Sie sind auf Seite 1von 17

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

Questes
1. Seja o operador linear em definido por: Assinale a afirmao verdadeira. (a) (b) (c) (d) (e) A dimenso da imagem de A dimenso da imagem de A dimenso da imagem de A dimenso da imagem de A dimenso da imagem de e a dimenso do ncleo de e a dimenso do ncleo de e a dimenso do ncleo de e a dimenso do ncleo de e a dimenso do ncleo de . . . . . .

2. Seja o sistema de equaes lineares nas varveis

Assinale a alternativa com os valores de respectivamente:

para os quais o sistema possui

(i) Nenhuma soluo, (ii) mais de uma soluo, (iii) uma nica soluo. (a) (b) (c) (d) (e) (i) (i) (i) (i) (i) ; (ii) ; (ii) ; (ii) ; (ii) ; (ii) ; (iii) ; (iii) ; (iii) ; (iii) ; (iii)

3. Quantos anagramas distintos podem ser formados com a palavra cochilo? Um anagrama uma palavra formada pela transposio das letras de outra palavra. Iracema e Rmciaae so dois exemplos de anagramas distintos da palavra Amrica. Observe que a palavra formada no precisa ter sentido. (a) (b) (c) (d) (e)

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

4. A equao da reta tangente parbola (a) (b) (c) (d) (e)

no ponto

5. Se (a) (b) (c) (d) (e)

, ento

6. Considere que o custo total para se produzir peas por dia em uma fbrica seja dado por Reais e que o preo de venda de uma pea seja Reais. Para maximizar o lucro total, a produo diria, , deve ser de: (a) (b) (c) (d) (e) peas/dia peas/dia peas/dia peas/dia peas/dia :

7. A distncia da origem reta (a) (b) (c) (d) (e)

1/3

8. As coordenadas do centro e do raio da circurferncia so: (a) (b) (c) (d) (e) centro centro centro centro centro e raio e raio e raio e raio e raio

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

9. Assinale a proposio logicamente equivalente a (a) (b) (c) (d) (e)

10. Considere as seguintes preposies: I. II. III. IV. Quais das proposies acima so logicamente equivalentes? (a) Somente (b) Somente (c) Somente (d) (e)

e e

mas so todas equivalentes.

11. O nmero de seqncias de bits de comprimento 7 que contm um nmero par de zeros : (a) (b) (c) 32 (d) 16 (e) 8

12. Seja o conjunto conjunto .

. Qual das alternativas uma partio do

(a) (b) (c) (d) (e) Todas as alternativas so parties de .

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

13. Dados dois vetores no espao euclidiano se afirmar que: (a) (b) (c) (d) (e)

, pode-

o quadrado da norma de igual a o quadrado da distncia entre e dado por o quadrado da norma de igual a 57 os vetores e so ortogonais nenhuma das anteriores

14. Uma condio necessria e suficiente para que o sistema nica :

tenha soluo

(a) tem soluo nica. (b) As linhas de so vetores linearmente independentes. (c) As colunas de so vetores linearmente independentes que geram um subespao contendo b. (d) A matriz quadrada e no-singular. (e) O posto de igual a seu nmero de linhas. 15. No correto afirmar que: (a) Se as colunas de uma matriz so vetores dois a dois ortogonais, ento sua inversa sua transposta. (b) Se a inversa de uma matriz ela prpria, ento toda potncia dessa matriz ela prpria ou a identidade. (c) Se uma matriz singular o produto de duas outras matrizes quadradas, ento uma destas tambm singular. (d) Se trs matrizes quadradas , e C satisfazem , ento ou . (e) Se e so matrizes triangulares inferiores ento tambm triangular inferior.

16. Seis amigos renem-se para disputar partidas de xadrez em trs tabuleiros diferentes. Calcule o nmero de partidas diferentes possveis levando-se em conta os tabuleiros mas no a cor das peas. Isto , se os jogadores e jogam no primeiro tabuleiro uma partida diferente deles jogando no segundo tabuleiro, mas quem joga com as brancas ou pretas irrelevante. (a) (b) (c) (d) (e) 15 30 90 120 720

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

As duas questes a seguir so baseadas no seguinte enunciado: Um algoritmo probabilstico resolve problemas de dois tipos: e

{Problemas do tipo 1}: os quais so resolvidos corretamente com probabilidade correspondem a do total de problemas. {Problemas do tipo 2}: os quais so resolvidos corretamente com probabilidade correspondem a do total de problemas.

17. i. Um problema selecionado aleatoriamente e resolvido pelo algoritmo. Qual a probabilidade de que a resposta obtida seja correta? (a) (b) (c) (d) (e) 18. ii. Verifica-se, utilizando algum mtodo determinstico, que a resposta encontrada pelo algoritmo est realmente correta. Qual a probabilidade de que o problema resolvido seja do tipo 1? (a) (b) (c) (d) (e)

19. A representao polar do nmero complexo (a) (b) (c) (d) (e) nenhuma das alternativas

dada por:

20. Se

, ento, o produto

dado por:

(a) (b) (c) (d) (e) nenhuma das alternativas

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

Respostas
1-B Dimenso do Ncleo de T Em uma transformao linear , o conjunto de todos os vetores tais que chamado ncleo de , com notao . Para acharmos o ncleo de , faamos .

Assim, o ncleo de o conjunto conjunto possui dimenso igual a . Dimenso da Imagem de T Seja uma transformao linear tais que existe um vetor

composto apenas pelo vetor nulo. Esse

a imagem de , que satisfaz .

o conjunto dos vetores

Para obter a dimenso da Imagem de T, vamos encontrar uma base que gere esta imagem e verificar qual a sua dimenso. Lembramos que para que um conjunto de vetores seja uma base de um espao vetorial necessrio que: gere linearmente independente A forma mais simples de encontrar uma base selecionarmos os vetores resultado a aplicao de sobre a base cannica de . Assim, usando a expresso temos:

fcil ver que estes vetores geram a , uma vez que cada um deles representa a escolha de uma varivel mantendo as outras iguais a zero. Para verificar se os vetores so lineramente independentes, basta efetuarmos o escalonamento. Se uma das linhas desaparecer (todos os coeficientes iguais a zero), significa que os vetores so linearmente dependentes, caso contrrio, sero linearmente independentes.

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

Os vetores geram a

e so linearmente independentes e, como tambm determinam uma base de para ela. Portanto, a dimenso da

Para os mais inclinados na memorizao de teoremas, acompanhe o resultado abaixo: Se tem dimenso finita e seja linear, ento:

Como

temos que

2-A A soluo do sistema dado, utilizando a regra de Cramer, dado por Assim, temos , e .

Observe que

Para que o sistema no possua solues necessrio que Note que somente quando

e tambm que esta condio satisfeita.

Para que o sistema possua mais de uma soluo ele precisa ser indeterminado, o que implica que . Baseado nas observaes acima a nica maneira de obtermos mais do que uma soluo quando Para que o sistema possua uma nica soluo necessrio que , isto , quando

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

3-D Se a palavra solicitada no tivesse letras repetidas haveriam anagramas, uma vez que para a primeira posio poderamos escolher 7 letras, para a segunda 6, para a terceira 5 e assim por diante resultando num total de Porm, a palavra cochilo possui repetio de duas letras, a letra O e a legra C. Vamos utilizar um pequeno truque representando a palavra da maneira ao lado . O nmero de anagramas da palavra cochilo alterada portanto j que e . Porm, para cada 4 anagramas alterados teremos apenas um anagrama original, no exemplo abaixo temos 4 representaes alteradas do anagrama

Enfim, precisamos dividir

por 4, formalmente o resultado

4-B Sabemos que a derivada da funo num ponto dado ser igual a inclinao da reta que passa por este ponto. Assim a derivada da funo . No ponto , a inclinao da reta tangente ao ponto igual a . A inclinao da reta tambm igual a diferena em diferena em . Assim, qualquer ponto arbitrrio seguinte relao: de dois pontos distintos dividido pela desta reta dever obedecer a

Enfim,

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

5-D

6-D

Vamos definir a funo

que representa o lucro dirio da fbrica. Assim

A produo diria que resulta em lucro mximo ocorrer quando a derivada da funo for igual a zero, ponto de mximo da funo. Enfim,

7-B Para os adeptos memorizao de frmulas, a distncia de um ponto dada por: uma reta

Logo, a distncia pedida igual a Porm, mesmo que no lembremos da frmula possvel resolver o exerccio. Observe que o problema dado equivalente a descobrirmos a altura do tringulo retngulo determinado pela reta dada e os dois eixos cartesianos. Se tomarmos descobriremos o tamanho dos catetos e por conseguinte, da hipotenusa.

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

10

Assim, um dos catetos possui tamanho , o outro tamanho

e a hipotenusa igual a

Utilizando as propriedades do tringulo retngulo, podemos escrever a seguinte identidade:

Enfim, a altura do tringulo retngulo considerado igual a 8-D Uma circunferncia o lugar geomtrico de todos os pontos que distam do centro . O Teorema de Pitgoras diz que para que um ponto arbitrrio pertena a uma circunferncia de raio e centro a seguinte relao dever ser vlida:

Multiplicando os dois lados por temos

Vamos agora descobrir os valores de a equao dada no enunciado Assim temos,

para que a equao acima fique idntica

De temos:

segue que

. Substituindo estes valores na ltima equao

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

11

9-B Aplicando as propriedades da lgebra booleana podemos facilmente realizar as transformaes abaixo e obtermos a resposta correta.

Porm, nem sempre lembramos de cabea as propriedades. Nestes casos recomendvel montar um esboo da tabela verdade. Parece complicado fazer isso em tempo de prova, porm, acreditem, com um bom treino sempre possvel cortar alguns caminhos e resolver a questo. Observe abaixo a tabela verdade completa envolvendo todas as alternativas.

V V F F

V F V F

F F V V

F F F V

F F V V

V V F F

V V V V

V V F F

10-E Vamos montar a tabela verdade para cada uma das preposies e compar-las

V V F F

V F V F

V V V V

F F F F

V F V V

V F V V

V F V V

V F V V

Como podemos perceber, todas as preposies so equivalentes 11-B Questes envolvendo seqncias de bits de comprimento 7 so recorrentes nas provas de Matemtica do POSCOMP. A variao escolhida para este ano de 2006 foi a mais simples de todas as anteriores. Para calcular o nmero de seqncias de 7 bits com um nmero par de zeros basta calcularmos o nmero de seqncias com nenhum zero, 2 zeros, 4 zeros e 6 zeros. Enfim, o nmero de seqncias com nenhum zero igual a , isto , s existe uma seqncias de bits com nenhum zero: 1111111. Com 2 zeros, temos seqncias, uma vez que este nmero equivalente a combinao 7 elementos tomados dois a dois. Com 4 zeros, temos e finalmente, com 6 zeros temos seqncias

Enfim, o total de seqncias de 7 bits com um nmero par de zeros igual a:

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

12

12-A Uma partio de um conjunto que: uma coleo de subconjuntos no vazios de tais

I) Cada pertence a algum dos II) Os conjuntos em so dois a dois disjuntos; isto se Em outras palavras uma partio de um conjunto uma coleo de critrios (subconjuntos de ) que subdivide o conjunto original em partes no sobrepostas. Vamos analisar individualmente cada uma das alternativas e verificar se so ou no parties de A. a) Sim, uma partio e portanto a alternativa correta. No h sobreposio entre os subconjuntos apresentados e todos os elementos de A pertencem a um dos subconjuntos b) No uma partio pois h sobreposio entre os subconjuntos e c) No uma partio pois h sobreposio entre os subconjuntos e . d) Apesar de no haver sobreposies entre os subconjuntos, tambm no uma partio pois h elementos em que no pertencem a nenhum subconjunto apresentado. Precisamente, todos os elementos do conjunto no esto presentes. e) Obviamente esta alternativa incorreta.

13-C A norma ou comprimento de um vetor em , denotada quadrada no negativa de . Em particular, definida como a raiz , ento:

Assim, temos:

Portanto, C a alternativa correta. Analisando as outras alternativas, a alternativa A obviamente errada j que o quadrado da norma de como vimos acima e no . A alternativa B tambm est errada uma vez que a distncia entre os dois vetores e dada por:

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

13

Finalmente a alternativa D tambm incorreta. Dois vetores so ortogonais se o seu produto interno ou produto escalar entre eles for igual a . Isto , dados e em

Como Temos que 14-D comum apresentarmos um sistema linear com a notao acima , onde a matriz dos coeficiente enquanto e tambm so matrizes, porm escritos em minsculo para enfatizar que so vetores-coluna. Assim, para que tenhamos apenas uma soluo para o sistema, necessrio e suficiente que a matriz seja inversvel. Seja a inversa de temos: e no so ortogonais.

Uma matriz singular se a equao tem uma soluo no nula para . Alm disso, se a matriz quadrada e no-singular ela ser inversvel j que este fato garante que o sistema tenha uma soluo (SPD) e que, portanto, . Este ltimo resultado, garante que seja inversvel. Vamos analisar cada uma das alternativas (a) Incorreta: Nada garante que seja uma matriz quadrada, neste caso o sistema teria soluo nica e mesmo assim no seria inversvel. (b) Incorreta: Mais uma vez, a condio no garante que a matriz seja quadrada. (c) Incorreta: Novamente, a condio no garante que a matriz seja quadrada. possvel montar um sistema onde no seja uma matriz quadrada, com colunas linearmente independentes e que geram um subespao que contm . (d) Correta: De fato, como vimos, se a matriz quadrada e no-singular, ela inversvel. (e) Incorreta: O posto de uma matriz o nmero de linhas no nulas da matriz quando a mesma est escrita na forma reduzida escalonada por linhas. O posto coincide com a dimenso do espao linha da matriz. Assim, como a outras alternativas incorretas, esta tambm no garante que a matriz seja seja quadrada, afinal, um sistema linear com apenas uma equao tem posto igual a 1 que igual ao nmero de linhas da matriz dos coeficientes. Note que neste caso no quadrada, portanto no inversvel. 15-D Exerccio com possveis problemas. Aparentemente, podemos afirmar como no corretas as alternativas (a) e (d). Vamos analisar cada uma das alternativas

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

14

a) Falsa: Considere a matriz

. A alternativa diz que se as colunas da matriz

so vetores dois a dois ortogonais, ento sua inversa sua transporta. Ora os vetores so dois a dois ortogonais j que . Porm sua inversa no sua transporta. Observe que , e .

b) Verdadeira: Se uma matriz tem como inversa ela prpria, temos que , onde a identidade. Assim, e . Generalizando, sempre que a potncia de par teremos como resultado a identidade, quando a potncia for mpar, o resultado ser ela prpria. c) Verdadeira: Uma matriz singular se a equao tem uma soluo no nula para Considere ento a matriz singular . Suponha que existam matrizes e tal que . Ora, como singular, sabemos que existe uma matriz no nula, digamos tal que . Assim, se multiplicarmos a equao por R, teremos que , ou seja, . Vamos ento analisar duas possibilidades: i. Suponha que no seja singular. Ento, como no nula, . Mas , ento uma matriz singular. ii. Suponha que no seja singular. Ento para que seja igual a necessrio que seja igual a . Portanto singular. Em qualquer um dos casos, ou so singulares. no nula tal que onde e

d) Falsa: Se uma matriz singular, ento existe uma matriz . Se pode ocorrer um caso onde . Observe o exemplo abaixo:

Note que:

e) Verdadeira: Matriz triangular inferior uma matriz quadrada cujas entradas acima da diagonal principal so todas nulas. Considere o resultado da multiplicao onde e so matrizes quadradas de ordem 3 .

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

15

Neste caso, tambm uma matriz triangular, inferior. fcil generalizar este resultado para matrizes quadradas triangulares inferiores de quaisquer ordem, portanto a alternativa verdadeira. Enfim, existem duas alternativas corretas, a A e a D. Como a alternativa A tem um enunciado obscuro, possvel que o examinador a tenha usado apenas para despistar o aluno. Portanto, provvel que o POSCOMP tenha considerado a alternativa D como correta.

16-C Questo mal formulada e cancelada do POSCOMP. Tudo leva a crer que a resposta seria o nmero de confrontos possveis, isto , multiplicado pelo nmero de tabuleiros resultado em . Porm esta alternativa no existe! Se interpretarmos, porm, que o exerccio pretende saber o nmero de configurao de partidas possveis considerando que os seis jogadores esto jogando ao mesmo tempo, possvel chegarmos a uma contagem diferente. Assim, nesta nova abordagem se os jogadores A e B esto jogando no tabuleiro 1, B e D no 2 e E e F no 3 temos uma configurao . Agora, se A e B esto novamente no 1, B e D esto agora no 3 e E e F no 2 temos outra configurao apesar de A e B no terem mudado de tabuleiro. Nesta nova abordagem, uma configurao qualquer entre jogadores e tabuleiros pode ser representada da seguinte maneira: A 1 B 2 C 2 D 3 E 1 F 3

Por exemplo, a configurao acima informa que os jogadores A e E jogam no tabuleiro 1, enquanto os jogadores B e C jogam no tabuleiro 2 e os jogadores D e F no tabuleiro 3. Seguindo este raciocnio, possvel perceber que qualquer distribuio envolvendo os caracteres 112233 iro representar uma maneira distinta de organizarmos um conjunto de partidas simultneas. O problema se resume ento, a calcular de quantas maneira podemos escrever 112233 embaralhando os caracteres vontade. Os mais atentos logo percebero que este clculo anlogo ao clculo de quanto anagramas possui a palavra 112233 ou, se preferirem, quantos anagramas possui a palavra BOMBOM (Basta considerar 1=B, O=2 e M=3). Enfim, este nmero igual a

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

16

17-D A probabilidade de que a resposta correta seja obtida igual a probabilidade que o problema seja do tipo 1 e seja resolvido mais a probabilidade de que o problema seja do tipo 2 e seja resolvido. Enfim:

Apesar da simplicidade da resoluo, importante notar que organizar um problema de probabilidade nem sempre fcil. Abaixo, propomos uma representao para aqueles mais inclinados a este tipo de abordagem. Lembramos que a notao representa a probabilidade condicional do evento ocorrer dado que ocorre. : Problema do tipo 1 Problema do tipo 2 : Problema foi resolvido pelo algoritmo probabilstico

18-D Uma vez que o problema foi resolvido, qual a probabilidade de que o mesmo seja do tipo 1? Vamos utilizar mais uma vez a probabilidade condicional. O que queremos saber :

Sabemos pela resoluo do exerccio anterior que:

Enfim,

CENTRAL DE ENSINO Prova POSCOMP 2006 - Matemtica

17

19-B Qualquer nmero complexo pode ser representado pela sua forma algbrica , . O nmero chamado parte real de enquanto representa a com a e b reais e parte imaginria de . Outra maneira de representar um nmero complexo atravs do plano de Argand-Gauss, que um plano cartesiano onde o eixo das abcissas representa os nmeros reais enquanto o eixo das ordenadas representa os nmeros imaginrios. Assim, um nmero qualquer pode ser representado no plano de Argand-Gauss conforme a figura abaixo:

Representamos um nmero complexo em sua forma polar como onde o mdulo de enquanto o ngulo formado pelo eixo das abcissas e o vetor que representa o nmero , tambm chamado argumento de . O teorema de Pitgoras nos diz que .

Quando representamos o nmero no plano de Argand-Gauss (figura ao lado direito) fcil perceber quais so os valores de e , respectivamente iguais a e . Logo, a alternativa correta .

20-C Sabemos que , ento:

Das könnte Ihnen auch gefallen