Sie sind auf Seite 1von 14

Apostila Bsica sobre a Internet As Redes de Comunicao

Uma rede consiste em dois computadores conectados a um outro por um cabo para que possam compartilhar dados. Portanto, redes de computadores consistem de: Um conjunto de computadores autnomos e outros dispositivos conectados entre si. Interconectar os computadores, assim como gerenciar um grupo de pessoas sem dvida um desafio. O vocabulrio de redes locais repleto de siglas. Os benefcios de se conectar os recursos podem ser grandes (mas em alguns casos podem ficar piores com ela), e podem significar um avano incalculvel de benefcios que um micro isolado nunca poderia apresentar. Atenta aos possveis benefcios, as empresas esto interconectando seus computadores em ritmo acelerado. Em um ambiente profissional muito importante um responsvel pelo bom funcionamento da rede, dentre as responsabilidades deste citamos: Coordenar tarefas, gerenciar problemas, monitorar progressos e administrar usurios, entre outras.

Objetivos das Redes


Os principais objetivos das redes de computadores so: 1. compartilhamento de recursos. Os computadores que fazem parte de uma rede podem compartilhar: Dados Mensagens Grficos Impressoras Aparelhos de fax Modem Disco CD-ROM Outros Recursos de HW

1. Aumento na confiabilidade do sistema como um todo. Pode-se, por exemplo, ter vrios arquivos em duas ou mais mquinas para que, em caso de defeito de uma mquina, cpias dos arquivos continuaro acessveis em outras mquinas. Alm disso, o sistema pode operar em regime degradado no caso de pane de um computador, sendo que outra mquina pode assumir a sua tarefa. A continuidade de funcionamento de um sistema ponto importante para um grande nmero de aplicaes, como por exemplo: aplicaes militares, bancrias e o controle de trfego areo, entre outras. 2. Reduo de custos uma outra questo importante da utilizao das Redes de Comunicao, uma vez que computadores de pequeno porte apresentam uma menor relao preo/desempenho que os grandes. Assim, sistemas que utilizam apenas uma mquina de grande porte e de custo muito elevado podem ser concebidos base da

utilizao de um grande nmero de microcomputadores (ou estaes de trabalho) manipulando dados presentes num ou mais servidores de arquivos. 3. Comunicao e troca de informaes.

1.1 Classificao das Redes


A diferena na dimenso das Redes de Comunicao introduz diferentes problemas e necessidades e devme, ento, ser objeto de uma classificao: 1. Rede Local (ou LAN Local Area Network), caracterizada particularmente por uma pequena extenso, limitando-se normalmente interconexo de computadores localizados em uma mesma sala, em um mesmo prdio ou em um campus. 2. Rede Metropolitana (MAN (Metropolitan Area Network) uma verso ampliada de uma LAN, pois os dois tipos de redes utilizam tecnologias semelhantes. Uma MAN pode atingir um grupo de escritrios vizinhos ou uma cidade inteira e pode ser pblica ou privada. A principal razo de ser uma categoria especial que utilizam um padro especial chamado DQDB (Distributed Queue Dual Bus). 3. Rede de Longa Distncia (ou WAN Wide Area Network) ou tambm chamada de Rede Geograficamente Distribuda, carateriza-se por conectar computadores localizados em diferentes prdios numa mesma cidade ou mesmo em cidades distantes de uma dada regio. 1.1.1 Servidores Uns componentes muito importantes utilizado nas redes Locais so os SERVIDORES. Eles so micros dedicados que prestam servios especficos, tais como a gerncia de arquivos e a impresso para as demais estaes da rede. O servidor um computador que eleva a capacidade do processamento, cuja funo disponibilizar servios rede. Em geral essa mquina processa grandes volumes de dados requerendo uma CPU rpida, dispositivos de armazenamento de alta capacidade e acesso rpido. Em uma rede baseada em um servidor, temos normalmente sistemas operacionais mais potentes como o caso do Windows NT, Netware 4.x, LAN Server IBM, UNIX, sendo necessrio um estudo mais criterioso para a definio de qual deve ser utilizado. Principais tipos de Servidores: a) Servidor de Arquivo Tem como funo oferecer s estaes da rede um servio de armazenamento de informaes e compartilhamento de discos. Possui procedimentos que protegem os arquivos, permitindo apenas que pessoas autorizadas o utilizem. Este servidor permite que o usurio possua uma rea em disco que seja uma extenso da existente em seu prprio equipamento, alm de permitir disponibilidades de acesso em rea comum a vrios usurios.

b) Servidor de Impresso Tem como funo oferecer s estaes de trabalho, servio de gerenciamento dos produtos a serem impressos. Com o servidor de impresso possvel compartilhar equipamentos de alta qualidade a vrios usurios, ao invs de deix-los conectados a um nico equipamento. Este servidor utiliza a tcnica de "spooling", que significa que a impresso de um relatrio de um programa j encerrado ocorra apenas quando a impressora estiver liberada, enquanto isto no ocorre, este relatrio ficar aguardando sua vez de ser impresso em uma fila. c) Servidor de Comunicao Tem por objetivo gerenciar acessos s informaes fora da rede local, armazenadas em equipamentos de grande porte na empresa ou acessar pontos fora da empresa. Este servidor necessrio para utilizar linhas pblicas ou privadas de telefonia. Para sua utilizao necessrio ter um gerenciador que possui as funes de interface com essas redes, chamado de GATEWAY. d) Servidor de Bancos de Dados Tem como funo armazenar o software de gerenciamento de Banco de Dados da empresa e os arquivos nele definidos, possibilitando uma centralizao desses arquivos e a utilizao dos mecanismos de proteo existente no servidor de arquivo.

2. A INTERNET
2.1 Histrico
(Referncia: Apostila elaborada pela RNPCentro Regional de Braslia / CR-DF fev 95) A Internet nasceu em 1969 com a ARPAnet (rede da Advanced Research Projects Agency), um projeto experimental do Departamento de Defesa norte-americano, que interligava pesquisadores com centros de computao remotos. Algumas redes experimentais conectaramse ARPAnet utilizando-se de rdios e satlites. No final dos anos 70, surge a Usenet (User's Network) prestando servio comunidade universitria e algumas organizaes comerciais. No incio da dcada de 80, apareceram a CSnet (Computer Science Network) e a Bitnet, interligando as comunidades acadmicas e de pesquisa. No incio dos anos 80, a ARPAnet dividiu-se em: ARPAnet e Milnet (tambm militar), continuando, no entanto a comunicao entre ambas. A ligao entre elas foi chamada de Dar Internet e teve posteriormente seu nome abreviado para Internet. Em 1986, foi criada a NSFnet (National Science Foundation Network) para viabilizar a conexo de pesquisadores aos cinco grandes centros de computao nos EUA e abrangendo, rapidamente, redes acadmicas e escolares. Nesta poca, a Internet iniciou sua expanso, novas redes foram a ela conectadas, mais computadores e, conseqentemente, mais participantes. Redes internacionais similares surgiram e, hoje, temos uma presena mundial significativa, salvo na frica, onde contamos com poucos pontos de presena.

A ARPAnet foi "aposentada" em 1990, a CSnet deixou de existir em 1991 e a Internet continua crescendo incontrolavelmente.

2.2 Conceito
(Referncia: Apostila elaborada pela RNP Centro Regional de Braslia / CR-DF fev 95) A Internet uma rede redes. Ela composta de pequenas redes locais (LANs), redes estaduais e enormes redes nacionais que conectam computadores de diversas organizaes mundo afora. Estas redes esto interligadas de diversas formas, desde uma simples linha telefnica discada at malhas de fibras ticas. Estar na Internet significa participar de uma rede interconectada. O princpio bsico de uma rede de computadores a capacidade de "comunicao" entre dois computadores. Para isto, utilizam-se protocolos, regras ou convenes que regem esta comunicao. Para que a comunicao se efetive dois computadores devem utilizar o mesmo protocolo, simultaneamente. TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) a famlia de protocolos da Internet, desenvolvida nos anos 70 e utilizada, pela primeira vez em 1983. considerado um protocolo aberto e "sem dono", o que significa dizer que no produto de nenhuma empresa especfica. Cada vez que ocorre uma transferncia o protocolo age quebrando a informao e formando diversos pacotes endereando-os para que cada um siga seu caminho independente. Estes pacotes passam por roteadores, que esto programados para definirem os melhores caminhos. As redes centrais de alta velocidade so denominadas "backbones" (espinhas dorsais). As redes de nvel captam o trfego na espinha dorsal e o distribuem para suas prprias redes, e viceversa. A Internet no Brasil A Internet chegou ao Brasil, oficialmente, em 1988 por iniciativa da comunidade acadmica de So Paulo (FAPESP Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo) e Rio de Janeiro (UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro e LNCC Laboratrio Nacional de Computao Cientfica). Em 1989 foi criada, pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia, a RNP ( Rede Nacional de Pesquisas http://www.rnp.br), uma instituio com os objetivos de iniciar e coordenar a disponibilizao de servios de acesso Internet Brasil; como ponto de partida foi criado um backbone conhecido como backbone RNP, interligando as instituies educacionais Internet. A figura abaixo exibe as ligaes planejadas. A explorao comercial da Internet foi iniciada em dezembro 1994, a partir de um projeto piloto da EMBRATEL, onde foram permitidos acesso Internet inicialmente atravs de linhas discadas, e posteriormente ( Abril/1995 ) atravs de acessos dedicados via RENPAC ou linhas E1.

Backbone da RNP. Fone: RNP http://www.rnp.br

No Brasil a instncia mxima consultiva o Comit Gestor da Internet (http://www.cg.org.br) criado em junho de 1995 por iniciativa dos Ministrios das Comunicaes e da Cincia e Tecnologia, composto por membros desses Ministrios e representantes de instituies comerciais e acadmicas, e tem como objetivo a coordenao da implantao do acesso a Internet no Brasil.

Backbone Embratel ligao Internacional

2.3 Como Funciona a Internet?


Cada pas que participa da Internet possui estruturas de rede chamadas backbones com conectividade atravs do protocolo TCP/IP Transmission Control Protocol / Internet Protocol, s quais se interligam centenas ou milhares de outras redes. Os backbones nacionais, por sua vez, so conectados entre si e aos backbones de outros pases, compondo, assim, uma gigantesca rede mundial. Existem redes no-comerciais, compostas por universidades, centros de pesquisa e entidades educacionais. As redes comerciais, mantidas por empresas de telecomunicaes e informtica, que prestam servios de conectividade a seus clientes. No Brasil, existem vrias redes regionais acadmicas (FAPESP, FAPERJ RCT-SC, TCH e outras) que se constituem em redes no-comerciais, interligando os principais centros cientficos e universidades do pas. A EMBRATEL responsvel pela primeira rede comercial, atendendo s demandas de uso pessoal e de negcios na Internet brasileira.

2.4 Quais so as modalidades de acesso?


Conexo IP Discado. o servio adequado para as pessoas que desejam explorar todos os recursos que a Internet oferece, transformando o seu computador em um verdadeiro n Internet durante o tempo de conexo. Atravs de um software que implemente os protocolos SLIP ou PPP e de uma conexo telefnica, disponibilizado acesso completo, com interfaces grficas, a todos os servios Internet. Conexo IP Direto. Indicado para empresas que necessitam utilizar toda a potencialidade da Internet, mediante acesso permanente e total conectividade, incorporando a sua rede Internet, atravs de uma conexo dedicada.

2.5 Endereos Da Internet


A maioria dos computadores da Internet, possuem dois endereos: um numrico (quatro nmeros separados por pontos) e um nominal, facilitando assim o seu reconhecimento e memorizao.

sol.eps.ufsc.br (endereo nominal) 150.162.1.50 (endereo numrico)

Onde: sol: determina o nome do computador; eps.ufsc.br: o nome do domnio Basicamente, os endereos nominais seguem a hierarquia:

Mquina (sol) Departamento (eps)

Instituio (ufsc)

sol.eps.ufsc.br

Pas (br)

Como padro para os EUA, tem-se alguns exemplos das terminaes de endereo: com org edu gov mil net pas organizaes comercial; organizaes especiais (ex. fundaes, institutos); organizaes educacionais; instituies governamentais; grupo militar; principais centros de suporte a redes; br, ca, ua, etc.

2.6 Como interligar sua rede Internet


Fonte : Site da Embratel : http://www.embratel.com.br/internet/index.html Para interconectar sua rede Internet, seja como um provedor de acesso, provedor de informaes, ou simplesmente para uso corporativo, no necessrio nenhuma homologao, registro, cadastramento ou autorizao. Monte seus equipamentos, configure-os com os softwares associados aos servios ou aplicaes que pretende prover, e contrate um acesso dedicado de uma empresa que esteja provendo servio de acesso ou servio de backbone. Alm dessas providncias para a contratao de seu acesso IP DIRETO, a administrao de uma rede ligada Internet requer alguns procedimentos os quais o administrador dever executar, tais como: configurao do roteador e dos servidores de "servios" Internet (E-Mail, WWW, DNS, FTP,...), registro de nomes de domnio, etc. Existem alguns documentos disponveis na Internet que orientam sobre o estabelecimento de um site Internet. Veja as URLs: Descrio do Servio IP DIRETO NAT Network address translation Sub-redes Registro de Nomes de Domnio no Brasil Configurao de DNS Configurao de DNS para NT Treinamento Unicamp DNS Orientaes do Comit Gestor

2.7 Registro de domnios no Brasil


Fonte : Site da Embratel : http://www.embratel.com.br/internet/index.html O gerenciamento dos nomes de domnio no Brasil uma atribuio do Comit Gestor da Internet no Brasil, e vem sendo executado pela FAPESP Fundao de Amparo Pesquisa no Estado de So Paulo. Algumas regras bsicas referentes ao registro de nomes de domnio no Brasil devem ser ressaltadas, conforme apresentadas pela FAPESP: Categorias vigentes de Domnios de Primeiro Nvel DPN: Domnio br com.br net.br org.br gov.br g12.br mil.br art.br esp.br ind.br inf.br psi.br rec.br etc.br tmp.br Descrio para entidades de ensino e pesquisa; para estabelecimentos comerciais; para backbones; para entidades sem fins lucrativos; para entidades governamentais; para entidades de ensino de primeiro e segundo grau; para entidades militares. para entidades artsticas; para entidades esportivas; para organizaes industriais; para provedores de informao; para provedores de servio Internet; para atividades de entretenimento, diverso, etc; atividades no enquadradas nas demais categorias; para eventos de durao temporria;

Verificao de domnios existentes: Para verificar se um determinado domnio j foi registrado anteriormente, faa uma consulta FAPESP em: http://registro.fapesp.br/. Servidores de Nomes: Para que o registro do domnio possa ser efetuado necessrio que o domnio pretendido conste de dois DNS Servidores de Nomes de Domnio ativos, os quais j devem ser previamente configurados antes do preenchimento do formulrio WWW da FAPESP. Domnios x CGC: Ser permitido o registro de um nmero mximo de 10 (dez) nomes de domnio (dentro de uma mesma categoria DPN) para uma nica pessoa jurdica (mesmo CGC), conforme as regras definidas pelo Comit Gestor. Maiores informaes sobre a obteno de identificao no sistema, atualizao e cadastramento de novos domnos podem ser obtidas em http://registro.fapesp.br/info.html.

2.8 SERVIOS E FERRAMENTAS DA INTERNET


(Referncia: Apostila elaborada pela RNP Centro Regional de Braslia / CR-DF fev 95) Quais so e como funcionam? As ferramentas da Internet so sistemas que utilizam a filosofia cliente/servidor em que h mdulos de programas distintos para executar os pedidos de informao (mdulo cliente) e para capturar os pedidos do usurio e apresentar os resultados da execuo desses pedidos (mdulo servidor). Portanto, para us-las (as ferramentas) necessrio instalar um mdulo cliente compatvel com o equipamento do usurio. A maioria dos programas para utilizao dos servios e ferramentas da Internet de domnio pblico, isto , podem ser recuperadas gratuitamente atravs da prpria rede. Os servios de comunicao classificam-se em dois tipos: Sncronos - um modo de comunicao interativa que possibilita, em tempo real, a comunicao entre dois ou mais usurios da rede, independente da localizao geogrfica destes. Ex. ICQ, Chats. Assncronos - um modo de comunicao independente da localizao geogrfica e de tempo. Ex. lista de discusso, e-mail, frum.
2.8.1 Servios para Comunicao

Na Internet, a comunicao pode ser de modo assncrono ou em tempo real. A comunicao assncrona (correio eletrnico) significa que um usurio pode digitar uma mensagem e enviar sem que haja necessidade do destinatrio estar utilizando a rede no momento. A comunicao interativa significa que o usurio pode estabelecer uma "conversa", em tempo real, por computador com outro usurio. 1. Correio Eletrnico o servio bsico de comunicao em redes de computadores. O processo de troca de mensagens eletrnicas bastante rpido e fcil, necessitando apenas de um programa de correio eletrnico e do endereo eletrnico dos envolvidos. O endereo eletrnico de um usurio na Internet contm todas as informaes necessrias para que a mensagem chegue ao seu destino. Ele composto de uma parte relacionada ao destinatrio da mensagem (username) e uma parte relacionada a localizao do destinatrio, no formato: username@subdomnios.domnio Ex: joo@cr-df.rnp.br

2. Lista de Discusso So comumente usadas como meio de comunicao entre pessoas interessadas em discutir temas especficos atravs do correio eletrnico. As listas podem envolver desde duas at milhares de pessoas e englobam diversos temas em diferentes reas de atuao.

As listas so implantadas atravs de programas conhecidos como servidores ou processadores de listas. Funciona assim: o listserver mantm uma lista de endereos eletrnicos de todos os usurios que esto inscritos em uma lista de discusso. Quando um usurio envia uma mensagem para o endereo de uma lista, o processador automaticamente redistribui essa mensagem a todos os seus participantes. As listas podem ser abertas ou fechadas quanto participao de novos membros. Quando abertas, a inscrio de um novo membro feita atravs de uma mensagem de inscrio enviada pelo usurio ao listserver da lista.
Listserv

Uma vez explicado o que so as listas, resta saber como descobrir onde esto as listas que nos interessam. Um dos servios mais famosos de cadastramento de listas o Liszt, que fica em http://www.liszt.com. Neste site tem-se acesso a N listas. Pode-se usar a facilidade de busca disponvel, ou navegar diretamente atravs do menu, onde as listas so classificadas de acordo com o assunto. A desvantagem deste sistema que a maioria das listas encontra-se em ingls. Mas existe um servio similar em portugus, o Listas-BR, que fica em http://www.actech.com.br/listas/. Semelhantemente ao Liszt, as listas podem ser pesquisadas diretamente, atravs de um formulrio de busca ou atravs da classificao por assunto. Participar de uma lista bastante simples, basta assin-la. E se eu quiser criar a minha prpria lista? Criar uma lista diferente, pois envolve a necessidade de se ter um computador diretamente conectado Internet. E nem sempre fcil conseguir a boa vontade de algum para abrigar este servio, especialmente se o objetivo da lista no estiver diretamente vinculado aos objetivos da instituio. A criao de listas eletrnicas era at bem pouco tempo um dos poucos servios no oferecidos gratuitamente na Internet. Felizmente isto mudou. Se voc quiser criar a sua prpria lista, basta ir at o site eGroups.com (http://www.egroups.com), responder a algumas perguntas e pronto, a sua lista est criada. (Listas eletrnicas Internet no. 05 (novembro/98). URLs onde podem ser encontrados endereos de Listas de Discusso: E-Mail Discussion Groups Liszt: Searchable Directory of e-Mail Discussion Groups Lista das Listas Lista das Esquinas Intercultural E-Mail Classroom Connections

3. Netnews (USENET) A Usenet News prov um servio semelhante ao de listas de discusso, porm com maior abrangncia e facilidade de participao, alm de ser estruturado de forma bastante diferente do servio de listas. Os grupos de discusso (ou news) constituem um servio de difuso e intercmbio de mensagens trocadas entre usurios da rede sobre vrios assuntos especficos. Existem mais de 3000 grupos de discusso onde usurios podem trocar mensagens sobre os mais diversos assuntos. Ao contrrio das listas de discusso, em que as mensagens so enviadas para cada membro da lista, as mensagens de news so enviadas para um determinado computador da rede e de l so reenviadas, em bloco, para os computadores que aceitam esse servio. As mensagens podem ser lidas por qualquer usurio desses computadores, bastando que ele tenha acesso a um programa especfico de leitura de news; no h assim a necessidade de se subscrever em grupos de discusso, como ocorre no servio de listas. Os nomes dos newsgroups so caracterizados em categorias: sete principais e trs alternativas; e so organizados de forma hierrquica, o que facilita o reconhecimento por qualquer pessoa dos assuntos tratados nos grupos.

4. IRC (Internet Relay Chat) um servio que permite uma conversao simultnea (sncrona) entre dois ou mais usurios da rede, independentemente da localizao geogrfica dos usurios.
IRC client IRC server

IRC client IRC client

Exemplos de IRC so os Chats. Eles permitem comunicar-se em tempo real com outras pessoas atravs da troca de pequenas mensagens escritas.Dessa forma, pode-se combinar uma conferncia eletrnica em tempo real com pessoas de qualquer parte do mundo. Geralmente tm-se duas janelas: uma menor privada, onde escrever suas mensagens, e uma pblica maior, onde so apresentadas todas as mensagens escritas por todos os participantes da conferncia. Alguns endereos de Chats: (Fonte: http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/interedu/amigos.htm#videoconf) Home's Cool Homeschool andFamily Site Welcome to Classroom Connect's Virtual Auditorium! Chat Room In Broken Englsh Web University The Education Webpage

10

2.8.2 SERVIOS BSICOS DE ACESSO INFORMAO 1. TELNET (REMOTE LOGIN) um servio que permite ao usurio conectar-se a um computador remoto interligado rede. Uma vez feita a conexo, o usurio pode executar comandos e usar recursos do computador remoto como se seu computador fosse um terminal daquela mquina que est distante. Telnet o servio mais comum para acesso a bases de dados (inclusive comerciais) e servios de informao. A depender do tipo de recurso acessado, uma senha pode ser requerida. Eventualmente, o acesso a determinadas informaes de carter comercial pode ser negado a um usurio que no atenda aos requisitos determinados pelo detentor da informao. Para fazer um login remoto, pode-se proceder da seguinte forma: No browser, no espao existente para se digitar o endereo da Internet, coloque o nome do protocolo, no caso, telnet e o endereo que se deseja acessar. Exemplo: telnet://asterix.ufrgs.br (endereo para consultar a biblioteca da UFRGS) 2. FTP (File Transfer Protocol) o servio bsico de transferncia de arquivos na rede. Com a devida permisso o usurio pode copiar arquivos de um computador distncia para o seu computador ou transferir um arquivo do seu computador para um computador remoto. Para tanto, o usurio deve ter permisso de acesso ao computador remoto. Ante s restries para transferncia de arquivos, foi criado o "FTP Annimo", para facilitar o acesso de usurios de todo mundo a determinadas mquinas que mantm enormes repositrios de informao. No necessria uma permisso de acesso; o usurio se identificar como anonymous quando o sistema requisitar o "login". O FTP geralmente usado para transferncia de arquivos contendo programas (software) e documentos. No h, contudo, qualquer limitao quanto ao tipo de informao que pode ser transferida. Vale ressaltar que esse servio pressupe que o usurio conhea a localizao eletrnica do documento desejado, ou seja, o endereo do computador remoto, os nomes dos diretrios onde o arquivo se encontra, e, por fim, o nome do prprio arquivo. Quando a localizao no conhecida, o usurio pode usar o archie para determinar a localizao exata do arquivo. Para fazer uma transferncia de arquivo atravs do FTP, pode-se proceder da seguinte forma: No browser, no espao existente para se digitar o endereo da Internet, coloque o nome do protocolo, no caso, ftp e o endereo que se deseja acessar. Exemplo: ftp://microsoft.com (endereo para transferir programas (free) da Microsoft)

11

3. WWW O WWW um servio baseado em hipertextos que permite ao usurio buscar e recuperar informaes distribudas por diversos computadores da rede. O hipertexto uma forma de apresentao grfica de informao que contm palavras com ligaes subjacentes com outros textos, o que torna possvel leituras diversas, no-lineares. O usurio pode selecionar uma das palavras que aparece assinalada e ter acesso a um novo documento, associado com o termo selecionado. O novo documento por sua vez um outro hipertexto com novas palavras assinaladas. .

2.8.3 Usando sinais para pesquisar em sites de busca As aspas " " As aspas so utilizadas para que o programa de busca considere as palavras como sendo uma frase. Por exemplo, ao colocar a frase, "revoluo francesa", a busca fica limitada a documentos que contenham exatamente essa frase. No entanto, se voc colocar estas palavras sem as aspas, ir receber todos os documentos com a palavra revoluo, todos com a palavra francesa e todos os que possuem ambas as palavras em qualquer ordem, ficando, portanto, muito mais difcil encontrar aquilo que se est procurando. O sinal + (mais) O sinal de incluso + deve ser utilizado antes de uma palavra ou frase para informar ao programa de busca que ele deve selecionar os documentos que tenham obrigatoriamente todas as palavras precedidas do sinal +, em qualquer ordem que seja, com exceo das palavras que estiverem entre aspas. Esse sinal pode ser utilizado para vrias palavras, mas deve-se deixar um espao entre elas e o sinal deve ficar junto da palavra. Por exemplo: +filosofia +"inteligncia artificial" (o programa trar uma lista dos documentos que contenha a palavra filosofia e a expresso inteligncia artificial, em qualquer lugar do documento).

12

+indstria +produo +laticnios (o programa trar uma lista de documentos que contenha cada uma destas palavras). Se voc no colocar o sinal de mais antes das palavras produo e laticnios, o programa ir entender que o conectivo a ser utilizado deve ser o OU e apresentar uma lista de documentos que contenham somente com a palavra indstria ou somente a palavra produo e/ou laticnios. O sinal (menos) O sinal de excluso deve ser utilizado antes de uma palavra ou frase para informar ao programa de busca que ele no deve incluir os documentos que contenha aquela palavra(s) ou frase(s). O uso do sinal de excluso exige primeiramente uma palavra que defina a busca, em seguida outras palavras precedidas do sinal de excluso, as quais o programa deve descartar. Por exemplo: +bolo chocolate frutas (o programa trar uma lista de documentos que contenha a palavra bolo, mas que no contenha a palavra chocolate e nem a palavra frutas). +"colonizao da Amrica""guerra civil" constituio (o programa trar uma lista de documentos que contenha a expresso colonizao da Amrica, mas que no contenha a expresso guerra civil e nem a palavra constituio).

O asterisco * O asterisco utilizado para solicitar ao programa de busca que traga todos os documentos que contenham a parte inicial da palavra (at o asterisco) e qualquer terminao. Por exemplo: joga* (o programa trar uma lista de documentos que contenha pelo menos uma das seguintes palavras: jogar, jogador, jogatina, jogando, etc.) govern* (o programa trar uma lista de documentos que contenha pelo menos uma das seguintes palavras: governo, governar, governante, governanta, etc.) Os sinais vistos acima podem ser combinados, se forem utilizados de forma lgica, sendo que a primeira palavra ou frase deve ser sempre a de incluso. Veja alguns exemplos: +lixo +recicla* (o programa trar como resultado da pesquisa uma lista de documentos que contenha a palavra lixo e mais uma das seguintes palavras: reciclagem, reciclando e reciclado). + "inteligncia artificial" "redes neurais artificiais" (o programa trar como resultado da pesquisa uma lista de documentos que contenha a expresso inteligncia artificial, mas no contenha a expresso redes neurais artificiais). +receitas massas doces fritura (o programa trar como resultado uma lista de documentos que contenha a palavra receitas, mas que no contenham as palavras massa, doces ou fritura).

13

Das könnte Ihnen auch gefallen