Sie sind auf Seite 1von 8

INSTITUTO MDIO POLITCNICO DE COMPUTAO E GESTO

Disciplina de ID

Tema: Internet Surgimento e Evoluo

Realizado por:
Albertina Yolanda Mondlane Alrio Francisco Chilengue Alpio Fernandes Cassimo Linha Norberto Bonifcio Josimar Alexandre

Docente: Jaime

28.04.09

Introduo
A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicao das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentgono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.Quando a ameaa da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se to intil que os militares j no a consideravam to importante para mant-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros pases, permitindo que pesquisadores domsticos a acessarem, at que mais de 5 milhes de pessoas j estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicao mundial. Nos dias de hoje, no mais um luxo ou simples questo de opo uma pessoa utilizar e dominar o manuseio e servios disponveis na Internet, pois considerada o maior sistema de comunicao desenvolvido pelo homem. Com o surgimento da World Wide Web, esse meio foi enriquecido. O contedo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localizao de arquivos criou um ambiente em que cada informao tem um endereo nico e pode ser encontrada por qualquer usurio da rede. Em sntese, a Internet um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e servios, de uma forma que os usurios conectados possam usufruir de servios de informao e comunicao de alcance mundial.

Desenvolvimento
Surgimento
Devido situao poltica ocorrente e por alguns motivos de segurana, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da Amrica criou em Fevereiro de 1958 a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency). A DARPA foi criada para ser utilizada na Guerra-Fria, pois com esta rede promissora, os dados valiosos do governo americano estariam espalhados em vrios lugares, ao invs de centralizados em apenas um servidor. Isso iria evitar a perda dos dados no caso, por exemplo de exploso de uma bomba. Em 1969 a ARPA criou uma rede a ARPANET (Advenced Research Projects Agency Network). Esta rede foi utilizada por cientistas e tambm foi implementada nas universidades, com a qual os estudantes podiam trocar os resultados de seus estudos e pesquisas de forma mais gil. A ARPANET foi desenvolvida exatamente para evitar isto. Com um Back Bone que passava por baixo da terra (o que o tornava mais difcil de ser interrompido), ela ligava os militares e pesquisadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota nica para as informaes, tornando-se quase indestrutvel. Nos anos 1970, as universidades e outras instituies que faziam trabalhos relativos defesa tiveram permisso para se conectar ARPANET. Em 1975, existiam aproximadamente 100 sites. Os pesquisadores que mantinham a ARPANET estudaram como o crescimento alterou o modo como as pessoas usavam a rede. Anteriormente, os pesquisadores haviam presumido que manter a velocidade da ARPANET alta o suficiente seria o maior problema, mas na realidade a maior dificuldade se tornou a manuteno da comunicao entre os computadores (ou interoperao). Depois de algumas pesquisas, a ARPANET mudou do NCP para um novo protocolo chamado TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol) desenvolvido em UNIX. A maior vantagem do TCP/IP era que ele permitia (o que parecia ser na poca) o crescimento praticamente ilimitado da rede, alm de ser fcil de implementar em uma variedade de plataformas diferentes de hardware de computador. Nesse momento, a Internet composta de aproximadamente 50.000 redes internacionais, sendo que mais ou menos a metade delas nos Estados Unidos. A partir de julho de 1995, havia mais de 6 milhes de computadores permanentemente conectados Internet, alm de muitos sistemas portteis e de desktop que ficavam online por apenas alguns momentos.

Conceito
A Internet a rede das redes, uma infraestrutura de conexes entre as redes. Ela conecta milhes de computadores globalmente entre si, formando uma rede na qual qualquer computador pode se comunicar com outro, desde que estejam ambos conectados Internet. A informao que viaja atravs da Internet o faz via uma variedade de linguagens conhecidas como protocolos.

Internet se refere ao sistema de informaes global que: logicamente ligado por um endereo lgico global baseado no internet protocol; Torna acessivel, tanto publicamente como privadamente, servios de mais alto nvel produzidos na infra estrutura descrita.

Evoluo
Anos 50 1957 ARPA

A Unio Sovitica lanou o Sputnik, primeiro satlite artificial da Terra. Consequentemente, os Estados Unidos criaram o Advanced Research Projects Agency (ARPA) dentro do Departamento de Defesa (DOD), com o objectivo de liderar no mundo, ao nvel da cincia e da tecnologia militar. Vivia-se numa era de armas nucleares.

Anos 60 1961 Surge o primeiro artigo sobre a teoria da computao por pacote de dados (packetswitching, ou PS), apresentado por Leonard Kleinrock, Information Flow in Large Communication Nets. 1966 ARPANET

Surge o primeiro projecto da ARPANET, por Lawrence G. Roberts, MIT: "Towards a Cooperative Network of Time-Shared Computers" (Em Direo a uma Rede Cooperativa de Computadores de Tempo Compartilhado).

Anos 70

1971 - 15 ns. E-mail Ray Tomlinson da BBN inventou o programa de e-mail para enviar mensagens atravs de rede distribuda. O programa original foi derivado de dois outros: um programa de email intra-mquina e um programa experimental de transferncia de arquivo. 1972 Chat. INWG. Vint Cerf. Cyclades. Telnet Ray Tomlinson modifica programa de e-mail para a ARPANET, o qual se tornou um

grande sucesso.Larry Roberts escreve o primeiro programa de gesto de e-mail para listar, ler, seleccionar, guardar, enviar e responder a mensagens. O primeiro chat de computador a computador surge, quando o psictico PARRY discute seu problema com seu mdico . 1973 Ligaes internacionais. Ideias de Internet. FTP. As primeiras ligaes internacionais ARPANET surgem entre a University College of
London (Inglaterra) e NORSAR (Noruega).

1975 Ligaes de satlite John Vittal desenvolve o MSG, o primeiro programa completo de e-mail, proporcionando a possibilidade de responder, redirecionar e escrever e-mails. 1976
Elizabeth II, Rainha do Reino Unido envia um e-mail. UUCP (Unix-to-Unix CoPy) desenvolvido na AT&T Bell Labs e distribudo com UNIX um ano mais tarde.

Anos 80
1980 Vrus mail ARPANET para completamente em 27 de outubro, devido a um vrus de mail acidentalmente propagado. 1988 -

Vrus

worm.

IRC

2 de novembro o vrus Internet worm se espalha pela Net, afectando aproximadamente 6.000 dos 60.000 servidores na Internet .

Anos 90
1990 Fim da ARPANET deixa de Electronic Frontier Foundation (EFF) fundada por Mitch Kapor. ARPANET. existir.

1991 criada a WWW World-Wide Web (WWW) lanada pelo CERN; desenvolvido por Tim Berners-Lee. NSFNET backbone actualizado para T3 (44.736Mbps). 1993 Mosaic. Exploso da WWW. A Casa Branca (EUA) coloca seu site no ar (http://www.whitehouse.gov/) Novos tipos de vrus surgem pela Internet - WWW Worms (W4), seguido pelo Spiders, Wanderers, Crawlers, Snakes ... Internet Talk Radio inicia sua transmisso. Comrcio e mdia passam a prestar ateno na Internet 1994 Endereos IP. Estaes rdio. TERENA. O trfego da NSFNET ultrapassa 10 trilhes de bytes/por ms. J possvel fazer pedidos de pizza pela Internet! First Virtual, o primeiro cyberbanco, inicia suas actividades.

Estaes de rdio comeam a retransmitir a sua programao via Os 10 principais domnios por servidor #: com, edu, uk, gov, de, ca, mil, au, org, net 1996 - Problemas ISP. Guerra de Browsers WWW. Polticas. O Internet Ad Hoc Committee anuncia plano de adicionar 7 novos genricos Domnios de Nvel Principal: .firm, .store, .web, .arts, .rec, .info, .nom. A guerra dos browsers WWW, disputada principalmente entre Netscape e Microsoft, levou a uma nova era de desenvolvimento de software, por meio do qual novos lanamentos so feitos trimestralmente com a ajuda de utilizadores da Internet ansiosos para testar verses beta de produtos ainda no lanados. 1997 Internet2 Os Estados Unidos lanam o projecto Internet2 com trs objectivos: criar uma rede de alto desempenho, desenvolver servios tecnolgicos de rede avanados, e construir aplicaes que no tenha limitaes de banda.

Anos 2000
2000 Exploso da WEB. O tamanho da Web estimado pela NEC-RI e Inktomi ultrapassa um bilho de pginas indexveis.

Concluso
A internet umas das reas que revolucionou o mundo. A princpio, pos o seu surgimento no se notou os seus efeitos. S apartir da dcada 90 que comeou a difundir a internet pelo mundo. Com a internet Internet estamos ligados a uma rede de redes em escala mundial de milhes de computadores que permite o acesso a informaes e todo tipo de transferncias de dados. Hoje em dia possivel fazer quase tudo pela internet com o auxlio deo computador em qualquer parte do mundo, bastar estar conectada a internet. Com a introduo da internet, vimos o mundo a entrar numa outra era, que a era digital. Onde tuda e qualquer informao pode ser produzida, armazena e transmitada pelo computador e com acesso a internet, estas podem ser acessadas por outra e qualquer pessoa. Com isso a internet trouxe enumeras vantagens para o Homem mas por outro lado, surgiram outras ameaas, nomeadamente aos vrus, as informaes pessoais que pode ser acessadas por pessoas alheias, um dos meios de proflifero de crimes de diversos tipos, muito vulnerveis a crianas. Com tudo fica a responsabilidade de cada usurio ter o cuidado do que faz na internet porque uma rea extensa que no oferece nenhuma segurana.

Bibliografia
http://paginas.fe.up.pt/~mgi00006/goii/trabalhos/internet/trab_internet_orig.htm http://www.suapesquisa.com/internet/ http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=11&rv=Vivencia

Das könnte Ihnen auch gefallen