Sie sind auf Seite 1von 4

De 5 a 6 anos Os desenhos baseiam-se sempre em roteiros com princpio, meio e fim.

As figuras humanas aparecem vestidas e a criana d grande ateno a detalhes como as cores. Os temas variam e o facto de no terem nada a ver com a vida dela so um indcio de desprendimento e capacidade de contar histrias sobre o mundo. Nesta idade surge tambm a tendncia para a antropomorfizao, ou seja, dar caractersticas humanas a elementos da natureza, como o famoso sol com olhos e boca (esta tendncia prolonga-se at aos 7 ou 8 anos).

De 7 a 8 anos O realismo a marca desta fase, em que surge tambm a noo de perspectiva. Ou seja, os desenhos da criana j do uma impresso de profundidade e distncia. Extremamente exigentes, muitas deixam de desenhar, quando acham que seus trabalhos no ficam bonitos.

De 9 a 13 anos A linha de base e do horizonte encontram-se cobrindo o espao em branco que existia na fase anterior, tendncia para as linhas realistas. A linha de base exprime: base, terreno, os objectos so desenhados perpendiculares a esta linha. A linha do horizonte exprime o cu. Maior rigidez resultante da atitude egocntrica e da nfase sobre detalhes como roupas, cabelos, etc. Diferena acentuada entre meninas e meninos, maior conscincia do eu em relao ao sexo. Idade do bando, meninos junto de meninos e

meninas junto de meninas. Aproximao realista inconsciente, tendncia a disposio visual ou no visual, amor a aco e a dramatizao. Introduo das articulaes na figura humana, ateno visual s mudanas de movimento introduzidas atravs do movimento ou da atmosfera. Espao tridimensional expresso pelas propores diminudas dos objectos distantes.

Os Quatro estgios de Luquet

1 - Realismo fortuito: comea por volta dos 2 anos e pe fim ao perodo chamado rabisco. A criana que comeou por traar linhas sem desejo de representao descobre por acaso uma analogia com um objecto e passa a nomear seu desenho.

2 - Realismo fracassado: Geralmente entre 3 e 4 anos tendo descoberto a identidade forma-objecto, a criana procura reproduzir esta forma.

3 - Realismo intelectual: estendendo-se dos 4 aos 10-12 anos, caracteriza-se pelo facto de a criana desenhar do objecto, no aquilo que v, mas aquilo que sabe. Nesta fase ela mistura diversos pontos de vista (perspectivas).

4 - Realismo visual: Acontece geralmente por volta dos 12 anos e marcado pela descoberta da perspectiva e a submisso s suas leis, da um empobrecimento progressivo do grafismo que tende a juntar-se s produes adultas.

Esquematismo: Faz parte da fase das operaes concretas (7 a 10 anos). Esquemas representativos, afirmao de si prprio mediante

repetio flexvel do esquema. O primeiro conceito definido de espao: linha de base. J tem um conceito definido quanto a figura humana, porm aparecem desvios do esquema como: exagero, negligncia, omisso ou mudana de smbolo. Aqui existe a descoberta das relaes quanto a cor, podendo haver um desvio do esquema de cor expressa por experincia emocional. Aparece na expresso o jogo simblico colectivo ou jogo dramtico e a regra.

4 - Realismo: Tambm faz parte da fase das operaes concretas, mas j no final desta fase. Existe uma conscincia maior do sexo e autocrtica pronunciada. No espao descoberto o plano e a sobreposio. Abandona a linha de base. Na figura humana aparece o abandono das linhas. As formas geomtricas aparecem. Maior rigidez e formalismo. Acentuao das roupas diferenciando os sexos. Aqui acontece o abandono do esquema de cor.

5 - Pseudo Naturalismo: Estamos na fase das operaes abstractas (10 anos em diante) o fim da arte como actividade espontnea. Inicia a investigao de sua prpria personalidade. No espao j apresenta a profundidade ou a preocupao com experincias emocionais (espao subjectivo). Na figura humana as caractersticas sexuais so exageradas, presena das articulaes e propores. A conscincia visual (realismo) ou acentuao da expresso, tambm fazem parte deste perodo. H uma maior consciencializao no uso da cor, podendo ser objectiva ou subjectiva. A expresso aparece como: "eu represento e voc v" Aqui esto presentes o exerccio, smbolo e a regra.

Estes estgios definem maneiras de desenhar que so bastante similares em todas as crianas, apesar das diferenas individuais de temperamento e sensibilidade. Esta maneira de desenhar prpria de cada idade varia muito pouco de cultura para cultura.

Concluso

Podemos ento concluir que o desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanas significativas que, no incio, dizem respeito passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construes cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os smbolos. Essa passagem possvel graas s interaces da criana com o acto de desenhar e com desenhos de outras pessoas. No incio, a criana trabalha sobre a hiptese de que o desenho serve para imprimir tudo o que ela sabe sobre o mundo. No decorrer da simbolizao, a criana incorpora progressivamente regras ou cdigos de representao das imagens, passando a considerar a hiptese de que o desenho serve para imprimir o que v. assim que, atravs do desenho, a criana cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepo, imaginao, reflexo e sensibilidade, que podem ento ser apropriadas pelas leituras simblicas de outras crianas e adultos.

Das könnte Ihnen auch gefallen