Sie sind auf Seite 1von 6

RUA LVARO CHAVES, 155 PORTO ALEGRE RS BRASIL 90220-040

TEL: (51) 3323 3600 FAX: (51) 3323 3644 info@novus.com.br

Conceitos Bsicos de RS485 e RS422


INTRODUO
As normas RS485 e RS422 definem esquemas de transmisso de dados balanceados que oferecem solues robustas para transmitir dados em longas distncias em ambientes ruidosos. Estas normas no definem qual o protocolo a ser utilizado para a comunicao dos dados, e so adotadas como especificao da camada fsica de diversos protocolos, como, por exemplo, Modbus, Profibus, DIN-Measurement-Bus e muitos outros. Todos os aparelhos da Novus que possuem comunicao serial por barramento utilizam o padro RS485, devido s vantagens que o mesmo apresenta em ambientes industriais. Por ser amplamente difundido, bem aceito em todas as partes do globo. Apesar de estarem sendo utilizadas h bastante tempo, muito comum haver dvidas nos usurios de redes baseadas em RS485 e RS422. Dessa forma, este documento se prope a apresentar uma breve explicao de tpicos importantes para o projeto, anlise e instalao de redes de comunicao utilizando um barramento RS485 ou RS422.

TIA/EIA-422
A norma TIA/EIA-422, conhecida popularmente como RS422, descreve uma interface de comunicao operando em linhas diferenciais capaz de interligar um dispositivo transmissor a at 10 receptores. O meio fsico definido para a RS422 so dois pares tranados, sendo um utilizado para comunicao no sentido do transmissor (usualmente o mestre) para os receptores (usualmente escravos). O segundo par tranado utilizado para comunicao dos escravos para o mestre. Como mltiplos escravos precisam transmitir atravs de um mesmo par de fios, estes precisam comutar seus transmissores de forma que em um mesmo instante de tempo, somente o transmissor de um escravo esteja ativo. A utilizao de dois pares permite que no mesmo instante de tempo ocorram transmisso e recepo de dados entre o mestre e um escravo. A possibilidade de transmisso e recepo simultnea caracteriza a RS422 como full-duplex.

TIA/EIA-485
A norma TIA/EIA-485, conhecida popularmente como RS485, descreve uma interface de comunicao operando em linhas diferenciais capaz de se comunicar com 32 unidades de carga. Normalmente, um dispositivo transmissor/receptor corresponde a uma unidade de carga, o que faz com que seja possvel comunicar com at 32 dispositivos. Entretanto, existem dispositivos que consomem fraes de unidade de carga, o que aumenta o mximo nmero de dispositivos a serem interligados. O meio fsico mais utilizado um par tranado. Atravs deste nico par de fios, cada dispositivo transmite e recebe dados. Cada dispositivo aciona o seu transmissor apenas no instante que necessita transmitir, mantendo-o desligado no resto do tempo de modo a permitir que outros dispositivos transmitam dados. Em um determinado instante de tempo, somente um dispositivo pode transmitir, o que caracteriza esta rede como half-duplex. Uma rede RS485 pode tambm utilizar 2 pares tranados, operando no modo full-duplex, totalmente compatvel com RS422.

LINHAS DE COMUNICAO BALANCEADAS


Tanto a RS485 quanto a RS422 se caracterizam pela utilizao de um meio de comunicao diferencial (ou balanceado), denominado par tranado. Os circuitos transmissores e receptores adotados nestas interfaces utilizam como informao a diferena entre os nveis de tenso em cada condutor do par tranado. Os cdigos binrios so identificados pela polaridade (+ ou -) da diferena de tenso entre os condutores do par, ou seja, quando a tenso no condutor + for maior que no condutor -, caracterizado um nvel lgico 1; quando, ao contrrio, a tenso no condutor - for maior que no condutor +, caracterizado um nvel lgico 0. Uma margem de rudo de 0,2 V definida para aumentar a tolerncia a interferncias. Esta tcnica resulta no cancelamento de rudos induzidos no meio de transmisso, pois se o mesmo rudo induzido nos 2 condutores, a diferena de tenso entre eles no se altera e a informao preservada. A interferncia eletromagntica emitida por um barramento de comunicao diferencial tambm menor que a emitida por barramentos de comunicao no-diferenciais.

RESISTORES DE TERMINAO
A teoria de comunicaes descreve a necessidade de terminao de linhas de comunicao com um valor de impedncia correspondente impedncia caracterstica da linha de transmisso. A correta terminao atenua reflexes que distorcem os dados transmitidos, aumentando os limites de velocidade e/ou comprimento da rede. Alguns mtodos de terminao disponveis esto representados na figura a seguir.

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA

www.novus.com.br

1/6

Conceitos Bsicos de RS485 e RS422

Redes no-terminadas so baratas, de menor consumo e simples de implementar. A desvantagem clara que as taxas de comunicao devem ser lentas ou os cabos curtos o bastante para manter a rede confivel. Redes com cabos curtos (at 100 m) e operando a baixa velocidade (at 19200 bps) operam adequadamente mesmo sem a utilizao de resistores de terminao. A terminao paralela oferece excelentes taxas de comunicao, mas limitada a redes com um nico driver, onde um dispositivo fala e os demais apenas escutam, como o caso de cada um dos pares de redes RS422 ou RS485 fullduplex. Nesses casos, o driver deve ser posicionado em uma extremidade da rede e o resistor de terminao na outra. O terceiro mtodo a terminao bidirecional, que oferece uma excelente integridade do sinal. Com esta tcnica, os drivers podem estar localizados em qualquer ponto da rede. A desvantagem que o consumo da rede aumenta. Este , seguramente, um dos mtodos mais confiveis de terminao. A impedncia caracterstica de um par tranado de aproximadamente 120 ohms, sendo este um valor adequado para o resistor de terminao a ser instalado. O ltimo assunto relacionado terminao o que fazer com os condutores no usados em um cabo de dados. Condutores no usados podero auto-ressonar e acoplar rudo aos condutores de dados. Se eles forem deixados abertos, eles iro ressonar em todos os tipos de freqncias; se forem aterrados em uma extremidade, iro ressonar em L/2 (L o comprimento do cabo); se forem aterrados nas duas extremidades, iro ressonar em L/4. A melhor maneira de minimizar a energia de um condutor no utilizado dissip-la em forma de calor. Para tanto, deve-se colocar resistores de terminao em ambas as extremidades do condutor para o terra (uma terminao bidirecional). Os resistores devem possuir um valor igual impedncia caracterstica da linha, ou seja, em torno de 120 ohms. Uma melhor alternativa utilizar cabos em que no sobrem condutores.

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA

www.novus.com.br

2/6

Conceitos Bsicos de RS485 e RS422

TOPOLOGIA
Enquanto a velocidade for relativamente baixa e as distncias relativamente curtas, a influncia da topologia da rede em seu desempenho no significativa. Contudo, quando os efeitos de linhas de transmisso comeam a aparecer, h apenas uma topologia simples que permite gerenciar estes efeitos. A figura a seguir mostra alguns tipos de topologias. Apenas no tipo daisy chain, onde todos os dispositivos so conectados diretamente aos condutores da linha de comunicao principal, fcil controlar as reflexes causadoras de erros de comunicao.

Isso no significa que seja impossvel implementar uma rede funcional com outra topologia. Entretanto, na prtica, controlar as reflexes em uma rede tipo estrela (por exemplo) mais uma arte do que cincia. Ao utilizar o barramento com derivaes, recomendvel que o comprimento das derivaes que interligam cada dispositivo linha de comunicao principal seja o menor possvel (muito menores que o comprimento do barramento principal).

LIMITES DE DISTNCIA E VELOCIDADE


Tanto a RS422 quanto a RS485 especificam um comprimento mximo de 1200 metros para os cabos de comunicao. A velocidade mxima de comunicao (em bits por segundo bps) depende de caractersticas dos equipamentos instalados, da capacitncia dos cabos de comunicao e dos resistores de terminao instalados. Como regra geral, quanto mais longos os cabos, menor deve ser a velocidade de comunicao. Como orientao, no se deve esperar problemas de comunicao quando o produto entre o comprimento dos cabos (em metros) e a velocidade de comunicao (em bits por segundo - bps) for menor que 108 (100.000.000). A figura a seguir ilustra o compromisso entre a velocidade da comunicao e o comprimento mximo do cabo. A performance de um sistema ir variar de acordo com o tipo de cabo, terminaes, topologia da rede, interferncias presentes no ambiente e qualidade dos transmissores e receptores de cada dispositivo da rede.

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA

www.novus.com.br

3/6

Conceitos Bsicos de RS485 e RS422

NMERO MXIMO DE DISPOSITIVOS NA REDE RS485


A RS485 no define o nmero mximo de dispositivos interligados em uma rede, e sim uma srie de parmetros que podem ser utilizados para o clculo deste limite. Alguns destes parmetros so os seguintes: Limite inferior para a resistncia de carga resultante no barramento. Valor de resistncia que cada dispositivo da rede representa no barramento, denominada Carga Unitria (15 k). Valor mnimo de corrente que o driver (transmissor) de um dispositivo RS485 deve ser capaz de fornecer. A partir destes dados e considerando a necessidade de resistores de terminao nos dois extremos do barramento (correspondentes a 60 ), pode ser calculado o limite de 32 dispositivos com carga unitria para um barramento de comunicao RS485. Atualmente so comercialmente disponveis equipamentos RS485 com carga inferior unitria, sendo usuais os valores de 1/2, 1/4 e 1/8 da carga unitria. Para ampliar o nmero de dispositivos de uma rede RS485 para 256, uma soluo possvel utilizar apenas dispositivos com 1/8 da carga unitria. Em aplicaes menores, onde o comprimento dos cabos da rede pequeno e/ou a velocidade de comunicao baixa, pode ser possvel eliminar os resistores de terminao. Isto permite aumentar a capacidade de dispositivos da rede de 32 para 282 dispositivos! claro que a operao confivel nesta condio no garantida.

ATERRAMENTO / INTERLIGAO DO COMUM


Este talvez o tpico menos compreendido e que causa maiores problemas na instalao de redes RS485. Linhas de transmisso diferenciais utilizam como informao apenas a diferena de potencial existente entre os 2 condutores do par tranado, independente da diferena de potencial que eles apresentam em relao ao referencial de tenso (comum ou terra). Isto permite que mltiplos sistemas se comuniquem mesmo que uma referncia de potencial comum entre eles no seja estabelecida. No entanto, os circuitos eletrnicos de transmisso e recepo podem ser danificados se o par tranado apresentar um potencial excessivamente elevado em relao ao referencial (comum ou terra). A norma TIA/EIA-485 especifica que a mxima diferena de potencial entre os equipamentos da rede deve estar entre 7V e +12V, enquanto a norma TIA/EIA422 especifica estes limites entre -7V e +7V. Diferenas de potencial acima destes limites so usuais quando mltiplos dispositivos isolados eletricamente entre si so interligados apenas pelos pares diferenciais de comunicao. A utilizao de aterramento nos dispositivos, apesar de ajudar, no soluciona o problema em todas as situaes, pois em uma instalao industrial tpica a diferena de potencial entre aterramentos de locais afastados pode ser de muitos volts, podendo chegar a centenas de volts na ocorrncia de descargas atmosfricas. A melhor soluo para evitar a queima dos circuitos de comunicao adotar um condutor adicional que interligue o comum (ou terra) de todos os dispositivos da rede. A utilizao de cabo blindado recomendada sempre que o custo mais elevado deste tipo de cabo no for um problema. A utilizao de cabo blindado com a malha adequadamente aterrada torna a rede mais imune a interferncias externas mesmo quando o cabo instalado prximo a fontes de rudo eltrico, como inversores de freqncia, mquinas de solda, chaves eletromagnticas e condutores de alimentao CA. Para reduzir custos, pode ser utilizado cabo tranado sem malha de blindagem, mas este deve ser instalado separado de condutores de alimentao CA e distante de fontes de rudo eltrico.

CONEXES
As conexes dos dispositivos so efetuadas conforme o tipo de rede que se deseja implementar: RS422, RS485 a 2 fios ou RS485 a 4 fios. Para a ligao dos barramentos de comunicao entre os dispositivos da rede, deve-se utilizar cabo tipo par tranado, tendo o cuidado de interconectar os terminais Comum de todos os dispositivos da rede. A bitola mnima recomendada para os condutores de comunicao 24 AWG (0,2 mm2). A adoo de um condutor adicional para interligao do comum de todos os dispositivos da rede altamente recomendada. A no observncia desta recomendao pode resultar na queima dos circuitos de comunicao de um ou mais equipamentos da rede Equipamentos RS485 ou RS422 de diferentes fabricantes e modelos identificam de forma distinta os terminais de comunicao. Na tabela a seguir esto mostradas as equivalncias dos termos mais comuns. D IDENTIFICAES MAIS POPULARES PARA RS485 E RS422 D1 B D+

D
D0 A D-

RS485 HALF-DUPLEX (2 FIOS)


Esta a forma mais popular de utilizao da RS485. Um nico par de fios utilizado para transmisso e recepo de dados. Mltiplos dispositivos so ligados na forma de um barramento, conforme ilustra a figura a seguir. Diferentes dispositivos RS485 utilizam diferentes notaes para indicar a forma correta de ligao do par diferencial de comunicao. Na figura a seguir so apresentadas algumas das notaes utilizadas.
NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA www.novus.com.br 4/6

Conceitos Bsicos de RS485 e RS422

O terminal comum deve ser interligado aos terminais correspondentes de cada dispositivo, de forma a garantir o equilbrio de tenso entre eles. Caso o condutor comum no seja instalado entre todos os dispositivos, todos devem ser adequadamente aterrados segundo as recomendaes do fabricante de cada equipamento da rede. Esta exigncia resulta na utilizao de um terceiro fio, que apesar de no participar do processo de comunicao, essencial para garantir a integridade eltrica dos equipamentos da rede. A necessidade de utilizao de resistores de terminao depende do comprimento total do barramento de comunicao e da velocidade de comunicao utilizada.

RS485 FULL-DUPLEX (4 FIOS)


Nesta forma de ligao so utilizados dois pares de fios para a comunicao. Por um par de fios trafegam os dados transmitidos no sentido ConversorDispositivos da rede (par de transmisso do conversor) e pelo outro par os dados transmitidos no sentido Dispositivos da redeConversor (par de recepo do conversor). Mltiplos dispositivos so ligados na forma de um barramento, conforme ilustra a figura a seguir.

O terminal comum deve ser interligado aos terminais correspondentes de cada dispositivo, de forma a garantir o equilbrio de tenso entre eles. Caso o condutor comum no seja instalado entre todos os dispositivos, todos devem ser adequadamente aterrados segundo as recomendaes do fabricante de cada equipamento da rede. Esta exigncia resulta na utilizao de um quinto fio, que apesar de no participar do processo de comunicao, essencial para garantir a integridade eltrica dos equipamentos da rede. A necessidade de utilizao de resistores de terminao depende do comprimento total do barramento de comunicao e da velocidade de comunicao utilizada.

RS422
A ligao j descrita para a RS485 full-duplex (4 fios) atende e supera as especificaes da interface RS422. Utilize esta forma de ligao em um sistema de comunicao RS422.

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA

www.novus.com.br

5/6

Conceitos Bsicos de RS485 e RS422

REFERNCIAS TCNICAS
Parte deste texto se baseia nas referncias a seguir, onde informaes adicionais podem ser obtidas: Perrin, Bob. The Art and Science of RS-485. Circuit Cellar Magazine, Jul. 1999. Dallas/Maxim Semiconductor. Guidelines for Proper Wiring of an RS-485 (TIA/EIA-485-A) Network. Application Note 763, Jul. 2001. Soltero, Manny; Zhang, Jing; Cockrill, Chris. 422 and 485 Standards Overview and System Configurations. Application Report SLLA070C, Texas Instruments, Jun. 2002 Texas Instruments. Interface Circuits for TIA/EIA-485 (RS-485) Design Notes. Jun. 2002. Gingerich, Kevin. The RS-485 unit load and maximum number of bus connections. Texas Instruments, 2004. Stanek, Jan. Introduction to RS 422 & RS 485. HW Server, Czech Republic, 1998.

NOVUS PRODUTOS ELETRNICOS LTDA

www.novus.com.br

6/6

Das könnte Ihnen auch gefallen