Sie sind auf Seite 1von 17

ARTIGO ________________________________________________________________________

CORPO FEMININO NA TV: REFLEXES NECESSRIAS NO MBITO DA EDUCAO FSICA ESCOLAR

Marcos Garcia Neira Nei Jorge dos Santos Jnior Ana Paula da Silva Santos

Resumo Constitudo em meio ao poder que se reflete nos processos de subjetivao, o corpo concebido como elemento cultural merc dos movimentos identitrios. O presente estudo analisou os sentidos implcitos e explcitos na construo do corpo feminino pela mdia e apresentou alternativas para problematizao desse mecanismo no cotidiano pedaggico. Discutiu a relao entre corpo feminino, mdia, gnero e Educao Fsica escolar, tencionando subsidiar propostas para o componente que analisem as formas pelas quais a sociedade do espetculo e da imagem opera na nomeao e construo dos corpos femininos. Concluiu que se faz necessrio o estabelecimento de novos olhares para compreenso da recepo miditica sobre o corpo feminino e a conseqente atribuio de outros significados. No terreno pedaggico, isso ser possvel mediante a organizao e desenvolvimento de situaes didticas que analisem os sentidos implcitos e explcitos na espetacularizao do corpo feminino, de maneira a distingui-los e compreender suas motivaes. Palavras-Chave Mdia; Gnero; Educao Fsica escolar.

TALKING ABOUT THE FEMELES BODY ON TV: REFLECTIONS ON SCOPE OF SCHOLAR PHYSICAL EDUCATION

Abstract Founded in the midst of power that is reflected in the processes of subjectivity, the body is designed as a cultural identity at the mercy of the movements. This study examined the implicit and explicit meanings in the construction of the female body by the media and presented alternatives to this problem in the daily teaching mechanism. Discussed the relationship between female body, media, gender and physical education at school, plans to support proposals for the component to examine the ways in which the society of spectacle and image construction and operates in the appointment of female bodies. Concluded that it is necessary the establishment of a new vision for the understanding of the midias acceptance about the female body and the attribution of other meanings. In the pedagogical field, this is possible according to the development and organization of didactic situations which examine the implicit and explicit significance of the female body exhibition, in a way to distinguish them and understand its motivation. Key-Words Media; Gender; Physical Education school.
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 97

ARTIGO ________________________________________________________________________
INTRODUO A mdia, parte representante da indstria cultural, opera no sentido de participar do processo de constituio de sujeitos e subjetividades atravs da socializao de uma enorme teia de significados que termina por submeter todos os sujeitos de uma sociedade. Considerando seu profundo envolvimento com a produo de imagens, sons, significados e saberes, acaba por exercer uma determinada pedagogia pela socializao de certos modos de ser e estar na sociedade.

Hall (1997) ajuda a compreender esse fenmeno, ao afirmar que vivemos uma revoluo cultural, na qual os meios de comunicao de massa possuem uma participao importante e o poder simblico ganha espao frente aos poderes econmicos e sociais. A funo pedaggica da mdia pode ser equiparada escola, famlia, instituies religiosas etc. Fischer (2002, p. 153) corrobora com essa idia ao afirmar que a comunicao social :
Um lugar extremamente poderoso no que tange produo e circulao de uma srie de valores, concepes, representaes relacionadas a um aprendizado cotidiano sobre quem ns somos, o que devemos fazer com o nosso corpo, como devemos educar nossos filhos, de que modo deve ser feita nossa alimentao diria, como devem ser vistos por ns, os negros, as mulheres, pessoas das camadas populares, portadores de deficincias, grupos religiosos, partidos polticos e assim por diante .

O que caracteriza a cena social e cultural contempornea precisamente o apagamento das fronteiras entre instituies e esferas anteriormente consideradas como distintas e separadas (SILVA, 2000). Revolues nos sistemas de informao e comunicao, como a televiso (TV), tornam cada vez mais problemticas as separaes e distines entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento escolar.

O campo terico conhecido como Estudos Culturais concebe a cultura como um territrio em conflito, um espao de luta pela validao de significados. Tanto a mdia como a pedagogia escolar, so artefatos culturais, ou seja, sistemas de significao implicados na produo de identidades e subjetividades, num contexto permeado por relaes de poder. A crtica da mdia torna-se, assim, legitimamente, tambm crtica cultural.

A instantaneidade de informaes veiculadas pelos meios de comunicao de massa (MCM), configura uma nova realidade cultural que derrubou as antigas barreiras geogrficas, disponibilizando produtos de consumo e ideolgicos a um enorme contingente populacional (SANTOS JUNIOR, 2007). Dentre os efeitos desse processo, Forsyth (2003) destaca que o mito da beleza vem sendo espalhado de forma
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 98

ARTIGO ________________________________________________________________________
renovam, implacavelmente, na atualidade, uma imagem ideal da feminilidade. Para o autor, a TV, por sua

exacerbada em numerosos pases ocidentais. As prticas cotidianas da cultura miditica1 constroem e

vez, exerce um papel cada vez mais importante na construo de novos significados atravs de imagens e informaes que, no raro, so desvinculadas de pensamento crtico em favor de objetivos econmicos e polticos. Tendo a TV como um significativo mediador, um nmero infinito de variantes dessa imagem forma o meio visual, fsico e scio-cultural das mulheres. A posio que lhes imposta por essa imagem as situa incessantemente sob o olhar dos outros homens e mulheres, conscientes do seu prprio reflexo. Independentemente da idade, a mulher transformou-se em presa dos discursos ideolgicos que constroem a imagem da beleza feminina.

Conscientes desse quadro, educadoras e educadores comprometidos com uma pedagogia transformadora enfrentam cotidianamente, por um lado, posturas e discursos preconceituosos dirigidos s alunas que no se enquadram no esteretipo miditico e, por outro, sentimentos de desconforto com a prpria silhueta e apologia s frmulas miraculosas para alcance da silhueta desejada, veiculadas pelos MCM. Emerge da, como problemtica a ser investigada, a possibilidade de discusso na Educao Fsica escolar da representao do corpo feminino na TV.

Para tanto, necessrio esclarecer o como a representao atual de gnero entretecida pelos discursos sobre o corpo e como se d o processo de reproduo e perpetuao de modelos pr-concebidos de feminilidade, para que se possa despertar um olhar mais ativo dos docentes, estimulando-os a pensar possibilidades pedaggicas para uma anlise crtica da construo miditica do corpo feminino.

MATERIAIS E MTODO A pesquisa bibliogrfica foi adotada como procedimento metodolgico. No entendimento de Lima e Mioto (2007), isso significa realizar um movimento incansvel de apreenso dos questionamentos e de interlocuo crtica com o material bibliogrfico. Seguindo as recomendaes das autoras e adotando o perodo de dez anos como balizador temporal, foi empreendida uma busca nas bases do Scientific Eletronic Library Online (SciELO), por intermdio de duplas compostas pelos seguintes descritores de assunto: gnero, mdia, cultura e Educao Fsica. A cartografia inicial resultou em um montante de 56 estudos que, aps a anlise dos seus resumos, 23 foram descartados devido inexistncia de
1

Aportuguesamento de media, plural do latim mdium, que significa meio. Por mdia entenderemos os meios de comunicao de massa como o rdio, televiso, jornais e revistas, onde um nmero relativamente pequeno de pessoas pode comunicar-se, rpida e simultaneamente, com um nmero relativamente grande de pessoas (BETTI, 2003).

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930.

99

ARTIGO ________________________________________________________________________
qualquer vnculo com a temtica educacional. Os 30 trabalhos restantes foram distribudos em dois blocos. No primeiro, reunindo 11 trabalhos, foram agrupadas as anlises perspectivadas a partir da arena epistemolgica compreendida pelos Estudos Culturais e, no segundo, os 19 estudos que recorreram a outras vertentes tericas. interessante notar que estes estudos responderam exclusivamente ao entrecruzamento dos descritores gnero e mdia, enquanto os demais ndices2 resultaram exclusivamente em anlises pautadas na teorizao cultural. Exceo feita dupla mdia e Educao Fsica, que no obteve qualquer retorno.

Mediante um enfoque reflexivo, os posicionamentos identificados nos trabalhos pertencentes ao primeiro bloco foram submetidos anlise qualitativa. Mereceram destaque as descobertas e anlises que, segundo entendemos, subsidiam a proposio de uma pedagogia da Educao Fsica voltada para a desconstruo do esteretipo do corpo feminino veiculado pela mdia. Surpreendentemente, mesmo reincidindo na argumentao, foi possvel extrair de cada um dos estudos selecionados, alguma contribuio relevante para o alcance dos objetivos propostos. Cumpre ressaltar que as inferncias decorrentes do entretecimento argumentativo e das discusses aqui travadas no pretendem recomendar encaminhamentos didticos redentores. Visam, to somente, chamar a ateno para a necessidade da adoo de uma postura pedaggica crtica diante de uma problemtica que assola o cotidiano escolar.

Resultados

A anlise dos trabalhos revelou grande convergncia no teor dos argumentos empregados. O que pode ser creditado ao procedimento adotado para seleo dos artigos. Verificamos que apesar do foco em objetos distintos, a recorrncia ao debate cultural foi uma constante e, consequentemente, o empreendimento crtico do processo de construo da representao do corpo feminino configurou-se como eixo norteador. No foram percebidas posturas diferentes com relao ao fenmeno. O que se viu foram interpretaes complementares. Sendo assim, possvel dizer que a interpretao das anlises disponveis contribuiu para compor uma viso mais complexa da inter-relao gnero, mdia, cultura e Educao Fsica.

Todavia, se considerarmos a relevncia das mdias na construo das representaes do corpo feminino e seus impactos nas atividades pedaggicas, no deixa de ser paradoxal a constatao de uma certa
2

A ferramenta de buscas da base bibliogrfica Scielo utiliza o termo ndice para toda forma de localizao.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930.

100

ARTIGO ________________________________________________________________________
carncia, ao menos nas bases bibliogrficas consultadas, de estudos que proponham alternativas metodolgicas para o enfrentamento de uma problemtica to presente nas aulas de Educao Fsica. Tal fato, alm de indiciar a necessidade de fortalecimento de uma agenda de pesquisas voltada para a temtica, possibilita-nos enveredar por territrios pouco explorados. Por essa razo, aps a apresentao dos resultados, enchemo-nos de cautela e apoiamo-nos nos referenciais tericos tradicionais do campo da Mdia e Educao (Fsica) para sugerir encaminhamentos didticos.

O conceito de gnero foi cunhado pelas cincias sociais nos anos 1970, como forma de referncia distino entre atributos culturais, alocados a cada um dos sexos. O uso do termo gnero expressa todo um sistema de relaes que inclui os papis sexuais, mas transcende a diferena biolgica. Gnero no sinnimo de sexo (masculino ou feminino). Corresponde ao conjunto de representaes que cada sociedade constroi historicamente para atribuir significados, smbolos e caractersticas para cada um dos sexos (HEILBORN, 2006). Sendo assim, as diferenas biolgicas entre homens e mulheres so interpretadas segundo as construes de gnero de cada sociedade.

Com a mesma linha de raciocnio, Wolf e Possas (2005) entendem o conceito de gnero como um elemento constitutivo das relaes scio-culturais baseadas nas diferenas e hierarquias percebidas entre os sexos, sendo a primeira forma de significar as relaes de poder. Ou seja, as relaes de gnero so relaes de poder que criam desigualdades, subordinaes, posies e valores diferenciados para mulheres e homens numa dada organizao social. Essa relao anloga estruturada e vivida no cotidiano e expressa a forma como cada sociedade estabelece os lugares de mulheres e homens, desde a vida domstica at a formulao de polticas sociais.

O corpo, a partir da, no pode mais ser pensado como algo puramente biolgico, pois se encontra dotado de historicidade. Afinal, cada cultura possui representaes a partir de significados sociais e culturais provisrios e mutveis. Representaes estas que no so universais nem mesmo fixas. So, sempre, temporrias, efmeras, inconstantes e variam conforme o lugar/tempo onde este corpo circula, vive, se expressa, se produz e produzido (GOELLNER, 2003 citado por MATTOS; LOPES, 2008). Se a inteno propor intervenes que culminem em mudanas nas relaes de poder de gnero na sociedade em que vivemos, Meyer (2001) sugere que se analisem os processos, as estratgias e as prticas sociais e culturais que formam e educam os sujeitos como homens ou mulheres com determinadas
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 101

ARTIGO ________________________________________________________________________
atitudes. Para a autora, nas perspectivas que tratam a cultura como um campo de luta e contestao em que se produzem formas de ser masculino ou feminino, noes simplistas de dominao devem ser questionadas, pois, o conceito de gnero enfatiza essa pluralidade e conflitualidade dos processos pelos quais a cultura constri e distingue corpos e sujeitos femininos e masculinos.

importante compreender que a mdia, dentro desse processo de diferenciao, torna-se um importante meio de reproduo e ressignificao do conceito de gnero, na medida em que divulga e associa modos de ser e estar segundo as identidades femininas ou masculinas, tendo um plo dominado (feminino) e outro plo dominador (masculino), exacerbando as relaes de poder presentes sociedade. Essas concepes so aprendidas e interiorizadas, tornam-se naturais e repercutindo na maneira de se vestir, andar, falar e expressar-se corporalmente.

No que tange s aulas de Educao Fsica escolar, por vezes, si acontecer em algumas escolas a atribuio de papis diferenciados por gnero. Mesmo mistas, h ocasies que em as atividades desenvolvidas reforam a diviso, como bem destacam Sousa e Altmann (1999). Meninos e meninas ocupam espaos distintos durante a prtica sob a justificativa de nveis de desempenho diferenciados. Mimeticamente, o que ocorre na rua ou no ambiente esportivo invade o locus pedaggico e contribui para reproduzir esteretipos baseados na representao patriarcal, que sustenta uma srie de elementos hierrquicos, com forte conotao sexuada, fazendo do homem o princpio ativo e da mulher, o passivo (BOURDIEU, 2006). Exemplos dessa influncia contribuem para que as crianas sejam desencorajadas a praticar as atividades corporais consideradas no adequadas ao seu sexo, ficando limitadas prtica daquelas que, coincidentemente, so menos valorizadas socialmente: atividades rtmicas e expressivas para as meninas, modalidades vigorosas para os meninos. Em determinadas instituies privadas em que os estudantes fazem a opo pela manifestao corporal que freqentaro, esse fenmeno ainda mais gritante. Aqueles ou aquelas que ousam infringir a heteronormatividade compulsria (LOURO, 2001) so transformados em alvo de escrnio e preconceito. Ao observar esses mecanismos de diferenciao impostos pela instituio educativa, Pereira (2005) deflagra que, a escola, mais do que a reproduo dos padres baseados nos papis sexuais, parece programar uma educao dos corpos com base no sexo.

Claro est que a experincia escolar de hierarquizao de gnero encontra similares na sociedade mais ampla. Meninas e meninos levam para escola uma histria de vida na qual acessaram discursos alusivos ao que significa ser homem e mulher. Se o que pretendemos atuar no sentido da construo de uma
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 102

ARTIGO ________________________________________________________________________
sociedade mais democrtica, onde cada qual possa enxergar o outro com dignidade e respeito, a escola, enquanto instituio formadora de identidades precisa submeter suas prticas, entre elas as aulas de Educao Fsica, a uma anlise rigorosa para que sejam suprimidas as mencionadas situaes de exaltao/subalternizao da condio dos seus sujeitos.

dever dos professores e professoras problematizar em sala de aula o conceito de papel sexual cultural de forma a proporcionar situaes didticas em que os estudantes concebam as diferenas entre homens e mulheres como expresso de culturas desenvolvidas diferentemente para os sexos, por meio de hbitos de vida, objetos de uso, comportamentos e valores. Neira (2006) explica que ao abordar as diferentes manifestaes corporais, devemos lidar com as questes sobre os papis de gnero, visando desmitific-los. Quem poderia relatar um caso em que foi vtima de preconceito durante a prtica de qualquer prtica corporal? Na opinio de vocs, quais foram os elementos que nos levaram a identificar o futebol como um esporte de homens? Vamos fazer uma relao de filmes protagonizados por homens que danam? Ao conduzir didaticamente discusses a respeito da crescente e destacada participao da equipe feminina de futebol nas competies mais importantes ou dos rapazes que vm ganhando espao no rap, funk, techno, samba, zuck etc, educadores e educadoras contribuiro para desconstruir preconceitos e narrativas de desqualificao.

Embora se valendo de discursos de diferentes matizes, muitos professores e professoras atuam, ainda hoje, com uma expectativa de interesses e desempenhos distintos entre seus grupos de estudantes. Identificamos aqui um dos mais graves empecilhos adoo de um posicionamento democrtico e pedaggico diante dos gneros. No mbito da Educao Fsica escolar, alentar para o fato de que as mulheres so fisicamente menos capazes do que os homens nada mais do que resqucio da viso dicotmica predominante na rea at meados do sculo XX, que lhe conferia a responsabilidade pela melhoria da aptido fsica. Ao priorizar a performance fsica, as atividades de ensino em nada colaboram para a diminuio das desigualdades que caracterizam o tratamento dos estudantes. Em sentido inverso, contribuem para ampliar os estigmas que orbitam a representao do corpo feminino frgil. Mai e Boarini (2002) retrocedem no tempo e atribuem o fenmeno ao movimento de eugenizao da populao brasileira pelo corpo feminino no incio do mesmo sculo. Relatam que, para as mulheres, a relao entre a cultura e a construo social do que ser feminina fundamenta-se na funo materna e matriarcal, segundo uma ideologia conservadora. Essa relao tem servido, at nos dias de hoje, para o controle do comportamento feminino, tanto para dominao masculina, quanto para criao de modelos.
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 103

ARTIGO ________________________________________________________________________
Os papis de homem e mulher na sociedade, apresentam circunstncias dos quais os indivduos assumem lugares pr-estabelecidos e a percepo desses lugares acarreta concepes, valorizaes e expectativas para cada indivduo, segundo seu contexto cultural.

Tal aquisio de papis se d durante o processo de socializao, no qual a famlia e a escola tm um papel fundamental. Louro (2008) destaca que na infncia, em suas relaes sociais, na famlia e na escola que ocorre a aprendizagem e a incorporao dos valores normatizados com relao ao que ser homem e ser mulher, mediante diferentes atividades presentes na cultura do cotidiano dessas instituies. Investigando o problema no contexto da escola pblica mineira, Sousa e Altman (1999) identificam ocasies em que meninos e meninas so tratados de maneira diferenciada, quase sempre, favoravelmente aos primeiros. As benesses so traduzidas, por exemplo, em maiores oportunidades para desfrutar dos espaos para a prtica das manifestaes corporais que terminam por relegar as meninas ao segundo plano na distribuio do tempo para atividades na quadra esportiva. Tais prticas revelam a naturalizao das diferenas, uma viso essencialista. Aos meninos maiores e melhores condies, simplesmente por que so homens. Afinal, eles so mais agitados, mais agressivos, precisam de mais espao.

Romper esse ciclo vicioso, no entendimento de Louro (2007) implica em dar preferncia s prticas que desestabilizem e desconstruam a naturalidade, a universalidade e a unidade do centro e que reafirmem o carter construdo, transitrio e plural de todas as posies. Portanto, deve-se problematizar e contextualizar todas as manifestaes de preconceitos existentes na escola, assim como cabe ao educador ou educadora desvendar as formas pelas quais as diferenas so produzidas e nomeadas e por qual razo algumas caractersticas (fsicas, psicolgicas e sociais etc.) determinam as diferenas entre homens e mulheres. A autora ressalta, ainda, a importncia de incorporar situaes de anlise rigorosa desse processo ao cotidiano escolar, pois devido ao emprego de inmeros mecanismos de classificao, ordenamento e hierarquizao, a instituio educativa segue produzindo e reproduzindo desigualdades.

DISCUSSO As prticas corporais, dadas suas caractersticas expressivas, permitem a percepo de que a cultura que proporciona a gnese, a incorporao, a ressiginificao e a socializao das diversas formas de manifestaes corporais. por meio das produes culturais que os homens e as mulheres estabelecem uma relao comunicativa com a sociedade. Isto implica o entendimento da cultura como um texto a ser
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 104

ARTIGO ________________________________________________________________________
lido, portanto, interpretado. Nesse sentido, Neira (2007) afirma que a gestualidade presente e caracterstica de cada forma de manifestao da cultura corporal configura um texto passvel de leitura e interpretao.

Os textos produzidos pela gestualidade so compreendidos como meios de comunicao com o mundo, constituintes e construtores de cultura. Cada texto uma linguagem, com especificidade prpria a ser interpretada, o que impossibilita adjetivar, mensurar ou comparar qualquer produo cultural e suas formas de linguagem. O estudo das formas simblicas mediadas pelas relaes humanas d-se em meio ao contexto no qual esses textos e seus significados so produzidos, transmitidos e assimilados.

A partir da possvel compreender a importncia pedaggica de atividades que promovam a leitura e interpretao da linguagem corporal. O argumento central que ao se movimentar os homens e mulheres expressam intencionalidades, comunicam e veiculam modos de ser, pensar e agir, caractersticos, ou seja, culturalmente impressos em seus corpos. Por este pensamento, entende-se que o corpo tambm um suporte textual, nele se inscrevem a histria e a trajetria dos homens e mulheres em meio cultura.

pela interpretao dos textos corporais, afirma Neira (2007), que se nota a disponibilidade do momento (alegria, tristeza, cansao, raiva, sono) ou, de maneira mais profunda, a trajetria de vida, a posio social, a profisso, as origens sociais etc. Percebe-se, por exemplo, que a vida sofrida das populaes mais humildes est inscrita nos seus corpos de uma forma bem diferente que a opulncia das elites. A construo do gnero em uma determinada sociedade dir quais gestos so adequados ou no para os meninos e homens e para as meninas e mulheres chorar, formas de sentar-se, de andar, de gesticular etc.

Seguindo esse raciocnio, os signos impressos no corpo so interpretados, tambm, a partir da experincia cultural de quem l. Um sorriso, uma piscadela, um dar de ombros, usar batom, saia comprida, piercing e tatuagem, entre outros, recebem diferentes significados conforme o patrimnio disponvel aos leitores e leitoras. Conseqentemente, tambm as formas de olhar o corpo feminino so internalizadas segundo os discursos e representaes veiculados e, caso no sofram questionamentos, bem possvel que permaneam enraizadas. De acordo com Bourdieu (2006), a significao social dos rgos sexuais tornase objeto no do registro de propriedades naturais expostos recepo, mas do processo de salientar diferenas atreladas em semelhanas. Essa definio social das partes do corpo produto de uma construo desenvolvida custa de uma srie de opes por meio da nfase em certas diferenas, ou do
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 105

ARTIGO ________________________________________________________________________
ocultismo de certas semelhanas, j que a diferena sexual comprovada visivelmente, concretizando a definio estabelecida socialmente entre sexo forte e sexo frgil.

Sintomaticamente, Santos e Hoff (2006, p. 15) relatam que ao constituir-se como plano natural em que o poder se reflete nos processos de subjetivao, ou seja, na forma de constituio do sujeito:
[...] corpo se estabelece como produo simblica, espcie de aparato cultural em que as marcaes identitrias deixam vestgios nos seus modos de expresso. O corpo contemporneo , portanto, um corpo-signo. E, neste sentido, a cultura miditica que ressignifica, de tempos em tempos, os valores que devem estar gravados nos trejeitos e nos contornos deste corpo.

Se mantivermos em tela o poder disseminador dos textos imagticos, ser possvel afirmar que as prticas cotidianas da cultura miditica constroem e renovam o ideal da feminilidade. Graas aos meios de comunicao de massa, um nmero infinito de variantes desta imagem forma o meio visual, fsico e sociocultural das mulheres, apontando um campo frtil a representaes sobre o consumo que sero incorporadas e mediadas atravs da espetacularizao mobilizada por representaes de identidade, esttica e normas sobre o corpo feminino (FORSYTH, 2003).

A posio que lhes imposta por meio desses textos, as situa incessantemente sob o olhar dos outros: homens e mulheres, conscientes do seu prprio reflexo. A autora conclui que, segundo as imagens irradiadas, as mulheres so ou deveriam ser magras, brancas e ricas o bastante para se vestir e maquiar-se segundo a ltima moda, eternamente jovens e felizes, sem imperfeio, dceis e passivas, heterossexuais, preocupadas com a compra de produtos de beleza e com o seu dever de agradar sexualmente aos homens. Diante uma relao simbitica, essa aceitao do mito da beleza e a adeso s mediaes oferecidas pelos MCM parecem se intensificar no momento da histria ocidental em que se concebe como j adquirida a liberao do corpo feminino. Certamente por isso, Forsyth (2003) recorreu ao conhecido trabalho de Naomi Wolf (1991) para explicar que o mito da beleza, a partir de sua renovao, possibilita construir a feminilidade, exercendo de certo modo um controle sobre os corpos femininos.
A partir do momento que o movimento feminista conseguiu desmantelar a maior parte das outras fices da feminilidade, todo o trabalho de controle social, apoiado antigamente sobre uma rede de fices, foi redistribudo sobre o nico fio que permaneceu intacto [...] O trabalho da beleza efmera ainda que inesgotvel [...] reconstruiu um mundo feminino alternativo com suas prprias leis, sua economia, sua religio, sua sexualidade, sua educao, e sua cultura, todos elementos to repressivos quanto os outros que os precederam ( FORSYTH, 2003, p. 16).

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930.

106

ARTIGO ________________________________________________________________________
Ao analisar a forma como os corpos femininos so veiculados nas propagandas, Shaw (2003) constatou uma certa representao homloga, ou seja, construda socialmente pelo indivduo no sentido em que apreendida e expressa. Suas relaes se realizam atravs de imagens que refletem e reproduzem qualidades, tipos, e nveis de atividade, que re-cria, reflete, e re-afirma esta socializao (SHAW, 2003, p.196). O discurso insidioso incita as mulheres a assumirem papis e construrem sonhos convenientes s narrativas do mito da beleza, levando-as a adotar como desejos prprios, as vontades alheias. Nota-se, portanto, que no ncleo das prticas culturais figuram modos particulares de olhar o corpo e o rosto feminino, modos que se reiteram e se reforam em todos os domnios da publicidade, da televiso, do cinema e da Internet.

A repetio e reiterao do discurso miditico acerca do corpo feminino vai habituando o pblico, desde a mais tenra idade, a partilhar das imagens e mitos impostos por meio de narrativas, que passam a ser aceitas como evidentes. Importa saber o que leva a mdia a proceder assim. Suspeitamos que o que est em jogo nada mais do que espetacularizar e transformar essa exposio em audincia, mediante associaes aos produtos de consumo. Afinal de contas, subliminarmente ou explicitamente, os corpos atraentes encontram-se vinculados socializao de prticas culturais especficas, tais como, higiene (cremes, xampus, loes, sabonetes), entretenimento (viagens, TV a cabo, bebidas alcolicas), alimentao (sucos, chs, margarinas) ou a situaes que conferem status (automveis, imveis, eletrodomsticos). Em suma, quando o corpo feminino desejante inter-relacionado aos produtos comercializveis, transmite-se a idia de felicidade e bem-estar.

Para Martn-Barbero (2006, p. 20), preciso reconhecer:


que os meios de comunicao de massa constituem hoje espaos-chave de condensao e interseco de mltiplas redes de poder e de produo cultural, mas tambm alertar, ao mesmo tempo, contra o pensamento nico que legitima a idia que a tecnologia hoje o grande mediador entre as pessoas e o mundo, quando o que a tecnologia medeia hoje, de modo mais intenso e acelerado, a transformao da sociedade em mercado, e deste em principal agenciador da mundializao.

A TV, assim, adquire a capacidade de tornar-se um instrumento eficaz para a conservao da ordem estabelecida, dado que, os meios de comunicao em massa esto nas mos de poucos grupos dominantes que disseminam, a partir de sua cultura e de seus referenciais, os modos de viver, pensar e agir. O fato de que alguns poucos conglomerados monopolizam a fatia mais importante da mdia mundial torna possvel inferir que as maneiras de pensar distintas da ideologia de mercado, bem como os valores pertencentes a outras culturas, encontram espao reduzido, previamente demarcado, para se manifestar.
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 107

ARTIGO ________________________________________________________________________
sabido que as transmisses televisivas so decididas por um pequeno grupo de pessoas. Enquanto certos contedos so amplamente divulgados, outros, nem sequer so mencionados. Nesse sentido, cabe perguntar quais interesses esto pautados na seleo das imagens corporais que vo ao ar? Quais so os referenciais dos selecionadores? Ser que os diversos grupos que compem a sociedade vem-se representados na telinha?

Se lembrarmos que os Estudos Culturais configuram a cultura com um campo de lutas, concluiremos que as imagens veiculadas pela mdia encontram-se atreladas a um grupo restrito de selecionadores que valorizam determinadas prticas culturais de higiene, entretenimento, alimentao etc., o que no significa que a audincia seja levada a pensar e a agir como sugere o discurso miditico. At porque, possvel selecionar o que assistir, rejeitar e negar as mensagens transmitidas. Alm disso, podemos inferir novas leituras que produzam outras significaes a partir das nossas experincias pessoais e da comparao e confrontao das informaes e dos saberes apresentados pelos meios de comunicao de massa com queles advindos da realidade social. Mesmo assim, reforamos, no campo das lutas simblicas, a mdia, principalmente a televisiva, detm um poder desigual de significao das prticas sociais.

O reconhecimento desse mecanismo pelos profissionais da educao poder impedir que prossigam no menosprezo do poder das mdias na formao das representaes dos educandos e educandas. Procurando articular educao e televiso, Ferrs (1996) considera que o papel da escola seria de contribuir para que os alunos internalizem as normas de reflexo e a anlise crtica para quando assistirem televiso fora do mbito da escola (FERRS, 1996, p. 96). Para tanto, sugere uma reflexo por meio da emoo (FERRS, 1996, p. 99), viabilizada pelo mtodo compreensivo, a fim de introduzir de forma integrada a TV na sala de aula, a fim de educar no meio e com o meio. Educar com o meio significa utilizar as mdias como parte do processo pedaggico, como uma ferramenta que facilita a dinmica de ensino e aprendizagem mobilizada pelas imagens televisivas.
O mtodo compreensivo til para a escola, para que o processo de ensino-aprendizagem seja mais motivador e coerente, mas tambm til para que o aluno aprenda, mesmo fora da aula, a transformar as emoes em reflexes, o prazer em oportunidade para a anlise (FERRS, 1996, p. 100).

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930.

108

ARTIGO ________________________________________________________________________
a escola como espao adequado para uma anlise rigorosa dos discursos sobre o corpo veiculados pela TV. Visando um melhor entendimento dos mecanismos empregados pela mdia para inculcao de valores, defendemos o desenvolvimento de prticas pedaggicas do componente que interpretem o

As idias da autora podem inspirar uma pedagogia crtica3 da Educao Fsica escolar, se considerarmos

discurso miditico, aprofundando saberes e desvelando intenes. Outro foco de anlise o modo com que elaboramos nossas representaes.

Estamos sugerindo, portanto, que se problematizem as duas vertentes complementares da questo: por um lado, a crtica necessria sobre a forma com que olhamos o corpo feminino na TV e, por outro, a crtica sobre o prprio contedo das representaes. Para tanto, fundamental desenvolver aes pedaggicas pautadas na perspectiva da educao para a mdia, procurando no reproduzir esteretipos de consumo e subsidiar rotineiramente os estudantes para aes sobre os sentidos implcitos e explcitos do espetculo televisivo.

No desenvolvimento das atividades de ensino, aps a assistncia a pequenos filmes, documentrios, propagandas, etc., Ferrs (1996) prope o estabelecimento de um dilogo sobre as imagens exibidas mediante a verbalizao espontnea das reaes suscitadas por questes como: O que acharam? Qual a sensao que causou em vocs?. O objetivo fazer emergir as dimenses sensitivas e emocionais, as primeiras a serem mobilizadas pela comunicao audiovisual. A utilizao do mtodo compreensivo prope uma reflexo por meio da emoo, em que o racional-reflexivo seja o ponto de chegada e no o ponto de partida.
O processo concludo com anlise, com a reflexo que no feita diretamente sobre as imagens e sim sobre as imagens mediadas pela prpria experincia.[...] O prazer no suprimido ou apenas tolerado, mas integrado ao processo.No se renuncia ao espetculo promovido pela televiso, ao contrrio, ele utilizado para fins educativos, como ponto de partida para o trabalho crtico (BETTI, 2003, p.103).

Como exemplo, imaginemos uma situao didtica em que os textos presentes nos anncios publicitrios ou videoclipes sejam problematizados. A presena significativa no cotidiano dos jovens e o recurso exposio do corpo feminino a qual recorrem alguns desses artefatos culturais, facilitaria o envolvimento dos educandos e educandas com a atividade. Na proposta de Ferrs (1996), os mecanismos virtuais empregados para transfigurar os corpos em exposio, pode ser um dos contedos de ensino. O professor
3 Adotamos a concepo de pedagogia crtica manifestada por McLaren (1997), para quem, a pedagogia crtica uma pedagogia engajada e responsvel diante dos dilemas sociais. Segundo o autor, a pedagogia crtica examina o currculo escolar no contexto histrico-social e poltico que caracteriza a sociedade dominante, desvela as relaes de poder que atravessam a cultura no sentido amplo e incorpora as experincias de vida dos oprimidos, suas histrias e valores.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930.

109

ARTIGO ________________________________________________________________________
ou professora, visando enriquecer o dilogo sobre a assistncia s gravaes, reconhecer, num primeiro momento, as emoes e impresses dos discentes e, em seguida, propor discusses a partir da leitura e anlise de reportagens que descrevam as tecnologias para produo e manipulao de imagens que espetacularizam realidade. Dialetizando, as sensaes iniciais, as representaes miditicas e o contedo informativo, educandos e educandas alcanaro nveis mais elaborados de reflexo acerca das significaes envolvidas na veiculao do corpo feminino pela TV.

CONSIDERAES FINAIS A partir das reflexes anteriormente elaboradas, inferimos uma certa intencionalidade na forma de atuao dos meios de comunicao de massa. Conforme foi salientado, as mdias tm um papel educativo, sobretudo, a mdia televisiva que socializa, principalmente, valores atrelados indstria do consumo. Assim, possvel entender que a mdia, ao socializar uma determinada viso sobre o corpo feminino, reproduz esteretipos, constitui noes especficas de gnero e age em consonncia com interesses privados estreitamente ligados comercializao de produtos. Entendemos que a escola e, especificamente, a ao pedaggica da Educao Fsica, poder oferecer resistncias efetivao desse projeto.

Numa perspectiva crtica, a prtica pedaggica surge a partir das experincias que os alunos e alunas trazem para o interior da escola. Se considerarmos que a mdia vem exercendo um papel de grande importncia na divulgao de informaes acerca das questes corporais, seria negligncia desconsiderar seu papel na constituio de sujeitos e deixar de analisar seu contedo nas salas de aula. Na contemporaneidade, conceber o discurso miditico como objeto de estudo em sala de aula, significa atuar na direo da formao para resistncia aos ditames da cultura dominante. Para tanto, torna-se necessrio integrar aos processos educativos, as novas tecnologias de informao e comunicao, cabendo Educao fsica, entre inmeros contedos possveis, analisar os sentidos implcitos e explcitos sobre a espetacularizao do corpo feminino, de maneira a distingui-los e compreender suas aes.

de fundamental importncia que, com a mediao do professor ou professora, o processo de questionamento seja desencadeado, trazendo tona conflitos e entendimentos e, por meio deles, as representaes sobre as diferenas de gnero possam ser reconstrudas pelos sujeitos envolvidos na ao pedaggica, onde a alteridade e o respeito pela diversidade, faam-se presentes nas prticas cotidianas escolares. Adotando essa perspectiva, sero propiciadas melhores condies para a diminuio de
Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930. 110

ARTIGO ________________________________________________________________________
preconceitos e a compreenso dos mecanismos de sufrgio e excluso experimentados por parcela no desprezvel da populao feminina.

Por fim, destacamos a necessidade da continuidade de investigaes que assumam como objetivo identificar os graus de interferncia do discurso miditico na construo do gnero e as possibilidades de utilizao das mdias como um recurso pedaggico a favor de uma educao para a emancipao.

REFERNCIAS BETTI, M. Imagem e ao: a televiso e a Educao Fsica escolar. In: ______. (Org.). Educao Fsica e mdia: novos olhares outras prticas. So Paulo: Hucitec, 2003. p. 91-137. BOURDIEU, P. O campons e seu corpo. Rev Sociol Polit, n. 26, p. 83-92, jun. 2006. FERRS, J. Televiso e educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. FISCHER, R. M. B. O dispositivo pedaggico da mdia: modos de educar na (e pela) TV. Educ Pesq, So Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-162, jan./abr., 2002. FORSYTH, L. H. Pela reapropriao do corpo das mulheres e das meninas, ainda sob o olhar dos outros na cultura popular das sociedades patriarcais. Labrys: estudos feministas, n. 3, jan./jul. 2003. HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revolues de nosso tempo. Educ Real, Porto Alegre, n. 2, v. 22, p. 15-46, jul./dez. 1997. HEILBORN, M. L. Entre as tramas da sexualidade brasileira. Rev Estud Fem, v.14, n.1, p.43-59, abr. 2006. LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodolgicos na construo do conhecimento cientfico: a pesquisa bibliogrfica. Rev Katlysis, Florianpolis, v. 10, n. esp., 2007 LOURO, G. L. Gnero, sexualidade e educao. Petrpolis: Vozes, 1997. ______. Gnero e sexualidade: pedagogias contemporneas. Pro-Prosies, Campinas, v.19, n. 2, p.1723, ago. 2008. ______. Teoria queer: uma poltica ps-identitria para a educao. Rev Estud Fem, v. 9, n. 2, p. 541-553, 2001. ______. Gnero, sexualidade e educao: das afinidades polticas s tenses terico-metodolgicas. Educ Rev, n. 46, p. 201-218, dez. 2007. MARTN-BARBERO, J. Dos meios s mediaes: comunicao, cultura e hegemonia. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2006.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930.

111

ARTIGO ________________________________________________________________________
MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introduo pedagogia crtica nos fundamentos da educao. Porto Alegre: Artmed, 1997. MEYER, D. E. Sexualidades, nacionalidades e escolarizao. Rev. Estud. Fem., v. 9, n. 2, p.609-611, 2001. MAI, L. D.; BOARINI, M. L. Estudo sobre foras educativas eugnicas no Brasil, nas primeiras dcadas do sculo XX. Cincia, cuidado e sade, v. 1, n. 1, p. 135-138, jan./jun. 2002. MATOS, A. A.; LOPES, M. F. Corpo e gnero: uma anlise da revista TRIP para mulher. Rev Estud Fem, v.16, n.1, p. 61-76, 2008 NEIRA, M. G. Representaes sobre a docncia em educao fsica: modificaes a partir de um programa de formao. Paidia, v.16, n. 33, p.101-110, abr. 2006. _________. Pedagogia da cultura corporal: motricidade cultura e linguagem. In: ______. Ensino de Educao Fsica. So Paulo: Thomson Learning, 2007. PEREIRA, S. A. M. O sexismo nas aulas de educao fsica: uma anlise dos desenhos infantis e dos esteretipos de gnero nos jogos e brincadeiras. Motriz, v. 11, n.1, p. 137s-138s, 2005. SANTOS, L. L.; HOFF, T. Da cronobiologia aos neurocosmticos: o advento do corpo-mdia no discurso publicitrio da beleza. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PS-GRADUAO EM COMUNICAO, 15., 2006, Bauru. Anais ... Bauru, 2006. SANTOS JUNIOR, N. J. Espetacularizao esportiva na TV: aes e desafios Educao Fsica escolar. Lect Educ Fis Deportes, Buenos Aires, v. 12, p. 111, 2007. SHAW, I. S. O corpo feminino na propaganda. In: BERNADETTE, L.; SANTANA, G. (Org.). Corpo & mdia. So Paulo: Arte & Cincia, 2003, p. 193-206. SILVA, T. T. Currculo, universalismo e relativismo: uma discusso com Jean-Claude Forquin. Educ Soc, v. 21, n.73, p.71-78, dez. 2000. SOUSA, E. S.; ALTMANN, H. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicaes na EF escolar. Cad Cedes, ano 19, n. 48, p. 52-68, 1999. WOLFF, C. S.; POSSAS, L. M. V. Escrevendo a histria no feminino. Rev Estud Fem, v.13, n.3, p. 585589, 2005.

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930.

112

ARTIGO ________________________________________________________________________
Marcos Garcia Neira Universidade de So Paulo - USP

Nei Jorge dos Santos Jnior Universidade do Rio de Janeiro - UFRJ

Ana Paula da Silva Santos Secretaria de Estado de Educao do Rio de Janeiro - SEEDUC

Referncia do artigo: ABNT NEIRA, M. G.; SANTOS JNIOR, N. J.; SANTOS, A. P. S. O corpo feminino na TV: reflexes necessrias no mbito da educao fsica escolar. Conexes, v. 7, n. 2, p. 97-113, 2009. APA Neira, M. G., Santos Jnior, N. J., Santos, A. P. S. (2009). O corpo feminino na TV: reflexes necessrias no mbito da educao fsica escolar. Conexes, 7(2), 97-113. VANCOUVER Neira MG, Santos Junior NJ, Santos APS. O corpo feminino na TV: reflexes necessrias no mbito da educao fsica escolar. Conexes, 2009; 7(2): 97-113.

Recebido em: 30/03/2009 Aceito para publicao em: jun. 2009

Conexes: revista da Faculdade de Educao Fsica da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 2, p. 97-113, maio/ago. 2009. ISSN: 1983-930.

113

Das könnte Ihnen auch gefallen