Sie sind auf Seite 1von 20

Eventos

FAP ? O QUE ISTO ?

Para entender um pouco desta histria, precisamos apresentar trs personagens muito importantes:

Proprietrio de empresa

Trabalhador

Governo

Eventos

FAP ? O QUE ISTO ?


J sei ! FAP quer dizer: Forma Assaltar Proprietrio No ! FAP quer dizer: Fator Acidentrio de Preveno

Ih ! Vai sobrar pra mim !!!

FAP ? PRA QUE SERVE ?


Eventos
To querendo mexer no meu bolso !
O FAP uma alterao na frmula de clculo do RAT Riscos Ambientais do Trabalho, contribuio fixada s alquotas que variam de 1 a 3%, conforme o grau de risco apresentado pelas empresas de acordo com seu ramo de atividade, incidindo tal percentual sobre o valor da folha de pagamento.

Ser que vem demisso por a ?!?!

FAP ? PRA QUE SERVE ?


Eventos
Pelo FAP, os percentuais do RAT podero ser reduzidos pela metade ou ento aumentados em 100%, conforme o histrico de cada empresa na rea de segurana e sade do trabalhador. Vale notar que esse acrscimo tambm poder ser aplicado aos setores que sonegarem informaes sobre afastamentos e acidentes sofridos por seus empregados No to entendendo nada que eles to falando ???

E esse tal de Nexo Epidemiolgico ?

FAP ? PRA QUE SERVE ?


Eventos
O INSS utilizar o critrio epidemiolgico para fixar o percentual de reduo ou acrscimo do RAT. Pelo critrio epidemiolgico, denominado de NTEP Nexo Tcnico Epidemiolgico, o que ser levado em conta sero os benefcios de auxlio doena registrados no INSS, sendo tais benefcios cruzados com o Cdigo Nacional de Atividade Econmica CNAE, de cada empresa

Aposto que irei pagar mais, com meu CNAE 8012-9/00 Atividade de Transporte de valores !

Eu acho que o Patro t certo !!!!

FAP ? COMO FUNCIONA ?


Eventos
Depende!. Se o cruzamento de tais informaes demonstrarem que o ndice de determinada doena, comum ou ocupacional, de uma determinada atividade superior da populao em geral, ser aplicado o aumento no percentual do RAT. Quando tal ndice diminuir, ser aplicada uma reduo neste percentual.

Quer dizer que o objetivo do Governo Federal com esta nova medida forar as empresas a investirem na segurana e na sade dos trabalhadores !

Opa!, eles esto falando de mim!

FAP ? COMO FUNCIONA ?


Eventos
Sim, e se a sua empresa adotar medidas efetivas para a melhoria da qualidade de vida dos seus empregados, estar tambm diminuindo o custo de sua folha de pagamento.

E como eu fao isto?

Bem que poderia ter uma ginstica com aquela professora ajeitada!!!

FAP ? COMO FAZER ?


Eventos
A empresa precisa comprovar a realizao de investimentos em recursos materiais, humanos e tecnolgicos em melhoria na segurana do trabalho.

Rec. Materiais = equipamentos ergonomicamente corretos Rec. Humanos = ginstica laboral, diagnstico de ergonomia

FAP ? COMO FAZER ?


Eventos
Para satisfazer suas necessidades com a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, sugiro contratar uma empresa especializada em ginstica laboral e ergonomia.

Com este investimento terei retorno em diminuio de afastamentos mdicos; diminuio de doenas ocupacionais e outros benefcios ?

FAP ? E RETORNO DO INVESTIMENTO ? Eventos


Com certeza!. Desta forma todos ganham: Sua empresa reduzir custos com o Governo e folha de pagamento e ter o retorno do investimento em curto prazo; O trabalhador ter melhor qualidade de vida e acabar por produzir mais e melhor

Vou comear agora mesmo a busca por uma empresa sria de ginstica laboral e ergonomia, pois a cobrana do FAP comea em janeiro 2011 !!!

No fim das contas, acabei sendo o maior beneficiado com esse FAP !

10

FAP ? NO BALANO DA CARRUAGEM ? Eventos


INVESTIMENTO: GINASTICA LABORAL ERGONOMIA EQUIPAMENTOS RETORNO: QUALIDADE DE VIDA < AFASTAMENTOS >PRODUO < INDICE RAT = FAP ECONOMIA FOLHA PAGTO RECONHECIMENTO SOCIAL < DOENAS OCUPACIONAIS MELHOR INTEGRAO >SATISFAO COLABORADORES RETORNO FINANCEIRO GARANTIDO
11

O Governo Federal com esta nova Medida visa forar as empresas a investirem na segurana e na sade dos trabalhadores!

Eventos
Entrou em vigor no dia 1/09/10 o FAP Fator Acidentrio de Preveno, previsto originalmente para entrar em vigor j em setembro de 2008, mas que havia sido prorrogado pelo Decreto n 6.577, de 25 de setembro de 2008. O FAP uma alterao na frmula de clculo do RAT Riscos Ambientais do Trabalho, contribuio fixada s alquotas que variam de 1 a 3%, conforme o grau de risco apresentado pelas empresas de acordo com seu ramo de atividade, incidindo tal percentual sobre o valor da folha de pagamento. Pelo FAP, os percentuais do RAT podero ser reduzidos pela metade ou ento aumentados em 100%, conforme o histrico de cada empresa na rea de segurana e sade do trabalhador. Vale notar que esse acrscimo tambm poder ser aplicado aos setores que sonegarem informaes sobre afastamentos e acidentes sofridos por seus empregados. O INSS utilizar o critrio epidemiolgico para fixar o percentual de reduo ou acrscimo do RAT. Pelo critrio epidemiolgico, denominado de NTEP Nexo Tcnico Epidemiolgico, o que ser levado em conta sero os benefcios de auxlio doena registrados no INSS, sendo tais benefcios cruzados com o Cdigo Nacional de Atividade Econmica CNAE, de cada empresa. Se o cruzamento de tais informaes demonstrarem que o ndice de determinada doena, comum ou ocupacional, de uma determinada atividade superior da populao em geral, ser aplicado o aumento no percentual do RAT. Quando tal ndice diminuir, ser aplicada uma reduo neste percentual. O objetivo maior do Governo Federal com esta nova medida forar as empresas a investirem na segurana e na sade dos trabalhadores, diminuindo o custo da folha de pagamento das que adotem medidas que efetivamente melhorem a qualidade de vida dos seus empregados.

12

Portaria Interministerial 451 de 23/09/2010

Eventos
Art. 3o Nos termos da Resoluo no 1.316, de 31 de maio de 2010, as empresas que estiverem impedidas de receber FAP inferior a 1,0000 por apresentarem casos de morte ou de invalidez permanente podero afastar esse impedimento se comprovarem ter realizado investimentos em recursos materiais, humanos e tecnolgicos em melhoria na segurana do trabalho, com o acompanhamento dos sindicatos dos trabalhadores e dos empregadores. 1o A comprovao de que trata o caput ser feita mediante formulrio eletrnico "Demonstrativo de Investimentos em Recursos Materiais, Humanos e Tecnolgicos em Melhoria na Segurana do Trabalho", devidamente preenchido e homologado. 2o O formulrio eletrnico ser disponibilizado no stio do MPS e da RFB e dever ser preenchido e transmitido no perodo de 1 de outubro de 2010 at 1 de novembro de 2010 e conter informaes inerentes ao perodo considerado para a formao da base de clculo do FAP anual.

13

Portaria Interministerial 451 de 23/09/2010

Eventos
3o No formulrio eletrnico de que trata o 1o constaro campos que permitiro informar, mediante sntese descritiva, sobre: I - a constituio e o funcionamento de Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA ou a comprovao de designao de trabalhador, conforme previsto na Norma Regulamentadora - NR 5, do Ministrio do Trabalho e Emprego; II - as caractersticas quantitativas e qualitativas da capacitao e treinamento dos empregados; III - a composio de Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SESMT, conforme disposto na Norma Regulamentadora - NR 4, do Ministrio do Trabalho e Emprego; IV - a anlise das informaes contidas no Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA e Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO realizados no perodo que compe a base de clculo do FAP processado; V - o investimento em Equipamento de Proteo Coletiva - EPC, Equipamento de Proteo Individual - EPI e melhoria ambiental.

14

Eventos

NR - 4

Estabelece a obrigatoriedade das empresas pblicas e privadas, que possuam empregados regidos pela CLT, de organizarem e manterem em funcionamento, Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho SESMT, com a finalidade de promover a sade e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. A fundamentao legal, ordinria e especfica, que d embasamento jurdico existncia desta NR, o artigo 162 da CLT.

NR - 5
Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA: Estabelece a obrigatoriedade das empresas pblicas e privadas organizarem e manterem em funcionamento, por estabelecimento, uma comisso constituda exclusivamente por empregados com o objetivo de prevenir infortnios laborais, atravs da apresentao de sugestes e recomendaes ao empregador para que melhore as condies de trabalho, eliminando as possveis causas de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais. A fundamentao legal, ordinria e especfica, que d embasamento jurdico existncia desta NR, so os artigos 163 a 165 da CLT.

15

FAP - Fator Acidentrio de Preveno

Eventos
Art. 22 LEI 8212 De 1991 Tarifao coletiva LEI 10.666 08/05/2003

A proteo acidentria determinada pela Constituio Federal CF como a ao integrada de Seguridade Social dos Ministrios da Previdncia Social - MPS, Trabalho e Emprego - MTE e Sade - MS. Essa proteo deriva do art. 1 da Constituio Federal que estabelece como um dos princpios do Estado de Direito o valor social do trabalho. O valor social do trabalho estabelecido sobre pilares estruturados em garantias sociais tais como o direito sade, segurana, previdncia social e ao trabalho. O direito social ao trabalho seguro e a obrigao do empregador pelo custeio do seguro de acidente do trabalho tambm esto inscritas no art. 7 da CF/1988.
Decreto 6.042 12/02/2007 16 Decreto 6.577 25/09/2008

FAP - Fator Acidentrio de Preveno

Eventos
A fonte de custeio para a cobertura de eventos advindos dos riscos ambientais do trabalho - acidentes e doenas do trabalho, assim como as aposentadorias especiais - baseia-se na tarifao coletiva das empresas, segundo o enquadramento das atividades preponderantes estabelecido conforme a SubClasse da Classificao Nacional de Atividades Econmicas - CNAE. A tarifao coletiva est prevista no art. 22 da Lei 8.212/1991 que estabelece as taxas de 1, 2 e 3% calculados sobre o total das remuneraes pagas aos segurados empregados e trabalhadores avulsos. Esses percentuais podero ser reduzidos ou majorados, de acordo com o art. 10 da Lei 10.666/2003. Isto representa a possibilidade de estabelecer a tarifao individual das empresas, flexibilizando o valor das alquotas: reduzindo-as pela metade ou elevando-as ao dobro.
Resoluo CNPS 1.308 e 1.309, De 27/05/2009 e 24/06/2009 17 Decreto 6.957 09/09/2009

FAP - Fator Acidentrio de Preveno

Eventos
A flexibilizao das alquotas aplicadas para o financiamento dos benefcios pagos pela Previdncia Social decorrentes dos riscos ambientais do trabalho foi materializada mediante a aplicao da metodologia do Fator Acidentrio de Preveno. A metodologia foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdncia Social - CNPS, (instncia quadripartite que conta com a representao de trabalhadores, empregadores, associaes de aposentados e pensionistas e do Governo), mediante anlise e avaliao da proposta metodolgica e publicao das Resolues CNPS N 1308 e 1309, ambas de 2009. A metodologia aprovada busca bonificar aqueles empregadores que tenham feito um trabalho intenso nas melhorias ambientais em seus postos de trabalho e apresentado no ltimo perodo menores ndices de acidentalidade e, ao mesmo tempo, aumentar a cobrana daquelas empresas que tenham apresentado ndices de acidentalidade superiores mdia de seu setor econmico.
Portaria Interministerial 254 e 329 De 24/09/2009 e 10/12/2009 18

FAP - Fator Acidentrio de Preveno

Eventos
A implementao da metodologia do FAP servir para ampliar a cultura da preveno dos acidentes e doenas do trabalho, auxiliar a estruturao do Plano Nacional de Segurana e Sade do Trabalhador - PNSST que vem sendo estruturado mediante a conduo do MPS, MTE e MS, fortalecendo as polticas pblicas neste campo, reforar o dilogo social entre empregadores e trabalhadores, tudo afim de avanarmos cada vez mais rumo s melhorias ambientais no trabalho e maior qualidade de vida para todos os trabalhadores no Brasil.
Ato Declaratrio Executivo SRFB N 3 de 18/01/2010 Resoluo CNPS N1.316 de 31/05/2010 Decreto 7.126 de 03/03/2010

Portaria Interministerial 451 de 23/09/2010

19

Eventos

"O que mata um jardim no o abandono. O que mata um jardim esse olhar de quem por ele passa indiferente. [Mrio Quintana]
20

Das könnte Ihnen auch gefallen