Sie sind auf Seite 1von 13

Parte 4 Operao de Serramento

reviso 6

139

Parte 4 Operao de serramento


4.1 Introduo
O corte de metais e outros materiais uma das operaes mais largamente aplicadas, sendo na maioria das vezes a primeira operao do processo de fabricao, responsvel por dividir a matria prima, que adquirida em chapas, barras ou tarugos.

Existem diversas formas de se realizar uma operao de corte, que dependem das caractersticas do material. Processos que utilizam oxiacetilnio, laser, plasma, jato dgua (puro ou com abrasivos) so tratados como processos no convencionais de usinagem pois no usam cunha cortante, e no sero abordados. Com exceo do oxiacetilnio so processos de alto custo e de aplicao em circunstncias especficas.

4.2 Corte com lminas sem dentes


Para chapas finas (at 1 mm) emprega-se a tesoura manual. H tesouras especficas para efetuar cortes retos e outras para cortes curvos. Para chapas entre 1 e 1,5 mm utiliza-se a tesoura de bancada. Para chapas acima de 1,5 mm recomenda-se o uso de guilhotinas. A figura 4.1 apresenta estes equipamentos de corte de chapas.

Figura 4.1 Tesoura reta, tesoura curva, tesoura de bancada e guilhotina.

reviso 6

140

4.3 Corte com lminas dentadas (serras)


Em trabalhos de manuteno a operao de serrar pode ser feita mo, com um serrote (madeira) ou com um arco de serra (figura 4.2). O uso de cinzel (ou talhadeira) tambm pode ocorrer.

Figura 4.2 Arco de serra.

Situaes de maior produtividade, como mais comum na industria, necessitam do auxlio de mquinas. As mquinas podem utilizar trs tipos de lminas dentadas, como mostra a figura 4.3. So elas a serra circular, a serra de fita e a lmina de serrar.

Figura 4.3 Lminas dentadas para uso em mquinas.

4.4 Classificao das mquinas de serrar


As mquinas de cortar podem ser classificadas de acordo com a tabela 4.1. Serras alternativas Serras circulares Horizontal ou Vertical Metlicas Guia retilnea Brao oscilante Horizontal Vertical Horizontal Vertical

Disco abrasivo Serra de fita Retilnea contnua Fita de frico

Tabela 4.1 Classificao das mquinas de corte.


reviso 6

141

4.4.1 Serras alternativas A figura 4.4 apresenta o aspecto geral de uma serra alternativa. A pea fixada atravs de uma morsa de grande faixa de ajuste. A lmina presa ao arco sob tenso. Normalmente h um batente ajustvel para posicionar a matria prima sempre no mesmo comprimento.

Figura 4.4 Serra alternativa.

Um dispositivo regulvel possibilita ajustar o momento do desligamento da mquina, permitindo que cortes incompletos sejam executados. Aps o encerramento do corte a lmina volta para a posio inicial. Durante o corte, alm do movimento alternativo, observa-se que durante o avano a lmina pressionada contra a pea e durante o retorno a lmina levemente afastada. Desta forma reduz-se o atrito desnecessrio, aumentando a vida til da lmina.

4.4.2 Serra circular A serra circular consiste em um eixo animado de movimento de rotao sobre o qual gira um disco dentado. A serra pode ser fixa, e neste caso o movimento de avano realizado com a pea. Em outra situao a serra que fornece o movimento de avano, e nesta situao a pea que fixa. A figura 4.5 ilustra a aparncia geral de uma serra circular alm de apresentar em seu lado esquerdo duas formas de se movimentar a serra: guia retilnea e brao oscilante.

Figura 4.5 Serra circular e formas de movimentao da serra.


reviso 6

142

4.4.3 Serras de fita A serra de fita, tambm chamada de fita dentada, normalmente adquirida em rolos e cortada no tamanho desejado. So amplamente utilizadas pois alm de cortar em linha reta, como nos outros tipos de serra, podem serrar contornos. Possui dispositivos para cortar, soldar, revenir e retificar a fita que pode-se romper com relativa facilidade.

A figura 4.6 exibe uma mquina vertical esquerda (com detalhe ao centro) e uma horizontal direita. Observe que na mquina vertical o avano da pea contra a serra, e por meio de esforo do operador. J, na mquina horizontal, a pea fixada em uma morsa e um sistema hidrulico realiza o avano da serra contra o material. Pode-se executar operaes de polimento atravs da substituio da fita dentada por uma fita abrasiva, mostrando que este equipamento bastante verstil.

Figura 4.6 Mquinas para serra de fita. Vertical direita e horizontal esquerda.

Deve-se dar preferncia para as fitas mais largas pois so mais resistentes e permitem que a operao seja efetuada de forma mais rpida. Mas a largura da serra de fita depende do menor raio a serrar. A tabela 4.2 apresenta a indicao de um fabricante. Raio mnimo 3.2 mm (1/8) 7.9 mm (5/16) 15.9 mm (5/8) 36.5 mm (1 7/16) 63.5 mm (2 1/2") Largura da serra de fita 3.2 mm (1/8) 4.8 mm (3/16) 6.35 mm (1/4") 9.5 mm (3/8) 12.7 mm (1/2")

Tabela 4.2 Relao entre a espessura da serra e o raio mnimo.

reviso 6

143

4.5 Serras
Como toda ferramenta, a serra deve possuir um tratamento para aumento de sua resistncia e durabilidade. Tem-se serras totalmente temperadas, que so indicadas para peas forjadas, ferro fundido, lato e peas de grandes dimenses. Tambm so disponveis serras com apenas os dentes temperados, que so indicadas para perfis leves (U, T, L), tubos e peas vazadas.

4.5.1 Forma dos dentes A forma dos dentes depende do tipo de serra. Em serras de lmina e de fita tem-se os dentes travados enquanto que nas serras circulares tem-se dentes chanfrados (postios ou no).

O travamento dos dentes faz com que a largura de corte seja maior do que a espessura do corpo da lmina, reduzindo o atrito e melhorando o rendimento da operao. Como mostra a figura 4.7 pode-se ter trs tipos de travamento:

Figura 4.7 Tipos de travamento.

Travamento alternado: possui um dente direita seguido por um dente esquerda. Indicado para materiais como lato, bronze, borracha, plstico, alumnio, zinco e cobre. Travamento ancinho: possui um dente alinhado seguido por um dente direita que por sua vez seguido por um dente esquerda. Utilizado para cortar aos especiais. Travamento ondulado: possui 1 dente alinhado, 3 dentes esquerda, 1 dente alinhado e 3 dentes direita. Em cada seqncia de 3 dentes o dente central possui maior inclinao. Indicado para cortar aos ferramenta e ferro fundido.

reviso 6

144

Nas serras em disco os dentes so chanfrados, e sua finalidade a mesma que a do travamento, ou seja, reduzir o atrito. Pode-se encontrar serras com chanfros alternados onde um dente possui chanfro do lado esquerdo e o dente seguinte no lado direito. Outro tipo o duplamente chanfrado, que possui este nome por ter um dente com chanfro nos dois lados aps cada par de dentes com apenas um chanfro. A figura 4.8 ilustra os dois tipos de chanframentos citados.

Figura 4.8 Tipos de chanframentos para discos de serra.

Tambm nas serras de disco pode-se encontrar os dentes postios, que so feitos de materiais mais resistentes e podem ser facilmente substitudos quando se desgastam ou quebram. So indicados para operaes que exigem alto desempenho. Observando a figura 4.9 pode-se observar que os dentes postios tambm so chanfrados, mas de forma diferente do chanframento j apresentado. Neste caso um dente possui chanfros nos dois lados enquanto o dente seguinte possui chanfro no topo.

Figura 4.9 Dentes postios para disco de serra.


reviso 6

145

4.5.2 Ferramentas especiais Serra copo: um acessrio de furadeiras que permite obter furos de grande dimetro em tempo reduzido. guiada por uma broca, como ilustra a figura 4.10 Disco abrasivo: so discos sem dentes e recobertos por material abrasivo que cortam o material por fuso. So acessrios de mquinas de serra a disco.

Figura 4.10 Serra copo.

As serras copo de um determinado fabricante possuem dimetros que variam de 15 a 152 mm (9/16 a 6) e que podem serrar at uma profundidade de 29 mm (1 1/8). Pode-se ainda adaptar uma mola ejetora dentro da serra para remover a parte cortada da serra, caso fique presa. A tabela 4.3 apresenta alguns problemas e suas possveis solues envolvendo a serra copo. Problema A serra produz vibrao durante o corte A serra no acompanha o centro da broca piloto. Aquecimento excessivo da serra Rotao excessiva. Falta de refrigerao. Presso excessiva ou muito prolongada, entupindo a garganta dos dentes pelo cavaco. Causa Soluo

Folga no eixo da furadeira.

Substituir os rolamentos e/ou buchas do eixo da furadeira. Veja tabela de rotao. Use refrigerao adequada. Aplique presso moderada, recuando a serra seguidamente para limpar o corte.

Quebra de dentes

Tabela 4.3 Problemas com serra copo e suas solues.

reviso 6

146

4.6 Fixao para corte


A pea deve ser fixada com firmeza para evitar toro da serra e, consequentemente, sua quebra. A figura 4.11 apresenta vrias maneiras de fixao, sendo algumas delas iguais a fixaes realizadas no fresamento. Algumas mquinas j possuem dispositivos de fixao prprios.

Figura 4.11 Exemplos de fixao para corte.

4.7 Uso correto de serras


Existem diversas regras que devem ser obedecidas para obter o mximo aproveitamento das serras. A regra mais importante diz que deve-se ter pelo menos 3 dentes em contato com a pea em sua parte mais fina, como mostra a figura 4.12. Desta forma, para se serrar chapas, tubos e perfis deve-se utilizar uma serra com dentes pequenos.

Figura 4.12 Regra dos trs dentes.


reviso 6

147

Outra regra est relacionada com a dureza do material. Quanto mais duro o material menor ser o tamanho do dente, e consequentemente ter-se- mais dentes por unidade de comprimento. Caso seja utilizada uma serra de dentes grandes o corte ser mais demorado. Seguindo o mesmo raciocnio, para materiais macios deve-se utilizar serras de dentes grandes. Se o vo dos dentes forem muito pequenos no iro oferecer espao suficiente para arrastar o cavaco at a sada, dificultando o movimento da serra e diminuindo o corte. Figura 4.13.

Figura 4.13 Regra da dureza do material.

Tambm deve-se observar o comprimento da seo da pea. Grandes sees necessitam de serras de dentes grandes (para arrastar mais cavaco at a rea de sada). Se a serra possuir dentes pequenos, como mostra a figura 4.14, o corte ser dificultado pelo travamento da serra pelos cavacos.

Figura 4.14 Regra do comprimento da seo e tamanho do dente.

Para serras de fita e lminas comum encontrar as seguintes denties (dentes por polegada): 1 1/4, 2, 3, 4, 6, 8, 10, 14, 18, 24 e 32. Mas h tambm fitas especiais com passo varivel dos dentes, como por exemplo: 2-3, 3-4, 4-6, 5-8, 6-10, 10-14,

A tabela 4.4 apresenta algumas dificuldades que se pode encontrar na operao de corte relacionadas com suas possveis causas.
reviso 6

148

Dificuldade

Causas provveis Material mal fixado;

Quebra da lmina

Aperto insuficiente da lmina; Incio do movimento em contato com a pea.

Quebra da lmina nos furos de fixao

Aperto demasiado da lmina; Pinos gastos ou pinos pequenos. Aperto insuficiente da lmina; Lmina gasta;

Corte no reto

Pontos duros no material; Avano excessivo; Desgaste e/ou desalinhamento da mquina. Velocidade excessiva; Presso de corte excessiva;

Desgaste prematuro da serra

Nmero de dentes incorretos; Falta de refrigerante; Dentes na direo errada.

Tabela 4.4 Relao efeito causa de falhas em serras. A tabela 4.5 apresenta uma valores indicando a lubrificao mais adequada para alguns materiais, mas sempre mais correto verificar no prprio catlogo do fabricante a opo recomendada. Material Ao, lato e cobre Alumnio Ferro fundido e bronze Lubrificante gua com leo solvel. Querosene seco

Tabela 4.5 Refrigerante mais adequados.

4.7 Parmetros de usinagem


Os parmetros de usinagem para a operao de serramento so o nmero de dentes (por polegada) da lmina e a velocidade de atuao que pode ser em metros por minuto para fitas ou em golpes por minuto para mquinas alternativas. A tabela 4.6 e a tabela 4.7 apresentam alguns valores para serras alternativas.

reviso 6

149

Material Aos/nquel Aos comuns, inoxidveis, rpidos e tipo RCC Tubos e perfilados Ferro fundido Bronze/Cobre Alumnio/Lato

Golpes por minuto 70 a 85 75 a 90 75 a 90 90 a 115 95 a 135 100 a 140

Tabela 4.6 Golpes por minuto em mquinas alternativas.

Espessura do material Dentes por polegada

at 20 mm 14

20 a 40 mm 10

40 a 90 mm 6

mais de 90 mm 4

Tabela 4.7 Seleo da serra com base na espessura do material para mquinas alternativas.

Para serras de fita pode-se observar a tabela 4.8 que sugere o nmero de dentes por polegada para cada material. A tabela 4.9 indica as velocidades de corte. Material at 6 mm Aos comuns Aos cromo-nquel Aos fundidos Ferros fundidos Ao rpido Ao inoxidvel Ao tipo RCC Tubos e perfilados (parede grossa) Tubos (parede fina) Metais no ferrosos Alumnio Antimnio Lato Magnsio Cobre e Zinco Tubos de cobre, alumnio ou lato com parede fina 24-18 24-18 de 6 a 13 mm 14 14 de 13 a 25 mm 10-8 10 acima de 25 mm 6-4 8-6

24-18 24-18 14

14 14 14

10 10 14

8 8-6 14

10

14 18-14

8 18-14

6 18-14

4 18-14

Tabela 4.8 Seleo de serras de fita.

reviso 6

150

Material Aos comuns Aos cromo-nquel; aos fundidos e ferros fundidos Aos rpido, inoxidvel e tipo RCC Tubos e perfilados (parede grossa) Tubos (parede fina) Metais no ferrosos; alumnio; Antimnio; lato e magnsio Cobre e Zinco Tubos de cobre, alumnio ou lato com parede fina

at 13 mm 13 a 38 mm mais de 38 mm 60 40 30 60 75 500 300 600 50 35 25 55 75 400 250 500 40 30 20 50 75 300 200 400

Tabela 4.9 Seleo da velocidade de corte para serras de fita.

A tabela 4.10 apresenta a quantidade de dentes para serras circulares, em funo do tipo e da forma da matria prima.

Quantidade de dentes no Material para maior rendimento

Material Macio Ao comum e ao fundido (com resistncia at 85 kg/mm2). Ao comum e ao fundido (com resistncia acima de 85 kg/mm2). Ferro fundido Lato Cobre Metais leves 3-4 Parede grossa 4-5 Parede fina 10-14

4-5 3-4 2-4 2-4 1-2

5-6 3-5 3-5 1-2

12-14 10-12 10-12 5-8

Tabela 4.10 Seleo de serra circular.

reviso 6

151

Das könnte Ihnen auch gefallen