Sie sind auf Seite 1von 48

Manual de Instrues Televisor LCD

modelos:

TC-L32G11B TC-L37G11B TC-L42G11B

Antes de ligar o aparelho, leia atentamente as instrues contidas neste manual. As imagens mostradas neste manual so meramente ilustrativas.

TM

TQB2B0216

Transforme a sua sala de estar em uma sala de cinema!

Conhea um nvel excepcional de prazer

apreciando multimdia Sumrio


Desfrute de abundante multimdia
carto de memria SD

Leia atentamente
Precaues de segurana .............................. 4 (Aviso / Ateno) Observaes ................................................... 5 Manuteno .................................................... 5

Guia de incio rpido


Acessrios / Opes ....................................... 6 Instalao do pedestal .................................... 7 Ajuste de ngulo do pedestal .......................... 7 Identificao dos controles ............................. 8 Conexes bsicas ........................................... 9 Configurao inicial ....................................... 10

Filmadora

Computador pessoal

Recursos Bsicos
Videocassete DVD Player

Assistir televiso ........................................... 12 Utilizar o Guia DTV ....................................... 14 Utilizar VIERA TOOLS .................................. 15 Assistir a partir do carto SD ........................ 16 Assistir vdeos e DVDs ................................. 20 Visualizar a tela do PC no televisor .............. 23

Recursos Avanados
Como usar as funes do menu ................... 24 (imagem, qualidade do som, etc) VIERA Link HDAVI ControlTM ...................... 28 Bloqueio ........................................................ 32 Editar e programar canais ............................. 34 Ajustes do modo game ................................. 36 Ttulos de entrada ......................................... 37 Equipamentos externos ................................ 38

Perguntas e respostas, etc


Informaes tcnicas .................................... 40 Especificaes tcnicas ................................ 44 Licena .......................................................... 45 Perguntas e respostas .................................. 45 Garantia ........................................................ 47

Perguntas e respostas, etc

Avanados

Visualizao

Amplificador com sistema de alto-falantes

Gravador de DVD

Decodificador (Set top box)

Aprecie o seu televisor!

Guia de incio rpido

Precaues de segurana
Aviso Manuseio do plugue e cabo de alimentao
Coloque o plugue firmemente na tomada. Se o plugue ficar solto, o mesmo pode gerar calor e causar incndio. Assegure-se de que o plugue esteja em um lugar de fcil acesso. No toque no plugue com as mos molhadas. Isso pode causar choque eltrico. No use cabos de alimentao diferentes do fornecido com o televisor. Isso pode causar incndio ou choque eltrico. No danifique o cabo de alimentao. Um cabo de alimentao danificado pode causar choque eltrico ou incndio. No desloque o televisor com o plugue ligado na tomada. No coloque objetos pesados sobre o cabo nem coloque o cabo prximo a um objeto de alta temperatura. No enrole, dobre e nem estique o cabo demasiadamente. No puxe o cabo de alimentao. Segure pelo plugue quando estiver desconectando o cabo. No utilize plugues nem tomadas danificadas.

Se notar qualquer anormalidade, desligue o plugue imediatamente!


110-220V ~ 50 / 60 Hz

Fonte de alimentao
Este televisor foi concebido para funcionar com 110-220 V ~ 50 / 60 Hz.

No coloque objetos estranhos dentro do aparelho


No permita que objetos metlicos ou inflamveis caiam dentro do aparelho atravs dos orifcios de ventilao (perigo de choque eltrico ou incndio).

No retire as tampas NUNCA tente consertar o aparelho


(Os componentes de alta tenso podem causar choques eltricos fortes). Leve o aparelho para ser checado, regulado ou consertado pelo Servio Autorizado.

No coloque o televisor sobre superfcies inclinadas ou instveis


O televisor pode tombar ou cair.

Mantenha lquidos longe do televisor


Para evitar danos que podem resultar em choque eltrico ou incndio, no exponha este aparelho a borrifos ou respingos. No coloque recipientes com gua (vaso de flores, copos, cosmticos, etc.) sobre o aparelho (inclusive sobre estantes acima, etc.).

Use somente os pedestais / equipamentos de instalao indicados


O uso de um pedestal ou dispositivo de fixao no autorizado pode deixar o aparelho instvel, causando o risco de ferimentos. Solicite ao seu representante Panasonic local para efetuar a instalao. Uso de pedestal (pg. 7).

No exponha o aparelho luz solar direta nem a outras fontes de calor


Evite expor o televisor luz solar direta e a outras fontes de calor. Para evitar incndio, jamais coloque qualquer tipo de vela ou chama exposta sobre o aparelho nem prximo ao mesmo.

No permita que crianas manuseiem o carto SD


Assim como qualquer objeto pequeno, o carto SD pode ser engolido por crianas pequenas. Retire o carto SD imediatamente aps us-lo.

Advertncia
(Lei Federal n 11.291/06) Para evitar danos ao sistema auditivo, recomendvel no usar este aparelho com volume superior a 85dB (oitenta e cinco decibis) por tempo prolongado.

Ateno
n Este aparelho para uso em climas tropicais n Ao limpar o televisor, desligue o plugue da tomada
(Limpar um aparelho ligado na tomada pode causar choque eltrico).

n No bloqueie os orifcios de ventilao traseiros


Se a ventilao for bloqueada por cortinas, etc, pode ocorrer superaquecimento, choque eltrico ou incndio.

n No exponha seus ouvidos ao volume excessivo de fones de ouvido


Podem ocorrer danos irreversveis audio.

n Se no for usar o televisor por um longo tempo, desligue o plugue da tomada


Este televisor continuar a consumir energia, mesmo no modo desligado, enquanto o plugue estiver ligado a uma tomada de energia.

n Mantenha o televisor afastado desses equipamentos


Equipamentos eletrnicos Em particular, no coloque equipamento de vdeo perto do aparelho (a interferncia eletromagntica poder distorcer as imagens ou o som). Equipamentos com sensor infravermelho Este televisor tambm emite raios infravermelhos (isso pode afetar a operao de outro equipamento).

n Deixe espao suficiente ao redor do aparelho para disperso do calor


Distncia mnima

10 10 10 10

n Transporte-o somente na posio vertical


Transportar o televisor com o painel do monitor voltado para cima ou para baixo pode danificar os circuitos internos.

(cm)
Suporte do televisor Se utilizar o pedestal, deixe espao suficiente entre a parte inferior do televisor e o cho. No caso de utilizar o suporte de instalao na parede, siga o manual do mesmo.

n Qualidade de imagem
Para obter mxima qualidade de imagem sem distoro necessrio sinal digital de alta qualidade em formato widescreen e uso de conversor/ decodificador de sinal. Imagens estticas podem prejudicar a qualidade da tela.

n Retirada do filme protetor do painel frontal


Este produto tem um filme protetor no painel de acrlico. Para retir-lo, favor puxar por um dos 4 cantos do painel.

Manuteno
Em primeiro lugar, desligue o plugue da tomada.

Painel
Cuidado regular: Limpe a superfcie do painel cuidadosamente com um pano macio. Se estiver muito suja: Limpe a superfcie usando um pano macio umedecido com gua limpa ou gua com um pouco de detergente neutro. A seguir, seque bem a superfcie usando um pano macio e seco. Ateno A superfcie do painel especialmente tratada e pode ser danificada com facilidade. No toque nem risque a superfcie do painel com as unhas ou outro objeto rgido. No use repelente de insetos, solvente, diluente ou quaisquer outras substncias volteis na superfcie do painel. (Isso pode deteriorar a qualidade da superfcie).

Gabinete, Pedestal
Cuidado regular: Limpe a superfcie do gabinete com um pano macio e seco. Se estiver muito suja: Umedea um pano macio em gua limpa ou gua com um pouco de detergente neutro. A seguir, tora o pano e limpe a superfcie com o mesmo. Finalmente, seque a superfcie com um pano seco. Ateno No use detergente nas superfcies do televisor. (Lquido dentro do televisor pode causar avarias). No use repelente de insetos, solvente, diluente ou quaisquer outras substncias volteis na superfcie do televisor. (Isso pode danificar a superfcie, descascando a tinta). Evite que o gabinete e o pedestal fiquem em contato com qualquer substncia de PVC ou de borracha por um longo tempo.

Plugue de alimentao
Limpe o plugue com um pano seco regularmente. (Umidade e poeira podem resultar em choque eltrico ou incndio).

Guia de incio rpido

Precaues de segurana Observaes Manuteno

Observaes Observaes

Acessrios / Opes
Acessrios fornecidos
Verifique se recebeu todos os acessrios e itens ilustrados l 3 l Controle Remoto
TNQ2B5301

l Pilhas para o controle


remoto (2) R6 (AA)

l Pedestal
TBL4GA0014 (32 pol) TBL4GA0015 (37 pol) TBL4GA0019 (42 pol)

l Pano de limpeza

l Parafusos de montagem
do pedestal (4)

l Manual de
Instrues

M4 Este produto contm partes possivelmente perigosas (como sacolas plsticas), que podem ser aspiradas ou engolidas por crianas pequenas acidentalmente. Mantenha estes itens fora do seu alcance.

Instalao das pilhas no controle remoto

1
Gancho Puxe para abrir

2
Verifique a polaridade correta (+ ou )

Feche

Cuidado
A instalao incorreta pode causar vazamento e corroso das pilhas, resultando em danos no controle remoto. No misture pilhas velhas com novas. No misture tipos diferentes de pilhas (como pilhas alcalinas e mangans). No use pilhas recarregveis (Ni-Cd). No queime nem abra as pilhas. As pilhas no devem ser expostas ao calor excessivo, como a luz direta do sol, fogo, etc.

Instalao do pedestal
Aviso No desmonte nem modifique o pedestal. Caso contrrio, o aparelho poder cair e ser danificado, e ainda provocar ferimentos. Cuidado No use em nenhum outro tipo de TV ou monitor. Caso contrrio, o aparelho poder cair e ser danificado, e ainda provocar ferimentos. No use o pedestal se ele estiver torto ou danificado. A utilizao do pedestal danificado pode provocar ferimentos. Entre em contato com seu revendedor Panasonic imediatamente. Durante a instalao, certifique-se de que todos os parafusos esto firmemente apertados. Se os parafusos no forem apertados adequadamente durante a montagem, o pedestal no ter a resistncia suficiente para tolerar o peso do televisor, podendo cair e ser danificado, alm de provocar ferimentos. Tome cuidado para que o televisor no caia. Se o TV sofrer uma pancada ou crianas subirem no pedestal com o TV instalado, o aparelho pode cair e causar ferimentos. Duas ou mais pessoas so necessrias para instalar ou remover o TV. Se uma pessoa sozinha tentar fazer a instalao, o televisor pode cair e causar ferimentos.

n Montagem do pedestal

Utilize os quatro parafusos de montagem para prender com firmeza. Certifique-se de que os parafusos esto apertados firmemente. Trabalhe em uma superfcie horizontal e plana. Orifcios para instalao do pedestal

Setas

Retalho de espuma ou pano macio e grosso

Ajuste da tela para o ngulo desejado


Certifique-se de que o pedestal no fique inclinado na borda da base, mesmo se o televisor for girado para o ngulo de rotao total. No deixe nenhum objeto ou suas mos dentro do ngulo de rotao total do televisor.

Ajuste a marca no centro, como ilustrado, para assegurar-se do grau de rotao total nas duas direes.

230 mm (32 pol) 303 mm (37 pol) 316 mm (42 pol)

15

15
359 mm (32 pol) 399 mm (37 pol) 450 mm (42 pol) (Vista superior)

Guia de incio rpido

Acessrios / Opes

Identificao dos controles


Controles / indicadores do televisor
Seleciona programas em sequncia. Quando no modo de espera, liga o televisor. Volume alto/baixo Tomada dos fones de ouvido LED indicador de alimentao Em espera: vermelho Ligado: verde Terminais AV3

Altera o modo de entrada

Terminal HDMI3

Interruptor de ligar/desligar alimentao

Abertura para o carto SD Sensor C.A.T.S. (Sistema de Rastreamento Automtico de Contraste) Receptor de sinal do controle remoto No deixe nenhum objeto entre o receptor do sinal do controle remoto do televisor e o controle remoto.

Controle Remoto
Interruptor de espera para ligar/desligar (liga ou desliga o televisor em espera) Visualizao com o carto SD (pgs. 16-19) Altera o modo de entrada (pg. 20) Altera o modo DTV/Analgico (pg. 12) Menu Principal Pressione para acessar os menus de Imagem, udio, Ajuste, Funes e Idioma (pg. 24). Acessa o Menu VIERA Link (pg. 22) Boto OK para confirmar as selees e opes. Pressione aps selecionar as posies de programa, para mudar rapidamente o programa. Exibe o sub-menu (pgs. 12 e 26) Sleep timer (temporizador) (pg. 12) Altera a proporo do formato (pg. 13) Botes para alterar o programa/canal (0-9) (pgs. 12 e 20). Exibe o Guia DTV (pg. 14) Botes cursores para fazer selees e ajustes Volta ao menu anterior Botes coloridos usados para seleo e ajustes Surround (pg. 24-25) Seleciona o Modo de udio para assistir televiso (pg. 12). Imagem fixa (pg. 13) Altera para o terminal de entrada chamado GAME (pg. 20) EXIT (volta tela de televiso) Exibe o VIERA TOOLS (pg. 15)

Acessa a funo de lista de canais favoritos (pg. 13) Informao sobre os programas (pg. 12) Passa para o canal visto anteriormente

Ativar/desativar o MUTE (Mudo)

Volume

Canal acima/abaixo Quando no modo de Espera, liga o televisor.

Operaes dos equipamentos externos (pg. 21)

Os equipamentos externos e cabos ilustrados neste manual no so fornecidos com o TV. Certifique-se de que o aparelho esteja desconectado da tomada antes de ligar ou desligar qualquer fio.

Ex. 1 Conexo da antena


Somente TV 110 - 220V ~ 50/60 Hz Parte traseira da TV Antena

Cabo de alimentao (fornecido)

Cabo RF

Ex. 2 Conexo do gravador de DVD/gravador de videocassete


TV, gravador de DVD ou Videocassete 110 - 220V ~ 50/60 Hz Parte traseira da TV Antena

Cabo de alimentao (fornecido)

Cabo RCA
RF OUT

Cabo RF
VIDEO AUDIO OUT OUT
RF IN

Gravador de DVD ou videocassete Nota No coloque o cabo RF prximo do cabo de alimentao para evitar rudo. No deixe o cabo RF sob o TV. Para obter a melhor qualidade de imagem e som, necessrio uma antena, o cabo correto (coaxial 75 ) e o plugue terminal correto. Se usar um sistema de antena coletiva, pode ser necessrio o cabo e o plugue de conexo corretos entre a tomada da parede da antena e o TV. O seu Centro de Servio de Televiso ou o representante local poder ajud-lo a obter o sistema correto de antena para a sua rea em particular e os acessrios necessrios. Quaisquer questes relacionadas instalao da antena, atualizao dos sistemas existentes ou acessrios necessrios, bem como os custos relacionados, so de responsabilidade do consumidor. Conexo VIERA Link b pg. 39 Consulte tambm o manual do equipamento.

Guia de incio rpido

Identificao dos controles Conexo Bsica

Conexo bsica

Configurao inicial
Estes passos no so necessrios se a instalao for feita pelo revendedor local

Ligue o televisor com o interruptor de ligar/desligar


Agora voc pode usar o controle remoto para ligar o aparelho ou deix-lo no modo de espera. (LED indicador de alimentao: acesa)

Este ajuste ser ignorado na prxima vez que selecionar Casa. 1 Selecione seu idioma
Idioma
Portugus Espaol English

selecionar OK

2 Certifique-se de selecionar Casa


Favor selecionar o ambiente de visualizao
Casa Loja

selecionar

OK Confirme sua seleo (Casa) antes de pressionar o boto OK.

n Se voc selecionar Loja por engano em 2, a tela de confirmao ser mostrada.


O modo de demonstrao em loja foi selecionado
Sim No

selecionar OK

Selecione No e retorne para a tela anterior 2. Se selecionar Sim, a tela entrar no modo de demonstrao armazenado. Para visualizar a tela Favor selecionar o ambiente de visualizao novamente, como mostrado acima e selecionar Casa, faa uma das seguintes opes: Desligue e ligue novamente o TV atravs do interruptor lateral. Desligue o TV da tomada e depois ligue-o novamente.

Selecione Seleo regio e Horrio de vero


b pgs. 26, 27, 43
Ajuste inicial
Seleo regio

selecionar alterar

Padro
Horrio de vero Entrada ANT

Desligado TV

Sintonia automtica

10

Configurao automtica de canais Ajusta automaticamente os canais recebidos na sua rea.

Ajuste inicial
Seleo regio Padro Horrio de vero Entrada ANT Sintonia automtica Desligado TV

selecionar alterar

2 Selecione Sintonia automtica


Ajuste inicial
Seleo regio Padro Horrio de vero Entrada ANT Sintonia automtica Desligado TV
RETURN

Sintonia automtica
Em curso Nmero de canais DTV 8% 0 10

OK

Nmero de canais analgicos

Pressione RETURN para sair

Inicia a busca de canais Os canais disponveis so automaticamente ajustados. 3 Confirme e edite os canais registrados A tela de edio de programas DTV/programas analgicos ser mostrada pressionando-se a tecla Adicionar. Cada ajuste b pg. 35
Editar programao DTV
Editar Canal 05.1 05.2 05.3 Adicionar Cancelar Adicionar Sim Sim Sim

Sigla ...
... ...

Favoritos ... ... ...

selecionar Adicionar prximo

Editar programao analgica


Editar Canal 3 4 5 Sigla ... ... ... Adicionar Cancelar

Sistema de cor Favoritos Adicionar Auto PAL-M Auto ... ... ... Yes Sim Sim No

selecionar Adicionar prximo

Vrias das funes disponveis neste TV podem ser acessadas atravs do Menu na Tela.

n Como usar o controle remoto n Caixa de instrues AJUDA NA TELA


(exemplo: Menu de udio) Abre o menu principal.
udio
Reiniciar ajustes Modo Msica -1 -2 0

Usando visualizaes na tela

Move o cursor/seleciona o menu.

Grave Agudo Balano

Vol. fone ouvido +16

Move o cursor/ajusta os nveis/ seleciona dentre as vrias opes. Acessa o menu/memoriza os ajustes aps a configurao ou seleciona opes. Retorna para o menu anterior.

udio avanado
Selecionar Alterar RETURN

O guia de operao na tela ir ajud-lo.

Sai do sistema de menu e retorna para a tela de visualizao normal.

11

Guia de incio rpido

selecionar

Configurao inicial

1 Selecione Entrada ANT Selecionar Cabo ou TV (pg. 35)

Assistir televiso
Conecte o TV ao cabo da antena (pg. 9).

Ligue o aparelho
POWER

Selecione o modo DTV ou Analgico

Nota Se o modo no for TV, pressione e selecione TV. (pg. 20)

Selecione o canal desejado acima ou abaixo

n Outras funes teis (acionar aps 2) n Selecione o Modo de udio para assistir televiso.

Ouvindo com SAP (Programa de udio Secundrio)

Modo DTV Pressione SAP para alterar o sinal de udio (se disponvel).
Audio 1 Mono 1
*1 *2

possvel selecionar o idioma preferido se o programa possuir vrios sinais de idiomas (depende do programa) (Audio 1/Audio 2/Audio...) Mostra o estado do udio atual (Primrio/Secundrio) do programa, somente quando o sinal recebido for dual-mono (Mono 1/Mono 2/Mono 1+ Mono 2)

Modo Analgico Pressione SAP para alterar o sinal de udio. Sempre que SAP for pressionado o modo de udio ser alterado (Estreo/SAP/Mono)

Sleep Timer (Temporizador)

n Programe o temporizador para o TV desligar-se automaticamente. (30/60/90 minutos)

n Pressione a tecla SUB MENU para visualizar a tela do sub-menu (pg. 26).
Este menu possui atalhos para funes convenientes.

Visualizar o SUB MENU

SUB MENU

Ajuste submenu
Modo de navegao Todos Configurar favoritos Closed caption

n Exibe ou oculta a faixa de informaes dos canais


Canal ou entrada Programa Relgio

Acessar a faixa de informaes

05.1 Jornalx

THE NEWS CC SAP

12age

1080i

4:3

12:30 30

Tempo restante Identificao da emissora Resoluo Indicao do temporizador ou nome da entrada SAP de sinais Closed Caption Censura do programa Relao de aspecto

Informao extra

(pressione novamente para ocultar a faixa)

(exemplo: modo DTV)

12

n Congela/descongela a imagem.

n Pressione FORMAT para percorrer os modos de aspecto (pg. 41).

Alterar a proporo do formato Acessar canal favorito


n FAVORITE

O modo alterado sempre que FORMAT for pressionada. (4:3/ZOOM/FULL/H-FILL (somente sinal HD)/JUST)

Assistir televiso

Imagem fixa

Os nmeros de canais registrados em Favoritos (pg. 35) aparecem na tela de sintonia dos favoritos. Selecione a emissora de transmisso desejada com o cursor ou use os botes numricos (veja abaixo).

Selecione o modo DTV ou Analgico (pg. 12) antes de ajustar ou usar a Funo Favoritos.

Funo Favoritos
n Configurando a funo Favoritos n Utilizando a funo Favoritos

Exibe o SUB MENU.


SUB MENU

Visualize Canais Favoritos.

Selecione Configurar favoritos.


Ajuste submenu
Modo de navegao Todos Configurar favoritos Closed caption

2
selecionar

Selecione o canal.
Configurar favoritos DTV 1/3
1 2 3 4

selecionar ou

05.1

Globo HD

OK (exemplo: modo DTV)

Configure o canal mostrado


Configurar favoritos DTV 1/3
1 2 3 4

3
selecione o nmero na lista memorize o canal mostrado selecione o nmero da lista (para memorizar o canal sem pressionar OK)

Defina o canal Favorito.


Configurar favoritos DTV 1/3
1 2 3 4

05.1

Globo HD

05.1

Globo HD

OK

ou (exemplo: modo DTV)

(exemplo: modo DTV)

n Para trocar a pgina


Pressione repetidamente para alterar entre as pginas (1/3, 2/3, 3/3 ou sair). Para alterar a pgina frente/atrs.

Apagar um canal favorito


Configurar favoritos DTV 1/3
1 2 3 4

selecione

05.1

Globo HD

(exemplo: modo DTV)

apague (mantendo pressionado)

13

Guia de incio rpido

Utilizar o Guia DTV


Utilizando o Guia DTV possvel selecionar facilmente os programas, visualizar informaes de eventos, etc. Guia DTV Guia Eletrnico de Programao (EPG), fornece uma lista na tela dos programas atualmente transmitidos e futuras transmisses dos prximo sete dias (dependendo da transmissora).

Visualize Guia DTV

Data e hora atual Exemplo:


Guia DTV

Data do Guia DTV


25/09/2008 Qui 15:38

26/09/2008 Sex
05.1 Globo HD Sem dados da programao. Pressione OK para detalhes.

15:30-15:55 Telecurso Profissionalizante Tecendo o Saber


15:55-16:00 Corujo Amy uma Vida pelas Crianas

Evento

16:00-16:30 Sesso da Tarde Entrando numa Fria 16:30-16:45 Vale a Pena Ver de Novo Corao de Estudante
Select program Selecionar canal Visualizar RETURN -24 Hs Informao +24 Hs

Canal

n Para o dia anterior

n Para o prximo dia

n Para assistir o programa


Selecione o evento ou o programa atualmente no ar.

n Para retornar para TV

selecionar assistir

n Para retornar para a tela anterior

n Para ver detalhes sobre o evento


Selecione o evento. selecionar Pressione novamente para retornar para o Guia DTV.

Nota Quando este televisor ligado pela primeira vez ou desligado por mais de uma semana, pode levar algum tempo antes que o Guia DTV seja mostrado completamente.

14

Utilizar o VIERA TOOLS


VIERA TOOLS uma forma simples para acessar os itens mais usados do menu. Eles so mostrados como cones de atalho na tela da TV. Diferentemente do menu convencional, voc poder utiliz-los facilmente para reproduzir ou configurar uma funo rapidamente.

Visualize VIERA TOOLS

selecionar prximo

VIERA Link

Vdeo

Slideshow

Modo game

Exibir Controle VIERA Link (pgs. 30-31)

Exibir Reprodutor de Vdeo (pgs. 16-17)

Iniciar apresentao de slides (pgs. 18-19)

Exibir Ajuste do modo game. Selecione a definio do modo Jogo (Ligado/Desligado)

n Para sair da tela do menu

Ajuste do modo game


O modo Game permite o melhor ajuste de imagem exceto para entrada TV.
Ligado Desligado

n Para retornar para a tela anterior

15

Visualizao

Utilizar o Guia DTV Utilizar o VIERA TOOLS

Selecione a opo

Assistir a partir do carto SD


possvel visualizar filmes e fotos tiradas com uma cmera de vdeo digital ou cmera fotogrfica digital e salvas em um carto SD (Mdias diferentes de Cartes SD podem no ser reproduzidas corretamente).

Reprodutor de vdeo
Coloque o carto SD
* Este ajuste ser pulado na prxima vez, a no ser que selecione Ajustar depois.

Defina Ajuste do SD Card e selecione Reproduzir agora.


Ajuste do SD card ser mostrado automaticamente sempre que um carto SD for inserido pela primeira vez. selecionar Desligado: Os dados podem ser Ajuste do SD Card reproduzidos manualmente. Reproduzir automaticamente alterar Ajustar depois: O menu Ajuste do SD Card Ajustar depois configurar ser mostrado repetidamente. Reproduzir agora Vdeo: O menu reprodutor de vdeo ser mostrado automaticamente na prxima vez. Fotos: O menu de visualizao de foto n Operao manual ser mostrado automaticamente (Reproduo automtica do na prxima vez.

carto SD est Desligado).


1 Visualize SD Card

2 Selecione o item
Carto SD
Visualizador de fotos Reprodutor de vdeo

Utilizando VIERA TOOLS (pg. 15) Menu de Funes (pg. 26) selecionar

OK Visualizador de foto b V para a pgina 18 2

Selecione o vdeo a ser listado


Reprodutor de vdeo No. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Selecionar OK RETURN Data e hora 20/12/2008 17/01/2009 07/03/2009 24/04/2009 24/06/2009 19/08/2009 02/10/2009 13/10/2009 01/12/2009 10:26 14:25 07:25 09:25 11:34 10:25 12:25 14:25 16:25 Durao 00h16m35s 01h45m35s 00h05m35s 01h10m35s 00h05m27s 00h35m35s 00h12m35s 00h53m35s 01h24m35s

Formato de gravao (MPEG2/AVCHD) Informao sobre o vdeo selecionar Data e hora: A data e a hora da gravao ser OK mostrada. Durao: O tempo de gravao ser mostrado. rea de navegao

Visualizar
Data e hora Durao 06/10/2009 00h05m27s 11:34 REPR. 00:00.14

Pausar

n Para sair da tela do menu


Pausar

Repr. RETURN Parar


Repr. RETURN Parar

R Pular
B Y

G Pular

B Y

R Pular

G Pular

n Para retornar para a tela anterior

Para exibir a rea de Navegao


06/10/2009 00h05m27s 11:34 REPR. 00:00.14

Faixa de informaes do vdeo


Data e hora Durao
RETURN

Tempo decorrido do vdeo atual Para exibir/ocultar a faixa de informaes

Para ocultar a rea de Navegao Para o arquivo anterior Para o prximo arquivo

16

Para colocar o carto

Para remover o carto

Lado da etiqueta

Carto SD

Pressione cuidadosamente o carto SD e depois solte.

Empurre at ouvir um clique Tipo de carto compatvel (capacidade mxima): Carto SDHC (32 GB), Carto SD (2 GB), Carto miniSD (1 GB) (o adaptador para Carto miniSD necessrio). Ao usar um miniSD card, inseri-lo ou remove-lo junto com o adaptador. Para informaes sobre cuidados e detalhes sobre os Cartes SD (pg. 43) Em 2 ou 3 1 Exibir Ajustes de vdeo.

n Ajustar a imagem e o udio


Imagem
Reiniciar ajustes Modo Luz de fundo Contraste Brilho Normal +70 +90 +50 +50 0 +50

1/2

selecionar ajustar

2 Selecionar a opo

Cor

Ajustes de vdeo

Ajustes de vdeo
Imagem udio VIERA Link

selecionar

Matiz Nitidez

OK

3 Configurar

n Usar a funo VIERA Link


selecionar
Controle VIERA Link Gravador Sada alto-falantes TV Retornar para TV

alterar

VIERA Link (pgs. 26, 30) Em 3 1 Visualizar estado atual do udio. 2 O modo de udio ir alterar sempre que SAP for pressionado. (Se o vdeo tiver mltiplos sinais de udio)
Estreo

Alterao do estado atual do udio

(Estado atual do udio) Vrios segundos podem ser necessrios para alterar o som.

Este produto est licenciado sob o portfolio de licenas patenteadas da AVC para uso pessoal e no comercial de um consumidor para (i) vdeo codificado de acordo com o Padro AVC (AVC Video) e/ou (ii) Video AVC decodificado por um consumidor engajado em uma atividade pessoal e no comercial e/ou que foi obtido por um fornecedor de vdeo licenciado para fornecer Video AVC. Nenhuma licena garantida nem ser implicada para nenhum outro uso. Informaes adicionais podem ser obtidas na MPEG LA, LLC.

17

Visualizao

Exemplo: Menu de imagem Menu de imagem/Menu de udio (pg. 24)

Assistir a partir do carto SD

Assistir a partir do carto SD


Visualizador de fotos
Siga a instruo 1 em reprodutor de vdeo (pg. 16) Selecione o dado a ser exibido
Visualizao de miniaturas selecionar
Visualizador de fotos
Todas as fotos Total Nome Pana0001 Data 03/04/2009 Tamanho 10291200 238
Pana0001 Pana0002 Pana0003 Pana0004

visualizar
Pana0005 Pana0006 Pana0007 Pana0008

Selecionar

OK RETURN

Pana0009
G Pastas

Pana0010

Pana0011

Pana0012

R Slideshow

B Ordenar por ms

Y Ordenar por data

Para apresentao de slides. A informao da imagem selecionada mostrada. Nmero total de imagens.

Nota
Dependendo do formato JPEG, o contedo de Informao pode no ser mostrado corretamente. Para detalhes, consulte a pgina 43 (Formato de dados para busca em carto SD).

Visualizao
rea de navegao
Acessando

Estado atual (durante a leitura de dados)


Acessando

Girar Ant.
Girar Ant.
Repr. Prx. RETURN

Repr. Prx. RETURN

Ant.

Pausar Prx. RETURN

Exibe um por vez

Visualizao de uma foto

Apresentao de slides

Girar 90 graus (sentido anti-horrio)

n Para sair da tela do menu

Para visualizar/ocultar a rea de Navegao Para retornar para a visualizao de miniaturas Foto anterior

Prxima foto Girar 90 graus (sentido horrio)

n Para retornar para a tela do menu anterior

Mensagens de aviso do Carto SD


Mensagem Slot do SD card est vazio. O carto no est inserido. O carto no possui dados ou os tipos de dados no so suportados. O arquivo est danificado ou ilegvel. O televisor no suporta o formato. Significado

Sem fotos/Sem videos.

Falha na leitura.

18

(Continuao)
n Para ordenar por pasta, ms ou data
Em 2 1 Selecione o tipo de classificao.
Visualizador de fotos
Todas as fotos Total Nome Pana0001 Data 03/04/2009 Tamanho 10291200 238
Pana0001 Pana0002 Pana0003 Pana0004

Pastas (ordem crescente numrica/alfabtica) Ordenar por ms (ordem decrescente de ms)


Pana0005 Pana0006 Pana0007 Pana0008

Ordenar por data (ordem decrescente da data)

Selecionar

R Slideshow

G Pastas

B Ordenar por ms

Y Ordenar por data

2 Selecione o diretrio.
Visualizador de fotos
Todas as fotos Ordenar por data 15 Data 03/04/2009 Nmero de fotos 32 fotos
Acessando

selecionar
03/04/2009 32 fotos 02/15/2009 16 fotos 01/01/2009 10 fotos 12/25/2008 24 fotos

Visualizador de fotos
Todas as fotos Total Nome Pana0001 Data 03/04/2009 32
Pana0001 Pana0002 Pana0003 Pana0004

visualizar
11/20/2008 8 fotos
G

03/04/2009 Tamanho 10291200


Acessando

Pana0005

Pana0006

Pana0007

Pana0008

Selecionar

OK RETURN

10/10/2008 3 fotos
B

09/28/2008 58 fotos
Y

09/23/2008 28 fotos

Selecionar

OK RETURN

Retorna para a tela anterior

Pana0009
G

Pana0010
B

Pana0011
Y

Pana0012

R Slideshow

R Slideshow

Em 2 ou 3 1 Exibir Ajuste de fotos.

n Ajustar a imagem.
Imagem
Reiniciar ajustes Modo Luz de fundo Contrast 0 Normal +20

1/2

selecionar alterar

2 Selecionar a opo.
Ajustes de fotos
Imagem udio Ajuste de slideshow Msica de fundo Desligado

Exemplo: Menu imagem Menu Imagem/Menu udio (pg. 24) selecionar n Ajustar a msica de fundo. alterar prximo
Msica de fundo Desligado

selecionar alterar

Configuraes de fotos

Selecione a msica de fundo entre 3 tipos. Cada msica de fundo reproduzida por 90 segundos (Desligado/Msica 1/Msica 2/Msica 3)

n Configurao da apresentao de slides


Ajuste de slideshow
Velocidade Repetir Transio
Rpida Desligado Desligado

selecionar

Nota
alterar Para parar no meio do ciclo Pressione

Velocidade Repetir Transio

Voc pode ajustar por quantos segundos cada imagem ser mostrada no modo de apresentao de slides (Muito rpida/Rpida/Mdia/Lenta/Muito lenta) Ativa ou desativa a funo de Repetio da apresentao de slides (Ligado/Desligado) Seleciona um efeito de transio (Desligado/Aparecer/Deslizar/Dissolver/Aleatrio)

VIERA IMAGE VIEWER (Visualizador de Imagem VIERA) O VIERA Image Viewer uma funo que permite que voc veja imagens fixas e imagem em movimento facilmente em um televisor VIERA, simplesmente inserindo um carto SD na abertura de carto SD VIERA.

19

Visualizao

Assistir a partir do carto SD

Ordenar

OK RETURN

Pana0009

Pana0010

Pana0011

Pana0012

Assistir vdeos e DVDs


Conecte o equipamento externo (Videocassetes, equipamentos de DVD, etc.) para assistir os sinais de entrada. Para conectar o equipamento b pgs. 38-39 O controle remoto capaz de operar algumas funes de um equipamento Panasonic externo selecionado.

Visualize o menu de seleo de entrada.

Selecione o modo de entrada do equipamento conectado.


Selecionar entrada
1 2 3 4 5 6 7 8

assistir
AUX GAME

TV AV 1 AV 2 AV 3 HDMI 1 HDMI 2 HDMI 3 PC GAME

selecionar

Tambm possvel selecionar a entrada usando a tecla INPUT do controle remoto ou no painel lateral do TV. Pressione a tecla repetidamente at que a entrada desejada seja selecionada.

Visualizao
Visualize o modo de entrada selecionado

n Para retornar para TV

Nota Se o equipamento externo possuir uma funo de ajuste de formato, ajuste-o para 16:9. Para detalhes, consulte o manual do equipamento ou pergunte ao seu revendedor local.

n Pressione Game para alterar para a tela de jogos


Altera para o terminal de entrada que possui o nome GAME. (O ajuste do modo Game est em Ligado (pg. 36)) Percorre os terminais de entrada se houver vrios terminais de entrada que possuem o nome GAME (pg. 37). Se no houver um terminal de entrada com o nome GAME, no ser possvel alterar para nenhum outro terminal de entrada, diferente do atualmente selecionado.
HDMI 3 GAME

AV 3

GAME

20

Equipamentos Panasonic conectados ao TV podem ser operados diretamente com o controle remoto Em espera Passa para o modo de espera/liga Reproduzir Reproduz o videocassete/DVD Parar Para as operaes

Avano-rpido/Busca Videocassete: Mostra as imagens rapidamente em avano, durante o avano-rpido DVD: Pressione para busca em avano

Salto em Retrocesso DVD: Salta para a faixa ou ttulo anterior Salto em Avano DVD: Salta para a prxima faixa ou ttulo

Assistir vdeos e DVDs

Retrocesso/Busca Videocassete: Mostra as imagens rapidamente em direo inversa durante o retrocesso DVD: Pressione para busca em retrocesso

Pausa Pausa/Reinicia DVD: Mantenha pressionado para reproduzir em velocidade lenta Gravao Inicia a gravao

Como alterar o cdigo de cada equipamento Cada tipo de equipamento Panasonic possui seu prprio cdigo de controle remoto. Altere o cdigo para cada equipamento que desejar operar. Mantenha pressionado durante as seguintes operaes:

Insira o cdigo apropriado Veja a tabela abaixo

Pressione Tipo de equipamento Cdigo 70 (padro) 71 72 73

Gravador de DVD/Reprodutor de DVD Reprodutor Home Theater/Blu-ray Disc Videocassete Equipamentos compatveis com VIERA Link Controle VIERA Link (pg. 28)

Nota Confirme se o controle remoto funciona corretamente aps alterar o cdigo. Os cdigos sero restaurados para os valores de fbrica se as pilhas forem substitudas. Algumas operaes podem no funcionar com alguns modelos de equipamentos.

21

Visualizao

Assistir vdeos e DVDs (cont.)


VIERA Link
Ao conectar um equipamento que possua a funo HDAVI Control 2 ou posterior em um televisor com o cabo HDMI, possvel apreciar usando mais funes convenientes. Para maiores detalhes, consulte Controle VIERA Link nas pginas 30-31.

Visualize o menu VIERA Link

Selecione Controle VIERA Link selecionar


Controle VIERA Link Home theater Sada alto-falantes TV Retornar para TV

Selecione o equipamento
Controle VIERA Link Home theater Sada alto-falantes TV Retornar para TV

alterar entrar

Funcionamento possvel operar o equipamento selecionado com o controle remoto da TV. Siga o menu do equipamento e desfrute o prazer de assistir. Para operaes do controle remoto, consulte a pgina 31.

n Para retornar para TV


Nota Para maiores detalhes, consulte o manual do equipamento ou pergunte ao seu representante local.

22

Visualizar a tela do PC no televisor


possvel visualizar no televisor a tela do computador conectado ao mesmo. Tambm possvel ouvir o som do computador atravs de um cabo de udio conectado. Para conectar o computador b (pgs. 38-39). Selecione a entrada externa

Selecione PC

Selecionar entrada
1 2 3 4 5 6 7 8

TV AV 1 AV 2 AV 3 HDMI 1 HDMI 2 HDMI 3 PC GAME GAME AUX

ou acessar

selecionar Sinais correspondentes b pg. 40 Se Frequncia H ou Frequncia V for mostrado em vermelho, os sinais podem no ser compatveis.

n Para retornar para TV

n Configurao do menu do computador (alterar como desejado)


Para fazer as configuraes b Como usar as funes do menu 1 a 4 (pg. 24). Menu Item
Reiniciar ajustes Reinicializa os ajustes do PC Sincronismo Ajuste de frequncia Posio horizontal H & V: Os sinais de sincronismo H e V so recebidos pelo conector HD/VD. Em verde: Usa um sinal sincronizado no sinal de vdeo G, o qual recebido pelo conector G. Diminui o problema se a imagem aparecer com listas verticais, tremulao ou sem nitidez. Ajusta a posio horizontal.

Ajustes/Configuraes (opes)

Imagem

Ajustes do PC

Ajusta a posio vertical. Posio vertical

Ajuste de fase

Diminui o problema se toda a imagem aparecer com tremulao ou sem nitidez. Primeiro ajuste a frequncia para obter a melhor imagem possvel, e depois, ajuste a fase para obter uma imagem ntida. Nota Pode no ser possvel obter uma imagem ntida devido a sinais ruins de entrada. Passa para a visualizao panormica. Sinal de entrada mudado de 640480 para 852480 Sinal de entrada mudado de 1024768 para 1280768 ou 1366768 Exibe as frequncias H (horizontal) / V (vertical) Faixa de visualizao Horizontal: 15 - 110 kHz Vertical: 48 - 120 Hz

Resoluo

Frequncia H Frequncia V

Outros itens b pgs. 24-27

23

Visualizao

Assistir vdeos e DVDs Visualizar a tela do PC no televisor

Como usar as funes do menu


Vrios menus permitem que se faa os ajustes para a imagem, som e outras funes para que voc possa ter o prazer de assistir televiso como preferir. Visualize o menu Menu Item Reiniciar ajustes Modo Luz de fundo Contraste, Brilho, Cor, Matiz, Nitidez Visualize as funes que podem ser configuradas (variam de acordo com o sinal de entrada). Selecione o menu
Menu
Imagem udio Ajustes Funes Idioma

Temp. de cor Ajuste de cor

selecionar

Imagem I.A. C.A.T.S.


Imagem

prximo

Ajustes de zoom Ajuste PC Reiniciar ajustes Vdeo NR


Imagem avanado

Selecione o item
Imagem
Reiniciar ajustes Modo Luz de fundo Contraste Brilho Cor Matiz Nitidez Normal +70 +90 +50 +50 0 +50

1/2

selecionar

Filtro 3D Y/C Matriz de cor Nvel de preto Tamanho HD

(exemplo: Menu de Imagem)

Largura Reiniciar ajustes

Ajuste ou selecione
Imagem
Reiniciar ajustes

1/2
Normal +70 +90 +50 +50 0 +50

Modo ajuste ou selecione Grave Agudo Balano Vol. fone ouvido


udio

n Para sair da tela do menu

Modo Luz de fundo Contraste Brilho Cor Matiz Nitidez

n Para retornar para a tela anterior

Reiniciar ajustes Som A.I.


udio avanado

(exemplo: Menu de Imagem)

Nvel de volume Surround

Distncia parede Entrada HDMI 1 Entrada HDMI 3

24

Ajustes/Configuraes (alternativas) Reinicia todos os ajustes para os originais de fbrica, exceto Imagem avanado. Modo bsico de imagem (Dinmico/Normal/Cinema/Game/Usurio) (pg. 42). Ajuste do brilho da luz de fundo.
Contraste
+20 0 0

Reiniciar ajustes Modo


Normal

Luz de fundo +20 Matiz Nitidez


0 0

Ajuste da cor, brilho, etc., para cada modo de imagem como preferido

Brilho Cor

Selecione uma opo de Frio (azul), Normal ou Quente (vermelho) (Azul/Normal/Vermelho). Ligado: Intensifica a reproduo das cores verdes e azuis, especialmente em cenas ao ar livre (Ligado/Desligado) Controla as reas escuras sem afetar o nvel de preto ou brilho de toda a imagem (Desligado/Ligado). Ajusta o brilho e a graduao devidamente para o melhor contraste (Desligado/Ligado). Ajusta o alinhamento vertical e o tamanho quando o ajuste do aspecto for ZOOM (pg. 41). Ajusta o monitor do PC (pg. 23). Redefine todas as configuraes Imagem avanado para as configuraes padro de fbrica. Reduz o rudo, geralmente chamado de neve. Deixe-o desligado se estiver recebendo um sinal forte (Desligado/Mnimo/Mdio/Mximo). Minimiza o rudo e o cruzamento de cores na imagem (Desligado/Ligado). Seleciona a resoluo da imagem dos dispositivos ligados como componentes (HD/SD). SD: Definio padro HD: Alta definio Aceitos somente sinais 480p; televiso regular (NTSC) no disponvel. Seleciona escuro ou claro. Vlido somente para sinais de entradas externas (Escuro/Claro).
Seleciona entre 95% (Tamanho 1) ou 100% (Tamanho 2) para a rea de leitura com sinal de alta definio. (Tamanho 1/Tamanho 2) Seleciona Tamanho 1 se rudos forem gerados nas bordas da tela. Tamanho 1: Selecione o item para Tamanho HD. Leitura 95% Tamanho 2: Selecione o item para Tamanho HD. Leitura 100%

Temp. de cor Ajuste de cor Imagem IA C.A.T.S. Ajustes de zoom Ajuste PC Reiniciar ajustes Video NR Filtro 3D Y/C

Azul Ligado Ligado Ligado

Desligado Ligado

Matriz de cor Nvel de preto

SD

Claro

Tamanho HD

Tamanho1

Ajusta a faixa de exibio horizontal para reduzir o rudo nas duas extremidades de uma imagem. (Tamanho 1/Tamanho 2). Tamanho 2: Ajuste o tamanho da imagem de acordo com o modo de aspecto reduzindo o rudo (pg. 42). Restabelece os ajustes dos graves, agudos, balano e vol. fone ouvido para os originais de fbrica. Modo bsico de som (Msica/Dilogo) Configure para cada sinal de entrada. Aumenta ou diminui a resposta dos graves. Aumenta ou diminui a resposta dos agudos. Enfatiza o volume dos alto-falantes esquerdo/direito. Regula o volume do fone de ouvido. Redefine todas as configuraes udio avanado para as condies padro de fbrica Equaliza os nveis gerais de volume de todos os canais e entradas externas. (Ligado/Desligado). Minimiza a disparidade de volume aps mudar para entradas externas. Configuraes de som surround (Desligado/V-Audio/V-Audio Surround). V-Audio: Fornece um reforo dinmico de amplitude para simular efeitos espaciais aprimorados. V-Audio Surround: Fornece um reforo dinmico de amplitude e profundidade para simular efeitos espaciais aprimorados. A mudana tambm possvel com a tecla SURROUND no controle remoto (pg. 8). Ajusta o som de baixa frequncia (Acima 30cm/At 30cm). Se o espao traseiro entre o televisor e a parede for maior do que 30 cm, recomenda-se Acima 30cm. Se o espao for de at 30 cm, recomenda-se At 30cm. Seleciona de acordo com o sinal quando o HDMI est conectado (Auto/Digital/Analgico) (pg. 42). Auto: Seleciona automaticamente o sinal analgico/digital. No modo AV, os menus de udio e de Ajuste oferecem menos opes.

Largura

Tamanho1

Reiniciar ajustes Modo Grave Agudo Balano


+4 +4 0 Msica

Vol fone ouvido +12 Reiniciar ajustes Som A.I. Nvel de volume 0
Ligado

Surround
Desligado

Distncia parede Acima 30cm

Entrada HDMI1 Entrada HDMI3

Auto Auto

25

Avanados

Como usar as funes do menu (imagem, qualidade do som, etc)

n Lista de submenu

Como usar as funes do menu (cont.)


Vrios menus permitem que se faa os ajustes para a imagem, som e outras funes para que voc possa ter o prazer de assistir televiso como preferir. Visualize o menu Visualize as funes que podem ser configuradas (variam de acordo com o sinal de entrada). Selecione Ajustes
Menu
Imagem udio Ajustes Funes Idioma

Menu

Item Modo de navegao Sist. cor AV Ajuste ANT/Cabo CC


Closed caption DTV CC CC Analgico

Selecionar CC Texto Selecionar Texto Idioma (CC/ Texto) Modo Canal

Bloqueio Ttulos de entrada

prximo
Ajustes

Ajuste do modo game VIERA Link

selecionar

Ajustes VIERA Link Ajustes avanado VIERA Link

Controle p/ ligar Controle p/ desligar Economia de energia em stand-by Stand-by automtico Alto-falante padro

Selecione o item

n Para sair da tela do menu

Ajustes
Todos Sist. cor AV

1/2

prximo

Modo de navegao Auto

selecionar

Ajuste ANT/Cabo

Desliga sem sinal

n Para retornar para a tela anterior

Closed caption Bloqueio Ttulos de entrada Ajuste do modo game

Desliga sem atividade

Visualize Sub Menu


SUB MENU

ECO mode Reproduzir automaticamente Seleo regio Horrio de vero

Acerca de Selecione o item


Modo de navegao Todos Configurar favoritos Closed caption

Reiniciar ajustes
Funes

Ajuste submenu

selecionar ajustar ou prximo

Controle VIERA Link Sada alto-falantes Retornar para TV

Carto SD Idioma Idioma

n Lista de submenu
Menu
Ajuste SUB MENU

Item Modo de navegao Configurar favoritos Closed Caption

26

Ajustes/Configuraes (alternativas) Ajuste do modo para selecionar o canal com o boto de canal acima/abaixo (Favoritos/Todos) Favoritos: Somente os canais registrados como FAVORITOS (pg. 35). Seleciona o sistema de cor com base nos sinais de vdeo do modo AV (Auto/PAL-M/PAL-N/NTSC). Ajuste dos canais (pg. 35). Mostra as legendas (Closed Caption) (Desligado/Ligado) Seleciona o idioma para as legendas (Closed Caption) (se disponvel) (1-) Mostra sobreposio (Desligado/Ligado) Seleciona o idioma para a sobreposio (se disponvel) (1-) Mostra a seleo de idioma atual de CC/Texto (Ingls/Espanhol/Portugus/outro) Mostra as legendas (Closed Caption) (Desligado/Ligado) Escolha o servio Closed Caption (CC1-4/T1-4). CC1-4: Informao relacionada imagem (Aparece na base da tela). T1-4: Informao de texto (Aparece sobre toda a tela). Bloqueia os canais e programas (pg. 32). Seleciona o terminal e o nome do equipamento externo (pg. 37). Seleciona o terminal e ajusta o Modo game do equipamento externo (pg. 36). Controla os equipamentos conectados aos terminais HDMI (pg. 28) (Ligado/Desligado). No possvel selecionar Controle p/ deslig., Controle p/ ligar Economia de energia em stand-by, Stand-by automtico e Alto-falante padro se estiver ajustado em Desligado. Ajuste de Controle para ligar do equipamento de conexo HDMI (pg. 28) (Sim/No). Ajuste de Controle para desligar do equipamento de conexo HDMI (pg. 28) (Sim/No). Ajuste de Economia de energia em stand-by do equipamento de conexo HDMI (pg. 28) (Sim/No). Ajuste de Stand-by automtico do equipamento de conexo HDMI (pg. 28) (No/Sim (com aviso)/Sim (sem aviso)). Seleciona os alto-falantes originais (pg. 28) (TV/Theater).
Para economizar energia, o TV desliga-se automaticamente quando SEM SINAL e SEM OPERAO ocorre por mais de 10 minutos (Sim/No). Nota No usado quando ajustar Bloqueio, Modo SD ou canal digital. Desligar sem sinal ativado ser mostrado por cerca de 10 segundos quando o TV ligado pela primeira vez, aps ser desligado por Desligar sem sinal. A mensagem na tela piscar 3, 2 e 1 para indicar os ltimos trs (3) minutos restantes antes de desligar. Para economizar energia, o TV desliga-se automaticamente quando nenhuma operao for feita pelo controle remoto ou painel lateral por mais de 3 horas (Sim/No). Nota No usado quando visualizar a entrada PC. Desligar sem sinal ativado ser mostrado por cerca de 10 segundos quando o TV ligado pela primeira vez, aps ser desligado por Desligar sem atividade. A mensagem na tela piscar 3, 2 e 1 para indicar os ltimos trs (3) minutos restantes antes de desligar.
Modo Canal Bloqueio Ttulos de entrada Ajuste do modo game VIERA Link Controle p/ ligar Controle p/ desligar
Ligado Sim Desligado CC1

Modo de navegao
Todos

Sist. cor AV Ajuste ANT/Cabo CC Selecionar CC Texto Selecionar texto

Auto

Desligado 1 Desligado 1

Economia de energia em stand-by


No

Stand-by automtico
No

Alto-falante padro

TV

Desliga sem sinal

Sim

Desliga sem atividade

No

Reduz o brilho da imagem para diminuir o consumo de energia (Normal/Sim). Ajuste para Video ou Fotos para reproduzir os cartes SD automaticamente (Desligado/Ajustar depois/Vdeo/Fotos). Seleciona a regio onde vive para ajustar o horrio normal (pg. 43). (Fernando de Noronha, Nordeste, Padro, Norte, Norte/Centro-Oeste). Seleciona a diferena de horrio do normal para o horrio de vero (pg. 43) (Auto/Desligado/+ 1H). Exibe a verso da TV e a licena do software.

ECO mode

Normal

Reproduzir automaticamente
Ajustar depois

Seleo regio Horrio de vero Acerca de

Padro Desligado

Reiniciar ajustes A restaurao cancelar todos os itens configurados, como os ajustes de canais (pg. 34). [Controle VIERA Link] Seleciona o equipamento para acessar e operar (Gravador/Home Theater/Player/Cmera de vdeo/LUMIX) (pgs. 30-31) [Sada alto-falante] Seleciona uma sada de udio (Home theater/TV) (pg. 30-31). O menu VIERA Link pode ser acessado diretamente pressionando-se o boto VIERA Link no controle remoto (pg. 22) [Retornar para TV] Retorna a seleo de entrada do dispositivo selecionado com Controle VIERA Link para a entrada de TV. [Visualizador de fotos] Para visualizar imagens fixas (pg. 18). Carto SD [Reprodutor de vdeo] Para visualizar imagens em movimento gravadas no formato MPEG2 ou AVCHD (pg. 16).

Seleciona o idioma da tela do menu. Ajustes/Configuraes (alternativas) Ajusta o modo para selecionar o canal com o boto canal acima/abaixo (Todos/Favoritos). Ajuste dos canais favoritos (pg. 13). Mostra o menu de ajustes Closed Caption (DTV CC/CC Analgico) (veja Closed Caption acima).

Idioma

27

Avanados

Como usar as funes do menu (ajustes, idioma)

Sim

VIERA Link HDAVI Control


Controla simultaneamente todos os componentes Panasonic equipados com HDAVI Control usando um boto no controle remoto. Desfrute de inter-operacionalidade HDMI com os produtos Panasonic que possuem a funo HDAVI Control. Este televisor compatvel com a funo HDAVI Control 4. A conexo a alguns equipamentos Panasonic (gravador de DVD DIGA, cmera de vdeo HD, RAM theater, amplificador, etc) com cabos HDMI permite a interface automaticamente. Os equipamentos com funo HDAVI Control possibilitam as seguintes operaes:
Mudana automtica de entrada, vinculao para ligar a alimentao, vinculao para desligar, Alto-falantes padro, reproduo por um toque, controle dos alto-falantes. O equipamento com a funo HDAVI Control 2 ou posterior possibilita as seguintes operaes: Controle VIERA Link apenas com o controle remoto do televisor (para HDAVI Control 2 ou posterior), funo de sincronia labial automtica - lip-sync (para HDAVI Control 3 ou posterior) economia de energia em espera (para HDAVI Control 4), alimentao automtica em espera (para HDAVI Control 2 ou posterior) HDAVI Control VIERA Link, baseado nas funes de controle oferecidas por HDMI, que um padro na indstria conhecido como HDMI CEC (Consumer Electronics Control), uma funo exclusiva desenvolvida pela Panasonic. Portanto, no possvel garantir o seu funcionamento com equipamentos de outros fabricantes que so compatveis com HDMI CEC. Consulte os manuais dos equipamentos de outros fabricantes que so compatveis com a funo VIERA Link.

TM

Mudana automtica de entrada Economia de energia em stand-by


(para HDAVI Control 4 (com o modo de incio rpido))

Stand-by automtico
(para HDAVI Control 2 ou posterior)

p Na primeira vez / Ao adicionar novo equipamento, reconectar o equipamento ou alterar os ajustes. Aps finalizar a conexo, ligue o equipamento e em seguida o televisor. Selecione HDMI 1, HDMI 2 ou HDMI 3 como modo de entrada (pg. 20) e certifique-se que a imagem aparece corretamente. Esta funo requer um cabo compatvel com HDMI (completamente ligado) (pg.39).
Para mais detalhes sobre a conexo de equipamentos externos, consulte o manual de instrues do equipamento. Visualize o menu

Controle para ligar Controle para desligar Alto-falante padro

Selecione Ajustes
Menu
Imagem udio Ajustes Funes Idioma

selecionar

Reproduo por um toque no Home Theater Funo automtica de lip-sync (para HDAVI Control 3 ou posterior)

prximo

Selecione Ajuste VIERA Link


Ajustes 2/2

selecionar

Ajuste VIERA Link Ajustes avanado Acerca de Reiniciar ajustes

prximo

Selecione VIERA Link e ajuste em Ligado (O ajuste original Ligado) selecionar Ajuste VIERA Link

n Para sair da tela do menu

VIERA Link Controle p/ ligar Controle p/ deslig. No Stand-by automtico No Alto-falante padro

Ligado No Sim

Economia de energia em stand by

n Para retornar para a tela anterior

TV

Se nenhum equipamento HDMI estiver conectado ou se utilizar um equipamento HDMI padro (no- VIERA Link), ajuste em Desligado.

28

Ao iniciar a reproduo pelo gravador de DVD DIGA, Player theater ou RAM theater, a entrada do televisor muda automaticamente para a entrada de acordo com o equipamento de reproduo. Para RAM theater, os alto-falantes mudam automaticamente para o sistema de Home theater. Se usar o gravador DIGA, a entrada do televisor muda automaticamente para DIGA e o menu DIGA exibido. Condio Controle para ligar: Sim, Economia de energia em stand-by: Sim O equipamento foi conectado HDAVI Control 4 (com modo de incio rpido) com um cabo HDMI. Quando o TV desligado, todos os equipamentos compatveis com VIERA Link passa automaticamente para o modo ECO stand-by* nas condies acima. * Consumo de energia mnimo na condio de stand-by do equipamento. Condio Stand-by automtico: Sim O equipamento tem HDAVI Control 2 ou posterior (somente para equipamento disponvel) conectado com um cabo HDMI. [Exemplo do tempo para operao] Quando a entrada alterada de HDMI. Quando a Sada do alto-falante alterada de Home theater para TV. Os equipamentos VIERA Link compatveis conectados, sero desligados automaticamente quando no estiverem em uso. Ao selecionar Sim (pg. 27), o televisor ligado automaticamente e passa para a entrada HDMI apropriada sempre que um equipamento compatvel com VIERA Link ligado inicialmente e o modo de reproduo for selecionado. Ao selecionar Sim (pg. 27) e o televisor for desligado, todos os equipamentos compatveis com VIERA Link conectados so automaticamente desligados. DIGA (Gravador de DVD Panasonic) no se desligar se estiver no modo de gravao. Ateno: O televisor permanece ligado mesmo que o equipamento compatvel com VIERA Link seja desligado. TV o ajuste padro. Para ajustar o sistema de Home theater com os alto-falantes como padro, mude o ajuste dos alto-falantes padro de TV para Theater. O som sair atravs do Home Theater sempre que o televisor for ligado. Ao pressionar o boto ONE TOUCH PLAY do controle remoto do sistema de Home Theater Panasonic, a seguinte sequncia de operaes ser realizada automaticamente. 1 O Home Theater ligado e a reproduo iniciada. 2 O televisor ligado e aparece a tela de reproduo. 3 O udio do televisor silenciado e passa para o sistema de Home theater.

29

Avanados

Minimiza o atraso de lip-sync (sincronizao labial) entre a imagem e o som ao ligar a um sistema de Home theater ou amplificador Panasonic.

VIERA Link HDAVI ControlTM

VIERA Link HDAVI Control


Voc pode desfrutar de mais operaes convenientes com a funo HDAVI Control no menu VIERA Link. Para mais detalhes sobre a funo HDAVI Control, consulte a pgina 28. Visualize o menu VIERA Link

TM

Controle dos alto-falantes

Selecione a opo selecionar


Controle VIERA Link Player Sada alto-falantes TV Retornar para TV

ajustar ou prximo

Selecione
Controle VIERA Link Home theater Sada alto-falantes TV Retornar para TV

alterar

Controle VIERA Link com o controle remoto do televisor


(para HDAVI Control 2 ou posterior)

n Para sair da tela do menu


Ajuste

n Para retornar para a tela anterior

Retornar para TV

30

possvel selecionar os alto-falantes do Home theater ou do televisor para a sada de udio. Controle os alto-falantes de Home theater com o controle remoto do televisor. Esta funo s estar disponvel quando um Player theater ou amplificador Panasonic estiver conectado. 1 Selecionar Sada alto-falantes 2 Selecionar Home theater ou TV. selecionar
Controle VIERA Link Home theater Sada alto-falantes TV Retornar para TV

n Home theater: Ajustes para o equipamento


Volume alto/baixo Mudo O som do televisor silenciado. Quando o equipamento desligado, os alto-falantes da TV assumem o controle. Selecionar Home theater liga o equipamento automaticamente se estiver no modo de espera.

alterar

n TV: Os alto-falantes do televisor esto ligados.

3 Opere o equipamento com o controle remoto do televisor, apontando-o para o televisor. Para operar o equipamento, leia o manual do equipamento.

n Botes disponveis no controle remoto do televisor


A disponibilidade de uma operao depende do equipamento conectado. Mover o cursor/selecionar Ajustar/Acessar Voltar para o menu anterior
SUB MENU

Reproduo Parada Retrocesso/Avano Salto Retrocesso/Avano Pausa Inicia gravao SAP (Seleciona o modo udio) Exibir o Guia DTV

Exibir o menu de funes no equipamento Disponvel quando a finalidade dos botes exibida na tela Sair Canal acima/abaixo

0-9

Retorna seleo de entrada do dispositivo selecionado com o Controle de VIERA Link para a entrada de TV. Selecione Retornar para TV selecionar
Controle VIERA Link Home theater Sada alto-falantes TV Retornar para TV

OK

31

Avanados

VIERA Link HDAVI ControlTM

No menu VIERA Link, pode-se selecionar um equipamento conectado com HDMI e acess-lo rapidamente. Continue usando o controle remoto do televisor para operar o equipamento, apontando-o para o televisor. 1 Selecione Controle VIERA Link 2 Selecione o equipamento que deseja acessar. Se houver mais do que um equipamento, um nmero (Gravador/Home theater/Player/Cmera de vdeo/LUMIX) aps o nome indica o nmero de itens. (ex. Gravador 1/ selecionar Gravador 2/Gravador 3). O nmero de equipamentos que podem ser conectados Controle VIERA Link alterar trs para gravadores, e um total de trs para Home Home theater theater/Player/Cmera de vdeo/LUMIX. Sada alto-falantes Nota TV H um limite para o nmero de conectores HDMI. Retornar para TV

Bloqueio
possvel bloquear canais ou programas especficos para evitar que crianas assistam material inapropriado.
Visualize o menu

Selecione Ajustes
Menu
Imagem udio Ajustes Funes Idioma

prximo

Cada vez que exibir o menu de bloqueio, ser solicitada a senha.

selecionar

Selecione Bloqueio
Ajustes
Todos Sist. cor AV Auto

1/2

prximo

Modo de navegao

selecionar

Ajuste ANT/Cabo Closed caption Bloqueio

Digite a sua senha de 4 dgitos necessrio digitar a senha de 4 dgitos para assistir um programa bloqueado ou alterar os ajustes de classificao.
Criar senha Entrar senha.
----

Sendo a senha digitada pela primeira vez, digite-a duas vezes para registr-la.

RETURN

n Para sair da tela do menu

Selecione o modo de bloqueio


Bloqueio
Modo Canal Desligado Desligado Desligado Desligado

n Para retornar para a tela anterior

Entradas externas Faixa etria Alterar senha

Desligado: Desbloqueia todos os ajustes de Canal, Entradas externas e Faixa programar etria. Todos: Bloqueia todas as selecionar entradas, independente do ajustes de Canal, Entradas externas e Faixa etria. Usurio: Bloqueia entradas especficas de Canal, Entradas externas e Faixa etria.

Selecione o item e ajuste


Bloqueio
Modo Canal Entradas externas Faixa etria Alterar senha Desligado Desligado Desligado Desligado

selecionar

Canal, Entradas externas e Faixa etria no so acessveis, a no ser que Usurio esteja selecionado em Modo.

32

n Para selecionar o canal


Selecionar at 7 canais (1 a 7) a serem bloqueados. Esses canais sero bloqueados independente da classificao do programa. 1 Selecione Modo e ajuste para Usurio. 2 Selecione Canal DTV ou Canal analgico.
Bloqueio de canais
Modo Canal DTV Canal analgico Desligado

selecionar

Bloquear canal

programar 3 Selecione o canal a ser bloqueado.


Bloqueio de canais DTV
Canal 1 Canal 2 Canal 3 Canal 4 Canal 5 Ch 6 l 05.1 07.1 -

Para bloquear/desbloquear todos os canais: Selecione Modo e ajuste em Todos ou Desligado. Todos: Bloqueia todos os canais Desligado: Desbloqueia todos os canais

selecionar

programar

(Exemplo: modo DTV)

Bloquear entradas externas

selecionar Selecione Entradas externas em 5 e ajuste em Ligado. programar Bloqueia os programas DTV de acordo com a idade. 1 Selecione Faixa etria. 2 Configure a classificao (Desligado/10 anos/12 anos/14 anos/16 anos/18 anos) Ligado: Bloqueia Desligado: Desbloqueia

Faixa etria

Bloqueio
Canal Entradas externas Faixa etria Alterar senha Desligado Desligado Desligado

programar selecionar

n Para mudar a senha

Bloqueio
Modo Canal Entradas externas Faixa etria Alterar senha Desligado Desligado Desligado Desligado

Alterar senha

----

RETURN

Ateno Anote a sua senha na eventualidade de esquec-la. (Se esquecer a sua senha, consulte o seu representante local). Nota Quando selecionar um canal bloqueado, aparecer uma mensagem indicando que ser permitido visualizar o canal se digitar a sua senha.

33

Avanados

1 Em 4, selecione Alterar senha e pressione OK. 2 Digite a nova senha de 4 dgitos duas vezes.

Criar senha Entrar senha.

Bloqueio

Modo

Desligado

Editar e programar canais


As configuraes atuais do canal podem ser alteradas de acordo com as suas necessidades e as condies de recepo.
Exibir o menu

Programao automtica

Selecione Ajustes
Menu
Imagem udio Ajustes Funes Idioma

prximo selecionar

Selecione Ajuste ANT/Cabo


Ajustes
Todos Sist. cor AV Auto

1/2

Modo de navegao

prximo selecionar

Ajuste ANT/Cabo Closed caption Bloqueio Ttulos de entrada Ajuste do modo game

Reiniciar ajustes

Editar programao

Selecione a funo
Ajuste ANT/Cabo
Entrada ANT TV

prximo selecionar

n Pressione para sair da tela do menu

Sintonia automtica Editar programao DTV Editar programao analgica Sintonia manual DTV

Programar

n Para reinicializar as configuraes do menu de ajustes


1 Selecione Reiniciar ajustes no menu de ajustes (3) e pressione OK. 2 Digite a sua senha de 4 dgitos usando os botes numricos. 3 Selecione Sim na tela de confirmao e pressione OK.

Programar manualmente DTV

34

Procura automaticamente e adiciona canais ativos memria. 1 Selecione Entrada ANT 3 Iniciar a explorao de canais Selecionar Cabo ou TV (pg. 11) 2 Selecione Sintonia automtica
Ajuste ANT/Cabo
Entrada ANT TV Sintonia automtica Editar programao DTV Editar programao analgica Sintonia manual DTV

Sintonia automtica
Iniciar Adicionar canal DTV

OK selecionar

prximo selecionar

Adicionar canal analg.

Iniciar: Busca canais digitais e analgicos Adicionar canal DTV: Busca somente canais digitais Adicionar canal analg.: Busca somente canais analgicos 4 Inicie a explorao dos canais Aps concluir o ajuste, selecione Adicionar (veja abaixo 6). Todos os canais salvos anteriormente so apagados.

Use este processo ao mudar o ajuste de recebimento de canais ou a visualizao dos mesmos. Alm disso, use-o para adicionar ou pular canais da lista manualmente. 1 Selecione Editar programao DTV ou Editar programao analgica em 4 2 Selecione Editar
Editar programao DTV
Editar Canal 2 3 4 5 Adicionar Sigla ... ... ... ... ... ... ... ... Cancelar Favoritos Adicionar Sim Sim Sim Sim

4 Editar Sigla (somente editar programao analgica)


Selecionar sigla
Sigla Detalhes da sigla Adicionar Cancelar ---

selecionar alterar prximo

selecionar prximo

Sigla Detalhes da sigla Selecione o identificador da estao Renomear a sigla (mximo 7 caracteres) Sistema de cor (somente editar programao analgica)
Editar programao analgica
Editar Canal 3 4 5 Sigla ... ... ... Adicionar Cancelar Sistema de cor Favoritos Adicionar Auto PAL-M Auto Auto ... ... ... ... Yes Sim Sim No Sim

(exemplo: editar programa DTV)

3 Selecione o item a ser editado


Editar programao DTV
Editar Canal 2 3 4 5 Adicionar Sigla ... ... ... ... ... ... ... ... Cancelar Adicionar Sim Sim Sim Sim Favoritos

prximo

selecione o item a editar (Sigla/ Sistema de cor/ Favorito/Adicionar) prximo

(exemplo: editar programa analgico)

Sistema de cor Favoritos


Set DTV favorite
1 2

Selecione o sistema de cor


1/3

selecionar

26.1

Sigla
Editar Canal 2 3 4 5 6 7 8 9 Sigla ... ... ... ... ...

Favoritos Adicionar
Cancelar

Editar programao analgica


Adicionar

(exemplo: modo DTV)


Yes Sim Sim Sim Sim

prximo

Sistema de cor Favoritos Adicionar Auto Auto Auto Auto ... ... ... ...

Editar Canal 2 3

Adicionar Sigla ... ... ... ...

Cancelar Adicionar Sim Sim

selecionar pressione OK para sintonizar o canal

...

Auto

...

Yes

Favoritos

OK Selecionar

RETURN

R Pg. ant.

G Prx. pg. B Y

6 Selecione Adicionar
programao DTV
Adicionar el Sigla ... ... Cancelar Adicionar Sim Favoritos

Prosseguir para a prxima pgina Voltar para a pgina anterior

selecionar Adicionar OK

Para cancelar a edio


Editar programao DTV
Editar Canal 2 3 4 5 Adicionar Sigla ... ... ... ... ... ... ... ... Cancelar
Adicionar

As alteraes sero perdidas. Continuar?


Sim Sim Sim Sim

Favoritos

selecionar prximo

Sim

No

OK (volta para Ajuste ANT/ Cabo) Selecionar Sim

Voc pode sintonizar os canais manualmente quando no for possvel com a operao de programao automtica. 1 Selecione Sintonia manual DTV em 4 3 Inicie a explorao dos canais Qualidade do sinal 2 Ajuste Frequncia 4 Edite (consulte Edio de programa) Barra verde b Bom
Sintonia manual DTV
Frequncia Qualidade do sinal [Ch39] 623.14 Mhz

selecionar prximo

Barra vermelha b Ruim (verifique a antena)

Editar programao DTV


Editar Canal 05.1 05.2 05.3 Adicionar Sigla ... ... ... Cancelar Adicionar Sim Sim Sim

Favoritos ... ... ...

Se Bloqueio (pg. 32) estiver ativado e selecionar Ajuste de ANT/Cabo, aparecer a mensagem Entrar senha.

35

Avanados

Yes ... Auto Favoritos ... Sigla Auto Yes ... Adicionar ... Auto de cor Yes ... Sistema

Sigla: Altera o identificador da emissora Sistema de cor: Muda o sistema de cor Favoritos: Registra o canal na lista de favoritos Adicionar: Adiciona ou pula canais

Configurar favoritos DTV/Analgico Selecione o nmero Adicionar Pressione OK para selecionar Sim (adicionar) ou No (pular) 5 Mova o cursor para o nmero do canal
Editar programao DTV

Editar e programar canais

selecionar

Ajustes do Modo Game


Configurando uma entrada externa com um console de jogos para o Modo Game uma melhor imagem ser obtida para reproduo de jogos.
Visualize o menu

Selecione Ajustes
Menu
Imagem udio Ajustes Funes Idioma

prximo

selecionar

Selecione Ajuste do modo Game


Ajustes 1/2
Todos Sist. cor AV Auto

prximo

Modo de navegao

n Para sair da tela do menu

selecionar

Ajuste ANT/Cabo Closed caption Bloqueio Ttulos de entrada Ajuste do modo game

n Para retornar para a tela anterior

possvel ajustar uma entrada externa com um videogame conectado no modo Game.

n Selecione o terminal e defina


Ajuste do modo game
AV 1 AV 2 AV 3 HDMI 1 HDMI 2 HDMI 3 PC Desligado Desligado Ligado Desligado Desligado Desligado Ligado

selecionar programar

Ligado: Modo ser Game automaticamente. O rtulo "GAME" ser exibido na tela "Selecionar entrada" e na faixa (pg. 12).

Ajustes do modo Game

n Selecione o terminal e ajuste


Altera o ajuste de entrada para o modo Jogo ou visualiza o tempo transcorrido por 3 segundos a cada 30 minutos quando o modo Jogo est ajustado para a entrada selecionada.
Tempo decorrido 30 min
Tempo decorrido 30 min Tempo decorrido 60 min Tempo decorrido 90 min

36

Ttulos de entrada
Visualize o menu

Selecione Ajustes
Menu
Imagem udio Ajustes Funes Idioma

prximo

selecionar

Selecione Ttulos de entrada


Ajustes
Todos Sist. cor AV Auto

1/2

prximo

Modo de navegao

selecionar

Ajuste ANT/Cabo Closed caption Bloqueio

n Para sair da tela do menu

Ttulos de entrada Ajuste do modo game

n Para retornar para a tela anterior

n Seleciona o terminal e o rtulo do equipamento externo


Ttulos de entrada
AV 1 AV 2

selecionar programar

Ttulos de entrada Mostra os nomes dos dispositivos conectados

AV 3 HDMI 1 HDMI 2 HDMI 3 PC

GAME

GAME

Terminal Rtulo
AV 1 VCR

[Exemplo]

Terminais: AV 1-3/HDMI 1-3/PC Rtulo: [BRANCO] Blu-ray/DVD/DVD REC/HOME THT/GAME/PC/ VCR/CABO/SATLITE/DVR/CMERA/MONITOR/AUX/RECEPTOR/ MEDIA CTR/MEDIA EXT/OUTRO Ttulos de entrada no pode ser alterado se Ajuste do modo game estiver em Ligado. Cada rtulo selecionado ser exibido na tela Selecionar entrada (pg. 20).

37

Avanados

Os dispositivos conectados nos terminais de entrada externa podem ser nomeados para fcil identificao durante a seleo da entrada (no modo de seleo de entrada na pgina 20 2).

Ajuste do modo Game Ttulos de entrada

Equipamentos externos
Certifique-se de que os aparelhos estejam desconectados da tomada antes de ligar ou desligar qualquer cabo. Os equipamentos externos e cabos ilustrados neste manual no so fornecidos com o televisor. Esses diagramas ilustram recomendaes sobre como ligar o televisor aos vrios aparelhos. Para outras conexes, consulte as instrues de cada equipamento, o quadro abaixo e as especificaes (pg. 44). Para gravar / reproduzir
Cabo RF

Gravador de DVD / Videocassete

(VDEO) ou (S VIDEO)

Filmadora / aparelho de jogos


(UDIO)

Para ouvir com os alto-falantes Fones de ouvido n Para regular o volume


b Vol. fone ouvido no menu de udio (pg. 24) ou (mini-plugue estreo M3) Amplificador com sistema de alto-falantes

cabo de udio digital ptico ou cabo RCA

Adaptador de converso (se necessrio)

PC
(Visualizao)

Filmadora / equipamento HDMI

(Ouvir) Computador

n Tipos de equipamentos que podem ser ligados a cada conector

Terminal

AV1 IN AV2 IN AV3 IN MONITOR OUT


S VIDEO VIDEO VIDEO

DIGITAL AUDIO OUT

Y L L

Y
VIDEO

VIDEO

AUDIO

PB/CB

AUDIO

PB/CB

L L

Gravao/Reproduo (equipamento Para gravar/reproduzir (videocassete/DVDs (Videocassete/gravador de DVD) Para assistir DVDs (DVD Player) Para assistir imagens da filmadora (cmera de vdeo) Para assistir transmisses via satlite (Set top box) Para jogar games (Vdeo Game) Para usar o amplificador com o sistema de alto-falantes VIERA Link

PR/CR

PR/CR

AUDIO AUDIO

R R

1 2 3

38

O Ligao recomendvel

Terminal de 4 pinos S VDEO


Entrada de crominncia Entrada de luminncia

Terra da crominncia

Terra de luminncia

ou Cabo RF Antena Satlite


Hot Plug Detect DDC/CEC Ground SCL CEC TMDS Clock Shield TMDS Data0 TMDS Data0+ TMDS Data1 Shield TMDS Data2 TMDS Data2+ 19 17 15 13 11 9 7 5 3 1

Terminal HDMI
18 +5V Power 16 SDA 14 Reserved (in cable but N.C. on device) 12 TMDS Clock 10 TMDS Clock+ 8 TMDS Data0 Shield 6 TMDS Data1 4 TMDS Data1+ 2 TMDS Data2 Shield

Para assistir transmisses por satlite

Decodificador Cabo Satlite

Cabo compatvel com HDMI completamente ligado

Ligue o terminal S VIDEO ou VIDEO no terminal AV3 IN. Ligue o terminal COMPONENT ou VIDEO nos terminais AV1 / AV2 IN.

Cabo compatvel com HDMI completamente ligado

Equipamento HDMI

Gravador de DVD

(Visualizao) (Ouvir)

Para assistir DVDs

n Ligao VIERA Link


Leia tambm os manuais dos equipamentos.

Cabo HDMI

Cabo HDMI Utilizar somente cabos HDMI (High Speed HDMI Cable) de alta velocidade certificados e de no mximo 5m. (Os cabos certificados possuem o logotipo HDMI estampados nos terminais).

Gravador DIGA/Cmera de vdeo HD/Cmera digital LUMIX com a funo VIERA link

Ligue o equipamento compatvel com VIERA Link ao terminal HDMI1, HDMI2 ou HDMI 3 do televisor com cabos HDMI totalmente compatveis. Para controle do alto-falante (Home theater) Para utilizar o amplificador
Cabo HDMI Sistema de alto-falantes Sistema de alto-falantes

Para utilizar leitor de Home theater


Cabo HDMI

Cabo HDMI

Cabo de udio digital ptico ou cabo RCA

Amplificador com a funo VIERA Link Cabo HDMI Gravador de DIGA com a funo VIERA Link Cabo de udio digital ptico ou cabo RCA

Cmera de vdeo HD/Cmera digital LUMIX com funo VIERA Link

Leitor de Home theater com a funo VIERA Link

39

Avanados

Leitor de DVD

Equipamentos externos

Informaes tcnicas
Alocao de canal
SEL. SISTEMA VISUALIZ. CANAL
0 1 2 3 4 5 6 7 11 12 13 14 15 16 19 20 21 22 23 24 28 57 58 59 62 63 69 62 63 69 62 63

TV CATV CANAL DE RECEPO


2 1 2

SEL. SISTEMA VISUALIZ. CANAL


70 73 74 75 76 77 78 79 80 81 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 107 117 118 120 125

TV CATV CANAL DE RECEPO


13 14

99 100

125

Sinais de entrada que podem ser mostrados


COMPONENT (Y, PB/CB, PR/CR) Smbolo : Sinal de entrada aplicvel Nome do sinal COMPONENT HDMI 525 (480) / 60i 525 (480) / 60p 625 (576) / 50i 625 (576) / 50p 750 (720) / 60p 750 (720) / 50p 1.125 (1.080) / 60i 1.125 (1.080) / 50i 1.125 (1.080) / 60p 1.125 (1.080) / 50p 1.125 (1.080) / 24p PC (D-sub 15P) Nome do sinal Frequncia horizontal (kHz) Frequncia vertical (Hz) 70,07 640 400 @70 Hz 31,47 59,94 640 480 @60 Hz 31,47 37,50 75,00 640 480 @75 Hz 800 600 @60 Hz 37,88 60,32 800 600 @75 Hz 46,88 75,00 800 600 @85 Hz 53,67 85,06 31,44 59,89 852 480 @60 Hz 1.024 768 @60 Hz 48,36 60,00 1.024 768 @70 Hz 56,48 70,07 1.024 768 @75 Hz 60,02 75,03 68,68 85,00 1.024 768 @85 Hz 47,70 60,00 1.280 768 @60 Hz 1.280 1.024 @60 Hz 63,98 60,02 1.366 768 @60 Hz 48,39 60,04 35,00 66,67 Macintosh13 (640 480) Macintosh16 (832 624) 49,73 74,55 Macintosh21 (1,152 870) 68,68 75,06 Observaes Sinais diferentes dos descritos acima podem no ser mostrados corretamente. Os sinais acima so reformatados para melhor visualizao em sua tela. O sinal de entrada aplicvel para computador basicamente compatvel com o padro VESA. O sinal de computador ampliado ou comprimido para visualizao, portanto, pode no ser possvel mostrar pequenos detalhes com nitidez suficiente.

40

Proporo de formato
possvel escolher o aspecto de acordo com o formato do sinal recebido e com sua preferncia (pg. 13) (ex.: no caso de imagem em formato 4:3). FULL JUST
FULL JUST

Aumenta a imagem 4:3 horizontalmente at as bordas laterais da tela. (Recomendvel para imagens anamrficas). H-FILL
H-FILL

Amplia a imagem 4:3 at os quatro cantos da tela. (Recomendvel para transmisso normal de TV) 4:3

Barra lateral Aumenta a imagem 4:3 horizontalmente at as bordas laterais da tela. As bordas laterais da imagem so cortadas. ZOOM
ZOOM

Standard (Note que pode ocorrer imagem residual da barra lateral se a mesma for exibida por muito tempo). Nota: 480i/p (4:3), 480i/p (16:9), 576i/p (4:3), 576i/p (16:9): FULL, JUST, 4:3 ou ZOOM. 1080p / 1080i / 720p: FULL, H-FILL, JUST, 4:3 ou ZOOM.

Aumenta a imagem 4:3 para a tela inteira. (Recomendvel para Letter Box). Ajuste de zoom A posio e o tamanho vertical da imagem podem ser ajustados em ZOOM. 1 Selecione Ajuste de zoom no menu Imagem. (pgs. 24-25) 2 Posio V: Ajuste na posio vertical 3 Tamanho V: Ajuste do tamanho vertical

Para reinicializar a relao de aspecto

(OK)

VIERA Link HDAVI ControlTM


As conexes HDMI a alguns equipamentos Panasonic permitem a interface automaticamente. (pg. 28) Esta funo pode no funcionar normalmente dependendo da condio do equipamento. A imagem ou o som podem no aparecer durante os primeiros segundos no incio da reproduo. A imagem ou o som podem no aparecer durante os primeiros segundos quando o modo de entrada for alterado. A funo de volume ser exibida ao ajustar o volume do equipamento. A reproduo fcil tambm est disponvel usando-se o controle remoto do home theater. Leia os manuais dos equipamentos. Se conectar o mesmo tipo de equipamento ao mesmo tempo (por exemplo: um DIGA ao HDMI1 e outro DIGA ao HDMI2), o VIERA Link fica disponvel para o terminal com o menor nmero. HDAVI Control 4 o mais novo padro (em dezembro de 2008) para equipamentos compatveis com HDAVI Control da Panasonic. Este padro compatvel com os equipamentos HDAVI comuns da Panasonic.

41

Perguntas e respostas, etc

Informaes tcnicas

Informaes tcnicas (Cont.)


Ligao HDMI
HDMI (interface multimdia de alta definio) permite apreciar imagens digitais em alta definio e som de alta qualidade conectando-se o televisor ao equipamento. Um aparelho compatvel com HDMI (*1) equipado com um terminal de sada HDMI ou DVI, tal como um set top box ou um DVD Player, pode ser ligado ao terminal HDMI usando-se um cabo compatvel com HDMI (completo). Para detalhes sobre as conexes, consulte Equipamentos externos (pg. 38). Observaes HDMI a primeira interface para udio-vdeo digital completa do mundo para consumidores que tem um padro de no-compresso. Se o equipamento externo tiver apenas uma sada DVI, ligue ao terminal HDMI1/3 atravs de um cabo adaptador DVI para HDMI (*2). Se usar o cabo adaptador DVI para HDMI, ligue o cabo de udio ao terminal de entrada de udio (HDMI1: use os terminais AV2 IN AUDIO / HDMI3: use os terminais AV3 IN AUDIO). As configuraes do udio podem ser feitas na tela do menu Entrada HDMI1/3. (pg. 24) Frequncias de amostragem de sinais de udio aplicveis (2ch L.PCM): 48 kHz, 44,1 kHz, 32 kHz. O terminal HDMI2 somente para sinal de udio digital. No previsto o uso com um computador. Se o equipamento conectado tiver uma funo de ajuste do formato, ajuste a proporo de formato para 16:9. Esses conectores HDMI so do tipo A. Esses conectores HDMI so compatveis com proteo de copyright HDCP (Proteo de contedo digital de banda larga). Um equipamento sem um terminal de sada digital pode ser conectado ao terminal de entrada do Componente, S VIDEO ou Vdeo para receber sinais analgicos. O terminal de entrada HDMI pode ser usado somente com os seguintes sinais de imagem: 480i, 480p, 576i, 576p, 720p, 1080i e 1080p. Combine com a configurao de sada do equipamento digital. Para detalhes sobre os sinais HDMI aplicveis, consulte a pg. 40.
(*1): O logotipo HDMI indicado no equipamento compatvel com HDMI. (*2): Solicite informaes no seu revendedor local de equipamentos digitais.

Modo imagem
Dinmico: Normal: Cinema: Game: Usurio (Foto): Proporciona nitidez e contraste de imagem acentuados para visualizao em uma sala bem iluminada. Recomendvel para condies normais de visualizao com iluminao ambiente reduzida. Para assistir filmes numa sala escura. Proporciona uma imagem suave, como de filme. Para reproduzir videogames: Ajuste do modo Game (pg. 36). Personaliza cada item de acordo com sua preferncia. A foto exibida em JPEG.

Tamanho horizontal
Formato: 4:3
Tamanho 1 Tamanho 2
A largura ser reduzida em ambos os lados para reduzir o rudo.

Formato: FULL/JUST (H-FILL/ZOOM)


Tamanho 1 Tamanho 2
A largura ser aumentada em ambos os lados para reduzir o rudo.

Veja as pginas 24-25 para mais informaes.

Ligao ao computador
possvel conectar um computador a este televisor para visualizar a tela do PC e ouvir o som atravs do televisor. Sinais do computador que podem entrar: Frequncia de varredura horizontal de 31 a 69 kHz; frequncia de varredura vertical de 59 a 86 Hz (linhas de mais de 1.024 sinais podem resultar em exibio incorreta da imagem). No necessrio um adaptador de computador para o conector de 15 pinos sub-D em conformidade com DOS/V. Observaes 1.440 1.080 pixels 4:3 No possvel conectar certos modelos de PC a este televisor. Aspecto FULL 1.920 1.080 pixels Ao utilizar um PC, ajuste a qualidade de cor do monitor para a posio mais alta. Para detalhes sobre os sinais de PC aplicveis, consulte abaixo. Resoluo mxima de visualizao. Sinal do conector de 15 pinos sub-D.
Pino N Nome do sinal R G B NC (no conectado) GND (terra) Pino N Nome do sinal GND (terra) GND (terra) GND (terra) NC (no conectado) GND (terra) Pino N Nome do sinal NC (no conectado) NC (no conectado) HD VD NC (no conectado)

42

Atualizao do sistema de software (modo DTV)


Atualize o sistema de software regularmente para assegurar que possui a verso mais recente do software. Se houver uma atualizao disponvel, uma faixa de aviso ser mostrada quando o servio atualizar as informaes. A informao de programa (a data que a nova verso pode ser usada) aparecer 24 horas antes do tempo programado. O aparelho configurar a reserva automaticamente. A atualizao no iniciar quando a tecla POWER frontal estiver ajustada para Desligado. Se houver uma atualizao disponvel, uma faixa de aviso ser mostrada 2 minutos antes do tempo programado. Para baixar o novo software, selecione Sim e pressione OK b O download iniciar no horrio programado em 2 minutos (tempo de download: Mx. 20 minutos) Ao decidir no fazer a atualizao, selecionar No e pressionar OK. Observao Durante o download, no desligue a tecla lateral (O TV automaticamente ativado aps o download).

Formato de dados para visualizao do Carto SD


Foto: Imagens fixas gravadas com cmera digital compatvel com arquivos JPEG de padres DCF* e EXIF**. Formato de dados: Baseline JPEG (sub-amostragem: 4:4:4, 4:2:2 ou 4:2:0) Nmero mx. de arquivos: 9.999 Resoluo de imagem: 160 x 120 a 10.000.000 Filme: Arquivos compatveis com padro SD-Vdeo Ver. 1.2 [MPEG-2 (formato PS)] e padro AVCHD com um formato de udio que seja MPEG-1/Layer-2 ou Dolby Digital (Arquivos AVCHD gravados com frequncia vertical de 60 Hz so aplicveis. Os dados modificados com um PC podem no ser visualizados corretamente). * DCF (Design Rule for Camera File System): um padro da Japan Electronics and Information Technology Industries Association. ** EXIF (Exchangeable Image File Format)

Observaes Formate o carto com o equipamento de gravao. A imagem pode no aparecer corretamente neste TV, dependendo do equipamento de gravao utilizado. A visualizao pode levar algum tempo quando houver muitos arquivos e pastas. Esta funo no pode mostrar JPEG em Movimento e imagens fixas que no sejam formatadas DCF (ex.: TIFF, BMP). Dados modificados com um computador podem no ser mostrados. As imagens importadas de um computador devem ser compatveis com EXIF 2.0, 2.1 e 2.2. Arquivos parcialmente degradados podem ser mostrados com resoluo reduzida. Todos os dados com extenso .JPG no carto sero lidos no Modo Visualizao de Foto. Os nomes das pastas e arquivos devem ser diferentes, dependendo da cmera digital utilizada. No use caracteres de dois bytes ou outros cdigos especiais. O carto pode ficar inutilizado com este TV se os nomes dos arquivos ou pastas forem alterados.

Cuidados no manuseio do Carto SD


No remova o carto enquanto o aparelho estiver acessando os dados (isto pode danificar o carto ou o TV). No toque nos terminais na parte traseira do carto. No sujeite o carto a grandes presses ou impactos. Insira o carto na direo correta, caso contrrio, ele pode ser danificado. Interferncias eltricas, eletricidade esttica ou operaes incorretas podem danificar os dados ou o carto. Faa cpias de segurana dos dados em intervalos regulares para o caso de deteriorao, danos nos dados ou operaes incorretas do aparelho (a Panasonic no se responsabilizar por qualquer deteriorao ou danos nos dados gravados).

Seleo de regio / Horrio de vero


Seleo de regio: Ajuste do horrio normal

Horrio de vero: Ajuste do horrio de vero

Se houver um intervalo entre o horrio mostrado e o horrio real, ajuste esta funo.

Padro Norte Norte/Centro-Oeste

- 3:00 - 4:00 - 4:00

- 2:00

- 3:00
(Baseado em GMT)

43

Perguntas e respostas, etc

O horrio contido no sinal de transmisso UTC (Horrio Universal Coordenado) formalmente conhecido como GMT (Horrio de Greenwich).

Regio Fernando de Noronha Nordeste

Horrio normal

Horrio de vero: Auto (durante o horrio de vero) - 2:00 - 3:00

Informaes tcnicas

Especificaes tcnicas
TC-L32G11B Alimentao Uso mdio Condio em espera Faixa de aspecto
Consumo Tela

TC-L37G11B

TC-L42G11B 207 W 0,3 W (consumo mdio em 220 V~) 16:9 106 cm (diagonal) 930 mm (L) 523 mm (A) 2.073.600 (1.920 (L) 1.080 (A) [5.760 1.080 pontos]

Tamanho visvel da tela Nmero de pixels Alto-falante Sada de udio Fone de ouvido

Sinais de computador

110-220 V ~ 50/60 Hz 122 W 149 W 0,4 W (consumo mdio em 220 V~) 0,4 W (consumo mdio em 220 V~) 16:9 16:9 80 cm (diagonal) 94,0 cm (diagonal) 698 mm (L) 392 mm (A) 816 mm (L) 460 mm (A) 1.049.088 (1.366 (L) 768 (H)) 2.073.600 (1.920 (L) 1.080 (A) [4.098 768 pontos] [5.760 1.080 pontos] 160 mm 42 mm 2 ps, 8 20 W (10 W + 10 W), 10% THD M3 (3,5 mm) minijack estreo 1 VGA, SVGA, XGA SXGA ..... (comprimido) Frequncia de leitura horizontal 31 - 69 kHz Frequncia de leitura vertical 59 - 86 Hz 1. PAL-M 2. PAL-N 3. NTSC

Som

Sistema de recepo/Nome da banda Canais de recepo (TV Normal) Antena - Traseira

Recepo de transmisso e reproduo em videocassete ou DVD

Digital terrestre 6 MHz VHF/UHF (Brasil) recepo de transmisso de TV livre BANDA VHF 2-13 (NTSC M EUA) BANDA UHF 14-69 (NTSC M EUA) CATV 1-125 (EUA CATV)

VHF / UHF Temperatura: 0C - 40C Condies de operao Umidade: 20% - 80% HR (sem condensao) Tipo RCA PINO 2 0,5 V[rms] Entrada AUDIO L - R AV1 VIDEO Tipo RCA PINO 1 1,0 V[p-p] (75 ) Y 1,0 V[p-p] (incluindo sincronia) COMPONENT PB/CB, PR/CR 0,35 V[p-p] Entrada AUDIO L - R Tipo RCA PINO 2 0,5 V[rms] AV2 Tipo RCA PINO 1 1,0 V[p-p] (75 ) VIDEO Y 1,0 V[p-p] (incluindo sincronia) COMPONENT PB/CB, PR/CR 0,35 V[p-p] Entrada AUDIO L - R Tipo RCA PINO 2 0,5 V[rms] AV3 VIDEO Tipo RCA PINO 1 1,0 V[p-p] (75 ) S VIDEO Mini DIN 4 pinos Y: 1,0 v[p-p] (75 ) C:0,286 V[p-p] (75 ) Este TV suporta a funo HDAVI Control 4 Outros Entrada HDMI1/2/3 Conectores Tipo A HIGH-DENSITY D-SUB 15 PINOS R, G, B/0,7 V [p-p] (75 ) Entrada PC HD, VD/TTL Nvel 2,0 - 5,0 V[p-p] (alta impedancia) PCM, Fibra ptica DIGITAL AUDIO OUT Entrada de carto Entrada SD CARD 1 Sada AUDIO L - R Tipo RCA PINO 2 0,5 V[rms] (alta impedncia) Monitor VIDEO Tipo RCA PINO 1 1,0 V[p-p] (75 ) Dimenses (L A P) 798 mm 551 mm 217 mm 894 mm 611 mm 287 mm 1021 mm 680 mm 310 mm (com pedestal) (com pedestal) (com pedestal) 798 mm 511 mm 93 mm 894 mm 568 mm 99 mm 1021 mm 637 mm 115 mm (somente TV) (somente TV) (somente TV) 13,5 kg (com pedestal) 17,5 kg (com pedestal) 23,0 kg (com pedestal) Peso 11,5 kg (somente TV) 15,0 kg (somente TV) 20,0 kg (somente TV)

Observao
Projeto e Especificaes esto sujeitas a alteraes sem prvio aviso. O peso e as dimenses so aproximadas.

44

Terminais de conexo

Licena
Crditos das marcas comerciais VGA uma marca comercial da International Business Machines Corporation. Macintosh uma marca comercial registrada da Apple Computer, EUA. S-VGA uma marca comercial registrada da Video Electronics Standard Association. Mesmo que no se tenha feito nenhuma nota especial sobre uma empresa ou marca comercial do produto, essas marcas comerciais foram completamente respeitadas. O logotipo SDHC uma marca registrada. HDMI, o logotipo HDMI e High-Definition Multimedia Interface so marcas comerciais ou marcas registradas da HDMI Licensing LLC. HDAVI ControlTM uma marca registrada da Panasonic Corporation. AVCHD e o logotipo AVCHD so marcas comerciais da Panasonic Corporation e da Sony Corporation. Produzido sob licena de Dolby Laboratories Dolby uma marca registrada da Dolby Laboratories

Perguntas e Respostas
Antes de solicitar consertos ou assistncia tcnica, favor seguir esses procedimentos simples para tentar resolver o problema. Se o problema persistir, entre em contato com seu revendedor Panasonic para assistncia.

Manchas brancas ou imagens com sombra (rudo)

Verifique a posio, direo e ligao da antena.

A funo VIERA Link no funciona e aparece uma mensagem de erro


Verifique a ligao. Ligue o equipamento conectado e depois o televisor. (pg. 28)

No h imagem nem som


O aparelho est no modo AV? O cabo de alimentao est ligado na tomada? O televisor est ligado? Verifique o menu de imagem (pg. 24) e o volume.

Pontos luminosos permanentes na tela


Esta uma caracterstica das telas de cristal lquido e no um problema. A tela de cristal lquido construda com tecnologia de alta preciso, oferecendo excelente imagem. Ocasionalmente, alguns pixels no ativos podem aparecer na tela como pontos fixos em vermelho, verde, azul ou preto. Isto no afeta o desempenho do seu LCD.

Aparece uma mensagem de erro


Siga as instrues da mensagem. Se o problema persistir, contate o Centro de Servio autorizado.

A tela LCD move-se lentamente quando pressionada com um dedo. Barulhos podem ser ouvidos
Existe um pequeno espao ao redor da tela para evitar danos mesma. A tela pode mover-se levemente quando pressionada e um rudo pode ser ouvido. Isto no indica mau funcionamento.

45

Perguntas e respostas, etc

Especificaes tcnicas Licena Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas (cont.)


Imagem confusa, rudo No aparece nenhuma imagem Imagem ofuscada ou distorcida (volume baixo ou sem som) Aparece uma imagem estranha No h som
Som
Ative Video NR no menu de imagem (para eliminar o rudo). (pg. 24) Verifique se h outros aparelhos eltricos nas proximidades (lmpada fluorescente, carro, motocicleta). A opo Cor ou Contraste no menu de imagem est no mnimo? (pg. 24) Verifique Sistema de cor (pg. 35) para modo TV ou Sist. cor AV (pg. 26) para modo AV. Reprograme os canais. (pg. 34)

Tela

Desligue o televisor com o interruptor de ligar/desligar alimentao e, ento, ligue-o outra vez.

A funo MUTE (Mudo) est ativada? (pg. 8) O volume est regulado no mnimo?

O nvel de som baixo ou o som distorcido

A recepo do sinal sonoro pode estar deteriorada. Configure o som do equipamento conectado para 2ch L.PCM. Verifique a configurao de Entrada HDMI1/3 no menu de udio. (pg. 24) Se a conexo de som digital tiver problemas, selecione a conexo de som analgico. (pg. 42) O cabo HDMI est ligado devidamente? (pg. 38-39) Desligue o televisor e os equipamentos e ligue-os novamente. Verifique o sinal de entrada do equipamento. (pg. 40) Use um equipamento compatvel com EIA/CEA-861/861B.

O som no normal
HDMI

As imagens de um equipamento so estranhas quando o aparelho conectado atravs de HDMI

Devido s tecnologias de recepo digital envolvidas, a qualidade dos sinais de TV Digital podem ser relativamente baixas em alguns casos, com relao a programas de TV analgicos de boa recepo. Instale uma antena individualmente para o TV e videocassete (use um divisor)
TV

DTV

No possvel receber sinais com uma antena de alto desempenho


Videocassete

(Antena individual) Divisor Sada da antena Terminal de entrada da Sada da antena antena Entrada da antena (Antena individual)

Interferncia ou congelamento/ a imagem desaparece em DTV O televisor passa para o modo de espera O controle remoto no funciona

Verifique Programa manual DTV (PG. 35). Se Qualidade do sinal for mostrado em vermelho, verifique a antena. Se o problema persistir, consulte seu revendedor Panasonic local. Desligue o TV com o interruptor Liga/Desliga principal, depois ligue-o novamente. A funo Sleep Timer foi ativada. (pg. 12)

Outros

As pilhas esto colocadas corretamente? (pg. 6) O televisor est ligado?

46

Certificado de Garantia
VLIDO PARA MODELOS:

TC-L32G11B / TC-L37G11B / TC-L42G11B

A Panasonic do Brasil Limitada, assegura ao proprietrio-consumidor do aparelho aqui identificado, garantia contra qualquer defeito de fabricao, desde que constatado por tcnicos autorizados pela Panasonic, pelo prazo de 90 dias, por fora da lei, mais 275 dias por liberalidade da Panasonic, a partir da data de aquisio pelo comprador-consumidor, aquisio esta feita em revendedor de produtos Panasonic e, contada a partir da data da Nota Fiscal de Compra. A Panasonic do Brasil Limitada, restringe sua responsabilidade substituio de peas defeituosas, desde que a critrio de seu tcnico credenciado, se constate a falha em condies normais de uso. A mo-de-obra e a substituio de pea(s) com defeito(s) de fabricao, em uso normal do aparelho, sero gratuitas dentro do perodo de garantia. A Panasonic do Brasil Limitada, declara a garantia nula e sem efeito, se este aparelho sofrer qualquer dano provocado por acidentes, insetos, agentes da natureza (raios, inundaes, desabamentos, etc...), uso em desacordo com o Manual de Instrues, por ter sido ligado rede eltrica imprpria ou sujeita a flutuaes excessivas, ou ainda, no caso de apresentar sinais de ter sido violado, ajustado ou consertado por pessoas no autorizadas pela Panasonic. Tambm ser considerada nula a garantia se o consumidor no apresentar a Nota Fiscal de Compra, ou se a mesma apresentar rasuras ou modificaes. A Panasonic do Brasil Limitada, obriga-se a prestar os servios acima referidos, tanto os gratuitos como os remunerados, somente nas localidades onde mantiver Servio Autorizado. O proprietrio-consumidor ser o nico responsvel pelas despesas e riscos de transporte do aparelho ao Servio Autorizado mais prximo (ida e volta). A forma e local de utilizao da garantia vlida apenas em territrio brasileiro. Esta garantia no cobre os seguintes itens: Instalao do produto ou orientao de manuseio. Atendimento em domiclio para aparelhos inferiores a 23 polegadas. Se o proprietrioconsumidor desejar ser atendido em sua residncia, o prprio dever entrar em contato com um dos nossos Servios Autorizados para consulta sobre a taxa de visita. Constatado a necessidade de retirada do aparelho, fica o consumidor responsvel pelas despesas do transporte de ida e volta do produto ao Servio Autorizado Panasonic. Peas plsticas ou metlicas tais como: boto, gabinete, porta do painel, tampa traseira, display de plasma e LCD e cabo de fora, que no sejam defeitos de fabricao. Nota: Os aparelhos que possurem acessrios, cabo de fora e controle remoto, a garantia contra defeito de fabricao para esses componentes de 90 (noventa) dias contados a partir da data da nota fiscal de compra do produto. ESTE PRODUTO DESTINA-SE EXCLUSIVAMENTE A USO DOMSTICO

GARANTIA

47

Perguntas e respostas, etc

Perguntas e Respostas Certificado de Garantia

No esquea
Sempre que seu aparelho apresentar problema, contate o Servio Autorizado Panasonic mais prximo da sua residncia, pois somente o Servio Autorizado possui: Tcnicos treinados pela Panasonic; Manuais e informaes tcnicas fornecidos pela Panasonic; Equipamentos adequados; Peas originais.

Proteja seu Aparelho


Confie seus aparelhos somente ao Servio Autorizado Panasonic. No confunda com as Oficinas Especializadas, pois somente o Servio Autorizado Panasonic trabalha com as peas originais, tem seus tcnicos treinados pela fbrica, fornece garantia real dos servios, trabalha sob nossa superviso, recebe constantes orientaes e atualizaes. Se, apesar de tudo isso, o servio ainda no ficar bom, V.Sa. pode solicitar nossa interveno e no caso de Oficina Especializada, nada podemos fazer.

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR:
GRANDE SO PAULO DEMAIS REGIES 0800 011 1033 (0XX12) 3935-9300

www.panasonic.com.br

Panasonic do Brasil Limitada Comercial: Rua Cubato, 320 - 6 andar CEP 04013-001 - So Paulo/SP Fbrica: CNPJ 04.403.408/0001-65 Rua Matrinx, 1155 - Distrito Ind. Mal. Castelo Branco CEP: 69075-150 - Manaus/AM Indstria Brasileira

Das könnte Ihnen auch gefallen