Sie sind auf Seite 1von 11

S

SISTEMA DE AVALIAO DA EDUCAO SUPERIOR

ENC Exame Nacional de Cursos 2003

PROVA 1
CADERNO DE QUESTES

Instrues
1 - Voc est recebendo o seguinte material: a) este caderno com o enunciado das questes objetivas, das questes discursivas, e das questes relativas s suas impresses sobre a prova, assim distribudas:

Partes
Questes objetivas Questes discursivas e rascunho Impresses sobre a prova

Questes
01 a 40 01 a 04 41 a 53

Pginas
02 a 08 09 a 10 11

Peso de cada parte


60% 40%

2 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome na Folha de Respostas est correto. Caso contrrio, notifique imediatamente a um dos Responsveis pela sala. 3 - Aps a conferncia do seu nome na Folha de Respostas, voc dever assin-lo no espao prprio, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta, e imediatamente aps, dever assinalar, tambm no espao prprio, o nmero correspondente sua prova 1 2 3 ou 4 . Deixar de assinalar o gabarito implica anulao da parte objetiva da prova. 4 - Na Folha de Respostas, a marcao das letras correspondentes s respostas assinaladas por voc para as questes objetivas (apenas uma resposta por questo), deve ser feita preenchendo todo o alvolo a lpis preto no 2 ou a caneta esferogrfica de tinta preta, com um trao contnuo e denso. Exemplo: A B C D E

5 - Tenha cuidado com a Folha de Respostas, para no a dobrar, amassar ou manchar. 6 - Esta prova individual, sendo vedadas qualquer comunicao e troca de material entre os presentes, consultas a material bibliogrfico, cadernos ou anotaes de qualquer espcie, ou utilizao de calculadora. 7 - Quando terminar, entregue a um dos Responsveis pela sala a Folha de Respostas e assine a Lista de Presena. Cabe esclarecer que nenhum graduando dever retirar-se da sala antes de decorridos 90 (noventa) minutos do incio do Exame.

ATENO:
Voc poder retirar o boletim com seu desempenho individual pela Internet, mediante a utilizao de uma senha pessoal e intransfervel, a partir de novembro. A sua senha o nmero de cdigo que aparece no lado superior direito da Folha de Respostas da Prova Objetiva. Guarde bem esse nmero, que lhe permitir conhecer o seu desempenho. Caso voc no tenha condies de acesso Internet, solicite o boletim ao Inep no endereo: Esplanada dos Ministrios, Bloco L, Anexo II, Sala 411 - Braslia/DF - CEP 70047-900, juntando solicitao uma fotocpia de seu documento de identidade. 8 - Voc ter 4 (quatro) horas para responder s questes objetivas, discursivas e de impresses sobre a prova. OBRIGADO PELA PARTICIPAO!

Ministrio da Educao

MEC

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Ansio Teixeira"

INEP

Diretoria de Estatsticas e Avaliao da Educao Superior

DAES

Consrcio

Fundao Cesgranrio/Fundao Carlos Chagas

FONOAUDIOLOGIA

b) 1 Folha de Respostas destinada s respostas das questes objetivas e de impresses sobre a prova. O desenvolvimento e as respostas das questes discursivas devero ser feitos a caneta esferogrfica de tinta preta e dispostos nos espaos especificados.

13/05/03 - 14:37

1.

Leo, um menino de 2 anos e 6 meses, foi levado pela me a um servio de Fonoaudiologia em funo da diferena do desenvolvimento de sua fala, quando comparado aos irmos mais velhos na mesma idade. Aps as primeiras entrevistas com os responsveis, o fonoaudilogo pondera sobre o que observou e sugere procedimentos facilitadores para o desenvolvimento da criana, considerando que a linguagem (A) moldada pelos pais, atravs de reforos sistemticos, aproximando-se cada vez mais do modelo adulto. Tem como base o ambiente estimulador.

Instrues: As questes de nmeros 4 a 6 contm duas afirmaes. Assinale, na folha de respostas,

(A)

se as duas so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. se as duas so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. se as duas so falsas. se a primeira verdadeira e a segunda falsa. se a primeira falsa e a segunda verdadeira.

(B)

(C) (D) (E)

(B)) processada em diferentes situaes e modificada para novas situaes, com diferentes estilos e ritmos de desenvolvimento. Tem como base a combinatria entre hereditariedade e ambiente. (C) uma habilidade complexa, regida por princpios operantes fundamentais que garantem seu desenvolvimento natural. Tem como base as condies inatas da criana. processada em unidades de produo de complexidade crescente de acordo com a Lngua. Tem como base o cdigo ao qual a criana est exposta. moldada pelo impacto acstico do cdigo lingstico. Tem como base a audio normal.

4.

(D)

H evidncias de que atrasos no desenvolvimento da linguagem podem ocorrer em associao aos distrbios de aprendizagem da leitura e da escrita PORQUE crianas nascidas pr-termo so consideras de risco para o desenvolvimento da linguagem e do aprendizado da leitura e da escrita. O vocabulrio expressivo indcio do desenvolvimento da linguagem PORQUE autistas no falam.

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

2.

Distrbios de leitura e escrita ou transtornos de aprendizagem da leitura e escrita so diagnosticados quando, em atividades de leitura e de escrita, o sujeito mostra-se abaixo do esperado para a mdia da populao de sua idade e escolaridade. As manifestaes so variadas em graus e severidade e devem ser diferenciadas de (A) (B) falta de oportunidade escolar; alteraes especficas no domnio do lxico. variaes normais do rendimento escolar; transtorno do aprendizado da matemtica e alteraes motoras. falta de oportunidade escolar; distrbios de memria; transtorno de aprendizado da matemtica e alteraes de coordenao motora. variaes normais do rendimento escolar; falta de oportunidade escolar; transtorno adquirido de linguagem e alterao visual.

5.

_________________________________________________________

6.

(C)

Estudos da caracterizao de alteraes de linguagem em casos de leses enceflicas indicam que no h uma correspondncia direta entre a extenso da leso e extenso do comprometimento de linguagem PORQUE ambos os hemisfrios tm participao no processamento central da recepo e expresso da linguagem.

(D)

_________________________________________________________

(E)) variaes normais do rendimento escolar; falta de oportunidade escolar; deficincia visual ou auditiva e alteraes de coordenao motora.
_________________________________________________________

7.

A noo de fatores de risco para a linguagem pressupe a interao de elementos intrnsecos e extrnsecos ao indivduo, tais como (A) habilidades motoras, inteligncia e memria do indivduo e as oportunidades de escolarizao. habilidades auditivas e visuais do indivduo e as condies emocionais dos educadores.

3.

Joo tem 9 anos e cursa a 3 srie do primeiro grau em escola regular. Em uma amostra de sua escrita observase alteraes como CAZA(casa); CAVIFETE(canivete) e COMETO(comendo). Estes exemplos so indcios de alterao (A) Grfica, do tipo supresso de elementos, sugerindo encaminhamento para avaliao audiolgica e de processamento auditivo. Ortogrfica, do tipo processamento semntico, sugerindo encaminhamento para avaliao visual.

(B)

(B)

(C)) condies sociais e culturais de insero do indivduo e suas condies biolgicas, emocionais e cognitivas. (D) aspectos scio-econmicos do meio, dinmica relacional da famlia e condies audiolgicas do indivduo. condies de escolarizao e capacidade de acolhimento da me e condies de inteligncia do indivduo. MEC-FONO-03-Tipo x

(C)) Ortogrfica, do tipo processamento fonolgico, sugerindo encaminhamento para avaliao audiolgica e de processamento auditivo. (D) (E) 2 Semntica, do tipo omisso, sugerindo encaminhamento para avaliao visual. Grfica, do tipo insero, sugerindo nhamento para avaliao visual. encami-

(E)

13/05/03 - 14:37

8.

O fonoaudilogo atuando em servio ambulatorial de acompanhamento do estado nutricional de crianas desnutridas, com idades variando entra 12 e 36 meses, considera relevante para a preveno de distrbios da linguagem

10.

Na avaliao do desenvolvimento da linguagem o fonoaudilogo considera

I. os comportamentos aprendidos a partir de estmulos oferecidos e reforados pelo meio.

I.

avaliao individual triagem de comportamentos comunicativos receptivos e expressivos da linguagem verbal.

II. os comportamentos comunicativos da criana em


diferentes contextos e sua atividade ldica no momento da avaliao e ao longo do desenvolvimento.

II. divulgao de informaes sobre o desenvolvimento da linguagem e de situaes facilitadoras deste desenvolvimento, aos pais e profissionais.

III. amostras da comunicao verbal receptiva e


expressiva, caracterizao das semelhanas com padres universais e desenvolvimento normal e a avaliao da audio.

III. interveno em grupo de terapia com todas as


crianas do programa.

IV. a histria relatada de antecedentes familiares de


distrbios da audio. SOMENTE correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D)

IV. interveno individual ou em grupo, para as


crianas com indcios de desvios de linguagem receptiva ou expressiva.

I III IV I e IV

SOMENTE correto o que se afirma em (A)

I, II e III

(B)) I, II e IV (C) (D) (E) 9.

I, III e IV II, III e IV I, II, III e IV

(E)) II e III
_________________________________________________________

11.

_________________________________________________________

A partir da avaliao fonoaudiolgica e avaliaes multiprofissionais de excluso, o diagnstico fonoaudiolgico de Lucas (4 anos e 2 meses) foi de Atraso na Aquisio da Linguagem ou Retardo de Linguagem, sem alterao sensorial, motora ou mental. A terapia fonoaudiolgica individual proposta para Lucas ser de atuao direta com a criana, em sesses voltadas (A) ampliao dos processos fonolgicos defasados de acordo com a idade. Atuao indireta em parceria com a escola para treino da percepo auditiva.

Antnio tem 9 anos e freqenta a 3 srie de escola regular. Sua leitura lenta, sem respeito pontuao e com falhas de compreenso. Sua audio normal e as avaliaes multiprofissionais com mdicos e psiclogos evidenciaram ausncia de enfermidades neurolgicas, otolgicas e de alterao intelectual. A interveno fonoaudiolgica, planejada para Antnio, tem como objetivo geral (A) o treinamento auditivo para as palavras com desvios ortogrficos.

(B)) a leitura e compreenso de textos com diferentes caractersticas e aplicaes. (C) o aumento da velocidade de percepo visual dos grafemas. o desenvolvimento de memria de trabalho. o treinamento das habilidades de percepo visual e auditiva.

(D) (B) ao treino do vocabulrio e uso de estruturas frasais complexas. Atuao indireta em parcerias com a escola especial para a utilizao do vocabulrio trabalhado nas sesses. (E)

_________________________________________________________

12.

(C)

ao o treino de situaes. Atuao indireta em parcerias com a famlia e a escola especial para o treinamento de eventos similares aos criados nas sesses.

A atuao fonoaudiolgica de carter preventivo de prejuzos de linguagem com populao adulta tem, como principais objetivos: (A)) promover a sade da comunicao e minimizar os sinais de envelhecimento. (B) manter a qualidade da articulao da fala e valorizar a utilizao das pausas e entoao. partilhar experincias sociais e implementar atividades de linguagem com o grupo de idosos. minimizar o isolamento decorrente de prejuzos sensoriais e estimular a melhora da qualidade vocal. capacitar profissionais para a ateno e proteo da sade da comunicao humana e promover a pesquisa na rea. 3

(D)) ampliao de suas possibilidades de comunicao, por meio de atividade ldica. Atuao indireta, em parcerias com a famlia e escola para a valorizao da comunicao em atividades reais.

(C)

(D) (E) ampliao de suas habilidades de ateno, percepo e memria em atividade ldica. Atuao indireta em parceria com a escola para a insero de Lucas em atividades sociais.

(E)

MEC-FONO-03-Tipo x

13/05/03 - 14:37

13.

A gagueira considerada uma perturbao da fluncia e do padro rtmico da fala, que no prpria da idade e deve ser diferenciada das disfluncias normais. Tal distino considera (A) o uso de frases incompletas e de repetio de palavras limitando o aprendizado do indivduo.

16.

As vozes de homens e mulheres no decorrer da vida podem se diferenciar quanto a freqncia fundamental, EXCETO (A) nos bebs, que apresentam uma mesma freqncia fundamental, sendo difcil reconhecer o sexo pela voz.

(B) (B) o surgimento das repeties ou prolongamentos antes dos 10 anos de idade. (C) (C)) o julgamento do tipo de unidade de fala envolvido na repetio e freqncia destas ocorrncias. (D) (D) os antecedentes neurticos descritos no relato dos pais e anormalidades da dinmica familiar.

na infncia, quando a freqncia de ambos os sexos ainda se apresenta muito prxima.

na fase adulta, quando h diferena entre as vozes masculinas e femininas.

nos idosos, quando h tendncia das vozes se assemelharem pois, em funo das mudanas hormonais, a voz do homem tende a ficar mais aguda e da mulher, mais grave.

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

a falta de compreenso de fala, descrita pelos professores.

(E)) na adolescncia, quando apenas os meninos passam por um agravamento de suas vozes. 17. Relacione os aspectos encontrados na avaliao fonoaudiolgica da voz e possveis achados otorrinolaringolgicos.

14.

O procedimento fonoaudiolgico frente a preocupao de um casal que relata gagueira em seu filho de 3 anos e 7 meses (A) caracterizar os fatores causadores da fala gaga e encaminhar a criana para a avaliao psicolgica.

1. Voz tendendo ao agudo. 2. Rouquido. 3. Esforo e tenso intermitentes. ao falar com interrupes

(B)

recorrer a referenciais de desenvolvimento descritivos de disfluncia tpica da primeira infncia e pedir retorno aos 5 anos.

4. Voz soprosa, coordenao pneumofonoarticulatria bastante alterada.

(C)

orientar a famlia para a adoo de comportamento de desviar a ateno e no responder ao filho.

a. b. c. d.

Ndulos vocais. Muda vocal incompleta. Paralisia de prega vocal. Disfonia espasmdica ou espstica.

(D)

sugerir aos pais que norteiem o comportamento do filho por meio de ensinamentos para alterar o ritmo da respirao, antes de falar.

A relao correta (A) (B) 1-c; 2-d; 3-a; 4-b 1-c; 2-a; 3-b; 4-d

(E)) caracterizar inicialmente a evoluo da criana, incluindo os comportamentos considerados pelos pais como sendo de fala gaga.
_________________________________________________________

(C)) 1-b; 2-a; 3-d; 4-c (D) (E) 18. 1-d; 2-c; 3-a; 4-d 1-b; 2-a; 3-c; 4-d

15.

Alteraes da fluncia da fala so descritas em doenas de origem neurolgica, com manifestaes na respirao, fonao, ressonncia, articulao e prosdia, como no quadro de (A) Respirao Oral.

_________________________________________________________

Um paciente de 73 anos, apresentando cncer de laringe teve que ser submetido a uma cirurgia de resseco completa da mesma. As possibilidades de atuao fonoaudiolgica com esse paciente so: (A)) terapia com exerccios corporais, fonoarticulatrios e de treinamento de voz esofgica. (B) apenas orientao ao paciente e familiares quanto conseqncias impostas pela cirurgia. terapia com exerccios de tosse e empuxo. terapia com sons vibratrios, nasais e fricativos. exerccios respiratrios e de deglutinao. MEC-FONO-03-Tipo x

(B)

Distrbio obsessivo-compulsivo.

(C)

Distrbio do Sono.

(D)) Disartria.

(C) (D)

(E) 4

Dislexia.

(E)

13/05/03 - 14:37

19.

Considere as afirmaes.

22.

I. Os sons fricativos auxiliam na suavizao do


ataque vocal brusco e aumentam os tempos mximos de fonao.

Os chamados profissionais da voz necessitam de um trabalho fonoaudiolgico que atenda suas necessidades, considerando as questes de preveno de alteraes vocais e aperfeioamento da comunicao. Considere as afirmaes abaixo.

II. Os sons vibrantes auxiliam no aquecimento vocal e


reduzem o esforo fonatrio.

III. O som basal auxilia na diminuio da contrao do


diagrafma.

I. Alm de sentir alteraes vocais comum os operadores de telemarketing se queixarem de alteraes auditivas, em funo do uso no orientado dos head-fones.

IV. Os sons hiperagudos auxiliam no aumento da


percepo da voz. SOMENTE correto o que se afirma em (A)) I e II (B) (C) (D) (E) 20.

II. O trabalho com a expressividade, evidenciando o


quanto um mesmo texto pode evocar diferentes efeitos de sentido no ouvinte, apenas com a modificao dos aspectos supra-segmentais, deve ser abordado com todos os profissionais de voz falada.

I e III I, II e III I, II e IV II, III e IV

III. A expressividade corporal deve ser trabalhada e pode auxiliar na melhor definio da entonao, mesmo daqueles que no so vistos pelo interlocutor, como radialistas e operadores de telemarketing.

_________________________________________________________

Considere as afirmaes abaixo.

IV. Exerccios de dico, com articulao exagerada ou


auxlio de rolha, devem ser praticados por todos os chamados profissionais da voz. SOMENTE correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)) 23.

I. Alteraes de deglutio podem desencadear alteraes de voz pela modificao do posicionamento da laringe, decorrente da m posio de lngua.

II. Relao s/z inferior para o sexo feminino. III. As alteraes na voz por interferncia hormonal
ocorrem aps a menstruao, gravidez e perodo de menopausa.

II IV I e II II e IV I, II e III

IV. A freqncia de uma emisso depende do comprimento da prega vocal, assim como de sua tenso e da massa envolvida na vibrao e a intensidade depende da resistncia gltica. SOMENTE correto o que se afirma em (A) (B)) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

Os msculos elevadores da mandbula so (A) masseter e temporal.

(B)) masseteres, temporais, pterigideos mediais e laterais. (C) (D) (E) 24. orbicular, masseter e temporal. bucinador, orbicular, masseter e pterigideo. masseteres, pterigideos e elevadores.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

I e II I e IV II e III II e IV II, III e IV

21.

Considere uma paciente do sexo feminino, com 50 anos, professora de ensino fundamental, com diagnstico otorrinolaringolgico de Edema de Reinke e desvio de septo acentuado. Selecione as possveis situaes apresentadas na avaliao fonoaudiolgica.

O sistema estomatogntico composto por (A) (B) (C) (D)) (E) faringe e laringe. dentes e ossos. partes moles e duras. boca e ossos maxilares. nariz, olhos e boca.

_________________________________________________________

I. Voz grave e variao quanto intensidade vocal. II. Relato de distrbio hormonal iniciado h dois anos
e hbito de fumar h 20 anos.

25.

O fonoaudilogo atua diretamente na reabilitao da(s) seguinte(s) fase(s) da deglutio: (A)) (B) (C) (D) (E) oral. oral e faringogstrica. oral, farngea e esofgica. oral e esofgica. oral e brnquica.

III. Padro respiratrio inferior, e com coordenao


pneumofonoarticulatria.

IV. Presena de rouquido e ressonncia laringofarngea. SOMENTE correto o que se afirma em (A) (B) (C)) (D) (E)

_________________________________________________________

26.

I e III I, II e III I, II e IV II, III e IV I, II, III e IV

A fala, quando alterada por problemas que afetam as estruturas envolvidas na articulao, deve ser trabalhada em relao (A) (B)) (C) (D) (E) aquisio de linguagem. aos aspectos musculares. s trocas surdas-sonoras. aos fonemas linguo-dentais. interao me-criana. 5

MEC-FONO-03-Tipo x

13/05/03 - 14:37

27.

A terapia fonoaudiolgica para eliminar a respirao oral visa principalmente (A) (B) (C) (D) fazer o paciente limpar o nariz. trabalhar com rinite e sinusite. ajudar no desenvolvimento da maxila. fazer com que o paciente mantenha a lngua na papila.

33.

A timpanometria a medida da mobilidade do sistema timpano-ossicular, quando submetido variao de presso. A mobilidade estimada indiretamente, pela introduo de presso no meato acstico externo nas seguintes condies: Mxima presso positiva (1), presso prxima zero (2) e mxima presso negativa (3), resultando em um traado do tipo:

(E)) levar o paciente a respirar pelo nariz na ausncia de alteraes mecnicas ou funcionais.
_________________________________________________________

y ml

28.

Os fatores que influenciam favoravelmente a reabilitao da deglutio so (A)) (B) (C) (D) (E) ocluso normal e amgdalas normais. idade adequada e adenides normais. digesto adequada e ocluso normal. respirao nasal e lbios evertidos. ATM normal e fala sem alteraes.
3 -2 00 0 1 +2 00 d aP a

_________________________________________________________

Pode-se dizer que nos pontos 1, 2 e 3, respectivamente, (A) (B) no h aceitao de energia no ponto 2. a aceitao de energia acstica mnima no ponto 2 e mxima nos pontos 1 e 3.

29.

Na abordagem aurioral a participao da famlia (A) (B) (C) somente necessria quando a criana for ainda muito pequena. considerada somente quando a criana apresentar problemas de comportamento. no deve ser considerada pois o terapeuta deve assumir a responsabilidade do tratamento.

(C)) a aceitao de energia acstica mxima no ponto 2 e mnima nos pontos 1 e 3. (D) (E) a aceitao de energia mxima no ponto 1. no h variao na aceitao de energia nos trs pontos.

(D)) exerce um papel fundamental na rehabilitao da criana deficiente auditiva. (E) considerada quando os pais manifestarem o desejo de participar da terapia.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

34.

30.

A principal caracterstica da abordagem unissensorial (A) (B) o uso do eletrnico. implante coclear como dispositivo

o uso da audio e de pistas visuais para a aquisio da linguagem oral.

(C)) o uso exclusivo da via auditiva para a aquisio da linguagem oral. (D) (E) o uso exclusivo da leitura oro-facial. a terapia centrada na famlia.

_________________________________________________________

Uma senhora de 41 anos foi encaminhada pelo mdico otorrinolaringologista para avaliao audiolgica, com queixa de perda de audio progressiva em ambas as orelhas. Refere que a av materna apresenta perda auditiva, que aumentou com o avano da idade. Nega hipertenso arterial, diabetes ou outras doenas metablicas. Nega outras doenas graves. Internaes apenas para parto (dois filhos adolescentes). Nega acidentes. Quanto s queixas otolgicas: nega otalgias ou otorria; nega cirurgias otolgicas; refere diminuio de audio progressiva em ambas as orelhas h alguns anos; refere zumbido grave em ambas as orelhas; nega tonturas. Otoscopia normal. Solicita repeties e aumento do volume da TV e rdio. Nega incmodo com som muito alto. Os achados audiolgicos mais provveis incluem perda auditiva (A) neurossensorial bilateral, ndice de Reconhecimento de Fala (IRF) acima de 80% bilateralmente, timpanometria com curva rebaixada (Curva As) e ausncia de reflexos acsticos bilateralmente.

31.

As principais caractersticas eletroacsticas dos aparelhos de amplificao sonora individuais (AASI) so (A)) ganho acstico, sada mxima e resposta de freqncia. (B) (C) (D) (E) sada mxima, tonalidade e corte de picos. ganho acstico, potncia e tonalidade. tonalidade, resposta de freqncia e ganho acstico. microfone, receptor e potencimetro.

(B)) condutiva bilateral, IRF acima de 80% bilateralmente, timpanometria com curva rebaixada (Curva As) e ausncia de reflexos acsticos bilateralmente. (C) condutiva bilateral, IRF acima de 80% bilateralmente, timpanometria com curva normal (Curva A) e presena de reflexos acsticos bilateralmente. neurosensorial bilateral, IRF abaixo de 40% bilateralmente, timpanometria com curva deslocada (Curva C) e ausncia de reflexos acsticos bilateralmente. condutiva bilateral, IRF acima de 80% bilateralmente, timpanometria com curva plana (Tipo B) e presena de reflexos acsticos bilateralmente. MEC-FONO-03-Tipo x

_________________________________________________________

32.

Quando um paciente apresenta um audiograma tipo rampa ao ser testado um AASI ou prtese auditiva, solicitado molde com ventilao. (D) Neste caso a ventilao permite (A) (B) (C) (D) (E)) aumento da amplificao das freqncias mdias. reduo da amplificao de alta freqncia. aumento da amplificao de baixa freqncia. aumento da amplificao de alta freqncia. reduo da amplificao de baixa freqncia.

(E)

13/05/03 - 14:37

35.

As curvas timpanomtricas so sugestivas de diferentes condies da orelha mdia.

36.

Curva A ml

Um rapaz de 28 anos foi realizar uma audiometria de controle para ingresso no mercado de trabalho. Os resultados iniciais da audiometria tonal revelaram assimetria entre os limiares tonais dos dois lados. A condio a ser empregada para evitar a participao da melhor orelha, quando a pior orelha estiver sendo avaliada, (A)) (B) (C) (D) (E) Mascaramento auditivo. Atenuao interaural. Audio Binaural. Fuso Binaural. Separao Binaural.

-2 00

+2 0 0

d aP a

_________________________________________________________

37.
Curva B ml

Dados os seguintes achados: Paciente do sexo masculino, 6 anos. Me acha que a criana no est ouvindo bem h 6 meses, logo aps episdio de caxumba. No refere dor ou purgao de ouvido. Resultado da Audiometria: audio normal esquerda, perda neurossensorial profunda direita, ndice de Reconhecimento de Fala normal esquerda e ausente direita.

-2 00

+2 0 0

d aP a

Os provveis achados imitanciomtricos e de emisses otoacsticas por estmulos transientes (EOAT) so


Curva C ml

(A)

curva timpanomtrica plana bilateralmente, reflexos acsticos ausentes bilateralmente, EOAT presentes bilateralmente. curva timpanomtrica normal bilateralmente; reflexos acsticos presentes bilateralmente, EOAT presentes bilateralmete.

(B)

-2 00

+2 0 0

d aP a

Curva As ml

(C)) curva timpanomtrica normal bilateralmente, reflexos presentes quando os estmulos foram apresentados pela aferncia esquerda e ausentes pela aferncia direita; EOAT presentes na orelha esquerda e ausentes na orelha direita. (D) curva timpanomtrica normal a esquerda e plana direita, reflexos presentes quando os estmulos foram apresentados pela aferncia direita e ausentes pela aferncia esquerda, EOAT presentes na orelha esquerda e ausentes na orelha direita. curva timpanomtrica normal bilateralmente; reflexos presentes quando os estmulos foram apresentados pela aferncia direita e ausentes pela aferncia esquerda; EOAT ausentes bilateralmente.

-2 00

+2 0 0

d aP a

(E)

As curvas A, B, C e As so associadas, respectivamente, (A) rigidez tmpano-ossicular, perfurao da janela oval, disfuno da tuba auditiva e normalidade timpanomtrica. normalidade timpanomtrica, presena de lquido na orelha mdia, disfuno da cadeia ossicular e diminuio do espao da orelha mdia. normalidade timpanomtrica, presena de lquido na orelha mdia, disfuno da tuba auditiva e disjuno da cadeia ossicular.

_________________________________________________________

38.

Uma criana do sexo masculino, de 8 anos de idade, com queixa de desateno, de dificuldades escolares e de trocas de letras na escrita, foi encaminhada para avaliao audiolgica. Os resultados revelaram: Limiares tonais dentro dos limites da normalidade em ambos os lados, ndice de reconhecimento de fala compatvel com a curva audiomtrica, curva timpanomtrica normal bilateralmente, alterao no teste de reconhecimento de disslabos em tarefa dictica (SSW), alterao no teste de reconhecimento de fala no rudo (F/R), alterao no teste de reconhecimento de sentenas com mensagem competitiva (PSI). Tais resultados sugerem (A) (B) (C) (D)) (E) perfurao da membrana timpnica. comprometimento das clulas ciliadas internas. fixao da cadeia ossicular. alterao do processamento auditivo. sndrome vestibular perifrica. 7

(B)

(C)

(D)) normalidade timpanomtrica, presena de lquido na orelha mdia, disfuno da tuba auditiva e rigidez tmpano-ossicular. (E) disfuno da tuba auditiva, presena de tumor glmico, normalidade timpanomtrica e rigidez tmpano-ossicular.

MEC-FONO-03-Tipo x

13/05/03 - 14:37

39.

A audiometria tonal realizada por via area com estmulos apresentados por fones auriculares e, se necessrio, complementada por via ssea com estmulos apresentados por vibrador. A combinao entre as duas medidas permite a determinao da configurao audiomtrica, representada abaixo pelos audiogramas (limiares da orelha direita) A1, A2, A3 e A4.
A ud iog ram a A 1 dB 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 1 00 11 0 1 20 A ud iog ram a A 3 dB 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 1 00 11 0 1 20 0 ,25 0 ,50 1 2 3 4 6 8 kH z dB 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 1 00 11 0 1 20 0 ,25 0 ,50 0 ,25 0 ,50 1 2 3 4 6 8 kH z dB 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 1 00 11 0 1 20 A ud iog ram a A 4 1 2 3 4 6 8 kH z 0 ,25 0 ,50 A ud iog ram a A 2 1 2 3 4 6 8 kH z

Os audiogramas acima A1, A2, A3 e A4, representam, respectivamente, configurao audiomtrica (A) (B) (C) (D) Neurossensorial, Condutiva, Normal e Mista. Neurossensorial, Condutiva, Mista e Normal. Normal, Mista, Neurossensorial e Condutiva. Normal, Neurossensorial; Mista e Condutiva.

(E)) Normal, Condutiva, Neurossensorial e Mista.

40.

Os 250 funcionrios de uma empresa metalrgica foram submetidos avaliao audiolgica. Ao fazer o levantamento dos resultados, a equipe de Fonoaudiologia responsvel pela avaliao constatou

(A)

baixa ocorrncia de limiares em nvel de intensidade abaixo de 30 dBNA nas freqncias de 250, 500 e 1.000 Hz.

(B)) alta ocorrncia de limiares em nvel de intensidade elevado nas freqncias acima de 3.000 Hz. (C) (D) (E) 8 alta ocorrncia de alteraes timpanomtricas. baixa ocorrncia de queixa de zumbido. alta ocorrncia de resultados audiomtricos compatveis com perda neurossensorial profunda. MEC-FONO-03 Tipo x

13/05/03 - 14:37

2 PARTE

Questo 1 Ao passar em concurso pblico de vagas para fonoaudilogos na Secretaria Municipal de Educao, a nova equipe defrontou-se com a demanda da regio de 6 escolas de Educao Infantil, com cerca de 40 crianas em cada escola. Face ao encontrado, descreva e justifique duas aes fonoaudiolgicas voltadas ao desenvolvimento de comunicao dessas crianas. (10 pontos)

Questo 2 Uma criana com 8 meses de idade foi submetida avaliao audiolgica aos 7 meses, em outra instituio, sendo diagnosticada a deficincia auditiva neurossensorial severa bilateral, decorrente de rubola materna. Na observao clnica do beb, sem prtese auditiva ou aparelho de amplificao sonora individual, constatou-se que apresentava balbucio constante e respostas de ateno para o nome, principalmente quando o estmulo era apresentado do lado direito. Os pais estavam bastante preocupados com o possvel diagnstico de surdez, pois nunca tinham pensado nesse assunto antes e no tinham qualquer informao sobre o que significa ter um filho com esse problema. Segundo a me, a criana est apresentando reaes para o barulho da porta, quando o pai chega em casa, s vezes cessa a atividade quando os pais a chamam. a. Qual seria sua conduta se voc atendesse esta criana na Clnica-Escola de seu Curso? b. Justifique sua posio fundamentando-a teoricamente. (4 pontos) (6 pontos)

MEC-FONO-03-Tipo x

13/05/03 - 14:37

Questo 3 Voc e seu professor esto elaborando um projeto de pesquisa com base nos pronturios de sua clnica-escola, buscando estudar os aspectos de fala das crianas atendidas no ano de 2002. Elabore um resumo dessa pesquisa contendo: Introduo com Justificativa, Objetivos e Metodologia (participantes, material e procedimentos). (10 pontos)

Questo 4 Considere um paciente do sexo masculino, com 8 anos de idade. Em entrevista, os pais referem-se a voz rouca h dois anos, com uso vocal em intensidade aumentada, tanto na escola, onde lder em atividades esportivas, como em casa. Tambm observam presena de pigarro, fadiga vocal e piora na qualidade da voz ao final do dia. Ao exame otorrinolaringolgico foi constatada presena de ndulos vocais bilaterais, com fenda triangular mdio-posterior e quadro alrgico controlado. Por ocasio da avaliao fonoaudiolgica, dentre outros aspectos, foram observados: qualidade vocal rouca-soprosa, quebra freqente de sonoridade, tempos de fonao reduzidos e respirao oral. Com relao a conduta teraputica fonoaudiolgica, quais aspectos seriam trabalhados? (10 pontos)

10

MEC-FONO-03-Tipo x

13/05/03 - 14:39

IMPRESSES SOBRE A PROVA As questes abaixo visam a levantar sua opinio sobre a qualidade e a adequao da prova que voc acabou de realizar e tambm sobre o seu desempenho na prova. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio e razo que explica o seu desempenho nos espaos prprios (parte inferior) da Folha de Respostas. Agradecemos sua colaborao.

46. As questes da prova apresentam enunciados claros e objetivos? (A) (B) (C) (D) (E) 47. Sim, todas apresentam. Sim, a maioria apresenta. Sim, mas apenas cerca de metade apresenta. No, poucas apresentam. No, nenhuma apresenta.

41.

Qual o ano de concluso deste seu curso de graduao? (A) (B) (C) (D) (E) 2003. 2002. 2001. 2000. Outro.

_________________________________________________________

Como voc considera as informaes fornecidas em cada questo para a sua resoluo? (A) (B) (C) Sempre excessivas. Sempre suficientes. Suficientes na maioria das vezes. Suficientes somente em alguns casos. Sempre insuficientes.

_________________________________________________________

42.

Qual o grau de dificuldade desta prova? (A) (B) (C) (D) (E) Muito fcil. Fcil. Mdio. Difcil. Muito Difcil.

(D) (E) 48.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

43.

Quanto extenso, como voc considera a prova? (A) (B) (C) (D) (E) Muito longa. Longa. Adequada. Curta. Muito curta.

Com que tipo de problema voc se deparou mais freqentemente ao responder a esta prova? (A) (B) (C) (D) Desconhecimento do contedo. Forma de abordagem do contedo diferente daquela a que estou habituado. Falta de motivao para fazer a prova. Espao insuficiente para responder s questes. No tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova.

_________________________________________________________

44.

Para voc, como foi o tempo destinado resoluo da prova? (A) (B) (C) (D) (E) Excessivo. Pouco mais que suficiente. Suficiente. Quase suficiente. Insuficiente.

(E)

_________________________________________________________

49.

Como voc explicaria o seu desempenho nas questes objetivas da prova? (A) (B) (C) (D) (E) No estudei durante o curso a maioria desses contedos. Estudei somente alguns desses contedos durante o curso, mas no os aprendi bem. Estudei a maioria desses contedos h muito tempo e j os esqueci. Estudei muitos desses contedos durante o curso, mas nem todos aprendi bem. Estudei e conheo bem todos esses contedos.

_________________________________________________________

45.

A que horas voc concluiu a prova? (A) (B) (C) (D) (E) Antes das 14h30min. Aproximadamente s 14h30min. Entre 14h30min e 15h30min. Entre 15h30min e 16h30min. Entre 16h30min e 17h.

__________________________________________________________________________________________________________________

Como voc explicaria o seu desempenho em cada questo discursiva da prova?


Nmeros das questes da prova Nmeros dos campos correspondentes na FOLHA DE RESPOSTAS O contedo ... (A) (B) (C) (D) (E) no foi ensinado; nunca o estudei. no foi ensinado; mas o estudei por conta prpria. foi ensinado de forma inadequada ou superficial. foi ensinado h muito tempo e no me lembro mais. foi ensinado com profundidade adequada e suficiente.
Q1 50 Q2 51 Q3 52 Q4 53

MEC-FONO-IP

11

Das könnte Ihnen auch gefallen