Sie sind auf Seite 1von 2

NORMAS DE SEGURANA EM LABORATRIO:

Em um laboratrio de qumica, primordial que o aluno assuma uma postura cuidadosa e responsvel durante as experincias. Estes cuidados tm o objetivo no s de evitar acidentes, como tambm de diminuir o gasto dos reagentes, geralmente muito caros. No se deve ter medo de se manusear os reagentes, vidrarias ou equipamentos, pois dessa forma, voc no ser um bom profissional, o que aumentar os riscos do trabalho, deve-se apenas ter cautela para se trabalhar, evitando assim acidentes. A concentrao sobre o trabalho e o conhecimento sobre o mesmo so fatores primordiais no combate aos acidentes. Muitas das experincias realizadas durante o ensino de qumica so seguras, desde que efetuadas com seriedade. As recomendaes gerais de comportamento, que devem ser seguidas por todos os usurios de um laboratrio so: Usar sempre culos de segurana; no recomendado o uso de lentes de contato no laboratrio; Usar guarda-p abotoado, sapatos fechados e cabelos presos. Evitar guarda-p feito com tecido sinttico; No pipetar produto algum com a boca. Jamais; No usar produto algum que no esteja devidamente rotulado; No levar jamais as mos boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos qumicos; Verificar sempre a toxicidade e a inflamabilidade dos produtos com os quais se esteja trabalhando; Discutir sempre com o professor ou supervisor a experincia que ser feita; Jamais trabalhar sozinho em um laboratrio; Jamais manipular produtos inflamveis perto de chamas ou fontes de calor; Procurar sempre discutir com o professor ou supervisor o local correto de descarte dos produtos txicos, inflamveis, mau-cheirosos, lacrimogneos, pouco biodegradveis ou que reagem com a gua; Jamais comer ou beber em laboratrio.

Produtos custicos ou que penetram facilmente atravs da pele devem ser manuseados com luvas apropriadas. De qualquer forma, lavar sempre as mos aps manipulao de qualquer produto qumico; Produtos volteis e/ ou txicos devem sempre ser manipulados na capela e em casos especiais, com mscaras de proteo adequadas a cada caso; expressamente proibido fumar em laboratrio.

Qualquer acidente ocorrido no laboratrio deve ser imediatamente comunicado ao responsvel pelo setor (no caso da sala de aula, o professor). Todo laboratrio deve possuir um quadro de emergncia, colocado prximo a caixa de primeiros socorros, onde devem existir equipamentos como mantas a prova de fogo, sacos de areia, entre outros equipamentos de segurana, equipamentos estes que todos que trabalham no setor devem saber manusear e operar. O extintor de incndio deve ficar em local livre e visvel, devem haver no laboratrio, tambm um lava-olhos e um chuveiro de emergncia

Laboratrio um local destinado ao estudo experimental qualquer ramo da Cincia. Nos laboratrios de ensino, alm das aulas prticas, so realizadas outras atividades que contribuem para o aprimoramento de ns alunos. Para se trabalhar em qualquer laboratrio imprescindvel seguir algumas normas de conduta, para no colocar em risco os usurios, as instalaes e equipamentos, e o meio ambiente.

Das könnte Ihnen auch gefallen