Sie sind auf Seite 1von 15

1

NATUREZA E MISTICISMO EM COMUNIDADES AMAZNICAS: ROTEIROS TURSTICOS COMO ALTERNATIVA PARA IMPULSIONAR O FLUXO TURSTICO EM SO JOO DE PIRABAS-PA1
Rebecca de Nazareth Costa Cisne2 Ana Carolina Oliveira3
RESUMO: A partir do redimensionamento do pensar sobre roteiro turstico, estuda-se a possibilidade de consider-lo como alternativa de impulsionar o fluxo turstico no municpio de So Joo de Pirabas, localizado no nordeste do estado do Par, microregio do Salgado. O lugar tem potencialidades para o desenvolvimento da atividade ecoturstica no apenas pela diversidade ambiental, mas tambm pelo legado cultural e misticismo relacionado Pedra do Rei Sab. Este artigo analisa, ento, os atrativos tursticos do local com a finalidade de ali-los a roteiros tursticos. Para reunir informaes que subsidiassem o trabalho, foram realizadas pesquisas in loco no municpio, no perodo de 2004 a 2007, para, junto aos arquivos locais, consultar documentos que dessem suporte pesquisa. Parte das informaes foram coletadas por meio de arquivos consultados, outras, das leituras a respeito da histria do Municpio. Realizou-se tambm reviso bibliogrfica para fundamentao terica do trabalho. Palavras Chaves: Roteiro turstico; Ecoturismo, So Joo de Pirabas, Comunidades amaznicas.

1. INTRODUO O municpio de So Joo de Pirabas est localizado na mesorregio do nordeste paraense e na microrregio do Salgado, h aproximadamente 200 km da capital do estado do estado, Belm. Natureza, religiosidade e lendas so elementos que caracterizam o Municpio para a prtica do segmento ecoturstico. O nome do Municpio deve-se a existncia de um peixe, conhecido como pirabas, que era abundante nas guas de seus rios. A grande ocorrncia do peixe pirabas, aliado ao nome do santo devotado pelos primeiros moradores, resultou na formatao de So Joo de Pirabas como nome para o Municpio. Segundo o vereador Edmiltom Santos, no entanto, o nome do Municpio tem outra origem: provm de uma rocha conhecida como pirabas (formaes pirabas), que existe em grande quantidade no leito e nas margens do rio que banha a cidade, hoje abundante na Ilha da Fortaleza4.

Trabalho submetido o grupo de trabalho Espaos de Fronteira: Turismo e Cultura do VI Seminrio Internacional de Turismo de Fronteiras (FRonTur) realizado em Santa Maria-RS no perodo de 13 a 15 de outubro de 2009. 2 Mestranda do Programa de Ps-graduao em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, Especicializanda em Ensino e Aprendizagem de Segunda Lngua Ingls da Universidade de Caxias do Sul. Bacharel em Turismo <rebeccacisne@gmail.com> 3 Mestranda do Programa de Ps-graduao em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, Especialista em Educao e Desenvolvimento Sustentvel pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora <anacarolina_rmelo@hotmail.com 4 Guarda uma das mais expressivas ocorrncias do Cenozico marinho do Brasil; Seo tipo da Formao Pirabas e o limite sul da provncia paleobiogeogrfica Caribeana; Afloram em duas localidades distintas: Ponta do Castelo e Ponta da Fazenda, separadas entre si por 2 km de distncia.

O grande potencial do Municpio aponta para o ecoturismo, no s pela riqueza natural, mas tambm pelo legado cultural, em que se destaca o culto Pedra do Rei Sab, esta premissa baseia-se na considerao de que o ecoturismo no se refere apenas a viagens a reas com grande potencial natural, mas tambm a reas com relevncia cultural. Apesar do grande potencial para o turismo com base sustentvel, atualmente turismo massivo encontra-se em evidncia no municpio, cujo fluxo iniciou-se principalmente aps a construo do Memorial Mstico do Rei Sab, em 2001. Frente s possibilidades e potencialidades de So Joo de Pirabas para o desenvolvimento de um turismo de base sustentvel, destaca-se a dificuldade de impulsionar o fluxo turstico no municpio, o que se deve principalmente ao fato de que o turista 5 que vai ao municpio caracterizado como day-us e, ao fato de que a maioria dos atrativos do municpio esto localizados na regio insular, causando dependncia ao fluxo de mars. Dessa maneira, importante que se pense em roteiros tursticos como forma de embalar o fluxo no municpio. Quanto metodologia de elaborao deste trabalho, foram realizadas reviso bibliogrfica para o delineamento do corpo terico do trabalho, alm de pesquisa documental a cerca da histria do Municpio e pesquisa de campo realizada no perodo de 2004 a 2007. 2. ECOTURISMO E INTERPRETAO PATRIMONIAL COMO PREMISSAS DE DESENVOLVIMENTO TURSTICO O ecoturismo surge como ferramenta de integrao e proteo dos recursos naturais, j que prega uma forma sustentvel de interao do homem com a natureza, e, por meio da educao e Interpretao Patrimonial, prepara o visitante para interagir com o meio-ambiente. A atividade busca a participao da comunidade local em todo o processo, de modo que consiga se beneficiar tanto da conservao quanto da renda gerada. Portanto, o ecoturismo no se traduz somente por belos cenrios naturais; deve haver preocupao com o desenvolvimento scio-ambiental das comunidades envolvidas, com as atividades educativas e tambm com uma infra-estrutura compatvel com os propsitos de conservao e preservao. O ecoturismo uma das atividades que mais cresce em todo o mundo, e isso no diferente no Brasil. A atividade a cada ano vem ganhando mais espao e mdia. Muitos
5

Para melhor entendimento do contexto de desenvolvimento do turismo no municpio de So Joo de Pirabas, neste trabalho, considera-se turista o indivduo que sai de sua cidade independente do tempo de permanncia no local visitado.

parques, reservas e outras reas naturais esto recebendo um grande nmero de pessoas, sendo que muitas dessas reas no possuem estrutura turstica para isso e nem esto preparadas para atender esse nmero crescente de turistas; e no foram projetadas como locais tursticos e necessitam de verba e pessoal devidamente treinado (LINDBERG, 2002). O ecoturismo no deve ser entendido como um segmento de mercado turstico, mas como um turismo alternativo, em oposio ao turismo de massa, baseado em trs principais pilares: conservao da natureza, qualidade de vida para comunidade e educao para os visitantes. De acordo com Kinker (2002), o visitante responsvel por um conjunto de impactos inerentes ao processo de visitao. Por conseguinte, pensar alternativas para diminuir os impactos gerados pela visitao essencial para que o ecoturismo se efetive. Dessa forma, a Interpretao Patrimonial o instrumento fundamental para abordagem dos visitantes, pois traduz a linguagem comum destes, para a linguagem da natureza. A informao como tal, no Interpretao. A Interpretao uma forma de comunicao que vai alm da informao, tratando dos significados, inter-relaes e questionamentos (WWF, 2003, p.262). A Interpretao Patrimonial um componente essencial para o ecoturismo, principalmente quando se apia na cultura e no Patrimnio natural. Para que a comunicao seja efetiva atravs da Interpretao Patrimonial fundamental que provoque ateno, curiosidade ou interesse, alm de relacionar-se com a vida cotidiana do visitante, e ainda, produzir impacto ao pblico. Dessa forma, o principal foco da Interpretao estabelecer uma comunicao efetiva com o visitante, mantendo importantes interfaces com o ecoturismo, com a preservao do patrimnio e o desenvolvimento cultural das comunidades locais (MURTA & ALBANO, 2002). Por meio da Interpretao Patrimonial, pretende-se que, deurante o perodo de visitao, o pblico recebe uma ajuda para que possa entender o entorno e desenvolva atitudes e comportamentos acerca do local. Estas ajudas so 'pistas', 'chaves', e 'elementos de juzo', produzidas mediante o emprego de tcnicas de comunicao efetivas e precisas, e de uma estratgia de planejamento e 'design' que visa transmitir mensagens impactantes e significantes (MIRANDA, 2002, p.97). Segundo Tilden (apud DELGADO, 2000, p.155), a Interpretao Patrimonial uma atividade educacional que aspira revelar os significados e relaes por meio do uso de objetos originais, atravs de experincias de primeira mo e por meios ilustrativos, no lugar de simplesmente comunicar informao literalmente.

O planejamento da Interpretao Patrimonial prev diversas atividades, de acordo com o tempo em que o pblico permanecer no local, a fim de sensibiliz-lo em relao rea. feito um repasse de informaes sobre a importncia do local, buscando utilizar meios prticos para que os visitantes percebam realmente os elementos em seu entorno. Para Murta & Goodey (2002, p. 14) a Interpretao patrimonial um instrumento essencial conservao e gesto do patrimnio, uma vez que orienta o fluxo de visitantes visando a proteo do objeto da visita. Pensar o fluxo turstico igualmente importante para seu entendimento e percepo do visitante em relao ao lugar visitado, conforme ser defendido na sesso seguinte. 3. O FLUXO NO ENTENDIMENTO DE ROTEIRO TURSTICO A dimenso de espao no turismo est relacionada com o espao geogrfico, a ser percorrido pelo turista no ato da viagem. Cabe ento estudar os fluxos, j que o Turismo preocupa-se, de maneira geral, com o planejamento dos fixos (GASTAL, 2005a), pela imensa preocupao econmica atribuda a atividade. O Turismo, no entanto, , e deve ser entendido por seus gestores e planejadores, como uma atividade humana e social. Conforme Centeno (1992), para uma proposta consistente de teorizaes sobre o assunto, necessrio que a anlise parta da substncia do Turismo, os fluxos; ou seja, os estudos no Turismo devem ser aprofundados a partir do conhecimento dessa substancialidade. Essa idia requer que o Turismo preocupe-se com os mais variados fluxos e no apenas com questes logsticas; uma opo pode ser, por exemplo, o trabalho com interpretao patrimonial, como forma de embalar o fluxo. Gastal (2005a) tambm critica a prioridade que dada, tanto no contexto de sala de aula, quanto em nvel de teorizaes, a questes de planejamento e gesto de destinos tursticos; enquanto que a viagem, o percurso, o deslocamento, condio sine qua non para o desenvolvimento do Turismo so relegados a segundo plano. importante considerar, nesse contexto, o dimensionamento de espao sugerido por Castells (1999) em que o autor o faz distino entre espao de fluxo e espao de lugares. Em que o primeiro uma oposio dialtica em relao ao segundo. Para o autor, o espao de lugar est relacionado com a organizao espacial historicamente enraizada de nossa experincia comum. Em uma viso mais atual, o que atende ao pensamento de que o espao deve ser visto como um fator de evoluo social, portanto, produzido e reproduzido constantemente. O movimento histrico o que constri o espao, que uma instncia da sociedade, contm e contido pelas demais instncias (CASTROGIOVANI, 2001, p. 24).

O espao de fluxos, no entanto, uma nova lgica dentro do processo territorial e refere-se a manifestao espacial predominantemente de poder e funo de nossas sociedades (CASTELLS, 1999). Portanto, os fluxos so importantes para dar vida aos fixos e assim esses personagens (inclui-se aqui tambm os turistas) no so apenas observadores dessas interaes, mas parte integrante delas (CASTROGIOVANI, 2001). Sob essa lgica, o fluxo implica analisar o Turismo sob a perspectiva de movimento: automveis (pensado unicamente em nvel de planejamento urbano), mas tambm, cultura, religio e pessoas. Para Lombardo (2002), hodiernamente o Turismo redimensiona o territrio por meio de um consumo e recriao de imagens e assim oferece expectativas de explorao turstica do territrio com base na propaganda e apelos de consumo ligados a um planejamento de explorao espacial. Alm de remeter questo de planejamento dos fluxos, o autor entra em uma segunda questo: o imaginrio. Gastal (2005a) afirma que no apenas os deslocamentos sofrem influencia com a alterao da velocidade, mas atua tambm sobre o fluxo das trocas simblicas. importante ressaltar que quando se trata de imaginrio no h verdade ou mentira, j que todo o imaginrio (GASTAL, 2005b, p. 75). Para a autora o que deveria fazer parte do planejamento turstico no raro entregue ao marketing. Desse equvoco resulta muito da m fama que os imaginrios possuem, pois as pessoas tendem a associ-los falsidade e mentira ( p. 66). 4. O ROTEIRO TURSTICO: CONCEITOS E NOMENCLATURAS INERENTES Quando se trata de roteiro turstico, existem vrios termos e conceitos que o acompanham. Alguns, muitas vezes so utilizados como sinnimos ou complementares, tais como: circuito, excurso, itinerrio e pacote turstico. Bahl (2004a) quando fala em itinerrio o descreve como um roteiro de uma viagem ou deslocamento; caminho a seguir de um local para o outro. Tavares (2002) afirma que esta uma das nomenclaturas mais utilizadas para roteiro turstico; concernente ou relativo a caminhos; descrio de viagem, roteiro, caminho que se vai percorrer, ou se percorreu; caminho, trajeto, percursos. Apesar de ser apontado pela literatura como sinnimo de roteiro, o itinerrio turstico no possui uma abrangncia to grande no que concerne a incluso de servios como os roteiros tursticos. Quanto a circuito turstico, Bahl (2004a) afirma ser a proposio de itinerrios, ou percurso circular de uma programao turstica, para que no se passe duas vezes pela mesma

localidade antes de retornar ao ponto de partida. Excurso, segundo o autor seria viagem turstica com um roteiro previamente estabelecido, de uma utilizao individual ou coletiva, geralmente organizados por uma agncia de viagens, com o tempo de durao limitado e nmero variado de pases e cidades. Tavares (2002) limita-se a dizer que excurso um pacote turstico coletivo. Esse ltimo, deriva do ingls package, que conforme o dicionrio Oxford, se refere a um conjunto de itens e idias que so trazidas e devem ser aceitadas juntas. Tavares (2002) ao tratar do termo, refere-se a ele como um roteiro de viagem, o qual inclui os servios a serem utilizados, ou seja, os elementos intervenientes (BAHL, 2004a) que constam na programao. Ela afirma ainda que esse um tipo de roteiro turstico em que os elementos so vendidos em conjunto, no podendo ser vendidos separadamente, o que mantm a idia de all incluse. Bahl (2004b) corrobora com essa idia ao afirmar que pacotes tursticos so roteiros tursticos compostos por outros roteiros tursticos que, quando conjugados, formam um grupo mais amplo que divulgado em unidade. Para Tavares (2002), os pacotes podem ser classificados em dois tipos distintos: 1) individual (fortfairs), em que o cliente pode escolher sua programao; e 2) coletivos (excurso) em que o passageiro est sujeito ao roteiro escolhido pelo grupo; muitas vezes, contudo, esse roteiro escolhido pelo agente operador e tem perfil de produto montado a ser lanado na prateleira da agncia com um rtulo comercial criado por um processo pronto. Tal complexidade chega, portanto, ao mbito dos roteiros tursticos; Bahl (2004a, p. 42) o define como descrio pormenorizada de uma viagem ou seu itinerrio. Ainda, indicao de uma seqncia de atrativos existentes em uma localidade e merecedores de serem visitados. Essa definio est em concordncia com o que apresentado por Tavares (2002), quando a autora recorre ao Dicionrio de Lngua Portuguesa, Aurlio (2001), em busca de uma definio. Esse, por sua vez, considera roteiro como sinnimo de itinerrio e acrescenta que roteiro turstico uma indicao metdica e minuciosa da situao e direo de caminhos. Alm da anlise de produto rotulado lanado ao comrcio implcito na idia de Bahl ao propor que roteiro seja visto como mero objeto descritivo, outro aspecto passvel de anlise, a afirmativa de seqncia de atrativos merecedores de serem visitados, o que implica em uma subjetividade inerente quele que o formata e o olhar desse agente operador sobre a rea a ser visitada. Ora, o interesse de cada ser humano, aqui encarado como turista, varivel e dependente de cada situao e local. No caso do Turismo, envolve fatores complexos como motivao e, ao consider-lo sob a perspectiva de desejo, envolve as expectativas intrnsecas do sujeito turista frente quela localidade visitada, ou seja, subjetividade relativa no contexto desses atrativos merecedores de serem visitados. Grandes e suntuosas igrejas da

Europa esto comumente presentes nos roteiros empratileirados das agncias de Turismo, o interesse do visitante, no entanto, pode transcender tais atrativos. Essa subjetividade continua presente quando o autor acrescenta que um roteiro bem idealizado uma forma de reunir diversos elementos que apresentem os mais diversos aspectos de uma regio ou localidade, para ele, tais elementos despertam no s os interesses das pessoas como tambm preenchem as necessidades de evaso e deslocamento, o que as torna motivadoras para viagem. Sob esse ponto de vista, o autor, sugere que nos roteiros sejam includos aspectos relacionados a contedos histricos, geogrficos, sociais, econmicos, urbansticos, culturais, religiosos, folclricos, dentre outros. Alm disso, a vinculao da imagem do local, para o autor, estar vinculada aos seus atrativos oriundos das caractersticas culturais ou naturais. Essa afirmao est em conformidade com o que diz o Ministrio do Turismo (Mtur) em que os roteiros tursticos so itinerrios caracterizados por um ou mais elemento que lhe conferem identidade. Tavares (2002) diz que o roteiro turstico uma das principais formas de contextualizar os atrativos existentes em uma localidade e, consequentemente, potencializar seu poder de atratividade, o que pode dinamizar o potencial de atrao turstica do local. Nele, os atrativos esto inseridos em um contexto maior, mas, de forma geral, os roteiros so um atrativo em si s. A autora contudo transcende essa dimenso e afirma que os roteiros no devem ser concebidos to somente como uma seqncia de atrativos a serem visitados, mas como uma importante ferramenta para a leitura da realidade existente e da situao sociocultural vigente na localidade. Essa leitura, contudo, tambm est passvel ao olhar subjetivo do operador. 5. ROTEIROS TURSTICOS: UM DEBATE PELA SUPERAO Alm dos aspectos j considerados at aqui outro de maior complexidade merece destaque: o reducionismo conceitual. O conhecimento que se tem sobre o Turismo no mbito de produes acadmicas, ainda pouca e restrita s informaes e sistematizaes do setor produtivo (MOESCH, 2002). No que se refere ao roteiro turstico, as tentativas de definio, de forma geral, limitam-se a questes de comercializaes e, as publicaes sobre o assunto so em maioria reduzidas a questes operacionais. Algumas, contudo, ainda que timidamente fogem dessa regra, mas so pontuais colocando-as apenas como descrio de itinerrios de viagens, conforme apontado anteriormente. Apesar de pioneiras e vetoras para o conhecimento inicial sobre o assunto, tais concepes precisam ser analisadas sob um ponto

de vista mais analtico, uma vez que esto distante de contemplar a complexidade pressuposta pela complexidade turstica. Conforme reafirmado por Tavares (2002) que observa que o termo roteiro turstico implica em um conceito amplo ainda no alcanado. Essa questo pode ser observada nas tentativas de definio que seguem: considerado por Bahl (2004a) como uma associao de vrios produtos tursticos (destinaes e servios) podendo-se denomin-la como produto passvel de compra. O MTur corrobora com essa linha de valor comercial atribuda aos roteiros tursticos e, alm da comercializao o considera sua definio e estruturao com finalidade de planejamento, gesto e promoo. A vertente pragmtica comercial ainda mais acentuada pelo rgo federal quando esse aponta que a roteirizao um processo com finalidade mercadolgica (MTUR, 2005, p. 6), idia reforada pela Creato (2005) para qual o objetivo do roteiro tornar-se instrumento que facilite a promoo e venda do destino por meio da combinao das atividades de cunho histrico e cultural das localidades, de forma a valoriz-las utilizando transporte apropriado para a formao de uma imagem prpria, nica e voltada para a criao da permanncia. Esse ltimo aspecto tambm considerado pelo MTur (2005) como um meio para o aumento do gasto mdia do turista na localidade. A questo da imagem tambm tomada por Bahl (2004a). Essa, segundo o autor deve ser transmitida em conformidade com a realidade local A Creato (2005) considera o roteiro turstico como sendo aqueles que abordam Temas especficos, alm de identificar e combinar as principais potencialidades do ambiente natural e cultural de uma regio, interpretando-as, combinando-as e transformando-as em produtos tursticos comercializveis. Essa descrio do que seria roteiro turstico exclui a possibilidade de existncia de roteiros tursticos panormicos (gerais), considerado por Bahl (2004a). Sobre o assunto, o autor diz que os roteiros podem aglutinar Temas e objetivos. Para ele, o roteiro resume todo o processo de ordenao de elementos intervenientes (Tempo e Espao), na efetivao de uma viagem e assim desencadear posterior circulao turstica, seguindo determinados trajetos e assim criar fluxos e possibilidades de um aproveitamento racional dos atrativos a visitar, alm de influenciar no valor final do produto. Para Bahl (2004a), o desenvolvimento de roteiros tursticos com exposio temtica fundamentada em contedos culturais e naturais desperta o interesse das pessoas e preenchem sua necessidade de evaso e deslocamento motivando-as a viajar. De certa maneira, o mesmo reducionismo se aplica s tentativas de definies e/ou conceituaes de termos ainda mais prximos de seu uso de senso comum do que simplificativo de uma construo terica consistente. O conhecimento de senso comum revela a forma mais elementar que o homem utiliza para interpretar o mundo e surge da necessidade

de resolver problemas imediatos, ligados praticidade fatual (Bombassaro, 1992). Para o autor, o senso comum desconhece explicaes causais; permanece preso opinio; no permite correes e, no se deixa apanhar pela crtica e, por isso, oferece uma viso fragmentada da realidade. Alm da viso fragmentada que se tem devido ao conhecimento de senso comum, Moesch (2002) considera ainda que os estudos nessa rea so fragmentados, unilaterais e com insuficincia metodolgica, pontuais, com ausncia de um esprito crtico passvel de autonomia intelectual. Esse reducionismo conceitual, aliado ao discurso do trade ou seja ao saber-fazer (MOESCH, 2002) necessita de aprofundamento quando se trata de um fazer-saber. Segundo a autora, o vislumbramento dos economistas quanto ao avano do fenmeno turstico fez com que eles vejam o crescimento das taxas de desenvolvimento das diferentes regies; essa viso calcada na gide economicista contribui para que o Turismo seja analisado por uma vertente pragmtica tomado pelo forte apelo econmico. Essa posio , segundo Moesch (2002), outra responsvel por seu reducionismo epistemolgico. 6. O MUNICPIO DE SO JOO DE PIRABAS E SUA POTENCIALIDADS NATURAIS E CULTURAIS A regio Amaznica conhecida pela vasta diversidade biolgica de seus ecossistemas, bioma, fauna e flora; porm h valores igualmente importantes e com relevante heterogeneidade a serem explorados por meiio do desenvolvimento da atividade turstica na regio, como o folclore com suas lendas e mitos. Neste trabalho busca-se evidenciar que, apesar de vivermos um momento em que debates sobre ps-modernidade e tecnologias parecem dominar a cena acadmica, dentre a populao tradicional amaznica ainda h os acreditam nos deuses e demnios, nas estrias que relatam a curiosa metamorfose de gente em bicho, estrias que falam de pessoas que possuem o poder de invocar os caruanas6, enfim, nesses recantos esquecidos pelo consumismo e globalizao, ainda possvel conversar com aqueles que acreditam no sobrenatural e naquilo que a imaginao cabocla cria por meio do imaginrio do caboclo ribeirinho. O Estado do Par, assim como os demais Estados amaznicos. possui igual relevncia no contexto cultural com danas, e curiosas estrias, mitos e lendas. Nesse panorama de imaginrio, So Joo de Pirabas destaca-se pela forte crena na mstica Pedra do Sab, em
6

Entidades protetoras e auxiliadoras dos pajs e feiticeiros amaznicos.

10

torno da qual est grande parte do misticismo dos moradores locais. Grande parcela da populao tem alguma estria a contar, embora alguns se retraem e afirmando que depois o homem vem e castiga ns, outros, ao serem perguntados sobre os mistrios que cercam a Pedra comentam que: O cara l muito ruim e dizem que tm medo de apanhar. Ao dizer que estava indo visitar a ilha, o menino, de aproximadamente 10 anos de idade que estava por perto me aconselhou que levasse um litro de Domus pra dar pra ele7. A regio do Salgado Paraense remetia os paraenses, em especial os moradores da Regio Metropolitana de Belm, durante um longo perodo, s praias de Salinpolis, onde grande parte da populao de Belm costuma passar o veraneio. Recentemente, porm, alguns outros municpios dessa regio passaram a ter maior destaque, como o caso de Bragana, Marapanim, a Ilha de Algodoal e o municpio de So Joo de Pirabas (objeto de estudo deste artigo). O potencial turstico na localidade de So Joo de Pirabas refere-se essencialmente aos atrativos naturais. H, porm, grande influncia relacionada ao imaginrio dos pescadores acerca da Pedra do Rei Sab, localizado na ilha da Fortaleza. Alm da rea continental, o municpio ainda detm uma rea insular importante para o turismo na regio. Destaca-se trs ilhas, com relevncia para o desenvolvimento da atividade ecoturstica, que atualmente possuem pouca ao antrpica, a no ser pela presena de alguns pescadores e com exceo da ilha da Fortaleza, com maior incidncia antrpica principalmente em funo das Festividades em honra ao Rei Sab. A seguir, sero apresentados os principais atrativos naturais no municpio: a) Ilha da Fortaleza: Localizada ao norte da cidade, possui belas praias com encantos naturais quase inexplorados. berrio de guars, garas brancas, marrons e pretas. A principal praia a do Castelo, onde se encontra o Memorial Mstico do Rei Sab. b) Ilha do Coqueiro: Bastante piscosa, propcia prtica de pesca esportiva, j explorada de maneira no organizada por empresrios do setor turstico do municpio vizinho, Salinpolis. A praia do Buraco a mais frequentada da Ilha, principalmente, nos meses de frias escolares. A praia do Tuncundeua, em grande diversidade de aves como Japiins, gavies, entre outros. Tambm possvel observar macacos na vegetao da ilha. c) Ilha do Itarana: Atrativo municipal com maior infraestrutura no municpio. H um hotel fazenda onde so oferecidos servios de alimentos e bebidas. Empresrios locais dispe

Em conversa com moradores do municpio em setembro de 2004

11

de servios de guias para realizao de trilhas. Os equipamentos no so adequados para a prtica do ecoturismo. d) Memorial Mstico do Rei Sab: No ano de 2000 foi recuperada a pedra do rei Sab e adicionadas mais quatro esttuas, que representam entidades dos cultos afrobrasileiros: Mariana, Iemanj, Z Raimundo e Jarina. O local passou a ser referncia para rituais de Umbanda e muito frequentado por seus adeptos. A festa organizada pelos pais de santo do municpio e atrai adeptos e simpatizantes da Umbanda de todo o Par e de outros estados. e) Casa do Alemo: Construda por um alemo no final do sculo XIX com materiais regionais como pedras e argamassa (mistura de argila e calcrio obtido da calcinao do sarnambi). A casa chama ateno, principalmente, pelas paredes com 42cm de largura e seu curioso sistema de distribuio de gua para os diversos cmodos. Alm dos atrativos naturais, h tambm manifestaes populares como o Festival da G, Festival do Agricultor, Festival do Bagre, Festa de So Joo Batista, Festividade de So Pedro, festa de Nossa Senhora da Conceio, Crio de Nossa Senhora de Nazar, alm do Festival do Rei Sab, realizado nos dias 19 e 20 de janeiro, sob responsabilidade do Sr. Manoel Rosrio da Paixo. no primeiro dia, os festejos so realizados na sede do Municpio e o segundo no Monumento Mstico do Rei Sab. A festa basicamente organizada pelos pais de santo da regio atrai adeptos e simpatizantes da Umbanda de todo o Par e de outros Estados. 7. O IMAGINRIO DO POVO PIRABENSE QUANTO A PRESENA DO REI SAB NO MUNICPIO H 6km do habitual local de desembarque da Ilha de Fortaleza, chamado pelos resistentes de residncia (porto da ilha), encontra-se a pedra do Rei Sab ou Mestre Sab que, segundo acreditam alguns, um local encantado. Moradores de So Joo de Pirabas afirmam que no local residem o Rei, a Filha e o Genro. A populao local conta vrios casos de curas, milagres ou mortes em decorrncia da depredao de oferendas, ou quebra de promessas ao Mestre Sab. O certo que a maioria dos pescadores cumprem o ritual de pedir proteo para suas pescarias, e, em troca, coloca na base da pedra, cachaa, vinho e charuto como oferendas, quando ocorrem sucessos na atividade.

12

A pedra mstica cercada por outras formaes pontiagudas que, para os moradores locais, representam o sacrifcio oferecido ao Rei, para que ele atenda o pedido do promesseiro. Os pescadores do municpio apontam para So Sebastio como o santo da Igreja catlica que possui sincretismo religioso com o Rei Sab. Segundo relatam alguns moradores, So Sebastio um homem que foi perseguido pela nobreza, a ponto de ser colocado como alvo para os arqueiros e, mesmo assim ter sobrevivido, o que o levou a ser decapitado. O imaginrio, no s do povo pirabense no que se refere ao Rei Sab, acabou por originar diversas estrias que do razo presena do Rei no municpio. A primeira verso que em tempos remotos, o Rei Sab ancorou seu belo navio naquele lugar e sofreu um encanto que o transformou em pedra. Um pescador conta que a origem da pedra pode ser justificada pelo fato de que naquele local, habitara uma tribo indgena muito prspera, e que, de repente, passou por um perodo de decadncia antes de ser dizimada por uma doena misteriosa, restando como nico sobrevivente o chefe da tribo, que desolado sentou-se na praia de costas para o mar e ficou a contemplar o local que outrora serviu de lar para sua tribo, permanecendo em estado de contemplao at ficar petrificado. Outra verso e tambm a que tem mais simpatizante, conta que o Rei Sab era o rei de uma tribo africana que foi capturado como escravo e o navio que o transportava naufragou na Costa Atlntica do Nordeste brasileiro. O Rei conseguiu salvar-se nadando at a Ilha de Fortaleza onde teve uma filha. Inclusive, na Ilha, h uma rocha em formato de um corao, que os nativos acreditam ser o Corao da Princesa, filha do Rei Sab. Segundo conta um morador do municpio, um pescador teria prometido ao Rei que, se conseguisse fazer uma boa pescaria, o maior dos peixes seria da entidade. A pescaria foi boa, mas o pescador no cumpriu a promessa e, prximo ao Porto de Pirabas, a embarcao de peixes virou e todo o trabalho foi perdido. Com o passar do tempo, devido realizao da festa do Rei Sab a pedra ficou conhecida, o que atraiu pessoas com interesses diversos, desde simples curiosos a pesquisadores e equipes de reportagens. Mas, para os msticos, adeptos ou no da Umbanda, esse um lugar mgico, onde as pessoas vo em peregrinao e com a finalidade de pedir uma graa, pagar uma promessa, fazer oferendas ou adquirir fora. 8. CONSIDERAES FINAIS

13

A Amaznia pensada, de forma geral, sob a perspectiva ambiental. necessrio, no entanto, que se reconhea o capital social amaznico, valorizando tambm os povos e comunidades que habitam esse territrio e reconhecer que esse um lugar que possui histria, cultura e identidade. No contexto amaznico, com uma paisagem pouco comum a esse territrio, est o municpio de So Joo de Pirabas. A peculiaridade do lugar est na presena da costa atlntica. O estado do Amap embora tambm possua costa ocenica, a mesma coberta de mangues e no dispe de infra-estrutura, o torna muito limitado para ao desenvolvimento do turismo. Pela ambiente natural favorvel e pelo legado cultural, So Joo de Pirabas aponta suas potencialidades para o desenvolvimento do ecoturismo. A prtica pode ser uma alternativa de desenvolvimento para o municpio que, atualmente, recebe expressivo nmero de turistas, principalmente no perodo de frias escolares (janeiro, fevereiro, julho e dezembro). Dois pontos merecem destaque nesse contexto, o primeiro que, apesar da vocao para o ecoturismo, o turismo no municpio pode ser caracterizado como massivo, no s sob a perspectiva quantitativa, como tambm qualitativa. O segundo, os turistas que freqentam o municpio, de maneira geral, so pessoas que esto em Salinpolis, municpio vizinho (distante cerca de 30km) e que vo para o municpio para fugir das grandes movimentaes das praias do Atalaia, por exemplo. Esses indivduos, geralmente, passam o dia em So Joo de Pirabas e retornam a Salinpolis. Esse fato no condiz com os princpios de ecoturismo de incluso e gerao de renda para os moradores locais, j que, de forma geral, esses turistas utilizam apenas os servios de restaurantes de So Joo de Pirabas. Com vistas a essas questes, este artigo propes que, por meio da criao de roteiros ecotursticos, que considere as potencialidades naturais e culturais do lugar, para impulsionar o fluxo turstico no municpio. importante, porm, que esses roteiros considerem o sujeito turstico, dentro de suas expectativas e desejos; a questo tempo e espao, importantes no contexto de So Joo de Pirabas, j que os principais atrativos naturais esto localizados na regio insular, causando a dependncia do trfego ao fluxo das mars; e, a tematizao. A dependncia ao fluxo de mars foi, por muito tempo, considerado um dos maiores entraves para o desenvolvimento do turismo na regio. A proposio de roteiros que considerem o legado cultural pode ser uma alternativa para a superao desse entrave,

14

valendo-se de rodas de contadores de estria, explorando o imaginrio do caboclo amaznico, danas e msica. 9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAHL, M. Viagens e roteiros tursticos. Curitiba: Protexto, 2004a. ______, M. Legados tnicos e ofertas tursticas. Curitiba: Juru, 2004b. BRASIL. Ministrio do Turismo. Coordenao Geral de Regionalizao. Programa de Regionalizao do Turismo Roteiros do Brasil: Mdulo Operacional 7: Regionalizao turstica. Ministrio do Turismo. Braslia, 2007. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (A era da informao): economia, sociedade e cultura) Traduo: Roneide Venncio Majer. So Paulo: Paz e Terra, 1999. CASTROGIOVANI, Antnio Carlos. Turismo e ordenao no espao urbano. IN: CASTROGIOVANI, Antnio Carlos (org). Turismo urbano. So Paulo: Contexto, 2001. p. 23-32. CENTENO, Rogelio Rocha. Metodologia de la investigacin aplicada al turismo. xico: Trilllas, 1992. CREATO, Oficina de Roteiros. Manual Tcnico de Desenvolvimento e Operao de Produtos e Roteiros Tursticos. 10. ed. Belo Horizonte. 2005. DELGADO, J. A interpretao ambiental como um instrumento para o ecoturismo. In. SERRANO, C. (Org.) A educao pelas pedras. So Paulo: Chromos, 2000. GASTAL,Susana. Nomadismo e turismo: Viagem como vida no espao. IN: TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Anlises regionais e globais do turismo brasileiro. So Paulo: Roca, 2005. p. 49-58. _______, Susana. Turismo, imagens e imaginrios. So Paulo: Aleph, 2005b. KINKER, S. Ecoturismo e conservao da natureza em Parques Nacionais. Campinas: Papirus, 2002. LINDBERG, G & HAWKINS, D. Ecoturismo: um guia para planejamento e gesto. 4 ed. So Paulo: Senac, 2002. LOMBARDO, Magda Adelaide. O uso de maquetes como recurso didtico em turismo. IN: RODRIGUES, Adyr Balastreri. Turismo e desenvolvimento local. 3 ed. So Paulo: Hucitec, 2002. MIRANDA, J. M.. O processo de comunicao na interpretao. In. MURTA, S. M. & ALBANO, C. (org) Interpretar o patrimnio: um exerccio do olhar. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Territrio Brasilis, 2002.

15

MOESCH, M. A produo do saber turstico. 2ed. So Paulo: Contexto, 2002. MURTA, Stela Maris & ALBANO, Celina. Interpretao, perservao e turismo: uma introduo. In: MURTA, Stela Maris & ALBANO, Celina (org). Interpretar o patrimnio: um exerccio do olhar. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Territrio Brasilis, 2002. MURTA, Stela Maris & GOODEY, Brian. Interpretao do patrimnio para visitantes: um quadro conceitual.n: MURTA, Stela Maris & ALBANO, Celina (org). Interpretar o patrimnio: um exerccio do olhar. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Territrio Brasilis, 2002. TAVARES, A. de M. City-tour. So Paulo: Aleph, 2002. WWF Brasil. Manual de ecoturismo de base comunitria: ferramentas para um planejamento responsvel. Sylvia Mitraud (Org.). Braslia, 2003.

Das könnte Ihnen auch gefallen