Sie sind auf Seite 1von 13

USO DE GEOPROCESSAMENTO EM INSPEES TCNICAS NAS FERROVIAS CONCEDIDAS

Aurlio Ferreira Braga Especialista da Agncia Nacional de Transportes Terrestres, Especialista em Regulao de Transportes Terrestre UFRJ, M.Sc. em Engenharia de Transportes COPPE/UFRJ Endereo: R. Orenoco, 120/604. Anchieta, Belo Horizonte, MG. CEP: 30.310-060 Tel.: +55 31 3287-7055 aureliofb@gmail.com Alexandre Barra Vieira D.Sc. em Engenharia de Transportes COPPE/UFRJ, M.Sc. em Engenharia de Transportes EESC/USP Tel.: +55 61 8151-1246 alexandrebarra@gmail.com Elaine Verdi Coutinho e Souza Especialista da Agncia Nacional de Transportes Terrestres, Especialista em Regulao de Transportes Terrestre UFRJ, Endereo: R. Vicente Cunha 20 Boa Vista, BH/MG, CEP: 31.070-320 Tel.: +55 31 3485-6393 elaineverdi@gmail.com Erivelton Pires Guedes Especialista da Agncia Nacional de Aviao Civil, D.Sc. em Engenharia de Transportes COPPE/UFRJ Endereo: R. Conde de Lages 22/1206 Centro, Rio de Janeiro RJ. CEP: 20.2041-080 Tel.: +55 21 2510-9353 eriveltonguedes@gmail.com

USO DE GEOPROCESSAMENTO EM INSPEES TCNICAS NAS FERROVIAS CONCEDIDAS

Resumo: Vrias so as atribuies das agncias reguladoras, sendo que uma das principais acompanhar a utilizao, conservao e atualizao tecnolgica das empresas concessionrias, permissionrias e autorizatrias. Isso se d com o objetivo de garantir a segurana dos usurios, a modicidade das tarifas e a conservao do patrimnio pblico. No caso das agncias destinadas a regular infra-estruturas de grande porte, com difcil acesso e que cobrem grandes extenses, como por exemplo as agncias federais: ANTT (rodovias, ferrovias, etc), ANEEL (linhas de transmisso), ANTAQ (hidrovias) e ANA (bacias hidrogrficas), as ferramentas tecnolgicas como fotografias e mapas so usados intensamente. Tanto o acesso quanto o posterior tratamento dos dados coletados em campo trabalhoso e minucioso. A posterior recuperao e confrontao histrica so muito complexas e s vezes inviveis. Diante dessa realidade e atravs da experincia adquirida no exerccio da regulao na funo de Especialista em Regulao dos Transportes Terrestres, esse artigo vem apresentar uma metodologia que incorpora duas novas ferramentas s j utilizadas: (i) o equipamento de posicionamento global conhecido como receptor GPS (Global Positioning System); (ii) e os sistemas capazes de manipular e interagir com mapas e coordenadas geogrficas, conhecidos como Sistemas de Informao Geogrfica (SIG).

Introduo
Este artigo prope a compatibilizao espao-temporal entre as fotografias obtidas em campo, e as observaes armazenadas em forma de texto, tabelas e formulrios, alm da prpria interpretao das imagens. Inicialmente sero tratadas as inspees dinmicas que tm por objetivo a avaliao das condies de conservao, das atividades das equipes de manuteno e do andamento de obras de manuteno. A metodologia que ser apresentada foi aplicada, em carter experimental, em paralelo com as inspees tcnicas realizadas pela Agncia Nacional de Transportes Terrestre (ANTT).

Objetivo
O objetivo do presente trabalho o de mostrar as potencialidades da utilizao das fotografias digitais, aliada aos equipamentos de localizao geogrfica, conhecidos pela sigla GPS, e aos Sistemas de Informao Geogrfica (GIS) para o armazenamento e recuperao histrico-geogrfica das inspees das instalaes pblicas sob responsabilidade de empresas Concessionrias.

Metodologia
Conforme mencionado na Introduo, este artigo apresenta um conjunto de processos e procedimentos que permitem a sincronizao entre as imagens capturadas em campo, atravs de fotografias digitais, as coordenadas geogrficas relacionadas ao momento em que essas imagens foram armazenadas e as cartas com a localizao das instalaes inspecionadas. Para isso, sero apresentados alguns conceitos bsicos do Sistema de

Posicionamento Global (GPS), de Sistemas de Informao Geogrfica (SIG) e da fotografia digital.

Sistema de Posicionamento Global (GPS)


Apesar de ter sido desenvolvido para fins militares, o lanamento de receptores GPS no mercado tem revelado o enorme potencial deste sistema para utilizao civil e, dessa forma, novas aplicaes surgem a cada dia. O GPS uma avanada ferramenta de navegao e posicionamento baseado numa rede de satlites artificiais, capaz de fornecer, de forma contnua, rpida e precisa, a posio, velocidade e hora para qualquer ponto sobre ou prximo da superfcie terrestre (Rocha 2002). importante ressaltar que os sinais dos satlites so transmitidos continuamente, mas estes somente so captados a partir do manuseio dos receptores GPS, atravs de suas antenas, que processam os dados, determinando posio, velocidade e horrio do ponto. Dentre as principais vantagens do GPS em relao a outros sistemas de navegao disponveis, destacam-se a economia, versatilidade, a cobertura global e a disponibilidade contnua e independente das condies atmosfricas. Outra grande vantagem do GPS sua capacidade de integrao com outros sistemas. Segantine (1998) destaca que o uso deste sistema aliado a mapas digitais ou a um GIS e a um sistema de comunicao produz um sistema de controle de grande potencialidade.

Sistema de Informao Geogrfica (SIG)


Um SIG um sistema que permite a associao do posicionamento geogrfico com informaes de diversas fontes, possibilitando assim o cruzamento e a integrao de dados e uma consulta aos mesmos de forma rpida e completa. O GPS, neste sentido, apresenta-se como ferramenta eficaz para aquisio destes dados e gerao de uma base georeferenciada para estes sistemas (Nassi, 2000). Somando-se capacidade inigualvel de aquisio de informao das imagens, temos um sistema capaz de dar suporte para o acompanhamento das concesses que abrangem reas extensas.

Fotografia Digital
H poucos anos atrs, o ato de fotografar era composto por uma grande quantidade de equipamentos, produtos qumicos e especialistas em revelao e cpia. Alm da prpria tcnica da fotografia. Era necessrio sensibilizar uma pelcula recoberta por materiais foto-sensveis, que reagem exposio da luz. Essa reao precisava ser estabilizada atravs de um processo conhecido como revelao. A pelcula revelada continha a imagem que ainda precisava ser transferida para um papel especial (processo de cpia). Tantas etapas entre o clique da cmera e o resultado final foram radicalmente modificadas com a evoluo da eletrnica e o advento das cmeras digitais (Marmion, 2007). Atualmente, basta ter uma mquina digital, um computador e uma impressora para atingir resultados muito bons. Isso no significa que seja uma substituio perfeita. Em muitos aspectos as cmeras tradicionais so superiores s digitais, mais isso apenas para usurios mais avanados. Para o caso de registro simples de ocorrncias, elas atendem plenamente.

Sincronizao
Para viabilizar o processo de sincronizao necessrio que o receptor GPS esteja com o relgio sincronizado com a cmera fotogrfica digital, preferencialmente com preciso de segundos. Este simples procedimento possibilita a compatibilizao espao-temporal entre as fotografias e os locais fotografados, atravs das coordenadas geogrficas coletadas pelo equipamento GPS. interessante configurar a cmera para adicionar a data e hora na prpria imagem, pois isso permite a imediata identificao da seqncia cronolgica pelo analista dos dados. Com os levantamentos em campo finalizados, alguns cuidados devem ser tomados enquanto no existem sistemas informatizados especializados. O principal de no utilizar programas especficos para tirar os arquivos da memria da mquina para o disco rgido do computador. O procedimento mais eficaz copiar utilizando um gerenciador de arquivos. Esse cuidado preserva a data e hora em que a imagem foi armazenada pela cmera, enquanto o outro procedimento (sem o gerenciador de

arquivos), pode alter-la para o momento da transferncia para o computador, prejudicando os processos seguintes. O fluxograma a seguir ilustra as etapas de retirada e preparao dos dados dos equipamentos.

Figura 1 - Etapas de preparao dos levantamentos de campo Onde: GPSTM - programa livre GPS Track Maker SGDB - Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (neste caso o Microsoft Access2003) Nos prximos pargrafos as principais etapas do processo sero explicadas de forma sucinta. A qualidade das fotos contidas na cmera funo das especificaes tcnicas do equipamento, acessrios e experincia do fiscal. No caso dos testes que permitiram escrever esse artigo, foi utilizada uma cmera com resoluo mxima de imagem de 4.1 mega pixels, e memria de 256 mega bytes. Na condio de mxima qualidade esse equipamento permite armazenar aproximadamente 170 fotografias.

Em termos de ajustes, utilizou-se o modo automtico que permitiu uma qualidade satisfatria de imagem, tanto em relao ao foco, quanto em termos de brilho e contraste, cruciais para fotografias tiradas em movimento. Observou-se que a qualidade das imagens capturadas pela cmera reduziu-se drasticamente em condies de pouca luminosidade. Entretanto, ainda foi possvel registrar ocorrncias importantes. A partir das fotos armazenadas na memria da cmera digital, fez-se a transferncia dos arquivos para o computador. Esse procedimento normalmente feito atravs do cabo USB, e do gerenciador de arquivos do sistema operacional disponvel, neste caso o Explorer do Microsoft Windows XP. Como a quantidade de fotos pode facilmente ultrapassar a 300 durante uma inspeo de 5 dias, o que dificultaria sua identificao e referncia, optou-se por desenvolver uma macro em VBA (Visual Basic for Applications) para o Microsoft Excel que automaticamente l os nomes dos arquivos, a data e a hora de captura de imagem, que seguem o padro do equipamento, e preenche uma planilha eletrnica. Em seguida as fotos so analisadas uma a uma e as caractersticas observadas so preenchidas na planilha, junto com as observaes feitas em campo. Por fim, uma outra macro, no mesmo arquivo de planilha, modifica o nome dos arquivos das fotos para que contenham os ndices utilizados no relatrio e as observaes relativas foto. Essa planilha incorporada ao banco de dados Microsoft Access 2003. Seguindo a figura 1, porm pela seqncia do GPS, o que temos um arquivo geogrfico importado pelo programa GPS TrackMaker, a partir do equipamento modelo Etrex da marca Garmin. A figura abaixo ilustra o resultado sem nenhum tratamento. Como o programa no se destina a fazer anlises espaciais, ele simplesmente baixa os dados e converte num arquivo texto que ser manipulado pelo banco de dados.

Figura 2 - Resultado grfico das coordenas coletadas pelo GPS no GPS TM No SGDB os dados so classificados em coordenadas de pontos notveis tais como pontes e intersees, e coordenadas que definem o trecho percorrido. No banco de dados, as coordenadas que contm data e hora, permitem por simples ordenamento, identificar entre quais coordenadas do trecho a foto se refere. Dependendo da quantidade de pontos que o equipamento est registrando, essa j uma boa aproximao, entretanto optou-se pela interpolao da distncia percorrida desde a origem para localizar a foto com maior preciso. Para isso foi utilizado um sistema de informao geogrfica, o programa TransCAD da Caliper Corporation. A partir desses resultados, foram confeccionados mapas temticos que possibilitaram uma srie de anlises com a definio de possveis ndices que permitiriam um melhor acompanhamento temporalmente. tanto entre instalaes equivalentes, quanto das mesmas

Resultados Obtidos
A aplicao dessas ferramentas e procedimentos permite obter um dado espaotemporal, que significa ter um registro fotogrfico localizado geograficamente e definido historicamente atravs da data e hora da gravao. A fotografia por essncia imparcial. Essa caracterstica muito importante para comprovar laudos feitos em campo por especialistas e fiscais, e ainda permitem uma reavaliao em escritrio em caso de discordncia ou ainda reavivar a memria do inspetor que em alguns momentos pode confundir um trecho com outro em funo da similaridade de situaes que encontra ao longo do bem pblico fiscalizado. Por estar posicionado geograficamente, torna-se muito mais fcil a localizao em campo dos pontos de interesse para um determinado processo ou acompanhamento, independentemente de pontos de referncia e/ou das informaes fornecidas pelo prprio concessionrio, muitas vezes o nico detentor dessa informao. Pelo fato de estarem armazenadas em um banco de dados as imagens, as observaes, datas e horas, etc, a capacidade de recuperao e publicidade dos dados potencializada, tanto internamente quanto para as partes interessadas. Dados no confidenciais podem inclusive ser mais facilmente disponibilizados comunidade cientfica e sociedade de modo geral. O processo permite agregar ao levantamento da instalao pblica o cadastramento das fotografias e o banco de dados indicando a data, hora e observaes. A figura a seguir ilustra o resultado prtico desse processo, para o caso de uma infra-estrutura de transporte ferrovirio e suas estaes de embarque e desembarque de passageiros. Podemos observar na figura 3, em relao figura 2, o quanto importante a correta manipulao dos dados para obter um resultado de fcil interpretao, tanto pelos tomadores de deciso, quanto pela equipe tcnica.

Figura 3 - Fotografia e banco de dados integrados atravs do SIG A partir desse tratamento possvel definir uma srie de variveis que podem ser utilizadas como indicadores do gerenciamento dos contratos de concesso, tais como a conservao, risco de acidentes, defeitos e melhorias. Alm disso, permite a interao com outros rgos ligados ao meio-ambiente e com as prefeituras e estados que acolhem essas instalaes ou tm interesse no bem pblico em questo. Para o caso especfico de ferrovias foram concebidos os seguintes indicadores: Para a todo o trecho: Quantidade de Defeitos / quilmetro Quantidade de Defeitos de Infra-estrutura / quilmetro Quantidade de Defeitos de Super-Estrutura / quilmetro Atravs de anlise espacial foram concebidas os seguintes estudos: Determinao do trecho crtico Determinao do trecho crtico para Infra-estrutua Determinao do trecho crtico para a Super-estrutura

Esse conjunto mnimo de indicadores se mostram poderosas ferramentas de acompanhamento da evoluo e da explorao da infra-estrutura, pois permitem a comparao objetiva e simples entre trechos ferrovirios pertencente a uma mesma concesso ou entre concesses diferentes, considerando o momento em que foram observadas.

Concluses e Recomendaes
A primeira contribuio deste artigo est em apresentar uma abordagem preliminar de tecnologias que no so novas, mas devido ao barateamento e simplificao da sua utilizao passaram a estar ao alcance de qualquer um que se disponha a adquirir um equipamento de localizao e baixar (fazer o dowload) na internet de programas de livre distribuio para manipular esses dados. Alm disso, uma aplicao em campo em condies reais uma excelente oportunidade de identificar pontos fortes e fracos dessa nova proposta. A seduo da panacia tende a atingir aos gerentes e tomadores de deciso, que muitas vezes se entregam aos projetos que so desenvolvidos por consultorias que dominam a tcnica e a tecnologia, mas no o ambiente de aplicao. Trata-se portanto de outra contribuio, agregando experincia equipe que se props a vencer dificuldades e a encontrar solues para aplicar em campo e no escritrio. Os procedimentos e anlises aqui apresentados permitem avaliar a qualidade dos levantamentos feitos em campo pelas equipes de inspeo, permitindo a uniformizao do conhecimento. Os indicadores poderiam ser inclusive incorporados aos contratos de concesso como parmetros de controle e monitorao, alm dos tradicionais indicadores de produo e reduo de acidentes, no caso de concesses ferrovirias. O potencial das ferramentas muito grande, mas se no for associado aos procedimentos e processos de inspeo, incorporando-se cultura da organizao, sua plena utilizao ser lenta e de resultados singelos. Assim, consideramos que algumas recomendaes podem auxiliar no objetivo de acrescentar essas ferramentas ao processo de inspeo:

1. Padronizao dos procedimentos de inspeo 2. Necessidade de se criar um sistema integrando: Anotaes - Fotografia GPS - SIG Essas duas recomendaes possibilitariam a padronizao dos processos no s de coleta de dados e como tambm de tratamento dos mesmos, que viabilizaria a fiscalizao por tcnicos com menor experincia (como os recm-concursados), j que a realidade atual das agncias de evaso dos quadros de servidores pblicos mais experientes, seja para as prprias concessionrias, seja para outros rgos do governo, provocando portanto uma forada renovao dos quadros por meio de concursos pblicos regulares. Finalmente, esperamos que os procedimentos propostos neste artigo possam gerar outros desdobramentos, tais como melhoria contnua do processo de fiscalizao de bens pblicos concedidos e/ou arrendados, aumentando provavelmente a produtividade e a qualidade do servio pblico outorgado iniciativa privada. Alm disso, os procedimentos e as ferramentas apresentadas podem ser facilmente utilizadas por outras agncias reguladoras alm da ANTT, e em fiscalizaes de outros bens pblicos alm de ferrovias, cabendo obviamente pequenos ajustes realidade de cada agncia.

Referncias Bibliogrficas.
Marmion, Jorge. Fotografia Digital, 2007 (www.sampaonline.com.br) NASSI, C. D. . Sistema de Gesto do Transporte Pblico via Web. In: VI Congresso de Informtica Pblica, 2000, So Paulo. VI Congresso de Informtica Pblica, 2000. v. 1. p. 181-196. ROCHA, C. H. B. . Geoprocessamento: tecnologia transdisciplinar. 2a. ed. Juiz de Fora: Sermograph - Artes Grficas e Editora LTDA, 2002. v. 01. 220 p. SEGANTINE, Paulo Cesar Lima. GPS :Sistema de Posicionamento Global. So Carlos: Universidade de So Paulo, 1998, 181p.

V CONGRESSO BRASILEIRO DE REGULAO

Regulao e Desenvolvimento
Ficha de Inscrio de Trabalho Tcnico* Tema: Transportes Ttulo: USO DE GEOPROCESSAMENTO EM INSPEES TCNICAS NAS FERROVIAS CONCEDIDAS Nome completo dos autores: Aurlio Ferreira Braga Elaine Verdi Coutinho e Souza Alexandre Barra Vieira Erivelton Pires Guedes Autor que se prope a apresentar o trabalho oralmente: Nome: Aurlio Ferreira Braga Profisso: Especialista em Regulao de Transportes Terrestres Instituio: Agncia Nacional de Transportes Terrestres ANTT Endereo : Av. Cristvo Colombo, 485 14 andar, Bairro: Funcionrios, Belo Horizonte, MG. CEP: 30.140-140. Telefone / FAX : 31 3287-7055 E-mail: aureliofb@gmail.com Palavras-chave: Regulao, Transportes, Geoprocessamento, Fotografia Digital, SIG

Das könnte Ihnen auch gefallen