Sie sind auf Seite 1von 6

O PROFISSIONAL DA EDUCAO

MAPA DA DISCIPLINA

Prezado(a) Aluno(a), Nesta disciplina voc ter a oportunidade de compreender o papel do profissional da educao em espaos de formao, construo de conhecimentos, socializao, desenvolvimento de habilidades e competncias, considerando sua responsabilidade para a formao do sujeito e transformao social. A constituio do profissional da educao exige o desenvolvimento de competncias e habilidades especficas para atuao em contextos sociais complexos, visando o desenvolvimento da pessoa humana em suas diversas dimenses. Para tanto, faz-se necessrio a apropriao de saberes, fazeres, valores, posturas, compromisso tico, pedaggico e scio-poltico. O professor necessita compreender-se como agente de mudana e transformao da sociedade na qual est inserido. Sendo assim, esta disciplina tem como objetivo geral proporcionar ao futuro profissional da educao orientaes para que tenha condies de exercer seu papel de educador nos espaos possveis para a construo de conhecimentos, considerando sua responsabilidade nas transformaes sociais e polticas, com nfase na viso pr-ativa e no carter transformador desse profissional.

Essa disciplina est organizada em unidades de interao e aprendizagem (UIA) para facilitar a compreenso e anlise da temtica no sentido de possibilitar a construo de novos e significativos saberes sobre a prtica educativa. Objetivos de aprendizagem da disciplina: As Unidades de Interao e Aprendizagem (UIA) foram desenvolvidas para oportunizar que as seguintes aprendizagens sejam construdas:

Analisar o contexto da formao do profissional da educao; Discutir a construo da identidade do profissional da educao compreendendo sua evoluo histrica e o perfil do educador contemporneo; Conceituar e contextualizar habilidades e competncias na educao, compreendendo seu desenvolvimento no contexto educacional e curricular; identificado formas de aplicao na prtica docente e importncia na formao do professor e do aluno.

Nossas UIA sero as seguintes:


O contexto da formao do profissional da Educao A construo da Identidade do Profissional da Educao. Habilidades e Competncias para docncia.

CRONOGRAMA UIA I O contexto da formao do profissional da Educao Analisar o contexto da formao do profissional da educao.
Atividade 1 Leitura e resumo do texto O trabalho docente hoje: elementos para um quadro de anlise (In: TARDIF, Maurice. O Trabalho docente: elementos para uma teoria da docncia como profisso de interaes humanas. 5 ed. Petrpolis-RJ: Vozes, 2009. Pp 15/54. Orientaes: Este texto est disponibilizado no campo MATERIAIS. Consulte as diretrizes bsicas para elaborao de resumo no campo MATERIAIS. Publique no blackboard seu resumo de no mximo uma pgina. 12 a 16/1

PERODO 12 a 25/1

Atividade 2 Leitura e fichamento do texto A formao dos professores no sculo XXI (In: PERRENOUD, Philippe. As competncias para ensinar no sculo XXI. Porto Alegre: Artemed Editora, 2002. Orientaes: Este texto est disponibilizado no campo MATERIAIS. Consulte as diretrizes bsicas para elaborao de fichamento no campo MATERIAIS. Publique no blackboard seu fichamento de no mximo uma pgina. 17 a 20/1

Atividade 3 Leitura e produo textual sobre o texto Formando professores profissionais: trs conjuntos de questes. (In: PAQUAY, Leopold et al. Formando professores profissionais. 2 ed. Porto Alegre.Artmed,2001. PP 12/22. e o vdeo Realizando-se como educador de Hamilton Werneck. Orientaes: O texto e vdeo esto disponibilizados no campo MATERIAIS. Publique seu texto de no mximo duas pginas.no blackboard.

21 a 25/1

UIA II A construo da Identidade do Profissional da Educao.


Discutir a construo da identidade do profissional da educao compreendendo sua evoluo histrica e o perfil do educador contemporneo. Atividade 4 Produo de artigo considerando os seguintes textos: Texto 1 Os professores: identidade e formao profissional. (In: CORDEIRO, Jaime. Didtica. 1 ed. So Paulo: Contexto, 2007. PP. 41/ 69. Texto 2 A prtica educativa: unidades de anlise. (In: ZABALA, Antoni. A prtica educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998 pp. 14/25). Orientaes: Os textos e esto disponibilizados no campo MATERIAIS. Consulte as diretrizes bsicas para elaborao de artigo no campo MATERIAIS. Publique no blackboard seu artigo de no mximo trs pginas sobre A Construo da Identidade do Profissional da Educao.

PERODO

26/1 a 5/2

26/1 a 5/2

UIA III Habilidades e Competncias para docncia.


Conceituar e contextualizar habilidades e competncias na educao, compreendendo seu desenvolvimento no contexto educacional e curricular, identificando formas de aplicao na prtica docente e importncia na formao do professor e do aluno. Atividade 5 Participao do Frum de Discusso sobre o tema: Competncia Profissional: O que torna um professor competente? Para fundamentar sua participao no Frum de Discusso faa a leitura dos textos a seguir e assista os vdeos indicados. Texto 1 Sobre a idia de competncia. In: PERRENOUD, Philippe. As competncias para ensinar no sculo XXI. Porto Alegre: Artemed Editora, 2002. pp 137/ 155. Texto 2 As competncias do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ao e adaptao, saber analisar. (In: PAQUAY, Leopold et al. Formando professores profissionais. 2 ed. Porto Alegre.Artmed,2001. PP 23/35. Texto 3 - Competncias e Habilidades: da proposta prtica. (In: CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. So Paulo. Loyola, 2001).

PERODO

2 a 7/2

2 a 7/2

Vdeo 1 - O cotidiano na sala de aula - Hamilton Werneck. Vdeo 2 - D seu show professor DVD - Humana Editorial. Vdeo 3 -Gerenciamento de sala de aula - DVD Multiverso. Orientaes: Leia os textos e assista os vdeos para fundamentar sua participao no Frum de Discusso. Insira tpicos de discusso ou comente os j inseridos. 2/2/2011

Atividade Presencial Discusso dos textos da Unidade I por meio da Tcnica PHILLIPS 66 disponvel na pasta MATERIAIS Metodologia de Ensino Atividade Presencial Estudo do texto O desenvolvimento profissional dos professores: Novos paradigmas, novas prticas. (In: PERRENOUD, Philippe. As competncias para ensinar no sculo XXI. Porto Alegre: Artemed Editora, 2002.pp 90/111. Fazer leitura prvia do texto disponvel na pasta MATERIAIS para aula. Atividade Presencial Estudo dos textos a seguir por meio de Metodologias de Ensino disponveis na pasta MATERIAIS. Texto 1 Formar professores profissionais para uma formao contnua articulada prtica. (In: PAQUAY, Leopold et al. Formando professores profissionais. 2 ed. Porto Alegre.Artmed,2001. PP 85 102. Texto 2 A ambigidade dos saberes e da relao com o saber na profisso do professor. (In: PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgncia, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artemed Editora, 2001.pp 135/ 166. Atividade Presencial Aula dialogada de reviso das unidades trabalhadas por meio de Metodologias de Ensino disponveis na pasta MATERIAIS. Atividade Presencial Aula dialogada de reviso das unidades trabalhadas por meio de Metodologias de Ensino disponveis na pasta MATERIAIS. Atividade Presencial Avaliao Escrita Avaliao de segunda chamada 8h 8h

4/2/2011

7/2/2011

9/2/2011

11/2/2011

12/2/2011 19/2/2011

CRITRIOS AVALIATIVOS
Voc ser avaliado ao longo da disciplina, mediante a realizao de atividades que lhe sero disponibilizadas ao final de cada UIA. Essas atividades verificaro o alcance dos objetivos de aprendizagem e correspondero a 50% de sua avaliao para fins de nota. Ao final da disciplina, ser realizada uma Atividade Avaliativa Presencial, para verificao do desenvolvimento quanto aos objetivos estabelecidos, correspondendo a 40% da avaliao; ser realizada de forma individual e corrigida para fins de aprovao e registro acadmico. Os 10% restantes sero compostos com o resultado da avaliao institucional Edad (Exame de Desempenho Acadmico Discente). O desempenho acadmico ser, portanto, avaliado por meio de atividades conforme os itens descritos abaixo: ATIVIDADES Atividade 1: Resumo Atividade 2: Fichamento Atividade 3: Produo Textual Atividade 4: Artigo Atividade 5: Frum de Discusso Atividade 6: Avaliao Escrita Atividade 7: Exame de Desempenho Acadmico Discente Edad PONTUAO 1,0 0,5 1,0 2,0 0,5 4,0 1,0

Para fins de aprovao na disciplina, a nota mnima exigida ser de 5 (cinco) em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). A frequncia do aluno, para obter uma atuao satisfatria durante o curso, deve ser de pelo menos 75%. Esta porcentagem mensurada de acordo com as participaes em fruns, resoluo das atividades e comparecimento aos encontros presenciais. Agora que voc j leu as informaes sobre a disciplina O Profissional da Educao, fique atento(a) s datas do cronograma para que o estudo seja proveitoso e eficiente. Um grande abrao!

Prof Ms. Eunice Nbrega Portela

ESCOLHIDA POR VOTAO


5

Cara, depois de muito fuar eu achei o auto resumo no word 2007 Abre o word, vai no primeiro cone que tem o logo do office (boto office) depois opes do word Na janela que abrir vai em personalizar e no campo "escolher comandos em" escolha a opo comandos fora da faixa de opes Vai descendo que nessa coluna tem uma opo "ferramenta de autoresumo" s adicionar na barra de ferramentas e pronto

Das könnte Ihnen auch gefallen