Sie sind auf Seite 1von 11

FACULDADE DO CENTRO LESTE

USINAGEM POR FEIXE DE ELTRONS

SERRA 2011

USINAGEM POR FEIXE DE ELTRONS

Gustavo Vettorazzi Berudio Cleber Graziele

Relatrio da Disciplina de processos industriais da Faculdade do Centro Leste, parte integrante do sistema de avaliao da disciplina. Professor: Marden Valente de Souza

Serra 2011

RESUMO O mtodo de usinagem por feixe de eltrons baseia-se em teorias j conhecidas h algum tempo. Porm, sua utilizao s se tornou possvel graas ao desenvolvimento de suportes tecnolgicos adequados. O que s se tornou vivel a partir do momento em que se conseguiu maior domnio sobre a produo de cmaras de vcuo, como voc ver a seguir neste documento far a descrio desse processo, o seu funcionamento, suas caractersticas, exemplos de aplicaes, vantagens e desvantagens.

SUMRIO RESUMO 1. INTRODUO 2. DESENVOLVIMENTO 2.1. DESCRIO DO PROCESSO 2.2. FUNCIONAMENTO 2.3. CARACTERSTICAS 2.4. EXEMPLOS DE APLICAO 2.5. VANTAGENS E DESVANTAGENS 4. CONCLUSO

1. INTRODUO Nos processos tradicionais, o arranque de material se d por cisalhamento ou abraso. Esses mtodos apresentam limitaes para usinagem de materiais duros e de peas com formas complexas. Por outro lado, o novo processo de usinagem por feixe de eletrons, baseia-se muito mais em princpios eletrofsicos do que nas propriedades mecnicas dos materiais. Segundo esses novos mtodos, a usinabilidade dos materiais depende, predominantemente, de caractersticas como: ponto de fuso, condutibilidade trmica, resistividade eltrica e peso atmico.

2. DESENVOLVIMENTO
2.1. DESCRIO DO PROCESSO

Este mtodo baseia-se no princpio de que o bombardeamento de eltrons gera energia, ou seja, quando os eltrons so acelerados e concentrados em um feixe, uma intensa energia cintica produzida. Quando o feixe assim concentrado choca-se contra uma superfcie bem definida, o impacto faz com que a energia cintica transforme-se em energia trmica, alcanando altssimas temperaturas, capazes de fundir praticamente todos os tipos de materiais conhecidos. O mecanismo pelo qual os feixes concentrados penetram na pea ainda no completamente conhecido. Entretanto, sabe-se que a energia altamente concentrada do feixe de eltrons vaporiza instantaneamente o material no ponto de impacto. O material derretido ao redor do ponto de impacto rapidamente ejetado pela presso do vapor sendo, dessa forma, removido do material.

2.2. FUNCIONAMENTO

Analise a figura a seguir. Ela mostra uma representao esquemtica de uma mquina industrial para produo de feixes de eltrons. Os componentes bsicos, presentes em todas as mquinas, so: canho emissor de eltrons, lentes de focalizao e sistema de ajuste de foco. Estes componentes esto alojados numa cmara de vcuo.

O canho emissor de eltrons, que sempre trabalha em alto vcuo, o dispositivo que gera os eltrons. composto, basicamente, de um mecanismo de emisso e acelerao dos eltrons, constitudo pelo ctodo e pelo nodo. O ctodo, que montado dentro de uma vlvula conhecida por Wehnelt, feito de um filamento de tungstnio, e quando aquecido at 2.500C ou 3.000C, liberta eltrons. A alimentao do canho feita por um transformador especial de altatens so, que produz uma grande diferena de potencial (ddp) entre o ctodo e o nodo, da ordem de 150kV, suficiente para acelerar os eltrons em direo pea a ser usinada. Os eltrons assim acelerados chegam a atingir de 0,2 a 0,7 da velocidade da luz. Os eltrons acelerados so direcionados para o nodo e o atravessam saindo por um orifcio na extremidade. Na sada do nodo, os eltrons acelerados passam pelo diafragma que serve para fazer convergir o feixe . Mesmo no vcuo, o feixe tende a dispersar-se. Para evitar essa disperso, ele conduzido atravs de um conjunto de lentes magnticas. O sistema de controle para ajuste de foco, que permite manter a direo do feixe para a pea usinada, constitudo por um conjunto de bobinas de deflexo, por dentro das quais passa o feixe de eltrons. Por essas bobinas passa uma corrente eltrica, que gera um campo magntico. Este campo magntico interfere no feixe, para permitir o ajuste de foco, nas posies x e y.

A uma distncia determinada das bobinas, obtm-se o menor dimetro de feixe (ponto focal). Nesse ponto tem-se a densidade de energia mxima, pois toda a energia do feixe est concentrada na menor rea possvel. Passando o ponto focal, o feixe tende a divergir novamente.

Remoo de material por feixe de eltrons As taxas de remoo de material na usinagem por feixe de eltrons so usualmente avaliadas de acordo com o nmero de pulsos requeridos para evaporar uma certa quantidade de material. O uso de contadores de eltrons para registrar o nmero de pulsos permite pronto ajuste do tempo de usinagem, para produzir a profundidade de corte requerida.

2.3. CARACTERSTICAS - Energia cintica dos eltrons Energia trmica (eficincia alta coliso inelstica) - Velocidade dos eltrons = 30-75 % da velocidade da luz - Porque cmara de vcuo: atrito dos eltrons com molculas do ar e refinamento do gro e - Boas propriedades metalrgicas (cordo de alta pureza) - feixe = 0,25 mm - Potncia no alta (10-150 kV e < 10 mA), mas a densidade sim (107 W/cm2) - Limpeza importante para reduzir porosidade e no contaminar bomba de vcuo.
2.4. EXEMPLOS DE APLICAO

So exemplos de reas que vm utilizando este processo, a indstria aeroespacial, a aeronutica, a indstria nuclear e a eletrnica e tem como resultados positivos na produo de mltiplos microfuros, litografia em semicondutores e microusinagem de peas complexas. Com grandes densidades de energia possvel efetuar-se perfurao, furao, fresamento, corte e gravao. Para a perfurao de placas de ao inox de 0,1 mm de espessura com furos de 0,2 mm de dimetro possvel uma freqncia de 3000 furos por segundo. Tal aplicao d-se para a fabricao de tubeiras de queimadores de gs, anis de injeo de turbinas, furos de refrigerao em palhetas de turbinas, cabeotes de fixao para a obteno de fibras de vidro, tambores de filtros etc.
2.5. VANTAGENS E DESVANTAGENS

VANTAGENS

Alta velocidade do processo; Uso em metais e cermicas.

DESVANTAGENS

Necessidade de vcuo para o ambiente de trabalho, o que pode limitar a geometria da pea em relao cmara de vcuo; Necessidade de computador para executar os movimentos; Pequenos buracos, em decorrncia da retirada de material; No aconselhvel a peas que no possa ser submetida a elevaes de temperatura.

4. CONCLUSO Por enquanto, algumas aplicaes da usinagem por feixe de eltrons ainda se encontram em fase experimental, no representando uma alternativa competitiva do ponto de vista tcnico ou econmico, quando comparadas a outros processos , Apenas em algumas reas, j citadas neste documento, vem utilizando este mtodo. Mas certamente as dificuldades atuais sero superadas em decorrncia do permanente esforo de pesquisa e desenvolvimento voltado para esta rea. A miniaturizao de peas e componentes e a exatido requerida para atender s necessidades atuais so outros fatores que funcionam como obstculo aos mtodos convencionais de usinagem, mas no constituem problema para esse mtodo avanados, que possibilitam a remoo de material molcula por molcula e at mesmo tomo a tomo.

Das könnte Ihnen auch gefallen