Sie sind auf Seite 1von 2

1.

INTRODUO Este artigo tem por finalidade elucidar a importncia do estudo da psicologia para os estudantes de graduao em psicologia, explicando de maneira sucinta o desenvolvimento desta disciplina ao longo dos anos.

2. DESENVOLVIMENTO A filosofia deu incio questionamentos racionais do homem em relao realidade, em contraposio aos mitos, que explicavam a realidade atravs de explicaes teolgicas. Dentre as reas de interesse do pensamento filosfico existia um interesse especial pela realidade interna do homem, como se dava sua interpretao do mundo e seus processos subjetivos. A Psicologia foi tratada por muitos anos como aquela que estudava a alma dos homens. Os sentimentos humanos, os processos racionais e primordialmente conceitos espirituais eram objeto desta forma de estudo que precedeu a psicologia que se conhece hoje. Este pensamento foi se aprimorando, at que surgiu o termo Psicologia, sendo considerada cincia que continua a se modificar e se aprimorar at hoje. Etimologicamente o termo Psicologia formado dos radicais: LOGUS refere-se a estudo ou discurso, e PSYCHE (figura mitolgica grega) alma ou esprito. Com esses radicais unidos, obtemos o controverso termo estudo da alma. Este termo foi utilizado pela primeira vez por Philip Melanchthon (1497-1560) por volta de 1550, e popularizado por Christian Von Wolff (1679-1754). Este conceito, porm, abre um leque de interpretaes controversas, desde aquilo que dava vida ao corpo at o que representava a parcela divina no homem. Estes conceitos ainda perduram em algumas religies at hoje. Com o passar do tempo este pensamento foi se tornando mais racional, o que no era compatvel com conceitos to abstratos e filsofos dos sculos XVIII e XIX propuseram alternativas para o estudo da at ento chamada alma. Os Empiristas iniciaram teorias que tinham por base a premissa de que nada chegava mente sem que tivesse sido interpretada pelos sentidos, ou seja, iniciaram um pensamento baseado na experincia sensorial como base de todas as estruturas da mente. Para eles, as caractersticas eram aprendidas e nada era inato. Em contraparte, os Racionalistas propuseram que a mente era uma estrutura independente do meio, capaz de desenvolver diversas potencialidades sem influncia externa. A mente j era dotada de caractersticas prprias e no dependia diretamente do meio, ou os estmulos sensoriais. No final do sculo XIX, nasce a Psicologia como cincia independente da Filosofia, com a criao do primeiro laboratrio de Psicologia, na Universidade de Leipzig, na Alemanha. Sua nova cincia era baseada nas teorias dos empiristas que o precederam. Seus estudos se davam sobre os processos sensoriais e a interpretao que a mente fazia da realidade atravs deles. No ano de 1900, influenciado pelos estudos recentes que o precederam, Sigmund Freud lanou seu revolucionrio livro A Interpretao dos Sonhos, no qual expunha as primeiras diretrizes da psicanlise. Freud tido como um divisor de guas na psicologia, pois deu incio a um sistema de anlise que foi pelo menos considerado por todas as teorias procedentes. A partir da, nasceram inmeras correntes de pensamento psicolgico, tendo por autores principais seus alunos.

Os estudos de aprendizagem por condicionamento clssico de Pavlov, e posteriormente o condicionamento operante de Skinner deram origem ao Behaviorismo, que tem por estudo o comportamento em si e no as caractersticas subjetivas da mente, estudadas pelos psicanalistas e tericos que partiram desta forma de pensamento. Para Freud subjetividade est intimamente ligada ao ego. O ego seria uma forma de produzir o trabalho consciente de cada um. Segundo a psicanlise, o homem um ser subjetivo. Trabalhando de forma a fazer com que o indivduo interprete suas subjetividades atravs das projees direcionadas ao terapeuta, associaes que revelem contedos reprimidos e traumas afastados da conscincia, mas que a influenciam de forma negativa. J os Behavioristas estudam puramente o comportamento, trabalhando mudanas externas com intuito de melhorar a qualidade de vida. Os recentes estudos da estrutura fisiolgica do crebro e como estas se do na realidade experimentada pelo sujeito, juntamente com as aprendizagens deram origem Psicologia Cognitiva aliada Neurocincia, que trabalham com as estruturas de aprendizagens e aquisio de conhecimento. 3. CONCLUSO Estudar a histria da psicologia, mostra-se de extrema relevncia para o estudante de graduao, pois mostra as origens e a evoluo dos mtodos psicolgicos, alm de suas numerosas variaes. Conhecer como se deu o desenvolvimento do estudo da realidade interna, independente da linha que se deseja utilizar faz, no mnimo, com que sejam mais claras as alternativas de tratamento, alm de demonstrar que o interesse pelo que mais inerente e ao mesmo tempo mais desconhecido para o homem, do que constituda a mente humana, vem de tempos antigos, fazendo entender que um dos objetivos vitais para a existncia humana: conhecer-se cada vez mais.

4. BIBLIOGRAFIA http://blog.psicologoroberte.com.br/2009/07/psicologia-como-surgiu-enquantociencia.html

Das könnte Ihnen auch gefallen