Sie sind auf Seite 1von 10

CURSO TCNICO EM LOGSTICA

CICLO DE PROGRAMAO E OPERAO DE PRODUO E MATERIAIS

PROFESSOR: SILVIO AKIRA PERODO: 2 MDULO


Ciclo de Programao e Operao de Produo - Prof. Silvio Akira 1

CAPTULO 1
CICLO DE PROGRAMAO E OPERAO DE PRODUO
Todo quanto tipo de empresa, seja ela do ramo de produo de bens ou de servios possui um ciclo de programao e operacionalizao padronizado. Para isso importante entender o funcionamento do processo industrial / servios.

1.1 A ORGANIZAO DO TRABALHO


Atualmente muito tem se falado em gerenciamento de produo, apontando como fatores predominantes para o seu funcionamento a tecnologia, sistemas procedimentos e instalaes, ou seja, partes no humana da organizao. Porm importante ressaltar que para o perfeito funcionamento do Ciclo de produo e materiais necessrio destacar os fatores chaves para o seu sucesso, que so conhecidas como os colaboradores da empresa, ou seja, o ser humano.

1.2 PROJETO DO TRABALHO


Para que haja um excelente funcionamento de um ciclo de trabalho muito importante lembrar da importncia dos recursos humanos, ou seja, dos colaboradores da organizao, que geralmente desempenham atividades operacionais. O projeto do trabalho define as formas pelas quais as pessoas agem em seu ambiente operacional, demonstrando o que se quer do trabalhador e de que forma ele poder contribuir com o seu esforo individual. Alm disso, posiciona as suas atividades em relao aos seus colegas de trabalho, facilitando o fluxo de comunicao entre diferentes partes da organizao, possibilitando o desenvolvimento da cultura organizacional.

1.3 DIVISO DO TRABALHO


A diviso do trabalho tornou-se um dos pontos fundamentais para o funcionamento do ciclo de produo de bens e servios, pois, devido a grande quantidade de procura de mercadorias por parte dos consumidores, as empresas viram a necessidade de aumentar a sua capacidade produtiva, demandando assim de mais recursos humanos. Para que o fluxo de produo continuasse constante, foi necessrio dividir as atividades para cada operador, com a finalidade de sincronizar o ciclo de operaes.

Ciclo de Programao e Operao de Produo

- Prof. Silvio Akira

Em produes muito pequenas, com somente uma pessoa realizando as atividades, com certeza no haver a necessidade da diviso do trabalho, porm logo que o negcio aumenta a ponto de necessitar de trs ou mais pessoas, surge a possibilidade de especializao em cada rea. A diviso do trabalho fica mais clara em uma linha de montagem, onde os produtos movem-se ao longo de ma linha e so montados por operadores continuamente repetindo uma nica tarefa. Exemplo: Uma transportadora possui apenas um caminho ba para realizar as entregas de 3 clientes fixos ( supermercados ) durante o dia. Porm, devido as globalizao e as grandes alteraes no mercado, vrios clientes desejam contratar o transporte, porm em modalidades diferentes de locomoo, tais como carregamento de containeres, cargas a granel, Bobinas de papel, etc. Para isso, a transportadora obrigada a adquirir mais veculos e contratar motoristas que sejam especialistas em cada modalidade. Alm disso, passa a ser necessrio contratar ajudantes, operadores, conferentes entre outros.

1.3.1 Vantagens na Diviso do Trabalho


- Aprendizado mais rpido - A automao torna-se mais fcil - Trabalho no produtivo reduzido

1.3.2 Desvantagens na Diviso do Trabalho


- Monotonia - Dano Fsico - Baixa Flexibilidade - Baixa robustez

CAPTULO 2
FUNCIONAMENTO OPERAO
Para que uma organizao possa alcanar o seu sucesso na produo de bens e servios importantssimo atentar para o funcionamento do ciclo de produo e da movimentao dos materiais assim como a eficiente programao dos recursos disponveis. Ciclo de Programao e Operao de Produo - Prof. Silvio Akira 3

DOS

CICLOS

DE

PROGRAMAO

2.1 - O CICLO DE MATERIAIS


O projeto do trabalho o ponto de partida de uma empresa para a programao e a operacionalizao das atividades organizacionais. A partir deste momento inicia-se o funcionamento do Ciclo de produo de uma empresa, porm, antes de iniciar a confeco de um bem ou servio necessrio passar por uma outra etapa essencial na fabricao, o CICLO DE MATERIAIS.

2.2 CICLO DE PRODUO


Passando pelo funcionamento do ciclo de materiais, importante conhecer o prximo passo da operao industrial, o CICLO DE PRODUO. Aps acompanhar todo o processo de aquisio, transporte, armazenagem e disponibilizao dos materiais (ETAPAS), agora o momento de consumir e iniciar a produo, que passar por vrias etapas para transformar as matrias-primas em produtos acabados. E as atividades realizadas em cada etapa de produo podem ser consideradas como ciclos.

2.3 A PROGRAMAO DE MATERIAIS E PRODUO


Programar estabelecer metas de produo e de vendas. Para isso necessrio saber o funcionamento do Ciclo de materiais e de produo para verificar a capacidade produtiva da empresa. A partir dessas informaes, os operadores de produo podero planejar as compras de materiais e efetuar um programa de produo de diversos produtos para atender aos seus clientes.

2.4 OPERACIONALIZAO
Conhecendo o funcionamento dos ciclos e a programao de produo, chegou o momento de operacionalizar, ou seja, iniciar as atividades operacionais da empresa. A programao de produo e consumo de materiais feita sob a mdia de procura dos produtos x demanda de produtos.

CAPTULO 3
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUO E MATERIAIS
Toda a organizao industrial prope-se a executar trs coisas: a primeira adquirir e verificar a necessidade de reposio dos materiais, a segunda produzir seu produto e a terceira a sua comercializao.

Ciclo de Programao e Operao de Produo

- Prof. Silvio Akira

3.1 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUO


O Planejamento da produo um conjunto de aes inter-relacionadas que objetiva direcionar o processo produtivo da empresa e coordena-lo com os objetivos do cliente; com essa afirmao podemos dizer que o planejamento est envolvido por duas etapas muito importantes dentro de um processo, que so a programao e controle da produo. O PCP um sistema de transformaes e informes entre marketing, engenharia, fabricao e materiais, no qual so manuseadas as informaes a respeito de vendas, linhas de produto, capacidade produtiva, potencial humano, estoques existentes e previses para atender s necessidades de vendas; sua tarefa transformar todos s planos em ordens variveis de fabricao. O Planejamento da produo o principal elemento de coordenao de atividades de vrios departamentos de uma indstria. Essa interao ganha relevncia quando h o envolvimento entre os departamentos de suprimentos, vendas e produo, levando em considerao que todos os demais departamentos tm a sua importncia para o funcionamento da organizao. Alm disso, importante ter procedimentos estabelecidos e organizados o processo do programa de produo que nos permita controlar todas as etapas da produo, prever possveis desvios nos prazos e tomar as decises corretas.

3.2 FUNES DO PCP


- Padres - Programao - Ordens - Controle - Arranjo Fsico - Equipamentos Disponveis - Manuseio Interno - Tempos e Padres - Programas de Vendas - Programas de Manuteno - Recursos Humanos - Lista de Materiais - Lista de Ferramentas e dispositivos - Folha de operaes

Ciclo de Programao e Operao de Produo

- Prof. Silvio Akira

3.3 LIBERAO DE ORDENS


A comunicao que acontece no processo produtivo e na sua programao para a tomada de decises na necessidade de atender aos pedidos conhecida como Ordem. Essa ordem ser enviada a todos os setores para cada pessoa contribuir de forma adequada e coordenada no atendimento para requisitos do cliente. Por isso, importante salientar a importncia de uma perfeita organizao na emisso das ordens.

3.4 CONTROLE
A funo do controle, como parte integrante do sistema de planejamento, fazer avaliao das aes que esto sendo desenvolvidas no processo produtivo e compara-los com o planejado. Nessa etapa dada especial ateno aos elementos referente fabricao, envolvendo dados das quantidades de peas produzidas, das datas de incio e trmino das peas, horas utilizadas, ausncia, etc. Alm do controle de fabricao, importante coletar dados do processo para a emisso de relatrios da vida diria da fbrica e dados estatsticos para aprimorar o planejamento.

CAPTULO 4
PROGRAMAO DA PRODUO
A programao da produo est encarregada de definir quanto e quando comprar, fabricar ou montar de cada item necessrio composio dos produtos acabados propostos pelo plano. Neste sentido, como resultado da programao da produo so emitidas ordens de compras para itens comprados, ordens de fabricao para itens fabricados internamente e ordens de montagem para sub-montagens intermedirias e montagem final dos produtos definidos no plano mestre de produo. As atividades da programao da produo, apesar de serem desenvolvidas em simultneo, podem ser divididas para efeito de estudo em trs grupos: a administrao de estoques, o sequenciamento e a emisso e liberao de ordens. A atividade de administrao de estoques est encarregada de planejar e controlar os estoques de itens comprados, fabricados e montados, definindo o tamanho dos lotes, a forma de reposio e os estoques de segurana do sistema. A atividade de sequenciamento busca gerar um programa de produo para os itens fabricados e montados que utilize inteligentemente os recursos disponveis, promovendo produtos com qualidade e custos baixos. Ciclo de Programao e Operao de Produo - Prof. Silvio Akira 6

A atividade de emisso e liberao de ordens implementa o programa de produo, expedindo a documentao necessria para o incio das operaes ( compra, fabricao e montagem ) e liberando-as quando os recursos estiverem disponveis, normalmente em conjunto com a funo de acompanhamento e controle da produo.

4.1 A ADMINISTRAO DE ESTOQUES


As empresas trabalham com estoques de diferentes tipos que necessitam ser administrados, centralizados em um almoxarifado, ou distribudos por vrios pontos dentro da empresa. Entre os tipos de estoques principais, podem-se citar estoques de matrias-primas, de itens componentes comprados ou produzidos internamente, de produtos acabados, de produtos em processo, de ferramentas e dispositivos para mquinas, de peas de manuteno, de materiais indiretos, etc. Pode-se identificar uma srie de funes para as quais estes estoques so criados, entre as principais esto:

- Garantir a independncia entre etapas produtivas - Permitir uma produo constante: - Possibilitar o uso de lotes econmicos - Reduzir o Lead Time Produtivo - Como fator de Segurana - Para obter vantagens de preos

CAPTULO 5 INTRODUO AO MRP


Mtodo que auxilia as empresas a planejar e controlar suas necessidades de recursos com apoio de sistemas computadorizados. Pode significar tanto planejamento das necessidades de materiais como o planejamento de recursos de produo. Ao longo do tempo, o conceito de MRP desenvolveu-se de um foco na gesto de operaes que auxiliava o planejamento e controle das necessidades de materiais, para tornarem-se anos atuais, um sistema coorporativo que apia o planejamento de todas as necessidades de recursos da empresa.

Ciclo de Programao e Operao de Produo

- Prof. Silvio Akira

Fornecimento de produtos e servios

MRP

Demanda de produtos e servios

Recursos de produo

Deciso de quantidade e momento do fluxo de materiais em condies de demanda e servios

Consumidores da operao produtiva

MRP (Material Requirements Planning)


O MRP ou aqui chamado MRP I permite que as empresas calculem os materiais dos diversos tipos que so necessrios e em que momento, garantindo que sejam providenciados a tempo, para que se possam executar os processos de manufatura. Ele utiliza como dados de entrada os pedidos em carteira bem como a previso de vendas que so passados pela rea comercial da empresa. Ex: imagine que voc vai fazer uma festa para 40 pessoas daqui a duas semanas; se voc vai oferecer churrasco, salgados, cerveja e refrigerantes, antes de ir as compras, voc dever fazer uma estimativa do consumo de cada tipo cada pessoa deve consumir. Se voc j tem em casa alguns itens (estoque) voc pode descontar este estoque dos itens a adquirir, chegando a quantidade necessria de cada item. Talvez voc queira que alguns itens fiquem em estoque ou se constituam em uma reserva caso os convidados consumam mais do que o esperado ou mesmo que venham mais pessoas do que o esperado. Alm disso, voc deve decidir quando cada item ser necessrio em funo do espao no seu freezer ou geladeira.

5.1 ORIGEM DO MRP


Originalmente o conceito MRP (Material Requirements Planning), utilizado nos anos 60, se referia ao planejamento das necessidades de materiais para manufatura. Atualmente o conceito MRP est focado na gesto de operaes como um sistema corporativo que apia o planejamento de todas as necessidades de recursos do negcio. Normalmente, o MRP usado em empresas de manufatura, embora j haja alguns exemplos de aplicao na rea de servios. O papel do MRP apoiar a deciso sobre a quantidade e o momento do fluxo de materiais em condies de demanda e servios. A experincia tem mostrado que um bom Ciclo de Programao e Operao de Produo - Prof. Silvio Akira 8

MRP pode reduzir os nveis dos estoques, liberando capital de giro e espao fsico, permitindo a implementao de novas linhas de produo com estes recursos, criando um crculo virtuoso: reduo dos nveis de estoques => aumento da capacidade de produo => aumento dos lucros => maior capacidade de investimento.

5.2 FUNCIONAMENTO DO MRP


O MRP um sistema computadorizado que utiliza o Programa Mestre de Produo MPS (Master Production Schedule). Ele requer que a empresa mantenha certos dados em arquivos de computador, os quais, quando o programa MRP I executado, normalmente em batch, os verificam e atualizam. O fluxo abaixo mostra os principais dados necessrios: Carteira de Pedidos Programa-mestre de produo MPS Previso de Vendas

Listas de Materiais BOM

Planejamento das Necessidades de Materiais MRP

Registros de Estoque

Ordens de Compra

Planos de Materiais

Ordens de Trabalho

Figura: entradas e sadas do MRP I As principais entradas para o MRP I so os pedidos de clientes (pedidos firmes/programados para algum momento futuro) e a previso de demanda, feita em termos realistas dos pedidos futuros. Todas as demais necessidades so calculadas com base na combinao dessas duas componentes.

5.3 OBJETIVO DO MRP


Em geral, as empresas adotam o MRP na rea de produo com os objetivos abaixo: Melhorar o servio ao cliente - Prof. Silvio Akira 9

Ciclo de Programao e Operao de Produo

Reduzir investimentos em estoque Melhorar a eficincia operacional da fbrica.

O MRP controla melhor a quantidade e os tempos de entrega de matrias-primas, peas, submontagens e montagens para as operaes de produo, os materiais certos so entregues produo na hora certa

5.4 MRP I, MRP II E ERP A EVOLUO.


Os sistemas de planejamento das necessidades de recursos esto em um estado de evoluo contnua. Os primeiros sistemas eram muitos simples e pouco sofisticados, e o valor da informao que era gerada para as operaes era limitado. Em sua forma mais primitiva, o MRP simplesmente explodia o MPS nos materiais necessrios. A lgica dos sistemas MRP I foi estendida para o planejamento de recursos de manufatura (MRP II), que incorpora informaes de engenharia, finanas e marketing, num sistema integrado para empresas de manufatura. O plano mestre de produo (MPS) comanda os sistemas MRP, devendo ser um plano realstico e vivel definindo quais produtos finais sero feitos e quando sero feitos. As listas de materiais contm as listas de parte que indicam o tipo e a quantidade dos materiais necessrios para fabricar qualquer componente, sendo que diferentes empresas tm estruturas de produto de diferentes formas. Um comparativo do MRP I e MRP II dado pela figura abaixo: O QUE SISTEMA QUANTO DE APOIO AS QUANDO COMO PRODUZIR E COMPRAR M R P M R P II

Ciclo de Programao e Operao de Produo

- Prof. Silvio Akira

10

Das könnte Ihnen auch gefallen