Sie sind auf Seite 1von 5

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

http://www.concursopublico.trix.net/PROCEDIMENTOS DE AUDIT...

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA EM REAS ESPECFICAS DAS DEMONSTRAES CONTBEIS

Autor: GILBERTO CASAGRANDE SANTANNA 2004

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA EM REAS ESPECFICAS DAS DEMONSTRAES CONTBEIS Auditoria das disponibilidades A auditoria do disponvel tem a finalidade de: A. determinar sua existncia, que poder estar na companhia, em bancos ou com terceiros; B. determinar se e pertencente companhia; C. determinar se foram utilizados os princpios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes; D. determinar a existncia de restries de uso ou de vinculaes em garantia; E. determinar se est corretamente classificado nas demonstraes financeiras e se as divulgaes cabveis foram expostas por notas explicativas.
1 de 5 20/06/2011 16:10

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

http://www.concursopublico.trix.net/PROCEDIMENTOS DE AUDIT...

divulgaes cabveis foram expostas por notas explicativas. Alguns exemplos de procedimentos de auditoria relacionados: contagem de caixa, fundo fixo, aplicao financeira, confirmao de saldos bancrios, pessoas autorizadas a assinar, aplicaes financeiras, exames em documentos, cheques pagos, avisos bancrios, aplicaes financeiras, atas de assemblias ou reunies, contratos, clculos de conciliaes, razo auxiliar dos bancos, juros pagos ou recebidos, observao de classificaes contbeis, etc Auditoria das Contas a Receber A auditoria das contas a receber tem a finalidade de: A. determinar sua existncia e representatividade contra os devedores envolvidos; B. determinar se e de propriedade da companhia; C. determinar se foram utilizados os princpios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes; D. determinar a existncia de restries de uso, de vinculaes em garantia ou de contingncias; E. determinar que esta corretamente classificada nas demonstraes financeiras e que as divulgaes aplicveis foram expostas por notas explicativas. Alguns exemplos de procedimentos de auditoria relacionados: contagem de duplicatas a receber, ttulos a receber, adiantamentos concedidos a fornecedores e funcionrios, exame de vendas, contratos, clculo da soma de juros, duplicatas a receber, exame das contas, investigao detalhada das vendas, investigao na baixa de duplicatas, inqurito, observao de princpios contbeis, etc. Auditoria dos Estoques A auditoria dos estoques tem a finalidade de: A. determinar sua existncia, que poder estar na companhia, em custodia com terceiros ou em transito; B. determinar se e pertencente companhia; C. determinar se foram aplicados os princpios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes; D. determinar a existncia de estoques penhorados ou dados em garantia; e. E. determinar se esto corretamente classificados nas demonstraes financeiras e se as divulgaes cabveis foram expostas por notas explicativas. Alguns exemplos de procedimentos de auditoria relacionados: exame de estoques de matrias-primas, processo, confirmaes de materiais e estoques com terceiros, exame de notas fiscais de compra e venda, contratos, clculos de impostos, preo unitrio, exame das contas de produtos acabados, em processo, etc. Auditoria das Despesas Antecipadas A auditoria das despesas antecipadas, classificadas como ativo circulante tem a finalidade de:
2 de 5 20/06/2011 16:10

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

http://www.concursopublico.trix.net/PROCEDIMENTOS DE AUDIT...

A auditoria das despesas antecipadas, classificadas como ativo circulante tem a finalidade de: A. determinar que representam gastos efetivos que iro beneficiar o perodo subseqente; B. determinar se foram utilizados em bases uniformes os princpios de contabilidade geralmente aceitos; C. determinar se esto corretamente classificadas nas demonstraes financeiras e se as divulgaes cabveis foram expostas nas notas explicativas. Alguns exemplos de procedimentos de auditoria relacionados: confirmao com empresas de seguro, exame de faturas, notas fiscais, aplices de seguro, clculo da amortizao mensal, observao dos controles internos, etc. Auditoria do Realizvel Longo Prazo Os objetivos de auditoria e os procedimentos de auditoria relacionados com o realizvel a longo prazo so os mesmos que os aplicados ao caixa, contas a receber e estoques, uma vez que as contas classificadas no realizvel a longo prazo so da mesma natureza daquelas, diferenciando-se apenas quanto a realizao, visto que ocorre em prazo superior a um exerccio da data de encerramento das demonstraes financeiras. A Lei das S.A. determina a classificao como realizvel a longo prazo para os direitos aps o trmino do exerccio seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou emprstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que no constiturem negcios usuais na explorao do objeto da companhia. Auditoria dos Investimentos A auditoria dos investimentos classificados no ativo permanente tem a finalidade de: A. determinar sua existncia em poder da companhia ou em custodia com terceiros; B. determinar se e de propriedade da companhia; C. determinar se foram utilizados os princpios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes; D. determinar a existncia de vinculaes em garantia; E. determinar se a receita ou o prejuzo apropriavel ao perodo foram adequadamente contabilizados; F. determinar se esto corretamente classificados nas demonstraes financeiras e se as divulgaes cabveis foram expostas por notas explicativas. Alguns exemplos de procedimentos de auditoria relacionados: exame e contagem fsica dos investimentos, confirmao com terceiros, exame documental das vendas, compras, clculo da participao acionria, registros, correlao entre contas do ativo e passivo, anlise da equivalncia patrimonial, observao da classificao adequada dos investimentos, etc.

3 de 5

20/06/2011 16:10

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

http://www.concursopublico.trix.net/PROCEDIMENTOS DE AUDIT...

Auditoria do Imobilizado A auditoria do imobilizado tem as seguintes finalidades: A. determinar sua existncia fsica e a permanncia ern uso; B. determinar se pertence a companhia; C. determinar se foram utilizados os princpios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes; D. determinar se o irnobilizado no contm despesas capitalizadas e, por outro lado, a despesa no contm itens capitalizveis; E. determinar se os bens do irnobilizado foram adequadarnente depreciados e corrigidos rnonetariarnente ern bases aceitveis; F. determinar a existncia de imobilizado penhorado, dado em garantia ou com restrio de uso; G. determinar se o imobilizado est corretamente classificado nas demonstraes financeiras e se as divulgaes cabveis foram expostas por notas explicativas. Alguns exemplos de procedimentos de auditoria relacionados: exame de bens, inspeo em obras em andamento, confirmao das escrituras em cartrio, exame de documentos de compra e venda, clculo da depreciao, etc. Auditoria dos Passivos A auditoria dos passivos tem a finalidade de: A. determinar se so penencentes a companhia; B. determinar se foram utilizados os princpios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes; C. determinar a existncia de ativos dados em garantia ou vinculaes aos passivos; e. D. determinar se esto corretamente classificados nas demonstraes financeiras, e se as divulgaes cabveis foram expostas por notas explicativas. Alguns exemplos de procedimentos de auditoria relacionados: contagem de contas a pagar, confirmao com fornecedores, exame de notas fiscais, clculo dos encargos, impostos a pagar, exame das contas do passivo, verificao de passivos no registrados, etc. Auditoria do Patrimnio Lquido A auditoria do patrimnio lquido tem as seguintes finalidades: A. determinar se as aes ou o titulo de propriedade do capital social foram adequadamente autorizados e emitidos; B. determinar se toda a norma descrita nos estatutos social as obriga-96es sociais e legais foram cumpridas; C. determinar se foram utilizados os princpios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes;
4 de 5 20/06/2011 16:10

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

http://www.concursopublico.trix.net/PROCEDIMENTOS DE AUDIT...

uniformes; D. determinar a existncia de restries de uso das contas patrimoniais; E. determinar se o patrimnio lquido est corretamente classificado nas demonstraes financeiras, se as divulgaes cabveis foram expostas por notas explicativas. Alguns exemplos de procedimentos de auditoria relacionados: contagem das aes, confirmao da participao acionria, exame em documentos, atas, estatutos, exame em contas de reserva, correlao entre saldos de reservas e resultado do exerccio, etc. Auditoria do Resultado A auditoria do resultado tem como finalidades: A. determinar se todas as receitas, custos e despesas atribudos ao perodo esto devidamente comprovados e contabilizados; B. determinar se todas as receitas, custos e despesas no atribudos ao perodo ou que beneficiem exerccios futuros esto corretamente diferidos. C. determinar se os custos e despesas esto corretamente contrapostos as receitas devidas, D. determinar se as receitas, custos e despesas esto contabilizadas de acordo com os princpios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes; E. determinar se as receitas, custos e despesas esto corretamente classificadas nas demonstraes financeiras, e se as divulgaes cabveis foram expostas por notas explicativas. Alguns exemplos de procedimentos de auditoria relacionados: exame das contas correlatas ao balano patrimonial, estudo e avaliao dos controles internos e testes de procedimentos, estudo, anlise e exame das contas de resultado.

Bibliografias: Attie, William. Auditoria. So Paulo, Atlas, 1998 Franco, Hilrio. Auditoria Contbil. So Paulo, Atlas, 2000

5 de 5

20/06/2011 16:10

Das könnte Ihnen auch gefallen