Sie sind auf Seite 1von 2

Histria de Sergipe

A Histria de Sergipe tem incio antes do descobrimento do Brasil, quando o atual territrio do estado era povoado pelos ndios tupinambs. A provncia tornou-se estado com a proclamao da Repblica, em 15 de novembro de 1889.

O nome Sergipe origina-se do tupi siri pe, que significa rio dos siris. Mais tarde foi adotado Cirizipe ou Cerigipe, que significa "ferro de siri, nome de um dos cinco caciques que se opuseram ao domnio portugus. As origens do Estado de Sergipe datam de 1534, quando a diviso do Brasil em capitanias hereditrias integrou o territrio sergipano Capitania da Baa de Todos os Santos. Desta poca, at conseguir sua autonomia, a regio passou por invases de piratas, expulso de ndios, domnio de holandeses, retomada do governo portugus, at chegar provncia independente. A ausncia de portugueses nas terras sergipanas incentivou a invaso de piratas franceses que contrabandeavam pau-brasil. A necessidade de colonizao era urgente. Alm de bloquear a ao de intrusos, a conquista das terras facilitaria a comunicao com a importante regio de Pernambuco. A primeira tentativa de colonizao aconteceu em 1575, com os jesutas, que encontraram forte resistncia dos ndios. A conquista definitiva aconteceu em 1590, aps violentos combates pela posse da terra, resultando no domnio dos ndios por parte das tropas portuguesas comandadas por Cristvo de Barros. Por ordem da Coroa portuguesa Cristvo de Barros fundou o Arraial de So Cristvo, sede da capitania, qual deu o nome de Sergipe Del Rey. Com o crescente povoamento de Sergipe, inicia-se a criao de gado e o plantio de cana-de-acar. O gado serviu de base para a economia, mas foi superado pela cana-de-acar, cultivada principalmente no Vale do Cotinguiba. O cultivo da cana trouxe os primeiros escravos da frica para trabalhar na lavoura. A presena dos holandeses no Brasil, em 1637, deixou marcas em Sergipe. Ao contrrio da invaso a Pernambuco, que resultou em conseqncias positivas, em Sergipe foi s destruio. Em So Cristvo, ocupam e incendeiam a cidade, destruindo lavouras, roubando gado, desestruturando toda a vida social e econmica da rea. Somente em 1645 as terras so retomadas pelos portugueses e reiniciado o processo de povoamento e recuperao da economia. Em 1696 foi criada a comarca de Sergipe, separada da Capitania da Bahia. Em seguida, surgem as vilas de Itabaiana, Lagarto, Santa Luzia, Vila Nova do So Francisco e Santo Amaro das Brotas. A autonomia durou pouco, e em 1763 Sergipe foi novamente anexado Capitania da Bahia. Mas a conscincia da capacidade econmica de Sergipe, que era responsvel por um tero da produo aucareira baiana, e as constantes

intervenes na vida sergipana provocaram vrios protestos contra a dependncia. Foi ento que, em 8 de julho de 1820, Sergipe volta a ser autnomo, elevado por Dom Joo VI categoria de Provncia do Imprio do Brasil. A prosperidade com a produo e exportao de acar leva transferncia, em 1855, da capital So Cristvo para o povoado de Santo Antnio de Aracaju. A nova capital uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, com seu traado geomtrico de ruas direcionadas s margens do rio Sergipe. O imprio declinava e forma-se na cidade de Laranjeiras o Partido Republicano, que em 1889 consegue eleger seus primeiros representantes para o Congresso Federal. Em 1892 promulgada a primeira Constituio do Estado de Sergipe.

Das könnte Ihnen auch gefallen