Sie sind auf Seite 1von 2

LGICA A lgica faz parte do nosso cotidiano.

Na famlia, no trabalho, no lazer, na poltica enfim sempre que nos dispomos a conversar com as pessoas, usamos argumentos para expor e defender nosso ponto de vista. LGICA ARISTOTLICA OU LOGICA CLSSICA Vem do grego logos (palavra, expresso, pensamento, conceito, discurso e razo). Podemos defini-la como estudo dos mtodos e princpios da argumentao ou ento como a investigao das condies em que a concluso de um argumento se segue de suas premissas. Embora os sofistas e tambm Plato tenham se ocupado com questes que poderamos chamar de lgicas, nenhum deles fez com a amplitude e rigor alcanados por Aristteles, na obra analtica (trata-se de uma analise dos pensamentos nas suas partes integrantes), essa obra e outras mais tarde foram definidas como conjunto rganon (instrumento para se proceder corretamente no pensar). Aristteles no usou a palavra lgica que s apareceu mais tarde. Aristteles subdivide a lgica em formal e material, sendo que formal (ou menor) estabelece a forma correta das operaes do pensamento, e material (ou maior) que trata da aplicao das operaes do pensamento segundo a matria ou natureza dos objetos a conhecer. Enquanto a lgica formal se ocupa com a estrutura do pensamento a material investiga adequao do raciocnio a realidade.
Uma das mais duradouras contribuies da lgica Aristotlica esta no estabelecimento dos primeiros princpios que, por serem anteriores a qualquer raciocnio, servem de base a todos os argumentos. Estes princpios que se relacionam entre si tambm dependem da concepo metafsica aristotlica, e so eles:

Princpio de no-contradio - uma afirmao pode ser falsa ou verdadeira,


mas, de modo algum, pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. Princpio de identidade se um enunciado verdadeiro, ento, ele verdadeiro. Principio do terceiro excludo Afirma que o enunciado ou verdadeiro ou falso.

Lgica Medieval
Lgica medieval, tambm conhecida como lgica escolstica, a lgica aristotlica desenvolvida na era medieval no perodo de 1200-1600 d.C. Esta tradio foi desenvolvida por filsofos como Pedro da Espanha (sculo XIII) cuja identidade desconhecida, William de Ockham, John Poinsot, Francisco Suarez e em destaque

Toms de Aquino que ousou mudar a antiga concepo tradicional, baseada em Plato e Agostinho, concebendo uma viso aristotlica, e desenvolvendo a escolstica tomista.

Lgica Moderna ou simblica / Lgica Matemtica ou logstica


Historicamente, Ren Descartes deve ter sido o primeiro filsofo a utilizar as tcnicas algbricas como meio de explorao cientfica. Com ele, o interesse pela lgica decresceu e a lgica clssica comea a apresentar fragilidade, por se basear numa linguagem corrente e natural. Recorreu-se desta forma, a uma linguagem formal. ento que surge a lgica moderna ou simblica, tambm designada de lgica matemtica ou logstica. S mais tarde, no sculo XIX que a nova lgica se imps. Tendo grande contribuio Gottlob Frege que criou um sistema de representao simblica para representar formalmente a estrutura dos enunciados lgicos e suas relaes e a inveno do clculo dos predicados. Ao contrrio de Aristteles, que procuravam identificar as formas vlidas de argumento, a preocupao bsica de Frege era a sistematizao do raciocnio matemtico, ou dito de outra maneira, encontrar uma caracterizao precisa do que uma demonstrao matemtica. Pois ele havia notado que os matemticos da poca cometiam frequentemente erros nas suas demonstraes. Ento, a lgica moderna e contempornea usa os mesmos mtodos que so usados em Matemtica. Por outro lado, a prpria Matemtica faz uso intenso da Lgica nas suas demonstraes e nos seus fundamentos. Portato, a lgica simblica, no veio substituir a lgica aristotlica: veio aperfeiola, servindo-lhe de complemento. Ela baseia-se no uso de simbolismo, que possibilita uma ultrapassagem das ambiguidades da linguagem corrente, e no clculo lgico, que torna mais exacta a determinao da validade de raciocnios.

Das könnte Ihnen auch gefallen