Sie sind auf Seite 1von 11

RELATRIO DE PRTICAS LABORATORIAIS 1. Corroso Lmina de Cobre 2.

Depresso do Ponto de Congelamento Ponto de Nvoa

3. Estudo do Ponto de Fuso da Parafina

Sumrio
Objetivos Introduo Experimento 1 Corroso Lmina de Cobre Experimento 2 Depresso do Ponto de Congelamento-Ponto de Nvoa Experimento 3 Estudo do Ponto de Fuso da Parafina Concluso Referncias Bibliogrficas 9 10 2 .2 .4 6 7

Objetivos
Corroso Lmina de Cobre: 1. Determinar as propriedades corrosivas do diesel em uma lmina de cobre.

2. Determinar as propriedades corrosivas do biodiesel em uma lmina de cobre. 3. Identificar qual combustvel possui maior propriedade corrosiva sobre o cobre.
4. Identificar o nvel de corroso de cada combustvel de acordo com a norma tcnica ASTM-D-130 para verificao da corroso no cobre. Depresso do Ponto de Congelamento Ponto de Nvoa: 1. Determinar a temperatura do ponto de congelamento (formao de cristais) no diesel e no biodiesel. 2. Determinar a temperatura do ponto de nvoa no diesel e no biodiesel. Estudo do Ponto de Fuso da Parafina: 1. Determinar o ponto de fuso da parafina. 2. Dissertar sobre os diferentes tipos de parafina e suas utilizaes.

Introduo
No presente relatrio so realizadas trs experimentos, so eles: corroso lmina de cobre, depresso do ponto de congelamento - ponto de nvoa e determinao do ponto de fuso da parafina. A anlise de especificaes de combustveis fundamental para garantir a qualidade do combustvel, de forma que no cause danos aos equ ipamentos onde sero utilizados, ou seja, que no cause a corroso em peas de metais ou o entupimento do motor.

1. Corroso Lmina de Cobre O cobre um metal muito utilizado por possuir uma excelente resistncia corroso. Resiste exposio a diversas solues salinas, alcalinas e orgnicas. Porm, quando submetido a cidos oxidantes, compostos sulfurosos e amnia (NH3) o processo de corroso pode acontecer mais rapidamente. Reaes entre o cobre e o enxofre ou os sulfetos para formar o sulfeto de cobre (CuS ou Cu2S) faz com que a utilizao do cobre em ambientes que contenham certas espcies sulfurosas no tenha bons resultados. A anlise da corroso provocada pelo combustvel sobre a lmina de cobre importante para verificar a qualidade do combustvel, mais especificamente a quantidade de 2

enxofre e compostos de enxofre presentes, pois estas substncias causam danos (corroso) aos equipamentos feitos de cobre e ligas de cobre, assim como em outros metais. O mtodo mais utilizado o da corroso lmina de cobre, de acordo com a Norma ASTM-D-130, no qual comparado o nvel de corroso com os padres da norma.

2. Depresso do Ponto de Congelamento Ponto de Nvoa Para o bom funcionamento dos equipamentos onde o combustvel, ou quaisquer outros derivados de petrleo, utilizado necessita-se garantir a fluidez do lquido, para que este no cause acmulos resultando em entupimento de peas O lquido pode perder a sua . fluidez quando submetido a temperaturas muito baixas, quando parte do fluido solidificado, formando cristais. A temperatura em que so formados os cristais chamada de ponto de congelamento, este antecedido pelo ponto de nvoa, no qual formado uma nvoa que origina os cristais. Esse teste normatizado pela ASTM-D-2500 que define o ponto de nvoa como a menor temperatura de utilizao do combustvel biodiesel ou derivados de petrleo. A formao de cristais no biodiesel d-se pelo aumento da viscosidade e a cristalizao de steres graxos saturados. No diesel contm a parafina que solidifica com baixas temperaturas e formam os cristais.

3. Estudo do Ponto de Fuso da Parafina A parafina formada por hidrocarbonetos alifticos saturados que possuem um elevado peso molecular. Tem como caractersticas ser inodoro, podendo apresentar se a forma lquida, cerosa ou slida, sendo mais comumente encontrada na forma de cera slida branca com ponto de fuso entre 47C e 65C. As parafinas so insolveis em gua e possui baixa reao com os reagentes qumicos comuns, mas so solveis em gasolina, benzeno, ter e clorofrmio e queimam rapidamente. As parafinas so obtidas a partir dos resduos da destilao do petrleo, do alcatro, da lignite, das ceras minerais ou por hidrogenao do carvo. utilizada como combustvel, por exemplo, em velas. Mas tambm utilizada em cosmticos, giz de cera, adesivos hot melt, papel de carbono, tintas, pinturas etc. A parafina bruta purificada por refinao, isto , por lavagem com gasolina e tratamento com enxofre, este tratamento resulta em parafinas de diversos tipos, sendo essas denominadas: parafina dura, parafina mole e leo de parafina.

Experimento 1 Corroso Lmina de Cobre: Materiais Utilizados Diesel comercial Biodiesel (B100) Lminas de cobre Bqueres Banho-maria Esponja de ao Rolha ou papel plstico

Procedimentos 1) Use a esponja de ao para limpar e polir as lminas de cobre, a gordura da mo, assim como outros fatores facilitam a oxidao do metal. 2) Em dois bqueres coloque o diesel junto com a lmina de cobre e em outros dois bqueres coloque o biodiesel junto com a lmina de cobre. 3) Tampe os bqueres com a rolha ou papel plstico para o leo no escapar do bquer. 4) Mergulhe os bqueres em banho-maria com leo a 50C, utilizado leo e no gua, na tentativa de criar um ambiente inerte, pois a umidade do vapor de gua faria com que a lmina oxidasse mais facilmente. 5) Aps o intervalo de 3 horas, retire os bqueres, tire as lminas de cobre e limpe o leo das lminas. 6) Compare as lminas imersas com as lminas no utilizadas (padro) em razo de manchas e corroso.

Resultados e Discusso 1) Quais so os elementos presentes no petrleo que causam corroso? Explique como eles corroem os equipamentos. O petrleo bruto possui vrios compostos de enxofre, grande parte destes so retirados na refinao, porm, os vestgios desses compostos causam a oxidao dos metais. De acordo com os estudos realizados por Ambrozin et al. a corrosividade do diesel est relacionada aos compostos de enxofre, mercapstanos, e ao pH.

bioco bustve , acredita-se que a pouca corrosividade pode se d pe o grau de insaturao desse bioco bustve e presena de gua e lcoois residuais ( mb o n

Sim, porm essas diferenas so pouco notveis. Percebe-se que a lmina mergulhada

no diesel apresentou uma colorao mais clara, mais amarelada em relao colorao inicial da lmina. Na lmina mergulhada no biodiesel, no foi possvel observar nenhuma mudana significativa.

O leo que apresentou maior propriedade corrosiva dentre os analisados foi o diesel. -D-130 (Figura 1), o biodiesel no apresentou

mudana significativa, no se encaixando em nenhum dos nveis. Porm o diesel apresento u uma colorao bem mais clara e amarelada aproximando-se do nvel 1B.

Biodiesel
Fi u 1 L i n s d cob

b nh d s em biodiesel e diesel e p d es de co os o d No ma A

2 1 0)

# $ ( ##

#$

De acordo com os padr es da Norma AS

3 Qual foi o leo mais corrosivo na e perincia

Diesel
- - 130

2 Houve diferena entre as lminas no utilizadas no teste e as que foram utilizadas

    

$ $ $ '#

' $ &%

$# "  

o b o ese ,

esa

de escassos os estudos sobre a corrosividade deste

a ).

Experimento 2 Corroso Lmina de Cobre: Materiais Utilizados Caixa de Isopor Termmetro Provetas de 25mL Gelo Cloreto de Sdio (grau tcnico) gua Diesel Biodiesel
y Biodiesel aditivado com 500 ppm de polimetacrilado (LIOVAC 415)

Procedimentos 1) Coloque cerca de 20mL de cada um dos combustveis (diesel e biodiesel) em 2 provetas, previamente identificadas. 2) Na caixa de isopor, despeje os cubos de gelo at preencher metade do volume da caixa. Acrescente cerca de 500mL de gua, em seguida adicione cloreto de sdio suficiente para a formao de uma salmoura (verificada pela temperatura abaixo de 0C, o cloreto de sdio faz com que a temperatura permanea mais baixa e constante). 3) Mea a temperatura do sistema colocando a ponta do termmetro dentro da caixa de isopor. 4) A cada 2 minutos verificar se o diesel e o biodiesel tiveram formaes de cristais, em um perodo no maior que 3 segundos. Este procedimento se repete at a verificao da formao de cristais no fundo da proveta. 5) Anotar as respectivas temperaturas de formao de cristais.

Resultados e Discusso Na Tabela 1, so mostrados o tempo e a quantidade de cristais formados nos dois tipod de biodiesel analisado, no sistema com temperatura constante de -14C:
Tabela 1 Volume de cristais formados em determinado tempo para o combustvel biodiesel.

Combustvel Tempo Volume de cristais Biodiesel 5 minutos 9 ml Biodiesel aditivado* 6 minutos 5 ml


*Com depressor de ponto de congelamento.

Na Tabela 2, tem-se a temperatura do ponto de nvoa e do ponto de congelamento para o diesel e o biodiesel:
Tabela 2 Temperaturas do ponto de nvoa e ponto de congelamento do diesel e do biodiesel.

Combustvel Ponto de nvoa Ponto de congelamento Diesel** -3C -13C Biodiesel -1C -9C
** interessante observar que o diesel analisado comercial, sendo assim, este j se encontra com aditivos.

De acordo com as normas da ANP, o biodiesel deve apresentar o ponto de nvoa de 1C ou menos e o diesel deve apresentar o ponto de nvoa de -3C ou menos. 1) Qual o problema da formao de cristais nos fluidos? Explique e cite exemplos de lugares onde aconteceria a formao de cristais. Assim como j mencionado anteriormente, a formao de cristais no fluido pode causar o entupimento de peas do sistema onde est sendo empregado, como em filtros de leo e sistemas de injeo. Esse fenmeno comumente observado em regies muito frias como o Sul do pas, ou pases com clima predominante frio, onde facilmente tem-se temperaturas abaixo de 0C, trata-se de um problema e so usados vrios meios para evitar a formao destes cristais. 2) Explique a importncia do ponto de congelamento. Ao ter conhecimento do ponto de congelamento, tem-se um maior controle sob a solidificao, o que possibilita evitar a exposio do lquido a temperaturas j conhecidas. O conhecimento deste ponto possibilita ainda, o estudo e adio de substncias depressoras do ponto de congelamento. 3) Como podemos diminuir o ponto de congelamento? Existem substncias que so conhecidas como depressoras do ponto de congelamento, e como o prprio nome indica, fazem com que o ponto de congelamento ocorra a temperaturas mais baixas. No experimento citado neste presente relatrio foi utilizado o polimetacrilado LIOVAC 415 numa concentrao de 500 ppm.

Experimento 3 Estudo do Ponto de Fuso da Parafina: Materiais Utilizados Termmetro Vela 7

Faca Tubo de ensaio Bquer Rolha Agitador magntico com placa de aquecimento

Procedimento 1) Raspe a vela, com a faca, em pequenos pedaos e coloque-os no bquer. 2) Coloque a rolha no termmetro, de forma que este se encaixe no tubo de ensaio. 3) Coloque o bquer no agitador magntico e aquea at que os pedaos de parafina estejam na forma lquida. 4) Coloque a ponta do termmetro na parafina lquida, para que a material resfrie-se e fique aderido ponta do termmetro. Ateno: a ponta do termmetro deve estar completamente revestida com a parafina no estado slido. 5) Encaixe o termmetro no tubo de ensaio e coloque-o no banho-maria. Ajuste a temperatura inicial do banho-maria para cerca de 50C. 6) A taxa de aquecimento deve ser controlada para que fique em, aproximadamente, 2/min. 7) Observe a mudana na consistncia da parafina e anote a temperatura na qual houver a formao da primeira gota, indicando que o composto est na forma lquida.

Resultados e Discusso 1) Fale sobre os diferentes tipos de parafina, qual a utilizao das parafinas no mercado, e como se obtm estes produtos? Como citado anteriormente, a parafina bruta aps passar pela refinao, no qual acontecem lavagens com gasolina e tratamentos com enxofre, pode ser encontrada de trs formas: parafina dura, parafina mole, leo de parafina. Essas classificaes so dadas a partir do ponto de fuso: a parafina dura possui um ponto de fuso entre 60 a 70 C, utilizada na fabricao de velas, cera para assoalhos e graxa para calados, como impregnante e para dar brilho; uma parafina mole possui um ponto de fuso entre 38 a 42 C, utilizada para impregnao de papel e de fios, como base para pomadas e para lubrificantes tcnicos e o leo de parafina, que utilizado em relojoaria e como purgante. Ainda de acordo com o ponto de fuso (em Fahrenheit, F), a parafina pode ser classificada em uma das cinco classes:

Parafina 130/135F

1% de leo, utilizada na manufatura de velas, na indstria de

parafinao de papis, na composio de artefatos de borracha, na composio de ceras em geral. Parafina 120/125F 3% leo, utilizada na indstria de fsforos,curtumes e emulses, na

composio de artefatos de borracha, na fabricao de emulses para indstria txtil, como aditivo na fabricao de pneumticos. Parafina 150/155F 2% leo, utilizada na fabricao de velas, como impermeabilizante de papis e embalagens, lonas e frigorficos, na fabricao de pneumticos e artefatos de borracha, na parafinao de frutas e queijos. Parafina 140/145F 1% e 2% de leo so utilizadas na fabricao de velas, como

impermeabilizante de papis e embalagens,lonas e frigorficos, como aditivo na fabricao de pneumticos e produtos qumicos, na composio de ceras em geral, como aditivo na formulao de tintas e vernizes. Parafina 170/190F utilizada como material isolante de eletricidade e impermeabilizantes, na fabricao de polidores e ceras domsticas, artefatos de borracha e hot-melt .

2) Qual a classificao da parafina analisada no laboratrio? No laboratrio foi encontrada a temperatura de 61C para o ponto de fuso da parafina, o equivalente a 141,8F. Desta maneira, conclui-se que trata-se de uma parafina dura e da classe parafina 140/145F com 1% ou 2% de leo, que so utilizadas na fabricao de velas, assim como a origem da parafina utilizada.

Concluso
A anlise dos combustvel biodiesel e derivados de petrleo, como o diesel, a gasolina e os lubrificantes, de fundamental importncia para o estudo de novas tecnologias de aumento de eficincia de sistemas, menor necessidade de manunteno ou menor degradao de equipamentos. Assim como orienta a melhor forma de utilizao destas substncias de forma a conseguir o melhor desempenho. A anlise da parafina tambm muito importante para estabelecer as classificaes e possibilitar o uso adequado dessa substncia.

Referncias Bibliogrficas:
1. http://www.astm.org/Standards/D130.htm 2. http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/liquidos/diesel/especifi.htm 3. Corroso metlica associada ao uso de combustveis minerais e biocombustveis. Ambrozin, A. R. P.; Kuri, S. E.; Monteiro, M. R. So Paulo-SP, 2009. 4. Corroso de liga com memria de forma de Cu-Al-Ni em fluido produzido de campo terrestre de petrleo. Souza R. E. A. Aracaju-SE, 2007. 5. http://www.astm.org/Standards/D2500.htm 6. Aditivo Redutor dos Pontos de Fluidez e de Nvoa do Biodiesel dos leos de Soja e de Palma e de suas Misturas com Petrodiesel. Soldi, Rafael A.; Oliveira, Angelo R. S.; Ramos, Luiz P.; Csar-Oliveira, Maria Aparecida F. 7. http://www.infopedia.pt/$parafina 8. http://www.fazfacil.com.br/materiais/parafina.html

10

Das könnte Ihnen auch gefallen