Sie sind auf Seite 1von 2

Um papel social pode ser definido como uma resposta tipificada a um expectativa tipificada. A sociedade pr-definiu a ti pologia fundamental.

Usando a linguagem do teatro, do que se derivou o conceito de papel, podemos deizer que a sociedade proporciona o script para todos os personagens. Por conseguinte, tudo quanto os atores tm a fazer assumir os papis que lhes foram distribudos antes de levantar o pano. Desde que desempenhem seu papis como estabelecido no script, o drama social pode ir adiante como planejado.

O papel oferece o padro segundo o qual o indivduo deve agir na situao. Tanto na sociedade quanto no teatro, variar a exatido com que os papis fornecem instrues ao ator. O papel do lixeiro envolve um padro mnimo, ao passo que os mdicos, clrigos e oficieia do exrcito tm de adquirir toda espcie de maneirismos caractersticos, hbitos de linguagem e gestos, tais como otimismo diante do doente, palavreado santarro ou garbo militar. Contudo seria erro grave considerar o papel apenas como um padro regulador para aes externamente visveis. Uma pessoa sente-se mais apaixonada ao beijar, mais humilde ao se ajoelhar e mai indiganada ao sacudir o punho. Isto , o bejio no s expressa paixo, como tambm a fabrica. Os papis trazem no seu bojo tanto as aes como as emoes e atitudades a elas relacionadas. O professore que representa um cena de sabedoria vem a se sentir sbio. Pregador passa a crer no que prega. Em cada um desses casos, embora a emoo ou atitude j existissem antes de se assumir o papel, este, inevitavelmente, refora aquilo que j existia. O papel d forma e constri tanto a ao quanto o ator. dificlimo fingir neste mundo. Normalmente, uma pessoa incorpora o papel que desempenha. Todo o papel acarreta uma certa identidade. O significado da teoria do papel poderia ser sintetizado dizendo-se que, numa perspectiva sociolgica, a identidade atribuda socialmente, sustentada socialmente e transformada socialmente. A criana descobre quem ela ao aprender o que a sociedade. Aprende a desempenhar os papis que lhe so adequados, ao aprender a assumir o papel do outro. A funo social da brincadeira fazer as crianas representarem vrios papis sociais e ao assim fazerem descobrem o significado dos papis que lhes so atribudos. Todo esse aprendizado ocorre e s pode ocorrer em interao com outros seres humanos, quer tratem dos pais ou de qualquer outra pessoa que eduque a criana. A criana primeiro assume papis ligados quelas pessoas que lidam com ela mais de perto e cujas atitudes so decisivas para a concepo que a criana faz de si mesma. Mais tarde, a criana aprende que os papis que representa so relevantes no s para seu crculo ntimo, como tambm se relacionam com as expectativas da sociedade em geral. Ou seja, no s a

me que espera que a criana seja boazinha, limpa e que diga a verdade; a sociedade espera a mesma coisa. S quando surge essa concepo geral da sociedade que a criana se torna capaz de formar uma concepo clara de si prpria. A identidade no uma coisa pr-existente; atribuda em atos de reconhecimento social. Somos aquilo que os outros crem que sejamos. Um menino t ido como bobo, torna-se bobo, da mesma forma que um adulto tratado com o temor devido a um deus da guerra comea a se considerar como tal e a agir como compete a tal figura e, na verdade, funde sua identidade com a que corresponde a essas expectativas. As identidade so atribudas pela sociedade. preciso que a sociedade a sustente com bastante regularidade. Por exemplo, um homem que da noite pro dia passa de cidado livre a condenado v-se submetido imediatamente a um ataque macio contra a concepo que faz de si mesmo. Pode tentar desesperadamente apegar-se a essa concepo, mas na falta de outras pessoas que confirmem sua velha identidade ser-lhe- quase impossvel mant-la. Com assustadora rapidez, ele descobrir que est agindo como se espera que um condenado sinta. Esse fenmeno uma espcie de reintegrao da personalidade. O fato que esse homem era tratado por pessoas importantes que o rodeavam como um homem responsvel, digno, obsequioso e de gosto apurado. Ele podia ser tudo isso. Agora, as paredes da priso o separam como um homem irresponsvel, vigarista, egocntrico e desleixado, que exige superviso constante. As novas expectativas tipificam-se no papel de condenado, que constitui resposta a elas, da mesma foram quanto as velhas expectativas integravam-se num diferente padro de conduta. Em ambos os casos, a identidade vem com a conduta, e esta ocorre em resposta a uma situao social especfica. Nossas vidas se desenrolam dentro de uma complexa trama de reconhecimentos e no reconhecimentos. difcil no sermos desajeitados numa reunio onde sabemos que as pessoas nos consideram ineptos. Tornamo-nos espirituosos quando as pessoas esperam que sejamos engraados. Inteligncia, humor, habilidade manual, devoo religiosa e potncia sexual respondem com igual vivacidade s expectativas alheias.

Das könnte Ihnen auch gefallen