Sie sind auf Seite 1von 13

A IMPORTNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSO UNIVERSITRIA NA FORMAO DE CIDADOS LEITORES.

Francisco de Paula Arajo chico_val@yahoo.com.br Lilian Cristina. da S. R. Casimiro lilian.casimiro@gmail.com Eixo Temtico: A articulao poltica dos profissionais da informao em movimentos sociais. Apresentao: Oral

INTRODUO

Inmeros estudiosos da rea da leitura tm publicado artigos, livros e trabalhos em congressos, como o Congresso de Leitura do Brasil (COLE), mas, no se localiza discusses sobre aes extensionistas, realizadas por

universidades brasileiras voltadas a mesma. Gurgel (1986), no entanto, aponta a extenso universitria como o elemento de ligao entre a instituio de ensino superior e a sociedade em que se insere. Por meio da extenso universitria se concretiza a possibilidade de interferncia e mudana social na vida de um indivduo, quando aliada leitura, exerce uma valiosa influncia social. O hbito da leitura no nasce com o indivduo. Para tal, necessrio, para formar leitores em uma comunidade, que sejam implementados projetos de extenso universitria. Cabe ao bibliotecrio, nos projetos ligados construo do hbito de ler, empregar diversas tcnicas de incentivo leitura nas comunidades participantes. Pretende-se mostrar como esses projetos voltados leitura de textos recreativos, informativos e/ou formativos podem auxiliar na formulao de perguntas e respostas de questes e, ajud-los na formao de um indivduo, seja criana ou jovem, transformando-os em cidados crticos, capazes de dominar

problemas ticos, sociais, polticos e culturais. Tem-se conhecimento que a leitura alm de amadurecer o pensamento do ser humano, deve ser usada como um instrumento de relaxamento e diverso atuando tambm no aprimoramento da linguagem, da expresso e do vocabulrio, mostrando-se enfim, fundamental para o desenvolvimento cultural de um povo. Espera-se que esta pesquisa seja relevante para estudantes de graduao em Biblioteconomia e Pedagogia, para crianas e jovens, professores, socilogos e, por fim, para os bibliotecrios, pois, pretende mostrar, como o acesso leitura em comunidades desfavorecidas pode transformar um indivduo em leitor crtico, mais amadurecido do ponto de vista mental, inclusive, incentivado a ler desde pequeno para se transformar em um leitor que l com prazer e no como uma obrigao.

2 O QUE EXTENSO UNIVERSITRIA?

A extenso universitria a possibilidade que o estudante tem de colaborar com a nao, socializando o conhecimento, estreitando as barreiras existentes entre a comunidade e a universidade. Trata-se do relacionamento entre a teoria e a prtica, ou seja, faz com que o conhecimento ultrapasse as salas de aula, indo alm, permitindo o aprendizado tambm pela aplicao, fazendo e praticando (SILVA1, 1996). Segundo Silva (1996), a extenso universitria atua na realidade como:
Uma forma de interao que deve existir entre a universidade e a comunidade na qual est inserida. uma espcie de ponte permanente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Funciona como uma via de duas mos, em que a Universidade leva conhecimentos e/ou assistncia comunidade, e recebe dela influxos positivos como retroalimentao tais como suas reais necessidades, seus anseios, aspiraes e tambm aprendendo com o saber dessas comunidades. Ocorre, na realidade uma troca de conhecimentos, em que a universidade
1

Palestra proferida no II Simpsio Multidisciplinar "A Integrao Universidade-Comunidade", em 10 de outubro de 1996.

tambm aprende com a prpria comunidade sobre os valores e a cultura dessa comunidade. Assim, a universidade pode planejar e executar as atividades de extenso respeitando e no violando esses valores e cultura. A universidade, atravs da Extenso, influencia e tambm influenciada pela comunidade, ou seja, possibilita uma troca de valores entre a universidade e o meio.

extenso

universitria

revela-se

como

uma

obrigatoriedade

constitucional disposta no artigo 207, da Constituio Brasileira. Declara que as universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e da gesto financeira e patrimonial e obedecero ao princpio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. O conceito de Extenso definido pelo Frum de Pr-Reitores de Extenso das Universidades Pblicas Brasileiras de 2001 sobressai que:

A extenso universitria o processo educativo que articula o ensino e a pesquisa de forma indissocivel e viabiliza a relao transformadora entre universidade e a sociedade. A extenso uma via de mo dupla com trnsito assegurado comunidade acadmica, que encontrar na sociedade a oportunidade da elaborao da prxis de um conhecimento acadmico. No retorno universidade docentes e discentes tero um aprendizado que submetido reflexo terica, seria acrescido quele conhecimento. Este fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados /acadmico e popular, ter como conseqncia a mudana de conhecimento acadmico e a participao efetiva da comunidade na ateno da universidade (FORUM, 2001)

Por meio da Extenso a Universidade vai at a comunidade, ou a recebe em seu campus, disseminando o conhecimento de que detentora. Verifica-se que uma forma de a universidade socializar e democratizar o conhecimento, levando-o aos no universitrios (SILVA, 1996). Neste contexto, entende-se a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. Pela pesquisa, so produzidos novos conhecimentos que vo ser passados em sala de aula atravs do ensino. Paralelamente, a extenso divulga o contedo aprendido comunidade, prestando-lhe os servios e a assistncia e por fim, utiliza esse contato com a sociedade para coletar dados e informaes para,

assim, realizar estudos e pesquisas. Assim, a universidade ao comunicar-se com a realidade local, regional ou nacional tem a possibilidade de renovar constantemente a sua prpria estrutura, currculos e suas aes, criativamente, conduzindo-os para atender a verdadeira realidade do pas (SILVA, 1996). A Extenso Universitria representa, tambm, um processo de avaliao institucional ao mostrar a imagem da universidade para a sociedade na qual est inserida. Essa imagem poder ser boa ou ruim. a ao extensionista que identifica a maneira como a Instituio de Ensino Superior (IES) trata a populao com quem interage ao executar o que est anunciado na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que estabelece no artigo 43 VI, como misso da educao superior: estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente em particular os nacionais e regionais, bem como prestar servios especializados comunidade e estabelecer com esta, uma relao de reciprocidade. No pargrafo seguinte do mesmo artigo, menciona que essa prestao de servios se implementa ao promover a extenso aberta participao da populao, visando difuso das conquistas e benefcios da criao cultural e da pesquisa cientfica e tecnolgica geradas na instituio. Pelos documentos consultados, parece inegvel a oportunidade que a Extenso Universitria oferece aos alunos universitrios, de colocar em prtica os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A possibilidade de ensino-aplicao uma maneira bem planejada de preparar seus profissionais no apenas com a teoria, mas complementando a formao com a estratgia do ensino-aplicao, onde mostra que o verdadeiro conhecimento s adquirido com a execuo desses dois elementos (SILVA, 1996).

3 A EXTENSO UNIVERSITRIA NA AMRICA LATINA

A Extenso Universitria na Amrica Latina teve a sua origem em Crdoba, na Argentina, em 21 de junho de 1918, quando estudantes elaboraram

um manifesto reivindicando a abertura e a ateno da Universidade para as questes sociais assim como para o regime de dominao colonial em que os latinos viviam (GURGEL, 1984). Esses alunos lutavam por uma reforma universitria e suas reivindicaes representavam os discentes e a participao nos rgos diretores, gratuidade de ensino, autonomia universitria, ingresso pblico para carreira docente, eleio dos dirigentes atravs de assemblias com participao estudantil e docente. Desejavam um novo papel para a Universidade, voltada para a cincia, para o novo. No importava um pas submetido, colonizado, que no produzisse e que s importava o conhecimento (RIBEIRO, 1990). Esse movimento universitrio de Crdoba lutava no s por questes estudantis, mas tambm, pela capacidade da burguesia fazer da Argentina um pas soberano, inclusive na disseminao do conhecimento. Esse Manifesto defendia um ensino laico, a universidade dando liberdade de criao e incentivando ao debate, a cincia desvinculada da Igreja, democrtica e gratuita (ANDRADE; LINARES, 2007). Segundo Gurgel (1984), para esses estudantes, os recursos pacficos estavam esgotados, ou se procurava uma sada, ou se paralisava a sociedade. Na Argentina, sob a presidncia de Hiplito Yrigoyen, o pas passou por uma renovao poltica com a ascenso ao Governo Nacional da Unio Cvica Radical. Naquela ocasio, os estudantes da Universidade de Crdoba se insurgiram em razo da provncia estar dominada pela:

Antiga classe letrada que junto ao clero instrudo e com os funcionrios pblicos exercia o domnio espiritual na provncia. Em um pas cujas universidades eram os centros de discusso, crtica, elaborao e reproduo do discurso da modernidade, a Universidade de Crdoba, se exilava dos impulsos do mundo moderno. (...) fundada em 1613 pelos jesutas, ademais de ostentar o prestgio de ser a primeira universidade estabelecida na Argentina, mantinha em sua estrutura de poder e na organizao dos estudos e contedos os princpios de sua fundao, apesar de desde 1858 ter passado a depender administrativamente do governo nacional (VINCIUS, 2008).

Contra esta trplice aliana formada pelo governo, clero e sociedade, se levantaram os estudantes cordobeses. Seu Manifesto, distinto e contundente ainda lembrado e seguido por muitos, inclusive o Brasil A extenso universitria, no documento de Crdoba, mostrada como um fortalecimento da Universidade, ao incentivar a cultura universitria sociedade e por sua preocupao com os problemas nacionais.

Segundo Benheim (1978), na extenso, as atividades relacionadas misso social, levavam o estudante a:
Familiarizar-se com os problemas de seu meio de entrar em contato com o povo, mas tambm, de devolver em forma de servios parte do benefcio que significa pertencer a uma minoria privilegiada, que tem acesso a uma educao superior, em ltima instncia pago pelo esforo de toda a comunidade.

Na prtica, a misso social nem sempre se concretizou, ficando na maioria das vezes somente na teoria. Do Manifesto em diante, os assuntos relacionados misso social da Universidade passaram a fazer parte dos discursos oficiais e das propostas dos segmentos componentes da estrutura universitria. Os estudantes abriram espao para uma Universidade mais crtica e suas idias foram importantes no s nesta poca, mas influenciaram a educao superior em diante, ultrapassando a Argentina. Atualmente, sabe-se que qualquer experincia de extenso universitria foi herdada deste movimento (GURGEL, 1986).

Em 1918, os estudantes argentinos mostraram para toda a Amrica Latina o problema da autonomia da universidade e das questes ligadas aos problemas de desenvolvimento da nao, inspirando estudantes e educadores de todo o continente, inclusive do Brasil.

4 A IMPORTANCIA DA LEITURA E DOS PROJETOS DE EXTENSO VOLTADOS ELA

Constata-se que ler uma ao executada atravs da leitura e, que o agir constantemente desta ao leva ao hbito. Salomon (2004), enfatiza que a

leitura no simplesmente o ato de ler. uma questo de hbito ou aprendizagem [...]

Para iniciar a construo do hbito de ler preciso que se experimente e aprove a leitura. Porm, para que isso ocorra, o ato de ler deve ser espontneo e no encarado como uma obrigao. Precisa ser inserido na vida da pessoa ainda quando criana. Percebe-se que no Brasil, o incentivo da leitura no uma prtica constante, da a importncia dos projetos de extenso universitria que incentivam este hbito em comunidades onde h carncia desta atividade.
na infncia pr-escolar que se formam as atitudes fundamentais diante do livro. A criana que toma contato com o livro pela primeira vez ao entrar na escola, costuma associar a leitura com a situao escolar, principalmente se no h leitura no meio familiar. Se o trabalho escolar difcil e pouco compensador, a criana pode adquirir averso pela leitura e abandon-la completamente quando deixar a escola. conveniente ento que o livro entre para a vida da criana antes mesmo da idade escolar e passe a fazer parte de seus brinquedos e atividades cotidianas. (BARKER E ESCARPIT)

Alguns autores, ainda destacam a leitura como:


A leitura do mundo precede a leitura da palavra, da que a posterior leitura desta no possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreenso do texto a ser alcanada por sua leitura crtica implica a percepo das relaes entre o texto e o contexto. (FREIRE, 1989). Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa poder ter acesso a essa escrita, significa

construir uma resposta que integra parte das novas informaes ao que j se . (FOUCAMBERT, 1994). A leitura um ato de abertura para o mundo. A cada mergulho nas camadas simblicas dos livros, emerge-se vendo o universo interior e exterior com mais claridade. Entra-se no territrio da palavra com tudo o que se e se leu at ento, e a volta se faz com novas dimenses, que levam a re-inaugurar o que j se sabia antes (RESENDE,

1993). No Brasil, apenas 1, 8 livros so lidos por ano , enquanto h pases que chegam a 5, 7, 10 e at mesmo 15 . Esse ndice se d em grande parte pelos analfabetos que formam uma maioria em nosso pas, alm dos analfabetos funcionais, que se constituem daquelas pessoas que sabem ler e escrever, mas no entendem o que esto lendo e muito menos conseguem escrever um texto com um mnimo de coerncia. (SIQUEIRA, 2009).O objetivo maior ao proceder leitura de uma determinada obra consiste em [...] aprender, entender e reter o que est lendo (MAGRO, 1979). Pergunta-se, como possvel aprender outras

disciplinas e tornar-se um cidado consciente se a compreenso da leitura deficiente? Ento, crianas que possuem pais leitores tm mais chance de ter o hbito da leitura desenvolvido. Mas, inegvel que a sociedade em que se vive no possui um nmero expressivo de pessoas que praticam a leitura. Pela falta de incentivos e tambm, pelos altos preos atribudos aos livros. Por conta disso, a escola acaba sendo o local de leitura das crianas, mesmo no sendo o ideal, pois est relacionada prtica da leitura obrigatria por meio de provas. Constata-se diante disso que a elaborao de projetos sociais que incentivem a leitura infantil e juvenil de extrema importncia. Criao de bibliotecas comunitrias ou atividades em locais de pouco incentivo leitura como orfanatos, institutos, etc., onde no h atividades estimulantes de incentivo leitura um projeto que deve ser mais constante em universidades brasileiras que possuem o curso de Biblioteconomia. Tanto para ajudar as crianas do nosso pas a se tornarem cidads leitoras, que lm o seu mundo e questionam-no, como, enriquecer o currculo do estudante de Biblioteconomia, que aprende na prtica a teoria dada

em sala de aula. desejoso e necessrio que os discentes e docentes das universidades se interessem mais por esta prtica social, que sejam mais participativos. O exerccio da leitura se faz presente na vida de uma pessoa desde o momento em que ela comea a "compreender" o mundo sua volta. No incessante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que as cerca, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vive, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos est, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, no se d conta (FREIRE, 1989). Zilberman (1985), declara que as relaes que o ser humano tem com o mundo so de descobertas, conhecimento, crtica e transformao. Ele como um ser pensante, no pode se constituir em um mero observador de seu tempo. Precisa conhecer para criticar e, ento, transformar. Tarefas estas, feitas com o auxlio da leitura. Neste sentido, entende-se que o homem no apenas est no mundo, mas com o mundo. Esse processo de interao implica em Comunicao. Acontece a partir do momento em que se est ligado realidade. Logo, a ao de ler caracteriza toda a relao racional entre o indivduo e o mundo que o cerca. A importncia dessa relao do homem com o mundo (comunicao) tambm aparece traduzida nas palavras de Ezequiel Teodoro da Silva (1981) Existo e ganho minha individualidade medida que desvelo e vivencio o plexo de significados, atribudo ao meu mundo, pelos outros e por mim. Segundo Bamberger (1986), as possibilidades que a leitura traz para o indivduo se classificam em: Pessoal, pois se considera o enriquecimento cultural, o acesso ao saber acumulado e o prazer/ lazer que propicia; Econmico- social, ao se observar a maior chance de qualificao profissional e ascenso social;

Poltica, ao se pensar que um homem crtico e atuante, cidado emancipado, um indivduo que l o seu mundo.

A leitura representa uma possibilidade de libertao do ser humano, por isso precisa ser tida como um direito inalienvel. Ele vai se sentir liberto quando conseguir exercer esse direito, portanto, emancipando-se. A Wikipdia (2006) aponta o ato de ler como benfico sade mental, pois uma atividade neurbica. Faz reforar as conexes entre os neurnios. Destaca que ainda no inventaram melhor exerccio para a mente do que ler com ateno e refletir sobre o texto.

5 CONCLUSO Constata-se, com essa pesquisa, que os projetos de extenso universitria so muito importantes para os alunos das universidades brasileiras, docentes envolvidos e a comunidade atendida. Todos saem lucrando com a troca de saberes que esta atividade proporciona. Os projetos de incentivo Leitura so extremamente necessrios em nossa sociedade, j que no se tem a prtica enraizada em nosso pas. Precisa-se que se tenham mais incentivos financeiros, materiais e, mais discentes e docentes envolvidos com essa prtica, pois, agrega valor moral aos envolvidos, assim como a Universidade que, assegura novas parcerias e, torna-se divulgada e reconhecida por outras instituies.

6 REFERENCIAS ANDRADE, Everaldo; LINARES, Alexandre. Manifesto de Crdoba: Federao Universitria de Crdoba. Coleo Cadernos da Juventude Revoluo. Disponvel em: www.juventuderevolucao.org/2007/caderno_cordoba_brochura.pdf. Acesso em 21 set.2008.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hbito da leitura. So Paulo: tica, 1986.

BARKER, Ronald E. ; ESCARPIT, Robert. A fome de ler. Rio de Janeiro: FGV, 1975. BERNHEIM, Carlos Tunnermann. El nuevo concepto universitria. Mxico, Universidade Autnoma do Mxico, 1978. de extensin

BRASIL, Artigo 207 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 sobre o princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. Disponvel em : < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> acesso em 6 out 2008. BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, n.248, 23 dez.1996. FRUM DE PR-REITORES DE EXTENSO DAS UNIVERSIDADES PBLICAS BRASILEIRAS. Plano Nacional de Extenso (1999-2001). Braslia. SESU/MEC, 1999. _____ . Documento Universidade Cidad. Mimeo, 1998. _____ . Cadernos de Extenso Universitria. Ano 1, n 4, 1995. _____. Cadernos de Extenso Universitria. Ano 2, n 7, 1996. _____. Cadernos de Extenso Universitria. Ano 3, n 1, 1997. _____. Plano Nacional de Extenso Universitria. Ilhus: Editus, 2001.

FOUCAMBERT, J. A leitura em questo. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994.

FREIRE, Paulo. Extenso ou comunicao? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 24 v.(Coleo o mundo hoje). _________ A importncia do ato de ler: em trs artigos que se completam. 23.ed. So Paulo: Cortez, 1989 GURGEL, R. M. Extenso Universitria: Comunicao ou domesticao? So Paulo: Cortez : Autores Associados: Universidade Federal do Cear, 1986. MAGRO, M. C. Estudar tambm se aprende. So Paulo: EPU, 1979. RESENDE, Vnia Maria. Literatura infantil e juvenil. Vivncias de leitura e expresso criadora. Rio de Janeiro: Saraiva, 1993. RIBEIRO, Darci. A universidade necessria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. So Paulo: Martins Fontes, 2004. SILVA, Ezequiel Theodoro. O jovem, a leitura e a cidadania: h pedras no meio desse,caminho?<disponvel,em:extranet.anj.org.br/palestras/cbj2006/ezequiel_th eodoro_dasilva.ppt > acesso em 23 dez 2008. ______O ato de ler; fundamentos psicolgicos para uma nova pedagogia da leitura. So Paulo: Autores Associados, 1981.

SILVA, Oberdan Dias da. O que extenso universitria? <Disponvel em http://www.ecientificocultural.com/ECC2/artigos/oberdan9.html > acesso em 01 set, 2008. SIQUEIRA, Jack. A leitura no Brasil. Disponvel em: <http://www.vivaleitura.com.br/noticia_show.asp?id_noticia=170>. Acesso em: 20 mar. 2009.

VINCIUS, Paulo. 90 anos da revolta de Crdoba e a nova hora americana. Disponvel em: <http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=38543>. Acesso em: 22 set. 2008.

WIKIPDIA. Leitura. Disponvel em: http:wikipedia.org/wiki/Leitura. Acessado em 20/12/2008.

ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Literatura infantil brasileira. Histria & Histrias. So Paulo: tica, 1985.

Das könnte Ihnen auch gefallen