Sie sind auf Seite 1von 3

GABARITO DOS EXERCCIOS DO CAPTULO 1

1o)

Macroeconomia o ramo da Cincia Econmica que estuda os agregados econmicos, seus comportamentos e as relaes que guardam entre si. A macroeconomia possui vrios aspectos que a distinguem da microeconomia. Em primeiro lugar, pode-se comentar sobre o nvel de agregao das anlises. A macroeconomia considera a economia como um todo, avaliando a evoluo de todo o seu produto, a evoluo do preo mdio da economia e do nvel global de emprego, por exemplo. A microeconomia parte de uma viso microscpica da economia, avaliando a evoluo, por exemplo, dos preos e da produo de cada empresa ou grupo de empresas.

2o)

Modelos econmicos so formas lgicas e internamente consistentes de descrever o funcionamento de uma economia. Os modelos podem se constituir em apenas descries, via palavras, de uma realidade; ou os modelos podem usar a linguagem matemtica para interpretar a realidade em considerao atravs de grficos e/ou equaes. Esta ltima maneira de modelagem (usando a linguagem matemtica) tem a vantagem de permitir maior rigor na anlise econmica. O modelo macroeconmico um conjunto de equaes que relacionam os agregados econmicos e cuja soluo so os valores de certos agregados (chamados de variveis dependentes, como o nvel do produto, o nvel de preos, nvel de emprego, taxa de salrio e taxa de juros) para certos valores das variveis independentes. Estas se classificam em variveis de poltica econmica e demais variveis exgenas.

3o)

A macroeconomia considera quatro tipos de agentes econmicos: indivduos ou famlias; firmas; governo; e, o setor externo. Alm disso, a macroeconomia considera a economia dividida em cinco mercados: mercado de bens e servios, mercado de moeda, mercado de ttulos, mercado de trabalho e mercado de divisas. Alguns autores consideram de maneira conjunta os mercados de moeda e de ttulos, denominado-o de mercado de ativos ou mercado financeiro.

4o)

Em cada um dos cinco mercados acima mencionados so determinadas duas variveis, as quais so: Mercado de bens e servios: produto interno (Y) e nvel geral de preos (P)

MACROECONOMIA: TEORIAS E APLICAES ECONOMIA BRASILEIRA

Mercado de moeda: quantidade de moeda (M) e taxa de juros (i) Mercado de ttulos: quantidade de ttulos (B) e preo do ttulo (PT) Mercado de trabalho: quantidade de trabalho (N) e taxa de salrio (W) Mercado de divisas: taxa de cmbio () e saldo do balano de pagamentos (BP).

5o)

H duas razes, no mnimo, para essas divergncias. Primeiro, os economistas tm objetivos econmicos distintos, que refletem orientaes polticas distintas. Segundo, a economia dinmica, e os economistas no conseguem fazer experimentos com efeitos controlados. Assim, eles vem a realidade dando nfase diferente a aspectos distintos.

6o)

Esses indicadores so, no mnimo, trs: a taxa de crescimento do produto, a taxa de inflao e a taxa de desemprego.

7o)

No. possvel encontrar economias desenvolvidas com baixas taxas de desemprego, inflao e crescimento do PIB (caso do Japo nos anos de 1996 a 1999) e economias com altas taxas de desemprego, expressivas taxas de crescimento do PIB e baixas taxas de inflao (caso dos pases da Unio Europia), vivendo em um mundo onde h pases com altas taxas de crescimento do PIB, baixas taxas de inflao e de desemprego (caso dos EUA). Veja os dados no Quadro 1.1. E essas situaes podem mudar ao longo do tempo. Para se determinar o nvel de atividade efetua-se a agregao de todos os bens e servios finais produzidos por uma economia, em determinado perodo de tempo, obtendose o produto agregado1. Uma agregao dos preos de todos os bens e servios produzidos gera um nvel geral de preos. No mercado de trabalho que agrega todos os tipos de trabalho existentes na economia so estabelecidos a taxa salarial e o nvel de emprego. A moeda tratada em um mercado especfico, onde se analisa sua oferta e demanda. Na economia existem agentes com rendas superiores aos seus gastos (agentes superavitrios) e agentes com rendas inferiores aos seus gastos (agentes deficitrios). Assim, considera-se um mercado no qual os agentes superavitrios emprestam recursos aos

De modo geral, os modelos macroeconmicos trabalham com o conceito de produto nacional.

Gabarito

seus agentes deficitrios. Esse mercado o mercado de ttulos. Para efeito de simplificao considera-se a existncia de um tipo de ttulo e se determina o seu preo e quantidade. No mercado de divisas considera-se a taxa de cmbio () e o saldo de Balano de Pagamentos (BP). Com essa diviso da economia em cinco mercados, a macroeconomia desenvolve modelos para explicar a determinao das seguintes variveis: nvel geral de preos (P), nvel de produto (y), taxa de salrio (W), nvel de emprego (N), taxa de juros (r), preo dos ttulo (PT), quantidade de ttulos (B), taxa de cmbio () e o saldo do Balano de Pagamentos (BP).

Das könnte Ihnen auch gefallen