Sie sind auf Seite 1von 10

SISTEMA MUSCULAR O tecido muscular de origem mesodrmica, sendo caracterizado pela propriedade de contrao e distenso de suas clulas, o que

e determina a movimentao dos membros e das vsceras. H basicamente trs tipos de tecido muscular: liso, estriado esqueltico e estriado cardaco. Msculo liso: o msculo involuntrio localiza-se na pele, rgos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sangneos e aparelho excretor. O estmulo para a contrao dos msculos lisos mediado pelo sistema nervoso vegetativo. Msculo estriado esqueltico: inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se msculo voluntrio. As contraes do msculo esqueltico permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto. Msculo cardaco: este tipo de tecido muscular forma a maior parte do corao dos vertebrados. O msculo cardaco carece de controle voluntrio. inervado pelo sistema nervoso vegetativo.

Estriado esqueltico

Estriado cardaco

Liso

Micitos longos, multinucleados (ncleos perifricos). Miofilamentos organizam-se em estrias longitudinais e transversais.

Micitos estriados Micitos com um ou dois alongados, ncleos centrais. mononucleados e sem estrias Clulas transversais. alongadas, irregularmente ramificadas, que se unem por Contrao estruturas involuntria e especiais: discos lenta. Contrao rpida intercalares. e voluntria Contrao involuntria, vigorosa e rtmica.

Musculatura Esqueltica O sistema muscular esqueltico constitui a maior parte da musculatura do corpo. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e est presa aos ossos, sendo responsvel pela movimentao corporal.

Os msculos esquelticos esto revestidos por uma lmina delgada de tecido conjuntivo, o perimsio, que manda septos para o interior do msculo, septos dos quais se derivam divises sempre mais delgadas, ficando o msculo dividido em feixes (primrios, secundrios, tercirios). O revestimento dos feixes menores (primrios), chamado endomsio, manda para o interior do msculo membranas delgadssimas que envolvem cada uma das fibras musculares. A fibra muscular uma clula cilndrica ou prismtica, longa, de 3 a 12 centmetros; tendo um aspecto de filamento fusiforme, tendo no seu interior muitos ncleos, onde podemos dizer que um msculo esqueltico um pacote formado por longas fibras.

No citoplasma da fibra muscular esqueltica h muitas miofibrilas contrteis, constitudas por filamentos compostos por dois tipos principais de protenas a actina e a miosina. Filamentos de actina e miosina dispostos regularmente originam um padro bem definido de estrias (faixas) transversais alternadas, claras e escuras. Essa estrutura existe somente nas fibras que constituem os msculos esquelticos, os quais so por isso chamados msculos estriados. Em torno do conjunto de miofibrilas de uma fibra muscular esqueltica situa-se o retculo sarcoplasmtico (retculo endoplasmtico liso), especializado no armazenamento de ons clcio.

As miofibrilas so constitudas por unidades que se repetem ao longo de seu comprimento, denominadas sarcmeros. A distribuio dos filamentos de actina emiosina varia ao longo do sarcmero. As faixas mais extremas e mais claras do sarcmero, chamadas banda I, contm apenas filamentos de actina. Dentro da banda I existe uma linha que se cora mais intensamente, denominada linha Z, que corresponde a vrias unies entre dois filamentos de actina. A faixa central, mais escura, chamada banda A, cujas extremidades so formadas por filamentos de actina e miosina sobrepostos. Dentro da banda A existe uma regio mediana mais clara a banda H que contm apenas miosina. Um sarcmero compreende o segmento entre duas linhas Z consecutivas e a unidade contrtil da fibra muscular, pois a menor poro da fibra muscular com capacidade de contrao e distenso.

1- Bandas escuras (anisotrpicas banda A). 2- Faixas claras (isotrpicas banda I, com linha Z central). 3- Ncleos perifricos.

Contrao

A contrao do msculo esqueltico voluntria e ocorre pelo deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina. Nas pontas dos filamentos de miosina existem pequenas projees, capazes de formar ligaes com certos stios dos filamentos de actina, quando o msculo estimulado. Essas projees de miosina puxam os filamentos de actina, forando-os a deslizar sobre os filamentos de miosina. Isso leva ao encurtamento das miofibrilas e contrao muscular. Durante a contrao muscular, o sarcmero diminui devido aproximao das duas linhas Z, e a zona H chega a desaparecer.

A qumica da contrao muscular O estmulo para a contrao muscular geralmente um impulso nervoso, que chega fibra muscular atravs de um nervo. O impulso nervoso propaga-se pela membrana das fibras musculares (sarcolema) e atinge o retculo sarcoplasmtico, fazendo com que o clcio ali armazenado seja liberado no hialoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o clcio desbloqueia os stios de ligao da actina e permite que esta se ligue miosina, iniciando a contrao muscular. Assim que cessa o estmulo, o clcio imediatamente rebombeado para o interior do retculo sarcoplasmtico, o que faz cessar a contrao.

A energia para a contrao muscular suprida por molculas de ATP produzidas durante a respirao celular. O ATP atua tanto na ligao da miosina actina quanto em sua separao, que ocorre durante o relaxamento muscular. Quando falta ATP, a miosina mantm-se unida actina, causando enrijecimento muscular. A quantidade de ATP presente na clula muscular suficiente para suprir apenas alguns segundos de atividade muscular intensa. A principal reserva de energia nas clulas musculares a substncia fosfato de creatina (fosfocreatina ou creatinafosfato). Dessa forma, podemos resumir que a energia inicialmente fornecida pela respirao celular e armazenada como fosfocreatina na forma de ATP. Quando a fibra muscular necessita de energia para manter a contrao, grupos fosfatos ricos em energia so transferidos da fosfocreatina para o ADP, que se transforma em ATP. Quando o trabalho muscular intenso, as clulas musculares repem seus estoques de ATP e de fosfocreatina pela intensificao da respirao celular. Para isso utilizam o glicognio armazenado no citoplasma das fibras musculares como combustvel.

Uma teoria simplificada admite que, ao receber um estmulo nervoso, a fibra muscular mostra, em seqncia, os seguintes eventos: 1. O retculo sarcoplasmtico liberam ons Ca++ e Mg++ para o citoplasma. 2. Em presena desses dois ons, a miosina adquire uma propriedade ATP sica, isto , desdobra o ATP, liberando a energia de um radical fosfato: 3. A energia liberada provoca o deslizamento da actina entre os filamentos de miosina, caracterizando o encurtamento das miofibrilas.

Das könnte Ihnen auch gefallen