Sie sind auf Seite 1von 11

ALVO DE LETRAS

Dados da Aula
O que o aluno poder aprender com esta aula Esta uma aula interdisciplinar, atravs dela o/a aluno/a poder reforar seus conhecimentos sobre ordem alfabtica, grafia de palavras, ampliar os conhecimentos lingusticos, sinais de pontuao, formao de frases, diminutivo, classificao de palavras quanto ao nmero de slabas, sequncia numrica, nmeros pares alm de desenvolver o raciocnio lgico matemtico, coordenao motora, orientao espacial e rapidez de raciocnio. Tambm aprender desenvolver estratgias antecipando os resultados das prprias aes alm de interagir com os pares de maneira ldica. Durao das atividades Aproximadamente 240 minutos quatro (4) aulas de 60 minutos. Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno necessrio que o/a aluno/a esteja no nvel silbico alfabtico. E tambm seja capaz de reconhecer numerais de 1 a 100, bem como a quantidade que cada um representa. Estratgias e recursos da aula Professor/a esta aula poder ser trabalhada em diferentes sries do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nvel de conhecimento dos/as alunos/as. Para realizao da mesma sero necessrios um espao amplo no qual sero dispostos os alvos de letras, saquinhos do tipo baliza, alfabeto mvel - no mnimo seis letras de cada palavra, lpis, borracha e folhas de sulfite para o registro das letras acertadas e palavras formadas. Para realizao da atividade providencie tambm 26 alvos (latinhas ou caixinhas com bocas largas, com as letras do alfabeto, coladas ou pintadas do lado de fora), 15 saquinhos tipo baliza ou pedrinhas, alfabetos mveis (feito de madeira, cartolina ou E.V.A - espcie de borracha colorida, vendida aos metros em lojas de artefatos de couro, ou em folhas nas papelarias e lojas de preo nico). Primeiramente faa um sorteio para organizao dos grupos. Por exemplo: cada criana pega um nmero que dever estar numa caixinha, dentro dela dever ter cinco nmeros 1, cinco nmeros 2, cinco nmeros 3, cinco nmeros 4 e cinco nmeros 5. Forme grupos de 05 elementos, todos os nmeros iguais se agrupam formando uma nica equipe. Aps a realizao do sorteio o 1 grupo fica atrs de uma linha marcada no cho, enquanto os demais grupos aguardam sua vez de jogar. Cada participante recebe 03 saquinhos do tipo baliza e ao sinal dado pelo/a professor/a, arremessam dentro do

alvo de sua preferncia. Os saquinhos que caem fora das caixas, no podem ser recuperados e cada acerto vale uma letra correspondente no alfabeto mvel. Terminados os arremessos, cada grupo se rene para formar palavras com as letras conquistadas, escrevendo-as em uma folha de sulfite. Ao terminar de escrever uma palavra podem desfaz-la e utilizar as letras utilizadas para escrever novas palavras. Depois do relato das crianas que j formaram todas as palavras possveis, voltem para sala de aula e um elemento de cada grupo escreve no quadro as palavras formadas por eles. Neste momento, todos os elementos das diferentes equipes devem verificar se as palavras fazem parte da Lngua Portuguesa e se esto escritas corretamente, se necessrio podem recorrer ao dicionrio. Sugesto: Para enriquecer esta atividade acesse no Portal do MEC, atravs do stio abaixo, no Link Letroca, que um software educacional cujo objetivo a formao de palavras com letras sorteadas: 1 Momento - Explicando a atividade para as crianas: ___Vamos ver se vocs conseguem escrever vrias palavras utilizando as letras que seu grupo conseguir acertar no alvo. Quais so as letras do alfabeto?Qual a quantidade de letras? Ento, em cada alvo ter uma letra do nosso alfabeto as quais vocs devero acertar. Peguem os saquinhos, trs para cada um, na sua vez voc dever acertar as caixas com as letras desejadas. Vocs devero montar palavras com as letras que acertarem, inclusive podero acertar a mesma letra. Primeiramente devero montar as palavras com as letras que cada um conseguiu acertar, depois devero escrever as letras que acertaram e as palavras que formaram em uma folha de sulfite. No podero escrever usando a mesma letra em uma nica palavra, a no ser que seu grupo tenha acertado mais de uma vez a mesma letra. Ao terminar de escrever uma palavra vocs podero desfaz-la e utilizar estas mesmas letras para escrever novas palavras. Quando terminarem de jogar, vocs devero escrever todas as palavras possveis com as letras conseguidas, em caso de dvidas, consultem o dicionrio. Ao final cada equip e ir ao quadro e escrever as palavra s que formaram os/ as demais colegas e a professora vo verific ar se as palavras fazem parte da Lngua Portuguesa e se esto escritas corretamente. No se esqueam: usamos vogais e consoantes para escrevermos as palavras. Recordando: quantas so as vogais? Quais so elas? E as consoantes, quantas so? Quais so elas? Utilizaremos as palavras dos diferentes grupos para fixarmos contedos de Lngua Portuguesa e Matemtica. Alguma dvida? Prontos? Vamos comear? 2 Momento - Registrando a atividade no caderno de Lngua Portuguesa Faa o registro no caderno de Lngua Portuguesa e aproveite a oportunidade para relembrar como se faz fazer um relatrio. Abaixo registrei como foi realizada a atividade numa sala de 2 srie do Ensino Fundamental. Faa o registro em mais de uma aula.

Registro da primeira aula


Oba! Hoje realizamos um jogo com letras!

Hoje fizemos um jogo, veja minha equipe, as instrues e minha opinio sobre a atividade realizada. Nome do jogo: Alvo de letras Elementos do meu grupo: eu, ______, ________, ________ e _______.
Relatrio

Fizemos sorteio de nmeros para ver qual seria nosso grupo. Cada um pegou um nmero que estava numa caixinha, l dentro tinha cinco nmeros 1, cinco nmeros 2, cinco nmeros 3, cinco nmeros 4 e cinco nmeros 5. Formamos grupos de 05 elementos, todos os nmeros iguais se agruparam formando uma nica equipe. O 1 grupo ficou atrs de uma linha marcada no cho para iniciar o jogo enquanto que os demais grupos ficaram observando como era realizada cada jogada. Cada participante recebeu 03 saquinhos do tipo baliza e ao sinal da professora, arremessamos dentro do alvo de nossa preferncia. Os saquinhos que caram fora da caixa, no puderam ser recuperados e cada acerto valeu uma letra correspondente no alfabeto mvel. Terminados os arremessos, cada grupo se reuniu para formar palavras com as letras conquistadas, escrevendo-as em seguida na folha de sulfite que cada um recebeu. Optamos por pontuar: 1 ponto para cada letra obtida pelo grupo nos arremessos e 5 para cada palavra escrita corretamente, no havendo limite para quantidade de pontos. Quando tnhamos dvidas ao escrever as palavras, perguntvamos professora ou consultvamos o dicionrio. Minha opinio sobre esta atividade: ............................., porque..................... * Professor/a ao final do trabalho converse com os/as alunos/as sobre o que aprenderam, o que gostaram, o que no foi bom, se tiveram alguma dificuldade na realizao da atividade. O relatrio poder ser uma produo coletiva, como o sugerido acima, ou uma produo individual. A opinio registrada no final elaborada individualmente. Se preferir, pea que faam um desenho que represente esta atividade. 3 Momento - Registro da segunda aula Pensando no jogo realizado na aula anterior... Consultando a folha com os registros feitos na primeira aula do jogo Alvo de Letras, faa o que se pede: a) Escreva as letras que seu grupo conseguiu acertar. b) Agora, escreva as palavras que seu grupo conseguiu formar. c) Escreva as palavras formadas em ordem alfabtica. d) Escolha trs palavras e escreva uma frase para cada uma delas. Utilize a seguinte pontuao: ponto final, ponto exclamao e ponto de interrogao. e) Procure algumas palavras que so possveis de ser escritas no diminutivo e escrevaas. f) Quantas palavras vocs escreveram que so monosslabas, disslabas, trisslabas, polisslabas? Quais so elas? (Se necessrio faa uma reviso oral sobre este item: Como fazer para descobrir se uma palavra monosslaba, disslaba, trisslaba e polisslaba?)

4 Momento - Registro no Caderno de Matemtica Professor/a utilize a atividade para trabalhar contedos de Matemtica, registre neste caderno.

Pensando no jogo Alvo de letras, faa com ateno as atividades abaixo:


1) Preencha a tabela com as informaes de cada grupo: (Cada grupo dita a quantidade de letras e palavras que conseguiram acertar no alvo para completar a tabela. Professor/a escreva a tabela com os resultados, veja o exemplo):

Equipes 1 2 3 4 5

Nmero de letras 8 12 9 11 10

Nmero de palavras 10 11 12 14 8

2) Responda de acordo com a tabela: a) Que equipe escreveu mais palavras? b) Que equipe escreveu menos palavras? c) Qual a diferena entre a equipe que formou mais palavras e a que formou menos palavras? d) Qual a quantidade de letras que todas as equipes formaram juntas? e) Que equipe acertou o nmero de letras que o dobro de seis? f) Que equipe formou o nmero de palavras que a metade de 28? g) Quantas letras as equipes formaram ao todo? h) Quantas palavras as equipes escreveram ao todo? i) Na sequncia numrica, quais os nmeros da tabela que esto entre o 10 e 14? j) Qual a soma de todos os nmeros pares que foram descritos na tabelas? 3) Escreva os nmeros de letras acertadas colocando-os em ordem crescente e em seguida escreva-os por extenso: 4) Escreva por extenso todos os nmeros pares.

Sugesto de variaes para o desenvolvimento da aula


Os alvos podem ser usados para realizar outros tipos de atividades, por exemplo, de um lado poder ter as letras do alfabeto e do outro ser coladas operaes matemticas, nmeros, ou situaes problemas que o grupo ir resolver aps jogar todos os saquinhos. Tambm podero ser utilizados contedos de Geografia, Cincias, Histria, Ingls, dentre outros. Ao optar por ter mais de um contedo Lngua Portuguesa de um lado e Matemtica de outro quando acertar o alvo cada participante registra em uma folha os dados contidos na caixinha. Ao trabalhar Lngua Portuguesa utilize os registros deste contedo e quando for Mate mtica utilize o contedo referente a esta disciplina.

Se preferir, pontue, por exemplo: 1 ponto para cada letra obtida pelo grupo nos arremessos e 5 para cada palavra escrita corretamente (se fizer esta opo no se esquea de respaldar a importncia do ganhar e perder). Observao Professor/a o importante no ensino de crianas a nfase e a adaptao das atividades, bem como combinao prvia das regras de cada uma delas. Ao tomar a deciso de estruturar um jogo, necessrio familiarizar-se com ele, ou seja, preciso conhec-l o, saber qual/ais objetivo/s pretende-se ao jogar, que tipo de material ser utilizado, qual ser o espao fsico, tempo de durao e verificao do nvel de complexidade do jogo. necessrio que se faa uma anlise dos participantes: idade, facilidades, dificuldades, cultura, meio social, interesses, nvel escolar, prever resultados diversos, colocar-se no lugar dos participantes, calcular jogadas, dentre outros. Avaliao importante que o/a professor/a avalie seus/uas aluno/as constantemente, para que possa sanar diferentes dvidas, ser o/a mediador/a da aprendizagem. Ao registrar, no caderno, a atividade realizada a criana dar indcios se gostou ou no de realiz-la. Ir demonstrar desgosto ou prazer ao escrever, resolver as diversas situaes elaboradas pelo/a professor/a. Ser possvel tambm perceber qual o conhecimento adquirido durante o desenvolvimento da mesma, uma vez que ao realizar a atividade o/a educador/a dever planejar cada passo, objetivos e contedos que sero contemplados. Quando o aluno registra sua opinio sobre a atividade, ele apresenta subsdios para anlise do/a professor/a frente ao que foi pensado por ele/a.

Trabalhando com nomes _ acrstico


O que o aluno poder aprender com esta aula O aluno ser capaz de compreender a organizao, estrutura e um possvel uso do gnero textual lista, por meio do acrstico. Ser desafiado tambm a registrar palavras a partir de alguns princpios, como a temtica e as letras pr-estabelecidas no acrstico, percepo da ordem e seqncia das letras em uma palavra. Por fim, propiciaremos o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em dupla, grupo ou mesmo observar as caractersticas e qualidades dos seus pares. Durao das atividades aproximadamente 100 minutos. Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno Conhecimentos sobre a organizao da escrita alfabtica e o reconhecimento, compreenso do gnero lista. Estratgias e recursos da aula

I - Caro professor(a) primeiramente voc dever retomar com seus alunos a noo que eles possuem sobre a organizao, uso e funo do gnero lista. Isso pode se d atravs de perguntas como: o que uma lista?; Como reconhecemos uma lista?; O que a diferencia dos outros textos?; Quando e para que escrevemos uma lista?. Aps ou mesmo durante este dialogo busque apresentar aos alunos alguns modelos de lista, a serem preparados previamente por voc. importante pensar em modelos, que sejam acessveis compreenso e a realidade cotidiana dos seus alunos. Voc poder apontar como exemplo, a liste de ajudantes da sala, a lista de atividades dirias (rotina), lista de compras do supermercado, lista de convidados para aniversrio, entre outros. Para finalizar esta primeira parte busque concluir com as crianas os benefcios de uma lista, que visa de um modo geral organizar e registrar informaes. II _ Agora, vamos d seqncia, dizendo s crianas que podemos usar a lista, para brincar com as palavras, formar poesias e bilhetinhos carinhosos para um colega, um familiar, e ainda caracterizar animais e muito mais. A seguir apresentarei algumas possibilidades de trabalhar com acrstico, e recomendo que as primeiras experincias das crianas sejam desenvolvidas em duplas ou grupos. Neste momento v ao quadro/lousa e escreva, por exemplo, o nome de um animal (se possvel escreva com um giz ou pincel de cor diferente, de modo que esta palavra fique em destaque ou a escreva com um modelo de letra diferente, por exemplo, a caixa altar maiscula). Esta palavra poder ser escrita na horizontal ou mesmo na vertical (verificar exemplo 1). Diga ento, as crianas que elas sero desafiadas a escrever para cada letra da palavra uma outra palavra que comece com a letra destacada, ou que, esta palavra ser registrada venha possuir, a letra de destaque da palavra motivadora, at mesmo no meio da palavra ser acrescentada pela criana, ou seja voc poder flexibilizar a regra (observe o exemplo). Mas, o desafio que voc vai propor, no deve parar por a! Voc pode pedir que as crianas pensem em palavras que caracterizam, remetam a um animal escolhido, por exemplo. Pode ainda, pedir as crianas para dizer o nome de um animal que possui 6 letras, 4 letras, ou mesmo que possua 3 silabas, 2 slabas. Tudo isso dever depender das habilidades da sua turma, que certamente voc conhece bem! Vamos conferir abaixo, um exemplo: EXEMPLO 1 _ PROPOSTA NA HORIZONTAL PROPOSTA NA VERTICAL Observe professor(a), que de acordo com seu interesse e tambm com as capacidades j desenvolvidas na sua turma, voc poder ampliar ou limitar os desafios propostos. No caso, por exemplo, de a turma estar trabalhando com um projeto sobre animais, pode-se pedir tambm, que no escrevam apenas palavras, mas que escrevam frases com informaes, sobre o animal. Confira abaixo uma possibilidade. Acrstico_ Algumas curiosidade sobre os LOBOS Lobos vivem em grupos familiares chamados de alcatia. Os machos adultos podem medir at 2 metros de comprimento.

Lobos uivam para comandar caadas, pedir ajuda, marcar territrio, chamar outros membros ou simplesmente porque esto com vontade. Oslobos que chegam de uma caada regurgitamos pedaos de carne para os jovens. OBSERVAO 1 - as informaes apresentadas sobre o animal, foram retiradas do site www.wkipedia.com.br consultado em - 15/08/2009. III_ Prezado(a) colega, o acrstico pode ser trabalhado tambm, com outras temticas. Em especial, sugiro que seja, a partir dos nomes dos colegas da turma. Trabalhando com os nomes, voc poder usar duas possibilidades, a primeira seria que a partir do nome de um colega que a criana escreva simplesmente palavras. Uma outra alternativa bem interessante, ser melhor desenvolvida, se a turma j tiver um tempo de convivncia, pois neste caso voc vai pedir as crianas que para cada letra do nome do colega ela apresente uma palavra que retrate alguma caracterstica fsica e/ou mesmo da personalidade. Apresento no exemplo 2, alguns modelos trabalhados com algumas crianas, usando como estratgia esta segunda opo. fundamental professor(a), que voc faa alguns exemplos no quadro/lousa antes, para que fique bem claro para os alunos o que significa dizer caractersticas, qualidades, de uma pessoa. Sendo assim, escolha alguns nomes e trabalhe coletivamente com as crianas. Convide-as neste momento, a ir ao quadro e escrever as palavras. Pois assim, caso haja algum erro ortogrfico, a correo coletiva tem muito a agregar neste momento. Professor(a), voc poder avaliar inmeras possibilidade para definio das duplas, grupo ou mesmo individual (como foi desenvolvido no exemplo 2, a verificar). Voc poder, escrever os nomes em um papel, colocar em uma caixa e os alunos iro sortear o nome do colega, que dever trabalhar, no caso de as crianas estarem habituadas a sentar em dupla, pode-se pedir tambm que uma apresente a outra, e ainda que cada criana trabalhe com seu prprio nome, dizendo como ela observa suas caractersticas, entre tantas outras possibilidades. Seria bem interessante tambm, que ao final deste trabalho, que as crianas se organizem em roda, ou mesmo vo frente da sala e digam as palavras escritas, sem dizer (explicitamente) o nome que foi trabalhado. Ao dizer as caractersticas apresentadas, vamos ver, quem conseguir adivinhar qual colega era. Isso fica apenas como uma sugesto para enriquecer a ludicidade desta experincia. Por fim, sugiro uma ateno ao trabalho com a esttica da produo. Recomende as crianas a decorarem a folha com uma margem legal, que contornem a palavra principal, deixando assim o trabalho bem caprichado. Posteriormente sob sua orientao, a turma poder expor as produes em um mural na escola, possibilitando que outros colegas e demais professores, possam apreciar o trabalho desenvolvido. OBSERVAO 2_ Professor(a) muito importante lembrar-se de se incluir entre os nomes a serem trabalhados, afinal voc tambm parte deste grupo. Ok! Avaliao

O trabalho finalizado dever ser analisado e observado por voc a fim de compreender e de buscar perceber o que o grupo como um todo e tambm o que cada criana individualmente, conseguiu apreender desta atividade. Observe se soube respeitar a organizao, ordem e seqncia as escrita das palavras e frases, disposio no papel, avalie a sua capacidade de interpretar os critrios definidos para a escrita, a criatividade e extenso do vocabulrio nas palavras escolhidas, analise ainda, a escrita no que diz respeito a questes ortogrficas, e por fim, se assim desejar, pode analisar como as crianas se percebem, que leitura fazem do outro e vice-versa. Recomendo caro(a) professor(a), se ainda no tiver, que organize um caderno ou mesmo um folha/ficha para cada criana da sua turma e que nesta voc registre as avaliaes sugeridas acima e a data de realizao. Desse modo, voc poder acompanhar o processo de evoluo de cada criana, e assim compreender tambm, com a devida clareza quais so as aes a desenvolver para que haja avanos individuais, mas tambm da turma como um todo.

Formando palavras O que o aluno poder aprender com esta aula Escrever palavras. Aprender a relao entre fonemas e grafemas em slabas simples e complexas. Evoluir na apropriao do sistema de escrita alfabtico e ortogrfico. Desenvolver a conscincia fonolgica e fonmica. Durao das atividades 2 aulas de aproximadamente 30 minutos Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno Conhecimentos das letras do alfabeto. Compreenso de que usamos letras para representar o som das palavras. Estratgias e recursos da aula Material Kit de caixinhas de fsforos Um conjunto de caixinhas de fsforo com imagens de animais. Exemplo: uma caixinha com a imagem de um gato colada na parte externa dever conter em seu interior as quatro letras para formar a palavra G A T O. (Ver imagens abaixo das atividade 2). Folhas com as imagens para o registro do autoditado das palavras. As folhas devem ser organizadas por graus de dificuldade em relao constituio das slabas quantidade e seqncia das letras e quanto ao domnio de regularidades e irregularidades ortogrficas. Ex.: uma folha com as palavras GATO, TUCANO, SAPO e outra com as palavras PASSARINHO, URUBU, CROCODILO, etc. Atividade 1 Esta atividade tem como objetivo favorecer a aquisio e consolidao da base alfabtica por crianas que j compreenderam que usamos letras para representar o som das palavras e pode ser explorada com crianas de diferentes hipteses em relao ao sistema de escrita alfabtica. Segue abaixo a listagem com palavras de um grupo semntico (animais) para voc montar as caixinhas de fsforo.

Palavras com estrutura simples formadas por silabas cannicas (CV consoante vogal). RATO GATO GALO PATO - MACACO CAVALO TUCANO SAPO JACAR VACA CAMELO GIRAFA LOBO GORILA Palavras formadas por slabas no cannicas (CCV consoante consoante vogal, CVC consoante vogal consoante, CCVC consoante consoante vogal consoante, V vogal). BALEIA BORBOLETA - CARANGUEJO TOURO MORCEGO BALEIA CACHORRO MINHOCA TUBARO PASSARINHO AVESTRUZ COBRA ELEFANTE RINOCERONTE PEIXE FORMIGA AVESTRUZ BURRO EMA CROCODILO URUBU ONA LEO URSO Em roda, o professor dever fazer a leitura das imagens juntamente com a turma para que os alunos reconheam adequamentea imagem do animal e pronunciem a palavra que ser formada. Dever tambm dar as orientaes de como realizar a atividade: todas as letras que esto dentro da caixinha devem ser usadas e, aps montar a palavra, a criana dever fazer a leitura oral para o professor. Isso provocar a reflexo, por parte da criana, sobre a correspondncia entre os sons que pronuncia e as letras. O aluno poder trabalhar com autonomia e medida que formar as palavras, poder passar para outra caixinha, mas dever deixar a palavra formada sobre a mesa para posterior leitura para o professor. Esta atividade poder ser repetida outras vezes para que o professor faa a observao de todas as crianas. importante estar atento aos diferentes nveis em relao s hipteses das crianas e oferecer atividades com diferentes graus de dificuldade. Se para um grupo de alunos o desafio escrever alfabeticamente palavras com slabas cannicas, para outro, poder ser palavras com slabas no cannicas e at mesmo o trabalho com as regularidades e irregularidades ortogrficas. Atento a isso, o professor poder distribuir as caixinhas em alguns momentos e em outros deixar livre para as crianas fazerem suas prprias escolhas. Depois da orientao inicial e garantida a compreenso por parte dos alunos, eles podero trabalhar individualmente. Aps formar a palavra GATO, por exemplo, o aluno a dever ler para a professora. Pode acontecer de as crianas deixarem de usar alguma letra ou colocar as letras de maneira que no seja possvel ler a palavra. A interveno do professor dever ser feita individualmente, para que o aluno avance em suas hipteses, com perguntas do tipo: que letras voc usou aqui? Para formar o GA de gato que letras voc usou? Quantas letras tem essa palavra? Nesse momento, pode ser necessrio pronunciar devagar os sons correspondentes a cada letra para que a criana comece a perceber as unidades menores que a slaba (os fonemas). Ou ainda, caso alguma criana tenha invertido a ordem das letras, o professor poder questionar o aluno e lev-lo a perceber os sons iniciais e/ou finais, considerando a slaba e tambm discriminar os sons no interior da silaba, favorecendo o desenvolvimento da conscincia fonmica.

Atividade 2
Distribuir uma folha com um conjunto de imagens iguais a da caixinha para que os alunos faam o registro por escrito com os nomes de alguns animais (4 ou 5 imagens). Aps a escrita individual, o professor poder refletir sobre algumas palavras, registrando algumas escritas das crianas no quadro e fazendo a correo coletiva. Esta uma boa oportunidade para ampliar a conscincia fonolgica e fonmica de todos os alunos, discriminando cada um dos sons da palavra e destacando a letra que deve ser usada para fazer a escrita, favorecendo a anlise da correspondncia entre os sons e as letras. Avaliao

Este tipo de atividade demanda uma ateno individualizada do professor e, certamente, ele no ter condies de observar, num mesmo dia, todas as crianas. preciso, ento, que as intervenes e observaes sobre os avanos em relao s hipteses da escrita, compreenso da constituio da slaba e leitura da palavra e sobre as relaes de correspondncia entre fonemas e grafemas sejam anotadas num caderno de registros

para que se possa monitorar o processo de desenvolvimento relativo aquisio do sistema de escrita de todos os alunos. Dados da Aula
O que o aluno poder aprender com esta aula

Melhorar a coordenao motora fina; Reconhecer mais letras do seu nome; Reconhecer letras dos nomes dos colegas.
Durao das atividades

100 minutos - 2 aulas de 50 m


Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes dessa atividade importante que o professor/a trabalhe a primeira letra do nome das crianas. Esse primeiro momento pode ser feito de forma bem ldica. Faa nas costas das crianas com fita crepe a primeira letra do nome delas. Coloque as crianas em duplas e pea que passem o dedinho sobre a letra de forma que o coleguinha sinta o movimento que feito no contorno da letra que est em suas costas. Alterne as crianas para que ambas faam a atividade.
Estratgias e recursos da aula

Um dos objetivos do trabalho com as crianas de 4 anos lev-las a diferenciar letras de nmeros e desenho de escrita. Porm, esse trabalho em nossa opinio, precisa ser feito de modo significativo para as crianas. Em nossa prtica buscamos alcanar tais objetivos por meio de atividades diferenciadas que no contemplam cpias, repeties e pontilhados pois tais atividades pouco contribuem para o desenvolvimento da criatividade da criana e para o prazer de aprender. Por isso, a explorao da primeira letra do nome de cada um pode ser feita ainda de uma forma bem diferenciada. 1 Passo: No cho, voc professor/a pode fazer com fita crepe, as letras iniciais do nome de cada criana, assim que elas chegarem na sala j tero o primeiro contato com as letras e caminharo sobre elas. Depois do primeiro contato coloque as crianas sentadas nas cadeirinhas e v chamando uma a uma para encontrar e caminhar sobre "sua" letra fazendo o seu contorno. 2 Passo: Continuando ainda a explorao da primeira letra do nome, disponibilize para as crianas giz e convide-as a escreverem as letras que aprenderam no cho do ptio. 3 Passo: Depois desse trabalho inicial a introduo do alfabeto na sala pode ser feita por meio de um bingo de letras. Para esse bingo, faa o nome das crianas em tamanho grande e com letra vazada. As cartelas que as crianas recebero sero constitudas pelo nome delas.

2 Passo: Selecione letras do alfabeto, observando as letras presentes na maioria dos nomes das crianas, e coloque numa caixa. Convide as crianas para jogar o bingo. Antes de comear o sorteio das letras explique s crianas como so as regras de um bingo: s podero colorir a letra sorteada. A "cartela" de cada criana ser composta pelo seu prprio nome escrito em letra vazada. O professor/a vai sorteando as letras que esto na caixa uma a uma e explorando o nome da letra ao mesmo tempo que caminha pela sala orientando as crianas. As crianas devero colorir dentro da letra sorteada fazendo seu contorno. Observe que nessa atividade possibilitado criana, reconhecer, nomear e "escrever" as letras do alfabeto de forma ldica e prazerosa. 3 Passo: Depois que todas as letras forem sorteadas, d uma premiao simblica para as crianas. Pode ser: um balo, uma lngua de sogra ou um pirulito.
Recursos Complementares

Alfabeto mvel, objetos para premiao, fita crepe e giz.


Avaliao

O professor/a precisa observar se as crianas j reconhecem as letras do seu nome, as letras dos nomes dos colegas, se conseguem colorir dentro da letra sorteada fazendo os contornos corretos e se compreendem a instruo para esperarem a letra ser sorteada e s depois colorir.

Das könnte Ihnen auch gefallen