Sie sind auf Seite 1von 5

COMISSO DE CONSTITUIO E JUSTIA E DE CIDADANIA

PROJETO DE LEI No 3.706, DE 2008

Altera os arts. 10 e 11 da Lei n 9.394, 20 de dezembro de 1996, que estabelece diretrizes e bases da educao nacional. Autor: Deputado RENATO MOLLING Relator: Deputado ESPERIDIO AMIN

I - RELATRIO

Designado relator ao Projeto de Lei n 3.706, de 2008, verifiquei encontrar-se acostado aos autos da proposio, como matria instrutria, parecer de constitucionalidade, juridicidade e tcnica legislativa, o qual no chegou a ser apreciado por esse Colegiado e que fora redigido pelo Deputado Carlos Abicalil. Assim, esta relatoria aproveita, na ntegra, o referido parecer, fazendo, porm, alterao meramente de estilo nas emendas a ele anexas. Pelo projeto em epgrafe, o inciso VII do art. 10 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 10. Os Estados incumbir-se-o de: ................................................................................... VII assumir o transporte escolar dos alunos e permitir, aos professores da rede estadual, apenas o uso de assentos vagos disponveis dos veculos nos trechos autorizados; .................................................................................;. Pelo art. 2 do projeto, o inciso VI do art. 11 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a ter a seguinte redao:

Art. 11. Os Municpios incumbir-se-o de: .................................................................................. VII assumir o transporte escolar dos alunos e permitir, aos professores da rede municipal, apenas o uso de assentos vagos disponveis dos veculos nos trechos autorizados; ................................................................................... Finalmente, o art. 3 do projeto dispe que: Cabe aos Estados articularem-se com os respectivos Municpios para prover o disposto nesta Lei da forma que melhor atenda aos interesses dos alunos e professores.. Em sua justificao, autor do projeto, Deputado Renato Rolling, lembra que ausncia do transporte gratuito at o trabalho pesa no oramento dos professores do ensino fundamental. Esse fato, segundo o proponente, seria consequncia de omisso da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, a qual se pretende corrigir com o projeto de lei em exame. Nesta Cmara dos Deputados, a Comisso de Educao e Cultura aprovou a matria, sem emendas, nos termos do parecer da relatora, Deputada Nilmar Ruiz. o relatrio.

II - VOTO DO RELATOR
Cabe a esta Comisso, consoante a alnea a do inciso IV do art. 32 do Regimento Interno, pronunciar-se sobre os projetos, quanto constitucionalidade, juridicidade e tcnica legislativa. Segundo o art. 24, IX, da Constituio da Repblica compete Unio, aos Estados e Distrito Federal legislar sobre educao. Por sua vez, o art. 214 da Constituio dispe que lei estabelecer o plano plurianual da educao, visando articulao e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis e integrao das aes do poder pblico que conduzam :

I)

erradicao do analfabetismo;

II) universalizao do atendimento escolar; III) melhoria da qualidade do ensino; IV) formao para o trabalho; V) promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do pas. A matria tratada no projeto tem respaldo na Constituio Federal (art. 214. III) e pela sua natureza no est submetida reserva de iniciativa do Poder Executivo. , portanto, ao ver desta relatoria, constitucional. Lembre-se que o legislador apenas agregou norma geral ao dispositivo, conferindo-se mais racionalidade: os assentos j vagos ficam, assim, disponibilizados aos professores. Quanto juridicidade, observa-se que a proposio em nenhum momento contraria os princpios e regras de direito que informam o sistema jurdico ptrio. , desse modo, jurdica. No que concerne tcnica legislativa, o Projeto de Lei n 3.706, de 2008, est em conformidade com os ditames da Lei Complementar n 95, de 1998, alterada pela Lei Complementar 107, de 2001. Sua redao, porm, pode ser melhorada. A vrgula entre o verbo e o objeto direto deve ser eliminada. Demais, a regncia do advrbio disponvel deve ser modificada. Ante o exposto, voto pela constitucionalidade, juridicidade e boa tcnica legislativa do Projeto de Lei n 3.076, de 2008, na forma das emendas anexas.

Sala da Comisso, em

de

de 2011.

Deputado ESPERIDIO AMIN Relator

2011_8174

COMISSO DE CONSTITUIO E JUSTIA E DE CIDADANIA

PROJETO DE LEI No 3.706, DE 2008

Altera os arts. 10 e 11 da Lei n 9.394, 20 de dezembro de 1996, que estabelece diretrizes e bases da educao nacional.

EMENDA N 1

D-se ao art.. 1 do projeto, que altera o nciso VII do art. 10 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a seguinte redao: Art. 1 O inciso VII do art. 10 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1966, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 10. Incumbe aos Estados: ................................................................................... VII assumir o transporte escolar dos alunos e permitir aos professores da rede estadual apenas o uso de assentos vagos disponveis nos veculos nos trechos autorizados; ......................................................................... (NR) Sala da Comisso, em de de 2011.

Deputado ESPERIDIO AMIN Relator

2011_8174

COMISSO DE CONSTITUIO E JUSTIA E DE CIDADANIA

PROJETO DE LEI No 3.706, DE 2008

Altera os arts. 10 e 11 da Lei n 9.394, 20 de dezembro de 1996, que estabelece diretrizes e bases da educao nacional.

EMENDA N 2

D-se ao art. 2 do projeto, que altera o inciso VI do art. 10 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a seguinte redao: Art.2 O inciso VI do art. 10 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1966, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 10. Incumbe aos Municpios: ................................................................................... VI assumir o transporte escolar dos alunos e permitir aos professores da rede municipal apenas o uso de assentos vagos disponveis nos veculos nos trechos autorizados; ......................................................................... (NR) Sala da Comisso, em de de 2011.

Deputado ESPERIDIO AMIN Relator

2011_8174

Das könnte Ihnen auch gefallen