Sie sind auf Seite 1von 9

Introduo A morte, especialmente no Ocidente, no tem sido um tem de fcil abordagem, uma vez que o sentido construdo para

o desfecho do que convencionamos chamar de vida, remete, quase sempre, ao medo, angustia ou rejeio. Desta forma, assistimos com freqncia, a vinculao da Morte com o sobrenatural, o terror, o castigo, a dor, entre tantos outros significados considerados negativos pelas naes orientais. Na vida do profissional da sade a situao a mesma, muitos deles evitam tocar no assunto, levando em considerao somente a parte tcnica utilizada no cadver. Essa negligencia ao assunto comea na graduao, quando os acadmicos no possuem conhecimento e no tem oportunidade de explanar de forma ampla os temas relacionados a morte, tendo contato limitado no laboratrio de anatomia ao estudar os cadveres. O presente trabalho tem por objetivo esclarecer idias subjetivas de algumas pocas em que a morte era tratada com naturalidade e como chegou aos hospitais, e assim formular questes criticas de como devemos abordar a morte nos dias atuais, na vida acadmica e como futuros profissionais.

Conceituando MORTE Conceituar o que morte no possvel, j que seu significado varia de acordo com a cultura. A cultura forma nossas identidades a partir de arranjos discursivos, submetendo-nos a relao de poder e saber que nos governam e constituem nossas prticas. Podemos descrever a morte sendo um evento biolgico que encerra uma vida. Nenhum outro evento vital capaz de suscitar, nos seres humanos, mais pensamentos dirigidos pela emoo e reaes emocionais que ela, seja do individuo que est morrendo, seja naqueles sua volta. O conceito tradicional de morte biolgica definido atualmente como morte enceflica, tornou-se necessria devido a diversos fatores, entre os quais se destaca: a capacidade da medicina de prolongar indefinidamente uma vida por meios artificiais; motivos sociais, humanos e mesmo econmicos; e o fato de as cirurgias de transplantes exigirem rgos em perfeitas condies de vitalidade, para o seu sucesso. A morte no somente um fato biolgico, mas um processo construdo socialmente, que no se distingue das outras dimenses do universo das relaes sociais. Assim, a morte est presente em nosso cotidiano e, independente de suas causas ou formas, seu grande palco continua sendo os hospitais e instituies de sade. A morte enquanto final da existncia humana antecedida por diversas formas de morte que fazem parte do prprio desenvolvimento humano, como o prprio nascimento, que a primeira morte no sentido da primeira perda, da primeira ruptura, da primeira separao, caracterizada pelo rompimento do cordo umbilical, o fim da simbiose do

feto com o tero materno (de uma convivncia de nove meses, em um ambiente acolhedor) e de repente ocorre a substituio deste pelo meio externo. Depois a descoberta de si em detrimento da (o) outra (o) (com funo materna), quando ocorre o fim da simbiose me/ beb. Outro momento a perda do corpo infantil e dos pais da infncia durante o perodo da adolescncia, culminando com a perda da juventude na terceira idade. Nesse sentido, a morte no seria somente um acontecimento biolgico, visto que perpassa, necessariamente, pelo social. Com efeito, o organismo cessa em definitivo suas funes, todavia o contexto cultural que ter funo de significar este acontecimento. Portanto, o fim da vida envolve questes psicossocioculturais. A morte vista como um fato despersonalizado e desagradvel, diz-se a morte e no o morrer como uma fase do processo de vida, assim como o nascer, o crescer, entre outros. Assim, torna-se um tabu discuti-la, e grande parte dos autores que a estudaram colaborando com tal afirmao, principalmente por se pautarem na literatura de ARIES (1981), identificando que a morte banida, ocultada e proibida nas preocupaes do homem ocidental do nosso sculo, algo obsceno, um verdadeiro tabu. ELIAS (1989) define a morte como um problema dos vivos, j que os mortos no tem problemas. O pensamento acerca do ato de morrer tem se modificado junto ao processo de transformao da sociedade e est diretamente atrelado ao estado de desenvolvimento de cada sociedade, suas especificidades, valores e ritos. O citado autor salienta que o ato de morrer foi, em outra poca, um assunto muito mais pblico do que atualmente. Isto se dava pelas prprias caractersticas de organizao da sociedade medieval, pois a morte era algo constante, pela presena de guerras e pestes que a assolavam constantemente. Alm disto, as pessoas viviam mais aglomeradas pela prpria dinmica familiar e planta fsica das residncias, tornando a morte e o nascimento acontecimentos mais cotidiana. LINHA DO TEMPO: VISO DA MORTE DOS PRIMRDIOS AT A ATUALIDADE
y

Morte na Idade Primitva

A morte no era propriamente um problema para os homens do primrdio. Ela no era enfocada do ponto de vista da morte de um indivduo, de forma isolada, mas sim integrada nas prticas coletivas de culto aos mortos, aos ancestrais. O homem primitivo se envolvia de tal forma em sua comunidade que o seu ser, no tinha o centro em si mesmo, se fazia por meio da participao no todo coletivo. Como a individualidade se encontrava envolvida pela totalidade maior da comunidade, a morte no era percebida como dissoluo, mas apenas como o assumir uma forma diferente da existncia: o morto muda de estado e passa a pertencer comunidade dos mortos. Para que este fato ocorresse era necessrio realizao de ritos de passagem que so adequados situao. Nesta forma de ver a morte no existe a idia de aniquilamento, os mortos podem retornar ao mundo dos vivos de outras formas, durante o sono destes e por meio de aparies.
y

Sculo XII

Houve grande mudana nos costumes funerrios. O morto era transportado diretamente no sarcfago de pedra onde seria enterrado com o rosto descoberto.
y

Sculo XIII

A partir deste sculo o rosto do morto oculto aos olhares. Observamos de passagem que os pases onde o corpo permaneceu por mais tempo a descoberto, como na Itlia, foram tambm os mais refratrios s correntes macabras do sc. XV, ou seja, representao do cadver decomposto ou da mmia. Criou-se o hbito, j previsto desde h muito nos rituais, mas seguramente pouco seguido na prtica comum, de colocar o corpo diante do altar durante pelo menos trs missas cantadas, prevista para a salvao de sua alma. A partir deste sculo surge a prtica das mscaras morturias. Esta prtica, por sinal, est ligada da representao. Molda-se a mscara sobre o rosto do morto para que a representao seja perfeitamente semelhante. Era tambm usada para se obter a semelhana do retrato do defunto sobre seu tmulo.
y

Sculo XV

A morte com temas muito macabros, por vrias conseqncias, entre elas as grandes pestes e a crise econmica. Os temas macabros exprimem antes de tudo o sentimento agudo do fracasso individual. O homem identificava sua impotncia sua destruio fsica, sua morte. Viase ao mesmo tempo fracassado e morto, fracassado po rque mortal e portador de morte. A morte no apenas um acerto de contas, uma morte fsica, carnia e podrido, a morte macabra. A associao entre a morte, a individualidade e a podrido vai se atenuar no decorrer do sculo XVI. A evocao da morte realista e verdadeira, essa presena do prprio cadver que a Idade Mdia, mesmo em seu outono macabro no tolerou, ser buscada com deleite no perodo seguinte.
y

Sculo XVI ao XVIII

A morte tornou se neste perodo um objeto de fascnio. Era ao mesmo tempo motivo de medo e/ou prazer.Medo do momento do ajuste de contas, quando se faz o balano de uma vida. Primeiro o juzo final, depois o juzo particular no prprio quarto do agonizante. Desde o fim do sculo XV e comeo do sculo XVI, os temas macabros tornaramse carregadas de sentidos erticos. O teatro barroco multiplica as cenas de amor nos cemitrios e nos tmulos. Para exemplificar, basta lembrar-se da histria dramtica mais conhecida: o amor e a morte de Romeu e Julieta no tmulo dos Capuletos.

O corpo morto e nu tornouse ao mesmo tempo objeto de curiosidade cientfica e de deleite mrbido. Esse fascnio pelo corpo morto, to chocante no sculo XVI e depois na era barroca, foi mais discreto no sculo XVII. No sculo XVIII se exprime com insistncia de uma obsesso. Os cadveres se tornam objeto de estranhas manipulaes (eram deslocados para serem secados, mumificados e conservados). Fim do sculo XVII e comeo do XIX efetivamente existe uma ponte entre os dois mundos, que o medo de ser enterrado vivo e a ameaa da morte aparente. Era um estado de insensibilidade que se assemelhava tanto morte quanto vida. A Partir do sculo XIX, as imagens da morte so cada vez mais raras, desaparecendo completamente no decorrer do sculo XX; o silncio que, a partir de ento, se estende sobre a morte significa que esta rompeu seus grilhes e se tornou uma fora selvagem e incompreensvel.
y

Sculo XX: Morte transferida para o hospital

E o mais grave quando morte e transferida para o hospital onde antes de tudo ,se preza assepsia do corpo e da alma; ela se transforma e agente de contgio e deve ser evitada a todo custo, para no causar sofrimento torna-se medicalizada. Os mdicos passam a ter um importante papel no agravamento das doenas a partir do fim do sculo XIX fortemente imbudos do papel de avaliar sintomas e muitas vezes, como conselheira tomando em algumas situaes o lugar dos sacerdotes. Este papel vai se transferindo com o avano da cincia medica passando a haver maior interesse pelos sintomas e pelo diagnostico da doena, mesmo que no transmitida ao doente. Fale-se de sintomas, da doena, mas no da proximidade da morte. ries discorre tambm sobre outro atributo que vai se colar morte: a morte suja descreve esta representada pelos gritos, gemidos, rudos, e a descrio das excrees, a cor do paciente. Se a morte era exalada na poca do romantismo, agora so ressaltados os seus traos mais repugnates .Torna-se muito mais provvel observar a degenerao do corpo e os estragos que a velhice provoca.
y

Quanto a medicalizao da morte

Sua funo de buscar eficincia com maior assepsia possvel, sendo os seus representantes mximos os modernos hospitais. Assim estima-se que ela deixe de ocorre majoritariamente em casa tendo em 80% dos casos nos hospitais e estes alm de serem locais de curar, passam a ser locais da morte prevista (aceita pelo pessoal mdico). O BEIJO DA MORTE: SENTIMENTOS E SENSAES PERANTE MORTE Falar sobre a morte e o morrer no um assunto agradvel, pois essas palavras acionam mecanismos cerebrais que afloram nossas referncias de vida. Aceitar o fato de que nossa existncia, bem como a das pessoas que amamos, tem um "prazo de validade" desconhecido, rduo. Esse medo do desconhecido torna a morte uma questo difcil de ser discutida, enfrentada e pesquisada.
y

A morte do outro

No sculo XIX ocorre uma mudana da maneira de encarar a morte. Ela passa a ser esperada como um porto seguro. Surge um certo desejo de morrer, que ARIS denomina de doura narctica, a paz maravilhosa e o perodo em que a morte e cantada pelos poetas. Busca-se a morte suave, mesmo que em vida a pessoa tenha sido anciosa e agitada. A viso pior para os assistentes do que para quem est mo rrendo. Ocorre nesta instancia, uma diminuio do medo da morte. Uma das imagens que ilustra essa relao com a morte e o rosto calmo parecendo dormi ou repousar. Nos tmulos v-se a representao de figuras em pose de acolhimento, com braos estendidos numa atitude de encontro com Deus. A idia de repouso acrescenta a possibilidade de reencontro com as pessoas amadas. H uma grande alegria de reencontrar aqueles que se amava muito, e que j se foram para o alm ou em outra reencarnao, e assim poder prosseguir eternamente na relao com a pessoa amada e entes queridos.
y

O EU diante da morte

De um modo geral, descontando as defesas das reflexes zen, das meditaes transcendentais e de toda sorte de subterfgios do medo e do temor do nada, a idia da morte nos remete aos sentimentos de perda, portanto, em tese, nos desperta sentimentos dolorosos. Trata-se de uma espcie de dor psquica, a qual muitas vezes acaba tambm gerando dores fsicas, ou criando uma dinmica incompreensvel para quem a vida continua sorrindo. Poderamos dizer que na Depresso, o tema morte est mais presente, seja o medo dela, seja a vontade de que ela acontea casualmente ou, mais grave, sob a forma de ideao suicida. De qualquer forma, pensa-se na morte e, como no poderia deixar de ser, acompanha sentimentos dolorosos. Essa uma dor psquica, naturalmente movida por sentimentos de tristeza, de finitude, de medo, de abandono, de fragilidade e insegurana. Na espcie humana a dor psquica diante da morte pode ser considerada fisiolgica, mas sua durao, intensidade e resoluo vo depender, muito provavelmente, de como a pessoa experimentou a vida. Diz um ditado: teme mais a morte quem mais temeu a vida. Durante a fase de enfrentamento da morte, o paciente estimulado a profundas reflexes sobre a prpria vida; se lhe foi satisfatria sua trajetria de vida, se houve algum desenvolvimento emocional, se pode criar vnculos afetivos fortes e permanentes, se ele pode auxiliar a outros seres humanos. Orientado psicologicamente (cognitivamente) poder ser possvel que, apesar de doloroso, esse momento possa ter um importante e saudvel balano emocional.
y

OS CINCOS ESTGIOS DA DOR DA MORTE - REAES PSQUICAS

A reao psquica determinada pela experincia com a morte foi descrita por Elisabeth Kubler-Ross como tendo cinco estgios (Berkowitz, 2001): Primeiro Estgio: negao e isolamento A Negao e o Isolamento so mecanismos de defesas temporrios do Ego contra a dor psquica diante da morte. A intensidade e durao desses mecanismos de defesa dependem de como a prpria pessoa que sofre e as outras pessoas ao seu redor so capazes de lidar com essa dor. Em geral, a Negao e o Isolamento no persistem por muito tempo. Segundo Estgio: raiva Por causa da raiva, que surge devido impossibilidade do Ego manter a Negao e o Isolamento, os relacionamentos se tornam problemticos e todo o ambiente hostilizado pela revolta de quem sabe que vai morrer. Junto com a raiva, tambm surgem sentimentos de revolta, inveja e ressentimento. Nessa fase, a dor psquica do enfrentamento da morte se manifesta por atitudes agressivas e de revolta; - porque comigo? A revolta pode assumir propores quase paranides; com tanta gente ruim pra morrer porque eu, eu que sempre fiz o bem, sempre trabalhei e fui honesto... Transformar a dor psquica em agresso , mais ou menos, o que acontece em crianas com depresso. importante, nesse estgio, haver compreenso dos demais sobre a angstia transformada em raiva na pessoa que sente interrompidas suas atividades de vida pela doena ou pela morte. Terceiro Estgio: barganha Havendo deixado de lado a Negao e o Isolamento, percebendo que a raiva tambm no resolveu, a pessoa entra no terceiro estgio; a barganha. A maioria dessas barganhas feita com Deus e, normalmente, mantidas em segredo. Como dificilmente a pessoa tem alguma coisa a oferecer a Deus, alm de sua vida, e como Este parece estar tomando-a, quer a pessoa queira ou no, as barganhas assumem mais as caractersticas de splicas. A pessoa implora que Deus aceite sua oferta em troca da vida, como por exemplo, sua promessa de uma vida dedicada igreja, aos pobres, caridade. Na realidade, a barganha uma tentativa de adiamento. Nessa fase o paciente se mantm sereno, reflexivo e dcil (no se pode barganhar com Deus, ao mesmo tempo em que se hostilizam pessoas).

Quarto Estgio: depresso A Depresso aparece quando o paciente toma conscincia de sua debilidade fsica, quando j no consegue negar suas condies de doente, quando as perspectivas da morte so claramente sentidas. Evidentemente, trata-se de uma atitude evolutiva; negar no adiantou, agredir e se revoltar tambm no, fazer barganhas no resolveu. Surge ento um sentimento de grande perda. o sofrimento e a dor psquica de quem percebe a realidade nua e crua, como ela realmente, a conscincia plena de que nascemos e morremos sozinhos. Aqui a depresso assume um quadro clnico mais tpico e caracterstico; desnimo, desinteresse, apatia, tristeza, choro, etc. Quinto Estgio: aceitao Nesse estgio o paciente j no experimenta o desespero e nem nega sua realidade. Esse um momento de repouso e serenidade antes da longa viagem. claro que interessa, psiquiatria e medicina melhorar a qualidade da morte (como sempre tentou fazer em relao qualidade da vida), que o paciente alcance esse estgio de aceitao em paz, com dignidade e bem estar emocional. Assim ocorrendo, o processo at a morte pde ser experimentado em clima de serenidade por parte do paciente e, pelo lado dos que ficam, de conforto, compreenso e colaborao para com o paciente. TRATANDO DE MORTE ENTRE OS PROFISSIONAIS DA SADE Os profissionais da rea da sade so ensinados a cuidar da vida, mas no da morte. Prova deste fato que na maior parte dos cursos de formao de profissionais da sade, no existe uma disciplina curricular que trate do assunto de forma no defensiva e biologicista. Abrindo espao para discusso das subjetividades. Quantas vezes ouvimos na enfermagem a frase no chore, voc no pode chorar, nem demonstrar seus sentimentos na frente do paciente, se for seguir tais afirmaes, talvez os tipos com personalidade adequada funo seriam os psicopatas e os sdicos. Na vida profissional, o deparar constante com situaes estressantes e de perda de pacientes, proporciona aos profissionais de sade, momentos de reflexes e capacidade de observao aguada, ainda que assistematizadas. Essas reflexes so realizadas rotineiramente acerca do processo de identificao e imagens simblicas dos indivduos "sadveis" que assistem e participam da morte do "outro". As reaes s perdas que os profissionais de sade vo tendo ao longo da vida, em nivel fsico, emocional, social e espiritual variam de pessoa para pessoa e depende das circunstncias que rodeiam a morte: tipo de relao que existia entre ambos, qualidade dos mecanismos de defesa utilizados, entre outros (CALLANAN; KELLEY, 1994; SPNDOLA et al., 1994). Apesar da morte fazer parte da rotina dessas profisses, o desejo que sempre acontea "no planto do outro", e surgem vrias reaes para negar ou anular tal acontecimento, pelo silncio e vazio do leito, que logo ser preenchido novamente por outro paciente.

Para alguns pacientes, a expectativa da equipe que eles "descansem" logo, visto estarem sofrendo muito, e a enfermagem percebe cada pedao que se deteriora num dia. Pasternak apud CALLANAN; KELLEY (1994) afirma que os profissionais de sade no falam da morte, especialmente os mdicos, porque a morte uma evidncia do nosso limite, da nossa mortalidade enquanto condio humana. VISO VOLTADA PARA A ENFERMAGEM A Enfermagem, geralmente, a primeira a lidar e "sentir" a morte do paciente, j que este se torna dependente de seus cuidados, que vo desde os mais banais, como escovar os dentes, at os mais complexos, principalmente quando o paciente est em estgio terminal. O aproximar do estgio terminal detectado pelas respostas emotivas, pelos odores, pelo acmulo de secrees, pela colorao da pele e falncia progressiva de rgos importantes. Durante esse preparo, as cortinas so cerradas, os biombos aparecem ao redor do leito, evitando mal estar ao paciente do lado, que muitas vezes percebe o ocorrido pela linguagem no verbal existente entre os profissionais, j que como um "toque de mgica" o leito se esvazia at a chegada de outro paciente. Esta postura de esconder o morto como algo "feio", advm da prpria cultura de nossa sociedade, como descrito pelos estudiosos da rea, e que, como conseqncia, se encontra tambm dentro da cultura hospitalar (PASTORE, 1995; PIMENTEL et al., 1978). O sofrimento das pessoas que compem a equipe de Enfermagem parece ser mascarado pelo cumprimento das rotinas. Este sofrimento decorrente do envolvimento emocional da equipe, so fatos vivenciados na unidade hospitalar e esto diretamente ligados aos valores pessoais, histria de vida e patologia que acomete o paciente. Para e a la morte assumir o papel de "descanso e alvio" do sofrimento ou ainda de "tragdia", diferentemente do que julga o senso comum de "frieza" sobre os fatos tristes que ocorrem no dia-a-dia do hospital, pois esses trabalhadores so "gente cuidando de gente" (HORTA, 1975). Trata-se de um cotidiano rduo e preciso ter muita sensibilidade e vrios mecanismos de defesa, como estuda a psicologia, para suport-lo, e muitas vezes, podem ser erroneamente considerados "atos de frieza". No podemos esquecer que o profissional, como todo ser humano, tem suas tristezas, irritaes, receio da morte, dentre outros sentimentos, devendo procurar, na medida do possvel, tornar estas tenses mnimas, assegurando que suas respostas individuais no prejudiquem o paciente e seus familiares.

FALAR DA MORTE COM ACADMICOS DE ENFERMAGEM Ao ingressar na Universidade os acadmicos de enfermagem enfrentam suas primeiras experincias relacionadas morte nas aulas de Anatomia, no tpico de tanatologia, que apesar de causarem desconforto, so pouco comentadas. Essas vivncias, muitas vezes silenciadas, servem para extrair saberes dos cadveres, tomados como objetos de estudo. Observamos que tanto as experincias nessas disciplinas bsicas quanto quelas no

ambiente hospitalar so discutidas com "naturalidade", pelos profissionais de sade. Essa "naturalidade" seria uma forma de negao e banalizao da morte para que os profissionais encontrem auxlio para continuar exercendo suas atividades A morte e o morrer so constitutivos da vida e, certamente, carecem de estudos no que se refere ao processo de formao do enfermeiro, uma vez que ele ir cuidar da pessoa na vida, na iminncia de morte e na morte. Eleger essa temtica expressa a inquietao e a necessidade de compreender uma faceta desse fenmeno: apreender a dimenso da postura humana do profissional de enfermagem diante da morte. Investigar a morte e o morrer, como parte da existncia no contexto da formao do enfermeiro, significa uma relevante contribuio para humanizar o estar educando para formar um profissional crtico, reflexivo, criativo e humanista. A academia deve habilitar o aluno de forma a ser capaz de manter relaes interpessoais de ajuda a pacientes terminais e s suas famlias. Resgatar a condio existenciria do Ser-no-mundo que confere sentido vida. Autores afirmam que os profissionais de sade, em geral, tm preparo insuficiente para lidar com pacientes em iminncia de morte. Os profissionais de enfermagem rejeitam a morte hospitalar e acreditam que sua funo apenas a de salvar vidas. H recomendao para que seja includo, nos currculos dos cursos de formao de profissionais de enfermagem, o tema da morte e que as instituies hospitalares busquem, na educao permanente, estratgias para promoverem mudanas na postura dos profissionais junto ao doente terminal.

Das könnte Ihnen auch gefallen