Sie sind auf Seite 1von 44

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO AULA 06: PLANO DE CONTAS, SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAO

AO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL SIAFI E TABELA DE EVENTOS Prezados colegas! Bom estudo e que seus objetivos sejam alcanados de forma plena. O assunto abordado nesta nota de aula tem sido cobrado razoavelmente nos ltimos concursos (STN, TCU, CGU etc). O contedo desta aula de fcil assimilao, porm, muito rico em detalhes. Procurarei sintetizar ao mximo, sem excluso do contedo mais exigido nos concursos. Ento, mos obra! Analisando o contedo. O assunto Sistema Integrado de Administrao Financeira SIAFI, ser abordado juntamente com plano de contas e a tabela de eventos, haja vista que esta a lgica dos registros contbeis e tambm no h como estudar o SIAFI sem um prvio conhecimento de plano de contas. Verificamos que a exigncia desse assunto em concursos tem sido de forma moderada, felizmente, posto que esse assunto rico em detalhes. O assunto plano de contas est inserido dentro do curso regular de contabilidade pblica, portanto, no contedo do curso de AFO. Abordaremos esse tpico somente como complemento, objetivando uma melhor assimilao do contedo por alunos que no conhecem o plano de consta da Unio.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO 1. PLANO DE CONTAS: Conceito: Plano de contas o conjunto de ttulos previamente definidos, organizados e codificados com o objetivo de uniformizar o registro contbil dos atos e fatos pblicos. Propsito do plano de contas: Atender de maneira uniforme e sistematizada os registros contbeis dos atos e fatos relacionados com os recursos do tesouro nacional sob a responsabilidade dos rgos da administrao direta e indireta, de forma a proporcionar maior flexibilidade no gerenciamento e consolidao dos dados e atender as necessidades de informaes em todos os nveis da administrao pblica federal. Objetivo do plano de contas da Administrao Pblica Federal: Realar o estado patrimonial e suas variaes, concentrando as contas tpicas de controle nos grupos de compensao, de forma a propiciar o conhecimento mais adequado da situao econmicofinanceira de uma gesto administrativa; Padronizar o nvel de informaes dos rgos da administrao direta e indireta com a finalidade de auxiliar o processo de tomada de deciso, ampliando a quantidade dessas informaes e facilitando a elaborao do balano geral da Unio; Permitir, atravs da relao de contas e tabelas, a manuteno de um sistema integrado de informaes oramentrias, financeiras e patrimoniais na administrao publica federal, com a extrao de relatrios necessrios a analise gerencial, inclusive balanos e demais demonstraes contbeis, capaz de atender aos aspectos legais e fiscais. Qual a composio do plano de contas? O plano de contas da Administrao Pblica Federal est composto de:
Estrutura; Relao das contas; Dois Adendos: 1. Adendo A - Tabela de eventos; 2. Adendo B - Tabela de conta-corrente contbil.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

O que a estrutura do plano de contas? So grupos de contas estruturados em nveis de desdobramento, classificados e codificados de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao oramentria, financeira e patrimonial, compreendendo sete nveis, da seguinte forma:
1 nvel classe. 2 nvel grupo. 3 nvel subgrupo. 4 nvel elemento. 5 nvel subelemento. 6 nvel item. 7 nvel subitem. Conta corrente. X 1 dgito - cdigo da conta. X 2 dgito - cdigo da conta. X 3 dgito - cdigo da conta. X 4 dgito - cdigo da conta. X 5 dgito - cdigo da conta. XX 6/7 dgitos - cdigo da conta. XX 8/9 dgitos - cdigo da conta. Cdigo varivel.

Na prtica, como utilizada essa estrutura? Vamos supor a realizao de uma despesa de custeio cuja conta possui essa codificao 3.3.3.9.0.30.01 Despesas Correntes (Material de Expediente). No Plano de Contas essa despesa ficaria classificada da seguinte forma:
DGITO 1 dgito. 2 dgito. 3 dgito. 4 dgito. 5 dgito. 6/7 dgitos. 8/9 dgitos. DESDOBRAMENTO Classe. Grupo. Subgrupo. Elemento. Subelemento. Item. Subitem. DESCRIO DO FATO (3) Despesa. (3) Despesas Correntes. (3) Outras Despesas Correntes. (9) Aplicaes Diretas. (0) (30) Material de Consumo (01) Material de Expediente

Na execuo oramentria da despesa, a classificao econmica quanto natureza das despesas definida pelo cdigo 3.3.90.30. O que corresponde aos seguintes dgitos: 2, 3, 4 (combinando com o 5), 6 e 7 do cdigo da conta, conforme demonstrado abaixo:
DGITO 1 dgito. DESDOBRAMENTO Categoria econmica. DESCRIO DO FATO (3) Despesa corrente.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO


2 dgito. 3/4 dgitos. 5/6 dgitos. Grupo de despesa. Modalidade de aplicao Elemento de Despesa. (3) Outras despesas correntes. (90) Aplicaes diretas. (30) Material de Consumo.

Visto a estrutura das contas, passaremos a abordar a sua relao. Observe que estamos seguindo a estrutura do plano de contas. O que a relao das contas? a relao de contas desdobradas ao nvel mais detalhado possvel. O que a tabela de conta corrente? um cdigo varivel que permite o tratamento de informaes conforme a individualizao exigida pela conta objeto do detalhamento, de acordo com a tabela prpria estruturada e cadastrada para permitir maior flexibilidade no gerenciamento dos dados necessrios. Exemplo de algumas contas que constituem o cdigo varivel conta corrente:
Banco + agncia + conta bancria; Ordem bancria; Nota de empenho; Nmero de cadastro de convnio; Fonte SOF, etc.

O que tabela de eventos? o instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento das telas ou documentos de entrada no SIAFI para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contbeis automticos. Vamos conhecer melhor a estrutura do plano de contas? O primeiro nvel do plano de contas representa a classificao mxima na agregao das contas nas seguintes classes:
1.Ativo 2.Passivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO


3.Despesa 4.Receita 5.Resultado diminutivo do exerccio 6.Resultado aumentativo do exerccio

Os nmeros acima apresentados, de 1 a 6 representam as classes dentro do plano de contas. Observao! Os nmeros mpares so destinados s contas devedoras e os nmeros pares s contas credoras. So duas classes de contas patrimoniais (nmeros 1 e 2) e quatro de resultado (nmeros 3, 4, 5 e 6). Ateno! s vezes as questes de concursos exigem apenas esse conhecimento, ou seja, que as classes do plano de contas possuem 6 dgitos, sendo dois representando as contas patrimoniais e quatro, as contas de resultado. Exemplo:
1ATIVO 1.1 CIRCULANTE 1.1.1 DISPONVEL 1.1.2 CREDITOS EM CIRCULAO 1.1.3 BENS E VALORES EM CIRCULAO 1.1.4 VALORES PENDENTES A CURTO PRAZO 1.2 REALIZVEL A LONGO PRAZO 1.2.1 DEPSITOS REALIZVEIS A LONGO PRAZO 1.2.2 CRDITOS REALIZVEIS A LONGO PRAZO 1.4 PERMANENTE 1.4.1 INVESTIMENTOS 1.4.2 IMOBILIZADO 1.4.3 DIFERIDO 1.9 ATIVO COMPENSADO 1.9.1 EXECUO ORCAMENTRIA DA RECEITA 1.9.2 EXECUO ORCAMENTRIA DA DESPESA 2PASSIVO 2.1 CIRCULANTE 2.1.1 DEPSITOS 2.1.2 OBRIGAES EM CIRCULAO 2.1.3 EMPRSTIMOS E FINANCIAMENTOS EM CIRCULAO 2.1.4 VALORES PENDENTES A CURTO PRAZO 2.2 EXIGVEL A LONGO PRAZO 2.2.1 DEPSITOS EXIGVEIS A LONGO PRAZO 2.2.2 OBRIGAES EXIGVEIS A LONGO PRAZO 2.2.9 OUTRAS EXIGIBILIDADES 2.3 RESULTADO DE EXERCCIOS FUTUROS 2.3.1 RECEITAS DE EXERCCIOS FUTUROS 2.3.9 CUSTOS OU DESPESAS CORRESPONDENTES AS RECEITAS 2.4 PATRIMNIO LQUIDO 2.4.1 PATRIMNIO/CAPITAL

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO


1.9.3 EXECUO DA PROGRAMAO FINANCEIRA 1.9.4 DESP.E DVIDAS DOS ESTADOS E MUNICPIOS 1.9.5 EXECUO DE RESTOS A PAGAR 1.9.9 COMPENSAES ATIVAS DIVERSAS 2.4.2 RESERVAS 2.4.3 RESULTADO ACUMULADO 2.4.9 AJUSTE DO PATRIMNIO/CAPITAL 2.9 PASSIVO COMPENSADO 2.9.1 EXECUO ORCAMENTRIA DA RECEITA 2.9.2 EXECUOO ORCAMENTRIA DA DESPESA 2.9.3 EXECUO DA PROGRAMAO FINANCEIRA 2.9.4 DESP.E DVIDAS DOS ESTADOS E MUNICPIOS 2.9.5 EXECUO DE RESTOS A PAGAR 2.9.9 COMPENSAES PASSIVAS DIVERSAS 3DESPESA 3.3 DESPESAS CORRENTES 3.4 DESPESAS DE CAPITAL 5 RESULTADO DO EXERCCIO ( - ) 5.1 RESULTADO ORAMENTRIO 5.1.1-DESPESA ORCAMENTRIA 5.1.2-INTERFERNCIAS PASSIVAS 5.1.3-MUTAES PASSIVAS 5.2 RESULTADO EXTRA ORAMENTRIO 5.2.1 DESPESA EXTRA-ORCAMENTRIA 5.2.2 INTERFERNCIAIS PASSIVAS 5.2.3 MUTAES PASSIVAS 4RECEITA 4.1 RECEITAS CORRENTES 4.2 RECEITAS DE CAPITAL 4.9 - * DEDUES DA RECEITA. 6- RESULTADO DO EXERCCIO ( + ) 6.1 RESULTADO ORAMENTRIO 6.1.1 RECEITA ORCAMENTRIA 6.1.2 INTERFERNCIAS ATIVAS 6.1.3 MUTAES ATIVAS 6.2 RESULTADO EXTRAORAMENTRIO 6.2.1 RECEITA EXTRA-ORCAMENTRIA 6.2.2 INTERFERNCIAIS ATIVAS 6.2.3 MUTAES ATIVAS 6.3 RESULTADO APURADO.

Ateno! O que est representado acima a estrutura do plano de contas. No se confunde com a estrutura das demonstraes contbeis. Analisando a estruturara acima, podemos estabelecer, a ttulo de exemplo, que o ativo est assim representado:
1ATIVO 1.1 CIRCULANTE 1.1.1 DISPONVEL 1.1.2 CREDITOS EM CIRCULAO 1 nvel classe. 2 nvel grupo. 3 nvel subgrupo. 4 nvel elemento.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO


1.1.3 BENS E VALORES EM CIRCULAO 1.1.4 VALORES PENDENTES A CURTO PRAZO 1.1.4.1.CUSTOS E DESPESAS PAGOS ANTECIPADAMENTE 4 nvel elemento. 6 nvel item. 7 nvel subitem.

Importante e tem sido exigido em concursos! Ento, por favor, guarde de vez em sua memria! 1. As contas de controle da execuo oramentria da receita e da despesa esto localizadas nos grupos de contas 1.9 e 2.9. O grupo 1.9 se refere ao ativo compensado e o grupo 2.9 ao passivo compensado. Portanto, as contas pertencentes ao sistema oramentrio esto alocadas dentro do ativo e passivo compensados, sendo representadas pelos grupos 1.9.1/2.9.1 (execuo oramentria da receita) e 1.9.2/2.9.2 (execuo oramentria da despesa). 2. As contas de controle da execuo oramentria dos restos a pagar tambm esto localizadas nos grupos de contas 1.9 e 2.9. 3. As contas do lado do ativo so representadas pelos dgitos mpares e as do lado do passivo, pelos nmeros pares. 4. As contas do ativo e passivo compensado so representativas de controle e uma contrapartida da outra. Observe acima. 5. Para no esquecer! Observa-se que o plano de contas est estruturado em seis (6) classes de contas, das quais quatro (4) so contas de resultado (3. Despesa, 4. Receita, 5. Resultado negativo do exerccio e 6. Resultado positivo do exerccio) e duas (2) so contas patrimoniais (1. Ativo e 2. Passivo). 6. O plano de contas est estruturado em quatro sistemas de contas: oramentrio, financeiro, patrimonial e de compensao. 7. O plano de contas est estruturado em contas escrituradas; que so aquelas que admitem registros e subdividem-se em sintticas e analticas; e contas no escrituradas, ou seja, aquelas que no admitem registros, compreendendo o somatrio dos valores escriturados em seus desdobramentos. www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

Por que a classificao utilizada no plano de contas difere da Lei n 4.320/64? Vejamos o que est previsto pela Lei 4.320/64 em seu artigo 105: Art. 105. O Balano Patrimonial demonstrar:
I - O Ativo Financeiro; II - O Ativo Permanente; III - O Passivo Financeiro; IV - O Passivo Permanente; V - O Saldo Patrimonial; VI - As Contas de Compensao.

Por exemplo: no plano de contas temos o Ativo Circulante, no Balano Patrimonial a Lei 4.320 refere-se a Ativo Financeiro. Isso acontece porque a Lei n 4.320/64 refere-se informao de sada da Contabilidade, ou seja, aos demonstrativos contbeis. J o plano de contas no precisa seguir a estrutura dos demonstrativos de sada da informao contbil como j foi falado, pois deve tratar a entrada da informao no sistema contbil e no a sada. Mesmo assim, os subgrupos de contas do Balano Patrimonial, conforme estruturado pelo SIAFI, divergem um pouco em relao ao previsto na norma supracitada. Poderamos dizer que foram feitos alguns ajustes para melhor adequar realidade das informaes contbeis. Veremos agora o significado das classes e grupos de contas! O ativo inclui as contas correspondentes demonstrando a aplicao dos recursos. aos bens e direitos,

O passivo compreende as contas relativas s obrigaes, evidenciando as origens dos recursos aplicados no ativo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO A despesa inclui as contas representativas dos recursos despendidos na gesto, a serem computados na apurao do resultado. A receita inclui as contas representativas dos recursos auferidos na gesto, a serem computadas na apurao do resultado. O resultado diminutivo do exerccio inclui as contas representativas das variaes negativas da situao liquida do patrimnio e da apurao do respectivo resultado. O resultado aumentativo do exerccio inclui as contas representativas das variaes positivas da situao liquida do patrimnio e da apurao do resultado respectivo. O ativo compreende os seguintes grupos de contas:
ATIVO CIRCULANTE; ATIVO REALIZVEL A LONGO PRAZO; ATIVO PERMANENTE; ATIVO COMPENSADO.

O ativo circulante compreende as disponibilidades de numerrio, bem como outros bens e direitos pendentes ou em circulao, realizveis ate o termino do exerccio seguinte. O ativo realizvel a longo prazo so os direitos realizveis apos o termino do exerccio seguinte. O ativo permanente representa os investimentos de carter permanente, as imobilizaes, bem como despesas diferidas que contribuiro para a formao do resultado de mais de um exerccio. O ativo compensado compreende contas com funo precpua de controle, relacionadas a situaes no compreendidas no patrimnio, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afet-lo, inclusive as que dizem respeito a atos e fatos ligados a execuo oramentria e financeira. www.pontodosconcursos.com.br 9

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

O ativo e o passivo compensado controla, entre outras, as seguintes contas:


Contas e natureza oramentria: controle da receita e da despesa; Atos administrativos potenciais contratos, garantias, avais, fianas, hipotecas, seguros, diversos responsveis, etc. Controle da programao financeira; Controle dos restos a pagar.

O passivo e representado pelos seguintes grupos de contas:


PASSIVO CIRCULANTE; PASSIVO EXIGVEL A LONGO PRAZO; RESULTADO DE EXERCCIOS FUTUROS; PATRIMNIO LQUIDO; PASSIVO COMPENSADO.

O passivo circulante compreende as obrigaes pendentes ou em circulao, exigveis ate o termino do exerccio seguinte. O passivo exigvel a longo prazo so as obrigaes exigveis apos o termino do exerccio seguinte; O resultado de exerccios futuros compreende as contas representativas de receitas de exerccios futuros, deduzidas dos custos e despesas correspondentes ou contrapostos a tais receitas. O patrimnio lquido representa o capital, as reservas e os resultados acumulados. O passivo compensado compreende contas com funo precpua de controle, relacionadas a situaes no compreendidas no patrimnio, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afet-lo, inclusive as que dizem respeito a atos e fatos ligados a execuo oramentria e financeira.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO Ateno! O passivo compensado contrapartida do ativo compensado, portanto, seus valores sero sempre iguais. Ver comentrios acerca do ativo compensado. A despesa compreende os recursos despendidos na gesto, a serem computados na apurao do resultado do exerccio, desdobradas nas seguintes categorias econmicas:

DESPESAS CORRENTES E DESPESAS DE CAPITAL

As despesas correntes compreendem as contas, desdobradas em transferncias e aplicaes diretas, de despesas com pessoal e encargos sociais, juros e encargos das dividas interna e externa, e outras despesas correntes, observadas as conceituaes legais e normativas pertinentes. As despesas de capital correspondem as contas, desdobradas em transferncias e aplicaes diretas, de despesas de investimentos, inverses financeiras, amortizaes das dividas interna e externa e outras despesas de capital, observadas as conceituaes legais e normativas pertinentes. A receita compreende os recursos auferidos na gesto, a serem computados na apurao do resultado do exerccio, desdobradas nas seguintes categorias econmicas:
RECEITAS CORRENTES E RECEITAS DE CAPITAL

As receitas correntes compreendem as tributarias, de contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios e outras receitas correntes, bem como as provenientes de transferncias correntes, observadas as conceituaes legais e normativas pertinentes.

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO As receitas de capital correspondem as operaes de credito, alienao de bens, amortizaes e outras receitas de capital, bem como as provenientes de transferncias de capital, observadas as conceituaes legais e normativas pertinentes. O resultado do exerccio possui os seguintes grupos:
RESULTADO ORAMENTRIO; RESULTADO EXTRA-ORAMENTRIO; RESULTADO APURADO;

Os grupos de contas de resultados oramentrio e extraoramentrio so estruturados de forma a distinguir as variaes diminutivas e aumentativas da situao liquida do patrimnio. O resultado oramentrio relativo diminuio da situao lquida do patrimnio corresponde s despesas oramentrias, interferncias passivas e as mutaes passivas resultantes da execuo oramentria. Os termos interferncias passivas e as mutaes passivas resultantes da execuo oramentria e muitos outros sero tratados especificamente no curso de contabilidade pblica. O resultado oramentrio relativo ao aumento da situao lquida do patrimnio inclui as contas representativas da receita oramentria, interferncias ativas e mutaes ativas, resultantes da execuo oramentria; O resultado extra-oramentrio relativo diminuio da situao lquida do patrimnio inclui as contas representativas das despesas extra-oramentrias, interferncias passivas e mutaes passivas, independentes da execuo oramentria. O resultado extra-oramentrio relativo ao aumento da situao liquida do patrimnio, inclui as contas representativas das receitas extraoramentrias, interferncias ativas e mutaes ativas, independentes da execuo oramentria.

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO O resultado apurado e conta utilizada no encerramento do exerccio para demonstrar a apurao do resultado do exerccio. Mecanismos de dbito e crdito para as contas do ativo e passivo: Para contas do ativo:
EVENTO AUMENTO ATIVO DBITO CONTRAPARTIDA Variao ativa Classe (4 ou 6)

DIMINUIO

CRDITO

Variao passiva. Classe (3 ou 5)

Para contas do passivo:


EVENTO AUMENTO PASSIVO CRDITO CONTRAPARTIDA Variao passiva classe (3 ou 5)

DIMINUIO

DBITO

Bancos ou classe (6)

Ateno! Bastante exigido em concurso! Na consolidao dos balanos pblicos realizada pela Unio ser efetuada no 3 nvel (subgrupo) de acordo com a estrutura a seguir: Exemplo: Analisando a estrutura do plano de contas (tabela acima), consolidao de balanos, o ativo permanente ficaria assim:
1. ATIVO 1.4 PERMANENTE 1.4.1 INVESTIMENTOS REPRESENTA A CLASSE 1 NVEL. REPRESENTA O GRUPO 2 NVEL REPRESENTA O SUBGRUPO 3 NVEL

na

Ateno! O sinal = (igual) antes da intitulao de determinadas contas, identifica a necessidade de tratamento em nvel individualizado (conta

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO corrente), peculiar a cada item, com o objetivo de proporcionar maior flexibilidade no gerenciamento dos dados desejados; As contas redutoras ou retificadoras so identificadas atravs do sinal * (asterisco), colocado antes da intitulao da conta retificada. Ateno! Essas peculiaridades so exigidas em concursos (sinal * asterisco e sinal = igual). Exemplo de algumas contas do ativo e passivo constante no plano de contas: Contas do Passivo (curto prazo): Depsitos. Obrigaes a pagar. Pessoal a pagar. Encargos sociais a recolher. Restos a pagar. Precatrios a pagar. Depsitos de diversas origens. Contas do Ativo (curto prazo): Disponvel em moeda nacional. Conta nica do tesouro nacional. Aplicaes financeiras. Disponvel em moeda estrangeira. Crditos em circulao. Rede bancaria arrecadao. Diversos responsveis apurados. Adiantamentos concedidos. Vamos a alguns questionamentos pertinentes ao tema plano de contas? (respostas em seguida).

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO 1. (ESAF - AFC CGU 2003/2004) Sobre o Plano de Contas da Administrao Federal, no podemos afirmar que: a) composto tambm de uma tabela de eventos. b) desdobra-se em 9 (nove) nveis, relativos a 12 (doze) dgitos, indo desde Classe at Conta. c) na Tabela de Contas Correntes, constam campos especficos para Nota de Empenho e para Fonte. d) so classificadas como Exigvel a Longo Prazo aquelas obrigaes que so exigveis aps o trmino do exerccio financeiro seguinte. e) possui como conta do ativo a Conta nica do Tesouro Nacional. Essa prxima questo s para relembrar! 2. O Plano de Contas da Administrao Pblica Federal compreende sete nveis de desdobramento, todos classificados e codificados. De acordo com a norma vigente, correto afirmar que a consolidao de balanos efetuada: a) b) c) d) e) no 1o nvel (classe) no 2o nvel (grupo) no 3o nvel (subgrupo) no 4o nvel (elemento) no 5o nvel (subelemento)

3. (Analista de Finanas e Controle - AFC - STN 2005) O Plano de Contas nico da Administrao Pblica Federal, estruturado com o propsito de atender, de maneira uniforme e sistematizada, ao registro contbil dos atos e fatos relacionados com os recursos do Tesouro Nacional, possui as seguintes caractersticas, exceto: a) est estruturado em seis (6) classes de contas, das quais quatro (4) so contas de resultado. b) as contas de controle da execuo oramentria da receita e da despesa esto localizadas nos Grupos 1.9 e 2.9. c) est estruturado em quatro sistemas de oramentrio, financeiro, patrimonial e de controle. contas, a saber:

d) o cdigo da conta composto por nove dgitos e sete nveis. e) a consolidao do balano ser no terceiro nvel da conta. www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

4.(NCE UFRJ Contador Ministrio das Cidades 2005) Considerando que os atos e fatos na Administrao Federal so escriturados no Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI com base no Elenco de Contas e no Cadastro de Eventos, indique a alternativa INCORRETA, em relao s premissas utilizadas nesse sistema: (A) o sinal = (igual), antes da intitulao das contas identifica a necessidade de tratamento em nvel individualizado (conta corrente), e tem por objetivo proporcionar flexibilidade no gerenciamento dos dados desejados; (B) as contas redutoras ou retificadoras so identificadas atravs do sinal * (asterisco) existente entre a codificao e a intitulao das mesmas; (C) as contas escrituradas so aquelas que admitem registros e subdividem-se em sintticas e analticas; e no escrituradas se no admitem registros, compreendendo o somatrio dos valores escriturados em seus desdobramentos; (D) a Tabela de Eventos o instrumento utilizado no preenchimento das telas e/ou documentos de entrada do SIAFI; (E) os trs primeiros dgitos do cdigo do evento identificam a classe de eventos, estando associados aos prprios documentos de entrada do SIAFI, e os trs ltimos dgitos identificam a codificao seqencial. 5. (ESAF - Analista Pericial MPU 2004) Considerando que o Plano de Contas nico da Administrao Federal est estruturado em quatro sistemas (oramentrio, financeiro, patrimonial e de compensao), assinale a opo correta em relao ao sistema oramentrio. a) O sistema oramentrio no Plano de Contas nico da Administrao Federal integra os grupos compensados do ativo e do passivo. b) A liquidao de despesa relativa aquisio de materiais de consumo somente o afeta se o material for para consumo na prpria unidade. c) A liquidao de restos a pagar no processados afeta esse sistema. d) As contas do sistema oramentrio somente recebem lanamentos na contabilizao de autorizao de crditos e movimentaes oramentrias. e) O registro de operaes no sistema oramentrio opcional, segundo a Lei n 4.320/64. www.pontodosconcursos.com.br 16

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO Resoluo: Questo 1. a) Incorreta. Podemos afirmar sim que o plano de contas composto tambm de uma tabela de eventos. b) Correta. Realmente, o plano de contas no desdobra em 9 nveis, e sim, 7, que vai da classe at subitem. A conta corrente no nvel. Os dgitos so 9 (nove), observe acima. c) Incorreta. Conforme comentrios acerca da tabela de eventos, podemos afirmar que ela consta campos especficos para Nota de Empenho e para Fonte. d) Incorreta. No h necessidade de conhecer sobre plano de contas para verificar que so classificadas como Exigvel a Longo Prazo aquelas obrigaes que so exigveis aps o trmino do exerccio financeiro seguinte. e) Incorreta. Podemos sim afirmar que o plano de contas possui como conta do ativo a Conta nica do Tesouro Nacional. uma conta do ativo circulante - ativo disponvel. Essa opo parece bvia porque a conta nica comporta as disponibilidades de caixa do Tesouro Nacional no Banco Central, e disponibilidade financeira conta do ativo e geralmente est em bancos. Questo 2. O Plano de Contas da Administrao Pblica Federal est estruturado em sete nveis de desdobramento, um cdigo varivel e codificado atravs de 9 dgitos. A consolidao de balanos, obrigatrio para os Entes Federados (Unio Estados/DF e Municpios), conforme art 51 da LRF, efetuada no 3 nvel (subgrupo). Questo 3. a) Incorreta. O plano de contas est sim, estruturado em seis (6) classes de contas, duas (2) patrimoniais e quatro (4) de resultado. b) Incorreta. Nos grupos 1.9 e 2.9 do plano de contas esto escrituradas as contas de controle, entre elas esto a execuo oramentria da receita e da despesa, dos restos a pagar, etc. por isso que a Lei n 4.320/64, em seu art. 105 VI e no 5 estabelece esse controle. c) Correta. O plano de contas est sim estruturado em quatro sistemas, s que no existe o sistema de controle, o que existe o sistema de www.pontodosconcursos.com.br 17

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO compensao, onde so registradas as contas de controle. Portanto, sistema de compensao diferente de contas de controle. d) Incorreta. O plano de contas est sim estruturado em sete nveis, subdividido em classe, grupo, subgrupo, elemento, subelemento, item e subitem. Veja a estrutura abaixo:
1 nvel classe. 2 nvel grupo. 3 nvel subgrupo. 4 nvel elemento. 5 nvel subelemento. 6 nvel item. 7 nvel subitem. Conta corrente. X 1 dgito/cdigo da conta. X 2 dgito/cdigo da conta. X 3 dgito/cdigo da conta. X 4 dgito/cdigo da conta. X 5 dgito/cdigo da conta. XX 6/7 dgitos/cdigo da conta. XX 8/9 dgitos/cdigo da conta. Cdigo varivel.

e) Incorreta. A consolidao se d no terceiro nvel (subgrupo). Isso porque a consolidao dos balanos pblicos ocorre de forma sinttica. Questo 4. a) Incorreta. O Adendo B da Tabela de conta-corrente contbil est contido no plano de contas. Este estabelece que o sinal = (igual), antes da intitulao das contas identifica a necessidade de tratamento em nvel individualizado (conta corrente), e tem por objetivo proporcionar flexibilidade no gerenciamento dos dados desejados. b) Incorreta. As contas redutoras ou retificadoras so identificadas atravs do sinal * (asterisco) existente entre a codificao e a intitulao das mesmas, a exemplo de uma deduo da receita. c) Incorreta. Conforme mencionado logo aps a estrutura do plano de contas, existem contas escrituradas e no escrituradas. d) Correta. Acerca da tabela de eventos iremos discorrer logo a seguir. e) Incorreta. Idem a opo d. Questo 5. a) Correta. Nos grupos 1.9 e 2.9 do plano de contas esto escrituradas as contas de controle, entre elas esto a execuo oramentria da receita e da despesa, dos restos a pagar, etc. por isso que a Lei n 4.320/64, em seu art. 105 VI e no 5 estabelece esse controle. A

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO execuo oramentria da receita e da despesa so contas do sistema oramentrio. b) Incorreta. A liquidao de despesa relativa aquisio de material de consumo afeta o sistema oramentrio se o material for para consumo na prpria unidade ou para depsito no almoxarifado. c) Incorreta. Os restos a pagar no processados, no encerramento do exerccio, devero ser considerados como se a despesa estivesse liquidada. Caso contrrio, os empenhos devero ser anulados, assim determina a Portaria STN n 441/2003, p. 25. d) Incorreta. empenhos. Tambm recebem lanamentos no momento dos

e) Incorreta. Os registros em todos os sistemas so obrigatrios para a contabilidade pblica. 2. Tabela de eventos: Ateno concursando! Sobre esse tema estamos utilizando os conceitos mais atualizados possveis, ou seja, os constantes do oramento para 2006. Portanto, fique com esses conceitos e estrutura e desconsidere as informaes desatualizadas. Conceito: Evento o instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento das telas ou documentos de entrada no SIAFI para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contbeis automticos. Em outras palavras, a tabela de eventos um artifcio utilizado pelo SIAFI para contabilizao dos atos e fatos contbeis de forma prdefinida pelo sistema e controlados pela STN. Utilizando o evento, as rotinas contbeis adotadas pelos rgos e Unidades Gestoras usurios do SIAFI so padronizadas. Importante! A tabela de eventos parte integrante do Plano de Contas (adendo A) e a lgica do siafi. www.pontodosconcursos.com.br 19

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

Observao importante! Muito exigido em concursos! A fundamentao lgica do SIAFI o evento. O Evento possibilita que os servidores efetuem lanamentos na contabilidade pblica de forma padronizada em todo territrio nacional, evitando disfunes, disparidades, erros e equvocos. Atravs de uma tabela de eventos todos os atos e fatos econmicofinanceiros e administrativos so contabilizados no sistema siafi. De posse da tabela de eventos basta o servidor consult-la e encontrar o evento apropriado para operar o sistema atravs dos lanamentos pertinentes. De que forma est estruturada a tabela de eventos? O cdigo do evento composto de 6 (seis) dgitos, estruturados da seguinte forma: XX. Y. ZZZ.
CLASSE DO EVENTO TIPO DE UTILIZAO CDIGO SEQENCIAL. XX - Identifica o conjunto de eventos de uma mesma natureza de registro. Y ZZZ

As classes de eventos so as seguintes: CLASSE DOS EVENTOS


10.0.000 - PREVISO DA RECEITA. 20.0.000 - DOTAO DA DESPESA 30.0.000 - MOVIMENTAO DE CRDITO. 40.0.000 - EMPENHO DA DESPESA. 50.0.000 - APROPRIAES DE RETENES, LIQUIDAES E OUTROS. 51.0.000 - APROPRIAES DE DESPESAS. 52.0.000 - RETENES DE OBRIGAES. 53.0.000 - LIQUIDAES DE OBRIGAES. 54.0.000 - REGISTROS DIVERSOS. 55.0.000 - APROPRIAES DE DIREITOS. 56.0.000 - LIQUIDAES DE DIREITOS.

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO


60.0.000 - RESTOS A PAGAR. 61.0.000 - LIQUIDAO DE RESTOS A PAGAR. 70.0.000 - TRANSFERNCIAS FINANCEIRAS. 80.0.000 - RECEITA.

Ateno! As classes de eventos 10, 40, 60 e 80 (respectivamente, previso da receita, empenho da despesa, restos a pagar, arrecadao de receitas) so as mais exigidas em concursos. Os tipos de utilizao so:
(0) EVENTO UTILIZADO DIRETAMENTE PELO GESTOR. (1) EVENTO UTILIZADO DIRETAMENTE PELO SISTEMA (MQUINA). (5) ESTORNO DE EVENTO DO GESTOR. (6) ESTORNO INTERNO DO SISTEMA (MQUINA).

Memorizao do tipo de utilizao do evento! Gestor 0-5 e Mquina 1-6. Ateno! Atualmente so apenas esses tipos de utilizao. Alguns livros, esto desatualizados nesse ponto, posto que houve mudana recente. Quais os fundamentos lgicos do evento? O fundamento lgico funciona da seguinte forma: Os eventos mantm correlao com os documentos de entrada do SIAFI, a exceo dos eventos de classe 50, 60, 70 e 80, que podem aparecer indistintamente na nota de lanamento - NL, ordem bancria OB e na guia de recolhimento GR. Exemplo: O evento da classe 40, ou seja, 40.0.000 - EMPENHO DA DESPESA possui correlao com pr-empenho, anulao e reforo de empenho. A sua relao somente com esses documentos. J o evento da classe 80, ou seja, 80.0.000 RECEITA possui relao com outros documentos, a exemplo da Ordem Bancria - OB (transferncia de receitas entre unidades gestoras) e da guia de recolhimento de receitas GR (recolhimento de receitas arrecadadas pelos rgos pblicos).

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO Os eventos da classe 10.0.xxx so preenchidos de forma individual na NL e se destinam a registrar a previso da receita. Esse um dos eventos mais cobrados em concurso! Os eventos da classe 20.0.xxx so indicados na nota de dotao - ND e objetivam registrar a dotao da despesa. Tais eventos so preenchidos de forma individual, com algumas excees de utilizao conjugada, porm, com eventos da mesma classe. Os eventos da classe 30.0.xxx so indicados de forma individual na nota de crdito - NC e se destinam a registrar a movimentao de crditos oramentrios. Os eventos da classe 40.0.xxx so preenchidos na nota de empenho - NE ou no pr-empenho PE, de forma individual e objetivam registrar a emisso de empenhos ou pr-empenhos. Veja essa questo que considerou como falsa a opo d: (ESAF AFC/CGU 2006) Sendo a Tabela de Eventos o instrumento utilizado pelo Sistema Integrado de Administrao Financeira Siafi para realizar a escriturao contbil das transaes realizadas por intermdio do sistema, assinale a opo falsa em relao a esse instrumento. a) Associado a cada evento existe conjunto de contas que recebero os lanamentos quando da contabilizao do documento. b) Os eventos esto agrupados em classes segundo a natureza dos atos e fatos a que se relacionam. c) Os eventos de algumas classes necessitam ser combinados entre si para permitir que os lanamentos a dbito e a crdito fiquem completos. d) A classe 40 composta pelos eventos relacionados com a movimentao de crditos entre unidades gestoras. e) Todo documento emitido no sistema est relacionado a um ou mais eventos. A opo d foi considerada a correta porque falso afirmar que Os eventos da classe 40 esto relacionados com a movimentao de crditos entre unidades gestoras. Qual evento que se relaciona com a movimentao de crditos? So os eventos da classe 30. www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO A pedido de diversos internautas (concursandos), em especial os do Ponto dos Concursos, elaborei um recurso contra essa questo e obtivemos xito, ou seja, a questo foi anulada porque as opes d e e estavam incorretas. Veja parte do recurso: A questo deve ser anulada pelos seguintes motivos: A Tabela de Eventos do plano de contas da administrao publica federal para o exerccio de 2006 estabelece as regras bsicas nos itens 4.1, 4.2 e 4.3 da seguinte forma: 4 - regras bsicas: 4.1 - as unidades gestoras devero utilizar, para registro de suas transaes dirias, os cdigos desta tabela de eventos; 4.2 - caso no seja encontrado nesta tabela o evento que expresse com bastante clareza a transao a ser processada, devera ser contatado o rgo de contabilidade para os esclarecimentos necessrios; 4.3 - somente aos rgos de contabilidade compete realizar os registros contbeis, sem a indicao de eventos. neste caso o tratamento a ser dado aos mesmos ser atravs de debito (d) e credito (c), desde que no se trate de receitas e/ou despesas. Conforme as regras bsicas do Plano de Contas da Administrao Pblica Federal para o exerccio financeiro de 2006, em seu Adendo A Tabela de Eventos, est explcito que existe registro contbil sem a indicao de eventos, a ser efetivado pelos rgos de contabilidade, atravs de dbitos (D) e crditos (C), desde que no se trate de receitas ou despesas. Assim sendo, a questo dever ser anulada, haja vista que existem duas opes INCORRETAS, as letras d e e.

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO Os eventos 50.0.xxx, quando preenchidos na NL, no podem se apresentar de forma individual, exceto os de classe 54. Isto porque so eventos representativos de partida contbil de dbitos (classes 51, 53 e 55) e de crditos (52 e 56). A combinao natural destes eventos e a seguinte: Os eventos da classe 51.0.xxx so utilizados sempre que a despesa for reconhecida, esteja ou no em condies de pagamento. Estes eventos exigem como complemento, eventos 52.0.xxx para o caso de reteno da respectiva obrigao na NL. Em se tratando de pagamento direto, o evento de despesa utilizado na OB que apropriar e liquidar simultaneamente a despesa. Os eventos da classe 52.0.xxx so utilizados normalmente em conjunto com os 51.0.xxx sempre que houver reteno da obrigao para pagamento posterior. Os eventos da classe 53.0.3xx so utilizados para liquidar obrigaes retidas atravs dos eventos 52.0.2xx, e suas dezenas finais mantm, na sua maioria, correlao entre si, para facilitar a identificao e o uso dos mesmos. Os eventos da classe 54.0.xxx so utilizados de forma individual e se destinam a realizao de registros contbeis diversos. Os eventos da classe 55.0.xxx so utilizados para apropriar os valores representativos de direitos, inclusive por desembolsos efetuados pela prpria unidade gestora para prestao de contas posterior. Os eventos da classe 56.0.6xx so utilizados para liquidar os direitos apropriados pelos eventos 55.0.5xx, e suas dezenas finais mantm, na sua maioria, correlao entre si, para facilitar a identificao e o uso dos mesmos.

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

Os eventos da classe 60.0.xxx so utilizados para a inscrio dos restos a pagar. Os eventos da classe 61.0.xxx so utilizados para liquidar os restos a pagar inscritos no final do exerccio anterior e exigem, como contrapartida, eventos de sada de recursos de bancos. Os eventos 70.0.xxx so utilizados para realizao de transferncias financeiras e exigem, como contra-partida, eventos de sada de bancos. Os eventos da classe 80.0.xxx so utilizados para a apropriao da receita e exigem, como contra-partida, eventos de entrada em bancos. Algumas regras bsicas! Todas as unidades gestoras integrantes do SIAFI devero utilizar, para registro de suas transaes dirias, os cdigos da tabela de eventos. Caso no seja encontrado na tabela o evento que expresse com bastante clareza a transao a ser processada, o usurio do sistema dever contatar o rgo de contabilidade setorial para os esclarecimentos necessrios. Existe registro contbil sem a indicao de evento? Sim, mas somente aos rgos de contabilidade competem realizar os registros contbeis, sem a indicao de eventos. Neste caso o tratamento a ser dado aos mesmos ser atravs de debito (d) e credito (c), desde que no se trate de receitas ou despesas. Veja os comentrios acima acerca do recurso da questo CGU 2006 que versava sobre esse assunto. Qual o objetivo principal da tabela de eventos? A tabela de eventos surgiu com o objetivo de substituir a forma usual de apresentao de um plano de contas no que tange a correspondncia entre as contas (digrafograma). www.pontodosconcursos.com.br 25

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

O SIAFI somente validar os documentos de entrada de dados, em termos de registros contbeis, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem partidas dobradas (total dos dbitos igual ao total dos crditos). Mtodo das partidas dobradas. A Coordenao-geral de contabilidade da STN e o rgo responsvel pela administrao da tabela de eventos. Uma dica! Amigo estudante! No tente decorar todos estes cdigos e classes de eventos. Dispense ateno especial aos itens que chamamos a ateno. Esse assunto deve ser revisado sempre quando estiver prximo da prova. Por ser uma matria bastante terica e rica em detalhes, recomendamos uma releitura um pouco antes da prova. Ento, anote a! Estudar essa nota de aula mais de uma vez! Para tentar melhorar o entendimento deste tpico iremos elaborar um quadro resumo acerca da tabela de eventos:
Classe 10 Funo e Contrapartidas Previso da receita oramentria, adicionais e cancelamento de previses. previses Documento(s) NL

20

Dotao inicial da despesa oramentria, crditos adicionais (suplementar, especial ou extraordinrio) e suas anulaes. Proviso (descentralizao interna de crditos oramentrios iniciais ou adicionais) ou destaque (descentralizao externa) e suas anulaes. Emisso, reforo e anulao de empenhos ou prempenhos, assim como o cancelamento de Restos a Pagar. So utilizados em conjunto para fins de reteno das obrigaes (esta ltima ocasionada pelo evento da Classe 52, que ir gerar saldo em contas do passivo, tais como fornecedores, pessoal a pagar etc) para fins de pagamento posterior.

ND

30

NC NE e Empenho Pr-

40

51

NL e NS

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO


Pagam as obrigaes retidas pelos eventos da Classe 52, apesar de no serem utilizados conjuntamente com os da Classe 52, representam o estgio do Pagamento (3 estgio da despesa) So destinados a registrar os fatos contbeis oriundos de atos administrativos (convnios, contratos, etc), contabilizaes relativas ao sistema patrimonial em geral (principalmente, quanto aos bens do Ativo Permanente) e quaisquer outros registros de fatos contbeis no contemplados nas outras Classes, inclusive os relativos a acertos contbeis diversos. Apropriam os valores a receber representativos de direitos da Unidade Gestora para com outras Unidades Gestoras ou terceiros.

53

OB

54 58

NL e NS

55

NL e NS

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

56

Liquidam os direitos a receber apropriados pelos eventos da Classe 55. Registro contbil da Liquidao (2 estgio da Despesa) e de Restos a Pagar No Processados. So utilizados em conjunto com os eventos da Classe 52 para que ocorra a reteno das obrigaes. Registram, primordialmente, as interferncias passivas (cota, repasse e sub-repasse concedidos). Alm disso, os eventos dessa Classe so utilizados para a restituio de depsitos de terceiros e outras devolues. Registram as receitas arrecadadas e os embolsos financeiros da UG, so utilizados tambm para registro de recebimento de depsitos e resgate de aplicaes financeiras

NL, NS e OB NL e NS

61

70

NL, NS e OB

80

NL, NS e OB

Questes de concursos relativas ao tema tabela de eventos: 1. (Analista de Finanas e Controle - AFC - STN 2005) A Tabela de Eventos da Administrao Pblica Federal o instrumento utilizado no preenchimento de telas e/ou documentos de entrada de dados do sistema SIAFI. Assinale, a seguir, a afirmao falsa em relao a esse instrumento. a) A estrutura do cdigo dos eventos composta de Classe, Tipo de Utilizao e Seqencial. b) Cada evento possui um roteiro de contabilizao que indica os lanamentos contbeis a serem realizados no registro do documento. c) Os eventos da classe 51 referem-se apropriao de despesa (liquidao de despesa). d) Os eventos mantm correlao com os documentos de entrada, sem exceo. e) Alguns fatos para serem contabilizados necessitam a combinao de mais de um evento no documento. 2. (CESPE MJ/Perito Criminal Federal/2004) A grande maioria dos eventos da classe e tipo 55.0.XXX, ao serem utilizados, acarretam um maior nmero de lanamento a crdito do que a dbito na unidade gestora emitente.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO Acerca da tabela de eventos constante do plano de contas do SIAFI, julgue os itens que se seguem.

3. (TCE/ES Controlador de Recursos Pblicos/2004) Os eventos da classe 53 (53. 0. XXX) so responsveis pelos lanamentos a crdito nas contas de obrigaes. 4. (TCE/ES Controlador de Recursos Pblicos/2004) Os eventos da classe 70.X.XXX so utilizados para liquidar despesas inscritas em restos a pagar no-processados ao final do exerccio anterior. 5. (TCE/ES Controlador de Recursos Pblicos/2004) Os eventos da classe 30.X.XXX so utilizados no documento denominado nota de dotao (ND). Resoluo: Questo 1. O comando da questo pede a afirmao falsa em relao tabela de eventos. Primeiramente veremos os conceitos: Tabela de Eventos e o instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento das telas ou documentos de entrada no SIAFI, para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contbeis automticos. A tabela de eventos est organizada da seguinte forma: O cdigo do evento composto de 6 (seis) dgitos, estruturados da seguinte forma: XX. Y. ZZZ.
CLASSE DO EVENTO TIPO DE UTILIZAO CDIGO SEQENCIAL. XX - Identifica o conjunto de eventos de uma mesma natureza de registro. Y ZZZ

As classes de eventos so: www.pontodosconcursos.com.br 29

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO


CLASSE DOS EVENTOS 10.0.000 - PREVISO DA RECEITA. 20.0.000 - DOTAO DA DESPESA 30.0.000 - MOVIMENTAO DE CRDITO. 40.0.000 - EMPENHO DA DESPESA. 50.0.000 - APROPRIAES DE RETENES, LIQUIDAES E OUTROS. 51.0.000 - APROPRIAES DE DESPESAS. 52.0.000 - RETENES DE OBRIGAES. 53.0.000 - LIQUIDAES DE OBRIGAES. 54.0.000 - REGISTROS DIVERSOS. 55.0.000 - APROPRIAES DE DIREITOS. 56.0.000 - LIQUIDAES DE DIREITOS. 60.0.000 - RESTOS A PAGAR. 61.0.000 - LIQUIDAO DE RESTOS A PAGAR. 70.0.000 - TRANSFERNCIAS FINANCEIRAS. 80.0.000 - RECEITA.

Os tipos de utilizao so:


(0) EVENTO UTILIZADO DIRETAMENTE PELO GESTOR. (1) EVENTO UTILIZADO DIRETAMENTE PELO SISTEMA (MQUINA). (5) ESTORNO DE EVENTO DO GESTOR. (6) ESTORNO INTERNO DO SISTEMA (MQUINA).

a) Incorreta. A tabela de eventos est estruturada em classe, tipo de utilizao e cdigo seqencial. Portanto, essa opo no falsa em relao tabela de eventos. b) Incorreta. Posto que cada evento possui um roteiro de contabilizao que indica os lanamentos contbeis a serem realizados no registro do documento. Exemplo, o evento 10.0.000 indica o lanamento de PREVISO DA RECEITA. c) Incorreta. Conforme demonstrado acima, os eventos da classe 51 referem-se apropriao de despesas (liquidao de despesa).

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO d) Correta. Os eventos mantm correlao com os documentos de entrada, entretanto, existem excees. Exemplo: Os eventos da classe 30 no mantm correlao com os documentos de entrada. Portanto, uma das excees.
30 Proviso (descentralizao interna de crditos oramentrios iniciais ou adicionais) ou destaque (descentralizao externa) e suas anulaes. NC

Os eventos da classe 51 mantm correlao com os documentos de entrada. Ou seja, so utilizados em conjunto (NL NS).
So utilizados em conjunto para fins de reteno das obrigaes (esta ltima ocasionada pelo evento da Classe 52, que ir gerar saldo em contas do passivo, tais como fornecedores, pessoal a pagar etc) para fins de pagamento posterior.

51

NL e NS

e) Incorreta. Essa opo pertinente tabela de eventos. A resposta da opo d confirma que alguns fatos para serem contabilizados necessitam a combinao de mais de um evento no documento, a exemplo do evento da classe 51. Portanto, todas as opes esto coerentes, exceto a opo d. Questo 2. O sistema nico e a contabilizao realizada pelo mtodo das partidas dobradas. Portanto, ao serem utilizados, acarretam a mesma quantidade de lanamento a dbito e a crdito. Opo incorreta. Questo 3. Os eventos da classe 53.0.000 so responsveis pelos lanamentos a crdito nas contas de liquidaes de obrigaes. Opo incorreta. Questo 4. Os eventos da classe 70.0.000 so utilizados para transferncias financeiras. Opo incorreta. Questo 5. www.pontodosconcursos.com.br 31

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO Os eventos da classe 30.0.000 so utilizados na movimentao de crdito, portanto, utilizam a Nota de Crdito. O prprio nome ajuda a responder o questionamento. Opo incorreta. 3. Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI: Conceito: O SIAFI o sistema informatizado que contabiliza e controla toda a execuo oramentria e financeira da Unio, em tempo real. Por meio de terminais, os usurios das diversas Unidades Gestoras UG integrantes do sistema fazem seus registros e consultas. Portanto, o SIAFI um sistema integrado de administrao financeira implantado pelo Governo Federal com o intuito de promover a modernizao e a integrao dos sistemas contbeis e de programao financeira da Unio. Em outras palavras, um Sistema informatizado que processa e controla as execues oramentria, financeira, patrimonial e contbil da Unio, atravs de terminais instalados em todo o territrio nacional. Tem como premissa bsica a contabilizao de todos os atos e fatos praticados pelos Gestores pblicos. Quando foi implantado o SIAFI? O SIAFI foi concebido em 1986, passando a vigorar a partir de 1987. O que motivou a criao do SIAFI? Foram os diversos problemas enfrentados pela administrao pblica federal, referentes aos registros e controle dos atos e fatos, dentre eles podemos destacar: Emprego de mtodos rudimentares e inadequados de trabalho, onde, na maioria dos casos, os controles de disponibilidades oramentrias e financeiras eram exercidos sobre registros manuais; Falta de informaes gerenciais em todos os nveis da Administrao Pblica e utilizao da Contabilidade como mero instrumento de registros formais; www.pontodosconcursos.com.br 32

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO Defasagem na escriturao contbil de pelo menos, 45 dias entre o encerramento do ms e o levantamento das demonstraes Contbeis, inviabilizando o uso das informaes para fins gerenciais; Inconsistncia dos dados utilizados em razo da diversidade de fontes de informaes e das vrias interpretaes sobre cada conceito, comprometendo o processo de tomada de decises; Despreparo tcnico de parte do funcionalismo pblico, que desconhecia tcnicas mais modernas de administrao financeira e ainda concebia a contabilidade como mera ferramenta para o atendimento de aspectos formais da gesto dos recursos pblicos; Inexistncia de mecanismos eficientes que pudessem evitar o desvio de recursos pblicos e permitissem a atribuio de responsabilidades aos maus gestores; Estoque ocioso das disponibilidades financeiras, dificultando a administrao de caixa, decorrente da existncia de inmeras contas bancrias, no mbito do Governo Federal. Em cada Unidade havia uma conta bancria para cada despesa. Exemplo: Conta Bancria para Material Permanente, Conta bancria para Pessoal, conta bancria para Material de Consumo, etc. Como o SIAFI est estruturado? O SIAFI est estruturado em sistema e subsistemas, cada sistema est organizado por subsistemas atualmente so 21 e estes, por mdulos. Dentro de cada mdulo esto agregadas inmeras transaes, que guardam entre si caractersticas em comum. Nesse nvel de transao que so efetivamente executadas as diversas operaes do SIAFI, desde entrada de dados at consultas, conforme o quadro a seguir: Portanto, o SIAFI est estruturado dessa forma:
SISTEMA 21 SUBSISTEMAS MDULOS

Exemplo de subsistemas: Controle de Haveres e Obrigaes: - Dvida Pblica DIVIDA. - Haveres HAVERES. www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO - Controle de Obrigaes OBRIGACAO. - Operaes Oficiais de Crdito O2C. Administrao do Sistema: Administrao do Sistema ADMINISTRA. Auditoria AUDITORIA. Centro de Informao CI. Conformidade CONFORM. Manual MANUALMF.

Execuo Oramentria e Financeira : - Contbil CONTABIL. - Documentos do SIAFI DOCUMENTO. - Oramentrio e Financeiro ORCFIN. Importante! Quais so os objetivos do SIAFI? Prover mecanismos adequados ao controle dirio da execuo oramentria, financeira e patrimonial aos rgos da Administrao Pblica; Fornecer meios para agilizar a programao financeira, otimizando a utilizao dos recursos do Tesouro Nacional, atravs da unificao dos recursos de caixa do Governo Federal; Permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais destinadas a todos os nveis da Administrao Pblica Federal; Padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora; Permitir o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas; Permitir o controle da dvida interna e externa, bem como o das transferncias negociadas; Integrar e compatibilizar as informaes no mbito do Governo Federal; Permitir o acompanhamento e a avaliao do uso dos recursos pblicos; e Proporcionar a transparncia dos gastos do Governo Federal.

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO Veja essa questo: (TCE/ES Controlador de Recursos Pblicos/2004) Um dos objetivos do SIAFI possibilitar aos segmentos da sociedade a necessria transparncia dos gastos pblicos. Comentrios: Est conforme o ltimo objetivo do siafi, Proporcionar a transparncia dos gastos do Governo Federal. Opo correta. 3.1. Fundamentos lgicos do SIAFI Apenas para no esquecer! O fundamento lgico do Siafi o evento. O Evento possibilita que os servidores executem a contabilidade pblica de forma padronizada em todo territrio nacional, evitando disfunes, disparidades, erros ou enganos. Atravs de uma tabela de eventos todos os atos e fatos econmicofinanceiros e administrativos so padronizados. De posse da tabela de eventos basta o servidor consult-la e encontrar o evento apropriado para realizar o registro contbil. Ateno! No Sistema Siafi no se realiza a elaborao do oramento. Essa elaborao executada em outro sistema, o Sistema Integrado de Dados Oramentrios SIDOR. Foi cobrado em concurso! (CESPE MJ/Agente de Polcia Federal/2004) A elaborao e a execuo oramentrias so processadas em um mesmo sistema informatizado, o que garante celeridade e uniformidade. Comentrios: No Siafi realiza-se a execuo do oramento atravs dos registros contbeis de cada ato ou fato praticado pelo Gestor. A elaborao do

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO oramento executada no Sistema Integrado de Dados Oramentrios SIDOR. Opo incorreta. 3.2. Principais documentos No sistema Siafi controla toda a execuo oramentria atravs da insero de dados no sistema, ou seja, em documentos previamente preparados. Resumo dos principais documentos do siafi: Nota de Lanamento por Evento NL: A Nota de Lanamento o documento utilizado para registrar a apropriao/liquidao de receitas e despesas, bem como outros atos e fatos administrativos, inclusive os relativos a entidades supervisionadas, associados a eventos contbeis no vinculados a documentos especficos. Nota de empenho NE: A Nota de Empenho o documento utilizado para registrar as operaes que envolvem despesas oramentrias realizadas pela Administrao Pblica federal, ou seja, o comprometimento de despesa, seu reforo ou anulao, indicando o nome do credor, a especificao e o valor da despesa, bem como a deduo desse valor do saldo da dotao prpria. Nota de Movimentao de Crdito NC: A Nota de Movimentao de Crdito o documento utilizado para registrar a movimentao interna e externa de crditos e suas anulaes, ou seja, destina-se descentralizao de crdito. Nota de Dotao ND: A Nota de Dotao o documento utilizado para registro das informaes oramentrias elaboradas pela Secretaria de Oramento Federal, ou seja, dos crditos previstos no Oramento Geral da Unio (OGU). Tambm se presta incluso de crditos no OGU no previstos inicialmente e ao registro do desdobramento do Plano Interno e do detalhamento da fonte de recursos. Ordem Bancria OB: A Ordem Bancria o documento utilizado para o pagamento de compromissos, bem como liberao de recursos para fins de adiantamento, suprimento de fundos, cota, repasse, subrepasse e afins, em contas bancrias mantidas no Banco do Brasil, ou seja, destina-se s transferncias financeiras. Importante! A Instruo Normativa STN n 4/98 que dispe sobre a conta nica do Tesouro Nacional estabelece que a movimentao de www.pontodosconcursos.com.br 36

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO recursos ser efetuada atravs de Ordem Bancria - OB, DARFEletrnico - DF, GRPS Eletrnica, Nota de Sistema - NS ou Nota de Lanamento - NL, de acordo com as respectivas finalidades. Existem diversos modalidades de Ordem Bancria, entre as quais podemos citar: Ordem Bancria de Crdito - OBC, utilizada para pagamentos por meio de crdito em conta corrente do favorecido na rede bancria e para saque de recursos em conta bancria, para crdito na Conta nica da Unidade Gestora; Ordem Bancria de Pagamento - OBP, utilizada para pagamentos diretamente ao credor, em espcie, junto agncia de domiclio bancrio da Unidade Gestora, quando for comprovada a inexistncia de domiclio bancrio do credor ou quando for necessria a disponibilizao imediata dos recursos correspondentes. Ordem Bancria para Banco - OBB, utilizada para pagamentos a diversos credores, por meio de lista eletrnica, para pagamento de documentos em que o Agente Financeiro deva dar quitao ou para pagamento da folha de pessoal. Ordem Bancria de Sistema OBS, utilizada para cancelamento de OB pelo agente financeiro; Ordem Bancria Judicial OBJ, utilizada para pagamentos na mesma data de sua emisso, decorrentes de determinaes judiciais especficas; Esta ltima foi acrescentada em 2000, atravs da IN STN n 03/2000. Foi cobrado em concurso! (CESPE MJ/Escrivo de Polcia Federal/2004) A conta nica do tesouro nacional operacionalizada por meio do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) do governo federal. Comentrios: A conta nica do Tesouro Nacional operacionalizada pelo Banco do Brasil. Essa Instituio financeira movimenta os recursos financeiros da conta nica do Tesouro Nacional atravs do Siafi, utilizando-se das diversas modalidades de Ordem Bancria acima citadas. Opo correta.

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO GPS Eletrnica: GPS a sigla para Guia da Previdncia Social. Esse documento permite registrar o recolhimento das contribuies para a Seguridade Social por meio de transferncias de recursos intra-Siafi entre a UG recolhedora e a Conta nica do Tesouro Nacional. Guia de Recebimento - GR: destina-se a registrar os eventos vinculados ao recolhimento de numerrio conta bancria da Unidade Gestora; Documento de Arrecadao de Receitas Federais-DARF: destinase arrecadao por processo eletrnico, sem a utilizao da rede bancria, de tributos federais que tenham como contribuintes os rgos e entidades integrantes da Conta nica do Tesouro Nacional; Nota de Programao Financeira - PF: destina-se ao registro da programao financeira no SIAFI pelas unidades gestoras executoras, pelas unidades gestoras setoriais de programao financeira e pelo rgo central de programao financeira (COFIN/STN). 3.3.Segurana do SIAFI O SIAFI apresenta uma srie de mtodos e procedimentos para disciplinar o acesso e assegurar a manuteno da integridade dos dados e do prprio sistema. Essa proteo se d tanto contra utilizaes indevidas ou desautorizadas, quanto a eventuais danos que podem ser causados aos dados do sistema. A segurana do Sistema tem por base os seguintes princpios e instrumentos: Sistema de Segurana, Navegao e Habilitao do SIAFI SENHA que permite a autorizao de acesso aos dados do SIAFI, estabelecendo diferentes nveis desse acesso s suas informaes; Instrumentos de segurana:
Senha.

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO


Conformidade Diria. Conformidade Contbil. Conformidade de Operadores. Conformidade de Documental. Identificao das Operaes do Usurio. Integridade e Fidedignidade dos Dados. Inalterabilidade dos Documentos.

Senha: Para utilizar o SIAFI os usurios so habilitados formalmente por meio do cadastramento de uma senha, quando ento so especificados os perfis e nveis de acesso de cada usurio. Perfil o conjunto de determinadas transaes atribudas a cada operador para atender s necessidades de execuo e consulta ao Sistema; enquanto o nvel de acesso determina o grau de incluso de dados e a abrangncia das consultas feitas pelo usurio no sistema SIAFI. Cabe sempre lembrar que o usurio responde integralmente pelo uso do sistema sob a sua senha e obriga-se a cumprir os requisitos de segurana institudos pela STN, sujeitando-se s conseqncias das sanes penais ou administrativas cabveis em decorrncia do mau uso. Conformidade Diria: A Conformidade Diria de documentos no Sistema SIAFI a conferncia feita pela prpria Unidade Gestora (UG), que consiste na confrontao diria da documentao comprobatria com o registro correspondente no SIAFI, atestando que, para todos os lanamentos efetuados existe documentao hbil exigida pela legislao que disciplina a execuo oramentria, financeira e patrimonial. Conformidade Contbil: A Conformidade Contbil a conferncia efetuada pelas Unidades Setoriais Contbeis de UG e de rgo tendo como objetivo assegurar o fiel e tempestivo registro dos dados contbeis registrados pelas UG no SIAFI, relativos aos atos e fatos de sua gesto financeira, oramentria e patrimonial. Conformidade de Operadores: A Conformidade de Operadores ou Circularizao de Senhas tem por objetivo automatizar a rotina peridica www.pontodosconcursos.com.br 39

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO de confirmao ou desativao de usurio pela prpria Unidade Gestora (UG), atravs de seu operador habilitado a proceder a confirmao. A no execuo da Conformidade de Operadores no ms implica na suspenso dos usurios da UG. Conformidade Documental: A Conformidade de Suporte Documental consiste na certificao da existncia de documento hbil que comprove a operao e retrate a transao efetuada dentro do SIAFI. Ela dever ser registrada, diariamente, por um servidor designado da Unidade Gestora. Para maior segurana, h a necessidade de que seja mantida a segregao entre a funo de emitir documentos e a de registrar a conformidade. Podemos considerar todas essas conformidades como uma espcie de auditoria de sistema. 3.4. Identificao das operaes do usurio: Quando o usurio entra no sistema, automaticamente so registrados o seu CPF, a hora e de qual terminal foi feito o acesso. Esta medida tem o objetivo de monitorar as aes danosas ou fraudulentas executadas utilizando-se o sistema. Da mesma forma, a incluso ou modificao de dados no sistema tambm registrada com a identificao do CPF, a hora e o nome do autor da operao.

3.5. Integridade e fidedignidade dos dados: Uma vez registrado um documento no sistema, no permitida a sua alterao. A imutabilidade dos documentos permite que sejam acompanhadas todas as modificaes nos dados do sistema e para a correo ou anulao de um documento j registrado necessrio que seja includo um novo documento de forma a retificar o anterior. 3.6. Forma de acesso: O SIAFI permite que as UG, na efetivao dos registros da execuo oramentria, financeira e patrimonial o acessem de forma "on line" ou "off line". www.pontodosconcursos.com.br 40

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

A forma de acesso "on line" caracteriza-se pelo fato de: Todos os documentos oramentrios, financeiros e patrimoniais das UGs serem emitidos diretamente pelo sistema; A forma de acesso "off line" caracteriza-se pelo fato de: As disponibilidades financeiras da Unidade serem individualizadas em conta corrente bancria e no compem a conta nica; A UG emitir seus documentos oramentrios, financeiros e patrimoniais previamente introduo dos respectivos dados no sistema; A UG no introduzir os dados relativos a seus documentos no sistema, o que feito atravs de outra unidade, denominada Plo de Digitao. Cabe a Secretaria do Tesouro Nacional definir qual a forma de acesso de cada UG, ouvido o respectivo ministrio ou rgo. A alterao da forma de acesso de determinada UG ser efetuada pela Secretaria do Tesouro Nacional, por solicitao do respectivo ministrio ou rgo. 3.7. Modalidades de uso O SIAFI permite aos rgos a sua utilizao nas modalidades total ou parcial. As principais caractersticas modalidade de uso total so: da utilizao do sistema na

Processamento de todos os atos e fatos de determinado rgo pelo SIAFI, incluindo as eventuais receitas prprias; Movimentao de todas as disponibilidades financeiras das UG on-line do rgo atravs da conta nica do Governo Federal. Sujeio dos procedimentos oramentrios e financeiros do rgo ao tratamento padro do SIAFI incluindo o uso do Plano de Contas do Governo Federal. As principais caractersticas da utilizao modalidade de uso parcial so as seguintes: do sistema na 41

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO Execuo financeira dos recursos previstos no OGU efetuada pelo SIAFI; No permitir tratamento de recursos prprios da entidade; No substituir a contabilidade do rgo, sendo necessrio, portanto, o envio de balancetes para incorporao de saldos. Ateno! obrigatria a utilizao do sistema na modalidade de uso total por parte dos rgos e entidades do Poder Executivo que integram os Oramentos Fiscal e da Seguridade Social, ressalvadas as entidades de carter financeiro. Os rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio podem, tambm, fazer uso do sistema na modalidade total. Atualmente todos estes rgos esto na modalidade Total. Mais alguns conceitos para finalizar! EVENTO - um cdigo associado a cada ato ou fato de gesto que deva ser registrado contabilmente pelo SIAFI. A ele associado um roteiro contbil (tabela de contas a serem debitadas ou creditadas), desta forma foi possvel que todos operadores do Siafi efetuassem lanamentos contbeis, mesmo no sendo contadores, pois solicitado apenas o cdigo do Evento que identifica o fato que est sendo registrado no sistema. PLANO INTERNO - o instrumento de planejamento e de acompanhamento da ao programada, usado como forma de detalhamento de um projeto/atividade, de uso exclusivo de cada ministrio ou rgo. Um plano interno pode se desdobrar ou no em etapas. COMPARTILHAMENTO - o processo de utilizao de equipamento instalado em outra unidade, por parte de UG que no disponha de terminal em suas dependncias fsicas. Foi cobrado em concurso! (TCE/ES Controlador de Recursos Pblicos/2004) O plano interno um instrumento de planejamento e de acompanhamento da ao programada usado como forma de detalhamento de um projeto ou atividade. Resoluo: www.pontodosconcursos.com.br 42

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO O conceito est literalmente conforme as normas e conceitos do Siafi. S faltou completar que de uso exclusivo de cada ministrio ou rgo e que o plano interno pode se desdobrar ou no em etapas. Opo correta. (TCE/ES Controlador de Recursos Pblicos/2004) A ND destina-se a descentralizar os crditos para dotar as unidades com os recursos necessrios realizao das despesas. Resoluo: A Nota de Dotao o documento utilizado para registro das informaes oramentrias elaboradas pela Secretaria de Oramento Federal, ou seja, dos crditos previstos no Oramento Geral da Unio (OGU). Tambm se presta incluso de crditos no Oramento Geral da Unio - OGU no previstos inicialmente e ao registro do desdobramento do Plano Interno e do detalhamento da fonte de recursos. Portanto, a ND no se presta a dotar as unidades com os recursos necessrios realizao das despesas. Opo incorreta. (ESAF MPU/2004 - Analista de Controle Interno) A implantao do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) foi viabilizada a partir da criao da Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministrio da Fazenda. Indique a nica opo falsa no tocante aos objetivos do SIAFI. a) Prover de mecanismos adequados e simplificados o registro e o controle dirio da gesto oramentria, financeira e patrimonial dos rgos central, setorial e seccional do Sistema de Controle Interno e dos rgos executores. b) Permitir a programao e o acompanhamento fsico-financeiro do oramento, de modo analtico. c) Permitir a transparncia dos gastos pblicos sociedade. d) Eliminar inconsistncias de dados e defasagens na escriturao contbil. e) Fornecer meios para dar agilidade programao financeira, buscando a eficincia e eficcia da gesto pblica e maximizao dos custos. Resoluo: www.pontodosconcursos.com.br 43

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO Todas as opes so objetivos do Siafi, exceto Fornecer meios para dar agilidade programao financeira, buscando a eficincia e eficcia da gesto pblica e maximizao dos custos. Essa estava fcil! Por eliminao dava para resolver. Ser objetivo de um sistema a maximizao dos custos meio absurdo! Bom estudantes! Depois desta exausta aula, termino por aqui! Bom estudo Um forte abrao!

www.pontodosconcursos.com.br

44

Das könnte Ihnen auch gefallen