Sie sind auf Seite 1von 15

ATIVIDADE

1 Unidade Letiva

NOME: _________________________________________________________________________TURMA: 9 A 1 DISCIPLINA: Desenho Geomtrico PROFESSOR(A): Jean Ricardo DATA: _______/_______/_________

Lugar geomtrico Uma figura geomtrica recebe o nome de lugar geomtrico, quando os pontos que formam essa figura obedecem a uma propriedade em comum. Para construir os lugares geomtricos, sero usados conceitos simples utilizados nos anos anteriores de desenho geomtrico. Conceitos como mediatriz, bissetriz, traar circunferncia, entre outros. LG 1 O conceito utilizado na construo do LG 1 a circunferncia. Essa figura geomtrica considerada um lugar geomtrico, pois todos os pontos que formam a circunferncia tem sempre a mesma distncia ate o centro da mesma (raio).

LG 2 Os conceitos utilizados na construo do LG 2 so as retas paralelas. Essa figura considerada um lugar geomtrico, pois todos os pontos que formam as retas paralelas conservam sempre a mesma distncia entre elas.

Como construir o LG

2:

Roteiro: 1. Escolher dois pontos quaisquer o ponto C e o ponto F. 2. Com a ponta seca do compasso posicionada no ponto C e com uma abertura qualquer marco os pontos A e B. 3. Com a ponta seca do compasso posicionada no ponto F e com uma abertura qualquer marco os pontos E e G. 4. Traar a mediatriz do segmento AB achando reta z. 5. Traar a mediatriz do segmento EG achando reta x. 6. Vou medir com o compasso na rgua distncia d . Posicionar a ponta seca em C achando os pontos M e I. 7. Vou medir com o compasso na rgua distncia d . Posicionar a ponta seca em F achando os pontos J e H. 8. Ligar os pontos H e I achando reta p. Ligar os pontos M e J achando reta p. ATENO: a distncia d uma generalizao, uma representao de distncias no geral. LG 3 O conceito utilizado na construo do LG 3 a mediatriz. Essa figura considerada um lugar geomtrico, pois todos os pontos que formam a mediatriz so eqidistantes (tm a mesma distncia) de outros dois pontos.

Como construir LG 3: Roteiro: 1. Com a rgua ligar os pontos A e B. 2. Traar a mediatriz do segmento AB. LG 4 O conceito utilizado na construo do LG 4 a bissetriz. Essa figura geomtrica considerada um lugar geomtrico, pois todos os pontos que formam a bissetriz so eqidistantes dos segmentos que formam o ngulo.

Como traar LG

4:

Roteiro: 1. Com uma abertura qualquer no compasso traar uma circunferncia de centro no ponto O. O ponto O o ponto onde as retas r e s se cruzam. 2. Marcar os pontos A, B, C e D. Eles so os pontos onde as retas r e s se cruzam com a circunferncia. 3. Achar a bissetriz do ngulo formado pelos pontos A, O e B. 4. Achar a bissetriz do ngulo formado pelos pontos B, O e C. 5. Achar a bissetriz do ngulo formado pelos pontos C, O e D. 6. Achar a bissetriz do ngulo formado pelos pontos D, O e A. 7. Ligar os pontos e achar as retas t e v. LG 4a O conceito utilizado na construo do LG 4a novamente o da mediatriz. Pois nessa figura geomtrica quero achar todos os pontos que so eqidistantes das r e s, sendo que r e s so paralelas, na verdade estou procurando reta p, eqidistante de r e s. Essa reta p considerada um lugar geomtrico, pois todos os pontos que formam a reta p so eqidistantes das retas r e s. ATENO: No confundir LG 4a com LG 3, a nica coisas que eles tm em comum que para construir os dois vou usar o conceito de mediatriz. Mas os dois so diferentes. No LG 3 dada uma reta quero achar todos os pontos que distam d da reta. No LG 4a so dadas duas retas paralelas e quero achar todos os pontos eqidistantes das retas .

Como traar LG

4a:

Roteiro: 1. Dados a reta r e s. Escolho um ponto A qualquer na reta r. 2. Com uma abertura qualquer posiciono a ponta seca do compasso em A e marco outros dois pontos B e C. 3. Tiro a mediatriz do segmento BC achando reta m. 4. Marcar o ponto D no cruzamento da reta m com a reta s. 5. Tirar a mediatriz do segmento AD achando reta p. ATENO A partir de agora os exerccios a seguir vo envolver os conceitos dos LGs. A resoluo de cada exerccio alm da construo deve acompanhar o roteiro. Para que eu possa acompanhar a maneira como voc pensou e para que voc treine a sua capacidade de colocar no papel a suas idias. O roteiro nada mais que uma receita. Sugesto a cada passo que voc der para resolver o exerccio, a cada construo, a cada ponto marcado anote num rascunho o que voc fez e depois que terminar de resolver o exerccio passe seu roteiro a limpo. Bons estudos !!!!!!!!!!!!

1) (0,1) Dados os pontos B e C, construa um tringulo ABC, de modo que o ponto A diste 5 cm de B e diste 6 cm do ponto C.

2) (0,1) Dados as retas r e s paralelas e o ponto A, obtenha um ponto que eqidiste de r e s e ainda diste 3,5 cm do ponto A.

3) (0,1) Dados o ponto A e a reta r, obtenha todos os pontos que diste 3,0 cm do ponto A e 3,0 cm da reta r.

4) (0,1) Ache todos os pontos que distam 5,0 cm do ponto B.

5) Ache todos os pontos que distam 3 cm da reta t.

6) (0,1) Dados reta p e os pontos A e B, construa uma circunferncia que passe pelo ponto A e tangencie a reta p no ponto B.

7) (0,1) Dados as retas r e s concorrentes, obtenha todos os pontos que so eqidistantes das retas r e s.

8) (0,1) Dados as retas r e s concorrentes e a linha j, obtenha todos os pontos que so eqidistantes das retas r e s e ainda pertena a j.

9) (0,1) Considere as retas r e s paralelas. Trace uma reta p eqidistante de r e s. Escreva um roteiro do que voc fez

10) (0,1) Dados as retas r e s concorrentes e o ponto A, obtenha um ponto que eqidiste de r e s e ainda diste 2 cm do ponto A.

11) (0,1) Ache todos os pontos da reta r que sejam eqidistantes dos pontos C e D.

12) (0,1) Obtenha todos os pontos que distem 2,5 cm do ponto A e 2,0 cm da reta t :

13)

(0,1) Ache todos os pontos que sejam eqidistantes do ponto A e B.

14) (0,1) Obtenha todos os pontos que distem 2 cm do ponto A e 3cm do ponto B.

15) (0,1) Dados os pontos A e B e a linha h ache todos os pontos eqidistantes de A e B e que pertena linha h.

16)

(0,1) O que o LG

3 e o LG

4a tm em comum?

17)

(0,1) Qual a diferena entre LG

3 e LG

4a ?

18)

(0,1) O que lugar geomtrico?

19)

(0,1) Qual a diferena entre LG

4 e LG

4a ?

20) (0,1) Identifique qual LG ou quais LGs voc utilizou em cada exerccio e complete a tabela: Exerccio
Um Dois Trs Quatro Cinco Seis Sete Oito Nove Dez Onze Doze Treze Quatorze Quinze

LG

ATENO: Cada exerccio tem um espao para que se possa escrever roteiro, caso o espao seja insuficiente, esta autorizado que os roteiros sejam escritos em folhas a parte desde que seja ou folha de almao. E esta folha deve ter o seu nome, cada um dos roteiros bem identificados e esta folha deve ser grampeada juntamente com a AT. No sero aceitos folha de fichrio e folha de caderno.

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Das könnte Ihnen auch gefallen