Sie sind auf Seite 1von 12

Poltica e secularizao na Carta de Paulo aos Romanos

Ramon Mapa da Silva


Mestrando em Teoria do Direito pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais (PUC-MG), Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Presidente Antnio Carlos, Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto, Professor do Curso de Direito da Universidade Presidente Antnio Carlos de Itabirito Minas Gerais e do Curso de Direito da Faculdade Dinmica de Ponte Nova Minas Gerais

RESUMEM: Este estudio tiene como objetivo examinar la epstola de Pablo a los romanos como una declaracin poltica en el categoras establecidas por Carl Schmitt y Jacob Taubes. Palabras Clave: epstola, poltica, romanos. ABSTRACT: The present paper has the aim to analyze the Epistle from Paul to the Romans like a political declaration in the categories established by Carl Schmitt and Jacob Taubes. Keywords: epistle, politics, romans.

Introduo

O presente trabalho pretende analisar a Carta de Paulo aos Romanos como uma declarao poltica. Para isso recorreremos s categorias polticas definidas pelo jurista alemo Carl Schmitt, anlise do pensamento de Paulo enquanto um exemplo de teologia poltica, realizada por Jacob Taubes, e s investigaes sobre o cristianismo histrico.

Queremos propor, tambm, uma leitura da Carta aos Romanos como um dos documentos com os quais Paulo empreende uma secularizao do cristianismo, pensado como a doutrina de Cristo, transformando-o no cristianismo histrico que chegou aos dias de hoje. Tal secularizao se d pela modificao, por Paulo, de dois conceitos fundantes da religio crist, o de f e o de lei.

Defendemos que a relao com esses conceitos, como j dissemos, modificada a partir de Paulo, instrumento fundamental para a forma poltica que o apstolo de Tarso inaugura.

Declarao Segundo Carl Schmitt, a distino fundamental dentro da poltica aquela que estabelece quem amigo e quem inimigo. Em seu livro de 1932, O Conceito do Poltico, Schmitt diz que o poltico possui suas prprias categorias que expressam a si mesmas de uma forma especfica.1 Essas categorias so autnomas, pois independem de quaisquer outras para existir. Assim como a oposio entre amigo e inimigo no mbito poltico, existem oposies das mais variadas em mbitos distintos. Moralmente a separao entre bom e mau. Esteticamente a distino entre belo e feio. Mas tais categorias no afetam diretamente a distino poltica fundamental. De fato, ter algum como inimigo no significa que esse algum seja moralmente condenvel ou esteticamente desagradvel.2 Basta que o mesmo seja algum essencialmente estranho e diferente, de forma que um conflito contra ele seja possvel. Em sentido inverso, mas na mesma separao, amigo aquele prximo, semelhante, que no s partilha interesses como tambm facilita a sua consecuo, partilha da mesma forma de vida e da mesma tradio. De forma extrema, o conflito com o inimigo uma declarao poltica, pois estabelece ali quem quem no universo das separaes vistas como o fundamento do poltico.

na guerra, ou ao menos em sua possibilidade real que a separao entre amigo e inimigo se mostra em sua realidade existencial. Sem a possibilidade do confronto real a distino poltica se enfraquece em sentimentos privados e amlgamas econmicos e morais. A Carta de Paulo aos Romanos uma

(...) the political has its own criteria which express themselves in a characteristic way. SCHMITT, Carl, The Concept of the Political. Chicago: The University of Chicago Press, 2006. 2 Idem.

declarao poltica no sentido em que estabelece uma distino entre amigo e inimigo.

Tal distino s pode ser compreendida se contextualizarmos a Carta no momento histrico em que ela surge, entre os anos de 57 e 58 depois de Cristo. s vrias congregaes judaicas existentes somaram-se vrias congregaes de cristos judeus em dispora. Ao mesmo tempo outras tantas congregaes de cristos gentios, vistos com desdm pelos cristos judeus, se formavam e se fortaleciam. Paulo capitaneava uma srie de congregaes gentias, e era desprezado pelos cristos judeus de Jerusalm, para quem ele, Paulo, era o diabo em pessoa.3:
Para as congregaes Judaico-Crists na dispora, o grupo Paulino, as congregaes Paulinas, eram o diabo em pessoa! Para os Cristos judeus, no para os Judeus. Para os Judeus ele era um trouble-maker. Ele perturbou a paz das congregaes e a paz na cidade. Perturbou o equilbrio precrio dos Judeus que eram capazes de driblar o culto ao 4 imperador sem serem acusados de revoluo.

De fato, Paulo era considerado um problema pelos Judeus. A esse tempo gozava o judasmo o status de religio licita, sendo permitido aos judeus manterem suas tradies e rituais e, mais importante para uma religio monotesta, no precisavam prestar o culto ao imperador. A postura de Paulo ameaava essa situao, mantida pelos Judeus, sobretudo, pela passividade, uma vez que o mesmo ainda era visto como um Judeu por muitos, e que temiam que as aes e discursos de Paulo pudessem ser entendidas pelo imprio como aes e discursos de todo o povo judeu, o que poderia levar revogao do status de religio licita.

3 4

TAUBES, Jacob, Die Politische Theologie des Paulus. Mnchen: Wilhelm Fink Verlag, 2003, p.29. Fr die judenchristlichen Gemeinden der Diaspora waren die Paulus-Grupe, die PaulusGemeiden, der leibhatfige Teufel! Fr die Judenchristen, nicht fr die Juden. (Fr die Juden war er ein trouble-maker. Er hat den Frieden der Gemeiden un der Frienden in der Stadt gestrt. Er hat die prekre Balance von Juden gestrt, die den Kaiserkult umgehen konnten, ohne daB ihnen dadurch Revolution nachgesagt wurde. TAUBES, Jacob, Die Politische Theologie des Paulus. Mnchen: Wilhelm Fink Verlag, 2003, p.29.

O temor no era de todo infundado, uma vez que o prprio Paulo no via seu cristianismo como uma negao de seu judasmo, ser cristo no era ser no judeu para Paulo, pelo contrrio, a vinda de Cristo era, em sua concepo, a realizao dos sinais e profecias da Torah. Paulo foi um dos primeiros cristos, a, nos dizeres de Nietzsche, tentar tirar o Antigo Testamento dos judeus, com a justificativa que s continha doutrinas crists e que no devia pertencer seno aos cristos, o verdadeiro povo de Israel (...)5. Mas Paulo faz isso acreditando na realizao das profecias do Antigo Testamento pela vinda de Cristo, o Messias. Cristo no vem negar a lei, mas, enfim, realiz-la. Por isso Paulo no refere a si mesmo como um judeu convertido ao cristianismo, mas como um algum chamado para o apostolado, vocacionado, como diz expressamente a saudao da Epstola que analisamos:
Paulo, sevo de Jesus Cristo, chamado para apstolo, separado para o evangelho de Deus.

A questo da vocao faz toda diferena, pois o problema da declarao poltica que Paulo pretende que tenha fora perpassa pelo problema de sua legitimidade em realiz-la. Tal legitimidade se alcanaria mais fcil se os cristos judeus o vissem no como algum que abandonou o judasmo por meio de uma converso, mas por algum escolhido por Deus para servir a lei. E dessa forma que Paulo se v, como convocado, chamado por Deus desde o tero, como em Galtas, 1:15:
Mas quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha me me separou, e me chamou pela sua graa, revelar seu filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, no consultei nem a carne e nem o sangue.

A to famosa converso de Damasco no , em verdade, converso, mas chamado, vocao. Paulo atendendo escolha realizada por Deus. Escolha essa expressa nos mesmos termos que Jeremias 1:5: Antes de criar-te no ventre, Eu te escolhi. Antes de nascerdes, Eu te consagrei. Eu te nomeei profeta para as naes. Paulo no deixa de ser um judeu porque vai pregar o cristianismo para
5

NIETZSCHE, Friedrich, Aurora. So Paulo: Escala, 2007, p.68.

no judeus, para gentios. Ele se v como o judeu que vai at os gentios pregar as sagradas escrituras realizadas na vinda de Cristo. E assim como Paulo v a si mesmo chamado para ser um apstolo e isso algo que deve sempre ser lembrado, ou pode-se perder o que essencial dos Judeus para os Gentios.6

A concepo que Paulo possua de si mesmo, ou seja, a de um Judeu vocacionado para pregar o evangelho junto aos Gentios explica, ao mesmo tempo, sua devoo lei e seu questionamento. Paulo defende e exorta o cumprimento das leis, mas elege algo maior, que ao mesmo tempo condio e exonerao para o cumprimento das leis: a f. Condio no sentido em que somente o ato realizado sob o signo de uma f sincera no Criador e na entrega de seu filho Jesus Cristo torna o ato vlido dentro da lei, e exonerao, pois a f verdadeira libera da realizao de alguns atos e rituais.

A f e a lei

Paulo trata do problema da circunciso nos termos do cumprimento da lei e da vivncia da f. Ao mesmo tempo em que diz que a circunciso boa chama ateno para o fato de que boa somente se se guardar a lei:
Porque a circunciso , na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu s transgressor da lei, a sua circunciso se torna em incircunciso. (ROM:2:25)

A declarao poltica de Paulo comea a tomar fora nesse momento, em que o guardar a lei se torna uma forma de definir quem ou no judeu, ou melhor, quem ou no parte do povo de Deus. Aqui Paulo exonera da obrigao da circunciso, do cumprimento da lei da circunciso, pelo agir de acordo com a lei maior, que a da f:
Se, pois a incircunciso guardar os preceitos da lei, porventura a incircunciso no ser reputada como circunciso? E a incircunciso que por natureza o , se cumpre a lei, no te julgar porventura a ti, que pela
6

Und so sieht sich Paulus berufen als Apostel, das muB man immer dazu sagen, sonst entgeht einem das Wesentliche): von den Juden zu den Heiden. TAUBES, Jacob, Die Politische Theologie des Paulus. Mnchen: Wilhelm Fink Verlag, 2003, p.24.

letra e circunciso s transgressor da lei? Porque no judeu o que o exteriormente, nem circunciso a que exteriormente na carne. Mas judeu o que o no interior, e circunciso a que do corao, no esprito, no na letra; cujo louvor no provm dos homens, mas de Deus. (ROM:2:26-29)

Vemos aqui o verdadeiro problema que Paulo coloca: o que ser judeu? O poltico depende, como vimos, da definio de amigo e inimigo, e o que Paulo comea a fazer aqui justamente essa distino. Para Paulo, judeu simplesmente quem guarda a lei pela f, de forma que as congregaes gentias que ele capitaneava eram to partes do povo escolhido quanto os judeus ou os cristos judeus de Jerusalm. Paulo quer definir aqui quem o povo de Deus, em termos schmittianos, colocar claramente quem amigo. O povo de Deus, que , em ltima instncia, o povo de Paulo aquele unido pela f na redeno trazida por Cristo Jesus.
Isto , a justia de Deus pela f em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crem; porque no h diferena. Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graa, pela redeno que h em Cristo Jesus. (ROM: 3:22-24)

A vinda de Cristo representa o caminho para a igualdade de todos, primeiro pela derrocada de todos os valores antes existentes, pelo questionar da prpria lei, e depois pela abertura do reconhecimento da lei na f. Se antes pertencia ao povo aquele que guardava a lei, com o Cristo todo aquele que vive a f no sacrifcio de Deus parte de Seu povo.

A f ento no substitui a lei, ela a complementa e lhe confere real significado. Paulo age como o soberano que Schmitt trata em sua Teologia Poltica, suspendendo a ordem constituda e declarando uma nova ordem, baseada na f, e que tem por objetivo ltimo realizar plenamente a primeira ordem, a ordem originria, a lei das sagradas escrituras. O caso em que Paulo institui a nova ordem, a da f como caminho para o Cristo Jesus e a definio do povo de Deus um caso limtrofe, um caso de exceo, que caracteriza o agir de Paulo como um ato soberano. A deciso soberana no pode, segundo Schmitt,

ser extrada totalmente do contedo de uma norma7. Paulo decide sobre a formao do povo de Deus sem recorrer a uma lei especfica para isso, ele decide sobre a definio do Povo de Deus e de sua relao com a f em Cristo. A deciso poltica, a deciso sobre amigo e inimigo uma deciso soberana, que no se relaciona com uma norma pr-dada, antes suspende a incidncia de uma ordem constituda, ou seja, uma deciso realizada em estado de exceo.

A deciso de Paulo , portanto, deciso poltica, que define o Povo de Deus, como aquele que vive pela f no Cristo redivivo. A escolha de uma base ideolgica para se definir o amigo na poltica estratgia clara e comum. Ao mesmo tempo tal ato define a dimenso do inimigo. Toda aquele que no vive pela f, que a persegue, ou que vive pela letra (lei) sem a verdadeira f o inimigo.

Tal estratgia poltica foi utilizada por Lnin para definir quem eram os inimigos da Revoluo. Todo aquele que no partilhasse da inimizade absoluta pelo capitalismo ocidental era tambm inimigo. Por isso, para Lnin, a guerra tradicional, com suas regras e limites, parecia mais um jogo (Igra) que uma verdadeira guerra (Woina) uma vez que essa ltima, mais do que em meros interesses, era baseada na inimizade irrestrita, pblica e declarada.
A guerra da inimizade absoluta no conhece cerceamento. A execuo conseqente de uma inimizade absoluta confere-lhe seu sentido e sua justia. Assim, a questo to somente: existe um inimigo absoluto e quem ele in concreto? Para Lnin, a resposta no era em momento algum duvidosa e sua superioridade sobre todos os outros socialistas e marxistas residia em que ele aplicava na prtica a inimizade absoluta. Seu inimigo absoluto concreto era o inimigo de classe, o burgus, o capitalista ocidental e sua ordem social em todo pas em que esta dominava. O conhecimento do inimigo era o segredo da imensa fora 8 ofensiva de Lnin.

Para Paulo o inimigo era tambm absoluto e concreto: os rebeldes que esto na Judia. Seus inimigos eram os cristos judeus que o desprezavam por se dar com os gentios e que impediam a unidade do Povo de Deus na f. O final da
7 8

SCHMITT, Carl, Teologia Poltica. Belo Horizonte: Del Rey, 2006, p. 7. SCHMITT, Carl, O conceito do Poltico/Teoria do Partisan. Belo Horizonte: Del Rey, 2009, p.201.

epstola uma declarao de guerra contra essa postura, muito forte na congregao de Roma e que impedia o trato direto de Paulo com os fiis da capital do mundo:
E rogo-vos, irmos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Esprito, que combatais comigo nas vossas oraes por mim a Deus. Para que seja livre dos rebeldes que esto na Judia, e que esta minha administrao, que em Jerusalm fao, seja bem aceita pelos santos; (ROM:15:30-31)

A inimizade chega a tal ponto, que a coleta do dzimo, que Paulo pretendia levar a Roma, tem que ser anunciada e sua aceitao rogada pelo apstolo. Isso porque aceitar o dinheiro de Paulo era aceitar dinheiro dos Gentios. Para os cristos judeus em Roma aceitar dinheiro dos Gentios era aceitar o fruto de um ministrio impuro e herege, representado, em ltima instncia, pelo trouble-maker Paulo. Nas palavras de Taubes:
Minha questo : se algum traz congregao em Jerusalm, que apia em oraes, uma substancial soma de dinheiro, o que impede de se aceitar esse dinheiro? Desculpem-me por colocar a questo em termos to mundanos. O que est acontecendo aqui? Por que o dinheiro no deveria ser aceito? (...) Minha resposta fundamental, mas simples. Essa uma transao impura. (...) Este ainda o caso at os dias de hoje: Se o dinheiro veio de um lugar 9 errado, ele considerado impuro.

Aceitar esse dinheiro seria, alm de receber a coleta de fontes impuras, conspurcando toda a congregao, tambm legitimar as aes de Paulo e de suas congregaes gentias, por isso a insegurana do apstolo sobre a aceitao de sua coleta. Os inimigos de Paulo esto ento dentro das congregaes que ele quer unificar, e justamente por isso a definio de amigo que ele estabelece afasta esses rebeldes, que vivem pela letra e no pela f. Paulo avisa que ir para
9

Meine Frage lautet: Wenn man der Gemeinde in Jerusalem, die im Gebet verharrt, eine tchtige Summe Geld bringt, was soll sie hinder, das Geld anzunehmen? Verzeihen Sie, wenn ich so irdisch ber die Sache denke. Was kann das los sein? Warum soll das Geld nicht angenommen warden? () Meine Antwort ist eine sehr fundamentale, aber einfache. Das ist ein vergiftetes Geschft.() Das gilt noch bis heute: wenn Geld aus falscher Quelle kam, so war das vergiftet. TAUBES, Jacob, Die Politische Theologie des Paulus. Mnchen: Wilhelm Fink Verlag, 2003, p. 29-30.

Roma, pede a unio e o apoio de todos para quem ora na f em Cristo, mas no considera a todos como amigos. Em suma, sabe que est indo para a guerra.

Secularizao

Se a real possibilidade da guerra a fundamental para a definio de amigo e inimigo, como coloca Schmitt, a guerra contra os rebeldes da Judia, as congregaes crits-judaicas de Roma que o desprezavam que leva Paulo a definir quem so seus amigos. Todo aquele que se ope unificao do Povo de Deus pela f em Cristo inimigo, inclusive aqueles que desprezam os gentios e os incircuncisos. Mas o artifcio mais engenhoso de Paulo para aumentar suas fileiras uma interpretao mais alargada dos mandamentos do amor. Se antes o amor a Deus deve ter primazia sobre o amor ao prximo, agora, em Paulo, o amor ao prximo que deve reinar.

Colocado como o principal mandamento ele que deve pautar o portar pela f e pela lei. Derrida veria no amor ao prximo, inclusive, uma superao da dicotomia amigo x inimigo, uma vez que a distino precisa de inimigo, sua delimitao em contornos claros e bem estabelecidos o transforma em algum familiar e conhecido, ou seja, prximo. E devo amar o prximo, ainda que o mesmo seja um mau prximo.10

Essa questo se torna mais evidente quando o projeto de Paulo visto como uma inverso das ideias originais de Cristo. De fato, Jesus complementa a lei judaica, mas atravs de sua inverso, de sua condenao e de seu abandono. A lei mundana, parte do mundo dos homens, da exterioridade. Jesus condena essa exterioridade, em verdade, sua transvalorao de valores antigos s possui sentido se considerada como uma defesa absoluta da f e da interioridade contra o mundo da lei e da exterioridade. O mundo para Jesus no passa de ,
10

Sobre essa noo em Derrida ver REINHARD, Kenneth, Toward a Political Theology of Neighbor in SLAVOJ, Zizek, SANTNER, Eric. L., REINHARD, Kenneth, The neighbor: three inquires in political theology. Chicago: The University of Chicago Press, 2005.

insdia, contra o qual ele apresenta sua morte e ressurreio, que no ressurreio no mundo fsico, mas no mundo da conscincia.

Em Paulo a vinda do Cristo Jesus representa um complemento da lei judaica, mas no por sua inverso e sim pela sua realizao, no sentido que Jesus o messias, aquele que vem para cumprir a lei. Como j dito, a lei uma outra dimenso da f, somente pela f se cumpre a lei, na doutrina de Paulo. Em Jesus a dimenso da lei s existe como coisa mundana e, portanto, no pertencente ao seu reino, que no desse mundo. Paulo une os dois reinos, o da conscincia na f, e o do agir, na lei. Para Paulo Jesus a lei realizada, a profecia que se cumpriu:
Paulo rene o que Cristo dividira: Deus e o mundo, interioridade e exterioridade, f e lei. Paulo seculariza o cristianismo. Faz dele uma fora histrica. Uma fora criadora de histria. E f-lo com uma conscincia extrema, lucidssima. Tal a sua grandeza: ele, o judeu convertido, transps toda a cultura judaica para a nova religio, e fundou assim o cristianismo histrico, o cristianismo que conhecemos, e em que vivemos, nos movemos e somos. Cristo afirmava que no viera abolir a lei mas complet-la (Mt., 5, 17-20) Que este complemento foi uma subverso evidente para quem leia a sequncia dos versculos. Jesus completa no sentido que anuncia a outra metade do universo humano, a mais importante, a nica do ponto de vista da religio importante, o lado divino do humano, a f, a metade celeste que outra e alm, absolutamente outra e absolutamente alm, da terrena. Paulo, pelo contrrio, v a lei como complemento-realizao da f. O (Ro, 1, 17) mas da f, j com Abrao, nasce a Lei. E 11 antes da f em Cristo, a Lei foi o pedagogo do Judeu (Gal, 3, 24).

A unio das duas realidades, dos dois mundos, que realiza a secularizao que gera o cristianismo histrico acaba se tornando o grande artifcio poltico de Paulo, uma vez que atravs da unio da lei e da f ele estabelece que todo aquele que no vive a mesma f que ele professa descumpre a lei. Se a f a realizao da lei, no basta agir como mandam as sagradas escrituras, preciso cultivar a crena no Cristo Salvador. Dessa forma, mesmo os judeus no seriam mais o Povo de Deus, uma vez que no basta mais somente cumprir a lei, mas viver a f.

11

VITIELLO, Vincenzo, Deserto, ethos, abandono: contribuio para uma topologia do religioso. In DERRIDA, Jacques, VATTIMO, Gianni et al., A Religio. Lisboa: Relgio Dgua, 1997, p. 191-192.

Concluso

A Carta de Paulo aos Romanos pode ser lida como uma declarao poltica, uma vez que lida com as categorias polticas fundamentais, segundo Carl Schmitt, quais sejam, a de amigo e de inimigo. O apstolo de Tarso estabelece uma nova relao entre lei e f, determinando que o Povo de Deus aquele que vive no guardar a lei e no persistir na f em Cristo como o Messias que veio realizar as sagradas escrituras. Tal delimitao, poltica em sua essncia, se sustenta com mais fora ao se apoiar no processo de secularizao iniciado por Paulo e que agiu em duas frentes, a primeira, uma reinterpretao dos mandamentos do amor, trazendo premncia para o amor ao prximo, a segunda, a unio dos dois mundos que Cristo havia separado: o da lei, mundano, e o da f, divino, numa relao em que a lei s tem sentido e valor se guardada nos ditames da f.

A ao poltica de Paulo, que confere ao cristianismo uma dimenso secular responsvel pela ao da religio crist como uma das foras conformadoras do mundo ocidental. Durante sculos a viso teolgica de Paulo foi a base das doutrinas sobre o direito natural e a relao da lei dos homens com um poder transcendente. Da mesma forma, o repensar hoje os escritos de Paulo, possibilita novos entendimentos sobre nossa relao com o outro, o de fora, o estranho, e com o prximo, o amigo, o hspede, e, dialeticamente, possibilita um entendimento mais profundo de nossa posio no mundo enquanto agentes de uma realidade poltica e intersubjetiva.

Referncias Bibliogrficas
DERRIDA, Jacques, VATTIMO, Gianni et al., A Religio. Lisboa: Relgio Dgua, 1997. NIETZSCHE, Friedrich, Aurora. So Paulo: Escala, 2007. SCHMITT, Carl, O conceito do Poltico/Teoria do Partisan. Belo Horizonte: Del Rey, 2009

SCHMITT, Carl, The Concept of the Political. Chicago: The University of Chicago Press, 2006. SCHMITT, Carl, Teologia Poltica. Belo Horizonte: Del Rey, 2006. SLAVOJ, Zizek, SANTNER, Eric. L., REINHARD, Kenneth, The neighbor: three inquires in political theology. Chicago: The University of Chicago Press, 2005 TAUBES, Jacob, Die Politische Theologie des Paulus. Mnchen: Wilhelm Fink Verlag, 2003 .

Das könnte Ihnen auch gefallen