Sie sind auf Seite 1von 5

Kernel do Linux

Willian Medeiros1 Elinto de Assis2 Lucas Da Boit3 Arildo Snego4 Resumo: O Kernel uma serie de arquivos escritos em C e Assembly que constituem o ncleo do sistema, ele quem controla todo o hardware do computador. ele pode ser visto como intermediario entre os programas e todo o hardware. o kernel responsavel pelas tarefas de permitir que todos os processos sejam executados pela CPU e permitir o compartilhamento dos mesmos com a memria do computador. Palavra-chave: Kernel, Linux.

1 INTRODUO
O Kernel do Linux usado pela familia linux, um dos exemplos mais proeminente de software livre. Ele liberado pela Licensa GNU (GPLv2) e desenvolvido por contribuidores do mundo todo. O Kernel do Linux foi concebido inicialmente e criado por Linux Torvalds em 1991, e recebeu contribuies de milhares de programadores, muitas distribuies do linux sao liberadas com base no kernel do linux.

2 ATUAO DO KERNEL
O Kernel inicia no boot do sistema a partir de instrues que so lidas na MBR (Master Boot Record). Quando isso Ocorre o Kernel comea a detectar os dispositivos de hardware essenciais do computador, como a placa de video, por exemplo.

1 2 3 4

Acadmico de Sistemas de Informao, terceira fase, ESUCRI. Acadmico de Sistemas de Informao, terceira fase, ESUCRI. Acadmico de Sistemas de Informao, terceira fase, ESUCRI. Professor de Sistemas Operacionais, Sistemas de Informao, ESUCRI

O Kernel o responsvel por dar suporte aos mais diferentes perifricos: placas de rede, som, e o que mais voc tiver espetado no micro. Uma nova verso sempre traz suporte a muita coisa nova. (Morimoto, 2006). Ele carrega funes responsaveis por checar o que deve ser incializado em nivel de software e processos; As distribuies Linux montam o Kernel com recursos e drivers bsicos para hardware.

2.1 COMPATIBILIDADE
O Kernel do linux interessante pois permite que ele seja compativel com varias plataformas, indo de celulares a servidores de alto desempenho. Existe tambm a compatibilidade com sistemas de arquivos, como: FAT, FAT32, ext2, ext3, ReiserFS, JFS, XFS, NTFS, entre outros.

2.2 VERSES DO KERNEL


Periodicamente novas verses so lanadas, isso acontece para ocorrer melhorias em uma determinada funo da verso anterior, por exemplo para corrigir vulnerabilidades e adicionar recursos ao kernel, principalmente compatibilidade com novos hardwares. (Alecrim, 2007)

2.3 ANATOMIA
O kernel Linux pode ainda ser dividido em trs nveis completos. Na parte superior, a interface de chamada do sistema, que implementa as funes bsicas, como read e write. Abaixo da interface de chamada do sistema est o cdigo do kernel, que pode ser mais precisamente definido como o cdigo do kernel independente da arquitetura. Esse cdigo comum a todas as arquiteturas do processador s quais o Linux oferece suporte. Abaixo, est o cdigo dependente da arquitetura, que forma o que mais comumente chamado de BSP (Board Support Package). Este cdigo atua como o

processador e o cdigo especfico da plataforma para a arquitetura em questo. (Jones, 2007)

2.4 PRINCIPAIS SUBSISTEMAS DO KERNEL DO LINUX


O Kernel do Linux possui algums componentes como System Call Interface (SCI), Process Management(PM), Virtual File System(VFS), Memory Management(MM), Network Stack, Arch, Device Drivers(DD).

2.4.1 INTERFACE DE CHAMADA DO SISTEMA


A SCI uma camada fina que fornece meios para efetuar as chamadas de funes a partir do espao de usurio no kernel. essa interface pode ser dependente da arquitetura, mesmo dentro da mesma famlia de processadores.

2.4.2 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS


O kernel gerencia e intermedeia o acesso ao recurso entre os vrios usurios concorrentes (no kernel e no espao do usurio). O gerenciamento de processo tem foco na execuo de processos. No kernel, eles so chamados de encadeamentos e representam uma virtualizao individual do processador. Alm disso, no gerenciamento de processo h a necessidade de compartilhar a CPU entre os encadeamentos ativos.

2.4.3 DRIVERS DE DISPOSITIVO


A maioria dos cdigos-fonte no kernel Linux existe nos drivers de dispositivo que tornam utilizvel um determinado dispositivo de hardware. A rvore de cdigosfonte do Linux fornece um subdiretrio de drivers que posteriormente dividido pelos vrios dispositivos suportados, como Bluetooth, I2C, serial, etc.

3 CONCLUSO
O ncleo do sistema operacionais ou Kernel como conhecido, um componente que fica escondido, e que a maioria dos usurios comuns nunca ouviu, pouco comentado, porm, muito essencial para o funcionamento do computador e serve de apoio para os aplicativos e o processamento. A responsabilidade deste ncleo principalmente a de gerenciamento de recursos.

4 REFERNCIAS
Alecrim, E. 2007. http://www.infowester.com/linuxkernel.php Morimoto, C. 2006. http://www.hardware.com.br/livros/entendendo-linux/kerneldistribuicoes.html http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_kernel Jones, T. 2007. http://www.ibm.com/developerworks/br/library/l-linux-kernel/

Das könnte Ihnen auch gefallen