Sie sind auf Seite 1von 14

A Videira e Seus Frutos

Uma vez que as uvas eram cultura de subsistncia na Palestina, no causa surpresa que o Senhor usasse a videira como um smbolo de seu povo, Israel (veja Salmo 80:8-16; Jeremias 5:10; 6:9; Ezequiel 15:1-8; 19:10-14). As imagens da videira simbolizavam o fracasso de Israel em cumprir as expectativas do Senhor (Osias 10:1-2). Suas uvas eram selvagens e sem valor, apesar do cuidado do Senhor com sua vinha (Isaas 5:1 -7; veja tambm Jeremias 2:21). Israel fracassou. Mas Jesus a verdadeira videira, cumprindo o chamado e o destino de Israel (Joo 15:1, outras referncias em Joo so aqui citadas por captulo e versculo somente). Temos que ser ramos da videira e como tal temos diversas responsabilidades importantes (veja Joo 15:1 -17).

Produzir Fruto
O qu? A produo de fruto a principal responsabilidade da videira. Jesus exortou os ramos a produzirem muito fruto (15:8), a deixar esse fruto permanecer (15:16) e advertiu que os ramos inf rutferos seriam arrancados (15:2). Que fruto espera-se que o ramo cristo produza? Primeiramente, justia. Esta era a qualidade de uva que o Senhor esperava de sua vinha em Isaas 5 (veja Romanos 6:22; Hebreus 12:11; Filipenses 1:11; Efsios 5:9; e Glatas 5:22-23). O fruto inclui tambm boas obras (Colossenses 1:10), partilhar as posses com os irmos necessitados (Romanos 15:28), louvar a Deus (Hebreus 13:15) e ganhar almas (Provrbios 11:30; Joo 4:36; Romanos 1:13). Qualquer que seja o fruto, ele tem qu e ser produzido (15:2), em grande quantidade (15:8), e continuamente (15:16). Conseqncias. Quando Jesus encontrou a nao judia cheia de folhas mas com pouco fruto (figos), ele amaldioou -a e ela secou como aconteceu com a figueira (Marcos 11:12-20). Quando Jesus nos encontrar cheios de exibio e curtos de realizao, ns tambm seremos amaldioados e queimados (15:2,6). Esta passagem refuta a doutrina da impossibilidade de apostasia desde que ela indica claramente que aqueles ramos que no produzem frut o ou que no permanecem na videira sero destrudos. Por outro lado, aqueles ramos que produzem fruto: Glorificam seu Pai (15:8) que a meta final da vida crist (1 Corntios 6:20; 10:31; Efsios 1:12, 14; 3:21; Filipenses 1:11). Provam ser discpulos de Jesus (15:8). O discipulado no uma condio esttica, imutvel, mas um crescente modo de vida. Tornamo -nos discpulos de Jesus mais e mais conforme reproduzimos seu carter justo em nossa vida. Cumprem o mandado de Deus, o verdadeiro propsito pel o qual ele os escolheu (15:16). Recebem tudo o que pedem em nome de Jesus (15:16). Como? Dois elementos permitem a mxima produo de fruto. "Todo ramo que, estando em mim, no der fruto, ele o corta; e todo o que d fruto limpa, para que produza mais fr uto ainda" (15:2). Para que mais uvas cresam, o Senhor poda os ramos, removendo os rebentos inteis e tudo o que poderia desviar a fora vital da produo. A poda dolorosa, mas necessria porque muitas coisas sugam nossa fora e nos impedem de dedicarmo -nos produtividade. Precisamos de uma boa capina e poda. A outra coisa exigida para produo de fruto permanecer na videira (15:4). Sem a ligao vital com

a videira, o prprio ramo murcha e morre. Isto leva segunda responsabilidade principal desta passagem.

Permanecer em Jesus
O qu? Permanecer em Jesus essencial para viver e frutificar. "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vs. Como no pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se no permanecer na videira, assim, nem vs o podeis dar, se no permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vs, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse d muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (15:4-5). Para produzir fruto precisamos manter uma ligao ininterrupta, uma relao ativa e constante com Jesus . Conseqncias. Aqueles ramos que permanecem em Cristo produzem muito fruto (15:5), mas aqueles que no permanecem so colhidos e lanados no fogo (15:6). A verdade que "sem mim nada podeis fazer" (15:5). Separado de Jesus, no posso fazer nada para mel horar minha alma nem minha relao com Deus. Muitos tentam andar ss, pensando que sua bondade e discernimento produziro fruto sem se apoiar no Senhor. Mas somente atravs de Jesus somos capazes de cumprir a justia e a verdade que o Senhor espera que produzamos. Como? Jesus permanece em ns atravs de suas palavras: "Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vs..." (15:7). Alguns buscam divorciar Jesus do que ele diz e procuram uma relao com ele sem prestar cuidadosa ateno palavr a dele. Eles dependem de sentimentos, emoes e experincias. Mas, de fato, Jesus mora em ns somente at o ponto em que sua palavra e seus ensinamentos permanecem em ns. Precisamos lembrar-nos constantemente do que Jesus disse e meditar nisso de modo que ele possa viver poderosamente em ns. O outro modo pelo qual Jesus permanece em ns ao guardarmos os seus mandamentos: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como tambm eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneo" (15:10).

Guardar Seus Mandamentos


O qu? A coisa especial sobre a obedincia que Jesus manda o padro que ele estabeleceu para ns, sua prpria obedincia ao Pai (15:10). Ele sempre agradou ao Pai, no a si mesmo (8:29); agiu pela iniciat iva do Pai, e no pela sua prpria (8:42); fez a vontade do Pai, no a sua prpria (5:30; 6:38); disse as palavras do Pai, no as suas prprias (8:28; 12:49; 14:10); seguiu a programao do Pai, e no a sua prpria (2:4; 12:23,27; 13:1). Se obedecermos como ele obedeceu, ns sacrificamos nossos prprios modos e idias e nos submetemos completamente ao que o Pai escolheu. Conseqncias. Se guardarmos os mandamentos de Jesus, ento permaneceremos em seu amor: "Como o Pai me amou, tambm eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como tambm eu tenho guardado os

mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneo" (15:9-10). admirvel refletir no fato que o seguidor de Cristo pode gozar da mesma intimidade de que Jesus goza com seu Pai. Afirmaes como esta podem ser facilmente olhadas e passadas por cima, mas essa uma das mais estarrecedoras afirmaes da Bblia. Outra beno ligada com a guarda dos mandamentos do Senhor plena alegria. "Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vs, e o vosso gozo seja completo" (15:11). Jesus conhecia a alegria de agradar a Deus e sabia que nossa alegria depende de nossa obedincia ao Pai. Muitos pensam que os mandamentos de Deus so indevidamente restritivos e que o Senhor estava buscando nos privar de todos os prazeres. A verdade , contudo, que o Senhor que nos criou sabe como funcionamos melhor e sabe que nossas maiores alegrias viro quando obedecermos a Cristo de todo o corao. Uma bno final que Jesus nos trata como amigos e no como meros escravos. "Vs sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. J no vos chamo servos, porque o servo no sabe o que faz o seu senhor; mas tenho -vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer" (15:14-15). Um senhor daria somente ordens a um escravo, mas Jesus, como o senhor amoroso, realmente partilhava seu corao com seus amigos explicando seus planos e propsitos e dando a seus seguidores discernimento de seu pensamento.
Como? Jesus identificou um mandamento chave que precisamos guardar: "O meu mandamento este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" (15:12; veja 15:17).

Frutificar uma ordem de Deus; dar frutos permanentes tambm ordem de Deus. O fruto uma qualidade no carter do lder. Ser lder um grande presente do PAI, significa que Ele est confiando uma das maiores misses em suas mos. Ainda no livro de Joo, no captulo 15, Jesus deixa claro que s frutifica e prossegue frutificando aquele que permanece nEle e que se deixa ser podado. Este d, cada vez mais, mais fruto. Dar frutos, frutificar frutos que permaneam, representa estar preparado para ser tratado, para ser limpo por Deus, pelo Agricultor. Porque a vontade de Deus que Seus filhos tornem-se lderes, sejam exemplos por causa da qualidade de vida, uma vida limpa, santa, irrepreensvel. Porque s d frutos quem tratado, quem limpo. Osias 10:1 e 14:6 mostra Israel como videira e como oliveira, respectivamente. Em Mateus 21:19, mais uma vez aparece a figueira que estava sem fruto porque a planta da figueira possua muita protena e as pessoas tiravam para com-la. Jesus no suportou ver aquela rvore infrutfera. Voc pode imaginar o que Ele sente quando v Seus filhos sem frutificar? Sabemos que os decretos emitidos no presente ordenam o futuro. No texto de Mateus, Jesus estava falando no com a rvore, mas com os discpulos. Porque como discpulos de Jesus, temos obrigao de frutificar. Essa nossa chamada. Somos reposta para esta gerao.

Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. Colossenses 1:10

O uso da metfora da "rvore-que-d-fruto" como figura do crescimento espiritual frequente em todo o Novo Testamento. Nos Evangelhos sinpticos (Mateus, Marcos, Lucas), as aces humanas e as suas palavras so vistas como frutos que crescem do carcter do crente. No Evangelho de Joo e nas epstolas de Paulo, este conceito de frutificao visto numa perspectiva ligeiramente diferente, no como o produto resultante do carcter do crente, mas como o produto do trabalho de Deus em ns, atravs do discipulado: por meio do Esprito Santo e da Sua Palavra. de notar que o carcter do crente visto na Bblia como o produto do trabalho de Deus em ns, contudo, Joo e Paulo enfocam na dinmica espiritual interior.

1. "Dai frutos em toda a boa obra" (1, 10b) Frutificar descreve o produto resultante da vida espiritual no eu-interior, tal como a rvore d fruto pela vida dentro de si. Nesta imagem est inerente o maravilhoso conceito do Novo Testamento, que a unio do crente a Cristo, no corpo mstico que a igreja. O trabalho do Pai, como nosso Viticultor espiritual, operando constantemente em ns, levando-nos de um estdio de ausncia de fruto, ao fruto, e a ainda mais fruto, e a cada vez mais fruto, dado que Ele procura que estejamos cada vez mais na Videira, que Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Joo 15, 1-6a: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai o agricultor. Ele corta todo o ramo que no d fruto em mim e poda o que d fruto, para que d mais fruto ainda...Eu sou a videira, vs os ramos. Quem est em mim, e eu nele, esse d muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer. Se algum no permanece em mim, lanado fora, como um ramo, e seca." Todos sabemos que o trabalho operado em ns pelo Agricultor doloroso, pela poda que frequentemente Ele nos sujeita. Mas se queremos que as nossas vidas abundem em fruto por toda a eternidade, e se queremos amadurecer, as tribulaes e as provaes so uma parte necessria na nossa vida. "Em toda a boa obra" demarca a esfera da nossa frutificao. Por um lado, devemos notar que "a maior parte das rvores produzem a partir do seu gnero, ora este tipo de rvore omnfera, porque possui todas as virtudes do fruto do Esprito" (Glatas 5, 22-23). Por outro lado, a frutificao na vida crist inclui 3 reas: o O cultivo da nossa prpria vida espiritual em virtudes crists, como o auto-controlo, a mansido, a humildade, a pacincia e a fidelidade. o O cultivo da adorao- a confisso, o louvor, a orao, a aco de graas, e a adorao de Deus no cntico de salmos, no canto e na melodia dos nossos coraes para o Senhor.

o O cultivo do amor e do servio aos outros- testemunhando, ensinando, encorajando-nos uns aos outros, ajudando-nos com aces de gentileza e compaixo, dando, chorando com os que choram, rejubilando com os que rejubilam, em hospitalidade, etc. "Frutificando em toda a boa obra" no s uma chamada para sermos equilibrados e produtivos em vrias reas de servio, mas tambm, uma chamada de ateno para o nosso envolvimento em "boas obras"-sem-a-genuna-frutificao. triste, mas verdade que as nossas boas obras podem ser obras mortas! Precisamente por serem obras da carne, feitas com a nossa energia, mas pelos motivos errados. Todas as obras feitas pelos motivos errados (para nosso prprio prazer, para impressionar os outros, para competir com os outros, etc.) no agradam a Deus, precisamente porque Ele no nem a fonte nem a energia por detrs dessas obras. A comparao de 1Tessalonicenses 1, 3 com Apocalipse 2, 1-4 chama-nos a ateno para a importncia da fonte do nosso fruto. 1Tessalonicenses 1, 3: "A vosso respeito, guardamos na memria, a actividade da f, o esforo da caridade e a constncia da esperana, que vm de Senhor Jesus Cristo " Nesta passagem Paulo sumariza a essncia da obra: f, amor e esperana. Estas qualidades crists so sentimentos de Cristo, e so tambm frutos da vivncia espiritual, sendo absolutamente essenciais nossa obra, produzindo a verdadeira frutificao. por causa disto que Jesus exorta a igreja de feso com um aviso duro em relao sua obra e ministrio. Em Apocalipse 2, 2, Jesus diz: "Conheo as tuas obras, as tuas fadigas e a tua constncia...No entanto, tenho uma coisa contra ti: abandonaste o teu primitivo amor. Lembra-te, pois, de onde caste arrepende-te, e torna proceder como ao princpio." Faltava o importante Jesus notou a falta da f, de amor e de esperana. Neste ponto as Sagradas Escrituras deixam mais que claro que a f, o amor e a esperana por seu lado resultam da obra do Esprito Santo e da Palavra de Deus no corao e na vida dos crentes. Da o principio defendido por Paulo: as obras so o fruto, no a raiz: crer em Jesus, a conduo do crente pelo Esprito Santo, e a vivncia da Palavra pelo cristo, constituem a raiz que possibilitam a frutificao em toda a boa obra.

A PODA O MEIO QUE DEUS USA EM NOSSA VIDA PARA FRUTIFICARMOS MAIS 1- Disciplina tem a ver com o pecado... corrigir e nos trazer de volta para o caminho; quando estamos fazendo algo errado; para darmos fruto; Na disciplina o que precisa ser retirado o pecado; A disciplina termina quando nos arrependemos do pecado; 2- Poda tem a ver com a nossa vida... para sermos mais produtivos; quando estamos fazendo algo certo; para darmos mais frutos; na poda o que precisa ser retirado o eu; a poda s termina quando Deus concluir sua obra em ns na glorificao. Os cristos mais frutferos so aqueles que mais tm sido podados pela tesoura de Deus. Sem a poda a planta enfraquece, a colheita diminui. Tiago 1:2-3 fala sobre a poda de Deus em nossa vida. As provaes: 1) So compatveis; 2) So variadas; 3) So passageiras; 4) So pedaggicas. O propsito de Deus em pod -lo esculpir em voc a imagem de Jesus. Deus jamais aplicaria a poda se um mtodo mais suave desse o mesmo resultado. Nem toda experincia dolorosa resulta de poda. A dor da poda vem agora, mas o fruto vir depois.

3. MUITO FRUTO SE SUA VIDA ESTIVER PRODUZINDO MUITO FRUTO, DEUS O CONVIDAR PARA PERMANECER MAIS PROFUNDAMENTE NELE O segredo... transbordar de uvas a permanncia em Cristo. 6 vv. a palavra aparece dez vezes. Este o pensamento central de Jesus. O SEGREDO PARA UMA VIDA TRANSBORDANTE NO FAZER MAIS PARA JESUS, MAS ESTAR MAIS COM JESUS. ... Jesus na vinha... totalmente a ateno de seus discpulos da atividade, para o relacionamento com ele. Depois da disciplina para remover o pecado. Depois da poda para mudar as prioridades. Agora Jesus diz que o segredo da vida abundante permanecer nele. Jesus a videira. o tronco onde o galho... seiva para frutificar... vida, a fora, o vigor, a beleza e a fertilidade do ramo est na sua permanncia no tronco. Em ns mesmos no temos vida, nem fora, nem poder espiritual. Tudo o que somos, sentimos e fazemos vm de Cristo. Jesus disse: Sem mim, nada podeis fazer; Paulo disse: Tudo posso em Jesus, aquele que me fortalece.

O enxerto, de acordo com as pesquisas, permite hospedar uma espcie de planta, e esta produzir segundo a sua espcie, utilizando o tronco e a seiva de outra espcie de planta. Resumindo, uma oliveira brava enxertada numa oliveira mansa, produziria oliveira brava. Esta seria a ordem natural de um enxerto. Mas o Apstolo Paulo parece falar sobre algo extraordinrio, ao escrever a carta aos Romanos, Captulo Onze. Trata de uma mudana na caracterstica do fruto produzido pelo galho enxertado. Ao invs de continuarmos produzindo o fruto da oliveira brava, conforme a nossa espcie, passamos a frutificar o fruto da oliveira mansa.

Nesse sentido, precisamos reavaliar nossa frutificao. A pergunta ento seria: Que tipo de fruto os galhos enxertados tm produzido? Ou no tm produzido? Se observarmos os escritos do apstolo Paulo em sua carta aos Glatas, no que se refere ao fruto do Esprito, seria possvel encontrarmos algum? Estaramos frutificando Amor, Alegria, Paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansido e domnio prprio? Ou em ns ainda esto presentes as Obras da Carne? A prostituio, as impurezas, as inimizades, as discrdias etc.? [5] Estaramos ns amando com o mesmo amor que Jesus nos mandou que amssemos? A propsito, o que o AMOR? Estamos agora diante de um grande desafio, o desafio da frutificao. Pelo menos dois textos importantes precisam ser considerados: O de Glatas 5:22 23, onde encontramos o fruto do Esprito, e o de Mateus 28:18 -20, onde est o

registro da grande comisso. Tanto o fruto do Esprito, quanto a frutificao de novos discpulos so provenientes da ao de Deus em ns e por nosso intermdio. Jesus sempre reconhecia a ao do Pai em sua vida, conforme podemos confirmar no texto de Joo 14:10. No crs que eu est ou no Pai e que o Pai est em mim? As palavras que eu vos digo no as digo por mim mesmo; mas o Pai que permanece em mim, faz as suas obras .[14]

Se permanecer na videira significar ser necessariamente frutfero, no teremos outra alternativa seno nos submetermos ao senhorio da videira que Cristo. Eu sou a videira, vs os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse d muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer . [15] Assim como a salvao, a frutificao ser obra da graa de Cristo. Iniciamos pela Graa, Continuaremos pela Graa e seremos glorificados pela mesma Graa. Tudo o que somos, o que viermos a ser, e tudo o que fazemos dever ser necessariamente o resultado da vida de Cristo operando em ns.

Seis questes ns precisamos saber e tentarmos dar uma resposta para cada uma delas:

1). Se ns estamos enxertados na oliveira mansa.

2). Se ns estamos frutificando conforme a espcie da oliveira mansa,

3) Se no estamos produzindo fruto algum,

4). Se ns estamos frutificando pouco,

5) Se estamos produzindo muito fruto.

6) Se Cristo est sendo glorificado no fruto que estamos produzindo.

Se estivermos fora da oliveira mansa, Precisamos ser enxertados o mais rpido possvel. Se no estivermos frutificando conforme a espcie da oliveira mansa, algo estar errado em nossa comunho com Deus. Se dissermos estar na videira e no houver evidencia de fruto em ns, cuidado! Nossa f poder significar um terrvel engano. Se estivermos frutificando pouco, com certeza seremos podados a fim de produzirmos ainda mais. E se estivermos produzindo muito, glorifiquemos a Jesus, pois estaremos sendo reconhecidos como seus discpulos e no seremos mais parasitas, (erva de passarinho), roubando a seiva da oliveira mansa para gastarmos em nossos deleites.

Deus espera que frutifiquemos muitos frutos; e talvez seja esse o motivo pelo qual estamos submetidos ao fogo da provao, olaria de Deus sendo reconstrudos em um vaso novo, ou sofrendo as marteladas na ferraria das almas . Ou, por fim, sendo podados nas reas que tm impedido uma frutificao eficaz. J que estamos enxertados na oliveira mansa, ou, conforme

Joo 15, ramos da videira, resta -nos apenas uma sada, a nossa necessria frutificao.

Necessariamente Frutferos
Qui, 14 de Janeiro de 2010 21:50 E se forem santas as primcias da massa, igualmente o ser a sua totalidade; se for santa a raiz, tambm os ramos o sero. Se, porem, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles, e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira , no te glories contra os ramos; porm se te gloriares, sabe que no s tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirs, pois; Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Bem! Pela sua incredulidade foram quebra dos; tu, porm, mediante a f ests firme. No te ensoberbeas, mas teme. Porque se Deus no poupou os ramos naturais, tambm no te poupara. Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus; para com os que caram, severidade; mas para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte tambm tu sers cortado. Eles tambm, se no permanecerem na incredulidade, sero enxertados; pois Deus poderoso para os enxertar de novo. Pois se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava, e con tra a natureza enxertado em boa oliveira, quanto mais no sero enxertados na sua prpria oliveira aqueles que so ramos naturais!. [1] Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, no der fruto, ele o corta; e todo o que d fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda. Vs j estais limpos, pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu perm anecerei em vs. Como no pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se no permanecer na videira; assim nem vs o podeis dar, se no permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vs os ramos. Quem permanecer em mim, e eu, nele, esse d muito fruto; porque sem , mim nada podei fazer. Se algum no permanecer em mim, ser lanado fora semelhana do ramo, e secar; e o apanham, lanam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vs, pedireis o que quiserdes, e vos ser feito. N isto glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discpulos .[2]

[1] Romanos, 11:16-24 [2] Joo, 15:1-8 Introduo

... Mais uma pausa e o ferreiro concluiu: Sei que Deus est me colocando no fogo das aflies. Tenho aceitado as marteladas que a vida me d, e as vezes sinto-me to frio e insensvel como a gua que faz sofrer o ao. Mas a nica coisa que peo : Meu Deus, no desista, at que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser, mas jamais me coloque no monte de ferro -velho das almas .[1] Este fragmento de texto poder retratar a vida de muitas pessoas que tm passado por algumas duras provas, e experimentado angustias, dor e sofrimentos. O autor levanta a hiptese de uma espcie de tratamento de Deus, moldando estas vidas conforme a sua vontade, que, segundo a Bblia, boa, perfeita e agradvel. Se este o nosso caso, glrias a Ele, pois estamos sendo tratados. Muitos, porm, esto se abatendo, e alguns at pensando em desistir da caminhada. Porm, os textos bblicos lidos nos convidam a submetermos ainda mais ao senhorio de Cristo, e a buscarmos nEle o poder e a fora Espiritual a fim de resistirmos firmes e perseverarmos at que estejamos, de fato, moldados. Oremos ao Senhor, para que sejamos fortalecidos: Senhor, conceda-nos graa sobre graa para compreendermos teu propsito em nossas vidas. Fortalea-nos com a fora do teu poder, e conceda -nos que sejamos vitoriosos. Em nome de Jesus, Amem! Voltemos ao tema: Nece ssariamente Frutferos . Algumas rvores centenrias da praa da Matriz, na cidade de Montes Claros esto morrendo. Pesquisadores descobriram que a causa do enfraquecimento e

morte das referidas rvores a conhecida erva de passarinho , uma erva que nasce no tronco das rvores, roubando toda a sua seiva e provocando, com o passar do tempo, sua morte. Ser que encontraramos em nossas igrejas alguns crentes erva de passarinho? , os quais so parasitas e esto tentando destruir a Igreja de Cristo? Retomando o tema proposto, faamos agora uma breve analise do texto de Romanos, captulo Onze. No verso 16, a Bblia nos disse que se a raiz santa, os ramos tambm o so! Nesse caso, os ramos adquirem as caractersticas da raiz. J no verso 17, lemos: Alguns ramos foram quebrados, e ns fomos enxertados em meio deles, e nos tornamos participantes da raiz e da seiva da oliveira. Segundo o texto, somos participantes da raiz e da seiva da oliveira mansa. Em Romanos 11:18 a Bblia diz: No devemos nos gloriar contra os ramos cortados. Se nos gloriarmos, no podemos nos esquecer que no somos ns que sustentamos a raiz, mas a raiz que nos sustenta . Aqui, a Bblia est combatendo toda e qualquer soberba espiritual. Se ns estamos em p, porque a raiz est nos sus tentando.

luz desta breve analise, e do que, tambm, nos disse o texto do Evangelho de Joo captulo quinze, em trs momentos, vejamos o que Deus tem a nos falar.

Nascidos para Frutificar


TEXTOS BASE: Ezequiel 44:30, Joo 15:4
30 E as primcias de todos os primeiros frutos de tudo e toda oferta de todas as vossas ofertas sero dos sacerdotes; tambm as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faa repousar a bno sobre a tua casa. 4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vs; como a vara de si mesma no pode dar fruto, se no permanecer na videira, assim tambm vs, se no permanecerdes em mim.

Introduo: Em toda cultura de Israel vemos uma importncia sendo dada aos frutos, esta importncia vm desde a ordem dada por Deus Ado no den, passa por

Abrao em suas conquistas, consolidada em Moiss atravs da lei dos primeiros frutos e se revela espiritualmente no Novo Testamento por Jesus e seus discpulos. O ponto x aqui que em toda histria, fruto gera semente que por s ua vez gera fruto.

Repita: Eu fui criado para frutificar!


Em termos botnicos, o fruto uma estrutura presente em todas as angiospermas onde as sementes so protegidas enquanto amadurecem. De forma prtica, os frutos so quaisquer estruturas das Angiospermas que contm sementes. Entendemos ento que o fruto foi designado para proteger aquilo que gera outra vida, gera outra planta, a SEMENTE. Em Biologia os frutos somente so formados pela polinizao das flores cumprindo assim o ciclo de gestao da semente protegida pelo fruto, posso dizer ento que qum poliniza nossas vidas o Esprito Santo, que outrora por isso gera em ns uma semente que ser protegida pelos frutos que geraremos para a germinao de novas vidas em Cristo. Fantstico!
Compromisso com a frutificao
<!--[if !supportLists]-->1. <!--[endif]-->Fomos um dia germinados, plantas saudveis geram Marcos 11.13-21 "E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, seno folhas; porque no era tempo de figos. Ento, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma algum fruto de ti! E seus discpulos ouviram isto. Em vindo a tarde, saram da cidade.E, passando eles pela manh, viram que a figueira secara desde a raiz. Ento, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldioaste secou." No existe relato de que alguma rvore gerou um fruto diferente sua origem, isto sendo ns naturalmente geramos o que Deus gera pois fomos antes gerados Nele. tremenda esta revelao ns pois acima vemos que Jesus amaldioa a pobre figueira por no ter frutos, e ainda sequer estava em seu tempo de frutificar. Jesus mostra aqui aos seus discpulos a realidade da prontido do Reino. Paulo diz ao seu jovem discpulo Timteo: "pregue a Palavra a tempo e fora de tempo" Somos desafiados gerarmos aquilo que foi gerado em ns, a palavra de Deus, a semente revelada em todo o tempo; esta mesma palavra liberta, cura, salva, batiza, d vida! 1a. Somente frutifico se sou frutfero Eu sou a videira, vs as varas; quem est em mim, e eu nele, esse d muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Joo 15:5) Parece um tanto quanto redundante esta afirmao, mas realmente somente frutifico se sou frutfero, no h genuna frutificao se no estamos no Senhor. Estar no Senhor seguir sua palavra e viver por ela, deixar com que os frutos verdadeiros possam, os do Esprito possam fluir ao invs dos frutos da carne. (Glatas 5) No VS. 3 diz: Vs j estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Tenho visto inmeros Cristos com as mos e o corao sujos pela contaminao do pecado, o que vamos gerar? Se buscamos Deus e Seu reino, Sua santidade, Sua vontade, ento geramos novas vidas saudveis e semelhantes Videira Verdadeira. 1b. Jesus procura seus frutos "E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, seno folhas; " (Marc.11:13). A vida Crist um chamado no uma filosofia. Nestes 14 anos de ministrio eu conheci lderes e crentes que viviam um cultura, uma filosofia de vida, mas no um compromisso! Temos sim um compromisso com o crescimento do reino, esta no tarefa do Esprito Santo, Jesus disse que Este seria enviado para nos consolar e guiar, mas a conquista de novas almas foram colocadas ns; temos um legado, uma herana, uma conquista, almas! O crescimento da igreja em nmeros e a busca do mesmo incomoda apenas aqueles qu no e querem trabalhar, nem se comprometem com a conquista, esto certamente muito ocupados com seus afazeres para alcanar outros, lembrem -se da Parbola da Bodas do Cordeiro, muitos foram convidados mas nem todos estavam disponveis; lembrem -se da Parbola das

Dez Virgens, muitas estavam aguardando o noivo, mas nem todas estavam preparadas... Prepara-te, Disponibiliza-te, Frutifique! No por homens, mas por Deus! 1c. Frutificar ser salvo Se algum no estiver em mim, ser lanado fora, como a vara, e secar; e os colhem e lanam no fogo, e ardem. (Joo 15:6) Alguns Cristos se equivocam em pensar que por terem aceitado Jesus e estarem vivendo na graa, nada precisam fazer, j esto salvos. Tolos pois esquecem que nosso Apstolo Paulo nos deixa claro que a salvao por meio da F, mas que a mesma f sem obras morta; ou seja, o salvo genuno gera frutos de sua salvao que so as obras. Gerar nossa responsabilidade sim, acaso j viu alguma me gerando sem ter que arcar com as responsabilidades? Uma vez plantada a semente dentro de ns, temos a responsabilidade de difundi-la pelos frutos. *** Pare por um momento - Analise sua vida com Deus, voc tm gerado frutos espirituais em sua vida? Voc tm gerado novos frutos que so novas vidas em Jesus? No importa seus anos de Cristo, o que importa aqui que uma rvore saudvel gera, se voc no tm gerado, tempo de rever seus conceitos e procurar entender onde tm falhado para que sua vida no se perca! 1d. Frutificar gera favor em Deus Se vs estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vs, pedireis tudo o que quiserdes, e vos ser feito. (Joo 15:7) J se perguntou o porqu voc tm orado tanto e parece que Deus no est ouvindo? Por acaso voc tm frutificado? Tm gerado novas vidas pela semente que est dentro de ti? Eis a a chave para o favor do Pai. Gere! Frutifique! Cresa! Que o Zoe de Deus seja em Ti e em tua casa sempre!
PR.Eduardo Ribeiro

Das könnte Ihnen auch gefallen