Sie sind auf Seite 1von 12

A UTILIZAO DAS INFORMAES GERADAS PELO SISTEMA DE INFORMAO CONTBIL COMO SUBSDIO AOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NAS PEQUENAS

EMPRESAS

Antonio Gonalves de Oliveira* Aderbal Nicolas Mller** Wilson Toshiro Nakamura***

RESUMO O artigo versa sobre o uso do sistema de informao contbil aplicado administrao das pequenas empresas. Procura-se verificar como essas empresas se utilizam das informaes fornecidas de forma sistmica pela contabilidade, buscando-se apreender sobre a intensidade de tal aplicao, o estilo de administrao predominante nessas empresas e como este influencia no grau de utilizao de tais informaes como ferramenta subsidiadora tomada de decises. Palavras-chave: informao contbil, deciso, controle, gerenciamento, gesto dos custos.

ABSTRACT The present article subject is the use of the accounting information system for small company administration. It tries to assess how and to what extent such companies use the information systematically provided by accountings, in order to learn about their predominating administration style and the way it influences the use of such information as an input tool for the decisionmaking process. Key words: accounting information, decision-making process, control, management, cost administration.

*Contador, Mestre em Administrao de Empresas pela Universidade Mackenzie/SP. Professor da Business School FAE, Professor e Coordenador do Curso de Cincias Contbeis das Faculdades Santa Cruz, em Curitiba. E-mail: antonio@santacruz.br **Contador, Mestre em Contabilidade pela FACEPAL/ PR. Professor e Coordenador do Curso de Cincias Contbeis da Business School FAE. E-mail: amuller@bomjesus.br ***Contador, Doutor em Administrao pela FEA/ USP. Professor do Programa de Mestrado em Administrao de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. E-mail: wtnakamura@uol.com.br Rev. FAE, Curitiba, v.3, n.3, p.1-12, set./dez. 2000 1

INTRODUO Nos ltimos vinte anos, e mais especificamente ao longo da dcada de 90, o crescimento da competitividade global e a insero do Brasil no processo de globalizao ampliaram de forma significativa o dinamismo da economia brasileira e expuseram nossas empresas concorrncia externa, compelindo-as a se comprometerem com a chamada excelncia empresarial. Nesse contexto, as empresas brasileiras vm sendo foradas a se adaptar e a rever suas estratgias competitivas e seus modelos de gesto. Da mesma forma, a turbulncia crescente do ambiente tem levado as empresas a investir no desenvolvimento e utilizao de informaes, que so aplicadas como ferramentas de apoio aos processos de controle e tomada de deciso. Tomando-se por base o levantamento desenvolvido pelo IBGE em 1994 (trata-se do ltimo censo econmico, publicado em 1998) sobre a estrutura produtiva empresarial brasileira, possvel constatar que, segundo o critrio de porte baseado no nmero de empregados, 99,33% dos estabelecimentos industriais, 99,68% dos comerciais e 98,67% dos prestadores de servios eram micro, pequenas e mdias empresas. Dessa distribuio, 11,11% na indstria, 6,04% no comrcio e 10,25% no setor de servios eram representados por aquelas enquadradas como pequenas empresas (PEs). Os trs setores agrupados demonstram que, em sua totalidade, as empresas enquadradas como micro, pequenas e mdias representam 99,63% do total de empresas industriais, do comrcio e prestao de servios do Brasil. E aquelas consideradas como pequenas (de 20 a 99 empregados) representam 8,06%. O censo mostra ainda que esse estrato de empresas (micro, pequenas e mdias) responde por 54,87% das vendas comerciais, 38,91% da produo industrial, 35,86% da receita de prestao de servios e 58,49% da fora de trabalho do pas, sendo que, na mesma ordem, somente as pequenas respondem por 22,30%, 10,30%, 14,06% e 20%, respectivamente. Esse estrato de empresas, conforme o SEBRAE (1997, p.34), representa 4 milhes de estabelecimentos instalados, 48% da produo nacional, 60% da oferta de empregos, 42% dos
2

salrios pagos, alm de contribuir com 21% do produto interno bruto. Essa importncia econmica e social das pequenas e mdias empresas no se limita a pases em desenvolvimento como o Brasil. Autores como Paul RESNIK (1991), Itiro IIDA (1986), Gordon BATY (1994) e Jim SCHELL (1995), de forma convergente, tm ponderado que, independentemente do grau de industrializao ou do nvel de desenvolvimento, a pequena e a mdia empresa tm uma substancial importncia na evoluo da sociedade, contribuindo do ponto de vista econmico, social e at poltico das naes. Segundo os autores anteriormente citados, a experincia histrica tem demonstrado que esse estrato de empresas vem se mostrando essencial e indispensvel s economias desenvolvidas ou em desenvolvimento. Conseqentemente, acabou se tornando um dos principais alicerces do desenvolvimento econmico das naes industrializadas de nossos dias. E hoje, com o desenvolvimento tecnolgico, o crescimento das organizaes e a complexidade do ambiente econmico, verifica-se por parte das PEs certa dificuldade no entendimento e na gesto dos negcios. A conseqncia natural desse processo a necessidade, cada vez maior, de informaes que auxiliem os administradores nas tomadas de decises e em seus controles organizacionais. A contabilidade, como sistema de informaes, caracteriza-se por registrar todas as transaes ocorridas nas organizaes, constituindo-se num grande banco de dados. Seus dados so teis administrao, alm de representarem um instrumento gerencial eficaz para o processo decisrio e de controladoria. A diferenciao entre o que so dados e o que so informaes explicitada por MATARAZZO (1998, p.18), que assim os define:
Dados so nmeros ou descries de objetos ou eventos que, isoladamente, no provocam nenhuma reao no leitor. Informaes representam, para quem as recebe, uma comunicao que pode produzir reao ou deciso, freqentemente acompanhada de um efeito surpresa.

Tomando-se por base a literatura estudada, percebe-se que, na maioria das organizaes, em razo principalmente da influncia fiscal, ocorrem distores relevantes nas informaes contbeis.

As demonstraes contbeis legais tornaram-se de difcil entendimento gerencial. perceptvel a imagem (principalmente nas PEs) de algo que existe somente para o atendimento s exigncias fiscais. E, conseqentemente, fica relegado, ao segundo plano, o atendimento s necessidades da gesto dos negcios. Cabe aos contadores e aos gestores, em primeiro lugar, o desafio de reverter essa situao, pois a contabilidade, vista como sistema dentro do ambiente organizacional, pode contribuir sobremaneira com o corpo gerencial das organizaes. Para cumprir seu papel como fonte de informaes teis para o processo de tomada de deciso, a contabilidade deve acercar-se de caractersticas fundamentais administrao, tais como: ser til, oportuna, clara, ntegra, relevante, flexvel, completa e preditiva (fornecer indicadores de tendncias), alm de ser direcionada gerncia do negcio. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi realizada uma pesquisa junto a empresas do ramo de retificao de motores com o objetivo de verificar a forma de utilizao da contabilidade como fonte de informao e como ferramenta para o processo de tomada de deciso e controle nessas pequenas empresas. 1 O SISTEMA DE INFORMAO CONTBIL E AS ORGANIZAES

Sobre a viso sistmica aplicada contabilidade elevando-a situao de sistema, LEME, citado por KROETZ et al. (1999), diz que:
de todos conhecida a similitude entre a empresa e um organismo vivo. Neste organismo, podemos distinguir um crebro, encarregado das decises; os membros, encarregados da ao; o sistema nervoso, que se incumbe de transmitir o comando do crebro para os membros e as Informaes dos sentidos para o crebro.

Um dos objetivos da contabilidade fornecer informaes sobre as mutaes que ocorrem com o patrimnio das empresas. Entretanto, muitos consideram a Cincia Contbil como mero instrumento de informao, quando na verdade todas as reas do conhecimento geram informaes. A contabilidade, alm de gerar informaes, permite explicar os fenmenos patrimoniais, construir modelos de prosperidade, efetuar anlises, controlar, e tambm serve para prever e projetar exerccios seguintes, entre tantas outras funes. Do ponto de vista sistmico, a contabilidade est integrada com o meio ambiente. O ambiente se inter-relaciona com a contabilidade como um sistema aberto, ou seja, um sistema que no depende somente das informaes internas, mas da ligao e filtragem de informaes externas organizao.
Rev. FAE, Curitiba, v.3, n.3, p.3-12, set./dez. 2000

Partindo desse enfoque organizacional, por analogia visualiza-se a contabilidade como um sistema nervoso, que serve de elo de ligao entre a administrao e as reas de execuo e vice-versa. Na verdade, existe uma dependncia das partes, uma vez que todas esto ligadas intencionalmente para manter o organismo em funcionamento. Assim, no basta ter um bom sistema nervoso se o crebro no responde aos estmulos ou viceversa, ou seja, o organismo-empresa, para sua funcionalidade, depende de uma boa administrao assessorada pela contabilidade como fonte de informaes teis aos processos de tomada de deciso e controle, destacando-se a necessidade de utilizao, por parte dos administradores, das infor maes produzidas pelo sistema de informao contbil. A contabilidade pode ser entendida como um subsistema dentro do sistema organizacional (sistema empresa). Este, por sua vez, integra um sistema maior, que o sistema ambiental. Entende-se como usurio das demonstraes fornecidas pelo sistema de informao contbil toda pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse na avaliao da situao e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade uma empresa, um ente com fins no-lucrativos, ou mesmo um patrimnio familiar. Nos ltimos tempos, a administrao das empresas, dadas as contingncias da prpria vida em sociedade, tem se modificado tanto em tamanho quanto em complexidade, tornando a contabilidade cada vez mais um indispensvel instrumento para sua segurana e desenvolvimento. A existncia da contabilidade decorre da necessidade de se conhecer e controlar os componentes e as variaes do patrimnio, riqueza imprescindvel satisfao das necessidades humanas e da vida em sociedade. Sempre que h um patrimnio em movimentao sofrendo variaes geradas pelo trabalho humano,
3

desenvolvido sobre os elementos que o formam, estse diante de uma organizao econmica. Existe, ainda, alm do patrimnio e do trabalho humano desenvolvido sobre ele, o sistema administrativo, que coordena o trabalho e os componentes patrimoniais; dirigindo-se ambos para o patrimnio. Assim, a contabilidade vem a ser um componente da gesto, tendo como um dos seus principais objetivos fornecer informaes para o processo de tomada de deciso e at mesmo de formulao de estratgias. 2 A APLICABILIDADE DAS INFORMAES CONTBEIS AOS PRINCIPAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NAS PEQUENAS EMPRESAS

guardi das estatsticas empresariais naquele pas. A pesquisa indicou que nas pequenas empresas a m administrao responsvel por mais de 90% dos fracassos, dos quais aproximadamente metade atribui-se incompetncia e metade experincia anterior inadequada. Finalmente, a arte de administrar capacidade de entender, dirigir e controlar eficientemente as pequenas empresas, tendo em vista as colocaes de Resnik, corroboradas por autores como SCHELL (1994) e PEREIRA JR. (1995) o fator preponderante para sua manuteno no grupo das empresas que alcanam o sucesso, dentro do ambiente no qual se encontra inserida, cumprindo o seu papel e alcanando seus objetivos planejados. 2.1 A Contabilidade e os Controles Financeiros Bsicos Relativamente s pequenas empresas, h controles deficientes e falta de informaes teis para a tomada de deciso. Com isso, tem-se na Contabilidade o instrumento que, sendo bem utilizado, suprir a administrao dessa necessidade bsica. A funo contbil pode ser encarada como um instrumento da Administrao Financeira para as PEs. Sobre isso RESNIK (1991, p.136) coloca:
Uma das principais causas dos desastres com pequenas empresas no manter os registros e controles contbeis apropriados, precisos e atualizados e no utiliz-los para administrar a empresa. A falta de um sistema eficaz de Contabilidade no apenas um problema contbil um problema administrativo. Sem registros e controles financeiros adequados, voc no consegue compreender a empresa. Fica voando e uma queda quase inevitvel.

Toda empresa, independentemente de seu porte, encontra-se inserida num ambiente social, empresarial e econmico (OLIVEIRA, 1997, p.25), aos quais deve estar completamente adaptada para que possa cumprir efetivamente seu papel, seja na satisfao das necessidades de seus clientes seja na gerao de recursos que remunerem o capital investido pelo proprietrio. Assim, para cumprir seu papel, necessrio que a empresa busque, atravs de seus administradores, o seu sucesso, tomando por base seus planos e objetivos e administrando eficientemente seus recursos, fazendo uso das ferramentas essenciais para a administrao, das quais se destaca, na atualidade, a informao. (KAPLAN, 1996, p.3). RESNIK (1991, p.3) trata com clareza o tema administrao na pequena empresa, traando um paralelo entre o sucesso e o fracasso da pequena empresa, relacionando-os s aes implementadas e decises tomadas pela administrao, afirmando inclusive:
A boa administrao o fator determinante da sobrevivncia e sucesso. A m administrao e no a economia, a concorrncia, a inconsistncia dos clientes ou o azar o fator que determina o fracasso. A boa administrao capacidade de entender, dirigir e controlar a empresa baseia-se na ateno crtica do proprietrio-gerente, e/ou responsveis pela administrao, aos poucos fatores decisivos responsveis pelo sucesso e sobrevivncia da empresa.

Para fundamentar sua colocao, esse mesmo autor traz ao plano o resultado de uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela Dun and Bradstreet,
4

Com base na contribuio de RESNIK (1991), pode-se ento dizer que a Contabilidade desenvolve e fornece dados para o setor financeiro da empresa, uma vez que, fazendo uso de princpios legais e padronizados, prepara, principalmente, as demonstraes financeiras sobre a apurao do resultado (positivo ou negativo, ou seja, lucro ou prejuzo) e elabora o balano patrimonial. A partir das informaes levantadas, elaboradas e fornecidas pela contabilidade, a administrao da empresa atravs de tcnicas como as de anlise e interpretao de balanos, auditoria, contabilidade

de custos e controladoria pode tomar decises quanto a investimentos, financiamentos, pagamento das obrigaes, momento de substituio de ativos obsoletos (como mquinas, por exemplo), nvel ideal de estoque, entre outras. (IUDCIBUS, et al., 1998, p.26). Vale dizer que o administrador financeiro, no que diz respeito empresa, est preocupado em manter a sua solvncia e em maximizar a sua riqueza, tendo como ponto de partida as informaes vindas da contabilidade. Tal afirmao encontra-se fundamentada na viso de BATY (1994, p.130), que mostra a importncia da Contabilidade na administrao das pequenas empresas: (...) mais que uma funo; uma linguagem, um meio de comunicao entre os vrios segmentos dentro da comunidade financeira. Esses conceitos no so verificados na prtica. No o caso de criticar a inexistncia, dentro de algumas PEs, de um Departamento Contbil e de um Departamento Financeiro distintos, funcional e formalmente entre si, pois, devido s suas caractersticas, isso nem sempre possvel. O que se deve criticar, no entanto, a utilizao limitada acerca dos objetivos da contabilidade e da rea financeira. A contabilidade tem sido encarada como um instrumento necessrio to-somente para atender a uma srie de exigncias legais e burocrticas, e no como um instrumento de apoio ao administrador para a tomada de decises e controle. Sobre isso, RESNIK (1991, p.137-138) mostra a viso de alguns proprietrios e gerentes de pequenas empresas que consideram os dados e a funo da contabilidade como um mal necessrio. Isso porque se contentam em ver apenas os nmeros das vendas e o lucro lquido. O mesmo autor tambm descreve o grau de compreenso daqueles proprietrios e/ou gerentes relativamente s funes e importncia da contabilidade para o gerenciamento do negcio: Eventualmente, porm, eles conseguem entender que superestimam a complexidade de um sistema bom e prtico e subestimam sua contribuio ao desempenho administrativo. (RESNIK, 1991, p.138). preciso destacar que a contabilidade no existe apenas para o cumprimento das obrigaes legais. Alm dessa funo, que de fato existe, ela tambm importante no sentido de orientar gerencialmente o
Rev. FAE, Curitiba, v.3, n.3, p.5-12, set./dez. 2000

administrador, constituindo o que chamado por vrios autores de contabilidade gerencial, assim permitindo, por exemplo, que se visualize a performance operacional da empresa. Pode-se destacar a seguinte definio de contabilidade gerencial mostrada por FERNNDEZ (1997, p.37), citando a American Accounting Association (AAA):
(...) supe a aplicao de tcnicas e conceitos adequados para processar dados histricos e projetados de carter econmico de uma entidade, com a finalidade de ajudar a direo a estabelecer planos para alcanar seus objetivos econmicos, bem como para a tomada de decises necessrias ao alcance daqueles objetivos. Inclui mtodos e conceitos necessrios para o levantamento das demonstraes, a escolha entre os cursos alternativos das aes e o controle atravs da evoluo e interpretao da atuao.

Sendo assim, conhecendo as funes da contabilidade e da administrao financeira, as pequenas empresas por intermdio de seus gestores podem empreg-las mais proveitosamente, utilizando-se dos instrumentos que oferecem, constituindo dentro da empresa um setor contbil-financeiro ideal e importante para o sucesso de seu negcio. 2.2 Controle de Estoques
GITMAN (1997, p.713) define o estoque como sendo (...) ativos circulantes necessrios que possibilitam o funcionamento dos processos de produo e vendas, (...) representam um investimento significativo por parte da maioria das empresas. Tomando por base a contribuio desse autor, no que concerne ao vnculo do estoque com a produo e vendas, fica clara a importncia de administrar eficientemente esses bens, que representam, na verdade, para as empresas, um significativo investimento. Controlar e administrar esse ativo significa girlo rapidamente, de tal sorte a minimizar seu custo e mant-lo em nvel suficiente para atender s necessidades da empresa, alm, claro, de estar possibilitando, com isso, a gerao de valores a receber originados pelas vendas decorrentes do aumento do seu giro. Em outras palavras, preciso determinar um nvel timo de estoques que alcance tais objetivos, o que nem sempre fcil. Os nveis de estoque interessam a diferentes reas, tais como:
5

marketing, finanas, produo, vendas e compras, e tais reas possuem diferentes pontos de vistas relacionados ao nvel timo de estocagem. Nesse sentido, faz-se necessrio controlar e administrar os estoques. Para isso, o administrador das PEs pode dispor de alguns instrumentos, que so, inclusive, utilizados pelas grandes empresas. Para citar dois, tm-se, ento, o Sistema ABC e o Modelo de Lote Econmico de Compra (LEC). O Sistema ABC aquele que prioriza itens do estoque, segregando-os em itens A, B e C. Os classificados em A so aqueles que implicam maior investimento, seguidos pelos itens B e C, nesta ordem, sendo estes de menor investimento. A vantagem desse sistema reside no fato de que a empresa pode determinar nveis de estoques e controles diferentes sobre os itens A, B e C. Em outras palavras, os itens A, por representarem maior investimento e geralmente giro mais lento, devem estar em uma quantidade mnima e receber controle rgido. Os itens B implicam um nvel de quantidade e controle normais, ao passo que os itens C podem estar em maior quantidade e demandarem controle menos intensivo. A figura 1 mostra resumidamente o conceito do Sistema ABC empregado no controle e administrao de estoques.

LEC = Q =

2xSxO C

Onde: S = a demanda, em unidades por perodo O = o custo de pedir por pedido C = o custo de manter estoque, por unidade por perodo Q = a quantidade do pedido, em unidades Utilizando-se desses e/ou de outros instrumentos mais sofisticados, as PEs podero administrar e controlar satisfatoriamente seus estoques, no incorrendo, assim, em custos desnecessrios. 2.3 O Planejamento Econmico Financeiro O planejamento econmico financeiro outro instrumento gerencial bsico que no plenamente empregado pelas pequenas empresas. Assim, dadas as suas caractersticas, pode-se afirmar que as PEs, na sua maioria, no planejam a curto nem a longo prazo. No planejam, dentre outros itens, as vendas, a produo, os estoques, as compras, a mo-de-obra, as despesas, as receitas, os custos, os lucros, as matrias-primas, as instalaes, o caixa e a posio estratgica da empresa no mercado. Por isso, tais empresas estaro sempre tentando resolver os problemas quando estes aparecem, no procurando prev-los nem se programando para evitlos, o que conseqentemente as leva a assumir uma postura meramente reativa, ao invs de pr-ativa, no se antecipando aos fatos. Pode-se dizer ento que as pequenas empresas no estabelecem metas e estratgias para alcanar as situaes desejadas. Partindo do ponto de vista financeiro, as PEs geralmente no fazem previses oramentrias que permitam vislumbrar quadros futuros ou buscar uma preparao para as implicaes que estes podero lhes proporcionar. Assim, por analogia, pode-se inferir que oramentos de vendas, de caixa, de produo, de matrias-primas, de mo-de-obra, etc. so, em algumas PEs, equivocadamente dispensados por seus administradores.

J o Modelo do Lote Econmico de compra permite determinar uma quantidade tima de pedido de compra para um item do estoque, tendo em vista minimizar os custos totais de estocagem (por isso a denominao de Lote Econmico). Dentro desse modelo, utilizam-se abordagens grficas e matemticas (frmulas) com variveis do tipo custo de manter estoque, a demanda do item, o custo de pedir, a quantidade do pedido e o custo total.
6

Existem vrios modelos oramentrios que podem ser utilizados e executados pelos administradores das PEs. Instrumentos simples, como os fluxos de caixa, por exemplo, podem auxili-los na confeco dos oramentos de caixa, na medida em que planejar tais fluxos significa prever futuras entradas e sadas de dinheiro da empresa num dado espao de tempo. RESNIK (1991, p.5-6) enumera as dez condies decisivas para o sucesso e sobrevivncia das PEs e trata da necessidade da manuteno dos registros e controles contbeis necessrios sua administrao para que estas possam planejar, consubstanciadas em informaes, o seu futuro. Sendo o planejamento uma das dez condies enumeradas por RESNIK (1991), cabe ressaltar que as PEs que utilizam esse instrumento criam um diferencial importante em relao s demais no que tange administrao dos seus problemas e prpria sobrevivncia no mercado. 2.4 O Controle e a Gesto dos Custos Para se ter idia da importncia e necessidade da contabilidade, em toda a sua extenso gerencial, existe a contabilidade de custos, que possibilita a classificao e o controle dos custos, a formao do preo de venda e a verificao de quanto cada um dos produtos contribui para o lucro da empresa. Tomando-se por base as caractersticas atribudas s PEs, e dentre elas aquela referente ausncia de controles e informaes, observa-se empiricamente que grande parte das PEs, atravs de seus administradores, reclama de seus custos, da falta de controle sobre estes, da dificuldade em estabelecer o preo de venda dos produtos e do desconhecimento que possuem em relao contribuio desses produtos para o lucro total. Dessa forma, ao contrrio daquela viso limitada que encara a contabilidade apenas como uma exigncia burocrtica, e corroborando as vises de IUDCIBUS et. al. (1998, p.26), RESNIK (1991, p.136), FERNNDEZ (1997, p.63-66) e BATY (1994, p.130) tem-se, ento, mais um importante instrumento para o pequeno empresrio: a contabilidade e a anlise de custos. Ao se tratar da contabilidade como ferramenta para o controle dos custos, necessria a distino
Rev. FAE, Curitiba, v.3, n.3, p.7-12, set./dez. 2000

entre custo e despesa. De forma simplista, resumindo as definies mostradas por MARION (1990, p.89), pode-se definir o custo como sendo o consumo de bens e servios diretamente ligados operao produtiva da empresa, enquanto a despesa, o consumo de bens e/ou servios no empregados diretamente na atividade produtiva. Como exemplo de custos, pode-se citar os gastos dentro da fbrica, no caso da indstria, tais como: matria-prima, desgaste de mquinas, mode-obra, aluguel da fbrica, etc. Sendo a empresa uma prestadora de servio, tem-se como custo a mo-de-obra, o material e outros gastos aplicados aos servios prestados. E, como exemplo de despesas, pode-se citar, dentre outros: juros, aluguel da rea de escritrios, mo-de-obra do pessoal administrativo, honorrios da administrao. Resumindo, MARION (1990, p.89) explicita, em poucas palavras, a diferena entre custos e despesas descrevendo: (...) portanto, os gastos identificveis ao processo de produo so custos, enquanto os identificveis administrao, os financeiros e os relativos s vendas, so despesas. 2.5 A Formao dos Preos de Venda Saber exatamente qual o custo real dos produtos de suma importncia para que o preo a ser cobrado proporcione uma margem mnima de lucro necessria e no seja considerado abusivo, ao ponto de colocar a empresa fora do mercado. (SEBRAE, 1997, p.48). No existe uma frmula fcil e precisa para se calcular o preo de venda de produtos e servios. Na verdade, cada produto ou servio apresenta uma deciso nica referente a preo. E determinar os nveis de preo mais uma arte do que uma cincia. (RESNIK, 1991, p.86). Considerando a importncia da arte, como disse RESNIK (1991), de formar o preo de venda, uma vez que este vai impactar diretamente outras reas da empresa, tais como vendas, produo, estoque, compras e financeira, este processo deve ser formulado de tal sorte que no prejudique o desempenho da empresa, afetando negativamente as reas j relacionadas. Assim, encontram-se na obra de RESNIK (1991) as abordagens empregadas para a formao do preo
7

de venda, bem como outros fatores a serem considerados, dentre eles a imagem que a empresa pretende colocar de si e de seus produtos no mercado. Segundo RESNIK (1991), a abordagem mais empregada pelas PEs aquela orientada para os custos, na qual existem alguns tipos de fixao de preos. Um deles aquele que se utiliza do custeio com margem fixa, atravs do qual se determina o preo somando uma porcentagem fixa ao custo unitrio. Essas porcentagens variam de produto para produto. Esse mtodo sofre algumas crticas que apontam, por exemplo, para o fato de ignorar a elasticidade da demanda na fixao de preos (ou seja, ignora a alterao percentual na demanda, em termos de quantidade vendida por perodo, causada por uma alterao nos preos), ao passo que, quando muda a elasticidade em funo da sazonalidade ou do ciclo de vida do produto, a margem tambm deve ser alterada. A abordagem orientada para a demanda atende relao demanda/preos, de tal sorte que, quando a demanda intensa, cobra-se um preo alto, ao passo que, quando a demanda pequena, cobra-se um preo baixo. Os custos, no caso, acabam por assumir importncia secundria. Destaca-se, ainda, uma terceira abordagem: a orientada para a concorrncia. Por essa abordagem, a empresa procura manter seus preos acima ou abaixo dos preos dos concorrentes, dependendo da situao. A poltica da concorrncia de manter ou de alterar preos seguida pela empresa. Como se pode notar, essa abordagem no mantm uma relao entre preos/custos/demanda, pois fica restrita s polticas de preo da concorrncia. Tendo em vista as limitaes de cada abordagem, a adoo de apenas uma delas poder at mesmo criar problemas para a empresa. fato que a maioria das empresas d mais nfase aos custos, no entanto, o ideal que se utilize de um modelo integrado que leve em conta situaes de custos, demanda e concorrncia. Outras variveis como objetivos estratgicos, necessidades de caixa, anlise dos possveis efeitos decorrentes de alteraes de preos no podem ser esquecidas. Quanto mais amplo e personalizado o mtodo a ser utilizado na precificao, tanto melhores sero os resultados.
8

Mais ainda, os preos a serem fixados devem ser coerentes com a imagem que se est tentando projetar dos produtos e da empresa como um todo. Sobre tal varivel RESNIK (1991, p.93) de forma pertinente explica:
Se a imagem que se pretende vincular s mercadorias uma imagem sbria e simples, ento obviamente ter de adotar preos baixos ou iguais aos da concorrncia. Se, no entanto, as mercadorias forem produtos luxuosos e suprfluos, visando consumidores de alta renda, igualmente bvio que preos baixos sabotariam esta imagem.

Assim, tem-se que a formao dos preos de venda est intimamente ligada estratgia da empresa de curto, mdio e longo prazos. Pode-se, em dado momento, optar por lucros atravs de baixo volume de vendas com alta margem ou ao contrrio. Tudo questo de adaptar os preos estratgia adequada. 2.6 As Anlises Financeiras Bsicas: o Papel dos ndices Financeiros Partindo das informaes fornecidas pelo sistema de informao contbil, atravs de seus meios de comunicao, pode-se dizer que, tendo em mos os dados levantados e preparados pela contabilidade, as PEs podem desenvolver anlises financeiras para identificar o seu desempenho. E, inclusive, traar paralelos com outras empresas de mesmo ramo de atividade, podendo tomar as decises que se fizerem necessrias, de forma mais segura e fundamentada. Assim, no que tange a essas anlises financeiras, os ndices financeiros assumem papel importante. Vale observar, mais uma vez, que a contabilidade e a administrao financeira esto completamente interligadas, na medida em que os insumos bsicos para a utilizao dos ndices so as demonstraes financeiras preparadas e fornecidas pela contabilidade, que, em suma, fazem parte de seus meios de comunicao. Sendo os dados utilizados para os clculos dos ndices extrados das demonstraes financeiras, vital ento que essas sejam fidedignamente elaboradas, pois no h sentido algum em se utilizar ndices financeiros para a tomada de decises se os dados eventualmente no so confiveis.

Para se ter idia da importncia da anlise a partir de ndices financeiros, basta mencionar a quem tal anlise interessa: fornecedores, clientes, intermedirios financeiros, acionistas ou scios, concorrentes, governos e seus prprios administradores. (ASSAF NETO, 1998, p.51). Partindo da contribuio de Assaf Neto, verifica-se que interessa ao administrador o uso de uma anlise financeira, quando esta fornece instrumentos necessrios para a verificao do funcionamento da empresa, aplicando, apenas quando necessrio, medidas corretivas para resolver eventuais problemas que forem detectados. Interessa, ainda, aos fornecedores da empresa, preocupados com a capacidade de esta honrar as obrigaes nas datas de vencimento. Por ltimo, alm, claro, dos intermedirios financeiros, existem tambm os interesses de todos aqueles que investem na empresa, preocupados em identificar o grau de risco dos seus investimentos. 3 RESULTADOS DA PESQUISA

Coeficiente de Contingncia Segundo BARBETTA (1994, p.237), esse coeficiente muito usado para medir o grau de associao existente numa tabela de contingncia entre duas variveis, o qual definido a partir da estatstica 2 e do tamanho da amostra, n. Este coeficiente foi utilizado nas anlises das tabelas categorizadas com variveis nominais. Tal coeficiente determinado pela seguinte frmula:
x2 n + x2

C=

Seguindo as recomendaes de BARBETTA (1994), para facilitar a interpretao, ou at mesmo corroborar as anlises, utilizou-se, ento, uma outra verso do coeficiente de contingncia, a qual esse autor denominou de coeficiente de contingncia modificado, representado pela frmula:
k x2 (k 1) (n + x 2 )

A metodologia empregada na pesquisa foi baseada na abordagem terico-emprica, fazendose uso da anlise da bibliografia mais relevante, consubstanciada com uma pesquisa de campo desenvolvida junto s empresas paranaenses de retificao de motores afiliadas Associao das Retficas de Motores do Estado do Paran (Aremopar) que, em sua essncia, levando-se em conta o critrio de classificao por numero de funcionrios, so consideradas como empresas de pequeno a mdio porte. Toda a populao foi abrangida pela pesquisa, o que dispensou a utilizao de plano amostral e inferncia de resultados partindo do observado na amostra, o que no inviabilizou a aplicao de tratamento estatstico para corroborar as concluses apresentadas. Para o tratamento estatstico dos dados coletados, foi utilizado o coeficiente de contingncia modificado (BARBETTA ,1994, p.237), que foi aplicado na anlise entre duas variveis do tipo nominal; quando as relaes analisadas incidiam sobre variveis do tipo ordinal, utilizou-se o Coeficiente de Goodman e Kruskal.

C* =

Explicando a frmula o autor mostra que k o menor valor entre l (nmero de linhas) e c (nmero de colunas da tabela). Por exemplo, numa tabela de dimenso 2 x 2, tem-se o k = 2. Numa tabela 3 x 5, ento o k = 3. Conforme BARBETTA (1994), o valor de C* sempre estar no intervalo de 0 (zero) a 1 (um). Ser 0 somente quando houver completa independncia (no h associao). Ser 1 quando houver associao perfeita. Valores de C* prximos de 1 descrevem uma associao forte, enquanto valores de C* prximos de 0 indicam associao fraca. Os valores de C* em torno de 0.5 podem ser interpretados como associao moderada. BARBETTA (1994, p.239) alerta para o fato de que, ao se estudar a associao entre duas variveis ordinais, pode-se no s se ter o interesse na verificao da existncia da associao, mas tambm no seu sentido (positiva ou negativa).

Rev. FAE, Curitiba, v.3, n.3, p.9-12, set./dez. 2000

Coeficiente de Goodman e Kruskal O coeficiente considera a diferena entre o nmero de concordncias e o nmero de discordncias (Nc - Nd), dividida pelo nmero total de pares concordantes ou discordantes. Tal coeficiente demonstrado pela seguinte frmula:
= Nc Nd Nc + Nd

Ainda, segundo o autor, o valor de estar sempre entre -1 e +1. Ser +1 quando somente houver concordncias e ser -1 quando somente houver discordncias. Quando estiver um torno de 0 (zero), indica que o nmero de concordncias e discordncias so aproximadamente iguais (ausncia de correlao). Quanto mais prximo de +1 estiver , mais o nmero de concordncias estar superando o nmero de discordncias (correlao positiva forte). Simetricamente, quanto mais prximo de -1 estiver , mais o nmero de discordncias est superando o nmero de concordncias (correlao negativa forte). 3.1 Concluses da Pesquisa Aps o tratamento estatstico e da anlise dos dados, foi possvel concluir, atravs da anlise univariada (anlise partindo apenas do resultado de uma varivel), que as empresas pesquisadas, corroborando a posio de pequenas empresas, assim como as demais, observadas empiricamente pelos autores em seus cotidianos profissionais, possuem decises centralizadas e administrao predominantemente familiar, sendo administradas, na maioria das vezes, pelo proprietrio (65,5%) ou por membro da famlia (24,1%). So empresas relativamente estveis quanto ao tempo de existncia, uma vez que possuem idade mdia de 16 anos. A rentabilidade, medida pela relao LL/PLm dos ltimos trs anos (96, 97 e 98) foi de 13,2%, em mdia. A predominncia de administradores sem formao acadmica (62,1%) ficou tambm relacionada ao estilo familiar de gesto. As empresas, de modo geral (90%), mostram-se satisfeitas com o seu nvel de informatizao, considerando-se possuidoras de sistemas de controles
10

operacionais, de controles de qualidade e de controles administrativo-financeiros, os quais classificam, em sua maioria (65,5%), como sendo bons. Utilizando-se de seus sistemas administrativos financeiros, as empresas tambm fazem uso, embora no se saiba em qual nvel, das tcnicas de anlise de balanos (97%) como medida de desempenho econmico-financeiro, alm da utilizao de planejamento estratgico e oramento empresarial (41,4%). As informaes geradas pela Contabilidade e utilizadas pelas empresas como suporte s suas decises so extradas com maior freqncia do Balancete de Verificao (talvez por contemplar o sistema patrimonial e de resultado em uma s demonstrao), uma vez que este foi contemplado como sendo a demonstrao contbil mais utilizada pelos profissionais responsveis pela administrao das empresas. Ainda, ao se cruzar as variveis estudadas (anlise bivariada cruzamento de duas ou mais variveis), pode-se tambm concluir que, relativamente aos motivos que as levam fazer uso das informaes geradas pelo sistema de informao contbil (SIC), em 90% das empresas ocorre efetivamente a utilizao do SIC para atendimento das necessidades administrativas, tanto de cunho fiscal quanto gerencial, e que, contrariando o quase senso comum de que tal utilizao era mais intensa para atendimento das necessidades de cunho fiscal, pode-se constatar que a predominncia da utilizao (16/29 = 55%) se d para atendimento das necessidades de cunho gerencial. Pode-se verificar tambm que h uma certa associao entre a forma de utilizao do SIC e o tipo de administrao. J, no que concerne efetivamente intensidade (grau) com que utilizam o sistema para atendimento das necessidades gerenciais, pode-se observar que as 16 empresas (55% das pesquisadas) que fazem tal uso esto concentradas nas categorias de empresas que quase sempre ou sempre o utilizam, independentemente do tipo de administrao. Quanto ao fato de que o grau de utilizao do SIC, para atendimento das necessidades gerenciais, estar relacionado com o grau de afinidade do administrador (gestor) da empresa com os relatrios e terminologias contbeis, sendo mais intenso naquelas em que o administrador possui maior

afinidade, verifica-se que existem associaes moderadas e correlaes positivas entre as variveis: forma de utilizao do SIC, grau de utilizao do SIC para atendimento das necessidades gerenciais e a afinidade do administrador (gestor) da empresa com os relatrios e terminologias contbeis. Os coeficientes de correlao positivos confirmam que quanto maior for a afinidade do gestor maior ser o grau de utilizao do SIC. Sobre o questionamento de que as empresas administradas por profissionais com formao acadmica na rea de Cincias Sociais Aplicadas (Administrao, Economia ou Cincias Contbeis) utilizam com maior intensidade as informaes fornecidas pelo SIC, nota-se que existe associao moderada entre as variveis formao acadmica e grau de utilizao. Relativamente idia prconcebida de que os profissionais com formao acadmica na rea de Cincias Sociais Aplicadas utilizam as informaes geradas pelo SIC com maior intensidade, esta confirmada pela constatao de que, entre aquelas empresas que so administradas por profissionais sem formao acadmica (62,07%), 50,0% delas nunca se utilizam das informaes geradas pelo SIC para fins gerenciais, enquanto entre aquelas empresas administradas por profissionais com formao acadmica na rea de Cincias Sociais Aplicadas este percentual cai para 20,0%, mostrando que estes profissionais, talvez por possurem maior proficincia aplicada sobre a Contabilidade, realmente utilizam as informaes por ela geradas, com maior intensidade do que os outros profissionais que estejam frente da administrao. Constata-se que, em relao suficincia ou no das informaes geradas pelo SIC como ferramenta de apoio tomada de deciso, a maioria

das empresas pesquisadas (65,5%) mostra-se satisfeita com o nvel das informaes obtidas para atendimento de suas necessidades. Finalmente, traz-se ao plano as opinies dos usurios sobre possveis melhoras que deveriam ser acrescentadas ao SIC, para que este venha a melhor atingir o seu objetivo (ser o principal sistema de informao gerencial nas empresas). Entre todas as sugestes, a relativa maior rapidez e eficcia aparece com maior freqncia (66,7% dos respondentes). CONCLUSO Percebidas algumas das principais variveis de que dependem as empresas para um bom desempenho, sua anlise e desenvolvimento, nota-se que a contabilidade ocupa papel fundamental. Nas organizaes, a Cincia Contbil possui papel intrnseco na gerao das informaes necessrias s tomadas de decises, nos mais variados modelos de gesto e com as mais diversas ferramentas gerenciais. O controle dos dados, a gerao das informaes e o domnio das tcnicas contbeis favorecem o gerenciamento organizacional, permitindo um melhor acompanhamento das operaes da empresa e de seus resultados, em todos os nveis e mercados. Dentro desse contexto, e de acordo com as modalidades criadas pela denominada Nova Economia, na era digital e na velocidade em que se desenvolvem os programas empresariais, o conhecimento de tais fatores e da relevncia do contexto contbil para a administrao das organizaes representa a esfera de maior profundidade nos estudos aziendais, interferindo diretamente nos seus aspectos de gesto.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BARBETTA, Pedro Alberto. Estatstica aplicada s cincias sociais. Flrianpolis : Editora da UFSC, 1994. BATY, Gordon B. Pequenas e mdias empresas dos anos 90 : guia do consultor e empreendedor. So Paulo : Makron Books, 1994. FERNNDEZ, Antonio F.; RODRGUEZ, Maria del Carmen M. Contabilidad de gestin y excelencia empresarial. Barcelona : Ariel Economa, 1997. GITMAN, Laurence J. Princpios de administrao financeira. 7. ed. So Paulo : Harbra, 1997. IIDA, Itiro. Pequena e mdia empresa no Japo. So Paulo : Brasiliense, 1986.
Rev. FAE, Curitiba, v.3, n.3, p.11-12, set./dez. 2000 11

IUDCIBUS, Srgio de. et al. Contabilidade introdutria. 9. ed. So Paulo : Atlas, 1998. KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratgia em ao: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro : Campus, 1996. KROETZ, Cesar Eduardo Stevens; MATOS Wilson Castro; FONTOURA, Jos Roberto de Arajo. Dos sistemas contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, So Paulo, n. 1, p. 22-28, jan./mar. 1999. MARION, Jos C. Contabilidade empresarial. So Paulo : Atlas, 1990. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. So Paulo : Atlas, 1987. MATARAZZO, Dante C. Anlise financeira de balano : abordagem bsica gerencial. So Paulo : Atlas, 1998. NETO, Alexandre A. Estrutura e anlise de balanos : um enfoque econmico-financeiro. 4. ed. So Paulo : Atlas, 1998. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas. Sistemas de informaes gerenciais : estratgicas, tticas, operacionais. So Paulo : Atlas, 1997. PEREIRA JR, Paulo Jorge; GONALVES, Paulo Roberto S. A empresa enxuta. Rio de Janeiro : Campus, 1995. PEREZ JR, Jos Hernandez et al. Controladoria de gesto : teoria e prtica. So Paulo : Atlas, 1995. RESNIK, Paul. A bblia da pequena e mdia empresa. So Paulo : Makron Books, 1991. SCHELL, Jim. Guia para gerenciar pequenas empresas : como fazer a transio para uma gesto empreendedora. Rio de Janeiro : Campus, 1995. SEBRAE. Coletnea estatstica da micro e pequena empresa. Braslia, 1998. SEBRAE. Diretoria Tcnica - Estudos e Pesquisa. Administrao bsica para pequenas empresas. Curitiba, 1997.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen