Sie sind auf Seite 1von 5

1

INTELIGNCIA ARTIFICIAL1
o aborto de feto anencflico como fato atpico e jurdico Alexandre Jos Trovo Brito Ruan Didier Bruzaca Almeida Vilela Thayana Bosi Pedro Henrique Gonalves2
SUMRIO: Introduo. 1 A importncia da inteligncia artificial. 2 A inteligncia artificial e o conhecimento: a desmesura e o ser humano como objeto da cincia. 3 Inteligncia artificial e nano robs. 4 Concluso.

RESUMO Primeiramente aborda-se a questo da relevncia da inteligncia artificial nos mais diversos ramos do conhecimento humano. Logo aps trata-se da questo da influncia da A.I na vida do ser humano. Por fim, no ltimo tpico discute-se a questo da inteligncia artificial relacionada com a nanotecnologia. Palavras-Chave: Inteligncia. Artificial. Conhecimento. Nanotecnologia. INTRODUO Um tema que de grande relevo na sociedade nos dias atuais justamente a evoluo dos meios de comunicao e dos meios de informtica. No que tange ao ltimo deveras atual a questo da inteligncia artificial, isto , uma parte da computao que destinada a imitar determinadas capacidades humanas. Tomando como ponto de partida esse conceito e essa noo do que venha a ser esse ramo da informtica, o presente trabalho abrange alguns aspectos da inteligncia artificial, como por exemplo, a relevncia da mesma na sociedade; as implicaes que a A.I tem nos vrios ramos do conhecimento e a sua relao com a nanotecnologia.

Tema escolhido pelo professor Joo Berto que ministra aulas de Informtica aplicada ao Direito na Unidade de Ensino superior Dom Bosco (UNDB). 2 Alunos do 5 perodo vespertino de Direito da UNDB.

2 1 A IMPORTNCIA DA INTELIGNCIA ARTIFICIAL A inteligncia artificial (A.I) um dos ramos de pesquisa da cincia da computao destinada a buscar mtodos ou dispositivos computacionais que simulem a capacidade do ser humano de solucionar problemas ou ser inteligente. A inteligncia artificial se desenvolveu depois da Segunda Grande Guerra, inclusive o termo s foi cunhado no ano de 1956. A inteligncia artificial tambm possui importncia nas mais diversas reas do conhecimento, como por exemplo, a cincia, a engenharia, a indstria e a economia. 3 No campo da engenharia especificamente a A.I tende a programar computadores para que os mesmos executem tarefas que requerem inteligncia. Atravs de mtodos automatizados de abordagem para a resoluo de problemas a A.I (atravs da generalidade, da computabilidade e da combinabilidade) se distinguem enquanto disciplina cientfica. As tcnicas de A.I encontram-se em rpida evoluo e j esto disponveis em softwares comerciveis. 2 A INTELIGENCIA ARTIFICIAL E O CONHECIMENTO: A DESMESURA E O SER HUMANO COMO OBJETO DA CINCIA Trata-se aqui de uma forma mais eficaz da utilizao da cincia da computao para a produo de conhecimento. Tendo em vista a grande evoluo da tecnologia, de deveras importncia ter em vista que a mesma dever repercutir em como o ensino ser adequado a tal evoluo. Com a fcil comunicabilidade entre os seres pensantes, certamente que maior ser a produo e circulao do conhecimento. No entanto, por configurar-se na artificialidade, no passa da reproduo do pensamento humano. Aqui se deve tratar da relao do limite em que o homem concede a si mesmo, logo que, a partir da desmesura que se impe, consegue at mesmo tornarse artificial. Tal fato vem acontecendo na concepo ambiental, logo que a permanente

Lus Moniz Pereira afirma que: A importncia cientfica, industrial e econmica da IA, bem como o seu previsvel impacte social tm crescido muito nos ltimos anos, estimando-se que cresa muito mais, apoiada quer na banalizao da potncia de clculo (necessria complexidade das suas operaes) quer nos progressos reais verificados na investigao fundamental, cujos resultados saem agora dos laboratrios para a indstria. ("Inteligncia Artificial - mito e cincia", na "Colquio/Cincias - Revista de Cultura Cientfica", n 3, pp 1-13, Outubro 1988, Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa).

3 atomizao do ser precede em seu carter artificial, influindo em uma problemtica tica e moral4. Pela inteligncia artificial, a vida torna-se objeto da cincia, no mais simplesmente descritiva (anatmica), mas realmente criadora (gentica). Da distino entre o dado e o construdo, observa-se que o limite desloca-se e atravessa o prprio vivo: haver de um lado o vivo natural (obscuridade nativa e no patentevel) e o artificial (criado pelo homem), no mais a distino entre o vivo e o inanimado5. 3 INTELIGNCIA ARTIFICIAL E NANO ROBS Atualmente a sociedade mundial dispe de conhecimentos tcnicos que podem ser considerados como meios necessrios de transformao do ambiente para utilidade e sobrevivncia do ser humano (sua adaptao em ambientes inspitos, por exemplo). Tanta tecnologia se tornou crucial no somente para a sobrevivncia do homem, mas do sistema que o mesmo desenvolveu e utiliza para coabitar a sociedade na terra. Tornou-se algo que interliga a humanidade (pases de diferentes culturas) sendo essencial para a economia. Entretanto, em uma viso etnocntrica, a tecnologia tambm um dos requisitos pelos quais se tem a classificao de uma sociedade bem evoluda ou no. Tambm podemos observar o uso imprudente da tecnologia no que tange o meio ambiente, ressaltando as srias conseqncias que j se manifestam por essa falta de cautela do homem. Resumidamente se expem a importncia da tecnologia explorada em meio globalizao, para o homem do sculo XXI e as conseqncias dessa explorao. Diante da afirmao do cientista americano Ray Kurzweil de que a humanidade chegar ao ponto de se submeter a implantes de nano robs que os tornem mais inteligentes e saudveis, interagindo com os neurnios estabelecendo a inteligncia artificial, por volta do ano de 2029, questionado as conseqncias que tal prtica
4

Fraois Ost assim reflete: [...] a biotecnologia produz esse efeito de atomizar o ser vivo em partculas qumicas; ela despedaa-o em micro-entidade funcionais assemelhadas a objetos tcnicos. O ser vivo desfigurado, despedaado, desmontado, ao ponto de o tornar absolutamente irreconhecvel [...]: o ser vivo um fim, tomo um meio. [...] No h nada, at o prprio homem, que no tenha atravessado pela distino. Se o corpo global permanece ainda ao abrigo dos doutores Frankenstein, em contrapartida, as peas destacveis do corpo humano so objeto de manipulao e, logo, de patentes. (A natureza margem da lei, p. 95) 5 OST, Franois. A natureza margem da lei. p. 84.

4 acarretar. Em entrevista BBC, Kurzweil afirmou: "J somos uma civilizao homemmquina; usamos nossa tecnologia para expandir nossos horizontes fsicos e mentais e isto ser uma extenso".6 Jorge Nascimento em entrevista a Aristides Requicha (63 anos, um investigador luso que est radicado nos Estados Unidos desde 1973, director do Laboratory for Molecular Robotics, Computer Science Department, University of Southern California, em Los Angeles) expe os benefcios da nanotecnologia em via da inteligncia artificial no que tange a medicina: ... como clulas artificiais com que se possa construir um sistema imune programvel ou robs mais pequenos do que clulas, capazes de "entrar" nelas e de as reparar. Ou a rpida deteco de problemas por nanosensores "nadando" no sangue, capazes de lanar clulas artificiais de contra-ataque.(...) se espera que venha a ser o fulcro de uma nova revoluo, depois da revoluo industrial e da revoluo informtica, diz-nos Aristides Requicha...7 CONCLUSO Chegando ao trmino do trabalho, pode-se concluir que apesar de ser um tema no muito debatido e pouco conhecido a Inteligncia Artificial existe desde a dcada de 50 e que as pesquisas que j foram produzidas a respeito do tema j somam uma grande contribuio para a informtica como um todo. As contribuies que tal ramo da computao pode fornecer para a sociedade so muitos, devido ao crescente avano nas pesquisas computacionais e tambm porque com a acelerao da informatizao a inteligncia artificial tende a se alastrar mais facilmente para os indivduos.

REFERNCIAS OST, Franois. A natureza margem da lei: a ecologia prova do direito. Portugal: Instituto Piaget, 1997.
6

Nanorobs interagiro diretamente com neurnios em 2029. Disponvel em: http://www.estudioexperimental.com.br. Acesso em: 12/04/09. 7 Enxames de nano-robs com dedo lusitano em Los Angeles. Disponivel em: http://www.tiadro.com Acesso em: 11/04/09.

5 PEREIRA, Lus Moniz. "Inteligncia Artificial - mito e cincia", na "Colquio/Cincias - Revista de Cultura Cientfica", n 3, pp 1-13, Outubro 1988, Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa Disponvel em: http://www.estudioexperimental.com.br. Acesso em: 12/04/09. Disponivel em: http://www.tiadro.com Acesso em: 11/04/09.

Das könnte Ihnen auch gefallen