Sie sind auf Seite 1von 7

Associao de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares, ADEB

IPSS de utilidade pblica com fins de Sade

Sade Mental Estigma &

A.D.E.B.

Estigma & Sade Mental

Estigma & Sade Mental


A doena mental com frequncia relacionada com o mendigo que deambula pelas ruas, que fala sozinho, com a mulher que aparece na TV dizendo ter 16 personalidades e com o homicida louco que aparece nos filmes. Palavras como maluco, esquizofrnico, psicopata e manaco, so vulgarmente utilizadas na linguagem do dia-a-dia. As pessoas olham-se e dizem: Isto no me vai acontecer de modo nenhum, no sou maluco, venho de uma famlia slida, ou, ento, a doena mental no me afecta, isso problema dos outros. O Estigma relacionado com a doena mental provm do medo do desconhecido, dum conjunto de falsas crenas que origina a falta de conhecimento e compreenso. Com este texto, procura-se que haja uma melhoria do conhecimento, desmistificando falsas crenas e esteretipos e fornecendo novos dados acerca da doena mental e das pessoas que dela sofrem.

Do rio que tudo arrasta, se diz que violento, mas ningum diz violentas as margens que o comprimem Brecht

A.D.E.B.

Estigma & Sade Mental

ALGUNS CONCEITOS ERRADOS SOBRE DOENA MENTAL


As pessoas que sofrem de doenas mentais no iro nunca recuperar? As doenas mentais tratam-se e muitos doentes recuperaram a sade. As doenas mentais devem ser encaradas do mesmo modo como se olha para as doenas fsicas. Tal como o cancro e as doenas de corao, sabe-se que muitas doenas mentais tm causas definidas, requerendo cuidados e tratamento. Quando os cuidados e o tratamento so prestados, de esperar uma melhoria ou recuperao, permitindo s pessoas regressarem comunidade e retomarem vidas normais. Infelizmente, os preconceitos impedem que as pessoas, uma vez recuperadas das doenas mentais, consigam dar os passos para reingressar na vida vocacional, familiar e social, com total plenitude. Este obstculo, vem bloquear os esforos que permitiriam que as suas vidas seguissem cursos to normais e produtivos quanto possvel.

As pessoas que receberam tratamento psiquitrico so instveis podendo perder o controlo a qualquer momento? A maioria das pessoas com doenas mentais tm maior tendncia para se afastarem do contacto social, do que de se confrontarem agressivamente com outros. O receio que a sociedade tem da sua violncia infundado, no sendo uma razo vlida para lhes serem negadas oportunidades de emprego, casa ou amizades. Os peritos afirmam que a maior parte das recadas aparecem gradualmente e no de forma abrupta. Se os mdicos, amigos, famlia e os prprios doentes estiverem atentos aos sinais premonitrios da doena, as crises podem facilmente ser detectadas e tratadas convenientemente, antes de se tornarem demasiado graves. As pessoas que foram tratadas de perturbaes mentais so empregados de baixa qualidade? Muitas pessoas recuperadas de uma doena mental revelam-se excelentes empregados, havendo muitos patres a declarar que so mais pontuais e assduos que outros colegas. Demonstram serem iguais no que se refere motivao, qualidade de trabalho e durao de tempo no emprego. Entenda-se que algumas destas pessoas esto sujeitas a recadas, que podem causar perodos de ausncia dos seus empregos. No entanto, atravs de programas que permitam horrios flexveis e perodos laborais que se acomodem a estas interrupes, estas pessoas podem vir a ser empregados produtivos. justo que lhes seja dada uma oportunidade. As pessoas que recuperaram de uma doena mental esto mais indicadas para exercerem trabalhos de nvel inferior, mas nunca posies de responsabilidade? Em todas as pessoas, a capacidade de progresso numa carreira depende dos talentos pessoais, da destreza, da experincia e motivao. O mesmo se passa com as pessoas com doenas mentais. Tem havido muitos exemplos de pessoas que, tendo recuperado, foram colocados em lugares de muita responsabilidade. Podem mesmo ser personalidades destacadas. apenas necessrio algum encorajamento para que aqueles que recuperaram das doenas mentais, possam levar a cabo as suas tarefas com todas as suas potencialidades.

As pessoas com doenas mentais so violentas e perigosas para a sociedade? Essas pessoas apresentam tantos riscos de crime como os outros elementos da populao em geral. Depois de recuperados e de regresso comunidade, estes doentes tm maior tendncia para se mostrarem ansiosos, tmidos e passivos, mais sujeitos a serem vtimas de crimes violentos, do que autores dos mesmos. Uma pessoa que tenha tido acompanhamento psiquitrico, mas sem passado criminal, tem menos probabilidades de vir a ser preso do que a mdia dos cidados.

A.D.E.B.

Estigma & Sade Mental


A fase manaca manifesta-se por um comportamento hiperactivo, com euforia ou irritabilidade, insnia, discurso e pensamento rpido e, por vezes, ideias de grandeza.

TIPOS DE DOENAS MENTAIS


A primeira coisa a ter presente para se compreender um indivduo com doena mental, o facto das doenas mentais ou psquicas serem efectivamente doenas e o comportamento disfuncional pode ser mais doloroso para o prprio do que para os outros. Deve-se tambm reconhecer que um comportamento problemtico, sem uma causa aparente, pode ser o resultado de uma doena emocional e no uma falha de carcter. H diversos exemplos de comportamentos problemticos que, manifestados durante um longo perodo de tempo, podem indicar que a pessoa tem uma perturbao emocional. Inclui-se neste caso a agressividade, a tristeza excessiva, a preocupao exagerada, a falta de confiana nos outros, o egosmo e avareza, o abandono e dependncia, o fraco controlo emocional e a hipocondria.

ESQUIZOFRENIA
A Esquizofrenia uma doena mental grave e crnica que, sem tratamento, impossibilita a pessoa de se comportar normalmente na famlia, no trabalho e na comunidade. Os sintomas incluem: - Alucinaes (vozes e outras), delrios ou falsas crenas patolgicas que no so corrigveis pela razo, pensamento desorganizado, alteraes dos afectos, das emoes, do juzo crtico e de vontade. A pessoa que sofre de esquizofrenia pode falar incoerentemente, deixar de falar, ter respostas emocionais desadequadas, humor embotado ou neutro, ausncia de respostas emocionais ou perodos longos de exaltao ou depresso, ideias de perseguio e grandeza ou outras de contedo fantstico. Com um tratamento farmacolgico adequado, grande parte destes sintomas atenuam-se ou desaparecem.

H muitos tipos diferentes de doenas mentais, tais como:

DEPRESSO E DOENA MANACO-DEPRESSIVA


A Depresso uma doena mental que pode afectar o humor durante longos perodos de tempo. Os sintomas incluem: perturbao do apetite e do sono, fadiga e perda de energia, sentimentos de inutilidade, culpa e incapacidade, falta de concentrao e preocupao com a morte, desinteresse, apatia e tristeza. A Depresso pode afectar pessoas de todas as idades, desde a infncia terceira idade e, sem tratamento, pode conduzir ao suicdio. A Doena Manaco-Depressiva ou Doena Bipolar tambm uma doena mental caracterizada por oscilaes do humor, havendo perodos de extrema exaltao e outros de depresso profunda.

PERTURBAES ANSIOSAS
H trs principais tipos de perturbaes ansiosas:

Fobias Perturbao de Pnico Perturbao Obsessivo-Compulsiva

A.D.E.B.
As pessoas com Fobias sentem imenso terror quando confrontadas com situaes especficas (estarem em locais superlotados ou terem de falar em pblico) ou com certos objectos ( pontes ou animais, por exemplo). As fobias podem impedir a pessoa de ter uma vida normal, obrigando o indivduo a fazer adaptaes na actividade diria, evitando essas situaes ou objectos. A Perturbao do Pnico caracterizada pelo aparecimento repentino de um sentimento de terror (pnico), sem causa aparente. Durante o ataque de pnico, a pulsao aumenta, a respirao torna-se rpida e o doente pode suar ou ficar com vertigens. A pessoa passa a recear constantemente que as crises se repitam. Quem sofre de Doena Obsessivo-Compulsiva tem pensamentos repetitivos, persistentes, involuntrios, de contedo estranho ao Eu e a propenso a comportamentos ritualizados, que o doente no consegue controlar, tais como lavar constantemente as mos, verificar repetidas vezes, contar, arrumar etc...

Estigma & Sade Mental

ESTIGMA
Ningum duvida que h um estigma ligado a quem tenha doena mental. Este estigma ou preconceito isola o indivduo em relao aos outros, como se fosse uma pessoa marcada pelo passado de doena. O estigma abrange aqueles que tiveram ou tm uma doena mental. As relaes sociais ficam muitas vezes prejudicadas, como se o doente fosse um ser parte, objecto, por isso, de uma discriminao rejeitante. A discriminao contra as pessoas com doena mental pode tomar diversas formas: Uma rapariga que no admitida na universidade porque supostamente no conseguiu os mnimos requeridos para a sua admisso, sem que lhe tivesse sido dada qualquer explicao. Um homem requereu a obteno de uma casa subsidiada, tendo-lhe sido dito que no havia apartamentos vagos. Mais tarde vem a saber que duas casas tinham sido arrendadas a outras pessoas duas semanas depois de lhe terem sido negadas. Outra mulher trabalhou 6 meses como recepcionista. Quando explicou ao patro que iria faltar algumas vezes ao trabalho por estar a fazer uma nova medicao para a sua doena mental, foi despedida. Com base nesta discriminao , aqueles que se recompuseram de uma doena mental escondem-se frequentemente atrs de um disfarce, de modo a manter o seu passado secreto, quando se candidatam a novos empregos. pergunta se j tiveram um colapso nervoso, respondem que no. Se um patro previdente lhes pergunta a razo de uma falta mais prolongada ao trabalho, respondem que fizeram uma viagem. Se tm problemas com uma nova medicao, explicam ser um tratamento para a diabetes ou para a tiride. A necessidade de esconder resulta de um receio fundado de se ser rejeitado e desvalorizado, devido a uma doena, como se esta fosse um mal. O estigma volta da doena mental pode tomar ainda uma forma menos evidente. A mais prevalente e, simultaneamente, mais difcil de corrigir a linguagem do dia-a-dia, quer oral, quer escrita. Embora a terminologia estigmatizante seja, em geral, demasiado

PERTURBAES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR


A Anorexia Nervosa e a Bulimia so doenas do comportamento alimentar, em ligao com a imagem corporal e o controle do impulso alimentar. Podem ser graves. Na Anorexia o doente no come, chegando a passar fome, devido a uma distorcida imagem corporal, que lhe causa averso comida. A Bulimia um ciclo de encher (consumindo grandes quantidades de comida) e purgar (quer induzindo o vmito, quer pelo abuso de laxantes). Quem sofre de Anorexia ou Bulimia tem uma preocupao excessiva com a comida e um medo irracional de ficar gordo. 90% dos doentes com Anorexia e Bulimia so do sexo feminino.

A.D.E.B.
bvia, h tambm formas subtis. Mesmo o uso generalizado do rtulo doente mental para classificar as pessoas com doenas mentais, pode tornar-se estigmatizante, para as pessoas como se fossem membros de um grupo indesejvel, subentendendo-se que sero sempre doentes mentais, recusandolhes o direito de serem considerados cidados como os outros. Os Media podem contribuir muito para irradicar o estigma, promovendo a compreenso e educao do grande pblico acerca destas doenas, mas tambm podem ser prejudiciais ao divulgar conceitos errados e negativos, reforando-o em grande escala. Os debates televisivos e outros programas sensacionalistas mostram, com frequncia, uma verso unilateral e negativa dos possveis efeitos secundrios causados por algumas formas de tratamento das doenas mentais, no apresentando ao pblico os tratamentos bem sucedidos, que ajudaram e ajudam milhes de pessoas a retomarem as suas vidas normais. Alguns comediantes da moda, fazem pouco das pessoas que sofrem de doena mental, usando as suas incapacidades como uma fonte de humor mrbido e insalubre. Alguns publicitrios divulgam imagens estigmatizantes de pessoas com doenas mentais, como truques promocionais de anncios, que vo desde a comida, aos automveis, aos jogos de famlia e aos brinquedos. O mais importante a reter pelos representantes dos Media e pelo pblico em geral que os doentes mentais so pessoas como todas as outras. E que as doenas se tratam, como as outras. As pessoas devero ser julgadas pelos seus mritos prprios, e no pela doena de que sofrem e pelo estigma a ela ligado. Alis, quando a doena bem tratada medicamente, sobressai de novo a pessoa saudvel numa grande percentagem de doentes. Houvesse os meios humanos, instituicionais e teraputicos altura das necessidades! Os preconceitos estigmatizantes so fruto da ignorncia e de uma conscincia social moralmente negativa. So ainda importantes os obstculos que os doentes que sofrem ou sofreram de doenas mentais tm de desafiar e ultrapassar, no seu caminho para uma recuperao. Tornando-nos mais atentos s doenas mentais, podemos contribuir para criar as merecidas oportunidades a estas pessoas, permitindo-lhes levar uma vida normal e um regresso comunidade como membros produtivos, auto-confiantes e capazes de desenvolverem todo o seu potencial.

Estigma & Sade Mental

Se a palavra Depresso recente, o mal existia j no tempo de Job... ..."O Livro de Job, do antigo testamento, descreve os tormentos do homem deprimido. Morra o dia em que nasci! A sombra agarre este dia! Seja estril esta noite... Porque no morri no seio materno? Hoje estaria em paz. Para qu dar luz aos infelizes E a vida aos que tm alma desolada, Que no esperam seno a morte sem que esta jamais venha? No tenho paz nem descanso, Nem repouso, nada seno agitao

Tudo cai! Tudo tomba! Derrocada Pavorosa! No sei onde era dantes. Meu solar, meus palcios, meus mirantes! No sei nada, Deus, no sei de nada!... Passa em tropel febril a cavalgada Das paixes e loucuras triunfantes! Rasgam-se as sedas, quebram-se os diamantes! No tenho nada, Deus, no tenho nada!... Pesadelos de insnias, brios de anseio! Loucura a esboar-se a enegrecer Cada vez mais as trevas do meu seio! pavoroso mal de ser sozinha! pavoroso e atroz mal de trazer Tantas almas a rir dentro de minha! In "sonetos" de Florbela Espanca

10

A.D.E.B.

Contactos
Sede Nacional Av. Dr. Alfredo Bensade, Lt. C-C2 e C3, loja A 1800-174 LISBOA Tel: 21 854 07 40 Fax: 21 854 07 49 Tlm: 91 927 17 57 adeb@adeb.pt Delegao da Regio Norte R. Jlio Dinis, 748 5 sala 507 e 508, 4050-321 PORTO Tel/Fax: 22 606 64 14 Tlm: 91 820 03 51 regiao_norte@adeb.pt Delegao da Regio Centro R. Central, n 82, Mesura Santa Clara, 3040-197 COIMBRA Tel: 23 981 25 74 Fax: 23 981 06 11 Tlm: 91 490 75 98 regiao_centro@adeb.pt

Do rio que tudo arrasta, se diz que violento, mas ningum diz violentas as margens que o comprimem Brecht

w w w. a d e b . p t
Guia n 7

Das könnte Ihnen auch gefallen