Sie sind auf Seite 1von 50

INTRODUO A SEGURANA DO TRABALHO

2009

sade pblica. A reduo da capacidade produtiva de uma empresa em conseqncia de acidentes de trabalho, talvez seja um dos maiores problemas das empresas e governos, no s em nosso pas como em todo o mundo. Se esse aspecto econmico importante, talvez no seja o mais grave: antes de tudo existe o lado humano da questo, pois o acidentado, alm do trauma fsico, sofre prejuzos pessoais, financeiros e sociais. A segurana do Trabalho composta por um conjunto de medidas tcnicas, educacionais, mdicas e psicolgicas, que objetiva a Preveno de Acidentes, pela eliminao dos Atos e das Condies Inseguras do ambiente, atravs da conscientizao e motivao dos funcionrios para prticas prevencionistas. Seu emprego indispensvel para o desenvolvimento satisfatrio do trabalho. Definio

Os acidentes e doenas de trabalho constituem hoje no Brasil um grave problema de

De acordo com as NRs ( Normas Regulamentadoras) ficam obrigadas a constiturem o setor de segurana, as empresas privadas e pblicas, os rgos pblicos da administrao direta e indireta e dos poderes legislativo e judicirio, que possuam empregados regidos pela C.L.T, com a finalidade de promover a sade e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. A responsabilidade pela Segurana de cada um, isto significa que ao se zelar por sua prpria segurana, automaticamente se estar zelando pela segurana dos que esto a volta. Pessoa menos esclarecidas sobre o assunto procuram, em certas circunstncias, justificar a ausncia de interesse pela segurana; entretanto, nada de positivo existe capaz de justificar tal omisso. Realmente o trabalho poder ser efetuado mesmo que ocorram acidentes, porm, jamais poder ser considerado satisfatria a sua realizao. Responsabilidade pela Segurana

As conseqncias de um acidente, tais como a dor dos ferimentos somam-se a muitos fatores danosos ao trabalho, tanto sob o aspecto tcnico como econmicos. Isto nem sempre percebido por quem no interpreta os acidentes do trabalho em toda sua extenso e profundidade. Conceitos Bsicos

Perigo:

Fonte ou situao com potencial de provocar leses pessoais, problemas de sade, danos propriedade, ao ambiente detrabalho, ou uma combinao desses.
OHSAS 18001:1999 e BS 8800:1996

Risco:

Combinao da probabilidade e das conseqncias de ocorrer um evento perigoso.


OHSAS 18001:1999 e BS 8800:1996

BREVE HISTRICO

A Segurana do Trabalho comeou a ser alvo das atenes, com mais nfase, a partir da Revoluo Industrial, que teve incio nos fins do sculo XVIII, na Inglaterra. Alm deste aspecto, existia tambm, o fato da mo de obra ser constituda, principalmente, de crianas e adolescentes egressos de orfanatos. Portanto, era uma mo-de-obra barata, formada de pessoas abandonadas pela sociedade, e que os empresrios no tinham interesse em proteger As pssimas condies fsicas destes trabalhadores, decorrentes da m alimentao, e a falta de higiene existente nos barraces onde viviam, provocou uma epidemia que se alastrou por diversas indstrias do pas ( Inglaterra). Este fato abalou to profundamente a opinio pblica que o parlamento ingls viu-se obrigado a promulgar uma lei que regulamentasse a utilizao dessa mo-de-obra. Assim, em 1802 surge na Inglaterra a primeira lei cujo objetivo foi a segurana do homem no trabalho. A era das mquinas, como pode ser chamada, revolucionou a indstria, com a criao de maquinrios mais velozes, mais possantes, visando aumentar a produtividade. Em contrapartida ao avano tecnolgico, aumentou tambm o ndice de ocorrncias de acidentes, tendo-se em vista que, na poca, tais mquinas no possuam os dispositivos de segurana que as de hoje obrigatoriamente possuem, e o fato de o trabalhador nem sempre estar devidamente treinado quanto operao correta e segura de tais mquinas, bem como constantemente estar sob a influncia de determinados desajustes fsicos ou emocionais ou condies adversas de trabalho no que se refere a conforto trmico, visual, etc. . No Brasil, a preocupao com a segurana no trabalho comea a surgir em 1919, quando Rui Barbosa, em sua campanha eleitoral, preconiza leis em funo do bem estar social e segurana do trabalhador.

Em 22 de dezembro de 1977 a Lei 6.514 altera o captulo V, Ttulo II, da Consolidao das Leis do Trabalho sendo posteriormente regulamentada pelas Normas Regulamentadoras da portaria n 3.214 de 8 de junho de 1978.

O processo de industrializao no Brasil, no foi acompanhado de medidas de segurana eficazes, a ausncia de um poder pblico atuante, aliado ao governo militar instaurado na dcada de 60, leva o pas a um dito Milagre Econmico, uma busca desenfreada por grandes Obras e realizaes, inclusive batendo o recorde mundial de Acidente de Trabalho em 1970.

Essa preocupao se torna maior quando em 1943 acontece a publicao do Decreto Lei n0 5452, que aprovou a Consolidao das Leis do Trabalho, cujo Captulo V, refere-se Segurana e Medicina do Trabalho.

Infelizmente, o esprito de empresa e o esprito prevencionista ainda no fazem parte de muitas organizaes industriais, no havendo verdadeira compreenso de que a preveno de acidentes e o bem estar social dos trabalhadores concorrem para uma maior produtividade por parte dos mesmos, ocasionando maior progresso da indstria.

Mesmo em pleno sculo XXI, a extraordinria importncia do setor de Segurana, na preveno dos acidentes do Trabalho e consequentemente, no bem-estar do trabalhador ainda no foi amplamente reconhecida, quer por trabalhadores, quer por empregadores.

MDULO I

ACIDENTE DO TRABALHO

Os acidentes podem ocorrer em qualquer tipo de atividade,seja no lar, num passeio ou na prtica de esportes. Acidentes podem trazer conseqncias MATERIAIS, FSICAS / PISICOLGICAS ou ao MEIO AMBIENTE.

Acidentes do trabalho conceito que aplica aos trabalhadores, sendo que somente aqueles ocorridos no ambiente de trabalho legal ( atividades onde os funcionrios esto regidos pela CLT- Consolidao das Leis de trabalhos) esto protegidos por normas e condies pr-estabelecidas na rea de conhecimento denominada SEGRANA DO TRABALHO.

Um acidente de trabalho traz uma srie de transtornos e sofrimentos para muitas pessoas alm do acidentado, e gera prejuzos para o prprio acidentado, para a empresa e para a nao.  Prejuzos gerados para o acidentado:

O acidentado pode morrer, ficar mutilado, sentir dores, entre outros. Conseqentemente a famlia sofre com a mutilao ou perda do ente querido, alm de ficar desamparada.  Prejuzos gerados para o empregador: Perde mo-de-obra que em muitos casos, de difcil substituio; perde tempo precioso com a paralisao de mquinas e pessoal; sofre danos materiais (mquinas, ferramentas, equipamentos e matria-prima); baixa o ritmo de produo, comprometendo a qualidade e at mesmo o preo do produto; perde matria-prima que, em alguns casos, de difcil aquisio; adquire m fama junto aos rgos do governo; etc.  Prejuzos gerados para a nao: Perde elemento produtivo na fora de trabalho; levada a aumentar taxas e impostos para manuteno de acidentados; tem mais dependentes da coletividade, etc.

ESTATSTICAS
350000 345000 340000

-NMERO DE ACIDENTES TPICOS NO BRASIL ENTRE 1996 E 1999

335000 330000 325000 320000 3 15 0 0 0 3 10 0 0 0 305000 300000

1996

1997

1998

1999

Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, ou ainda pelo exerccio do trabalho dos funcionrios especiais, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, a perda ou reduo da capacidade para o trabalho permanente ou temporria (ART.139) ;
* 2 - Constitui contraveno penal punvel com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurana e higiene do trabalho. * 1 - A empresa responsvel pela adoo e uso de medidas coletivas e individuais de proteo e segurana do trabalhador.

(DECRETO N 611, DE 21/07/92 - REGULAMENTA A LEI 8213, DE 24/07/91, QUE DISPE SOBRE O PLANO DE BENEFCIOS DA PREVIDNCIA SOCIAL)

Conceito Legal de Acidente do Trabalho

*4 - O Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social fiscalizar e os Sindicatos e entidades representativas de classe acompanharo o fiel cumprimento do posto nos pargrafos anteriores, conforme dispuser o regulamento.

* 3 - dever da empresa prestar informaes pormenorizadas sobre os riscos da operao a executar e do produto a manipular.

 Consideram-se acidente do trabalho as seguintes entidades mrbidas: I. Doena profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exerccio de trabalho peculiar a determinada atividade e constante da relao das Doenas Profissionais ou do Trabalho.

II. Doenas do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relaciona diretamente, desde que constante da relao mencionada no inciso I. a) a doena degenerativa; b) a que no produz incapacidade laborativa; c) a doena endmica adquirida por segurados habitantes de regio em que ela desenvolva, salvo comparao de que resultou de exposio ou contato direto determinado pela natureza do trabalho. 1 No sero consideradas como doena do trabalho:

2 Em caso excepcional, constatando-se que a doena no includa na relao prevista nos incisos I e II resultou de condies especiais em que o trabalho executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdncia Social deve consider-la acidente do trabalho.  Equiparam-se tambm ao acidente do trabalho (ART.141) :

I. O acidente ligado ao trabalho que, embora no tenha sido a causa nica, haja contribudo diretamente para a morte do segurado, para a perda ou reduo da sua capacidade para o trabalho, ou produzido leso que exija ateno mdica para a sua recuperao. a) ato de agresso, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho; b) ato intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada com o trabalho; c) ato de imprudncia, de negligncia ou de impercia de terceiro, ou de companheiro de trabalho; d) ato de pessoa privada do uso da razo; e) desabamento, inundao, incndio e outros casos fortuitos decorrentes de fora maior. II. O acidente sofrido pelo segurado no local e no horrio do trabalho, em conseqncia de:

III. A doena proveniente de contaminao acidental do empregado no exerccio de sua atividade. IV. O acidente sofrido, ainda que fora do local e horrio de trabalho:

a) na execuo de ordem ou na realizao de servios sob a autoridade da empresa; b) na prestao espontnea de qualquer servio empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito; c) em viagem a servio da empresa, inclusive para estudo, quando financiada por esta, dentro de seus planos para melhor capacitao da mo-de-obra, independente do meio de locomoo utilizado, inclusive veculo de propriedade da segurado; d) no percurso da residncia para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoo, inclusive veculo de propriedade do segurado. 1 Nos perodos destinados refeio ou descanso, ou por ocasio da satisfao de outras necessidades fisiolgicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado considerado no exerccio do trabalho.

2 No considerada agravao ou complicao de acidente do trabalho a leso que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se superponha s conseqncias do anterior.

4 Ser considerado agravamento de acidente do trabalho aquele sofrido pelo acidentado quando estiver sob a responsabilidade da Reabilitao Profissional.

3 Considerar-se- como dia do acidente, no caso de doena profissional ou do trabalho, a data do incio da incapacidade laborativa para o exerccio da produtividade habitual, ou o dia da segregao compulsria, ou o dia em que for realizado o diagnstico, valendo para esse efeito o que ocorrer primeiro.

 Acidente do trabalho todo fato inesperado, no planejado, que interrompe ou interfere num processo normal de trabalho, resultando leso e/ou danos materiais e/ou perda de tempo. Estudos indicam que a percepo de fatos geradores de incidentes ou quase acidentes, possibilitam minimizar os eventos graves, atravs de aes preventivas e medidas capazes de atuar sobre fatos pouco relevantes, mas que aliados a outros fatores contribuintes levaro certamente a um desfecho indesejado. Exemplo: Queda de empilhamento defeituoso, sem vtimas.

Conceito Prevencionista

Figura 2 - Pirmide resultante dos estudos de Frank Bird.

Exemplo- Acidente catastrfico.

O Desastre de Bhopal

Em 3 de dezembro de 1984, numa fbrica da Union Carbide, em Bhopal, ocorreu uma grande liberao, para a atmosfera, de isocianato de metila, proveniente de um reservatrio de estocagem. O gs txico acabou atingindo toda uma favela que se havia formado nos arredores da fbrica. De acordo com os relatos, houve contaminao do reservatrio de isocianato com gua e clorofrmio. Os contaminantes reagiram com parte do isocianato do reservatrio, provocando a elevao da temperatura do seu contedo. O sistema de refrigerao do reservatrio no estava funcionando. A vlvula de segurana do reservatrio se abriu, mas o sistema de lavagem de gases, que deveria absorver os vapores de isocianato liberados pela vlvula, era subdimensionado, e o sistema de flare, que deveria ter queimado qualquer vapor residual que atravessasse o sistema de lavagem, estava fora de servio. Neste acidente foram mortas cerca de 2500 pessoas, com um nmero de feridos talvez 10 vezes maior. Uma das causas mais importantes, geradoras do desastre de Bhopal, foi a falha em se manter equipamentos de segurana em boas condies de operao.

As anlises de acidentes e doenas do trabalho no Laboratrio Lmina so feitas atravs do preenchimento do Relatrio de Investigao de Anlise de Acidente - RIAT, que servir de subsdio para a coleta de dados e conhecimento das causas dos acidentes.

Na anlise de acidentes, todos os passos utilizados na investigao so primordiais, a diferena que na anlise, estaremos nos aprofundando ainda mais na ocorrncia, procurando informaes e detalhes, para uma melhor compreenso e tomada de providncias cabveis das medidas de segurana. Essas atitudes visam prevenir outros acidentes iguais e/ou semelhantes, alm de outras aes legais e administrativas decorrentes de um Acidente do Trabalho.

ANLISE DOS ACIDENTES

Todo acidente quando acontece obedece a uma seqncia rgida. Sendo assim, muito importante conhec-la, pois desta forma que vamos trabalhar na preveno do mesmo. Portanto, cabe-nos agora detectar no trabalho todas as causas possveis, elimin-las ou, caso no seja possvel, evitar que as mesmas atuem ou interfiram no trabalho. A investigao dos acidentes consiste em reunir todos os dados importantes, objetivando a reunio de dados sobre o mesmo. Na investigao de acidentes so abordadas as causas e fatores que diretamente contriburam para o seu aparecimento. -Investigao dos Acidentes do Trabalho Causa / Acidente / Conseqncia

Seqncia dos Acidentes

importante que os membros da Investigao conheam bem as verdadeiras causas dos acidentes, pois, por incrvel que parea, muitas pessoas ainda acham que um acidente acontece por acaso, azar, fatalidade, destino ou porque tinha que acontecer. Tambm muito importante que no sejam confundidas as perguntas: o que causou o acidente? com quem o responsvel?. Mesmo que durante a investigao seja identificada a pessoa que diretamente causou o acidente, o assunto deve ser tratado em uma esfera mais ampla. Muitas vezes, o indivduo considerado culpado pelo acidente no recebeu o treinamento nem o acompanhamento necessrios para assumir o posto de trabalho, os procedimentos internos no eliminaram os riscos das tarefas, um mau relacionamento/integrao no ambiente de trabalho ou boatos de demisses fizeram com que os empregados trabalhassem sob tenso, etc. .

Os procedimentos de investigao de acidentes j se encontram bem estabelecidos como veremos adiante, porm, muito freqentemente, o principal objetivo da investigao - evitar que acontea de novo - prejudicado pela procura da pessoa responsvel pelo acidente (culpado). Assim sendo, as pessoas se tornam defensivas e fica difcil esclarecer os fatos.

A responsabilidade em investigar os acidentes ocorridos de fundamental importncia, principalmente quando a empresa possui uma gesto profissional em Segurana do trabalho, Sendo assim, o Setor de Segurana e o Setor onde ocorreu o acidente, participam do desenvolvimento de todo um processo investigativo, baseado em diretrizes prprias, para que se chegue a(s) causa(s) real(is) do evento.

INVESTIGAO DE ACIDENTES do Ac

Existem algumas diretrizes para a investigao de acidentes: * Investigar imediatamente aps a ocorrncia. * Envolver aqueles que tem um conhecimento real da situao.

* Coletar e registrar os fatos, incluindo os relacionamentos organizacionais, as ocorrncias similares e outras informaes teis e importantes que sirvam de suporte. * Ter como principal objetivo evitar que acidentes similares aconteam novamente. * Identificar as causas bsicas. * Recomendar as aes corretivas.

* Providenciar o preenchimento do Anexo II (Ficha de Anlise de Acidentes).

Da Natureza Dos Acidentes


ACIDENTE PESSOAL: (Pessoa). aquele cuja caracterizao depende de existir acidentado

ACIDENTE IMPESSOAL: aquele cuja caracterizao independe de existir ( Mquinas e Equipamentos)

ELEMENTOS BSICOS DA INVESTIGAO DO ACIDENTE


Para uma anlise correta de um acidente e suas causas, importante que tenhamos conhecimento dos seguintes elementos :.
*

maneira pela qual o acidente classificado legalmente ( Tpico ou Funcional,Trajeto ou Outros.).

Tipo de Acidente

Tpico- Ocorre com o trabalhador durante o horrio de trabalho , no local de trabalho e em atividade ligada a sua atividade profissional. Trajeto- Ocorre quando o funcionrio est em deslocamento, independente do meio de locomoo; Seja na inda ou vinda do trabalho, desde que no rota e horrios habituais.

Lembramos que a caracterizao do acidente do trabalho. garante o direito do trabalhador de se beneficiar do amparo legal previsto, atravs do INSS( independente de culpa da empresa).

Outros- Ocorre em qualquer situao onde o funcionrio est a servio da empresa, para benefcio dela ou por motivo fortuito em horrio de trabalho ( Viagem pela empresa, assalto, agresso, acidentes climticos, desabamentos etc..)

Classificao das Leses


Definio de Leso Pessoal: qualquer dano sofrido pelo organismo humano, como conseqncia de acidente do trabalho.

 Natureza da Leso: Identifica a leso segundo suas caractersticas principais. (impacto contra, prensagem entre, queda do mesmo nvel, esforo inadequado, etc.)  Localizao da Leso: Indica a sede da leso no organismo humano.

 Fonte da Leso ou Agente do Acidente: o meio fsico que deu origem leso (ferramentas manuais, motores, mquinas, substncias qumicas, etc.)

Causas do Acidente
CAUSAS DIRETAS
* Ato Inseguro

o modo como o indivduo se expe consciente ou inconsciente a riscos de acidentes, ou seja, onde a ao do indivduo contribui para a ocorrncia do acidente. Exemplos:  Deixar de tomar precaues;  Trabalhar em rtmo perigoso (muito lento ou muito rpido);  Trabalhar com ferramenta defeituosa ou improvisada;  Receber o equipamento de proteo individual e no us-lo;  Limpar mquinas em movimento;  Correr nas escadas ou local de trabalho;  Trabalhar em mquinas cujos dispositivos de segurana no funcionem;  Realizar movimentos que acarretem fadiga desnecessria (levantamento de peso excessivo). * Condio Insegura

a condio do meio ambiente que contribui para a ocorrncia dos acidentes. Podendo ser considerado ento, como uma falha no local de trabalho que serve de veculo para o acidente. Exemplos:  Falta de limpeza no local de trabalho;  Armazenamento descuidado;  Iluminao e ventilao imprprias; . Condies climticas desfavorveis;  Piso defeituoso ou imprprio.

CAUSAS INDIRETAS
Risco Material

10

Envolve relaes onde os equipamentos e dispositivos apresentam inadequao de uso, defeito de fabricao, instalao ou manuteno. Exemplos  Mquinas com dispositivos de segurana defeituosos;  Mquinas sem dispositivos de segurana;  Mquinas ou ferramentas defeituosas;  Equipamentos de proteo individual inadequados; Envolve relaes onde o trabalhador apresenta comportamentais e de qualificao profissional. Risco Pessoal

de

forma

no

consciente,

falhas

Exemplos  inabilidade para a funo;  Desconhecimento dos riscos da atividade;  Negligente;  Desconcentrao; . Falta de Qualificao ou Qualificao Inadequada;

Consequncia dos Acidentes


Os acidentes de trabalho, em funo de suas leses, podem ser classificados em acidente sem afastamento e acidente com afastamento.

 Incapacidade Temporria Parcial: a perda de parte da capacidade para o trabalho por um determinado perodo, no afastando o acidentado do trabalho.

*Acidente Sem Afastamento: todo acidente que possibilita ao acidentado retornar sua atividade habitual no mesmo dia, ou ento no dia imediato ao do acidente, no horrio regular, resultando Incapacidade Temporria Parcial.

* Acidente Com Afastamento: todo acidente que impossibilita ao acidentado retornar ao trabalho at o dia imediato ao do acidente, no horrio regulamentar, podendo dele resultar morte, incapacidade permanente total ou parcial e incapacidade temporria total.

 Incapacidade Permanente Parcial: a reduo de parte da capacidade para o trabalho, impossibilitando a execuo de algumas tarefas ou exigindo maior esforo para a sua realizao, decorrente da perda de qualquer membro ou parte do corpo, perda total do uso desse membro ou parte do corpo, ou qualquer reduo permanente de funo orgnica.  Incapacidade Permanente Total( Invalidez):

 Incapacidade Temporria Total: a perda total da capacidade para o trabalho por um perodo que varia do incio da jornada do trabalho at o dia subseqente ao do acidente at 360 dias aps o mesmo, excetuados a morte, incapacidade permanente parcial e total.

11

a perda total da capacidade de trabalho, em carter permanente, exclusive a morte. Esta incapacidade corresponde leso que, no provocando a morte, impossibilita o acidentado, permanentemente, de exercer ocupao remunerada ou da qual decorre a perda das funes dos seguintes elementos: - Ambos os olhos; - Um olho e uma das mos ou, um olho e um p; - Ambas as mos ou ambos os ps ou uma das mos e um p;

Observao: Permanecendo o acidentado afastado de sua atividade por mais de um ano, a incapacidade temporria ser automaticamente considerada permanente, sendo computado o tempo de 360 (trezentos e sessenta) dias para fins estatsticos.

Aes ps Acidentes e Falhas Administrativas


A Segurana do Trabalho visa trabalhar com o conceito da preveno( onde buscamos impedir o aumento do risco e conseqente probabilidade de sinistro.

Aes Permanentes- So aquelas que possuem carter definitivo, visam controlar ou eliminar as fontes de risco, atravs de mudanas de processo produtivo e implantao de programas cclicos. Como a Investigao de acidentes no busca culpados e sim as causas, visando identificar falhas afim de garantir a melhoria dos processos; podemos perceber que antes do ato final do acidente, possivelmente ocorreram outras falhas de carter Administrativo, Tais como: Falhas de projeto; ( layout, instalaes e Equipamentos) Polticas de Segurana Inadequadas; Contratao; Motivao; Velocidade de Produo e Carga Horria excessiva;

Aes Temporrias- So aquelas que tem carter paliativo, interromper o sinistro e minimizar as conseqncias.

Mesmo assim , quando no possvel evitar o acidente, temos aes que devem ser tomadas no sentido de garantir a segurana dos demais funcionrios, assim como melhorar os processo de trabalho e rotinas da segurana. visam advertir, combater,

COMUNICAO DE ACIDENTE DO TRABALHO - CAT


A Comunicao de Acidente do Trabalho uma obrigao legal. Assim, o acidente ocorrido com seu empregado, havendo ou no afastamento do trabalho, dever ser comunicado a empresa imediatamente, que por sua vez ter um prazo de 24 (vinte e quatro) horas para dar entrada no INSS, sob pena de multa em caso de omisso.

A Comunicao ser feita ao INSS por intermdio do formulrio CAT, preenchido em seis vias, com a seguinte destinao: 1. Primeira Via ao INSS 2. Segunda Via Empresa 3. Terceira Via ao Segurado ou Dependente

12

A entrega das vias da CAT compete ao emitente da mesma, cabendo a este comunicar ao segurado ou seus dependentes em qual Posto do Seguro Social foi registrada a CAT.

4 Quarta Via ao Sindicato de Classe do Trabalhador 5. Quinta Via ao Sistema nico de Sade (SUS) 6. Sexta Via Delegacia Regional do Trabalho

Na falta de comunicao por parte da empresa, podem formaliz-la o prprio acidentado, seus dependentes, o sindicato da categoria, o mdico que o assistiu ou qualquer autoridade pblica ( magistrados em geral, os membros do Ministrio Pblico e dos Servios Jurdicos da Unio e dos Estado, os comandantes de unidades militares do Exrcito, Marinha, Aeronutica e Foras Auxiliares: Corpo de Bombeiros e Polcia Militar), o que no exime a empresa de responsabilidade pela falta de emisso da CAT.

Do Auxlio Acidente
O auxlio-acidente ser concedido ao segurado quando, aps a consolidao das leses decorrentes do acidente do trabalho, resultar seqela que implique:

I Reduo da capacidade laborativa que exija maior esforo ou necessidade de adaptao para exercer a mesma atividade, independentemente de reabilitao profissional;

III Reduo da capacidade laborativa que impea, pr si s, o desempenho da atividade que exercia poca do acidente, porm no o de outra, de nvel inferior de complexidade, aps reabilitao profissional. 1 - O auxlio-acidente , mensal e vitalcio, corresponder, respectivamente s situaes previstas nos incisos I, II e III deste artigo, a 30% (trinta por cento), 40% (quarenta por cento) ou 60% (sessenta por cento) do salrio-de-contribuio do segurado vigente no dia do acidente, no podendo ser inferior a esse percentual do seu salrio-de-benefcio.

II Reduo da capacidade laborativa que impea, pr si s, o desempenho da atividade que exercia poca do acidente, porm no o de outra, do mesmo nvel de complexidade, aps reabilitao profissional; ou

2 - O auxlio-acidente ser devido a partir do dia seguinte ao da cessao do auxliodoena, independentemente de qualquer remunerao ou rendimento auferido pelo acidentado. 3 - O recebimento de salrio ou concesso de outro benefcio no prejudicar a continuidade do recebimento do auxlio-acidente.

5 - Se o acidentado em gozo do auxlio-acidente falecer em conseqncia de outro acidente, o valor do auxlio-acidente ser somado ao da penso, no podendo a soma ultrapassar o limite mximo previsto no 2 do artigo 29 desta Lei.

4 - Quando o segurado falecer em gozo do auxlio-acidente, a metade do valor deste ser incorporada ao valor da penso se a morte no resultar do acidente do trabalho.

13

ART. 118 O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mnimo de doze meses, a manuteno do seu contrato de trabalho na empresa, aps a cessao do auxlio-doena acidentrio, independentemente de percepo de auxlio-acidente. OBS 1 Nos casos de negligncia quanto s normas padro de segurana e higiene do trabalho indicados para a proteo individual e coletiva, a Previdncia Social propor ao regressiva contra os responsveis. OBS 2 O pagamento, pela Previdncia Social, das prestaes pr acidente do trabalho no exclui a responsabilidade civil da empresa ou de outrem.

Consideraes Legais do Acidente

Implicaes Decorrentes dos Acidentes de Trabalho - Coletnea Benefcios da Previdncia Social (DECRETO N 611 - (21/07/92 - LEI N 8213)

 O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mnimo de 12 (doze) meses, a manuteno do seu contrato de trabalho na empresa, aps a cessao do auxlio - doena acidentrio, independente da percepo de auxlio - acidente, (ART.169).  O pagamento pela Previdncia Social das prestaes por acidente do trabalho no exclui a responsabilidade civil da empresa ou de outrem, (ART.172).  A empresa responsvel pela adoo e uso das medidas coletivas e individuais de proteo e segurana da sade do trabalhador, (ART. 173).

1 Constitui contraveno penal, punvel com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurana e higiene do trabalho.

 Nos casos de negligncia quanto s normas padro de segurana e higiene do trabalho indicadas para a proteo individual e coletiva, a Previdncia Social propor ao regressiva contra os responsveis, (ART.176). Responsabilidade Civil (CONSTITUIO FEDERAL - CAPTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS)

2 dever da empresa prestar informaes pormenorizadas sobre os riscos da operao a executar e do produto a manipular.

XXVIII - Seguro contra acidente de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. Cdigo Civil

 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social, (ART.7):

14

 Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia, ou imprudncia, violar direitos, ou causar prejuzos a outrem, ficam obrigados a reparar o dano (ART.159).  So tambm responsveis pela reparao civil, (ART.1521):

III. O padro, amo ou comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou por ocasio deles.  Expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente. Pena: Deteno de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, se o fato no construir crime mais grave, (ART.132). Exemplo: Falta de EPI (ART.166 CLT).  Matar algum: Pena: Recluso, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos. Responsabilidade Penal

4 No homicdio culposo, a pena aumentada de um tero, se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante.

INSPEO DE SEGURANA
As inspees de segurana, como j foi dito, basicamente se destinam a fazer levantamento, de forma a descobrir problemas que devero ser solucionados. Descobertos os riscos potenciais, isto , que podero tornar-se causas de acidentes, o agente da inspeo ou os agentes (SESMT, CIPA, supervisores...), devem fazer relatrio pormenorizado que ser estudado pelos tcnicos de segurana e pela direo da empresa (quando for o caso) para que sejam tomadas as medidas pelos prprios tcnicos ou por setores de engenharia e manuteno. Existem formulrios especiais que podem ser utilizados para a confeco dos relatrios. Os prprios formulrios de roteiro para inspees de segurana favorecem o controle da soluo dos problemas apontados, facilitando ainda a elaborao de estatsticas.

Os relatrios devem apontar, com clareza o tipo de risco a ser corrigido. s vezes, essa correo pode ser efetuada durante a prpria inspeo. Riscos que podem causar de imediato certos acidentes devem ter recomendaes de soluo sem qualquer espera. Nenhum relatrio deve ser arquivado enquanto no tiver sido dada a soluo ao problema levantado. Da inspeo de Segurana pode resultar a necessidade de um estudo mais aprofundado de determinada operao.

Tipos de Inspeo de Segurana


Inspeo Geral: Abrange toda a rea de uma empresa ou setor.

15

quando atinge rea geograficamente definida na empresa ou toda a empresa, onde so observados todos os problemas relativos a segurana, higiene e medicina do trabalho. A periodicidade dessa inspeo fica a critrio de cada rea responsvel. Inspeo Parcial:

Limita-se apenas uma parte da empresa, a um setor, a determinadas atividades ou a certos equipamentos. 1. Inspeo de rotina: Procura os riscos que se manifestam, com maior freqncia e que constituem as causas comuns de acidentes, cabe a todo trabalhador, faz-la de forma rotineira, em seu ambiente de trabalho.

2. Inspeo Peridica: Pode ser diria, semanal, mensal, anual, etc. de acordo com a exigncia do programa de segurana vigente na empresa. 3. Inspeo Contnua: Exige constante observao, geralmente ocorrendo quando o controle visual e o processo de trabalho gera condies contnuas de riscos.

5. Inspeo de Riscos Especficos: uma inspeo em que se procura detectar problemas ou assuntos determinados. Exemplo: Riscos Qumicos (fumos, gases, poeiras, substncias qumicas) Riscos Fsicos (rudo, calor, vibrao, umidade, etc.) Ferramenta da Inspeo:

4. Inspeo Especial: Quando h alterao das rotinas de trabalho e a inspeo depende de especialista.

Folha Guia de Inspeo de Segurana (Check-List):Esta lista tem como objetivo servir de guia para os pontos que devem ser verificados durante a inspeo, devendo ser ampliada de acordo com as necessidades e caractersticas da empresa, conforme seu ramo de atividade.

MDULO II

HIGIENE OCUPACIONAL
A Higiene do Trabalho ou Ocupacional uma atividade multidisciplinar que visa antecipar e reconhecer situaes potencialmente perigosas e que aplica medidas de controle de engenharia antes que agresses srias sade do trabalhador sejam observadas. Pela definio acima j se verifica o carter preventivo da Higiene, que foi aprimorada pela American Conference of Governamental Industrial Hygienists (ACGIH) que a define como: "A cincia e arte devotada ao reconhecimento, avaliao e controle dos riscos ambientais e estresse originados do ou no local de trabalho, que podem causar doena, comprometimento da sade e bem-estar ou significativo desconforto e ineficincia entre os trabalhadores, ou membros de uma comunidade". A higiene como cincia, visa estudar os ambientes de trabalho de forma a reduzir ou eliminar os agentes nocivos capazes de acarretar doenas profissionais ou qualquer outro prejuzo ao bem estar do trabalhaor.

16

NOCIVIDADE
uma propriedade dos agentes ambientais, que define o grau de risco que representam para a sade do ser humano; incorpora caractersticas com toxidade, inflamabilidade, infectabilidade etc...necessitando ser identificados e avaliados para se estabelecer os critrios de controle.

CONCEITOS DE DOSAGEM
H uma relao entre a quantidade de agente nocivo absorvida pelo organismo e seu efeito biolgico. Esta relao permite o estabelecimento de limites de segurana para as exposies ocupacionais a substncias txicas abaixo dos quais no existiria risco para a sade dos trabalhadores e no seria afetado o grau de bem estar necessrio para manter a produo e reduzir os riscos de acidentes. NVEL DE AO Valor acima do qual devem ser iniciadas aes preventivas de monitorizao de modo a minimizar a probabilidade de que as exposies a agentes ultrapassem os limites de exposio: LIMITES DE TOLERNCIA

ETAPAS DA HIGIENE DO TRABALHO


ANTECIPAO ( PROJETOS)

Esta fase estabelecer critrios pr-ativos, no sentido de gerar diretrizes de projeto a partir riscos conhecidos ou atividades semelhantes. Seja na reformulao das reas de produo ou na implantao de novas plantas industriais com equipamentos e sistemas de tecnologia conhecida, antever os riscos, pode ser uma vantagem considervel. RECONHECIMENTO E AVALIAO (MONITORIZAO AMBIENTAL)

A monitorizao ambiental foi definida como sendo a medida e a avaliao de agentes nocivos no ambiente para estimar a exposio ambiental e o risco sade por comparao dos resultados com referncias apropriadas. Constitui-se na medida prioritria de avaliao do risco sade atravs da identificao e quantificao dos agentes nocivos nesses ambientes, de forma sistemtica, de modo a permitir a obteno de uma srie histrica de dados de exposio de um grupo de trabalhadores ou indivduos isolados. A avaliao da exposio profissional a agente nocivo composta de duas fases distintas: inicialmente realiza-se uma medio instrumental ou laboratorial da concentrao do agente ( Reconhecimento ) e a seguir compara-se o resultado com os limites de exposio (limites de tolerncia). MEDIDAS DE CONTROLE AMBIENTAL DA EXPOSIO PROFISSIONAL

As medidas de controle ambiental da exposio, quando implantadas, devero ser realmente necessrias e suficientes pana eliminar a exposio profissional ou ao menos reduzila a um nvel aceitvel.

17

Citam-se inicialmente algumas principais medidas que, tecnicamente estudadas e recomendadas, so de execuo essencialmente administrativa, tais como:

- interdio ou paralisao de atividades ou operaes, total, parcial ou setorial; - proibio de uso de certos produtos; - eliminao do agente; - substituio do agente; - segregao fsica do agente ou atividade. - proibio de emprego de certas tcnica de trabalho; - modificao do mtodo, processo ou tcnicas de trabalho; - limitao do tempo de exposio; - limitao do nmero de expostos; - realizao da tarefa em horrios com menos expostos; - treinamento dos trabalhadores; - melhoria das condies de ventilao; - instituio de comisses tcnicas para controle de: materiais perigosos, emergncias, segurana, e outras; - utilizao de equipamentos de proteo individual.

RISCOS AMBIENTAIS
A maioria dos processos pelos quais o homem modifica os materiais extrados da natureza, para transforma-los em produtos segundo as necessidades tecnolgicas atuais, capazes de dispensar no ambiente dos locais de trabalho substncias que, ao entrarem em contato com o organismo dos trabalhadores, podem acarretar molstias ou danos a sua sade. Para facilitar o estudo dos riscos ambientais, podemos classifica-los em trs grupos (para efeito Legal da NR 15/ Insalubridade): a) riscos fsicos; b) riscos qumicos; c) riscos biolgicos

Por sua vez, cada um destes grupos subdivide-se de acordo com as conseqncias fisiolgicas que podem provocar, quer em funo das caractersticas fsico-qumicas dos agentes, quer segundo sua ao sobre o organismo, etc.

Para efeito de Estudos de riscos e avaliaes do ambiente do trabalho,so considerados riscos ou agentes agressivos fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e de acidentes, os que possam trazer ou ocasionar danos sade do trabalhador, nos ambientes de trabalho, em funo de sua natureza, concentrao, intensidade e tempo de exposio ao agente".
Os Riscos ambientais que comprometem a sade do trabalhador so classificados a seguir:

18

RISCOS FSICOS

SO AS DIVERSAS FORMAS DE ENERGIA A QUE POSSAM ESTAR EXPOSTOS OS TRABALHADORES.


DEVEM SER CONSIDERADOS DURANTE AS AVALIAES, OS AGENTES FSICOS QUE SE APRESENTAM NAS SEGUINTES FORMAS DE ENERGIA:

RUDO; VIBRAO; PRESSES ANORMAIS; UNIDADE; TEMPERATURAS EXTREMAS; RADIAES IONIZANTES; RADIAO NO IONIZANTES.
RUDOS As mquinas e equipamentos utilizados pelas empresas produzem rudos que podem atingir nveis excessivos, podendo a curto, mdio e longo prazos provocar srios prejuzos sade. Dependendo do tempo de exposio, nvel sonoro e da sensibilidade individual, as alteraes danosas podero manifestar-se imediatamente ou gradualmente. Quanto maior o nvel de rudo, menor dever ser o tempo de exposio ocupacional.

Limite de tolerncia para rudo contnuo ou intermitente Nvel de rudo dB(A) 85 86 87 88 89 90 Mxima exposio diria permissvel 8 horas 6 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 5 horas

Conseqncias O rudo age diretamente sobre o sistema nervoso, ocasionando: fadiga nervosa; alteraes mentais: perda de memria, irritabilidade, dificuldade em coordenar idias; hipertenso; modificao do rtmo cardaco; modificao do calibre dos vasos sanguneos; modificao do ritmo respiratrio; perturbaes gastrointestinais; diminuio da viso noturna; dificuldade na percepo de cores. Alm destas conseqncias, o rudo atinge tambm o aparelho auditivo causando a perda temporria ou definitiva da audio.

19

VIBRAES

Na indstria comum o uso de mquinas e equipamentos que produzem vibraes, as quais podem ser nocivas ao trabalhador.

As vibraes podem ser: Localizadas - (em certas partes do corpo) . So provocadas por ferramentas manuais, eltricas e pneumticas. Conseqncias: alteraes neurovasculares nas mos, problemas nas articulaes das mos e braos; osteoporose (perda de substncia ssea). Generalizadas - (ou do corpo inteiro) . As leses ocorrem com os operadores de grandes mquinas, como os motoristas de caminhes, nibus e tratores. Conseqncias: Leses na coluna vertebral; dores lombares. RADIAES

So formas de energia que se transmitem por ondas eletromagnticas. A absoro das radiaes pelo organismo responsvel pelo aparecimento de diversas leses. Podem ser classificadas em dois grupos:

Radiaes ionizantes: Os operadores de raio-x e radioterapia esto freqentemente expostos a esse tipo de radiao, que pode afetar o organismo ou se manifestar nos descendentes das pessoas expostas.

Radiaes no ionizantes: So radiaes no ionizantes a radiao infravermelha, proveniente de operao em fornos , ou de solda oxiacetilnica, radiao ultravioleta como a gerada por operaes em solda eltrica, ou ainda raios laser, microondas, etc. Seus efeitos so perturbaes visuais (conjuntivites, cataratas), queimaduras, leses na pele, etc. CALOR Altas temperaturas podem provocar: desidratao; erupo da pele; cimbras; fadiga fsica; distrbios psiconeurticos; problemas cardiocirculatrios; insolao. Baixas temperaturas podem provocar: feridas; rachaduras e necrose na pele; enregelamento: ficar congelado; agravamento de doenas reumticas; predisposio para acidentes; predisposio para doenas das vias respiratrias. H uma srie de atividades em que os trabalhadores ficam sujeitos a presses ambientais PRESSES ANORMAIS FRIO

20

acima ou abaixo das presses normais, isto , da presso atmosfrica a que normalmente estamos expostos.

Baixas presses: so as que se situam abaixo da presso atmosfrica normal e ocorrem com trabalhadores que realizam tarefas em grandes altitudes. No Brasil, so raros os trabalhadores expostos a este risco.

Altas presses: so as que se situam acima da presso atmosfrica normal. Ocorrem em trabalhos realizados em tubulaes de ar comprimido, mquinas de perfurao, caixes pneumticos e trabalhos executados por mergulhadores. Ex: caixes pneumticos, compartimentos estanques instalados nos fundos dos mares, rios, e represas onde injetado ar comprimido que expulsa a gua do interior do caixo, possibilitando o trabalho. So usados na construo de pontes e barragens. Conseqncias: ruptura do tmpano quando o aumento de presso for brusco; liberao de nitrognio nos tecidos e vasos sangneos e morte. UMIDADE

Conseqncias: doenas do aparelho respiratrio; quedas; doenas de pele; doenas circulatrias.

As atividades ou operaes executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos sade dos trabalhadores, so situaes insalubres e devem ter a ateno dos prevencionistas por meio de verificaes realizadas nesses locais para estudar a implantao de medida de controle.

RISCOS QUMICOS

SO SUBSTNCIAS, COMPOSTAS OU PRODUTOS QUE POSSAM PENETRAR NO ORGANISMO PELA VIA RESPIRATRIA, OU PELA NATUREZA DA ATIVIDADE DE EXPOSIO POSSAM TER CONTATO ATRAVS DA PELE OU SEREM ABSORVIDOS PELO ORGANISMO POR INGESTO, CONFORME ABAIXO:

POEIRAS, FUMOS, NVOAS, NEBLINA, GASES E VAPORES


POEIRAS

So partculas slidas geradas mecanicamente por ruptura de partculas maiores. As poeiras so classificadas em: Poeiras minerais Ex: slica, asbesto, carvo mineral. Conseqncias: silicose (quartzo), asbestose (amianto), pneumoconiose dos minrios de carvo (mineral). Poeiras vegetais Ex: algodo, bagao de cana-de-acar. Conseqncias: bissinose (algodo), bagaose (cana-de-acar) etc. Poeiras alcalinas Ex: calcrio Conseqncias: doenas pulmonares obstrutivas crnicas, enfizema pulmonar.

21

Poeiras incmodas Conseqncias: interao com outros agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho, potencializando sua nocividade. FUMOS Partculas slidas produzidas por condensao de vapores metlicos. Ex: fumos de xido de zinco nas operaes de soldagem com ferro. Conseqncias: doena pulmonar obstrutiva, febre de fumos metlicos, intoxicao especfica de acordo com o metal.

NVOAS Partculas lquidas resultantes da condensao de vapores ou da disperso mecnica de lquidos. Ex: nvoa resultante do processo de pintura a revlver, monxido de carbono liberado pelos escapamentos dos carros. GASES Estado natural das substncias nas condies usuais de temperatura e presso. Ex: GLP, hidrognio, cido ntrico, butano, ozona, etc. VAPORES So disperses de molculas no ar que podem condensar-se para formar lquidos ou slidos em condies normais de temperatura e presso. Ex: nafta, gasolina, naftalina, etc. Nvoas, gases e vapores podem ser classificados em: Irritantes: irritao das vias areas superiores. Ex: cido clordrico, cido sulfrico, soda castica, cloro, etc. Asfixiantes: dor de cabea, nuseas, sonolncia, convulses, coma e morte. Ex: hidrognio, nitrognio, hlio, metano, acetileno, dixido de carbono, monxido de carbono, etc. Anestsicos: (a maioria solventes orgnicos). Ao depressiva sobre o sistema nervoso, danos aos diversos rgos, ao sistema formador de sangue (benzeno), etc. Ex: butano, propano, aldedos, cetonas, cloreto de carbono, tricloroetileno, benzeno, tolueno, lcoois, percloritileno, xileno, etc. Fatores que influenciam a toxicidade dos contaminantes ambientais Para avaliar o potencial txico das substncias qumicas, alguns fatores devem ser levados em considerao: Concentrao: quanto maior a concentrao, mais rapidamente seus efeitos nocivos manifestar-se-o no organismo; ndice respiratrio: representa a quantidade de ar inalado pelo trabalhador durante a jornada de trabalho; Sensibilidade individual: o nvel de resistncia varia de indivduo para indivduo;

22

Toxicidade: o potencial txico da substncia no organismo; Tempo de exposio: o tempo que o organismo fica exposto ao contaminante.

RISCOS BIOLGICOS
SO OS SEGUINTES OS AGENTES BIOLGICOS, QUE SE APRESENTAM NAS FORMAS DE MICROORGANISMOS E PARASITAS INFECCIOSOS VIVOS E SUAS TOXINAS, TAIS COMO:

BACTRIAS; FUNGOS; BACILOS; PARASITAS; PROTOZORIOS E VRUS, ENTRE OUTROS

Os riscos biolgicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inmeras doenas. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos. o caso das indstrias de alimentao, hospitais, limpeza pblica (coleta de lixo), laboratrios, etc. Entre as inmeras doenas profissionais provocadas por tuberculose, brucelose, malria, febre amarela. microorganismos incluem-se:

Para que essa doenas possam ser consideradas doenas profissionais preciso que haja exposio do funcionrio a estes microorganismos. So necessrias medidas preventivas para que as condies de higiene e segurana nos diversos setores de trabalho sejam adequadas. Para que uma substncia seja nociva ao homem, necessrio que ela entre em contato com seu corpo. Existem diferentes vias de penetrao no organismo humano, com relao ao dos riscos biolgicos: Cutnea: ex: a leptospirose adquirida pelo contato com guas contaminadas pela urina do rato; Digestiva: ex: ingesto de alimentos deteriorados; Respiratria: ex: a pneumonia transmitida pela aspirao de ar contaminado.

SO DERIVADOS DA INADEQUAO DO HOMEM AO POSTO DE TRABALHO, LEVANDO AO COMPROMETIMENTO DA CAPACIDADE DE TRABALHO POR DESGASTES FSICOS OU MENTAIS, SO ELES:

RISCOS ERGONMICOS

ESFORO FSICO INTENSO, LEVANTAMENTO E TRANSPORTE MANUAL DE PESO, EXIGNCIA DE POSTURA INADEQUADA, CONTROLE RGIDO DE PRODUTIVIDADE, IMPOSIO DE RITMOS EXCESSIVOS, TRABALHO EM TURNO E NOTURNO, JORNADAS DE TRABALHO PROLONGADAS, MONOTONIA E REPETITIVIDADE, OUTRAS SITUAES CAUSADORAS DE "STRESS" FSICO E/OU PSQUICO.
Conseqncias Os riscos ergonmicos podem gerar distrbios psicolgicos e fisiolgicos e provocar srios danos sade do trabalhador porque produzem alteraes no organismo e no estado

23

emocional, comprometendo sua produtividade, sade e segurana, tais como: cansao fsico, dores musculares, hipertenso arterial, alterao do sono, diabetes, doenas nervosas, taquicardia, doenas do aparelho digestivo (gastrite e lcera), tenso, ansiedade, problemas de coluna, etc.

RISCOS DE ACIDENTES:

SO RISCO INERENTE DA ATIVIDADE CAPAZES DE GERAR LESES INCAPACITANTES OU NO, ONDE O ATO INSEGURO E A CONDIO INSEGURA CONFIGURAM FATORES CONTRIBUINTES.

ARRANJO FSICO INADEQUADO, MQUINAS E EQUIPAMENTOS SEM PROTEO, FERRAMENTAS INADEQUADAS OU DEFEITUOSAS, ILUMINAO INADEQUADA, ELETRICIDADE, PROBABILIDADE DE INCNDIO OU EXPLOSO, ARMAZENAMENTO INADEQUADO, ANIMAIS PEONHENTOS, OUTRAS SITUAES DE RISCO QUE PODERO CONTRIBUIR PARA A OCORRNCIA DE ACIDENTES.
Arranjo fsico deficiente resultante de: prdios com rea insuficiente; localizao imprpria de mquinas e equipamentos; m arrumao e limpeza; sinalizao incorreta ou inexistente; pisos fracos e/ou irregulares. Mquinas e equipamentos sem proteo Mquinas obsoletas; mquinas sem proteo em pontos de transmisso e de operao; comando de liga/desliga fora do alcance do operador; mquinas e equipamentos com defeitos ou inadequados; EPI inadequado ou no fornecido. Ferramentas inadequadas ou defeituosas Ferramentas usadas de forma incorreta; falta de fornecimento de ferramentas adequadas; falta de manuteno. Eletricidade Instalao eltrica imprpria , com defeito ou exposta; fios desencapados; falta de aterramento eltrico; falta de manuteno. Incndio ou exploso Armazenamento inadequado de inflamveis e/ou gases; manipulao e transporte inadequado de produtos inflamveis e perigosos; sobrecarga em rede eltrica; falta de sinalizao; falta de equipamentos de combate ou equipamentos defeituosos Os riscos ambientais podem afetar a sade do trabalhador a curto, mdio e longo prazos, provocando leses imediatas e/ou doenas chamadas profissionais e/ou do trabalho, como, por exemplo as pneumoconioses. Devido exposio diria e prolongada a certos tipos de poeiras como a da slica, a do ferro, a do algodo, o trabalhador sofrer alteraes pulmonares irreversveis com repercusso no sistema circulatrio ou, ainda, as leses pulmonares imediatas tais como: intoxicaes agudas, acidentes com mquinas, quedas etc. CLASSIFICAO DOS PRINCIPAIS RISCOS OCUPACIONAIS EM GRUPOS, DE ACORDO COM A SUA NATUREZA E A PADRONIZAO DAS CORES CORRESPONDENTES: TABELA 1

GRUPO 2

GRUPO 3

GRUPO 4

GRUPO 5

24

GRUPO 1

VERDE

VERMELHO

MARROM

AMARELO

AZUL

Riscos Fsicos

Riscos Qumicos

Riscos Biolgicos

Riscos Ergonmicos

Riscos de Acidentes

NORMAS REGULAMENTADORAS
As Normas Regulamentadoras so a forma pela qual se d a normatizao das regras da segurana; trata ainda das condies de sade e meio ambiente do ponto de vista do ambiente de trabalho, das relaes fsicas e psicolgicas, e tem carter genrico ou particular de acordo com a atividade laborativa, ramo ou especializao. Esto em constante reavaliao, devendo ser alteradas em funo de mudanas tecnolgicas, sociais ou legais. Resumo
NR.01 - Disposies Gerais Nesta norma so abordadas genericamente as aplicaes das demais normas regulamentadoras, competncias e definies gerais.

NR.02 - Inspeo Prvia Aborda a necessidade de fiscalizao, por parte do MTb, das instalaes, objetivando assegurar que a nova instalao inicie suas atividades livre de riscos de acidentes. NR.03 - Embargo ou Interdio Ilustra que atravs do agente de inspeo do trabalho da DRT, o mesmo poder requerer a interdio ou embargo em casos graves e iminente risco de acidentes ou doena.

NR.04 - SESMT Nesta norma so definidas as regras bsicas de dimensionamento do SESMT das empresas, em atendimento ao Quadro II anexo NR, considerado o nmero de empregados por estabelecimento e o grau de risco, alm dos requisitos para os profissionais que integram o SESMT.

NR.05 - CIPA Trata-se da norma mais importante para o membro da CIPA. Nesta norma so definidas as competncias dos membros da Comisso e as regras bsicas para composio de acordo com o Quadro I anexo NR. So considerados o nmero de empregados do estabelecimento e o grau de risco, alm das orientaes quanto a eleio, apurao e registro da CIPA no MTb. NR.06 - Equipamento de Proteo Individual - EPI O objetivo desta norma definir em linhas gerais a obrigatoriedade de fornecimento e uso dos equipamentos de segurana individual, atendendo as peculiaridades de cada atividade.

Aborda tambm a importncia de aprovao do EPI (para comercializao) pelo Ministrio do Trabalho - MTb, atravs da Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho - SSST, nos quais as empresas nacionais fabricantes dos EPIs, ou pessoas jurdicas que promovam a importao, devero estar cadastrados.

25

NR.07 - Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO Esta norma estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte do empregador, do PCMSO, com o objetivo da promoo e preservao da sade dos trabalhadores, alm de definir responsabilidades. NR.08-Edificaes: Dispe sobre os requisitos tcnicos mnimos que devem ser observados nas edificaes para garantir segurana e conforto aos que nelas trabalham. A fundamentao legal, ordinria e especfica, que d embasamento jurdico existncia desta NR, so os artigos 170 a 174 da CLT. Edificaes Esta norma define os parmetros para as edificaes, observando-se a proteo contra a chuva, NR.09 - Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA Estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, pelo empregador, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA, definindo sua estrutura, seu desenvolvimento, medidas de controle dos riscos, nveis de ao (tolerncia), monitoramento da exposio dos trabalhadores, registro de dados e responsabilidades do empregador e dos empregados. NR.10 - Instalaes e Servios em Eletricidade Fixa as condies mnimas exigveis para garantir a segurana dos empregados que trabalham em instalaes eltricas, alm de conferir competncia ao SESMT para o estabelecimento e avaliao dos procedimentos adotados pela Empresa. NR.11 - Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais Nesta norma so abordadas genericamente as condies mnimas necessrias para o transporte, movimentao, armazenagem e manuseio de materiais, fixando limites de cargas, alturas de empilhamento e outros. NR.12 - Mquinas e Equipamentos Genericamente esta norma fixa as condies mnimas que devem ser observadas no manuseio de mquinas e equipamentos, espao e circulao, dispositivos de segurana, fabricao e importao, manuteno e operao , rudos e vibraes e outros.

NR.13 - Caldeiras e Vasos Sob Presso Nesta norma so definidos os equipamentos destinados a produzir e acumular vapores sob presso, os ricos graves e iminentes, os dispositivos necessrios segurana, testes, identificao, treinamentos, inspeo, etc. NR.14 - Fornos Defini resumidamente as condies de utilizao de acordo com os limites de tolerncia contidos na NR.15, alm dos critrios para instalao.

NR.15 - Atividades e Operaes Insalubres Nesta norma so definidas as atividades e operaes insalubres, caracterizadas por limites de tolerncia, tais como: rudo, calor, iluminao, radiaes, presses hiperbricas, vibraes, frio, umidade, agentes qumicos e agentes biolgicos. NR.16 - Atividades e Operaes Perigosas So consideradas atividades e operaes perigosas as constantes dos Anexo 1 e 2 desta norma (explosivos e inflamveis), alm de caracterizar o adicional de 30% sobre o salrio, sem os acrscimos resultantes de gratificaes, prmios ou participaes em lucros da empresa.

NR.17 - Ergonomia Esta norma visa estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psico-fisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente.

26

NR.18 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria de Construo Nesta norma so estabelecidas as diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organizao, com o objetivo de implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurana nos processos, nas condies e no ambiente de trabalho da indstria de construo. NR.19 Explosivos Esta norma defini substncia considerada explosiva, seu manuseio e condies de segurana para armazenamento e transporte.

NR.20 - Lquidos Combustveis e Inflamveis Nesta norma so definidos os lquidos combustveis e inflamveis de acordo com o ponto de fulgor dos mesmos. NR.21 - Trabalho a Cu Aberto Esta norma aborda as medidas de segurana exigidas para o trabalho e equipamentos de segurana utilizados.

NR.22 - Trabalhos subterrneos Especificamente, esta NR aborda as normas de segurana nos trabalhos subterrneos em minas, critrios de seleo dos trabalhadores, durao do trabalho em subsolo (mina), dispositivos de segurana e de atendimento s necessidades fisiolgicas, circulao de ar, poeira, calor, elevadores, etc. NR.23 - Proteo Contra Incndios Esta norma dispe sobre a obrigatoriedade de toda empresa possuir: proteo contra incndio, sadas suficientes para escape, equipamentos para combate ao incndio e pessoas adestradas para o uso dos equipamentos. Genericamente, tambm aborda o combate ao incndio, exerccios de alerta, classes de incndio, extino do incndio, uso dos extintores, inspeo dos extintores, quantidade de extintores, localizao e sinalizao. NR.24 - Condies sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho Nesta norma so definidas as expresses Aparelho sanitrio, gabinete Sanitrio e Banheiro, dimenses mnimas das reas ocupadas, alm de definir as exigncias de instalao de chuveiros, lavatrios em geral, vestirios, rede hidrulica, armrios de ao, etc.

NR. 25 - Resduos Industriais Esta norma fixa o procedimento sobre a liberao ou lanamento de resduos gasosos, de conformidade com os nveis de tolerncia da NR.15 e legislao em nvel federal, estadual e municipal. NR.26 - Sinalizao de Segurana Esta norma tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho, identificando os equipamentos de segurana, delimitando reas, identificando canalizaes, alm de abordar sobre armazenamento de substncias perigosas, identificao, rotulagem preventiva e utilizao de palavras de advertncia como: PERIGO, CUIDADO, ATENO, etc. NR.27 - Registro Profissional do Tcnico de Segurana do Trabalho Trata dos critrios para registro do profissional na Delegacia Regional do trabalho DRT/Ministrio do Trabalho - MTb.

27

NR.28 - Fiscalizao e Penalidades Esta norma aborda sobre os prazos de cumprimento das notificaes de irregularidades sobre as Normas Regulamentadoras - NRs, fixando o tipo de infrao.

NR.29 - Norma Regulamentadora de Segurana e Sade no Trabalho Porturio Esta norma aplica-se aos trabalhadores de Portos Martimos, estabelecendo regras e limitaes para operaes seguras das atividades de transporte manuseio e estocagem de produtos perigosos.

NR.30 -Norma Regulamentadora de Segurana e Sade no Trabalho Aquavirio Esta norma regulamentadora tem como objetivo a proteo e a regulamentao das condies de segurana e sade dos trabalhadores aquavirios. Esta norma aplica-se aos trabalhadores das embarcaes comerciais, de bandeira nacional, bem como s de bandeiras estrangeiras, no limite do disposto na Conveno da OIT n. 147 - Normas Mnimas para Marinha Mercante, utilizados no transporte de mercadorias ou de passageiros, inclusive naquelas utilizadas na prestao de servios, seja na navegao martima de longo curso, na de cabotagem, na navegao interior, de apoio martimo e porturio, bem como em plataformas martimas e fluviais, quando em deslocamento. NR.31-NORMA REGULAMENTADORA DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO NA AGRICULTURA, PECURIA SILVICULTURA, EXPLORAO FLORESTAL E AQICULTURA: Estabelece os preceitos a serem observados na organizao e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatvel o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuria, silvicultura, explorao florestal e aqicultura com a segurana e sade e meio ambiente do trabalho. A sua existncia jurdica assegurada por meio do artigo 13 da Lei n. 5.889, de 8 de junho de 1973. NR 32 - SEGURANA E SADE NO TRABALHO EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTNCIA SADE

Esta Norma Regulamentadora tem por finalidade estabelecer as diretrizes bsicas para a implementao de medidas de proteo segurana e sade dos trabalhadores em estabelecimentos de assistncia sade, bem como daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia sade em geral. Para fins de aplicao desta Norma Regulamentadora, entende-se por estabelecimentos de assistncia sade, qualquer edificao destinada a prestao de assistncia sade da populao, em qualquer nvel de complexidade, em regime de internao ou no. NR.33 - NORMA REGULAMENTADORA DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO EM ESPAOS CONFINADOS :

Tem como objetivo estabelecer os requisitos mnimos para identificao de espaos confinados e o reconhecimento, avaliao, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurana e sade dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaos, alm de aes com relao a procedimentos para avaliao e preveno de atividades com deficincia de oxignio.

28

NR 04 SESMET-SERVIOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE


SEGURANA E EM MEDICINA DO TRABALHO
Este servio regulamentado pela norma regulamentadora no 4 da portaria 3214 de 08/06/78, e torna obrigatrio a manuteno desses servios nas empresas pblicas e privadas, os rgos pblicos de administrao direta e indireta e dos poderes legislativos e judicirios que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho - CLT. OBJETIVO DO SESMT Promover a sade e proteger a integridade dos trabalhadores no local de trabalho.

DIMENSIONAMENTO DO SESMT

dimensionado de acordo com o nmero de empregados do estabelecimento e grau de risco da atividade principal da empresa. A norma regulamentadora no 4 estabelece tambm o grau de risco da atividade da empresa. COMPOSIO DO SESMT O SESMT dever ser integrado por Mdicos do Trabalho, Engenheiros de Segurana do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Tcnico de Segurana do Trabalho e Auxiliar de Segurana do Trabalho( opcional ). JORNADA DE TRABALHO PARA OS INTEGRANTES DO SESMT Devero cumprir jornada diria de 8 horas.

- Tcnico de Segurana do Trabalho e Auxiliar de Segurana do Trabalho( opcional ).

- Engenheiro de Segurana do Trabalho, Mdico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Devero cumprir no mnimo de 3 horas (tempo parcial) ou de 6 horas (tempo total) segundo quadro de dimensionamento contido na norma regulamentadora.

Aplicar os conhecimentos de Engenharia de Segurana e de Medicina do Trabalho ao ambiente de trabalho de modo a reduzir ou eliminar os possveis riscos existentes sade do trabalhador. Determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminao e reduo do risco, a utilizao, pelo trabalhador, do Equipamento de Proteo Individual (EPI). Colaborar nos projetos e novas instalaes fsicas da empresa.

vedado aos profissionais do SESMT o exerccio de outras atividades na empresa durante o horrio de sua atuao no SESMT. ATRIBUIES DO SESMT

29

Responsabilizar-se tecnicamente pela orientao quanto ao cumprimento das normas de segurana na empresa e seus estabelecimentos. Manter permanente relacionamento com a Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA). Promover a realizao de atividades de conscientizao, educao e orientao dos trabalhadores para a preveno de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais, tanto atravs de campanhas, quanto de programas de durao permanente. Esclarecer e conscientizar os empregados sobre acidentes do trabalho e de doenas ocupacionais, estimulando-os em favor da preveno. Analisar e registrar em documentos especficos todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vtima, e todos os casos de doena ocupacional. Exemplo de Dimensionamento

NR 05-CIPA -COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES


OBJETIVO DA CIPA

30

O objetivo principal a preveno de doenas e acidentes do trabalho mediante controle : dos riscos presentes nos ambientes das condies e organizao do trabalho, de modo a obter a permanente compatibilizao do trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade dos trabalhadores. ORGANIZAO DA CIPA Sendo uma imposio legal, as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, instituies de beneficncia, associaes recreativas, etc. Que possuam empregados e que se enquadram na legislao especfica da CIPA, esto obrigadas a organizar e manter em funcionamento a Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA. DIMENSIONAMENTO DA CIPA A CIPA dever ser organizada por estabelecimento, levando-se em considerao o grau de risco (especificado na NR 4) e o numero de empregados. Haver na CIPA tantos suplentes quantos forem os representantes titulares.

A representao dos trabalhadores feita atravs de eleio realizada na empresa, no horrio de expediente, e dever ter a participao de no mnimo, metade dos empregados mais um empregado. A representao do empregador por indicao, ou seja, a empresa escolhe os empregados que faro parte da CIPA. A CIPA ter o mandato de 1 ano, sendo permitida uma reeleio ou uma nova indicao. Portanto os componentes no podero exercer mais que dois mandatos consecutivos. Na estrutura da CIPA, existem alguns cargos preenchidos da seguinte maneira: Presidente da CIPA Vice Presidente da CIPA Secretrio da CIPA e respectivo suplente Indicado pela direo da empresa dentre os seus representantes titulares. Ser designado dentre os titulares da representao dos trabalhadores. Escolhido de comum acordo dentre os representantes dos empregados e empregador.

ELEIO DA CIPA Anualmente o empregador dever constituir uma comisso eleitoral e garantir as condies necessrias para que a comisso cumpra o seu objetivo, desde a sua instalao at a posse dos membros eleitos. Para o sucesso do trabalho necessrio que esta comisso se forme no prazo mnimo de sessenta dias antes do trmino do mandato anterior e dever ser constituda por representantes dos trabalhadores, do empregador e da CIPA em exerccio. Portanto essas pessoas acompanharo todo o processo eleitoral. A comisso eleitoral dever convocar atravs de edital, fixando-o em locais de fcil acesso e visualizao pelos trabalhadores, com antecedncia mnima de 45 dias e realiz-la no prazo mximo de 30 dias antes do trmino do mandato da CIPA em exerccio. aconselhvel que a CIPA esteja representada pelas reas de maior risco. No caso de eleio pelo processo individual, e respeitando-se o dimensionamento previsto, os eleitos assumiro a CIPA. Os mais votados na condio de titulares e o demais assumiro como suplentes. Para cada eleio dever haver uma folha de votao que ficar arquivada. A eleio dever ser realizada durante o expediente da empresa e com a participao de no mnimo, metade mais um do nmero de trabalhadores do estabelecimento ( 50% + 1 empregado ). importante a lisura no processo eleitoral, pois a autoridade regional competente do Ministrio do Trabalho poder anular a eleio, quando constatar qualquer irregularidade. REGISTRO DA CIPA

31

Organizada a CIPA, a empresa tem at dez dias, aps a posse dos novos cipeiros, de requerer o registro da CIPA junto ao Ministrio do Trabalho. O registro feito mediante requerimento acompanhado de cpia das atas de eleio, posse e instalao, bem como o calendrio anual de reunies ordinrias da CIPA, constando dia, hora, ms e local de realizao.

FUNCIONAMENTO DA CIPA Os cipeiros devero realizar, mensalmente, as reunies ordinrias segundo o calendrio anual de reunies. Toda vez que for constatada uma situao de risco grave e iminente, devero ser realizadas reunies extraordinrias. As atas das reunies devero ser lavradas em livro prprio, cujas folhas so numeradas, e devero conter as assinaturas dos cipeiros presentes. Este livro ficar sob a guarda do secretrio da CIPA. O membro titular perder o mandato quando faltar a mais de 4 reunies ordinrias sem justificativa, e o seu suplente passar condio de titular e um outro cipeiro ocupar a vaga deixada pelo suplente. Qualquer modificao da composio da CIPA dever ser registrada em ata de reunio. Para os cipeiros eleitos fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa do emprego. Quando a demisso for do interesse do empregado, a demisso dever ser solicitada de prprio punho e dever ter anuncia do seu sindicato representante ou do Ministrio do Trabalho.

ATRIBUIES DA CIPA - Discutir os acidentes ocorridos; - Sugerir medidas de preveno de acidentes julgadas necessrias, por iniciativa prpria ou sugesto de outros empregados, encaminhando-as ao Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho ( SESMT ) e ao empregador; - Promover a divulgao e zelar pela observncia das normas de segurana e medicina do trabalho ou de regulamento e instrumentos de servios, emitidos pelo empregador; - Despertar o interesse dos empregados pela preveno de acidentes e de doenas ocupacionais e estimul-los permanentemente a adotar comportamento preventivo durante o trabalho; - Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho - SIPAT; - Participar da campanha permanente de preveno de acidentes promovida pela empresa; - Registrar, em livro prprio, as atas das reunies da CIPA e enviar, mensalmente a SESMT e ao empregador cpias das mesmas;

- Participar, com o SESMT, da investigao de causas, circunstncias e conseqncias dos acidentes e das doenas ocupacionais, acompanhando a execuo das medidas corretivas; - Realizar, quando houver denncia de risco ou por iniciativa prpria e mediante prvio aviso ao empregador e ao SESMT, inspeo nas dependncias da empresa, dando conhecimento dos riscos encontrados ao responsvel pelo setor, ao SESMT e ao empregador; - Sugerir a realizao de cursos, treinamentos e campanhas que julgar necessrios para melhorar o desempenho dos empregados quanto segurana e medicina do trabalho;

- Convocar pessoas, no mbito da empresa, quando necessrio, para tomada de informaes, depoimentos e dados ilustrativos e/ou esclarecedores, por ocasio da investigao dos acidentes do trabalho. COMPETNCIAS - COMPETE AO EMPREGADOR:

32

- Proporcionar as condies necessrias para viabilizar o desempenho pleno das atribuies da CIPA; - Permitir que os membros da CIPA tenham tempo destinado ao cumprimento de suas atribuies, podendo este tempo ser estipulado em acordo ou conveno coletiva de trabalho; - Permitir e facilitar o acesso dos membros da CIPA a documentos, laudos e informaes necessrios ao cumprimento de suas atribuies; Permitir que os sindicatos de trabalhadores, quando solicitarem, acompanhem efetivamente o processo eleitoral da CIPA; - Promover, garantindo qualidade, para todos os membros da CIPA, titulares e suplentes, inclusive para o secretrio e seu substituto, em horrio de expediente normal da empresa, curso de formao voltado para as caractersticas especficas do ramo de atividade e da empresa. - Comunicar ao rgo regional do Ministrio do Trabalho, com antecedncia mnima de 15 dias, a realizao do curso da CIPA, a data e o local de sua realizao e a entidade que o ministrar. - COMPETE AOS TRABALHADORES - Eleger seus representantes na CIPA; - Indicar CIPA e ao SESMT situaes de risco e apresentar sugestes para a melhoria das condies de trabalho; - Observar as recomendaes relativas preveno de doenas e acidentes do trabalho transmitidas pelos membros da CIPA. - COMPETE AO PRESIDENTE DA CIPA - Convocar os membros para as reunies da CIPA; - Coordenar as reunies da CIPA, encaminhando ao empregador e ao SESMT as suas decises; - Manter informado o empregador sobre o andamento do Plano de Trabalho da CIPA e acompanhar sua execuo;

- Coordenar e supervisionar, conjuntamente com o vice-presidente, as atividades da CIPA, zelando para que os objetivos propostos sejam alcanados. - COMPETE AO VICE-PRESIDENTE DA CIPA - Substituir o presidente nos seus afastamentos eventuais ou temporrios;

- Colaborar na coordenao e superviso das atividades da CIPA, cuidando para que os objetivos propostos sejam alcanados. - COMPETE AO SECRETRIO DA CIPA - Elaborar as atas das reunies da CIPA; - Preparar a correspondncia; - Manter atualizado o arquivo contendo todos os documentos necessrios ao adequado funcionamento da Comisso; - Realizar as demais tarefas que lhe forem atribudas pelo presidente ou pelo vicepresidente da CIPA.

Mapas de Riscos Ambientais


Definio:

33

 O grupo a que pertence o risco, de acordo com a cor padronizada na Tabela da NR. 05  O nmero de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do crculo;  A especificao do agente, que deve ser anotada tambm dentro do crculo;  A intensidade do risco, de acordo com a percepo dos trabalhadores, que deve ser representada por tamanhos diferentes de crculos. Objetivo:

uma representao grfica decorrente de uma avaliao dos riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho, baseado no lay-out da empresa. Os mapas de riscos devem estar em local visvel de modo que conscientize os trabalhadores sobre os riscos a que esto expostos dentro do setor e/ou estabelecimento. Deve ser observado no mapa:

O objetivo do Mapa de riscos reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao de segurana e sade do trabalho na empresa, e possibilitar, durante a sua elaborao, a troca de divulgao e informaes entre os trabalhadores, bem como estimular sua participao nas atividades de preveno. Conhecer o processo de trabalho no local analisado:  Os trabalhadores: nmero, sexo, idade, treinamento profissional e de segurana e sade;  Os instrumentos e materiais de trabalho;  As atividades exercidas;  O ambiente. Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia:  Medidas de proteo coletiva;  Medidas de organizao do trabalho;  Medidas de proteo individual;  Medidas de higiene e conforto: banheiro, lavatrios, vestirios, armrios, bebedouro, refeitrio. Identificar os indicadores de sade:  Queixas mais freqentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos;  Acidentes de trabalho ocorridos;  Doenas profissionais diagnosticadas;  Causas mais freqentes de ausncia ao trabalho.  Conhecer os levantamentos ambientais j realizados no local;  Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o lay-out da empresa, indicando atravs de crculo.  Responsabilidade Pela Elaborao do Mapa de Risco Identificar os riscos existentes no local analisado, conforme a classificao da tabela; Etapas de Elaborao do Mapa de Riscos

O Mapa de Riscos ser executado obrigatoriamente pela CIPA, atravs de seus membros, aps ouvidos os trabalhadores de todos os setores produtivos da Empresa, e com a colaborao do Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SESMT da empresa (quando houver), devendo o mesmo ser refeito a cada gesto da CIPA. Tabela I - Anexo IV

Classificao dos Principais Riscos Ocupacionais em Grupos, de Acordo com a sua Natureza e a Padronizao das Cores Correspondentes.

34

Riscos Fsicos

Grupo I

Riscos Qumicos

Grupo II

Riscos Biolgicos MARROM

Grupo III

Riscos Ergonmicos AMARELO

Grupo IV

Riscos de Acidentes AZUL

Grupo V

VERDE

VERMELHO

A partir de uma planta baixa de cada seo e/ou estabelecimento, sero levantados todos os tipos de riscos, classificando-os por grau de perigo: PEQUENO, MDIO E GRANDE. Representao Grfica do Risco

Gradao de Riscos

EX:
POEIRA

Identificao Do Risco 15 Cor: Vermelha N de Trabalhadores Expostos

PEQUENO

MDIO

GRANDE.

Sero agrupados em cinco grupos classificados pelas cores: verde, vermelha, marrom, amarela, e azul. Cada grupo corresponde a um tipo de risco: Fsico, Qumico, Biolgico, Ergonmico e de Acidentes, respectivamente. Observao: preciso deixar bem claro que os itens que sero levantados no mapa no so crticas empresa ou pessoas, mas uma constatao de que os mesmos prejudicam o bom andamento da seo e, portanto devem ser identificados, avaliados e controlados. Ao estabelecer que a intensidade dos riscos, de acordo com a percepo dos trabalhadores, deve ser representada por tamanhos proporcionalmente diferentes de crculos, a legislao enfoca o aspecto quantitativo e explicita que programas de reduo dos riscos devam ser realizados.

Cores de Riscos

NR 06_EPI /EPC - EQUIPAMENTOS DE PROTEO


Equipamento de Proteo Coletiva - EPC
So equipamentos instalados nos locais de trabalho para dar proteo a todos que ali executam suas atividades. Sero implantados sempre que os agentes ambientais oforecerem riscos sobre a sade e o bem estar do trabalhador e que de alguma forma venha interferir no meio ambiente, com a finalidade de diminuir o impacto sofrido pelo trabalhador.

Alm da importncia das protees mecnicas, o campo prevencionista se preocupa em proteger todos os locais de trabalho mediante o melhoramento do nvel de iluminao, o manuseio e armazenamento de materiais, e de outros fatores que contribuem para melhor produtividade em um lugar onde os trabalhos so realizados mais seguramente.

35

Os Equipamentos de proteo coletiva- EPC, devem ter prioridade sobre os de uso individual, pois os mesmos apresentam proteo eficaz de um grupo, devendo s ser adotado EPIs no limte da capacidade de proteo do EPCs. Sinalizao de Segurana; Equipamentos de incndio; Exaustores; Filtros; Chuveiro de Emergncia; Lava Olhos; Cabine de Pintura: Barreiras e Sistemas de Isolamento. So exemplos de EPCs.

Exemplo: Uma ferramenta ao cair do alto de um andaime atinge o capacete de um trabalhador. O capacete ficou danificado, mas o trabalhador saiu ileso. O que o capacete evitou: O acidente ou a leso? Evidentemente s a leso foi evitada. A queda da ferramenta, o impacto contra o capacete no foram evitados. Em suma, o acidente ocorreu e, a leso foi prevenida.

De acordo com o conceito Prevencionista, as protees Individuais no previnem acidentes, mas evitam leses.

De modo Geral, o EPI deve ser considerado:  Como medida complementar a uma medida de proteo coletiva;  Como medida de proteo, quando outros meios de ordem geral no forem praticveis;  Como medida de proteo, para trabalho em condies eventuais, em que o tempo de exposio geralmente curto.

Todo equipamento possui uma vida til devendo desta forma, ser observada, pois quando danificados, no protegem de maneira adequada.

So equipamentos de uso pessoal que visa diminuir a leso do trabalhador em caso de acidentes, de fabricao nacional ou estrangeira. Sero adotados sempre que as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou no oferecerem completa proteo contra riscos de acidentes do trabalho e/ou doena profissionais e do trabalho; enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas e/ou em situaes de emergncia.

Equipamento de Proteo Individual - EPI

De qualquer forma, o uso do EPI deve ser limitado, procurando-se primeiramente eliminar ou atenuar o risco, mediante a adoo de outras medidas de ordem geral. Devemos lembrar ainda, que uma medida mecnica de proteo mais efetiva que uma proteo dependente do comportamento humano.

36

 Conhecer as caractersticas, qualidades tcnicas e, principalmente a proteo que o equipamento dever satisfazer;  Verificar a sua funcionalidade.

 A seleo deve ser feita por pessoal competente, conhecedor no s do equipamento como tambm das condies em que o trabalho for executado;

Seleo do Equipamento de Proteo Individual

Obrigaes Legais Quanto ao EPI


A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento.  Adquirir o tipo adequado atividade do empregado;  Fornecer ao empregado gratuitamente o EPI aprovado pelo Ministrio do Trabalho e Administrao;  Responsabilizar-se pela sua higienizao e manuteno peridica;  Substitu-lo, imediatamente, quando danificado ou extraviado; Treinar o trabalhador sobre o seu uso adequado. Obrigaes do Empregado:  Us-lo apenas para a finalidade a que se destina;  Responsabilizar-se por sua guarda e conservao;  Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso. Obrigaes do Empregador:

 Comercializar ou colocar venda somente o EPI portador de certificado de Aprovao CA;  Renovar o CA, o CRF e o CRI quando vencido o prazo de validade estipulado pelo MTb;  Requerer novo CA, quando houver alterao das especificaes do EPI aprovado;  Responsabilizar-se pela manuteno da mesma qualidade do EPI padro que deu origem ao CA;  Cadastrar-se junto ao MTb, atravs da DSST.

Obrigaes do Fabricante e Importador:

Classificao do EPI
Em qualquer circunstncia, o uso do EPI ser tanto mais til, e trar tantos melhores resultados, quanto mais correta for a sua indicao. Essa indicao no difcil, mas requer certo cuidado nos seguintes aspectos:

 Identificao do Risco: Verificar a existncia ou no de elementos da operao, de produtos, de condies do ambiente, que sejam ou que possam vir a ser agressivos ao trabalhador;  Avaliao do Risco Existente: Determinar a intensidade e extenso do risco, quanto s possveis conseqncias para o trabalhador, verificar com que freqncia ele se expe ao risco e quantos trabalhadores esto sujeitos aos mesmos perigos;

37

 Indicao do EPI Apropriado: Escolher, entre vrios EPIs, o mais adequado para solucionar o problema que se tem pela frente, contando para isto, com a assistncia dos fabricantes e com instrues apropriadas e claras.

Podemos classificar os EPIs agrupando-os segundo a parte do corpo a que se destina proteger. PROTEO PARA O CRNIO: Tem por finalidade, a proteo contra quedas de objetos provenientes de nveis elevados. Riscos: Impactos, perfuraes, choque eltrico, cabelos arrancados. Equipamentos:  Capacetes de Segurana

CLASSIFICAO DO EPI

Equipamentos:  culos de Segurana: para soldadores, torneiros, esmerilhadores, durante a realizao de procedimentos em que haja possibilidade de respingos de sangue e outros fluidos corpreos, nas mucosas da boca, nariz e olhos do profissional, entre outros;  Protetores Faciais: contra a ao de impacto, calor radiante, durante a realizao de procedimentos em que haja possibilidade de respingos de sangue e outros fluidos corpreos, nas mucosas da boca, nariz e olhos do profissional, entre outros;  Mscaras e Escudos Para Soldadores.

PROTEO VISUAL E FACIAL: Tem por finalidade, a proteo do rosto e dos olhos contra impacto e/ou respingos. Riscos: Impactos (partculas slidas quentes ou frias), substncias nocivas (poeiras, lquidos, vapores e gases irritantes), radiaes (infravermelho, ultravioleta e calor).

PROTEO RESPIRATRIA:

38

 Respiradores Com Filtro Mecnico: Oferecem proteo contra partculas suspensas no ar, incluindo poeiras, neblinas, valores metlicos e fumos;  Respiradores Com Filtros Qumicos: Do proteo contra concentraes leves de certos gases cidos e alcalinos, vapores orgnicos e vapores de mercrio;  Respiradores com Filtros Combinados (qumico e mecnico): So usados em trabalhos tais como pintura a pistola e aplicao de inseticidas;  Equipamentos portteis autnomos (de oxignio e de ar comprimido).

Tem por finalidade, impedir que as vias respiratrias sejam veculos de gases ou outras substncias nocivas ao organismo. Riscos: Deficincia de oxignio, contaminantes txicos (gasosos e partculas) Equipamentos:

Equipamentos:  Protetor Auricular Tipo Insero;  Protetor Auricular Externo, ou Tipo Concha, ou Abafadores de Rudos.

Tem por finalidade, a proteo contra o rudo na rea de trabalho, desde que encontrem-se em nveis acima dos limites de tolerncia estabelecidos. Riscos: Surdez, cefalia, irritabilidade, stress.

PROTEO AURICULAR:

PROTEO DO TRONCO: Devem ser utilizados durante os procedimentos com possibilidade de contato com material biolgico, inclusive em superfcies contaminadas, entre outros. Riscos: Projeo de partculas, calor radiante, chamas, respingos de cidos, abraso, substncias que penetrem na pele, umidade excessiva.

Equipamentos:  Aventais de Couro: Para trabalhos de soldagem eltrica, oxi-acetilnica e corte a quente. Tambm so indicados para o manuseio de chapas com rebarbas;  Aventais de PVC: Para trabalhos onde haja manuseio de peas midas ou risco de respingos de produtos qumicos;

39

 Aventais de Amianto: Para trabalhos onde o calor excessivo.

PROTEO DE MEMBROS SUPERIORES: Devem ser utilizados sempre que houver possibilidade de contato com sangue, secrees, mucosas, substncias qumicas, entre outros. Riscos: Golpes, cortes abraso, substncias qumicas, choque eltrico, radiaes ionizantes.

Equipamentos:  Luvas Cirrgicas: Para servios de contato com sangue, secrees, com mucosas ou com reas de pele no ntegra (ferimentos, escaras, feridas cirrgicas e outros);  Luvas de Couro (vaqueta ou raspa): Para servios gerais de fundio, cermicas, montagem de motores, manuseio de materiais quentes, carga e descarga de materiais;  Luvas de Borracha: Para eletricistas e para trabalhos com produtos qumicos em geral, exceto solventes e leos, servios de galvanoplastia, servios midos em geral.  Luvas de PVC: Para trabalhos com lquidos ou produtos qumicos que exijam melhor aderncia no manuseio, lavagem de peas em corrosivos de cidos, leos e graxas (gorduras), servios de galvanoplastia.

PROTEO DE MEMBROS INFERIORES: Devem ser utilizados sempre que houver possibilidade de contato com substncias qumicas, material infectante, umidade, entre outros. Riscos: Superfcies cortantes e abrasivas, substncias qumicas, cinzas quentes, frio, gelo, perigos eltricos, impacto de objetos pesados, superfcies quentes, umidade.

Equipamentos:  Sapatos: Com biqueira de ao, condutores, anti - fagulhas, isolantes, para fundio;  Botas de Borracha (e outros materiais similares);  Perneiras (de raspa, de couro): So usadas pelos soldadores e fundidores. As perneiras mais longas so mais empregadas em trabalhos com produtos qumicos, lquidos ou corrosivos.

40

PROTEO CONTRA QUEDAS: Todo e qualquer trabalho realizado executado com uso do cinto de segurana. acima de 02m de altura, dever ser

Riscos: Trabalho em fachadas, andaimes, telhados

NR 07- Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO


Todas as empresas que possuam empregados, independente do tamanho e grau de risco, desde que regidos pela CLT so obrigadas a implantar o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO.

A responsabilidade pela implementao desse programa nica e total do EMPREGADOR, devendo ainda zelar pela sua eficcia e custear despesas, alm de indicar Mdico do Trabalho para coordenar a execuo do programa. O PCMSO deve incluir, entre outros, a realizao obrigatria dos seguintes exames mdicos, tais como: Admissional; Peridico; De retorno ao trabalho; Mudana de funo e Demissional.

Para cada exame mdico realizado, o Mdico emitir o Atestado de Sade Ocupacional ASO, em duas vias. A primeira via do ASO ficar arquivada no local de trabalho e a segunda via ser obrigatoriamente entregue ao trabalhador , mediante recibo da primeira via.

Todo estabelecimento dever estar equipado com material necessrio prestao de primeiros socorros, considerando-se as caractersticas da atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado. Ficar arquivado junto a CIPA de cada estabelecimento um cpia do PCMSO.

NR 09- Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA

41

O objetivo do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA a preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e controle de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente do trabalho, tendo em considerao a proteo do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais. Nas empresas que possuam o SESMT a elaborao e a implementao do PPRA podero ser feitas por eles ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critrio do empregador, sejam capazes de desenvolver este programa.

Para efeito deste programa consideram-se riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos.

NR15 E 16- ATIVIDADES E OPERAES INSALUBRES E


Sero consideradas atividades ou operaes insalubres aquelas que, por sua natureza, condies ou mtodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos (fsicos, qumicos e biolgicos) sade, acima dos limites de tolerncia fixados em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio. CONCEITO

PERICULOSAS

Obsevao: limite de tolerncia representa a concentrao ou intensidade mxima ou mnima, relacionada com a natureza e o tempo de exposio ao agente, que no causar danos sade do trabalhador durante a sua vida laboral. ATIVIDADES E OPERAES INSALUBRES So considerados atividades ou operaes insalubres aquelas que se desenvolvem:

a) acima dos limites de tolerncia previstos para rudos, calor, agentes qumicos e poeiras minerais; b) sob presses hiperbricas; c) com arsnico, carvo, chumbo, cromo, fsforo, hidrocarbonetos e outros compostos de carbono, mercrio, silicatos, substncias cancergenas(4 amido difenil, benzidina, beta-naftilamina, nitrodifenil), cdmio e compostos e mangans e composto; d) com agentes biolgicos; e) em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva; f) em locais que exponham os trabalhadores ao frio, s vibraes localizadas ou de corpo inteiro e as microondas, laser, ultravioleta, sem a proteo adequada.

O exerccio de trabalho em condies de insalubridade assegura ao trabalhador a percepo de adicional, incidente sobre o salrio mnimo, equivalente a:

ADICIONIAL DE INSALUBRIDADE

42

I. No caso de incidncia de mais de um fator de insalubridade, ser apenas considerado o de grau mais elevado, sendo vedada a percepo acumulativa;

Observao Importante:

- 40%(quarenta por cento), para insalubridade de grau mximo; - 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau mdio; - 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mnimo.

II. A eliminao ou neutralizao da insalubridade determinar a cessao do pagamento do adicional respectivo; III. No caso de atividades que envolvam insalubridade e periculosidade. ao mesmo tempo, o trabalhador far jus a apenas um dos adicionais, sendo vedada a percepo cumulativa; IV. Aos menores de 18 anos de idade vedado o exerccio de atividade insalubre;

VI. A caracterizao de insalubridade e da periculosidade feita atravs da percia a cargo de mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho.

V. O exerccio atividade insalubre ou perigosa assegura ao trabalhador o direito a aposentadoria especial(15, 20 ou 25 anos de servio);

A Norma Regulamentadora 16 - NR-16, preconisa que atividades ou operaes perigosas so aquelas em que o empregado manuseia ou tem contato permanentemente com materiais inflamveis, explosivos e eletricidade ou emitem radiaes ionizantes.

PeRICULOSIDADE

O trabalho em condies de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% do salrio base(salrio sem as gratificaes). Esta parcela conhecida com adicional de periculosidade. Os estabelecimentos que mantm atividades perigosas devero afixar nos respectivos setores avisos e/ou cartazes com advertncia quanto aos materiais e substncias perigosas ou nocivas sade.

Ser tambm considerado em atividade perigosa o empregado que estiver trabalhando dentro de uma denominada REA DE RISCO apontada na NR-16, para cada atividade. Por exemplo, na atividade de abastecimento de aeronave, praticada apenas por um homem, toda a rea de operao considerada REA DE RISCO. Assim, todos os auxiliares necessrios operao so considerados sujeitos ao mesmo risco e, portanto, trabalhando em condies de PERICULOSIDADE.

A empresa deve anotar na carteira de trabalho do empregador o fato de ele trabalhar em condies de periculosidade. Isto poder evitar possveis transtornos para o empregado no futuro. Sempre bom lembrar que o recebimento do adicional de periculosidade no garanate a segurana do empregado nem da turma que trabalha na rea de risco. A perfeita compreenso e obedincia das normas de segurana, o treinamento consciente do pessoal empenhado no trabalho, a organizao do trabalho e a responsabilidade de como ele executado, so alguns dos fatores que favorecem a continuidade do trabalho.

43

NR17- ERGONOMIA
A ergonomia capaz de dar sustentao positiva s formas modernas de se administrar a produo, mas tambm capaz de ajudar as empresas a diminurem a incidncia dos problemas, principalmente das leses por esforos repetitivos , traumas cumulativos e fadiga emocional.

FADIGA FSICA
Devemos observar que a adaptao em ergonomia sempre ocorre do trabalho para o homem. Conclui-se que muito mais difcil adaptar o homem ao trabalho porque a ergonomia parte do conhecimento do homem para desenvolver o projeto do trabalho. fundamental ajust-lo s capacidades e limitaes. As condies de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobilirio, aos equipamentos e s condies ambientais do posto de trabalho e prpria organizao do trabalho. EX. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mnimos de conforto:

1. 2. 3. 4.

Altura ajustvel estatura do trabalhador e natureza da funo exercida;

Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de p, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da anlise ergonmica do trabalho, poder ser exigido suporte para os ps que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.

Caractersticas de pouca ou nenhuma conformao na base do assento; Borda frontal arredondada; Encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteo da regio lombar.

PREVENO Algumas dicas para reduzir a probabilidade de surgimento de doenas relacionadas ao ambiente e rotina de trabalho:

44

Para os trabalhadores Evitar sobrecarga dos movimentoso Realizar movimentos de forma ergonmica e eficiente, mantendo a postura correta no posto de trabalho Fazer pausas com alongamentos e evitar horas extraso Facilitar o relato precoce de leses ou queixas de dor Evitar o esforo esttico e a tenso muscular resultante do estresse mental Comunicar s chefias os problemas que esto ocorrendo na sua rotina de trabalho Estudar a mudana de funo ou atividade caso a insatisfao pessoal com seu trabalho lhe traga sofrimento

Para as empresas Tentar impedir aumentos sbitos no ritmo de trabalho Evitar que as tarefas ultrapassem a capacidade dos funcionrios Treinar os funcionrios a realizar as tarefas de forma ergonomicamente correta Realizar anlises ergonmicas e implementar melhorias na rotina de execuo das tarefas e dos postos de trabalho Formar comits de pessoal com formao em ergonomia capacitados para a implementao de mudanas na empresa Procurar saber os motivos de insatisfaes e problemas apresentados pelos empregados Demonstrar abertura para que empregados insatisfeitos com sua atividade possam experimentar uma troca de funo

As realidades vivenciadas pelo ser humano nem sempre vo de encontro s suas espectativas e, em tais situaes,o lado emocional manifesta-se em desequilbrio.

O homem um ser complexo. Sua complexidade no est limitada ao modo como raciocina, faculdade por si s que j nos fascina e que ainda gera muitas dvidas, eis que j sabemos no ter o nosso crebro toda a sua capacidade ainda aproveitada. Mas o homem, alm de um ser pensante, um ser que possui sentimentos. Seu lado emocional influi diretamente em sua vida e a vida do homem passada em confronto direto com realidade do dia-a-dia.

FADIGA EMOCIONAL

A incapacidade de tolerar e superar situaes que ultrapassam o nvel de exigncias psquicas do ser humano se traduz pela FADIGA PSQUICA. Tal estado de diminuio da capacidade funcional do homem reversvel, ou seja, se a situao vivenciada for alterada e no houver mais a necessidade de suportar uma condio adversa, o indivduo estar superando este tipo de fadiga.

FATORES DE RISCO
DE CONTEXTO Contexto o meio no qual o indivduo vive, ou seja, a cidade na qual mora, seu pas, sua casa, seu bairro, a conduo que pega para deslocar-se, a sociedade que o cerca e a famlia com a qual vive. Todos os problemas vivenciados neste meio so classificados como de CONTEXTO.

45

- salrio baixo; - condies sub-humanas de vida (alimentao, vesturio, moradia, etc.) - transporte deficiente; - ausncia de assistncia mdico-hospitalar; - falta de assistncia e orientao social; - mercado de trabalho restrito; - desajustes familiares (quem no os tm hoje em dia ?); - escndalos financeiros do gverno, como desvios de verba que seriam destinadas construo de hospitais, escolas, etc. OCUPACIONAIS - chefia insegura e incompetente; - protecionismo (fulano foi promovido por que sobrinho do chefe...); - perseguio e bloqueio de carreira; - falta de retrno da empresa perante os problemas levantados pelo trabalhador; - salrio incompatvel com a capacidade do indivduo; - humilhaes, baixarias, brigas entre a chefia e o subordinado; - organizao do trabalho - agentes agressivos ambientais (rudo, vibrao, calor, gases e vapores txicos, entre outros); - rumores diversos (vo demitir um monte de gente! a empresa vai fechar!, vai mudar a diretoria!)

NR18 -PREVENO DE ACIDENTES NA INDSTRIA DA CONSTRUO


A atual NR-18, publicada pela Portaria no 4, de 04/07/95, trouxe vrias modificaes na legislao que estava em vigor, particularmente no que se refere ao planejamento das Medidas Preventivas a serem estabelecidas para a realizao dos trabalhos na Indstria da Construo.

ESTUDO PRELIMINAR DO CANTEIRO DE OBRAS

No estudo preliminar do Canteiro de Obras, na fase de planejamento, diversos itens de vital importncia devem ser considerados. Entre eles: 1) Ligaes de gua, energia eltrica, esgoto e telefone, devendo ser solicitadas, junto s respectivas Concessionrias, as informaes necessrias. 2) Localizao e dimensionamento, em funo do volume da Obra, de reas para armazenamento de materiais a granel (areia, brita, etc.).

3) Localizao e dimensionamento, em funo do efeito mximo previsto para a Obra, das reas de Vivncia, com as seguintes instalaes: Sanitrios. Vestirios. Alojamento. Local de Refeies. Cozinha (quando for previsto o preparo de refeies). Lavanderia. rea de Lazer. Ambulatrio, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinqenta) ou mais trabalhadores.

46

4) Localizao e dimensionamento das centrais de:

Massa (betoneira). Minicentral de concreto, quando houver. Armao de Ferro. Serra Circular. Armao de forma. Pr-montagem de Instalaes. Soldagem e Corte a Quente. Outras. 5) Localizao e dimensionamento dos Equipamentos de Transporte de Materiais e Pessoas: Grua. Elevador de Transporte de Materiais (Prancha). Elevador de Passageiros (Gaiola).

6) tapumes ou barreiras para impedir o acesso de pessoas estranhas aos servios. 7) Verificao das diversas interferncias com a comunidade e viceversa. 8) Anlise cronolgica da instalao do Canteiro e das atividades de Mquinas e Equipamentos fixos, para determinar, com antecedncia, sua disposio e construo.

QUEDAS DE ALTURA As medidas de proteo coletiva contra quedas de altura ( como bandejas, guarda-corpo e outras ) so obrigatrias e prioritrias. Em locais onde isso no for possvel, o trabalhador deve usar o cinto de segurana do tipo pra-quedista. Tambm fazem parte da NR-18 as medidas de proteo coletivas contra quedas de materiais e ferramentas sobre o trabalhador. Ver mais detalhes em: condies de trabalho na indstria da construo.

INSTALAES ELTRICAS Instalaes eltricas s podem ser feitas e mantidas por trabalhador qualificado com a superviso de profissional legalmente habilitado. Em todos os ramais para ligaes de equipamentos eltricos devem ser instalados disjuntores ou chaves magnticas independentes, que possam ser acionados com facilidade e segurana.

As estruturas e carcaas dos equipamentos eltricos devem ser aterradas. Os quadros gerais devem ser mantidos trancados, com seus circuitos identificados por escrito.

Mquinas ou equipamentos eltricos mveis s podem ser ligados atravs de conjunto plugue e tomada. Cabos e fios estendidos em locais de passagem devem estar protegidos por calhas de madeira, canaletas ou eletrodutos. Dentro de um canteiro de obras, as instalaes eltricas provisrias devem conter obrigatoriamente:

A-) Chave geral do tipo blindada localizada no quadro principal de distribuio, de acordo com a aprovao da concessionria ( empresa de eletricidade ) local;

47

B-) Chave individual para cada circuito de derivao ( circuito secundrio de distribuio ). C-) Chave faca blindada em quadro de tomadas. D-) Chaves magnticas e disjuntores para os equipamentos. Todo servio de escavao e fundao deve Ter um responsvel tcnico habilitado.

ESCAVAES E FUNDAES

As paredes de uma escavao devem ser escoradas por estruturas firmes, para garantir que elas no cedam.

O solo ( terra, areia, granito, etc. ) retirado de uma escavao deve ser depositado a uma distncia superior metade da profundidade prevista no projeto, medida a partir da borda do buraco. Escavaes feitas em vias pblicas ou em canteiros de obras devem Ter barreira de isolamento e toda a sua extenso e tambm sinalizao de advertncia, inclusive noite.

TRANSPORTE COLETIVO DE TRABALHADORES

Quando se abrem tubulaes com alargamento na base, a cu aberto, obrigatrio realizar estudo do solo quando a profundidade for superior a 3.00 m.

Os veculos mais apropriados para o transporte de trabalhadores so: nibus, micro-nibus, ou similar. Em locais ou canteiros de obras que no possuam vias prprias para esses veculos pode-se utilizar caminhes e caminhonetes, desde que apresentem as seguintes condies de segurana:

B-) Os trabalhadores devem ser transportados com cintos de segurana do tipo de trs pontos.

A-) Carroceria com guardas altas e cobertura em todo o seu permetro. A cobertura deve ficar a uma altura de 2.10 m a partir do piso da carroceria. As guardas e a cobertura devem ser feitas de material com qualidade e resistncia suficientes para evitar o esmagamento e no permitir que as pessoas sejam atiradas para fora.

ELEVADORES DE TRANSPORTE DE MATERIAIS (guinchos de carga)

C-) Equipamentos e ferramentas devem ficar em compartimentos separados, evitando que os trabalhadores seja atingidos ou feridos em caso de freada brusca ou acidente com o veculo. D-) Os veculos precisam ter escadas com corrimo na parte traseira, e sistema de ventilao e comunicao entre a carroceria e a cabine do motorista.

Muitos cuidados devem ser tomados na utilizao e manejo dos elevadores de carga para evitar acidentes fatais. Os principais so: A-) O elevador de transporte de materiais deve ser operado por trabalhador qualificado. B-) O guincho do elevador deve possuir chave de partida e bloqueio da corrente eltrica que impea o seu acionamento por pessoa no autorizada.

C-) Todos os acessos torre do elevador devem ser bloqueados por uma cancela, impedindo a queda de trabalhadores no poo. Alm disso, cada cancela deve Ter um dispositivo de segurana que s permita sua abertura quando o elevador estiver no nvel do pavimento.

48

E-) As torres devem Ter suas faces revestidas com tela de arame galvanizado ou material de resistncia e durabilidade equivalente. F-) proibido o transporte de pessoas nos elevadores de materiais. G-) Os trabalhadores devem ser transportados pelo elevador de passageiros, conforme determina a NR-18.

D-) As rampas de acesso ao elevador devem ter: sistema de guarda-corpo e rodap, piso contnuo de material resistente e fixao estrutura do prdio e da torre. No devem ter inclinao descendente no sentido da torre.

PCMAT- PROGRAMA DE CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA IND. DA


CONSTRUO So obrigatrios a elaborao e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurana. O PCMAT deve contemplar as exigncias contidas na NR 9 - Programa de Preveno e Riscos Ambientais O PCMAT deve ser mantido no estabelecimento disposio do rgo regional do Ministrio do Trabalho - MTb. O PCMAT deve ser elaborado e executado por profissional legalmente habilitado na rea de segurana do trabalho. A implementao do PCMAT nos estabelecimentos de responsabilidade do empregador ou condomnio. Documentos que integram o PCMAT: a) memorial sobre condies e meio ambiente de trabalho nas atividades e operaes, levandose em considerao riscos de acidentes e de doenas do trabalho e suas respectivas medidas preventivas; b) projeto de execuo das protees coletivas em conformidade com as etapas de execuo da obra; c) especificao tcnica das protees coletivas e individuais a serem utilizadas; d) cronograma de implantao das medidas preventivas definidas no PCMAT; e) layout inicial do canteiro de obras, contemplando, inclusive, previso de dimensionamento das reas de vivncia; f) programa educativo contemplando a temtica de preveno de acidentes e doenas do trabalho, com sua carga horria.

49

Exemplos no Canteiro de Obra


LEGENDA

1.Capacete Contra quedas de Objetos e Pavimentao Contra rea com Lama 2.Cinto de segurana em beirais , telhados e toda Atividadade acima de 2.00 m 3. Apara Lixo ntermedrio- 1.50 m A Cada 03 Pav.metos) Trreo -2,50 m 4.Guarda Corpo Provisrio, Existente at a construo da alvenaria de permertro, 5. Tela de Proteo, Contra quedas de objetos que se despreedem

PRODUTOS PERIGOSOS

50

Das könnte Ihnen auch gefallen