Sie sind auf Seite 1von 6

Crculo Operrio Leopoldense

CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO EM SEMILIBERDADE (CASEMI-COL)

Educador Social em foco Projeto de capacitao de educadores sociais (em construo verso para debate) I DADOS DE INDENTIFICAO Proponente: Crculo Operrio Leopoldense Endereo: Rua Lindolfo Collor, N 560, CEP: 93010080 Cidade: So Leopoldo/RS. E-mail: colsl@terra.com.br Fone: (51) 3592 1681 Fax: (51) 3592 1681 N de Registro no COMDEDICA: 07/92 N de Registro no CMAS: 27 Representante Legal (presidente): Ari Centenaro II - APRESENTAO DA INSTITUIO O Crculo Operrio Leopoldense, fundado em 1935 em So LeopoldoRS, uma organizao do terceiro setor, sem fins lucrativos, comprometida com o desenvolvimento local das comunidades com as quais atua. Nossa razo de ser, afirmada no Planejamento Estratgico para o perodo de 20092011, : Promover o desenvolvimento local com tica, na garantia dos direitos, valorizao da diversidade e autonomia dos sujeitos, atravs do trabalho em rede, na perspectiva de construo de polticas pblicas na regio do vale do sinos. Em 2008 implementamos um modelo de gesto democrtica e participativa, envolvendo todos os trabalhadores, a partir de coletivos institucionais: Comisses, Grupo de Trabalho dos Setores, Conselho de Gesto e Conselho Diretor. Atualmente desenvolvemos nossos trabalhos com cerca de 160 crianas, adolescentes e jovens em situao de vulnerabilidade e risco social, alm de mulheres, famlias e comunidade em geral, atravs de programas, projetos e servios. Entre os nossos trabalhos, est a execuo de medidas socioeducaticas em semiliberdade, no Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade (CASEMI-COL). Os altos ndices de violncia por e contra adolescentes no municpio, motivaram a escolha de So Leopoldo para a implementao de uma das unidades de Centro de Atendimento em Semiliberdade do estado. O estado do Rio Grande do Sul possui outras duas unidades.

A unidade CASEMI-COL abrange a Regional de Novo Hamburgo-RS, compreendendo 34 cidades e 14 comarcas, sendo que, 60% dos jovens que cumprem medida na unidade so oriundos do municpio de So Leopoldo. Em co-gesto com a Fundao de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE-RS), mediante convnio entre FASE e COL, a unidade tem capacidade de atendimento de at 20 adolescentes, oferecendo e viabilizando a participao em atividades educativas e acompanhando-os no seu processo de transio para o meio aberto. Demandas observadas a partir da experincia do CASEMI, estimulam a construo de propostas como esta, para contribuir no desenvolvimento do trabalho social no COL e no Municpio de So Leopoldo-RS. Na trajetria de 74 anos, o COL contou com parcerias pblicas e privadas, que tm sido fundamentais na busca por qualificar nossas aes e construir tecnologias sociais para o terceiro setor. III- JUSTIFICATIVA (inserir dados do municpio e linkar com o prximo pargrafo) No bojo da discusso sobre educao, encontramos incipiente discusso sobre os processos formativos construdos nos espaos noformais1. Esta pauta reclama maior espao, assim como, a discusso da formao do educador social. Muitas prticas de educao social vm sendo desenvolvidas no pas, mas ainda h pouca sistematizao sobre as mesmas. Por outro lado, os desafios dos processos formativos com crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade social, em espaos formais ou no-formais, renovam-se na mesma velocidade das mudanas que vivenciamos no mundo contemporneo, reforando a necessidade de capacitao contnua dos profissionais que atuam nestes espaos. Em questionrio realizado com 21 trabalhadores da educao social, no Crculo Operrio Leopoldense, buscou-se identificar quais eram as lacunas e necessidades que os educadores sentiam em suas trajetrias formativas. O objetivo era construir uma proposta de capacitao para educadores sociais, partindo de suas demandas. Os resultados desta investigao apontaram que (1)realizar trocas de experincia e (2)instrumentalizar-se, ampliando os recursos pedaggicos para planejar oficinas, foram as demandas mais vezes apontadas. Alm disto, tais necessidades foram indicadas como prioridade2 para este grupo. Dos 21 profissionais investigados, 48% apontaram trocas de experincia como principal carncia na sua formao, assim como 37% apontaram a
1

Educao que acontece pela iniciativa de movimentos populares, associaes democrticas, organizaes que visam mudana social, dentre outras, conforme Caro (2009, p.152).

instrumentalizao3. Em terceiro lugar como principal necessidade, a opo conhecimentos tericos dos campos de estudos sobre infncia e adolescncia e juventude, teve 15% de indicaes. Desse modo, visando oferecer uma capacitao para educadores sociais, afinada com as demandas apontadas por estes profissionais, o Centro de Atendimento Scio-educativo em Semiliberdade (CASEMI-COL) apresenta uma proposta de formao que visa contribuir no fortalecimento do atendimento socioeducativo no municpio de So Leopoldo-RS.

IV OBJETIVO GERAL Contribuir com a qualificao da educao social no municpio de So Leopoldo-RS, atravs da capacitao de educadores sociais. V OBJETIVOS ESPECFICOS 1- Organizar e desenvolver um processo formativo terico-prtico para educadores sociais, a partir de mdulos temticos, que os habilite a trabalhar a complexidade dos problemas sociais, no espao educativo. 2- Oportunizar a interao de profissionais que atuam na mesma rede de atendimento. 3- Promover a difuso dos saberes construdos no processo formativo e contribuir com a replicabilidade do projeto. VI QUADRO DE METAS

QUADRO DE METAS

O profissional poderia indicar mais de uma resposta para a questo, desde que apontasse o grau de prioridade de cada opo escolhida.
3

Recursos pedaggicos para planejar oficinas - ex: dinmicas de grupo, uso pedaggico das TICs (tecnologias da informao e comunicao), conhecimentos em linguagens artsticas, etc.

OBJETIVOS ESPECFICOS 1- Organizar e desenvolver um processo formativo tericoprtico para educadores sociais, a partir de mdulos temticos, que os habilite a trabalhar a complexidade dos problemas sociais, no espao educativo.

AES

RESULTADOS

MODO DE VERIFICAO

Construir material Produzir 500 Completar de divulgao; folders para divulgao em Contratar recursos organizaes do humanos; terceiro setor; Contratar acessria; Etc..... Preencher todas as vagas disponibilizadas; Bom ndice de permanncia dos participantes no processo formativo do incio ao fim; Estabelecer Completar nmero de vagas por instituio at.....participante s Completar Completar Divulgar na internet, atravs do site....

2- Oportunizar a interao de profissionais que atuam na mesma rede de atendimento.

3- Promover a Completar difuso dos saberes construdos no processo formativo e contribuir com a replicabilidade do projeto.

Completar

VII METODOLOGIA

A proposta formativa do presente projeto baseia-se na pedagogia social com fundamentos freireanos.
Como um campo de estudo, a pedagogia social tem uma abordagem prpria,considerando pontos de vista de outras disciplinas e reforando as bases de conhecimento de campos profissionais diferentes.[...] A pedagogia social pode ser vista como fortalecimento do instrumental terico da Educao para o trabalho social, tratando do bem-estar humano. (OTTO, 2009, p.40)

(complementar) A capacitao ter uma carga horrio total de 90 horas/aula, desenvolvidas em 5 meses, com a dinmica de 1 encontro semanal, de 4 horas/aula cada. O programa ser organizado a partir de 3 mdulos temticos, e em cada mdulo sero desenvolvidos seminrios temticos (ST) e oficinas (OF), com metodologias especficas. Mdulo 1- O educador social em campo. (18h/a) ST: Por qu educador social? Aspectos histricos e conceituais da educao social e interveno scio-educativa; ST: Estudos sobre infncia, adolescncia e juventude no Brasil: abordagens sociolgicas e psicolgicas. ST: Um olhar para a legislao: Estatuto da criana e do adolescente; Lei Orgnica da Assistncia Social; outras sugestes? OF: Desafios do campo da educao social. Mdulo 2- Recursos Pedaggicos na Educao Social. (36h/a) ST: A contribuio entre campos de ensino na prtica educativa: construindo relaes com a arte OF: Musica e educao social OF: Artes Visuais e educao social OF: O lugar da imagem nos processos formativos: um debate contemporneo OF:As tecnologias da informao e comunicao e as prticas educativas. Mdulo 3- Ciranda de saberes. (32h/a) ST: Relatos de Experincia 1

ST: Relatos de Experincia 2 OF: Pratica imersiva: planos de trabalho OF: Pratica imersiva: o papel do educador social na sociedade. Mdulo 4- Ciranda das produes uma proposta para avaliao de processos formativos (4h/a) OF: A construo do olhar avaliador sobre processos formativos (fechar metodologia)

VIII PARCERIAS Completar IX ORAMENTO Completar Valor solicitado: Contrapartida: Valor Total do projeto: (planilha Excel em anexo) X AVALIAO Completar

Assinatura: _____________________________ Data: _________________

Das könnte Ihnen auch gefallen