Sie sind auf Seite 1von 9

_______________________________________________________________________________________________

/(,  2),&,$,6 '$ 3$57,'$ '(),1,d(6

Cada partida ser controlada pelos 2ILFLDLV GD 3DUWLGD que so o rbitro e os dois Juzes de Linha. Se os organizadores da partida autorizarem, poder ser includo 3HVVRDO $GLFLRQDO; que inclui o rbitro e/ou Juiz de Linha de reserva, um oficial que utilize dispositivos tecnolgicos para auxiliar o rbitro na tomada das suas decises, o controlador de tempo, o Mdico da Partida, os mdicos das equipes, os membros que no so jogadores das equipes e gandulas. $  5%,752

$17(6 '$ 3$57,'$

 (a)

(b)

(c) 

  &% $"     #  !  

'(6,*1$d2 '2 5%,752

O rbitro designado pelo organizador da partida. Se no for designado nenhum rbitro as duas equipes devero entrar em acordo para design-lo. Se no houver um acordo, a equipe local designar um rbitro. 68%67,78,d2 '2 5%,752 Se o rbitro fica impossibilitado de terminar a partida, o substituto do rbitro designado seguindo as instrues do organizador da partida. Se o organizador da partida no tiver dado instrues, o rbitro designar o seu substituto. Se o rbitro no o puder fazer, a equipe local designar um substituto. 7$5()$6 '2 5%,752 $17(6 '$ 3$57,'$ 6RUWHLR O rbitro organiza o sorteio. Um dos capites lana uma moeda e o outro escolhe cara ou coroa para ver quem ganha o sorteio. O vencedor do sorteio decide se escolhe a posse da sada ou a metade de campo. Se o vencedor do sorteio escolhe a metade do campo o oponente deve efetuar a sada e vice-versa.

,QVSHomR GH 8QLIRUPH GRV MRJDGRUHV O rbitro deve inspecionar o Uniforme dos jogadores para assegurar-se de que cumpre com as disposies da lei 4. O rbitro pode delegar a responsabilidade de inspecionar o Uniforme dos jogadores aos juzes de linha. -Xt]HV GH /LQKD O rbitro pode dar instrues aos juzes de linha no que se refere s funes. /,0,7$d(6 '2 5%,752 O rbitro no deve dar nenhum conselho a nenhuma das equipes antes da partida.

28

_______________________________________________________________________________________________

'85$17( $ 3$57,'$ 

(a) (b)

(c) (d) (e) (f) (g)

(h) 

a) O rbitro pode consultar os juzes de linha com relao a temas das suas funes, lei de Jogo Sujo ou ao controle do tempo. b) A Unio organizadora da partida pode designar um oficial que utilize dispositivos tecnolgicos. Se o rbitro no est seguro antes de tomar uma deciso no in-goal concernente a um try ou a uma anulada pode consultar esse oficial. c) O Oficial pode ser consultado se o rbitro est em inseguro quando da tomada de uma deciso no in-goal referente marcao de um try, de uma anulada ou de jogo sujo no in-goal estiver envolvida.

  &% $"     #  !  

$6 7$5()$6 '2 5%,752 12 &$032

O rbitro o nico Juiz dos Fatos e da Lei durante a Partida. O rbitro deve aplicar eqitativamente todas as Leis do Jogo em cada partida. Quando o organizador da partida tenha autorizado a aplicao de uma lei experimental aprovada pelo Conselho da IRB, o rbitro pode aplicar estas Leis nas partidas programadas. O rbitro controla o tempo. O rbitro marca o resultado. O rbitro deve autorizar os jogadores a deixar a rea de Jogo. O rbitro deve autorizar para que os substitutos e substitutos temporrios entrem na rea de Jogo. O rbitro deve autorizar os mdicos das equipes ou pessoas idneas com conhecimentos mdicos, ou seus assistentes, para entrar em campo de jogo quando, e como o permite a Lei. O rbitro deve autorizar a cada treinador para entrar na rea de Jogo para auxiliar as suas equipes no Meio Tempo. -2*$'25(6 48( 48(67,21$0 $ '(&,62 '2 5%,752 Todos os jogadores devem respeitar a autoridade do rbitro. No devem questionar suas decises. Devem parar o jogo imediatamente assim que o rbitro faa soar o apito exceto em uma sada. $/7(5$d2 '( 80$ '(&,62 O rbitro pode alterar uma deciso quando um Juiz de Linha tenha levantado a bandeira, para assinalar um Alinhamento Lateral ou um ato de Jogo Sujo. &2168/7$ $ 2875$6 3(662$6

29

_______________________________________________________________________________________________

d) O Oficial pode ser consultado sobre a converso ou no de um Pontap aos Postes. e) O oficial pode ser consultado se o rbitro ou um juiz de linha no est seguro se um jogador estava ou no na lateral quando tentava apoiar a bola para marcar um try. f) O oficial pode ser consultado se o rbitro, ou um dos juzes de linha, no est seguro antes de tomar uma deciso relativa, lateral do in-goal, e a se a bola esteve morta ou no quando se pode ter marcado um try. g) Um organizador da partida pode designar um controlador de tempo que indicar a finalizao de cada tempo. h) O rbitro no deve consultar nenhuma outra pessoa.  (a) (b) (c) (d) 2 $3,72 '2 5%,752 O rbitro deve levar um apito e faz-lo soar para indicar o comeo e o final de cada tempo da partida. O rbitro tem autoridade para deter o jogo em qualquer momento. O rbitro deve fazer soar o apito para indicar a marcao de um try ou uma anulada. O rbitro deve fazer soar o apito para deter o jogo quando uma infrao ou uma falta de Jogo Sujo ocorre. Quando o rbitro adverte, suspende ou expulsa o infrator, o rbitro deve fazer soar o apito novamente quando marque a penalidade ou try de penalidade. O rbitro deve fazer soar o apito quando a bola estiver fora do Jogo, ou quando impossvel continuar o jogo, ou quando marca uma penalidade. O rbitro deve fazer soar o apito quando a bola ou o jogador que a porta toca o rbitro e alguma equipe obtm uma vantagem da situao. O rbitro deve fazer soar o apito quando se torne perigoso permitir que o jogo continue. Isto inclui colapsos do scrum, ou quando um jogador da primeira linha levantado, ou empurrado para cima do scrum, ou quando seja provvel que um jogador possa ser seriamente lesionado. O rbitro deve fazer soar o apito para deter o jogo por qualquer outra razo contemplada nas Leis.

(e) (f) (g)

(h)

5 7 )&@ $"5 6 5 4 1)' 9 5 8 7 ) ) ) 3 2 0 (

30

_______________________________________________________________________________________________



(a) (b)

(c)  (a) (b) (c)

(d) 

$36 $ 3$57,'$ 



5 7 )&@ $"5 6 5 4 1)' 9 5 8 7 ) ) ) 3 2 0 (

2 5%,752 ( $6 /(6(6

Se um jogador se lesionar e for perigoso continuar o jogo, o rbitro deve fazer soar o apito imediatamente. Se o rbitro detm o jogo porque um jogador se lesionou sem que tenha havido uma infrao nem que a bola tenha se tornado morta, o jogo deve-se reiniciar com um scrum. A ltima equipe que tenha tido a posse introduzir a bola. Se nenhuma equipe tinha a posse introduzir a bola a equipe atacante. O rbitro deve fazer soar o apito se por qualquer razo, continuar o jogo se torna perigoso. $ %2/$ 48( 72&$ 2 5%,752 Se a bola ou o jogador que a porta toca o rbitro e nenhuma equipe obtm uma vantagem o jogo continua. Se alguma equipe obtm uma vantagem no Campo de Jogo, o rbitro ordenar um scrum e introduzir a bola a ltima equipe que jogou a bola. Se alguma equipe obtm uma vantagem no in-goal enquanto a bola est em posse de um jogador atacante, o rbitro marcar um try no lugar em que se produziu o contato. Se alguma equipe obtm uma vantagem no in-goal enquanto a bola est em posse de um jogador defensor, o rbitro marcar uma anulada no lugar em que se produziu o contato. %2/$ 12 ,1*2$/ 72&$'$ 325 80$ 3(662$ 48( 12 e -2*$'25 O rbitro julgar o que teria ocorrido aps e marcar um try ou uma anulada no lugar em que a bola foi tocada. 5(68/7$'2 O rbitro comunicar o resultado s equipes e Unio organizadora da partida. -2*$'25(6 (;38/626 Se algum jogador foi expulso o rbitro entregar ao organizador da partida um informe escrito sobre a infrao de Jogo Sujo to rpido quanto seja possvel.

31

_______________________________________________________________________________________________

% 

$17(6 '$ 3$57,'$

'85$17( $ 3$57,'$

(a)

(b)  (a) (b)

5 7 )&@ $"5 6 5 4 1)' 9 5 8 7 ) ) ) 3 2 0 (

-8=(6 '( /,1+$

'(6,*1$d2 GRV -8=(6 '( /,1+$ H dois Juzes de Linha para cada partida. Quando no tenham sido designados por, ou sob a autoridade do organizador da partida, cada equipe prov um juiz de linha.

68%67,78,d2 '( 80 -8,= '( /,1+$ O rgo organizador da partida pode nomear uma pessoa para que atue como reserva do rbitro ou de um juiz de linha. Esta pessoa se denomina juiz de linha reserva ou quarto homem e permanecer prximo rea de Jogo. $8725,'$'( 62%5( 26 -8=(6 '( /,1+$ O rbitro tem autoridade sobre ambos os juzes de linha. O rbitro pode dar-lhes indicaes sobre suas tarefas e pode ignorar suas decises. Se um juiz de linha no o satisfaz, o rbitro pode solicitar que seja substitudo. Se o rbitro considera que um juiz de linha culpado de m conduta, o rbitro tem autoridade para expuls-lo e informar oficialmente o organizador da partida. /2&$/,=$d2 '26 -8=(6 '( /,1+$ H um juiz de linha de cada lado do campo. O juiz de linha permanece na Lateral exceto quando tem que julgar um pontap ao goal. Quando tm que julgar um pontap ao goal os juzes de linha se colocam no in-goal, atrs dos postes de goal. Um juiz de linha pode entrar na rea de Jogo quando for informar ao rbitro uma infrao de jogo perigoso ou m conduta. O juiz de linha pode faz-lo somente na prxima deteno do jogo. 6,1$,6 '2 -8,= '( /,1+$ Cada juiz de linha porta uma bandeira ou algo similar para sinalizar suas decises. 6LQDOL]DomR GR UHVXOWDGR GH XP SRQWDSp DR JRDO Quando se efetua uma Converso ou um Pontap de penalidade ao goal, os juzes de linha devem auxiliar o rbitro sinalizando o resultado do Pontap. Cada um dos Juzes de Linha coloca-se em, ou atrs de cada poste de goal. Se a bola passa sobre o travesso e entre os postes, o Juiz de Linha levantar a bandeira para indicar o goal.

32

_______________________________________________________________________________________________

(c)

5 7 )&@ $"5 6 5 4 1)' 9 5 8 7 ) ) ) 3 2 0 (

6LQDOL]DomR GH /DWHUDO Quando a bola ou o portador tenha sado pela lateral, o Juiz de Linha deve levantar a bandeira. O Juiz de Linha deve parar no lugar onde dever ser introduzida a bola, e sinalizar a equipe que deve faz-lo. O Juiz de Linha deve sinalizar quando a bola ou o portador da mesma tenha sado pela lateral do in-goal.

33

_______________________________________________________________________________________________

(d)

(h) (f)

5 7 )&@ $"5 6 5 4 1)' 9 5 8 7 ) ) ) 3 2 0 (

4XDQGR EDL[DU D %DQGHLUD Quando a bola arremessada o juiz de linha deve baixar a bandeira, com as seguintes excees: ([FHomR  Quando o jogador que introduz a bola pe qualquer parte de qualquer p no Campo de Jogo, o juiz de linha permanecer com a bandeira levantada. ([FHomR  Quando a bola tenha sido introduzida pela a equipe que no devia, o juiz de linha permanecer com a bandeira levantada. ([FHomR  Quando, em um arremesso rpido a bola que tenha sado pela lateral tenha sido substituda por outra bola, ou aps sair pela lateral tenha sido tocada por algum que no seja o jogador que efetua o arremesso rpido, o juiz de linha permanecer com a bandeira levantada. Corresponde ao rbitro e no ao juiz de linha decidir se a bola foi arremessada no local correto. 6LQDOL]DomR GH -RJR 3HULJRVR Um juiz de linha sinaliza que ocorreu Jogo Perigoso, ou m conduta, levantando a sua bandeira na horizontal e apontando para a rea de Jogo em ngulo reto com a linha lateral.

34

_______________________________________________________________________________________________

'(32,6 '$ 3$57,'$ 

5 7 )&@ $"5 6 5 4 1)' 9 5 8 7 ) ) ) 3 2 0 (

'(32,6 '( 6,1$/,=$5 -2*2 68-2

O organizador de uma partida pode conceder autoridade a um juiz de linha para sinalizar Jogo Sujo. Se um juiz de linha sinaliza Jogo Sujo, esse juiz de linha deve permanecer natural e continuar cumprindo as demais tarefas, at a seguinte deteno do jogo. Ento, o juiz de linha pode entrar na rea de Jogo para informar o incidente ao rbitro. O rbitro ento, pode decidir qualquer ao que seja necessria. Qualquer penalidade decidida o ser em concordncia com a lei de Jogo Sujo (LEI 10). -2*$'25(6 (;38/626 Se um jogador for expulso como resultado de uma informao de um juiz de linha, o juiz de linha entregar ao rbitro um informe escrito do incidente to logo seja possvel aps a partida, que o entregar ao organizador da partida.

35

_______________________________________________________________________________________________

& 

5 7 )&@ $"5 6 5 4 1)' 9 5 8 7 ) ) ) 3 2 0 (

3(662$6 $',&,21$,6

-8,= '( /,1+$ 5(6(59$ Quando se designa um Juiz de Linha Reserva, a autoridade do rbitro no que concerne a substituies, e substituies temporrias pode ser delegada ao Juiz de Linha Reserva. 26 48( 32'(0 (175$5 1$ 5($ '( -2*2 O mdico da partida e os membros no jogadores das equipes podem entrar na rea de Jogo quando sejam autorizados pelo rbitro. /,0,7(6 $2 ,1*5(662 1$ 5($ '( -2*2 Em caso de leso, estas pessoas podem entrar na rea de Jogo enquanto o jogo continua, sempre que tenham permisso do rbitro. Caso contrario, entraro somente quando a bola se torne morta.

36

Das könnte Ihnen auch gefallen