Sie sind auf Seite 1von 7

Regras da ABNT

A equipe do site Monografia.Net desenvolve pesquisas personalizadas, disponibilizando este servio para estudantes e profissionais que no dispem de material, acesso Internet ou outros recursos, ou ainda, tempo para melhor realizar suas prprias pesquisas. Nossa pesquisas so feitas por um grupo limitado de profissionais que conhecem as normas tcnicas (ABNT) e as aplicam, sistematicamente, nos textos pesquisados. RESUMO Elemento obrigatrio, constitudo de uma seqncia de frases concisas e objetivas e no de uma simples enumerao de tpicos, no ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028. INTRODUO A introduo a apresentao sucinta e objetiva do trabalho, que fornece informaes sobre sua natureza, sua importncia e sobre como foi elaborado: objetivo, mtodos e procedimentos seguidos. Em outras palavras, a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitao do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessrios para situar o tema do trabalho. Lendo a introduo, o leitor deve sentir-se esclarecido a respeito do tema do trabalho como do raciocnio a ser desenvolvido. Como forma de esclarecer nossos clientes a respeito do trabalho desenvolvido por nossa equipe, bem como para explicar como feita a diviso do texto em captulos, sees e subsees, a seguir apresentar-se- comentrios sobre a metodologia utilizada, que segue rigorosamente os padres estabelecidos pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). 1 DA ESTRUTURA DA MONOGRAFIA A estrutura de uma monografia compreende as seguintes partes: a) elementos pr-textuais; b) elementos textuais; c) elementos ps-textuais. 1.1 Elementos pr-textuais So chamados pr-textuais todos os elementos que contm informaes e ajudam na identificao e na utilizao da monografia. So considerados elementos pr-textuais de uma monografia: 1) Capa (obrigatrio); 2) Contra-capa (obrigatrio); 3) Folhe de Aprovao (obrigatria); 4) Dedicatria (opcional); 5) Agradecimentos (opcional); 6) Epgrafe (opcional); 7) Resumo em Lngua Verncula (obrigatrio); 8) Resumo em Lngua Estrangeira (obrigatrio); 9) Sumrio (obrigatrio).

No que se refere aos elementos pr-textuais, as monografias desenvolvidas por nossa equipe so elaboradas conforme os elementos apresentados supra. 1.2 Elementos textuais Parte do trabalho em que exposto o contedo da monografia. Sua organizao determinada pela natureza do trabalho. So considerados fundamentais os seguintes elementos: 1) Introduo: a apresentao sucinta e objetiva do trabalho, fornecendo informaes sobre sua natureza, sua importncia e sobre como foi elaborado: objetivo, mtodos e procedimentos seguidos; 2) Desenvolvimento: parte principal do texto, descrevendo com detalhes a pesquisa e como foi desenvolvida; 3) Concluso: a sntese dos resultados do trabalho e tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada. 1.3 Elementos ps-textuais So os elementos que tem relao com o texto, mas que, para torn-lo menos denso e no prejudic-lo, costumam vir apresentados aps a parte textual. Dentre os elementos ps-textuais temos as referncias, o glossrio, o apndice, o anexo, o ndice. Dentre os elementos ps-textuais, destacam-se: 1) Referncias (obrigatrio): conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de documentos, de forma e permitir sua identificao individual. As referncias bibliogrficas das monografias devem seguir o padro NBR 6023, que fixa a ordem dos elementos das referncias e estabelece convenes para transcrio e apresentao da informao originada do documento e/ou outras fontes de informao; 2) Anexo(s) (opcional): um texto no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao para a monografia. Em monografias jurdicas, por exemplo, pode-se colocar uma lei de importncia fundamental para o entendimento do texto. 2 DA APRESENTAO GRFICA A seguir est descrito o padro recomendado pela ABNT (NBR 14724), que foi elaborado para facilitar a apresentao formal dos trabalhos acadmicos. 2.1 Formato e margens Os trabalhos devem ser digitados em papel branco A4 (210 mm x 297 mm), digitados em uma s face da folha. De acordo com a NBR 14724, o projeto grfico de responsabilidade do autor do trabalho. Recomenda-se, para digitao, a utilizao de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas das ilustraes e tabelas. Com relao s margens, a folha deve apresentar margem de 3 cm esquerda e na parte superior, e de 2 cm direita e na parte inferior. 2.2 Espacejamento

Todo o texto deve ser digitado com espao duplo, exceto nas citaes diretas separadas do texto (quando com mais de trs linhas), nas notas de rodap, nas referncias no final do trabalho e na ficha catalogrfica. As referncias, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por espao duplo. Os ttulos das subsees devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaos duplos. 2.3 Notas de rodap As notas devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espao simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda. 2.4 Indicativos de seo O indicativo numrico de uma seo precede seu ttulo, alinhado esquerda, separado por um espao de caractere. 2.4.1 Numerao Progressiva Para evidenciar a sistematizao do contedo do trabalho, deve-se adotar a numerao progressiva para as sees do texto. Os ttulos das sees primrias, por serem as principais divises de um texto, devem iniciar em folha distinta. Destacam-se gradativamente os ttulos das sees, utilizando-se os recursos de negrito, itlico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal, e outro, conforme a NBR 6024, no sumrio e de forma idntica, no texto. Exemplo: 1 SEO PRIMRIA (TTULO 1) 1.1 SEO SECUNDRIA (TTULO 2) 1.1.1 Seo terciria (Ttulo 3) 1.1.1.1 Seo quartenria (Ttulo 4) 1.1.1.1.1 Seo quinria (Ttulo 5) Na numerao das sees de um trabalho devem ser utilizados algarismos arbicos, sem subdividir demasiadamente as sees, no ultrapassando a subdiviso quinria. Importante ressaltar, tambm, que os ttulos das sees primrias por serem as principais sees de um texto, devem iniciar em folha distinta. Os ttulos sem indicativo numrico, como agradecimentos, dedicatria, resumo, abstract, referncias e outras, devem ser centralizados. 3 DAS CITAES Esta seo aborda o assunto das citaes, que trata-se da meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte. O autor utiliza-se de um texto original para extrair a citao, podendo reproduzilo literalmente (citao direta), interpret-lo, resumi-lo ou traduzi-lo (citao indireta), ou extrair uma informao de uma fonte intermediria. De acordo com a NBR 14724 (AGO 2002), recomenda-se, para digitao, a utilizao de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao, entre outros elementos. O item 5.6 da NBR 14724 orienta que as citaes devem ser apresentadas conforme a NBR 10520. Portanto, as regras referentes citaes, que podem ser diretas ou indiretas, se encontram na NBR 10520 (AGO 2002).

3.1 Citaes diretas Para citaes diretas com mais de trs linhas, deve-se observar apenas o recuo de 4 cm da margem esquerda. A citao ficaria da seguinte forma: Para viver em sociedade, necessitou o homem de uma entidade com fora superior, bastante para fazer as regras de conduta, para construir o Direito. Dessa necessidade nasceu o Estado, cuja noo se pressupe conhecida de quantos iniciam o estudo do Direito Tributrio. (MACHADO, 2001, p. 31). Importante observar que nas citaes indiretas deve-se colocar o sobrenome do autor (em letra maiscula), o ano da publicao da obra e o nmero da pgina onde foi retirado o texto. Por outro lado, na lista de referncias bibliogrficas, ou seja, no final da monografia, dever constar a referncia completa da seguinte forma: MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito tributrio. 19. ed. So Paulo: Malheiros, 2001. As citaes diretas, no texto, de at trs linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples so utilizadas para indicar citao no interior da citao. A seguir, temos o exemplo deste tipo de citao: Bobbio (1995, p. 30) com muita propriedade nos lembra, ao comentar esta situao, que os juristas medievais justificaram formalmente a vaidade do direito romano ponderando que este era o direito do Imprio Romano que tinha sido reconstitudo por Carlos Magno com o nome de Sacro Imprio Romano. Na lista de referncias: BOBBIO, Norberto. O positivismo jurdico: lies de Filosofia do Direito. So Paulo: cone, 1995. 3.2 Citaes indiretas Citaes indiretas (ou livres) so a reproduo de algumas idias, sem que haja transcrio literal das palavras do autor consultado. Apesar de ser livre, deve ser fiel ao sentido do texto original. No necessita de aspas. A seguir, alguns exemplos de citaes indiretas: De acordo com Machado (2001), o Estado, no exerccio de sua soberania, exige que os indivduos lhe forneam os recursos de que necessita, instituindo tributos. No entanto, a instituio do tributo sempre feita mediante lei, devendo ser feita conforme os termos estabelecidos na Constituio Federal brasileira, na qual se encontram os princpios jurdicos fundamentais da tributao. Conforme visto supra, nas citaes indiretas, diferentemente da citaes diretas, no necessrio colocar o nmero da pgina onde o texto foi escrito. 3.3 Notas de rodap No que se refere a notas de rodap, de acordo com a NBR 10520, deve-se utilizar o sistema autor-data para as citaes do texto e o numrico para notas explicativas. As notas de rodap podem ser conforme as notas de referncia (ver tpico 3.5) e devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espao entre elas e com fonte menor. Exemplos:

_____________________ 1 Veja-se como exemplo desse tipo de abordagem o estudo de Netzer (1976). 2 Encontramos esse tipo de perspectiva na 2 parte do verbete referido na nota anterior, em grande parte do estudo de Rahner (1962). 3.4 Notas de referncia Ao fazer as citaes, o autor do texto pode fazer a opo de colocar notas de referncia, que dever ser feita por algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para cada captulo ou parte. No se inicia a numerao a cada pgina. A primeira citao de uma obra, em nota de rodap, deve ter sua referncia completa. Exemplo: No rodap da pgina: _____________________ 8 FARIA, Jos Eduardo (Org.). Direitos humanos, direitos sociais e justia. So Paulo: Malheiros, 1994. Conforme visto supra, a primeira citao de uma obra, obrigatoriamente, deve ter sua referncia completa. As citaes subseqentes da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, podendo ser adotadas expresses para evitar repetio desnecessria de ttulos e autores em nota de rodap. As expresses com abreviaturas so as seguintes: a) apud citado por; b) idem ou Id. o mesmo autor; c) ibidem ou Ibid. na mesma obra; d) sequentia ou et. seq. seguinte ou que se segue; e) opus citatum, opere citato ou op. cit. na obra citada; f) cf. confira, confronte; g) loco citato ou loc. cit. no lugar citado; h) passim aqui e ali, em diversas passagens; 3.5 Notas explicativas Notas explicativas so as usadas para a apresentao de comentrios, esclarecimentos ou consideraes complementares que no possam ser includas no texto, devendo ser breves, sucintas e claras. Sua numerao feita em algarismos arbicos, nicos e consecutivos e no se inicia a numerao a cada pgina. 4 DAS REFERNCIAS Elemento obrigatrio e imprescindvel da monografia, elaborado de acordo com a NBR 6023. Entende-se por referncias o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de documentos, de forma a permitir sua identificao individual. As referncias podem ser identificadas por duas categorias de componentes: elementos essenciais e elementos complementares. 4.1 Elementos essenciais So as informaes indispensveis identificao do documento. Os elementos essenciais so estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo.

Exemplo: STORINO, Srgio Pimentel. Odontologia preventiva especializada. 1. ed. Rio de Janeiro: Cultura Mdica, 1994. 4.2 Elementos complementares So as informaes que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos. Alguns elementos indicados como complementares podem tornar-se essenciais, desde que sua utilizao contribua para a identificao do documento. Exemplo: CRUZ, Anamaria da Costa; CURTY, Marlene Gonalvez; MENDES, Maria Tereza Reis. Publicaes peridicas cientficas impressas: NBR 6021 e 6022. Maring: Dental Press, 2002. NOTA Os elementos essenciais e complementares so retirados do prprio documento. Quando isso no for possvel, utilizam-se outras fontes de informao, indicando-se os dados assim obtidos entre colchetes. 4.3 Regras Gerais Os elementos essenciais e complementares da referncia devem ser apresentados em seqncia padronizada. As referncias so alinhadas somente margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espao simples e separadas entre si por espao duplo. O recurso tipogrfico (negrito, grifo ou itlico) utilizado para destacar o elemento ttulo deve ser uniforme em todas as referncias de um mesmo documento. Isto no se aplica s obras sem indicao de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada o prprio ttulo, j destacado pelo uso de letras maisculas na primeira palavra, com excluso de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilbicas. Os modelos de referncias esto exemplificados na NBR 6023. A seguir, alguns exemplos de referncias usadas mais comumente em nossas monografias. 4.3.1 Livro CURTY, Marlene Gonalves; CRUZ, Anamaria da Costa; MENDES, Maria Tereza Reis. Apresentao de trabalhos acadmicos, dissertaes e teses: (NBR 14724/2002). Maring: Dental Press, 2002. 4.3.2 Artigo de revista GURGEL, C. Reforma do Estado e segurana pblica. Poltica e Administrao, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997. 4.3.3 Artigo e/ou matria de revista, boletim etc. em meio eletrnico MARQUES, Renata Ribeiro. Aspectos do comrcio eletrnico aplicados ao Direito Brasileiro. Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 52, nov. 2001. Disponvel em: <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=2467>. Acesso em: 20 set. 2003. 4.3.4 Documento jurdico em meio eletrnico

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 8. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. RT Legislao. CONCLUSO Parte final do texto, na qual se apresentam concluses correspondentes aos objetivos e hipteses. Em outras palavras, a concluso a sntese dos resultados da monografia. Tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada. O autor poder manifestar seu ponto de vista sobre os resultados obtidos, bem como sobre o seu alcance, sugerindo novas abordagens a serem consideradas em trabalhos semelhantes. Na concluso, o autor deve apresentar os resultados mais importantes e sua contribuio ao tema, aos objetivos e hiptese apresentada. NOTA opcional apresentar os desdobramentos relativos importncia, sntese, projeo, repercusso, encaminhamento e outros.

Das könnte Ihnen auch gefallen