Sie sind auf Seite 1von 20

EM TORNO DO CARNAVAL E DA CULTURA POPULAR

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti

Carnaval e cultura popular so noes imbricadas. Este artigo examina o lugar central ocupado pelo carnaval entendido como agregado ritual peculiar e como concei to que sintetiza os elementos essenciais da ideia de festa nas formulaes sobre a cultura popular propostas por dois livros clssicos: A Cultura Popular na Idade Mdia e no Renascimento, do crtico literrio russo Mikhail Bakhtin (1987[1965]), e Cultura Popular na Idade Moderna, do historiador ingls Peter Burke (1989 [1978]. Nesse deba te, examinam-se o legado do Romantismo na conceitua o da cultura popular, a ideia do carnaval como abrigo da viso de mundo festiva e grotesca da cultura cmica medieval e questes relevantes para a compreenso dos processos culturais de modo geral, tais como as noes de grande e pequena tradio, de nveis de cultura, de hete rogeneidade cultural, de mediao e interao sociocultu ral. [abstract on page 277] CARNAVAL, CULTURA POPULAR, MIKHAIL BAKHTIN, PETER BURKE, ROMANTISMO, RISO GROTESCO.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Em torno do carnaval e da cultura popular. Textos escolhi dos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.7, n.2, p. 7-25, nov. 2010.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Em torno do carnaval e da cultura popular

Ele brincou com os homens e com os deuses celestes de tal maneira que nem os homens, nem os deuses se ofenderam com isso (de Etienne Pasquier, citado por Bakhtin a propsito de Rabelais) Carnaval e cultura popular so noes imbricadas.1 O lugar ocupado pelo carnaval na configurao da cultura popular e da prpria ideia de cultura popular tema marcante em dois livros que, to logo publicados, se tornaram refe1 Este artigo retoma o rncias para os estudiosos do assunto: A Cultura Popular na Ida texto de trabalho indito de Mdia e no Renascimento, do crtico literrio russo Mikhail que, realizado em 1990, Bakhtin (1987[1965]),2 e Cultura Popular na Idade Moderna, do preparou a abordagem historiador ingls Peter Burke (1989 [1978]). do carnaval desenvolvida em minha tese de douto ramento, defendida em 1993 e publicada no ano seguinte. Ver Cavalcan ti, 2006. Ver tambm so bre o carnaval Cavalcan ti, 1999. 2 O livro, s publicado em 1965, foi originalmente uma tese, completada em 1940, embora s defendi da em 1946. Bakhtin nas ceu em 1895 e morreu em 1975. Ver a respeito de sua obra Todorov, Tzve tan, 1984. Pelo vis de seu interesse literrio, ao indicar a interao entre os diferentes nveis de cultura de uma poca em sua vigorosa interpretao da obra de Franois Rabelais, Bakhtin elaborou a dimenso civilizatria do carnaval e seu papel ativo na conformao da cultura pblica e grotesca medieval. Interessado em examinar a conformao histrica da cultura popular, Peter Burke, por sua vez, enfocou a festa carnavalesca como um dos elementos-chave na constituio do repertrio comum cultura popular ocidental entre os sculos XVI e XVIII. Na argumentao de ambos, o carnaval ocupa lugar de destaque na discusso da natureza, da unidade e na prpria ideia de cultura popular. Os dois livros sobre os quais nos debruaremos fornecem, portanto, sugestes tanto para o entendimento amplo do carnaval como processo sociocultural como para a apreenso do horizonte de questes propostas pela noo de cultura popular.

Nesse debate, emergem questes conceituais instigantes para a compreenso dos processos culturais de modo geral. Pois, por si s, a ideia de cultura popular traz implcita a necessidade de qualificar formas distintas e simultneas de cultura que convivem ao longo de uma poca, no interior de uma sociedade ou dos mesmos grupos sociais. No sempre, afinal, como sabido, que acrescentamos cultura o adjetivo popular. Ao indicar algum tipo de particularidade, a noo de cultura popular clama pelo desenvolvimento de formas de conhecimento que deem conta de sistemas ou processos socioculturais amplos, pois ela demanda a percepo da heterogeneidade cultural inerente constituio dos grupos humanos.

A CULTURA POPULAR VISTA POR UM HISTORIADOR DA CULTURA


Burke define-se como historiador da cultura bastante prximo da perspectiva antropolgica. Cultura, ele afirma, atribuio de sentido e, j na introduo, qualquer nuana reificadora que a adjetivao do termo historiador pelo termo cultura possa sugerir se desfaz: os historiadores da cultura deveriam definir-se no em termos de uma

Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v. 7. n. 2, nov. 2010

rea ou campo particular como a arte, a literatura e msica, mas sim de uma preocupao distintiva com valores e smbolos (BURKE, 1989, p. 27). Na prtica, contudo, apesar de a definio de cultura utilizada abarcar todo tipo de construes (de artefatos a formas de comportamentos), o livro, ressalta o autor, concentra-se numa srie mais estreita de objetos e atividades (imagens, material impresso, habitaes, conto, danas, representao teatral e participao em rituais), e empenha-se em situ-los em contexto amplo. Geograficamente, o universo de referncia abarca o conjunto da Europa, da Noruega Siclia, da Irlanda aos Urais. Temporalmente, abrange os sculos XVI, XVII, XVIII. E o adjetivo popular? Como entend-lo? No sentido mais bvio, seguindo Gramsci, cultura popular seria a cultura no oficial, da no elite, das classes subalternas, dentre as quais, no incio da Idade Moderna, destacavam-se os artesos urbanos e os camponeses. A simplicidade da resposta seria, entretanto, enganosa e insatisfatria, e o livro trata, justamente, de qualificar o escopo, a complexidade e a particularidade da noo de cultura popular e de compreender 3 Sobre a noo de cultu ra popular, vale a pena ler a configurao histrica do processo de sua conformao.3 Tratambm DaMatta, 1994. ta-se de apreender tambm o carter histrico da prpria noo de cultura popular no quadro dos valores e ideais do Romantismo, poderosa corrente de pensamento que se desenvolve na Europa na segunda metade do sculo XVIII.

OS LIMITES E A HISTRIA DO CONCEITO DE CULTURA POPULAR


Peter Burke assinala a coincidncia histrica, em finais do sculo XVIII e comeo do seguinte, entre o incio do desaparecimento de uma cultura popular tradicional, na qual participavam diferentes camadas sociais, e o surgimento do povo como tema de interesse intelectual especfico. A organizao, por Herder, entre 1760 e 1846, de inmeras coletneas sobre canes populares nacionais, o interesse pelo conto popular dos irmos Grimm nas primeiras dcadas do sculo XIX, a cunhagem do termo folclore, em 1846, por Williams John Thoms, para denominar 4 Ver a esse respeito, Ca um campo de estudos at ento identificado como antiguidavalcanti et alii, 1992. des populares 4 indicariam claramente esse novo interesse. Por trs dos termos, delineiam-se valores e vises de mundo das camadas eruditas que logo conformariam uma perspectiva ortodoxa do universo cultural popular. Em 1778, em seu Ensaio sobre a influncia da poesia nos costumes dos povos nos tempos antigos e modernos (1778), Herder compreendeu a poesia de outrora como parte integrante de um modo de vida particular. No mundo ps-renascentista, a eficcia moral da poesia estaria, no entanto, restrita cano popular, que, acompanhada de msica, circula oralmente, desempenhando funes prticas. O mundo do folclore e da cultura popular emerge como o abrigo nostlgico da totalidade integrada da vida com o mundo, rompida no mundo moderno; como o repositrio do esprito da nao. Nesse mpeto intelectual, definem-se como temas de interesse intelectual toda a cultura tradicional, a religio e as festas populares. Herder, nos informa Burke, descreveu a festa de So Joo em Riga, 1760. Goethe, organizador de festas populares na corte de Weimar, tornou cleCAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Em torno do carnaval e da cultura popular

bre, com sua descrio, o carnaval romano de 1788. Coubert inspirou-se em xilogravuras populares para compor suas pinturas (BURKE, 1989). Nesse contexto intelectual, a concepo de povo foi construda em contraste, de um lado, com as camadas cultas da poca e, de outro, com a plebe ou a ral, fundamentando o valor positivo do elemento popular. O objeto privilegiado de estudos era o campons, visto como o depositrio da autntica cultura do povo. Em especial, trs caractersticas bsicas qualificariam a viso romntica do popular (BURKE, 1989): o primitivismo, o comunalismo e o purismo. O primitivismo diz respeito tentativa de localizao da origem das expresses populares em um tempo primitivo indeterminado e abstrato: o antigo, o distante e o popular so equiparados. O comunalismo refere-se ideia de que a poesia popular cresce e floresce espontaneamente, no existindo autor nem estilo individualizado. Na cultura popular, o papel da tradio e do passado da comunidade seria tambm maior do que o papel do indivduo.5 A comunidade indiferenciada internamente o indivduo singular. O purismo fala das qualidades da produo popular como expresso dessa natureza simples e instintiva do povo. Posteriormente (nem em Herder, nem nos Grimm, segundo Burke) essa descoberta se teria associado ascenso do nacionalismo cultural e a uma srie de movimentos nativistas no sentido de tentativas organizadas de sociedades sob o domnio estrangeiro para revi5 Jakobson e Bogatyrev ver sua cultura tradicional (...). De maneira bastante ir(1973 [1929]) trazem con nica, a ideia de nao veio dos intelectuais e foi imposta tribuio crucial para essa ao povo com quem eles queriam se identificar (BURKE, discusso ao enfocar a 1989, p. 40). forma especfica da cria Em 1800, entretanto, como assinala o autor, a conscino artstica no folclore. cia de artesos e camponeses era mais regional do que nacional. 6 Ver tambm, a esse res O impulso filosfico e intelectual do Romantismo ocorpeito, Ortiz, 1985. reu ou originou-se, sobretudo, na periferia cultural da Europa.6 7 Para uma elaborao Essa descoberta, entretanto, teria encontrado uma tradio do tema da perda nos dis cursos sobre o patrimnio mais antiga de interesse pelos usos e costumes, pela diversidano Brasil, ver Gonalves, de de crenas e prticas em diferentes partes do mundo, que re2002 e 2001. montava Renascena e vinha tomando cunho mais sociolgi8 O mesmo tema integra co no sculo XVIII (BURKE, 1989). Ela coincidiria, tambm, com o campo dos estudos de a percepo do que se supunha ser um processo de desaparecifolclore no Brasil, onde o mento do popular. O tema da degradao, da corrupo, do anisentido de urgncia foi quilamento, por sinal eternamente retomado em nossa bibliofundamental nas inicia tivas do Movimento Fol grafia brasileira sobre folclore e cultura popular, veio a compor clrico Brasileiro e, em assim o quadro de valores associados cultura popular.7 A perespecial, na constituio cepo de acelerado processo de transformao social em curso da Campanha de Defesa geraria nos intelectuais eruditos a conscincia aguda da imporBrasileira do Folclore em tncia das tradies.8 1949. Ver a respeito Vi lhena, 1997 e Cavalcanti et allii, 1992.

10

Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v. 7. n. 2, nov. 2010

Outro ponto fundamental no campo ideolgico que se configura a partir da noo de cultura popular a ideia de autenticidade, da existncia de uma tradio popular pura. A noo, como indica Burke, revela-se, entretanto, equivocada. Em primeiro lugar, h a dificuldade no uso das fontes que garantem o acesso aos fatos culturais populares. As coletneas da poca poderiam ser efetivamente consideradas fidedignas pelos critrios modernos? indaga-nos Peter Burke, citando o famoso caso de falsificao de Macpherson, suposto descobridor do homem celta, encarnado no bardo galico Ossian. Uma comisso da Sociedade das Terras Altas da Esccia, organizada no sculo XIX, teria chegado concluso de que alguns trechos da coleta de Macpherson seriam efetivamente tradicionais, mas, de modo algum, o conjunto. Macpherson havia completado lacunas, fornecido ligaes e criara, portanto, algo novo. Entre a falsificao e a edio (como no caso dos Grimm), Burke acredita que a diferena seria antes de grau e no de natureza, pois qualquer acesso do historiador ao passado supe a mediao das fontes documentais. Essa compreenso fina da necessria mediao do documento no acesso ao fato ponto de contato entre histria e antropologia,9 e problematiza as possibilidades e os limites da compreenso da alteridade, esteja ela situada no tempo ou no espao: Estudar a histria do comportamento dos iletrados necessariamente enxerg-los com dois pares de olhos estranhos a ela: os nossos e os dos autores dos documentos que servem de mediao entre ns e as pessoas comuns que estamos tentando alcanar (BURKE, 1989, p. 54). 9 Vale mencionar a elabo rao dessa questo cru cial a presena da sub jetividade do intrpre te na construo de seus dados pela antropolo gia contempornea. Para uma discusso do tema na antropologia brasilei ra, ver DaMatta, 1978; Velho, 1978; e Cavalcan ti, 2003.

Desse ponto de vista, uma tradio popular pura no s seria inatingvel por uma condio de mtodo, como, na verdade, ela inexiste. A noo de autenticidade originria supe algum lugar da humanidade em que no haveria histria ou processo em curso. Ora, no apenas os documentos, mas a prpria realidade viva sujeita a restauraes, ressignificaes e reelaboraes. o caso notvel das festas. O carnaval de Colnia, como exemplifica o autor, foi revivido em 1823, o de Nuremberg em 1843, o de Nice em meados do sculo XIX. Assim, ler o texto de uma balada, de um conto popular ou at de uma melodia numa coletnea da poca, quase como olhar uma igreja gtica restaurada no mesmo perodo, a pessoa no sabe se est vendo o que existia originalmente, o que o restaurador achou que devia ter existido, ou o que ele achou que devia existir agora (BURKE, 1989, p. 47). Que momento, ento, definiramos como o instante zero do autntico idntico a si mesmo? Outro problema da noo da autenticidade originria a suposio da homogeneidade e uniformidade dos processos culturais. Ora, um dos pontos bastante enfatizados justamente a grande variedade e diversidade internas cultura popular tanto no ambiente rural quanto no urbano: No existia uma tradio popular imutvel nos incios CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Em torno do carnaval e da cultura popular

11

da Europa Moderna, e talvez nunca tenha existido. Portanto, no h nenhuma boa razo para se excluir os moradores das cidades, ou seja, o respeitvel arteso ou a turba de Herder de um estudo sobre cultura popular (BURKE, 1989, p. 49).

OS NVEIS DE CULTURA E A GRANDE E A PEQUENA TRADIO


O tema da heterogeneidade cultural sobrepe-se, assim, discusso do universo popular. A prpria expresso cultura popular supe, como vimos, a existncia de diferenas culturais. No modelo de duas camadas a noo, contudo, apenas contraposta a uma cultura de elite que sugere, enganosamente, homogeneidade interna a essas diferentes camadas sociais. Burke, no entanto, busca deslocar esse modelo de pensamento, pois: A fronteira entre as vrias culturas do povo e as culturas das elites (e estas eram to variadas quanto aquelas) vaga. Por essa razo, a ateno dos estudiosos deveria concentrar-se na interao e no na diviso entre elas (BURKE, 1989, p. 21). A inspirao para esse deslocamento do interesse na demarcao de fronteiras entre nveis de cultura diferenciados ao interior de uma sociedade ou de um sistema cultural para a interao entre eles a obra de Mikhail Bakhtin. A viso de uma oposio simples entre duas camadas de cultura (a erudita versus a popular) desloca-se, ento, em duas direes: rumo afirmao da heterogeneidade interna e constitutiva da cultura (seja ela popular ou erudita) e rumo investigao da interao entre os distintos nveis de cultura de uma poca social, bem como de sua natureza complementar. Nesse duplo deslocamento, o texto clssico do antroplogo Robert Redfield Pe asant Society and Culture (1956) inspira a reflexo de Burke sobre a formao da cultura popular na Idade Moderna, pois, em sua proposta de uma antropologia das sociedades complexas, Redfield fez da comunicao entre tradies culturais diversas no interior dos grupos humanos e entre esses diferentes grupos um tema central. 10 Redfield ressalta a coincidncia entre o mo mento em que o mun do se est tornando uma grande sociedade e a in veno do primitivo pelos antroplogos. Estes lti mos so justamente ins trumentos na formao desse novo mundo.

A GRANDE E A PEQUENA TRADIO

Em seu livro, Robert Redfield (1956) preocupou-se em adequar o quadro conceitual da antropologia expanso de seu objeto dos grupos primitivos entendidos como pequenas totalidades altamente integradas incorporao de tudo que humano.10 Ora, as sociedades no primitivas estudadas pelos antroplogos estariam cheias de cidades e instituies nacionais, sendo a diversidade sua caracterstica. As sociedades camponesas (aquelas em que o modo de vida se organiza atravs do cultivo da terra e seu controle associado tradio e ao sentimento, e no ao lucro e aos negcios) conformariam justamente um desses novos objetos que ento se abriam investigao antropolgica. Redfield as define como part-societies (sociedades parciais), no sentido de que, para compreend-las, preciso dar conta do organismo mais amplo em que elas se incluem. Ora, na part-society camponesa destacamse exatamente as relaes de influncia cultural entre o segmento campons e a elite do sistema social mais amplo. A distino entre a grande e a pequena tradio formulaTextos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v. 7. n. 2, nov. 2010

12

da nesse contexto. A grande tradio seria conscientemente cultivada, a pequena, entretanto, vista como algo natural: Na civilizao, h a grande tradio dos poucos grupos reflexivos e h a pequena tradio dos muitos grupos amplamente irreflexivos. Ora, observa Redfield, essas tradies so interdependentes: Afetaram-se mutuamente desde h muito tempo e continuaro a faz-lo (...). A pequena e a grande tradies podem ser pensadas como duas correntes de pensamento e ao distinguveis e, ainda assim, fluindo entre si e interferindo uma na outra de modo permanente11 (REDFIELD, 1956, p. 87). Interessa, portanto, entender, sobretudo, como uma tradio se torna parte da outra e como se influenciam mutuamente. Redfield conclui: Concebida desse modo, a civilizao um contexto de pensamento com suas expresses em aes e em smbolos. Ela compsita no sentido em que feita de partes ou nveis, cada parte ou nvel mais presente em algumas das pessoas portadoras dessa civilizao do que em outras (...) essas partes ou nveis so diferentes de culturas locais, so diferentes das subculturas que caracterizam os grupos ocupacionais encarregados de especialidades seculares. Elas so diferentes porque o aprendizado da grande tradio uma consequncia da pequena tradio. A grande e a pequena tradies so dimenses uma da outra; aqueles que sustentam os nveis inferiores e aqueles que apoiam os mais elevados reconhecem igualmente a mesma ordem de grandeza e de pequenez12 (REDFIELD, 1956, p. 87).

A CULTURA POPULAR TRADICIONAL. INTERAO SOCIAL E BILINGUISMO CULTURAL


A aplicao desse modelo de pensamento situao histrica da Europa Moderna por Peter Burke resulta na percepo de estratificao social e cultural que ope uma minoria que sabia ler e escrever a uma maioria analfabeta; da grande tradio como a tradio clssica, tal como transmitida nas universidades (...) e, fora disso, a pequena tradio: as canes e contos populares, as devoes; as farsas e peas de mistrio; os folhetos e livros de baladas e sobretudo as festas (BURKE, 1989, p. 51). O autor ressalta, em especial, a interao entre as diferentes camadas de cultura ao chamar ateno para a participao fundamental das classes altas na cultura popular, especialmente marcante nas festas. Embora til, essa ideia seria, no entanto,

11 Traduo livre da au tora: In civilization there is a great tradition of the reflective few, and there is a little tradition of the largely irreflective many. [Essas tradies so in terdependentes]: Have long affected each other and will continue to do so () Great and little tradition can be thought of as two currents of thought and action distinguishable, yet ever flowing into and out each other (REDFIELD, 1956, p. 87). 12 Traduo livre da auau tora: Conceived as such, civilization is a context of thought with its expressions in actions and symbols. It is composed in the sense that it is made of parts or levels, each present in some of the people that carry on that civilization more than in others (). Those parts or levels are different from local cultures, are different from subcultures that charactherize the occupational groups in charge of secular specialties. They are different because the learning of the great tradition is a consequence of the little tradition. Great and little tradition are dimensions of one another; those who sustain the inferior levels and those who support the more elevated ones recognize equally the same order of highness and lowness (p. 87).

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Em torno do carnaval e da cultura popular

13

anacrnica, pois, a elite no participava da cultura popular porque (...) no associava baladas, livros populares e festas gente comum, precisamente porque tambm participava ela mesma, dessas formas de cultura (idem). O termo participar, por sua vez, impreciso. Participar de uma festa no a mesma coisa que participar de um sistema de crenas. A leitura e a escuta de contos populares pela nobreza podia significar interesse semelhante ao de alguns intelectuais de hoje (segundo Burke quanto mais se avana no sculo XVIII, mais essa interpretao seria provvel). Muitos nobres e clrigos no sabiam ler, e o estilo de vida de alguns deles, sobretudo nas reas rurais, no era muito diferente daquele dos camponeses ao redor. Sua proximidade da gran13 Para o personagem do de tradio seria relativa. Esse seria o caso tambm das mulhemediador, ver Michel Vo res nobres, que devem ser vistas como velle (1978). Para a dis intermedirias entre o grupo a que pertenciam socialmencusso da mediao cul te, a elite, e o grupo a que pertenciam culturalmente, a tural no contexto das so no elite (...) os nobres, eruditos, mantinham contato com ciedades urbanas, ver Ve a cultura popular atravs de suas mes, irms, esposas e filho, 1981 e no contexto lhas, e em muitos casos, teriam sido criados por amas camurbano carnavalesco, ver ponesas que lhes cantavam baladas e contavam-lhes estCavalcanti, 2006 e 1999. rias populares13 (BURKE, 1989, p. 54-55). A elite, ento, participava da pequena tradio, e seria culturalmente bilngue, digamos, mas o povo comum no participava da grande tradio. Apesar da notvel assimetria sociocultural, a noo de cultura popular aqui equivalente ideia da pequena tradio de Redfiled no corresponde ao subalterno. Os limites de uma cultura ou de uma tradio cultural no acompanham as fronteiras de classe ou de grupos. A distino entre os diferentes nveis de cultura repousariam, antes, nos mecanismos de transmisso formal, num caso, informal, no outro: A grande tradio era transmitida formalmente nos liceus e nas universidades. Era uma tradio fechada, no sentido em que as pessoas que no frequentavam essas instituies, que no eram abertas a todos, estavam excludas. Num sentido totalmente literal, elas no falavam aquela linguagem. A pequena tradio, por outro lado, era transmitida informalmente. Estava aberta a todos, como a igreja, a taverna, e a praa de mercado. (BURKE, 1989, p. 56). De acordo com Peter Burke, a noo romntica de cultura popular configurou-se ao longo dos sculos XVII e XVIII, com as elites deixando de participar da pequena tradio, de conhecer e de vivenciar cdigos culturais distintos. A inveno da cultura popular supe, ento, o afastamento por parte da elite da cultura popular tradicional e a construo de uma nova forma, mais intelectiva e de certo modo mais distanciada, de aproximao das formas culturais agora percebidas como pertencentes ao povo. Burke demonstra, desse modo, como a noo romntica de cultura popular corresponde a uma redefinio profunda e histrica dos parmetros de um sistema cultural.

14

Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v. 7. n. 2, nov. 2010

UNIDADE E FORMAO DA CULTURA POPULAR. O DILOGO ENTRE PETER BURKE E MIKHAIL BAKHTIN
Resta assim abordar o problema da unidade da cultura popular. Embora as diferenas internas e as variaes do popular sejam inmeras, e esse seja um ponto importante na reviso da prpria noo de cultura popular, haveria na conformao da cultura popular um repertrio comum, um conjunto de elementos a partir dos quais se construram suas muitas variaes e os diferentes padres locais (BURKE, 1989, p. 81-82). Poderamos pensar que as diferenas existem no plano das formas e expresses culturais concretas, mas que num plano mais abstrato alguma particularidade as uniria em uma mesma qualidade ou natureza. Um primeiro elemento de unidade seria representado pelos agentes sociais portadores das expresses populares: artistas e artesos (contadores de estrias, msicos, pregadores e curandeiros, artistas de entretenimentos, mascates, pintores, entalhadores, tecelos) em interao com seu pblico citadino e rural. Um segundo elemento estaria configurado nos prprios objetos e expresses produzidos (as canes, os contos, as peas e estampas, os artefatos, entre outros). O carter eminentemente oral dessa produo cultural garantiria, segundo Burke, certa unidade dos padres. Um terceiro elemento, finalmente, se apresentaria como as festas e os rituais, que ocupam lugar central nas sociedades tradicionais. Ora, a festa por excelncia como contexto para imagens e textos o carnaval, visto como agrupamento especialmente importante de rituais populares, forte sobretudo na rea mediterrnea (Itlia, Espanha e Frana), razoavelmente forte na Europa Central e mais fraco no norte europeu (Gr-Bretanha e Escandinvia), embora, de uma forma ou de outra, sempre presente e atuante. Burke elabora ento, a partir de dados fragmentrios, uma descrio de um carnaval tpico. Nessa ocasio, as principais ruas e praas da cidade imaginada transformavam-se em palcos, e os cidados, em atores e espectadores de um teatro sem paredes. Acontecimentos mais ou menos estruturados ocorriam: comilanas, uso de mscaras, travestismo, batalhas de farinha, laranjas, pedras e ovos. Alguns eventos mais organizados comportavam maior distino entre atores e espectadores, e eram muitas vezes organizados por clubes ou confrarias dirigidas por reis ou abades do desgoverno, concentrando-se nos ltimos dias e nas 14 Ver a respeito Sidro, praas centrais.14 As apresentaes combinavam desfiles de car1979. ros alegricos, competies ou corridas, encenao de alguma farsa. Temas como sexo, comida e violncia seriam recorrentes. O carnaval, informa Peter Burke, era poca de desordem institucionalizada, um conjunto de rituais de inverso. No admira que os contemporneos o chamassem de poca de loucura em que reinava a folia (BURKE, 1989, p. 215). A definio da cultura popular, tal como elaborada por Peter Burke, engloba assim tambm, de modo notvel, a natureza pblica e ritual da festa carnavalesca que traz em si algumas qualidades e caractersticas de natureza peculiar. O dilogo com as formulaes de Mikhail Bakhtin (1987) tornam-se, ento, centrais para o desenvolvimento da argumentao de Peter Burke.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Em torno do carnaval e da cultura popular

15

O CARNAVAL COMO VISO DE MUNDO E CULTURA NO OFICIAL


Mikhail Bakhtin formulou com brilho e vigor a questo da interao entre os nveis de cultura em sua anlise da obra de Franois Rabelais. O reconhecimento da influncia de Rabelais no s nos destinos da literatura e lngua literria francesas, mas tambm da literatura mundial, seu ponto de partida. A histria literria, entretanto, o teria compreendido, quando o fez, apenas parcialmente, por ignorar sua qualidade fundamental: a de estar ligado, mais profunda e estreitamente que os outros s fontes populares (...), essas fontes determinaram o conjunto de seu sistema de imagens, assim como sua concepo artstica (BAKHTIN, 1987, p. 2). Na viso desse autor, Rabelais seria um sofisticado mediador a transitar entre as tradies popular e culta. Bom conhecedor da linguagem da praa e do mercado, Rabelais era tambm um erudito, formado em teologia e medicina, conhecedor dos clssicos, informado das leis. O uso da cultura popular para a escrita literria de Rabelais era, portanto, deliberado. Embora o interesse primordial de Bakhtin seja esttico e vise compreenso filosfica do realismo grotesco como viso de mundo plena e potente, a imagem da cultura popular da Idade Mdia e do Renascimento contexto social e histrico da germinao desse estilo artstico emerge do exame empreendido. Trata-se, antes de mais nada, de uma cultura cmica, caracteriza-se por uso peculiar do riso. Embora as manifestaes dessa cultura sejam infinitamente variadas (festas pblicas carnavalescas, ritos e cultos cmicos especiais, os bufes e tolos, gigantes, anes e monstros, palhaos de diversos estilos e categorias), o exame proposto por Bakhtin terico e almeja revelar a unidade da cultura cmica popular seu sentido e natureza ideolgica profunda, i. e. o seu valor como concepo de mundo e o seu valor esttico (BAKHTIN, 1987, p. 50). Em Rabelais, justamente, a unidade interna de todos os elementos heterogneos que compunham a cultura popular medieval revela-se com excepcional clareza e pode ser sintetizada pela expresso cultura carnavalesca. Numa acepo ampla, a cultura carnavalesca vem designar toda a vida rica e variada da festa popular no decurso dos sculos e durante a Renascena. Num sentido estrito, carnavalesco refere-se ao processo por meio do qual os caracteres especficos do popular abrigaram-se gradativamente no carnaval medida que a maior parte das outras formas populares foi desaparecendo. O sistema de imagens carnavalescas teria, portanto, sobrevivido historicamente no carnaval. O carnaval dos sculos XVIII e XIX conservaria de forma empobrecida, porm, ntida os traos particulares da festa popular, seus elementos essenciais: pode-se afirmar, sem risco de erro, que o fragmento mais bem conservado desse mundo to imenso quanto rico (BAKHTIN, 1987, p. 189). Goethe, em sua descrio do carnaval romano de 1788, teria captado e formulado as caractersticas bsicas do carnaval. Num primeiro nvel, a unidade da cultura popular medieval pode ser localizada numa diferena de princpio em relao s cerimnias oficiais da Igreja e do Estado feudal:

16

Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v. 7. n. 2, nov. 2010

O princpio cmico que preside aos ritos do carnaval, liberta-os do misticismo, da piedade, e eles so alm disso completamente desprovidos de carter mgico ou encantatrio (no pedem nem exigem nada) (...). Por seu carter concreto e sensvel e graas a um poderoso elemento de jogo, elas [as formas carnavalescas] esto mais relacionadas s formas artsticas e animadas por imagens, ou seja, s formas do espetculo teatral (BAKHTIN, 1987, p. 6). Seu ncleo, todavia, no poderia ser reduzido ao artstico: Ele se situa nas fronteiras entre a arte e a vida. Na realidade, a prpria vida apresentada com os elementos caractersticos da representao (idem, ibidem). A cultura carnavalesca constitua, ao lado do mundo oficial, uma espcie de segundo mundo ao qual os homens da Idade Mdia pertenciam em maior ou menor proporo.15 A cultura carnavalesca associa-se assim ao no oficial.

Num segundo nvel, a unidade da cultura cmica popular baseia-se em uma teoria da festa. A festividade, forma primordial da civilizao humana, indestrutvel: Ela pode empobrecer-se, s vezes mesmo degenerar, mas no pode apagar-se completamente (...) (BAKHTIN, 1987, p. 240). Ela tem, na viso de Bakhtin, contedo essencial, sua sano emana de fins superiores, do mundo dos ideais: (...) est isenta de todo sentido utilitrio ( um repouso, uma trgua, etc.). a festa que, libertando os homens de todo utilitarismo, de toda finalidade prtica, fornece o meio de entrar temporariamente no universo utpico (BAKHTIN, 1987, p. 240-241). Com sua sabedoria licenciosa, a festa confere direito tolice. A festa oficial est do lado da ordem. O carnaval, do lado da utopia, o reino da universalidade, da liberdade, da igualdade e da abundncia: a conscincia da alegre relatividade das verdades e autoridades no poder (idem, ibidem). o mundo ao revs, a lgica do avesso que, ao negar, renova e ressuscita. O carnavalesco um estado peculiar do mundo: seu renascimento e renovao dos quais participa cada indivduo. O denominador comum de todas as caractersticas carnavalescas que compreendem as diferentes festas populares reside na natureza peculiar de seu elo com o tempo: o tempo que brinca e ri, que efetua o destronamento do antigo e o coroamento do novo. Nesse ideal de renovao localiza-se o carter universal do carnaval, a essncia do carnavalesco. Num terceiro nvel, esse estado peculiar do mundo se expressa de modo coletivo e concreto no realismo grotesco, forma esttica e filosfica definida por trs princpios.16 O primeiro a afirmao da vida material e corporal. O corpo do realismo grotesco tem carter csmico e universal, no coincide com seus limites individuais, apreendido de forma utpica e festiva:

15 Bakhtin era, a sua pr pria maneira, um mate rialista histrico e asso ciou esse carter no ofi cial do riso carnavalesco ao surgimento da socie dade de classes e do Es tado. Nas etapas primi tivas do desenvolvimen to humano, o cmico e o srio seriam igualmente oficiais. Com o surgimen to das classes e do Esta do, o sentido das formas cmicas se teria modifi cado: elas complicamse e aprofundam-se para transformarem-se, final mente nas formas fun damentais de expresso da sensao popular do mundo e da cultura po pular (BAKHTIN, 1987, p. 5).

16 O termo grotesco sur giu, segundo Bakhtin, em finais do sculo XV, quan do escavaes feitas em Roma, nos subterrne os das termas de Tito, re velaram um tipo de pin

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Em torno do carnaval e da cultura popular

17

tura ornamental at en to desconhecido (grottesca, derivada de grotta, gruta). Decoraes seme lhantes foram encontra das em outros lugares da Itlia. Nelas no se distin guiam fronteiras claras entre os reinos vegetais, animais e humano. As formas transformavamse em outras, e eram es sencialmente inacaba das. Concebidas como alegre liberdade e ousa dia, essas decoraes se riam fragmentos de um imenso universo que te ria existido segundo o au tor em todas as etapas da Antiguidade e que conti nuou existindo na Idade Mdia e no Renascimen to (BAKHTIN, 1987).

como tal ope-se a toda separao das razes materiais e corporais do mundo, a todo isolamento e confinamento em si mesmo, a todo carter ideal abstrato, a toda pretenso de significao destacada e independente da terra e do corpo (BAKHTIN, 1987, p. 17). O segundo princpio o do rebaixamento, qualidade essencial, que o distingue das formas mais nobres da literatura. Consiste na transferncia de tudo o que elevado para o baixo topogrfico, a terra, o corpo; essa degradao tem sentido simblico profundo. Na sua base est a concepo de um universo descentralizado, no qual todos os lugares tm igual valor, a destruio da hierarquia confere o direito de transferir para debaixo da terra, por exemplo, o centro relativo do cu. A imagem do inferno, negando a horizontalidade do tempo histrico, condensaria para Bakhtin as caractersticas essenciais da oficialidade medieval, ao depreciar a terra e afastar-se dela. O inferno carnavalesco, entretanto, a sanciona; a terra , ao mesmo tempo, tmulo e ventre, princpio de absoro e renascimento e renovao. O mesmo vale para o baixo corporal, os rgos genitais.

A terceira qualidade a ambivalncia. As formas do realismo grotesco abrigam os dois polos de uma metamorfose; o antigo e o novo, o que morre e o que nasce. O corpo e o mundo so apreendidos como essencialmente inacabados. Da a nfase nas excrescncias e nos orifcios corporais: nos lugares onde se ultrapassam, atravessam os seus prprios limites (...) que pem em campo um outro corpo: o ventre, o falo (BAKHTIN, 1987, p. 277). Os corpos so corpos que copulam, devoram, fazem necessidades. A lgica artstica da imagem grotesca ignora a superfcie do corpo e ocupa-se apenas das sadas, excrescncias, rebentos, orifcios, i.e. unicamente daquilo que faz atravessar os limites desse corpo e conduz ao seu fundo (BAKHTIN, 1987, p. 272). O despedaamento do corpo, as tripas, as destruies e destronamentos, a flagelao, as batalhas, as grosserias e injrias so todas imagens concentradas sobre a unidade contraditria do mundo que agoniza e renasce (BAKHTIN, 1987, p. 189). Essas imagens pertencem a um mundo bicorporal, em que nada perfeito nem completo, a um mundo antioficial em perptuo estado de inacabamento.

O REALISMO GROTESCO COMO SISTEMA DE IMAGENS


O sistema de imagens do realismo grotesco abriga o cerne da prpria ideia de cultura carnavalesca e a unidade conceitual da cultura cmica popular na Idade Mdia. Compreender Rabelais em seus prprios termos compreender o sentido utpico do realismo grotesco, e a histria literria nem sempre o fez. Na viso de Bakhtin, o sculo XVI representa o ponto mximo da histria do riso, a obra de Rabelais expressa esse apogeu, a fecundao da grande literatura da po-

18

Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v. 7. n. 2, nov. 2010

ca pela cultura cmica popular. O riso, entretanto, iria gradual17 Burke refere-se apa rentemente a outro plano mente perder o elo essencial com a concepo de mundo, e a desse mesmo processo de 17 tradio viva do riso da festa popular comearia a desaparecer. transformao da cultura O sculo XVII, com o racionalismo de Descartes e a esttica do popular tradicional com classicismo, marca o incio desse processo. A literatura no est a ideia de reforma dessa mais submetida influncia direta da cultura festiva popular. cultura. Nos termos de Burke, a grande e a pequena tradio afastamse (cf. item III). O contexto vivo, porm, no qual Rabelais apreendido permanece; Rabelais compreendido. A ruptura se consuma na virada do sculo, expressa na condenao de Rabelais por parte de la Bruyre que considera Rabelais uma monstruosa combinao , condenando-o por ter semeado esterco em sua obra. O sculo XVII marca o auge dessa incompreenso e, com ela, a fraqueza do sculo das luzes. Voltaire chamava Rabelais de filsofo bbado: No sculo XVI todos riam, lendo o livro de Rabelais, mas ningum o desprezava porque fazia rir. No sculo XVIII, o riso alegre tornou-se desprezvel e vil (...). Na prtica , contudo, Voltaire (nos romances filosficos), Diderot (Jacques le fataliste) inspiram-se, de forma limitada e racionalizada, nas imagens rabelaisianas (BAKHTIN, 1987, p. 100). Bakhtin aborda ento ponto fundamental no conjunto de suas formulaes. O sistema de imagens rabelaisianas (realismo grotesco) formalizou-se na escrita, saiu da cultura viva, transmitindo-se agora na tradio literria. Essa formalizao , por um lado, um empobrecimento. O riso voltairiano, de ironia pura, estaria longe, segundo o autor, do riso festivo e alegre. Esse sistema de imagens pode ser usado por vrias tendncias para fins diversos. Por outro lado contudo, a formalizao outra forma da vida do realismo grotesco: a riqueza da forma grotesca, carnavalesca, seu vigor artstico e heurstico generalizados, subsistem em todos os acontecimentos literrios importantes da poca. Sua funo, onde quer que esteja, seria a mesma: ilumina a ousadia da inveno, permite associar elementos heterogneos, aproximar o que est distante, ajuda a liberar-se do ponto de vista dominante sobre o mundo, de todas as convenes e de elementos banais e habituais (...); permite olhar o universo com novos olhos, compreender at que ponto relativo tudo o que existe, e, portanto, permite compreender a possibilidade de uma ordem totalmente diferente do mundo (BAKHTIN, 1987, p. 30). A mesma ideia se expressa no que tange especificamente festa. No reinado dos cnones artsticos clssicos, nos sculos XVII e XVIII, a festa quase deixa de ser a segunda vida do povo, seu renascimento e sua renovao temporrios. Sublinhamos o advrbio quase porque, na verdade, o princpio da festa popular do carnaval indestrutvel. Embora reduzido e debilitado, ela ainda assim continua a fecundar os diversos domnios da vida e da cultura (idem, ibidem). O mtodo grotesco, seu sistema de imagens que sintetiza a essncia do carnavalesco, detm um poder heurstico libertador onde quer que se expresse, seja na forma artstica, seja na tradio viva. E, mais do que isso, destroos, fragmentos, formas empoCAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Em torno do carnaval e da cultura popular

19

brecidas desse mundo guardam o seu poder de renovao, so capazes de recuperar sua vitalidade. Esse poder de renovao e de recuperao chama-se carnavalizao: Na realidade, a funo do grotesco liberar o homem das formas de necessidade inumana em que se baseiam as ideias dominantes sobre o mundo. O grotesco derruba essa necessidade e descobre seu carter relativo e limitado (...). O riso e a viso carnavalesca do mundo, que esto na base do grotesco, destroem a seriedade unilateral e as pretenses de significao incondicional e intemporal, liberam a conscincia, o pensamento e a imaginao humana, que ficam assim disponveis para o desenvolvimento de novas possibilidades. Da que uma certa carnavalizao da conscincia precede e prepara sempre as grandes transformaes, mesmo no domnio cientfico (BAKHTIN, 1987, p. 44). Em sua reao aos cnones clssicos, o Romantismo teria ampliado a concepo de realidade, concedendo importncia ao tempo e ao devir histricos. Os romnticos valorizaram o grotesco, procuraram suas razes populares. Victor Hugo seria o escritor romntico que expressaria a compreenso mais profunda de Rabelais. Na viso de Bakhtin, o lado negativo do romantismo residiria em seu idealismo, na m compreenso do papel e das fronteiras da conscincia subjetiva que levam o romntico a acrescentar realidade mais do que ela contm. O fantstico acabou por degenerar em misticismo, a liberdade humana acabou por seccionar-se da necessidade e transformar-se em fora supramaterial (BAKHTIN, 1987, p. 107). O grotesco romntico um grotesco empobrecido, um grotesco de cmara: uma espcie de carnaval que o indivduo representa na solido e na conscincia aguda de seu isolamento (BAKHTIN, 1987, p. 33). O riso perde seu poder regenerador, humor, ironia ou sarcasmo. Uma mudana notvel ocorre em relao ao terrvel. O universo apresentado agora como alheio ao homem: tudo que costumeiro, banal, habitual, reconhecido por todos, torna-se subitamente insensato, duvidoso, estranho e hostil ao homem. O mundo humano transforma-se de repente em um mundo exterior. A reconciliao, quando ocorre, no plano subjetivo e lrico, por vezes mstico (BAKHTIN, 1987, p. 34). No grotesco medieval e renascentista, o terrvel vencido pelo riso, vira bobagem alegre. O romance de Rabelais, mais do que qualquer outro no mundo, exclui o temor. Graas fora heurstica do mtodo grotesco, o romantismo teria, contudo, feito sua descoberta fundamental: a do indivduo subjetivo, profundo, ntimo, complexo, inesgotvel (BAKHTIN, 1987, p. 38). O interesse pelo grotesco renasce no sculo XX, na forma do grotesco modernista (Jarry, os surrealistas, expressionistas) e do grotesco realista (Mann, Brecht, Neruda). Bakhtin se detm nas obras de Kayser e de Lucien Febvre, com as quais dialoga, e defende a hiptese, acima exposta, de que a essncia esttica do grotesco, sua multiplicidade de significaes e fora de temas, s pode ser compreendida do ponto de vista da unidade da cultura carnavalesca medieval.

20

Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v. 7. n. 2, nov. 2010

A NOO ROMNTICA DE CULTURA POPULAR COMO EFEITO DO AFASTAMENTO ENTRE A GRANDE E A PEQUENA TRADIO
De acordo com Bakhtin, a obra de Rabelais indcio do apogeu da cultura cmica popular no Renascimento. Transitando para o mundo conceitual de Peter Burke, poderamos aproximar a ideia de cultura cmica popular com aquela da cultura popular tradicional, cuja transformao que se desenrola at o sculo XVIII justamente o alvo do exame proposto.18 A revoluo comercial teria levado a uma idade de ouro da cultura popular tradicional, antes que a revoluo co18 Em Bakhtin esse pro cesso indicado, como vi mercial e industrial, juntas, a destrussem. Apesar de Peter Burke mos, do ponto de vista es utilizar a expresso destruio, creio que a ideia proposta , anttico atravs da ideia de tes, a de transformao. O artesanato rural se expandiu com a formalizao do realis prosperidade dos camponeses mais ricos e com a especializamo grotesco. o de certos ofcios artesanais. A alfabetizao e o livro impres19 A importncia do can so exerceram forte impacto sobre a oralidade. Para o cantador, tador cego viria atestar assinala Burke, o folheto impresso, podia significar num primeiro essa relao entre ora lidade e capacidade de momento bem-vinda ampliao do repertrio, aumento da renimprovisao. da com a venda de textos (BURKE, 1989, p. 277). A longo prazo, porm, poderia revelar-se um aliado traioeiro. Burke relaciona a difuso da alfabetizao ao declnio do pico, e sua sobrevivncia (Bsnia, Rssia, Siclia) persistncia do analfabetismo.19 O contedo material do impresso popular, contudo, mais sugere continuidade do que ruptura. Os livretos publicados entre 1500 e 1800 revelam a presena esmagadora da tradio: so os mesmos gneros, os mesmos textos. Burke comenta: Comea-se a pensar se a imprensa, ao invs de destruir, no preservou e at difundiu a cultura popular tradicional. Quantas baladas os compiladores poderiam registrar a partir da tradio oral no sculo XIX se no existissem os folhetos impressos? (BURKE, 1989, p. 279). As transformaes parecem ser mais aditivas do que substitutivas: Novos tipos de heris populares vieram se juntar ao tradicional santo, cavaleiro, governante ou fora da lei. O hussardo era uma nova forma de cavaleiro; o contrabandista, uma nova espcie de fora da lei; o empresrio, um tipo inteiramente novo de heri (BURKE, 1989, p. 279). A cultura popular comercializa-se. No mbito das festas ocorre uma passagem gradual, que prosseguiria no tempo, de formas mais espontneas e participativas para espetculos mais organizados e comercializados para espectadores. Cito um trecho significativo: Quando Montaigne visitou Loreto em 1581, encontrou a aldeiazinha (e grande centro de peregrinao) cheia de lojas, ricamente provida com velas, rosrios e imagens santas, para todo o mundo, como Lourdes ou Assis hoje em dia. Montaigne ficou desapontado com o Carnaval romano, mas estrangeiros como ele continuaram a assisti-lo; na verdade, pode-se afirmar que, nos sculos XVII e XVIII, o Carnaval em Roma ou Veneza se destinava tanto aos habitantes locais como aos visitantes, peregrinos e turistas. As festas certamente CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Em torno do carnaval e da cultura popular

21

traziam uma contribuio muito necessria economia dessas duas cidades, e um contemporneo calculou que trinta mil pessoas visitaram Veneza no carnaval de 1687 (BURKE, 1989, p. 271). Esse processo histrico de transformao ocorreu tambm num nvel consciente de reforma da cultura popular. Houve uma tentativa organizada por parte das pessoas cultas de modificar as atitudes e os valores do restante da po20 Bossuet, arcebispo pulao. A reforma, ligada aos movimentos religiosos catlicos de Meaux e pregador na e protestantes, evidentemente, variou de regio para regio, de corte de Lus XIV, fala em gerao para gerao. Catlicos e protestantes nem sempre se acender fogueiras de opunham s mesmas prticas ou, se o faziam, era por diferentes madeira eclesistica na razes. A reforma catlica tendia a modificaes e adaptaes,20a noite de So Joo (BURKE, 1989, p. 253) protestante, a supresses. As investidas, evidentemente, concentravam-se no carnaval. A oposio religiosa cultura popular atravessou o cristianismo. Diante dela, a cultura popular sempre apresentou extraordinrio poder de resistncia. Todavia, segundo Burke, as tentativas medievais de reforma eram espordicas, devido prpria natureza das comunicaes da poca. Do sculo XVI em diante, entretanto, trata-se de movimento mais coeso, acompanhado de importante alterao na mentalidade ou sensibilidade religiosa (BURKE, 1989, p. 241). Tratava-se agora de destruir a tradicional familiaridade com o sagrado que, na viso devota, alimentava a irreverncia. Confrontavam-se nesse processo, a tica tradicional, que envolvia uma nfase maior nos valores da generosidade e espontaneidade e uma maior tolerncia em relao desordem, e a tica do ascetismo mundano dos reformadores (BURKE, 1989, p. 237). A consequncia mais bvia e inesperada desse movimento de reforma foi, segundo Burke, a separao entre a grande e a pequena tradio: Os reformadores no queriam criar uma cultura prpria, expurgada, separada; queriam atingir o povo, trazer todos para o seu lado. Na prtica, contudo, as coisas funcionavam de modo diferente. As reformas afetaram mais rpida e cabalmente a minoria culta (...) e assim aprofundaram a separao dessa minoria em relao s tradies populares (BURKE, 1989, p. 263). A cultura erudita entre os sculos XVI e XVIII transformou-se com extraordinria rapidez (Renascimento, Reforma, Contrarreforma, Revoluo cientfica, Iluminismo). Apesar do contato entre os nveis de cultura, o fosso entre eles teria aumentado: as tradies orais e visuais no conseguiram absorver rpidas transformaes ou, para mudar a metfora, elas eram resistentes s transformaes, acostumadas a tomar o novo e transform-lo em algo muito semelhante ao antigo (BURKE, 1989: 293). A ideia de tradicional em Burke parece associar-se de um ritmo e uma reao prprios diante dos processos de transformao. No perodo moderno, a cultura popular no dispunha de base institucional e econmica para transformar-se rapidamente. O sculo XIX, com a urbanizao acelerada, estradas de ferro, escolarizao, viria alterar esse quadro. Por isso o estudo de Burke encerra-se em 1800, quando os descendentes dos homens cultos que haviam dei-

22

Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v. 7. n. 2, nov. 2010

xado de participar espontaneamente da cultura popular tradicional comeam a descobrir e admirar o povo do qual brotava essa cultura estranha (BURKE, 1989, p. 306).

ALGUMA CONCLUSO
O carnaval ocupa lugar central nessas vises de cultura popular. No caso de Bakhtin, a festa carnavalesca concreta , sobretudo, o lugar de abrigo do carnaval como princpio e viso de mundo o realismo grotesco com seu universo de valores caracterstico. Nisso reside a unidade filosfica e moral da noo bakhtiniana de cultura popular cultura cmica, no oficial, pblica e festiva. No caso de Burke, o agregado festivo do carnaval tambm lugar de abrigo de um esprito de mundo e das expresses da cultura popular tradicional, aquela configurao cultural que abriga a interao assimtrica e, entretanto, profunda entre duas correntes de tradio, a grande e a pequena. Burke desenvolve retrica mais intelectualista em certo sentido, ao enfatizar muitas vezes a ideia da inveno da cultura popular pelo Romantismo. Esse artifcio retrico no faz jus complexidade de seus argumentos. verdade que um dos pontos altos de seu livro a clareza com que se circunscreve a gnese histrica do universo de valores abarcados pela viso romntica mais ortodoxa de cultura popular o puro, o primitivo, o autntico e... o eternamente degradado , e sua crtica a esse ponto de vista especialmente elucidativa. O modelo das duas camadas (cultura de elite versus cultura do povo) flexibiliza-se por meio da nfase na heterogeneidade interna aos distintos nveis de cultura e efetua o crucial deslocamento do interesse analtico para as permanentes interaes entre esses nveis. Rompe-se, e esse um notvel feito conceitual, a justaposio entre o popular e as fronteiras de grupos ou classes sociais, ou seja, como j observaram os antroplogos que trabalham com as sociedades urbanas e complexas (VELHO, 1981), os limites dos processos culturais no so idnticos aos das camadas, segmentos e grupos sociais. particularmente esclarecedor o exame da gnese dos estudos de folclore e de cultura popular no Romantismo. sobretudo neste ltimo sentido que a ideia de inveno se aplica. O interesse intelectual que instaura um campo de estudos prprio para o folclore e a cultura popular nasceu em bero romntico e trouxe consigo um conceito novo o de cultura popular. Entretanto, aquelas expresses e manifestaes culturais, que, nesse momento histrico especfico, se iluminam e se ressignificam sob essa nova rubrica, trazem elementos e tradies vindos do fundo do tempo. A obra de Bakhtin, sob esse aspecto, um poderoso contraponto. Afinal, as expresses populares concretas no foram inventadas no sentido de institudas artificialmente pelos intelectuais romnticos em um ato de voluntarismo coletivo e consciente. Para dar conta dessa transcendncia, Burke se reporta cultura popular tradicional (enfatizando, com razo, o anacronismo da noo de popular, pois as camadas das elites que participavam dessas expresses no as designavam ou percebiam como alheias a si). Nesse contexto, a noo de oralidade, em especial, ocupa lugar de destaque, embora aqui, novamente, Burke relativize as transfor-

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Em torno do carnaval e da cultura popular

23

maes operadas pela escrita que podem trazer novas formas de continuidade e no necessariamente rupturas naquilo que antes s era produzido oralmente. Finalmente em ambos os autores, a ideia do carnaval associa-se fortemente ideia da festa como abrigo de uma viso de mundo. Em Bakhtin, essa associao ganha estatura de filosofia de mundo vivida em seu apogeu na Europa medieval, mas nem por isso dela exclusiva. A festa, forma primordial da civilizao humana, abriga um princpio transcendente o cmico grotesco, livre e utpico a relativizar verdades estabelecidas, a celebrar a incompletude, a instaurar a experincia da desordem criativa desde quando os grupos humanos se renovam. A noo de popular amplia-se ento e vem indicar um aspecto decisivo daquilo que seria, afinal, essencialmente humano.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento. So Paulo/Braslia: Ed. Hucitec/Ed. Universidade de Braslia, 1987. BECKER, Howard. Art worlds. Berkeley: University of California Press, 1982. BURKE, Peter. A cultura popular na Idade Moderna. Europa 1500-1800. So Paulo: Companhia das Letras. 1989. CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. O rito e o tempo: ensaios sobre o carnaval. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999. ______. Conhecer desconhecendo: a etnografia do espiritismo e do carnaval carioca. In: VELHO, G. e KUSCHNIR, K. (orgs.). Pesquisas urbanas: desafios do trabalho antropol gico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003, p. 118-138. ______. Cultura popular e sensibilidade romntica: as danas dramticas de Mrio de Andrade. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v. 19, n. 54, fev. 2004, p. 57-78. ______. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile. 3 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006. ______. Os estudos de folclore no Brasil. In Seminrio Folclore e Cultura Popular. Rio de Janeiro: Funarte, 1992 (Srie Encontros e Estudos, 1). ______ e GONALVES, Renata (orgs.). Carnaval em mltiplos planos. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009. DAMATTA, Roberto. O ofcio do etnlogo, ou como ter anthropological blues. In NUNES, Edson de Oliveira (org.). Aventura sociolgica: objetividade, paixo, improviso e m todo na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar Eds., 1978, p.23-35. __________. Treze pontos riscados em torno da cultura popular. Anurio Antropolgico. 1992. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 49-67. GONALVES, Jos Reginaldo Santos. Autenticidade, memria e ideologias nacionais: a questo dos patrimnios culturais. In ESTERCI, N. et al. (orgs.). Fazendo antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A/Capes, 2001, p. 15-33. ______. A retrica da perda: discurso nacionalista e patrimnio cultural no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2002 [1996]. JAKOBSON, Roman e BOGATYREV, Peter. Le folklore, forme spcifique de la cration. In JAKOBSON, Roman. Questions de potique. Paris: ditions du Seuil, 1973 [1929], p. 59-72.

24

Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v. 7. n. 2, nov. 2010

ORTIZ, Renato. Cultura popular: romnticos e folcloristas. So Paulo: PUC, 1985. REDFIELD, Robert. Peasant society and culture. Chicago: Chicago University Press, 1956. SIDRO, Annie. Le Carnaval de Nice et ses fous. Nice: ditions Serre, 1979. TODOROV, Tzvetan. Mikhail Bakhtin: the dialogical principle. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1984. VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In NUNES, Edson de Oliveira (org.). Aventura so ciolgica: objetividade, paixo, improviso e mtodo na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar Eds., 1978, p.36-46. __________. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contem pornea. Rio de Janeiro: Zahar Eds., 1981. VOLVELLE, Michel. Ideologias e mentalidades. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1978. Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti antroploga e professora do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Ps-Graduao em Sociologia e Antropologia no Instituto de Filosofia e Cincias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. autora de Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile (Ed. UFRJ, 1994), O rito e o tempo: ensaios sobre o carnaval (Civilizao Brasileira, 1999) e organizadora, com Renata Gonalves, de Carnaval em mltiplos planos (Ed. Aeroplano, 2009). Artigo recebido em julho de 2010 e aceito para publicao em julho 2010.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Em torno do carnaval e da cultura popular

25

26

Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v. 7. n. 2, nov. 2010

Das könnte Ihnen auch gefallen