ocasionalmente assumir o papel de participante regular:
Certains rles participatifs particuliers sont propres certains types particuliers dinteractions, comme celui du modrateur, charg de grer lorganisation des tours de parole dans les dbats mdiatiques, ou les colloques (...) (Kerbrat-Orecchioni, 1990 : 84)

Portanto, o actor mais importante presente no debate televisivo o moderador, instance rgulatrice exterieure (M. Doury, 1995:231), a quem so atribudas as seguintes responsabilidades:

a conduo e o bom desenrolar do tema do debate; a referncia s regras de emisso do programa; a alternncia de vez e gesto dos tempos concedidos aos participantes; a concesso ou retirada da palavra; a suavizao dos nimos sempre que estes se alterem ( qui mantienne la polmique dans certains limites (...), empche que linteraction ne dgnre en pugilat( Doury, 1995 : 231)) ; o ajuste entre os conhecimentos dos participantes e os do pblico, no sentido de tornar acessvel o contedo do debate ao maior nmero de telespectadores; a defesa dos interesses informativos do pblico no presente (fasse en sorte que lintrt du tiers absent soit respect (Doury, 1995 : 231)).

Apesar de o moderador dispor de menos tempo de posse da palavra, Doury conclui que o seu papel dominante se reflecte na produo exclusiva das sequncias de abertura e concluso do debate, na exclusividade (terica) da formulao das perguntas ( ele quem pe as questes aos convidados), no reconhecimento da sua autoridade pelos participantes porque cest lui le matre du jeu, le dpositaire des rgles gnrales qui rgissent les dbats tlviss [...] (Doury, 1995: 246). Outra das funes, a de porta-voz do pblico, visvel, como observa Doury (1995: 246-247), nas sequncias em que o moderador exige uma reformulao dos contedos com objectivo de ajustar os conhecimentos do pblico e dos participantes, ou nas sequncias em que o moderador faz uma sntese avaliativa ou judicativa sobre os contedos enunciados pelos participantes ou sobre o prprio curso do debate. Apesar da esperada e estereotipada imagem de imparcialidade11 por parte do moderador, o enorme poder que detm no quadro participativo do debate e a sua condio de
10

Alm de Bourdieu, a ideia do moderador como porta-voz do pblico silencioso recuperada de Denis (1988:84) por Doury: [...] lanimateur fonctionne comme relais du public, qui il tient lieu de porteparole (Denis: 1988: 84) [negrito nosso]. 11 Doury, no seu estudo, inscreve moderador do Duel sur la Cinq dentro de um esteretipo conforme ideologia da neutralidade, na sua expresso: sa fonction danimateur veut quil sfface au maximum 8

Locutor Ser do Mundo reflectem-se no uso que faz da palavra, poucas vezes neutral12, frequentemente carregada de subjectividade. 4.2. Os participantes no debate ou dbatteurs Kerbrat-Orecchioni no se refere em particular ao estatuto dos dbatteurs, na expresso de Doury, mas define o conceito de participante como uma entidade verdadeiramente integrada num grupo conversacional e que por isso manifesta sinais do seu envolvimento na interaco em curso (Orecchioni, 1990:83). Refere ainda a rotatividade de papis de locutor e de ouvinte que cada participante experimenta, tpicos da conversao:
Ainsi toute conversation met-elle en prsence des participants qui ont galement le statut de locuteurs et dauditeurs potentiels ; mais cest lun dentre eux seulement qui va en un temps T occuper la position mettrice. (Orecchioni, 1990:84). [itlicos nossos]

Ao tomar a palavra, cada participante institui-se como locutor, convocando vozes ou enunciadores que usa estrategicamente para a construo do seu ethos13 ou imagem pessoal. Desta forma, o locutor constri o seu quadro de locuo. Mas ao instituir-se como locutor institui tambm perante si alocutrios ou um quadro de alocuo, na expresso de Marques (2000:243). As vozes de cada participante do debate estilhaamse em outras vozes que contribuem para a imagem lingustica que cada participante constri de si. 4.2.1. O Quadro da Locuo Kerbrat-Orecchioni (1999:25-27) analisa as instncias do emissor e do receptor luz da teoria da enunciao14. Para a autora, trata-se de instncias demasiado complexas, que se multiplicam em diversas vozes de locuo e alocuo. O plo da locuo, enquanto coordenada fundamental do dispositivo formal da enunciao, na expresso de E. Benveniste (1970), assegurado, na superfcie discursiva, pela deixis pessoal da
(Doury, 1995: 231). Doury refere no entanto que existe outra imagem de moderador que cultivada por outros programas, o moderador que cultiva a insolncia, a irreverncia (Doury, 1995: 232). 12 A falta de neutralidade ou a subjectividade intrnseca que percorre os discursos visvel em enunciados como o seguinte, em que a moderadora do nosso debate em anlise no consegue evitar a ironia: RR: [....]as autarquias no so uma ilha na admnistrao pblica portuguesa (,)() fazem parte de um todo XXX FCF: eu diria que so um grande arquiplago (..)()(!) 13 Ethos um conceito da Retrica de Aristteles que foi recuperado pela Anlise do Discurso e que significa a imagem que o Locutor constri de si mesmo no discurso e que se reflecte nos meios de expresso da subjectividade da linguagem e da modalidade. Ducrot (1984: 200-201) recupera a noo de ethos no quadro da teoria polifnica. Para Ducrot, ethos decorre do discurso do Locutor L e no orador , ser do mundo. Amossy (2000, cap 2) faz uma histria dos vrios desenvolvimentos que a noo de ethos sofreu desde a antiguidade clssica e apresenta uma proposta de distino entre ethos pralable ou ethos anterior (imagem pr-existente que o auditrio possui sobre o Locutor) e ethos discursivo (imagem que o locutor constri no seu discurso). 14 Orecchioni (1990) baseia o seu trabalho no conceito de enunciao tal como ele foi definido primeiramente por mile Benveniste (1970) e mais tarde por Anscombre e Ducrot (1970, 1976). Benveniste define assim enunciao: Lnonciation est cette mise en fonctionnement de la langue par un acte individuel dutilisation. (Benveniste, 1970:12). O conceito de enunciao central em Anlise do Discurso sendo, como afirma Marques (2000:69), captado nas marcas que deixa na superfcie textual, ou seja, nas marcas lingusticas que assinalam as coordenadas do EU/TU AQUI AGORA. Desta forma, a alteridade, resultante da inscrio do eixo EU-TU na linguagem, integra em si a natureza interaccional da linguagem (Marques, 2000: 70), de que pode ser exemplo o debate televisivo. 9

primeira pessoa, que se organiza em torno dos pronomes pessoais EU/NS, embora, obviamente, no se restrinja a estes, como nota M. A. Marques (2000:175-176):
Uma taxonomia dos pronomes que realizam a referncia pessoal assenta, basicamente, no subsistema dos pronomes pessoais, mas no se limita a estes. , pois, necessrio incluir todas as formas de pronomes pessoais (no apenas as formas de nominativo) e tambm os possessivos, os demonstrativos e mesmo os indefinidos. [...] A par dos pronomes [...] a marcao lingustica das pessoas - a sua nomeao pode ser feita por mecanismos morfolgicos de flexo verbal, ou ainda, por construes lxico-gramaticais [...] (M. A.Marques, 2000: 175-176) [negritos nossos]

Considerando a distino entre locutor ser do mundo () e locutor responsvel pelo enunciado (L) 15, operada por O. Ducrot no quadro da Teoria Polifnica, a definio do locutor torna-se mais complexa sobretudo pela dificuldade de identificao do seu referente, como observa M.A.Marques (2000:176). No seu estudo sobre o funcionamento do debate poltico parlamentar, M.A.Marques (2000, Captulo 4) mostra como as vrias ocorrncias dos pronomes EU e NS estabelecem na realidade uma rede de referncias muito complexa (que pode ser Ns = interlocutores colectivos, Ns = vox populi, multiplicando-se em outras vozes). De qualquer modo, este jogo polifnico entre a voz do locutor ser do mundo e a voz do locutor da enunciao que funciona como uma das estratgias de construo da imagem pessoal por parte do locutor emprico. Por isso, a manipulao que o locutor faz da deixis pessoal determinante, tornando-o no principal responsvel pela construo no s da sua imagem pessoal, como tambm da imagem do alocutrio, como confirma Marques: A imagem do locutor e do(s) alocutrio(s) emerge, em larga medida, do uso consistente que o locutor faz dos pronomes e de outros dispositivos lingusticos de referncia pessoal. (Marques, 2000: 174). 4.2.2. O Quadro da Alocuo Partindo da proposta de Erving Goffman (1981), Kerbrat-Orecchioni (1999:26-29) apresenta um esquema sobre o estatuto participativo do receptor16 na interaco verbal. Interessar-nos- destacar os aspectos desse formato da recepo que so pertinentes para a caracterizao do debate televisivo e que, de resto, foram tidos em considerao na
15

Ainda no enquadramento da Teoria Polifnica de Ducrot, entendemos os conceitos de Locutor e Alocutrio como entidades simtricas, colocadas num primeiro plano da enunciao. O Locutor (L) o responsvel pelo enunciado que produz un tre qui, dans le sens mme de lnonc, est prsent comme son responsable (Ducrot, 1984 :193) e distingue-se do sujeito falante ou ser do mundo () tal como o narrador se distingue do autor em Narratologia: [le locuteur] parle au sens o le narrateur raconte (1982: 74, 76). O Alocutrio a instncia a quem o Locutor dirige o enunciado (ltre qui les paroles sont dites [Ducrot, 1980: 43]. Distingue-se tambm do Ouvinte emprico, semelhana da difereno operada entre Autor/ Locutor. No entanto, e como observa A. Marques (que faz uma apresentao exaustiva sobre as vozes envolvidas na teoria polifnica de Ducrot [Marques, 2000, cap. 2]), [...] o alocutrio , nos desenvolvimentos tericos de Ducrot, uma entidade lingustica muito mais indefinida, menos abordada e discutida nas suas funes e relaes (Marques, 2000: 97). 16 O esquema do estatuto participativo do receptor apresentado por Orecchioni em 1999 (in, Lnonciation) uma reelaborao depurada do mesmo esquema baseado na proposta de E. Goffman (1981) que Orecchioni desenvolveu em 1990 (86-99), em Les Interacctions Verbales (Tomo I). Apesar de termos tido os dois esquemas em considerao, focalizmo-nos no mais recente, por nos parecer ter simplificado a questo do destinatrio indirecto, que no primeiro esquema flutuava entre os ratified participants e os bystanders e que no esquema de 1999 se fixa dentro dos bystanders ou noalocutrios. 10

anlise sobre o Duel sur la Cinq, realizado por M. Doury (1995). Segue-se assim o esquema proposto por Kerbrat-Orecchioni na Figura 2, em baixo:
receptor alocutrio no-alocutrio

previsto por L no-previsto por L adresse receptor receptores audincia visado adicionais destinatrio Figura 2: Esquema do formato da recepo apresentado por C. K.Orecchioni (1999) [traduo nossa]. destinatri indirecto o directo

Figura 2: O quadro da alocuo proposto por C. Kerbrat-Orecchioni (1999)

Orecchioni considera assim dois tipos de receptores:

o alocutrio propriamente dito, que se define pelo facto de ser explicitamente considerado pelo emissor L (atravs do uso da deixis pessoal da segunda pessoa e/ou pela direco do olhar) como parceiro na relao de alocuo e que parcialmente determinado pela imagem que o locutor constri de si mesmo; tambm o destinatrio directo, e pode ser singular ou plural, nominal ou annimo, real ou fictivo. No caso concreto do debate televisivo, estes destinatrios so frequentemente plurais, nominais e reais, sendo constitudos pelos intervenientes no debate e pelo moderador. o no-alocutrio, que pode ser:
o

previsto pelo locutor, constituindo-se um destinatrio indirecto, normalmente presente fisicamente na situao comunicativa do debate televisivo e podendo inclusive ter possibilidade de resposta (em debates onde por exemplo possa haver participaes do pblico presente ou dos telespectadores sob a forma de chamada telefnica para o programa). Dentro do quadro participativo do debate televisivo, este tipo de receptor identificado com a audincia presente e com os telespectadores em casa, na medida em que ambos os tipos de pblico so previstos pelos locutores. Mas pode tambm existir um destinatrio indirecto dentro do grupo dos alocutrios oficialmente institudos, em debates com um quadro participativo mais complexo. Nestes casos, a sua referncia no discurso dos locutores pode ser feita atravs do que Orecchioni (1990:92) designa por tropo comunicacional, ou seja, um artifcio enunciativo atravs do qual o destinatrio directamente convocado pelos indcios de alocuo afinal um destinatrio secundrio, sendo afinal o destinatrio indirecto o alvo privilegiado. no previsto pelo locutor, constituindo receptores adicionais, espcie de intrusos indiscretos, de espies ilegais (Orecchioni, 1990:86), como as pessoas que escutam por casualidade uma conversa atravs da porta e que interceptam uma mensagem do locutor que no lhes destinada. No caso do debate televisivo, este receptor pode ser, por exemplo, o analista do discurso ou um telespectador estrangeiro que, por engano, sintonize a
11

estao televisiva portuguesa que difunde um debate sobre a situao poltica, econmica e social do pas (como o caso do debate que serve de corpus a este trabalho). K.Orecchioni (1990:90) defende que, sendo a configurao do formato da recepo muitas vezes instvel, se deve falar em hierarquia de destinatrios em lugar de tentar decidir rigidamente sobre o estatuto directo ou indirecto de um alocutrio:
Cette instabilit structurale (Goffman, 1981:35) concerne aussi bien: [...] qu lintrieur de la catgorie des participants, la distinction entre destinataires directs et indirects : la description doit souvent renoncer cette dichotomie, et lui prfrer lide dune hirarchie de destinataires [...], cest--dire que, sans tre pour autant unaddressed, un destinataire peut ltre de faon secondaire, par rapport au(x) destinataire(s) privilgi(s) a qui sadresse surtout le parleur [...] (K.Orecchioni, 1990 : 90). [negritos nossos]

No debate televisivo, M. Doury mostra que cada dbateur estabelece uma rede de destinatrios organizados hierarquicamente e a quem se dirige num jogo de implcitos/ explcitos, directa e indirectamente. Doury (1995:229) identifica trs tipos de alocutrios (ou destinatrios17 na sua expresso): 1) o seu adversrio qui constitue son alter ego na medida em que possui o mesmo direito palavra que ele prprio e a quem se dirige directamente; o animador ou moderador, colocado no mesmo plano que o pblico que est no estdio, embora ns consideremos este pblico no mesmo plano que os telespectadores; o conjunto de telespectadores que Doury considera como vritables destinataires de largumentation.

2)

3)

O sistema de convocatria dos diferentes destinatrios faz-se atravs de operadores lingusticos bem conhecidos (sendo o principal a marca de segunda pessoa), embora muitas vezes se crie o designado tropo comunicacional, como j foi referido. Doury observa tambm que a instaurao e hierarquizao dos alocutrios/ destinatrios pode decorrer de uma anlise do direccionamento dos olhares do locutor, o que por si s poder bastar para convocar um alocutrio (Doury, 1995:230). Contudo, a autora lembra que, apesar do que afirma, o olhar desempenha tambm outras funes numa interaco e que pode no constituir um critrio unvoco de identificao do destinatrio principal (Doury, 1995: 231). Na verdade, o desejvel seria que o analista do discurso dispusesse do conjunto total de indicadores verbais e no verbais
17

Doury parece utilizar receptor como sinnimo de destinatrio. Entendemos aqui a o conceito de receptor como entidade nascida na teoria da informao e que era a pessoa que recebia e descodificava a mensagem. Apesar de ter sido substitudo pela designao de destinatrio no esquema proposto por Jakobson (1960), o receptor era percebido como entidade exterior ao processo da enunciao. Orecchioni (1999:26) props, sob a designao geral de receptor, a distino de trs tipos de alocutrios (directos, indirectos e adicionais - no previstos) e no distingue alocutrio de destinatrio. Neste enquadramento terico, o destinatrio o sujeito emprico simtrico ao emissor. Entendemos aqui o conceito de destinatrio no enquadramento da Teoria Polifnica de Ducrot (1980, 1982, 1984), que o coloca num segundo nvel da polifonia, como entidade simtrica ao enunciador (entidades [...] dones comme responsables de tel ou tel acte de langage[Ducrot, 1982: 76] ), a quem o locutor imagina que se dirige. Ducrot (1980: 39) mostra que no enunciado A ordem ser mantida custe o que custar proferido pelo Ministro do Interior (=Locutor) se dirige a um alocutrio colectivo constitudo pelos cidados franceses, prevendo tambm dois destinatrios: os bons cidados, a quem faz a promessa e os maus cidados, a quem dirige a ameaa. 12

(orientao do corpo, direco do olhar, modulao prosdica da voz) para a determinao mais precisa da hierarquia de receptores, uma vez que a informao verbal por si s sempre parcelar em relao ao que efectivamente se passa em alguns tipos de discurso, como por exemplo num debate mediatizado. No entanto, as dimenses no verbais do debate no sero consideradas no nosso estudo neste momento, na certeza de que um aspecto que deve ser considerado em futuros desenvolvimentos deste tema. Para a caracterizao do receptor, importa ainda considerar a relao scio-afectiva que este estabelece com o locutor, traduzida em termos de grau de aproximao vs distncia, uma vez que esta informa acerca da hierarquia social e das relaes de coligao ou oposio estabelecidas entre os participantes no debate:
Dans la dfinition du rcepteur, il convient enfin de faire intervenir la relation socioaffective quil entretient avec le locuteur. Cette relation se dfinit elle-mme partir de diffrents paramtres (degr dintimit qui existe entre les deux partenaires de lchange verbal, nature des rapports hirarchiques qui ventuellement les sparent, et du contrat social qui les lie) mais elle se ramnerait, selon Perret (1968), un archi-axe graduel distance/non distance qui subsumerait la fois laxe de lintimit et de la domination social (et qui intervient par exemple, de faon dterminante dans lutilisation des pronoms vous vs tu). (K.Orecchioni, 1999 : 29). [itlicos nossos]

Neste caso, e como observa M.A.Marques (2000:179), deve ser tambm considerada a dimenso sociolingustica do uso dos pronomes pessoais [...], assinalando o estatuto social dos interlocutores, como elemento definidor das relaes interpessoais que se estabelecem com o alocutrio. Finalmente, a seleco dos participantes num debate deve ser democrtica A composio do painel importante porque deve dar a imagem de um equilbrio democrtico... (Bourdieu, (1996) 1997 ::32) Este condicionamento ainda mais importante quando se est perante o debate poltico num estado democrtico, em que as principais faces ideolgicas devem estar representadas sob pena da estao de televiso que acolhe o debate poder transmitir opinio pblica uma imagem de falta de iseno poltica. Trata-se, porm de uma situao que nem sempre acontece, como observa P. Bourdieu, na medida em que o painel constitudo pelas pessoas que aceitaram vir ao programa, o que nem sempre corresponde representao mais equilibrada das tendncias polticas ou ideolgicas:
h pessoas que no se pensa sequer em convidar e pessoas que so convidadas e que recusam. Eis o painel, e o que percebido esconde o no percebido: no vemos, num percebido que construdo, as condies sociais de construo. (Bourdieu, (1996) 1997 ::32)

4.2.3. O pblico O pblico possivelmente uma instncia menos importante dentro do quadro da alocuo (na medida em que um no alocutrio), mas talvez a mais importante dimenso dentro do quadro participativo, porque para ele que se orienta a argumentao dos dbatteurs. O papel central do pblico na construo da argumentao tambm defendido por P. Breton (1996, 1998:28):
Argumentar (...) agir sobre a opinio de um auditrio, de tal maneira que se abra um espao, um lugar para a opinio que o orador lhe prope (...) construir uma interseco entre os universos mentais em que cada indivduo vive. (P. Breton (1996) 1998:28). [itlicos nossos]

13

O pblico, apesar de se ver reduzido condio de espectador, representa, assim, o destinatrio ltimo e principal, exigindo pela parte dos dbatteurs uma especulao a respeito da sua configurao em termos de estatuto socio-econmico, pressupostos ideolgicos, experincias adquiridas e partilhadas e referncias culturais. Trata-se, por isso, de uma coordenada fundamental a ter em conta pelos participantes no debate condicionando as suas estratgias de argumentao e a construo do seu ethos. O pblico do debate televisivo, quer seja a audincia que partilha o mesmo espao fsico que os participantes e o moderador, quer seja a massa abstracta de telespectadores que assiste ao programa em casa, ou ambos, deve ser considerado enquanto entidade colectiva mas funcionalmente heterognea, nas palavras de M.A.Marques (2000:169). Entidade colectiva e abstracta, na medida em que representa a Opinio Pblica em geral e se identifica com a figura indiferenciada do Povo (Marques, 2000:170). Funcionalmente heterognea na medida em os vrios locutores do debate vo dirigindo sequncias da sua argumentao para diferentes destinatrios, consoante o assunto em discusso e a estratgia argumentativa. 5. Prs e Contras: um debate poltico televisivo O corpus que serviu de base ao presente trabalho constitudo pela totalidade do programa Prs e Contras, emitido a 6 de Janeiro de 2003 pela cadeia de televiso pblica RTP1. Este material audio-visual foi gravado em formato VHS e posteriormente convertido para suporte digital, atravs da gravao e converso do formato original numa extenso adequada a ficheiros de som (.wav). Por razes de delimitao do objecto de anlise dimenso lingustica da interaco verbal do debate televisivo, vimo-nos, neste trabalho, obrigados a no estudar a dimenso visual do programa (sobretudo ao nvel das dimenses cinsica e proxmica), estando apesar disso conscientes da sua importncia para compreenso global de qualquer tipo de interaco verbal. Em trabalhos futuros essa dimenso dever, contudo, ser tambm tida em considerao. Posteriormente, o corpus, constitudo por cerca de trs horas de gravao, foi manualmente etiquetado palavra, tendo ainda em considerao aspectos de vocalizao fontica e modulao prosdica (sobretudo ao nvel da durao das pausas, dos contornos entoacionais e de sinais paralingusticos, como expirao, riso, tosse, etc). Para a anlise de Prs e Contras, e aps termos comparado vrios modelos de transcrio de corpora orais, optmos pela proposta de I.G.Rodrigues (1998) com poucas alteraes (de notar a localizao temporal do excerto no ficheiro wave e algumas informaes para-textuais), que adaptou para o portugus o sistema de transcrio de Kallmeyer e Schtze (1976). A anlise deste debate tem em conta o tipo de discurso, o seu quadro comunicativo e participativo, na linha da proposta de Orecchioni, a que acrescentamos uma anlise das suas dimenses poltica e polmica e o formato ritualizado a que obedece.

5.1. O quadro comunicativo do programa televisivo Prs e Contras

No mbito do quadro comunicativo da sesso do debate Prs e Contras que nos serve de corpus de estudo, analisaremos o quadro espacio-temporal, as suas dimenses poltica e polmica, o seu formato e ritualizao, os seus objectivos comunicativos e o seu quadro participativo.

14

5.1.1. O quadro espacio-temporal18 de Prs e Contras

O debate televisivo Prs e Contras um programa transmitido em directo pela RTP1, uma vez por semana (s segundas-feiras19), por volta das 22:30, com uma durao mdia de uma hora e meia. A sesso que serviu de base a este trabalho durou, porm, cerca de 3 horas. No plano do seu enquadramento espacial, o debate Prs e Contras transmitido a partir de Lisboa. A RTP 1 no tem estdios apenas em Lisboa, mas entendemos que o facto deste debate ser transmitido a partir de Lisboa no ter grande significado, a no ser o facto de ser em Lisboa a sede da estao de televiso. Por outro lado, sendo Lisboa a capital poltica e administrativa do pas, local onde est instalado o governo e a oposio, mais natural que o debate seja transmitido a partir de Lisboa, por ser mais acessvel aos convidados polticos. O facto de o programa decorrer dentro de um estdio atribui poder de iniciativa instncia meditica, na opinio de Charaudeau e Ghiglione:
A escolha do local, do enquadramento do debate, tem incidncias sobre o tipo de legitimidade que o media se quer atribuir. (...) O estdio: so sempre dados ao espectador indcios de identificao deste lugar. Este lugar, sendo reconhecido como tal, sugere que a instncia meditica que tem a iniciativa deste encontro entre pessoas que foram convocadas para vir debater. Isto visa um efeito de auto-celebrao desta instncia, indicando que ela tem o perfeito controlo de uma cerimnia (...) (Charaudeau, P. e Ghiglione, R. 2000: 63) [negritos nossos]

Esse poder da instncia meditica, representado pela figura do moderador, traduzido no poder de seleco dos convidados e reflectido no poder de conduo de todas as partes do debate e de atribuio e gesto da palavra. A emisso decorre dentro de um estdio com um formato de salo-teatro, dividido em duas partes:

a cena, ou palco, onde so colocados os participantes dispostos por dois painis, Pr e Contra e onde circula de p a moderadora; os painis esto dispostos diametralmente, dividindo o local em duas zonas idnticas e colocando os participantes numa relao de frontalidade, de face a face, e que como observam Charaudeau e Ghiglione, frequente em debates polticos, sugerindo que vai haver uma confrontao, o que produz um efeito de espectacularizao polmica (...)(Charaudeau, P. e Ghiglione, R. 2000: 63) a plateia, onde est sentado o pblico, sendo a primeira fila reservada para os convidados do pblico seleccionados pelo programa e que representam a sociedade civil portuguesa; tambm na primeira fila esto sentados os trs

18

K. Orecchioni (1990 : 77-78) considera como componentes do enquadramento espacial: 1) os seus aspectos puramente fsicos quelles sont les caractristiques du lieu o se droule lintraction (...); estce un lieu ouvert ou ferm, public ou priv, vaste ou resserr ; comment se prsentent le dcor, et lorganisation proxmique de lespace (...) ; 2) os seus alcance social e institucional : la vie sociale a pour thatre un certain nombre de settings, cadres sociaux dfinis qui ont une certaine finalit, et o les comportements sont rgis par un ensemble de proscriptions conventionelles connues de tous les membres comptents de la communaut (...).Orecchioni destaca ainda o papel determinante do enquadramento temporal para o desenrolar da interaco, traduzido em aspectos como : quel moment de la rencontre convient-il exactement de saluer ? partir de quand et jusqu quand est-il convenable doffrir ses voeux de nouvel an? . 19 Mais tarde o programa passou a ser transmitido s teras-feiras. data de redaco deste trabalho o programa ainda est no ar. 15

convidados directores de jornais que tero, como veremos, uma funo especializada, diferente da funo de testemunho e de exemplaridade atribuda aos restantes convidados do pblico.

Figura 3: Esquema da disposio espacial dos participantes no estdio em Prs e Contras.

A disposio espacial dos participantes no estdio em Prs e Contras pode ser ilustrada pela Figura 3 e observada nas imagens da Figura 4. Esta disposio espacial parece enquadrar-se dentro de uma aposta topolgica representativa do aparelho democrtico baseado numa interaco consensual, como defendem Charaudeau e Ghiglione:
O salo-teatro (...) como lugar emblemtico onde se exibe uma democracia fundada na interaco consensual entre os homens e a acumulao da sua diversidade. (Charaudeau, P. e Ghiglione, R. 2000: 160)

Figura 4: Imagens do estdio onde se realiza o debate Prs e Contras.

A disposio espacial, visando o efeito de frum, parece assim configurar os ideais do funcionamento da democracia directa, determinando a seleco dos participantes e a atribuio dos seus papis, como ilustra a Figura 5. No que respeita sua localizao temporal, o debate Prs e Contras que serviu de corpus a este trabalho realizou-se no dia 6 de Janeiro de 2003, constituindo o primeiro debate televisivo do ano de 2003 dentro da sua srie e um dos mais representativos dessa semana no quadro de todas as cadeias de televiso portuguesas. A questo oportunamente trazida a debate: 2003 vai ser um ano bom ou mau para Portugal?, enquadrava-se perfeitamente no momento de reflexo habitual em cada transio de ano civil, adivinhando prognsticos polticos e econmicos para Portugal no decurso do ano que comeava.

16

Figura 5: Esquema da disposio espacial dos participantes e seus papis em Prs e Contras.

O momento poltico era dominado por um governo de coligao PSD/CDS-PP, sob a liderana do primeiro-ministro Duro Barroso, eleito em Maro de 2002 e por uma situao econmica do pas globalmente em pior estado, aps um ano de governao. Este debate surge assim como um momento em que a nao, pela voz da moderadora Ftima Campos Ferreira, exige esclarecimentos e respostas por parte do governo, no incio de mais um ano de governao social-democrata. Esta conjuntura ser assim determinante na seleco quer dos convidados, quer dos dois painis de participantes e que viriam a ser, como bvio, de um lado os representantes do governo em exerccio, e do outro lado, os representantes da oposio, como veremos mais frente. O enquadramento conjuntural do pas foi apresentado numa pea em formato audiovisual, transmitida no incio do programa, e que tem como funo legitimar a voz da moderadora, porta-voz da nao, ou seja, conferir-lhe os argumentos de autoridade de que ir servir-se durante a conduo do debate. Os aspectos fundamentais da conjuntura poltico-econmica e social do pas, apresentados na pea audio-visual, podero resumir-se aos seguintes tpicos:

aumento do custo de vida para 2003 (renda da casa, luz, gua, portagens); sondagem feita pelo DN e pela TSF revela pessimismo dos portugueses; escndalos em 2002 provocaram uma crise de confiana (caso Moderna, corrupo na GNR e no futebol, pedofilia na Casa Pia); portugueses mantm os salrios mais baixos da Europa, o pior nvel de vida, a maior taxa de iliteracia e a mais baixa taxa de produtividade da Unio Europeia; h ausncia de reformas estruturais que foram agravadas por 6 anos de governo socialista; o novo governo exige que se cumpra os 2,8 % de dfice, o que cria muitas dificuldades econmicas ao pas; em 2004 a EU prepara-se para integrar 10 novos pases de Leste com economias mais competitivas; Duro Barroso continua optimista e diz que em 2006 teremos o maior crescimento econmico da EU.

5.1.2. As dimenses poltica e polmica de Prs e Contras

As temticas que so trazidas para este debate colocam-no inevitavelmente na esfera do discurso poltico, alm do estatuto dos participantes no debate, no que diz respeito sua funo social de representantes de um partido poltico. So j inmeras as propostas de
17

definio de discurso poltico20 em Anlise do Discurso. Consideraremos para este trabalho a definio que Marques (2000:30) faz de discurso poltico, a partir da proposta de J.-P. Bronckart (1985), na medida em que estabelece a relao entre discurso poltico, debate poltico e discurso polmico:
No que aqui nos importa, o discurso poltico ...[le] texte dun acteur politique dfini qui intervient dans un dbat publique pour convaincre et/ou faire agir les destinataires du texte. Du point de vue de lancrage, on peut supposer que le texte politique cr la fiction dun rapport direct avec linterlocuteur et est situ par rapport au moment de production. Pour convaincre, lnonciateur devra toutefois aussi adopter un point de vue gnral (...) et par consquent sabstraire de la situation immdiate de production (Bronckart, J.-P. 1985 :115) (..) Se, por um lado, [esta definio] reduz o conceito de discurso poltico ao de debate poltico, ou seja, um discurso de base polmica e, ao mesmo tempo, exclui outras categorias tradicionalmente consideradas discurso poltico, por outro lado, e estas so caractersticas que marcam a especificidade deste discurso, a particularidade de abertamente visar a persuaso obriga presena explcita do alocutrio no discurso (...).(Marques, M. A. 2000: 30)

Marques pe a tnica na funo social adoptada pelo locutor no momento da enunciao de um discurso pblico:
So discurso poltico todas as actividades de comunicao verbal pblicas dos elementos que integram as diferentes instncias governativas, enquanto representantes desses mesmos organismos. Exemplificando, o ministro X produz um discurso poltico quando fala em nome do seu ministrio, governo, partido, mas no enquanto adepto X do clube de futebol Z (Marques, M. A. ilidem, 30) [negritos nossos]

Em Prs e Contras encontramos assim discurso poltico sempre que os participantes no debate discutem medidas econmicas, reformas educativas, assuntos da poltica nacional, enquanto representantes dos seus partidos. Vemos assim, por exemplo, Rui Rio, do partido do governo, a responsabilizar o partido socialista, que governou anteriormente, pelo endividamento econmico e pelas dificuldades sociais que o pas atravessa:
RR: [....] agora (..)(-) a questo que est aqui (..)() e esta que foi a irresponsabilidade do partido socialista, que fez esse dfice, gastou acima das suas possibilidades num momento em que deveria ter equilibrado oramento. E por isso ns agora estamos a pagar precisamente esses erros que se XXX [FR] deixe-me s terminar para dizer isto [....] {T8, 00:52-1:10}

Existem, porm, outros momentos no programa em que no h discurso poltico, em sentido estrito, quando os locutores so os convidados do pblico entrevistados pela moderadora, que falam como exemplares da sociedade civil, como veremos adiante na caracterizao do quadro participativo. Este mais um exemplo de heterogeneidade composicional dos enunciados, inerente a qualquer tipo de texto/discurso, e que tambm verificvel em Prs e Contras.

20

Para um percurso sobre as vrias propostas de definio do discurso poltico em anlise do discurso, veja-se Pires, A. (2002: 5-9). 18

A natureza do discurso poltico conduz muitas vezes polmica, devido aos naturais dissensos entre ideologias partidrias. O carcter polmico21 deste discurso intensificase quando o discurso poltico surge associado ao debate, cuja natureza implica desde logo confronto de opinies antagnicas:
Le dbat est une discussion plus organise(...): il sagit encore dune confrontation dopinions a propos dun objet particulier (Note : qui implique donc un minimum de dsaccord entre participants) (Kerbrat-Orecchioni, 1990 :118)

Ainda segundo Charaudeau e Ghiglione (2000:69-70), o discurso de controvrsia, que entendemos como polmico, prprio do mundo poltico, pode ser objecto de dois tipos de encenao televisiva:

a primeira, que consiste em colocar dois polticos frente a frente com ideias antagnicas e em que cada um tenta derrubar o outro verbalmente; a segunda, que consiste em confrontar vrios pontos de vista sobre o mesmo assunto no necessariamente contrrios.

O caso de Prs e Contras enquadra-se no segundo tipo de encenao, naquilo que os autores designam por uma gora (debate disciplinado)22, em que cada um intervm com a sua opinio, e estabelece com os outros participantes relaes de coligao ou de oposio. Embora assentando no mesmo princpio de confronto de ideias defendido por K. Orecchioni, a definio de discurso polmico segundo R. Amossy (2000) mais radical e agnica, na medida em que o objectivo do locutor se resume a destruir a argumentao do alocutrio, que visto como um inimigo a abater:
Il [le discours polmique] sagit dune confrontation dopinions mettant laccent sur la divergence des points de vue en refusant et en attaquant les arguments de lautre, sans se soucier de les considrer srieusement. La polmique repousse les compromis elle soppose en cela la ngociation et considre que la position adverse est un ennemi a abattre (...). Agonale, elle fait usage dune violence plus ou moins affiche et tend a glisser vers la dlgitimation de lopposant en usant aussi bien darguments ad hominem, quad rem. Elle dresse ainsi un Proposant sourd aux raisons de lautre, contre un Opposant qui est considr comme un ennemi vaincre plutt qu convaincre (...) (R. Amossy, 2000: 209) [negritos nossos]

Gemma Herrero (2000), na linha de Orecchioni, caracteriza tambm o discurso polmico ao nvel da conversao, enumerando as seguintes propriedades (apud Herrero, 2000:1584-1585):

es de naturaleza verbal (oral), na medida em que se refere polmica ao nvel de um tipo de interaco verbal em que se insere a conversao; es de tipo dialgico, na medida em que existem pelo menos dois interlocutores que apresentam posies antagnicas ou contrrias; o dissenso condio para haver polmica; se desarrolla cara a cara, uma vez que os interlocutores devem estar presentes no mesmo espao, embora o autor reconhea que pode haver situaes

21

Para Kerbrat-Orecchioni o discurso polmico implica trs actantes abstractos, a saber: (...) un locuteur polmiste, qui vise desacrditer; une cible aux yeux dun; destinataire, que L cherche se constituer comme complice. (Kerbrat-Orecchioni, 1999:175) [negritos nossos]. 22 Os autores atribuem a designao de frum a uma organizao no disciplinada, por oposio gora que uma organizao disciplinada (cfr. Charaudeau, P. e Ghiglione, R. 2000:70). 19

em que um dos interlocutores no est presente mas cujo discurso difundido por telefone ou por satlite; contiene como rasgo inherente el desacuerdo o la disensin entre dos manifestaciones que se confrontan, o dos polemizadores que se enfrentan (sublinhados do autor), ou seja, o discurso polmico radica numa expectativa de desacordo, de dissenso; presenta un blanco, un objetivo sobre el que recae el desacuerdo; o autor considera que podem ser alvos do ataque o interlocutor, o contedo do seu discurso ou a forma e intencionalidade do mesmo.

Em Prs e Contras, a dimenso mais radical de discurso polmico apresentada por R. Amossy mais vezes usada pelo painel Contra, designadamente por Fernando Rosas, que chega mesmo a usar argumentos ad personam23 contra a Ministra das Finanas em exerccio, Manuela Ferreira Leite:
FR24: deixe-me dizer (..)(.) no discurso cultural (..)() que uma espcie de novo discurso neodecadentista (..)(.) que portugal vem por a abaixo(,)() h uma decadncia (,)() finalmente (,)(-) apareceu um governo que (..)() uma espcie de (,) neo-bonapartismo que nos vai endireitar com (-)(..) por obra de uma espcie de (,)(-) por uma espcie de salazar de saias adaptado ao sculo vinte que a (..) (-) que a ministra das finanas (..)(.) eh este discurso (,)(-) este discurso FCF: salazar de saias adaptado ao sculo vinte e um (?) [risos pblico] FR: uh eh exactamente (..)(.) eh exactamente (..)(,) [risos pblico] FCF: est a referir-se doutora manuela ferreira leite (?)[risos pblico] FR: a receita a receita a receita financeira (..)(-) a receita financeira da doutora manuela ferreira leite (,) dum ponto de vista terico (..)() muito semelhante receita do salazar em mil novecentos e vinte e oito (!)()(..) [....]{T25, 00:57-1:37}

Numa perspectiva mais ou menos radical, o discurso polmico visa sempre uma desacreditao do alocutrio, estratgia que seguida desta vez por Medina Carreira, do painel Pr, quando invoca a sua autoridade, antiguidade e logo superioridade em relao aos dbatteurs do painel Contra, no que diz respeito matria econmica da justia fiscal:
FCF: mas(,)() professor medina carreira (,) a reforma fiscal (,)() por um lado(,)() e a reforma do sistema(,)() a: no so por exemplo uma pedra de toque um.ito importante e basilar para dois mil e trs(?) MC: ftima quando nenhum destes senhores falava de justia social (,)() j eu falava (..)() e j apresentava solues FR: [XXXXX eu tambm j tenho uma certa idade] MC: ai j j j (,)() j j j j j RC: [XXXX h que reconhecer a preocupao com a justia fiscal mas (,) mas enfim ()(..) XXXX MC: j eu no me lembro de nenhum dos presentes falar disso quando eu falava (.)() bom (,)(.) portanto eu no venho aprender a prioridade da justia fiscal aqui (!)()(..) [riso de RC] nem aqui nem ali (!)()(..) em parte nenhuma (,)(.) agora (,)(.) preciso ter a noo da sociedade
23

C. Plantin (1996:86-87) inscreve este tipo de argumentos no mbito do ataque pessoal e distingue a refutao ad hominem (argumentao que visa desacreditar e descredibilizar o discurso do outro), da argumentao ad personam, i.e. o ataque pessoal, o insulto. C. Plantin acrescenta que, apesar de a deontologia da interaco e as regras de delicadeza no permitirem o insulto ao adversrio, a ironia sobre o adversrio pode provoc-lo a ponto de o seu comportamento consequente prejudicar a sua imagem. Neste caso, o destinatrio do insulto, Manuela Ferreira Leite, no alocutrio de Fernando Rosas, o que no impediu as vrias reaces, por parte da moderadora e do pblico, e a manifestao de censura de Pacheco Pereira. 24 Confrontar Anexo para as siglas dos participantes do corpus que constitui o debate. 20

que somos (,)() da mquina administrativa que temos (,)() e dos maus hbitos que esto instalados na vida portuguesa (.)(..)[....]{T30, 3: 49-4:29}

5.1.3. Prs e Contras formato e ritualizao

O programa televisivo Prs e Contras obedece a um formato pr-estabelecido e ritualizado que comum a outras emisses da mesma srie e que pode ser resumido na seguinte tabela:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 3 Parte 20. 21. 22. saudao e anncio da questo em debate anncio dos convidados presentes no debate anncio de uma mini-repostagem audiovisual anncio da sondagem televisiva debate entrevistas (IK, JMP) retoma do debate anncio do resultado provisrio da sondagem anncio do intervalo Intervalo incio da segunda parte debate entrevistas (LB, MS) debate anncio do resultado provisrio da sondagem anncio do intervalo Intervalo incio da terceira parte debate entrevistas (CF, LS, RF, JC) meno de que o tempo escasseia, explicitao do fim do programa pedido a cada um dos painis que faa o ltimo comentrio revelao do resultado final da sondagem agradecimentos e encerramento

1 Parte

2 Parte

Tabela 1: Esquema da estrutura do programa Prs e Contras.

Do ponto de vista discursivo, o programa Prs e Contras , semelhana da quase totalidade dos discursos do nosso quotidiano, um espao de heterogeneidade composicional de enunciados, de onde se destaca o gnero debate que serve de objecto de estudo deste trabalho, embora outros tipos de discurso irrompam ao servio do debate, como a entrevista, a pea audiovisual que funciona como documentrio na primeira parte do programa ou as mensagens escritas enviadas pelos telespectadores que circulam em rodap no ecr de televiso25. Ainda do ponto de vista estrutural, h que reiterar a j mencionada centralidade da moderadora como condutora e reguladora do debate, a quem cabem as funes de balizar a abertura e o encerramento do programa, de gerir as tomadas de vez dos
25

As mensagens escritas enviadas por telemvel e difundidas no rodap do ecr de televiso funcionam como mais um espao de interveno dos telespectadores no programa, para alm da sondagem de opinio lanada no incio do programa. A natureza muito especfica e ainda pouco estudada deste tipo de discursos no ser aqui analisada por se afastar dos objectivos deste trabalho, embora constitua uma amostra muito interessante do impacto que o debate est a ter em tempo real no telespectador. Este espao discursivo representa mais um alargamento democrtico do frum em que decorre o debate sociedade civil. 21

participantes no debate e os contedos que pretende ver debatidos e de assegurar que as atribuies da palavra so temporal e democraticamente equilibradas para cada um dos dois painis intervenientes. Obedece ao formato ritualizado do programa a composio do quadro de participantes: os dois painis Pr e Contra, com trs participantes em cada lado, e os convidados do pblico, que se sentam na primeira fila da plateia e que servem de motivao para novas lanar questes para o debate. Nesta sesso do programa Prs e Contras, a moderadora convida trs participantes especiais, cujo estatuto ser analisado no ponto seguinte, que no costumam fazer parte do quadro participativo deste programa: os directores de jornais. Foge tambm regra do formato do programa a durao desta sesso, que se aproxima normalmente de uma hora e meia e que nesta emisso rondou as trs horas. A dimenso televisiva da emisso em directo coaduna-se tambm com o formato do programa, marcado pela espontaneidade e pelo improviso das intervenes, a par da sondagem dos telespectadores que serve de pano de fundo ao debate. 5.1.4. O objectivo comunicativo de Prs e Contras K. Orecchioni (1990: 79) entende que o objectivo da interaco verbal se localiza entre o quadro espacio-temporal, que possui muitas vezes uma finalidade prpria, e os participantes, que possuem os seus objectivos individuais. A autora baseia-se novamente em Brown e Fraser (1979) para apresentar uma tipologia de trs nveis de objectivos subjacentes interaco verbal:
(...) le maxi-purpose, ou but global de linteraction (ex.: visite chez le mdecin), et les mini-purposes, buts plus ponctuels qui correspondent chaque acte de langage particulier ralis au cours du droulement de linteraction ; ainsi quun niveau intermdiaire, celui des tasks (qui correspond en gros lunit quon appellera plus loin squence). (K. Orecchioni, 1990: 79) [negritos nossos]

Na descrio do debate Prs e Contras faremos apenas referncia aos objectivos globais ou maxi-purposes deste tipo de interaco, na medida em que pretendemos associar este aspecto do quadro comunicativo caracterizao do debate como um gnero. Da mesma forma, teremos apenas em considerao os objectivos pr-existentes ou exteriores concepo do debate Prs e Contras, e no os objectivos internos que vo sendo construdos ao longo do debate ou negociados pelos participantes. Da anlise da configurao do espao e dos papis dos participantes envolvidos, o debate Prs e Contras surge assim como um espao de realizao da democracia directa, ou do seu mito (Charaudeau e Ghiglione, 2000: 148), na medida palco de uma teatralizao, simulando a gora, a praa pblica onde povo e governantes discutem, cara a cara, os assuntos da actualidade nacional, em situao de igualdade aparente. A mediatizao televisiva do debate e a sua difuso em directo para milhes de telespectadores levam esta encenao democrtica a casa dos portugueses, convidando-os a participarem nela, quer assistindo ao programa, quer enviando as suas opinies via sms26. O debate Prs e Contras cumpre desta maneira os ideais do
26

A participao dos telespectadores manifesta-se de duas maneiras ao longo do debate: atravs de comentrios que enviam via sms para o programa e que passam continuamente em rodap no cran de televiso; ou atravs de um voto sim ou no como resposta questo lanada no incio do programa 2003 vai ser um ano bom ou mau para Portugal? e que pretende reflectir as expectativas dos portugueses em relao ao ano que se avizinhava. Os resultados desta sondagem eram continuamente exibidos num cran no estdio e revelados ao fim de cada parte pela moderadora. 22

exerccio da democracia, convocando e reunindo todos seus membros, no apenas confinada aos limites do parlamento, mas estendendo o parlamento s fronteiras nacionais. Prs e Contras desempenha, portanto, objectivos variados que podem resumir-se nos seguintes tpicos:

Esclarecimento da sociedade civil acerca das polticas tomadas pelos governantes que elegeu; Ponto de interseco e de articulao entre os vrios elementos que compem o estado democrtico (governantes, oposio, cidados); Discusso dos grandes temas da actualidade nacional; Publicitao perante os representantes do governo presentes de casos representativos; de dramas colectivos trazidos a estdio sob a forma de testemunhos; Oportunidade de avaliao do desempenho da poltica do governo; Instrumento de divulgao ideolgico-poltica e de persuaso.

Os objectivos em cima explanados subjacentes ao debate televisivo vo, na verdade, de encontro ao papel que os media, em geral, desempenham na construo daquilo que Charaudeau e Ghiglione designam por palavra da controvrsia, tipo de discurso que representa o imaginrio da democracia:
Palavra de controvrsia: que consiste em confrontar dois ou vrios pontos de vista sobre uma questo colocada em debate, com o intuito de esclarecer diversos aspectos da questo tratada (fazendo emergir verdades parciais), de maneira que os espectadores possam construir a sua prpria verdade atravs de um acto de deliberao. Este tipo de discurso o que justifica o imaginrio da democracia. (Charaudeau e Ghiglione, 2000: 70) [negritos nossos]

Restar, assim referir talvez o mais importante objectivo deste debate: funcionar como ponto de ancoragem para a construo da verdade por parte de cada cidado portugus. 5.1.5. Os participantes ou o quadro participativo de Prs e Contras O programa Prs e Contras em anlise apresenta um quadro participativo constitudo por uma moderadora (a jornalista Ftima Campos Ferreira [FCF]), por dois painis de participantes no debate (constitudos por trs intervenientes em cada ala), ideolgica e politicamente oponentes, e que representam respectivamente os sectores pr (P) e contra (P) em relao a uma determinada questo, por vrios elementos do pblico presente na audincia, que so convidados pela moderadora a dar o seu testemunho, por trs convidados especiais directores de jornais (a negrito na figura em baixo), e pelo pblico espectador no estdio e telespectador em casa. Temos assim uma estrutura de pollogo, na medida em que existe um sector do pblico que participa na interaco (veja-se Figura 6). Fazem parte do painel Pr os seguintes convidados representativos da faco ideolgica do governo em exerccio: Pacheco Pereira [PP], Rui Rio [RR] e Medina Carreira [MC]. Compem o painel Contra os seguintes participantes representativos da oposio: Manuel Maria Carrilho [MMC], Fernando Rosas [FR] e Ruben de Carvalho [RC]. Pela funo e estatuto social que assumem, possvel atribuir aos seis participantes de ambos os painis o estatuto do poltico, no que respeita ao papel desempenhado no debate, segundo a definio proposta por Charaudeau e Ghiglione:

23

Poltico, estatuto do qual se espera que seja produzida uma palavra empenhada a respeito da governao da Nao(...)(Charaudeau, P. e Ghiglione, R. 2000: 58) [negritos nossos].

Moderadora

Painel Pr Painel Contra P1 P1 P2 P2 P3 P3 Convidados [C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7, C8, C9, C10, C11 ] PBLICO Espectadores Telespectadores

Figura 6: Quadro participativo do debate televisivos Prs e Contras.

O confronto de ideias antagnicas, prprio do debate, decorre assim da oposio partidria e ideolgica entre os dois painis, na medida em que, no painel Pr, esto os representantes do partido do governo PSD em exerccio (com excepo de Medina Carreira, que independente), e no painel Contra os representantes dos principais partidos da oposio, designadamente o Partido Socialista (com Manuel M. Carrilho), o Bloco de Esquerda (com Fernado Rosas) e o Partido Comunista Portugus (com Ruben de Carvalho). Pelo seu estatuto de polticos foram convocados para participarem neste debate pblico, o que lhe confere o estatuto discursivo de dbatteurs no plano da interaco verbal do debate. Formam o grupo dos directores de jornais, que tambm possuem o estatuto de dbatteurs, os seguintes convidados especiais: Ins Serra Lopes [ISL], Srgio Figueiredo [SF] e Jos Manuel Fernandes [JMF]. Estes participantes, cuja presena assinalada pela moderadora como excepcional, participam no debate com o estatuto de vozes da autoridade, ou de especialistas na designao de Charaudeau e Ghiglione:
Especialista, estatuto do qual se espera uma palavra sbia e que tem o poder de explicar os fenmenos do mundo ou da sociedade. (Charaudeau, P. e Ghiglione, R. 2000: 59) [negritos nossos].

A sua especializao em matria de poltica nacional decorre, no do exerccio da actividade poltica, semelhana dos elementos dos dois painis Pr e Contra, mas antes da sua profisso de jornalistas e de directores de jornais, o que os coloca numa posio privilegiada de opinion makers por serem os responsveis pelos contedos e pelos moldes de difuso da informao. O papel de opinion maker alm disso legitimado pelo estatuto de comentadores polticos que muitas vezes assumem, seja nas colunas de opinio dos jornais que dirigem, seja em programas televisivos para que so convidados. Integram-se no grupo dos cidados entrevistados, da vox populi, representativo da sociedade civil os seguintes elementos, por ordem de interveno ao longo do
24

programa: Inna Kozyar [IK], Jos Manuel Pereira [JMP], Lourena Barrento [LB], Margarida Silva [MS], Carlos Fontinha [CF], Lus Sousa [LS], Rosrio Fontinha [LS] e Joo Carreira [JC]. Estes participantes do programa no intervm, porm, no debate propriamente dito, embora os seus testemunhos tenham uma funo muito evidente de influenciar o curso do debate, enquanto exemplos de vida, enquanto alvos da aplicao das polticas ditadas pelos polticos representados em ambos os painis. A sua participao enunciativa paralela ao debate e articula-se com este sob forma de entrevista, quando postos em interaco com a moderadora, que assume nestes momentos a funo de entrevistadora. Pela sua localizao no espao do debate (a plateia), assumem o estatuto de representantes do pblico, de voz do Povo, do cidado, ou do senhor fulano, segundo a definio de Charaudeau e Ghiglione, ao contriburem com o seu testemunho vivencial:
Cidado, annimo, do qual se espera uma palavra de testemunho sobre os problemas de cidadania. A senhora e o senhor fulano, outro annimo do qual se espera igualmente uma palavra de testemunho, mas desta vez relativamente ao papel (vtima, beneficirio, acusador, etc.) que ela/ela viveu e da razo por que foi convidada(o). (Charaudeau, P. e Ghiglione, R. 2000: 59) [negritos nossos]

Outra categoria de participantes o pblico constitudo por:

a audincia de espectadores que assistem ao debate em estdio e que intervm com aplausos e outras manifestaes no verbais, como risos, gargalhadas e vaias; a massa annima de telespectadores que em casa assistem ao programa e que tambm nele participam sob a forma de mensagens escritas por telemvel ou atravs do seu contributo para a sondagem televisiva.

O pblico , como j foi notado antes, o destinatrio ltimo e principal de todos os discursos proferidos pelos dbatteurs, o alvo que se pretende convencer e para quem se destinam verdadeiramente todas as manobras argumentativas dos polticos. De acordo com o objectivo e o assunto tratados, diferentes sectores deste pblico so seleccionados como destinatrios, ora o grupo dos desempregados, ora o grupo dos estudantes e dos jovens, ora o grupo dos contribuintes, etc.. Como demonstra R. Amossy (2000:56-59), a construo da imagem do auditrio tambm uma estratgia argumentativa. Finalmente, todas as intervenes dos participantes de Prs e Contras so articuladas pela moderadora, eixo estruturante de todo o programa, que assume duas funes fundamentais, de acordo com a taxonomia proposta por Charaudeau e Ghiglione:

a funo de entrevistadora, quando entrevista os convidados do pblico:


o entrevistador: o animador coloca perguntas directas que podem pr em causa no somente a opinio do entrevistado, mas tambm a sua forma de responder. Deve provar que ele prprio est bem documentado para revelar uma certa credibilidade junto do telespectador. (...)(Charaudeau, P. e Ghiglione, R. 2000: 60) [negritos nossos]

a funo de provocadora, ao longo da gesto do debate propriamente dito, desempenhado se no todas, pelo menos as tarefas relacionadas com o desenrolar do debate propriamente dito, descritas pelos autores:

25

o provocador: o representante da instncia meditica muito activo, tanto a montante, na preparao do debate (escolha dos convidados, disposio no estdio, plano de realizao), como ainda no prprio debate. Desempenha aqui um verdadeiro papel de animador, apresentando os convidados, gerindo a seu bel-prazer o tempo de interveno de cada um, distribuindo a palavra, retirando-a ou atribuindo-a segundo a sua prpria vontade, provocando uns e outros, moderando os conflitos, mantendo o controlo dos temas que vo ser tratados e permitindo-se mesmo dar a sua opinio pessoal (...)(Charaudeau, P. e Ghiglione, R. 2000: 60-61) [negritos nossos]

Damos como exemplo da funo de entrevistadora a sequncia que se segue, em que a moderadora revela estar bem documentada a respeito das experincias do seu convidado:
FCF: mas h alguns exemplos (,)() a: no pas (,)() que nos do coragem (,)() que nos do estmulo (,)(-) que nos do confiana(,)(-) para continuarmos e sobretudo que nos do determinao para existirmos como povo (,)() e nao independente (..)(.) a: margarida, no (?) margarida (,)() margarida silva (..)(.) tem (,)(-) quantos anos (,)(?) MS: dezoito FCF: dezoito () anos (..)() estudante do primeiro ano do curso de engenharia biomdica (..)() e recebeu () um prmio de cincia internacional (,)(.) um prmio de investigao (..)(.) a margarida est certamente orgulhosa (..)(.) [aplausos] {T14, 0:170:48}

A moderadora polariza a questo que serve de tema para o programa desde o incio: 2003 vai ser um ano bom ou mau para Portugal?. Ao longo do debate, a moderadora vai oscilando entre os dois plos: o plo Pr, dos optimistas que acreditam que 2003 vai ser um ano bom; e o plo Contra, dos pessimistas que acham que 2003 vai ser um ano mau. O seu objectivo o de provocar sempre o interlocutor, embora haja momentos em que deixa escapar que est do lado dos pessimistas, atravs de exclamaes de surpresa, como no balano final da sondagem:
FCF: ena, antes ento das concluses finais vamos aqui olhar para o grfico (,)(.) estamos melhor que os brasileiros(,)() mais optimistas que os brasileiros depois da da tomada de posse do presidente Lula (..)(!) dois mil e trs vai ser um ano bom ou mau para portugal (, setenta e um por cento segundo esta consulta, lanada pelo programa prs e contras, setenta e um por cento acha que vai ser um bom ano. mas vinte e nove por cento e decresceu acha que no que vai ser um mau ano (..)(.) {T32, 2:00-2:26}

Segue outro exemplo de provocao, em que a moderadora incentiva Medina Carreira a intervir, interrompendo mesmo Fernando Rosas:
FR: [....]agora o que o estado tem depende da poltica tributria que segue (..)(!) porqu que o estado FCF: poltica tributria (..)() doutor medina carreira (..)(!) isto consigo(..)(!) {T30, 0:04-0:13}

O excerto seguinte outro exemplo da subjectividade discursiva da moderadora, que acaba por emitir a sua opinio comentando uma afirmao de Rui Rio, em evidente crtica ao oramento destinado s autarquias em Portugal:
RR: [....]as autarquias no so uma ilha na administrao pblica portuguesa (,)() fazem parte de um todo XXX FCF: eu diria que so um grande arquiplago (..)()(!) RR: de uma cultura e de uma mentalidade e portanto [...] {T24, 0:00-0:07}

26

Como vimos na figura 5, a par da configurao espacial evocativa do salo-teatro, visando um efeito de forum latino onde se discutiam os assuntos pblicos, o programa Prs e Contras institui-se como espao de exerccio da democracia directa, traduzida na funo de cada um dos elementos que compem o seu quadro participativo.

6. Concluses Em concluso, podemos dizer que o debate poltico televisivo constitui claramente um sub-tipo ou sub-gnero de interaco verbal, dada a sua natureza dialogal, que pode ser caracterizado pelo seu carcter organizado e em que se observa um confronto de opinies, da decorrendo a sua dimenso argumentativa. Alm disso, o debate poltico televisivo apresenta um quadro comunicativo especfico, em que devem ser consideradas as coordenadas espcio-temporais (com destaque para a correlao entre a disposio espacial do seu quadro participativo e o valor simblico desempenhado por cada um dos seus elementos, representando o exerccio do ideal democrtico), o formato pr-estabelecido a que obedece e os pontos em que se afasta desse formato ritualizado, os seus objectivos comunicativos (em que sublinhamos o objectivo de constituir o ponto de articulao entre os cidados e os seus governantes) e de estrutura participativa pr-fixada (composto por um moderador, participantes em oposio, e um pblico que se pretende convencer). A dimenso poltica deste tipo de interaco verbal veiculada pelo tema e estatuto socio-econmico dos seus locutores. A dimenso argumentativa inerente ao dissenso subjacente ao conceito de debate conduz ao carcter polmico que tambm caracteriza este gnero. Pela sua dimenso televisiva e, portanto, altamente meditica, esta variante de debate pblico parece ser uma importante arma de manipulao da opinio pblica, o que poder explicar a sua proliferao nas grelhas programtica dos principais canais de televiso nacionais. Esse carcter meditico intensifica-se quando o debate transmitido em directo, como acontece no programa que serve de base de estudo a este trabalho, o que provoca uma maior tenso e responsabilidade sobre o que dito pelos participantes do debate, dando relevo ao papel do moderador como agente que disciplina e gere os tempos e as intervenes dos participantes, entre outras dimenses ou funes. Da anlise de Prs e Contras, foi antes de mais importante perceber que o sub-tipo do debate constitui a espinha dorsal do programa, mas que o formato do programa algo distinto e ritualizado, que obedece antes de mais a leis televisivas e publicitrias, impondo portanto uma diviso do programa em partes, intercaladas por intervalos. Assim, o programa Prs e Contras composto por outros tipos de interaco verbal (como a entrevista) e por outros tipos discursivos (mini-reportagem audio-visual, mensagens via sms), embora todos esses discursos estejam ao servio do debate, como agentes polemizadores. O debate , assim, espao de cruzamento de vrios discursos, ainda que sejam privilegiadas as dimenses dialogal e argumentativa

7. Referncias bibliogrficas Adam, J. M. (1992. 2000) : Les Textes, types et prototypes (Paris : Nathan). Adam, J. M. (1998). Les genres du discours pistolaire. De la rthorique lanalyse pragmatique des pratiques discursives, in Siess, J. (org.): La Lettre entre rel et fiction (Caen : Editions SEDES).

27

Amossy, R. (2000) : Largumentation dans le discours. Discours politique, littrature dides, fiction (Paris : Nathan). Bakhtine, M. (1984): Esthtique de la cration verbale (trad. francesa) (Paris : Gallimard). Benveniste, E. (1970) : Lappareil formel de lnonciation in, Langages 217 :12-18 Bourdieu, P. (1996, 1997) : Sobre a televiso (trad. portuguesa) (Oeiras: Celta). Breton, P. (1996, 1998): A Argumentao na Comunicao (Lisboa. Publicaes Dom Quixote). Bronckart, J.-P. (1985) : Le fonctionnement des discours. (Paris : Delachaux et Niestl). Brown, P./Fraser, C. (1979): Speech as a marker of situation, in Scherer and Giles (eds). 1979: 33-62. Charaudeau, P. e Ghiglione, R. (1997, 2000): A palavra confiscada. Um gnero televisivo: o talk show (traduo port.) (Lisboa: Instituto Piaget). Coutinho, M. A. (2003) : Textos e Competncia Textual (Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian/ Fundao para a Cincia e Tecnologia). Doury, M. (1995) : Duel sur la Cinq : Dilogue ou Trilogue ? , in, Plantin, C. et Kerbrat-Orecchioni (eds) (1995): Le Trilogue (Lyon : Presses Universitaires de Lyon). Ducrot, O. (1980) : Les chelles Argumentatives (Paris : Minuit). Ducrot, O. (1984) : Le dire et le dit (Paris : Minuit). Fonseca, J. (1992): Lingustica e Texto/Discurso Teoria, Descrio, Aplicao (Lisboa: ICALP). Fonseca, J. (1994): Pragmtica Lingustica. Introduo, Teoria e Descrio do Portugus (Porto: Porto Editora). Fuentes Rodrgues, C. (2000): Lingustica pragmtica y anlisis del discurso (Madrid: Arco/Libros). Goffman, E. (1981). Forms of Talk (Phyladelphia: University of Pennsylvania Press). Jakobson, R. (1960): Lingustica e Potica, in Jakobson, R.(1960): Lingustica e Comunicao (S.Paulo: Cultrix). Kallmeyer, W./Schtze, F. (1976): Konversationsanalyse, in Studium Linguistik 1: 128. Kerbrat-Orecchioni, C. (1980, 1990): Les interactions verbales 1/ Approche interactionnelle et structure des conversations (Paris : Armand Colin). Kerbrat-Orecchioni, C. (1999, 2002): Lnonciation. De la subjectivit dans le langage (Paris : Armand Colin). Marques, M.A. (2003) : Renovao dos Discursos Novas Formas de Interaco e Legitimao dos Interlocutores in Diacrtica, Cincias da Linguagem, n 17-1 (2003): 189-219. (Braga: Centro de Estudos Humansticos da Universidade do Minho). Marques, M.E.R.(1988) : A complementao verbal. Estudo sociolingustico. Tese de Doutoramento. (Lisboa: Universidade Nova. Faculdade de Cincias Sociais e Humanas). Pires, A. P. (2002): Estratgias Discursivas de Marcao da Diferena no Debate Poltico Televisivo (ILCH. Universidade do Minho) (diss. Mestrado). Plantin, Ch. (1996) : Largumentation (Paris: Seuil). Rodrigues, I.M.G. (1998): Sinais conversacionais de alternncia de vez (Porto: Granito). Sarfati, G-E. (1997, 2001): lments dAnalyse du Discours (Paris: Nathan Universit). Vion, R. (1992. 2000) : La communication verbale. Analyse des interactions (Paris : Hachette).

28

8. Anexo: Lista dos participantes no debate Prs e Contras

Nome Ftima Campos Ferreira Pacheco Pereira Manuel Maria Carrilho Rui Rio Fernando Rosas Medina Carreira Ruben de Carvalho Ins Serra Lopes Srgio Figueiredo Jos Manuel Fernandes

Sigla

Estatuto dentro do quadro participativo Moderadora Participante Painel Pr Participante Painel Contra Participante Painel Pr Participante Painel Contra Participante Painel Pr Participante Painel Contra Convidada Especial 1 Convidado Especial 2 Convidado Especial 3

FCF PP MMC RR FR MC RC ISL SF JMF

29

Das könnte Ihnen auch gefallen