Sie sind auf Seite 1von 13

Direito Civil Propriedade

DIREITOS REAIS SOBRE AS COISAS PRPRIAS PROPRIEDADE TRANSMISSO: Transmite-se a propriedade de coisas mveis atravs da tradio e a propriedade de coisas imveis atravs do registro do ttulo aquisitivo no Cartrio de Registro Imobilirio (C. R. I.). CONCEITO: Direito de propriedade aquele que confere ao seu titular o uso, gozo e disposio de uma coisa, podendo reav-la das mos de quem injustamente a detenha (direito de sequela). O direito de propriedade o mais amplo dos direitos reais, uma vez que o proprietrio de uma coisa pode exercer "jus utendi", "jus fruendi" e o "jus abutendi". FUNDAMENTO JURDICO: Embora proveniente da lei maior, sofre algumas restries, como o fato do direito de propriedade estar condicionado ao bem estar social ou ao interesse pblico, podendo inclusive ser desapropriada. O direito sofre inmeras restries com relao ao direto de vizinhana.
Art. 5... CF XXII - garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atender a sua funo social; XXIV - a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio;

NATUREZA JURDICA: O direito de propriedade, salvo prova em contrrio, pleno e exclusivo. Ele tido como pleno ou absoluto no sentido de que o seu titular pode exercer sobre a coisa os mais amplos poderes relativos ao domnio. O proprietrio pode, alm de usar e fruir, dispor, gratuita ou onerosamente de uma coisa. PLENO E EXCLUSIVO: Embora seja possvel que duas ou mais pessoas tenham o mesmo direito de propriedade, concomitantemente, o que ocorre, por exemplo, no condomnio, o nosso direito civil foi influenciado pelas idias da revoluo francesa que nasceram com objetivo de combater o feudalismo. No feudalismo o direito de propriedade era tripartido, havendo um domnio exercido pelo Estado, o domnio direto exercido pelo senhor feudal e o domnio til exercido pelo vassalo. E foi para combater essa ideia, do direito tripartido, que o cdigo napolenico deu ao direito de propriedade a natureza de direito exclusivo. Algumas doutrinas tambm afirmam que o direito de propriedade perptuo, mas apenas no sentido de que ningum adquire a propriedade de uma coisa por tempo certo.

CLASSIFICAO: O direito de propriedade pode ser: Pleno: Quando o proprietrio pode exercer os trs poderes inerentes ao domnio ("jus utendi", "jus fruendi" e o "jus abutendi"). Restrito: O direito de propriedade restrito ou limitado quando ao proprietrio, faltar um desses trs poderes. LIMITES DA PROPRIEDADE DO SUBSOLO E DO ESPAO AREO: No direito romano, a propriedade do subsolo e do espao areo era ilimitada. Sobre a matria havia o princpio "usque ad inferos et usque ad sidera" (at a maior profundidade at a maior altura). No direito brasileiro, a propriedade do subsolo, vai at a sua utilidade e a propriedade do espao areo vai at a sua altura til. De acordo com os art. 1229 e 1230, os recursos energticos do subsolo so de propriedade distinta da propriedade do solo.
1 Twitter: @juniorumcara Blog: www.entreloucos.blogspot.com

Direito Civil Propriedade

AQUISIO DA PROPRIEDADE GERAL BENS MVEIS E IMVEIS Contrato: No gera direitos reais, mas apenas direitos e obrigaes. H outras formas de aquisio de propriedade mvel e imvel, podendo ela ser originria ou derivada. Aquisio derivada: ocorre quando houver uma relao jurdica entre o novo proprietrio e o anterior: ex. contrato de herana. Aquisio originria: ocorre quando no existe qualquer relao jurdica entre o novo proprietrio e o anterior: Ex. usucapio, acesso e apreenso. Posse: a exteriorizao da propriedade.
Aquisio entre vivos: Contrato. Aquisio causa mortis: Herana. Aquisio a ttulo singular: aquela em que o objeto da propriedade coisa determinada. Aquisio a ttulo universal: aquela que tem por objeto coisa indeterminada. Ex. herana.

REGISTRO DE TTULO EXECUTIVO NO CRI Admite-se a sociedade de bens imveis atravs do registro do ttulo aquisitivo junto ao CRI. O simples protocolo do ttulo no cartrio surte todos os efeitos do futuro registro. De acordo com o artigo 167, da lei 6015/73, esto ali enumerados todos os atos jurdicos que devem ser registrados no CRI. bom lembrar que nas transmisses causa mortis os herdeiros adquirem de imediato, com a abertura da sucesso, no s a posse legtima como tambm a propriedade do acervo hereditrio. O posterior registro do formal de partilha extrado do inventrio tem apenas efeito de publicidade da diviso da propriedade.
Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do ttulo translativo no Registro de Imveis. 1o Enquanto no se registrar o ttulo translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imvel. 2o Enquanto no se promover, por meio de ao prpria, a decretao de invalidade do registro, e o respectivo cancelamento, o adquirente continua a ser havido como dono do imvel.

AQUISIO DA PROPRIEDADE IMVEL USUCAPIO: Conceito: um meio originrio de aquisio da propriedade atravs do decurso da posse sob uma coisa por um determinado tempo. Para as diversas hipteses ou espcies de usucapio h certas exigncias previstas em lei. O fundamento da usucapio est no instituto da prescrio aquisitiva de direito e meio pelo qual a lei encontrou uma forma de premiar aquele que explorar utilmente uma coisa e desencorajar aquele que tem propsitos meramente especulativos. Exigncia comum a todos os tipos de usucapio: 1) Posse justa 2) Animus domini: possuir como se sua fosse Posse mansa e pacfica: posse sem oposio vlida. Ao envolvendo a propriedade improdutiva invlida. Espcies de usucapio: Usucapio Extraordinria; Usucapio Pr Labore; Usucapio Urbana; Usucapio Ordinria
2 Twitter: @juniorumcara Blog: www.entreloucos.blogspot.com

Direito Civil Propriedade

USUCAPIO EXTRAORDINRIA: A usucapio extraordinria independe de boa f e de titulo aquisitivo. A boa f gerada por uma presuno jris ET jri (presuno que no admite prova em contrrio) O artigo fala que a sentena deve ser registrada no CRI. O artigo devia falar que ele adquire o direito de proprietrio porque s vai ser proprietrio com o registro, no antes dele Prazo: 15 anos. Reduo do prazo: O prazo de 15 anos pode ser reduzido para 10 anos se o possuidor provar que fez do imvel sua residncia habitual ou se nele fez qualquer instrumento de obras e servios.
Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupo, nem oposio, possuir como seu um imvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de ttulo e boa-f; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentena, a qual servir de ttulo para o registro no Cartrio de Registro de Imveis. Pargrafo nico. O prazo estabelecido neste artigo reduzir-se- a dez anos se o possuidor houver estabelecido no imvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou servios de carter produtivo.

USUCAPIO PRO LABORE OU RURAL Prazo: 05 anos rea: Terra rural no superior a 50 hectares. Requisitos: Que o possuidor no seja proprietrio de qualquer imvel rural ou urbano Que o possuidor faa do imvel a sua residncia ou que tenha tornado o imvel til com o seu trabalho ou de sua famlia
Art. 1.239. Aquele que, no sendo proprietrio de imvel rural ou urbano, possua como sua, por cinco anos ininterruptos, sem oposio, rea de terra em zona rural no superior a cinqenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua famlia, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe- a propriedade. Art. 191 CF. Aquele que, no sendo proprietrio de imvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposio, rea de terra, em zona rural, no superior a cinqenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua famlia, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe- a propriedade. Pargrafo nico. Os imveis pblicos no sero adquiridos por usucapio.

USUCAPIO URBANA Prazo: 05 anos rea: Somente urbana no superior a 250m2 Requisitos 1) Que o possuidor no seja proprietrio de qualquer outro imvel rural ou urbano 2) Que o possuidor faa da sua terra ou de seu imvel a sua moradia ou de sua famlia 3) Esse direito somente pode ser concedido por uma s vez a uma mesma pessoa
Art. 183. Aquele que possuir como sua rea urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. 1 - O ttulo de domnio e a concesso de uso sero conferidos ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. 2 - Esse direito no ser reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez. 3 - Os imveis pblicos no sero adquiridos por usucapio.

3 Twitter: @juniorumcara Blog: www.entreloucos.blogspot.com

Direito Civil Propriedade

USUCAPIO ORDINRIA Prazo: 10 anos Reduo do prazo: para 05 anos se o possuidor adquiriu o imvel onerosamente com base em ttulo aquisitivo registrado no CRI, ainda que esse titule venha a ser anulado. Necessrio tambm que o possuidor tenha feito do imvel sua residncia habitual ou que nele tenha desenvolvido atividade de interesse social. Requisitos: Prova de boa f e titulo aquisitivo Obs. Para efeitos da usucapio o possuidor pode recorrer acesso de posse somando ao seu prazo o prazo da posse anterior dede que ininterruptos ou contnuos. Aplicam-se a usucapio as condies suspensivas e interruptivas da prescrio.
Art. 1.243. O possuidor pode, para o fim de contar o tempo exigido pelos artigos antecedentes, acrescentar sua posse a dos seus antecessores (art. 1.207), contanto que todas sejam contnuas, pacficas e, nos casos do art. 1.242, com justo ttulo e de boa-f. Art. 1.244. Estende-se ao possuidor o disposto quanto ao devedor acerca das causas que obstam, suspendem ou interrompem a prescrio, as quais tambm se aplicam usucapio.

AO DE USUCAPIO A ao tem efeito meramente declaratrio, no se exigindo do possuidor posse total. A usucapio pode ser usada como matria de defesa.
Art. 942. O autor, expondo na petio inicial o fundamento do pedido e juntando planta do imvel, requerer a citao daquele em cujo nome estiver registrado o imvel usucapiendo, bem como dos confinantes e, por edital, dos rus em lugar incerto e dos eventuais interessados, observado quanto ao prazo o disposto no inciso IV do art. 232. Art. 943. Sero intimados por via postal, para que manifestem interesse na causa, os representantes da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios. Art. 944. Intervir obrigatoriamente em todos os atos do processo o Ministrio Pblico. Art. 945. A sentena, que julgar procedente a ao, ser transcrita, mediante mandado, no registro de imveis, satisfeitas as obrigaes fiscais.

ACESSES (art. 1248 a 1259): Conceito: Acrscimo. Um meio ordinrio de aquisio da propriedade imobiliria que pode ser natural ou artificial.
Art. 1.248. A acesso pode dar-se: I - por formao de ilhas; II - por aluvio; III - por avulso; IV - por abandono de lveo; V - por plantaes ou construes.

NATURAL: Formao de ilhas: As ilhas formadas em correntes particulares ou comum pertencem ao proprietrio ribeirinho, na proporo da estada, at a linha divisria que divide o lveo pela metade.
Art. 1.249. As ilhas que se formarem em correntes comuns ou particulares pertencem aos proprietrios ribeirinhos fronteiros, observadas as regras seguintes: I - as que se formarem no meio do rio consideram-se acrscimos sobrevindos aos terrenos ribeirinhos fronteiros de ambas as margens, na proporo de suas testadas, at a linha que dividir o lveo em duas partes iguais; II - as que se formarem entre a referida linha e uma das margens consideram-se acrscimos aos terrenos ribeirinhos fronteiros desse mesmo lado; III - as que se formarem pelo desdobramento de um novo brao do rio continuam a pertencer aos proprietrios dos terrenos custa dos quais se constituram.

4 Twitter: @juniorumcara Blog: www.entreloucos.blogspot.com

Direito Civil Propriedade

Aluvio: o depsito lento e imperceptvel de gros de terras que vo se depositando nas margens da propriedade ribeirinha. (quase uma praia que vai se formando).
Art. 1.250. Os acrscimos formados, sucessiva e imperceptivelmente, por depsitos e aterros naturais ao longo das margens das correntes, ou pelo desvio das guas destas, pertencem aos donos dos terrenos marginais, sem indenizao. Pargrafo nico. O terreno aluvial, que se formar em frente de prdios de proprietrios diferentes, dividir-se- entre eles, na proporo da testada de cada um sobre a antiga margem.

Avulso 1251: o desagregamento natural e violento de certa poro de terras de uma propriedade que vem a ser depositada em outra. O proprietrio prejudicado tem o prazo decadencial de 01 ano para reclamar junto ao proprietrio beneficiado a devoluo ou a indenizao da assuno. Cabe ao proprietrio beneficiado o critrio para devolver ou indenizar.
Art. 1.251. Quando, por fora natural violenta, uma poro de terra se destacar de um prdio e se juntar a outro, o dono deste adquirir a propriedade do acrscimo, se indenizar o dono do primeiro ou, sem indenizao, se, em um ano, ningum houver reclamado. Pargrafo nico. Recusando-se ao pagamento de indenizao, o dono do prdio a que se juntou a poro de terra dever aquiescer a que se remova a parte acrescida.

Abandono do lveo. (superfcie lquida de uma corrente): as reas de terra surgidas no abandono do lveo (mudana do curso do rio) pertencero ao proprietrio ribeirinho na proporo da testada de sua propriedade at o limite fixado pela linha imaginria que existia pela metade do lveo.
Art. 1.252. O lveo abandonado de corrente pertence aos proprietrios ribeirinhos das duas margens, sem que tenham indenizao os donos dos terrenos por onde as guas abrirem novo curso, entendendo-se que os prdios marginais se estendem at o meio do lveo.

ARTIFICIAL: Tanto as construes como as plantaes sobre o solo constituem as acesses artificiais previstas pela lei.
V - por plantaes ou construes.

Construes e acesses so acessrios do solo e, partindo-se do princpio de que o acessrio segue a sorte do principal, porquanto a presuno jris tantun, as plantaes e as construes pertencem ao proprietrio do solo. A lei civil prev as seguintes hipteses. Aquele que planta ou constri em solo prprio com sementes ou materiais alheios torna-se proprietrio da plantao ou da construo. Se agiu de boa f dever pagar ao proprietrio das sementes ou dos materiais o simples valor deles. Se agiu de m f ser obrigado a indeniz-lo.
Art. 1.253. Toda construo ou plantao existente em um terreno presume-se feita pelo proprietrio e sua custa, at que se prove o contrrio.

Aquele que planta ou constri em solo alheio perder em favor do proprietrio do solo a plantao ou a construo. Se o plantador ou construtor agiu de boa f, ter ele direito de ser indenizado. Se agiu de m f no ter direito algum. Contudo, naqueles casos em que a construo consideravelmente mais valiosa do que o valor do solo, o construtor poder vir a adquirir no s a propriedade da construo como do solo, desde que tenha agido de boa f, pagando ao proprietrio do solo, uma indenizao fixada judicialmente ou por acordo entre as partes. Se o dono do solo e o construtor ou plantador estiverem de m f, a plantao ou a construo vai pertencer ao dono do solo ter direito de ser indenizado. Presume-se que o dono do solo esteja de m f quando, visualizando a plantao ou a construo, no faz a devida impugnao.
5 Twitter: @juniorumcara Blog: www.entreloucos.blogspot.com

Direito Civil Propriedade

Aquele que, com materiais ou sementes alheios planta ou constri em solo alheio perder em favor do proprietrio do solo a propriedade da plantao ou da construo, obrigando-se a indenizar o proprietrio das sementes ou dos materiais. Este, o dono da semente, ou dos materiais, poder cobrar do plantador ou do construtor, ou ainda do dono do solo, o valor das sementes ou dos materiais.
Art. 1.257. O disposto no artigo antecedente aplica-se ao caso de no pertencerem as sementes, plantas ou materiais a quem de boa-f os empregou em solo alheio. Pargrafo nico. O proprietrio das sementes, plantas ou materiais poder cobrar do proprietrio do solo a indenizao devida, quando no puder hav-la do plantador ou construtor. Art. 1.258. Se a construo, feita parcialmente em solo prprio, invade solo alheio em proporo no superior vigsima parte deste, adquire o construtor de boa-f a propriedade da parte do solo invadido, se o valor da construo exceder o dessa parte, e responde por indenizao que represente, tambm, o valor da rea perdida e a desvalorizao da rea remanescente. Pargrafo nico. Pagando em dcuplo as perdas e danos previstos neste artigo, o construtor de m-f adquire a propriedade da parte do solo que invadiu, se em proporo vigsima parte deste e o valor da construo exceder consideravelmente o dessa parte e no se puder demolir a poro invasora sem grave prejuzo para a construo.

Se o construtor estiver de boa-f, e a invaso do solo alheio exceder a vigsima parte deste, no sendo vivel a demolio, e desde que o valor da construo invasora for consideravelmente superior ao valor da rea invadida, desde que pague ao vizinho o valor desta rea, mais o valor da depreciao da rea remanescente e, ainda, o valor acrescido ao seu imvel, (adquire a propriedade da parte do solo invadido, e responde por perdas e danos que abranjam o valor que a invaso acrescer construo, mais o da rea perdida e o da desvalorizao da rea remanescente); se de m-f, obrigado a demolir o que nele construiu, pagando as perdas e danos apurados, que sero devidos em dobro. DA AQUISIO DA PROPRIEDADE MVEL USUCAPIO Bens mveis: pode ser ordinria ou extraordinria Ordinria: Aquele que possuir coisa mvel como sua, contnua e incontestadamente durante 03 anos, com justo ttulo e boa-f, adquirir-lhe- a propriedade. Extraordinria: Se a posse da coisa mvel se prolongar por cinco anos, produzir usucapio, independentemente de ttulo ou boa-f. DESCOBERTA: No meio normal de aquisio de propriedade mvel. Refere-se ao achado de coisa que tenha dono, ou seja, coisa perdida. Aquele que acha e se apossa de coisa perdida tem a obrigao de devolv-la ao seu legtimo dono e se no souber quem o seja, entreg-la a autoridade competente dentro do prazo de 30 dias sob pena de sua conduta tipificada o delito previsto pelo art. 169, II do CP. Aquele que acha coisa perdida, ao devolv-la ao seu dono ou a autoridade tem direito de receber uma recompensa no valor de 5% do valor da coisa achada. Se a coisa for entregue a autoridade competente esta devera expedir editais para que o seu proprietrio venha reav-la. Se este no comparecer a autoridade dever leiloar o bem com cujo produto pagar a recompensa ao descobridor, entregando o saldo ao Municpio. Excepcionalmente o descobridor poder vir a ser o proprietrio da coisa se o dono ou o Municpio, recusando-se a pagar a sua recompensa e mais as despesas da tradio e da conservao da coisa, preferir abandon-la em mos do descoberto.
6 Twitter: @juniorumcara Blog: www.entreloucos.blogspot.com

Direito Civil Propriedade


Art. 1.233. Quem quer que ache coisa alheia perdida h de restitu-la ao dono ou legtimo possuidor. Pargrafo nico. No o conhecendo, o descobridor far por encontr-lo, e, se no o encontrar, entregar a coisa achada autoridade competente. Art. 1.234. Aquele que restituir a coisa achada, nos termos do artigo antecedente, ter direito a uma recompensa no inferior a cinco por cento do seu valor, e indenizao pelas despesas que houver feito com a conservao e transporte da coisa, se o dono no preferir abandon-la. Pargrafo nico. Na determinao do montante da recompensa, considerar-se- o esforo desenvolvido pelo descobridor para encontrar o dono, ou o legtimo possuidor, as possibilidades que teria este de encontrar a coisa e a situao econmica de ambos. Art. 1.235. O descobridor responde pelos prejuzos causados ao proprietrio ou possuidor legtimo, quando tiver procedido com dolo. Art. 1.236. A autoridade competente dar conhecimento da descoberta atravs da imprensa e outros meios de informao, somente expedindo editais se o seu valor os comportar. Art. 1.237. Decorridos sessenta dias da divulgao da notcia pela imprensa, ou do edital, no se apresentando quem comprove a propriedade sobre a coisa, ser esta vendida em hasta pblica e, deduzidas do preo as despesas, mais a recompensa do descobridor, pertencer o remanescente ao Municpio em cuja circunscrio se deparou o objeto perdido. Pargrafo nico. Sendo de diminuto valor, poder o Municpio abandonar a coisa em favor de quem a achou.

OCUPAO: um meio originrio de aquisio de bens mveis. O objeto deste instituto sempre coisa mvel sem dono, res nullius (coisa que nunca teve dono), res delericta (coisa abandonada). De acordo com a lei, aquele que se apossar de coisa sem dono, com o objetivo de possu-la, adquirir desde logo a sua posse jurdica e a sua propriedade.
Art. 1.263Quem se assenhorear de coisa sem dono para logo lhe adquire a propriedade, no sendo essa ocupao defesa por lei.

DO ACHADO DO TESOURO: Tesouro o depsito antigo de coisas preciosas, oculto e de cujo dono no haja memria. Considerando que tesouro no fruto, o usufruturio que achar o tesouro na propriedade em que recai o usufruto ter ele o direito apenas da metade.
Art. 1.264. O depsito antigo de coisas preciosas, oculto e de cujo dono no haja memria, ser dividido por igual entre o proprietrio do prdio e o que achar o tesouro casualmente. Art. 1.265. O tesouro pertencer por inteiro ao proprietrio do prdio, se for achado por ele, ou em pesquisa que ordenou, ou por terceiro no autorizado. Art. 1.266. Achando-se em terreno aforado, o tesouro ser dividido por igual entre o descobridor e o enfiteuta, ou ser deste por inteiro quando ele mesmo seja o descobridor.

Dubiedade do Cdigo:
Art. 1.392. Salvo disposio em contrrio, o usufruto estende-se aos acessrios da coisa e seus acrescidos. 3o Se o usufruto recai sobre universalidade ou quota-parte de bens, o usufruturio tem direito parte do tesouro achado por outrem, e ao preo pago pelo vizinho do prdio usufrudo, para obter meao em parede, cerca, muro, vala ou valado.

TRADIO: um meio derivado de aquisio de bens mveis. Tradio a passagem de uma coisa mvel das mos do alienante para as mos do adquirente. Para que a tradio venha a transmitir a propriedade necessrio que esteja ela fundamentada, por um negcio jurdico que tenha esse objetivo. Ex. no comodato ocorre tradio do objeto, mas no h a transmisso da propriedade do objeto do contrato. Tradio Real: a tradio comum, pela qual concretamente a coisa sai das mos do alienante e vai para as mos do adquirente. Tradio Tcita: aquela que se caracteriza pelo comportamento das partes envolvidas. Tradio Ficta: a tradio falsa, a tradio de faz de conta, s ocorre no papel.
7 Twitter: @juniorumcara Blog: www.entreloucos.blogspot.com

Direito Civil Propriedade


Art. 1.267. A propriedade das coisas no se transfere pelos negcios jurdicos antes da tradio. Pargrafo nico. Subentende-se a tradio quando o transmitente continua a possuir pelo constituto possessrio; quando cede ao adquirente o direito restituio da coisa, que se encontra em poder de terceiro; ou quando o adquirente j est na posse da coisa, por ocasio do negcio jurdico. Art. 1.268. Feita por quem no seja proprietrio, a tradio no aliena a propriedade, exceto se a coisa, oferecida ao pblico, em leilo ou estabelecimento comercial, for transferida em circunstncias tais que, ao adquirente de boa-f, como a qualquer pessoa, o alienante se afigurar dono. 1o Se o adquirente estiver de boa-f e o alienante adquirir depois a propriedade, considera-se realizada a transferncia desde o momento em que ocorreu a tradio. 2o No transfere a propriedade a tradio, quando tiver por ttulo um negcio jurdico nulo.

ESPECIFICAO: um meio de aquisio da propriedade de coisa mvel atravs da manipulao de coisas parciais ou totalmente alheias, com a proviso de uma nova espcie.
Art. 1.269. Aquele que, trabalhando em matria-prima em parte alheia, obtiver espcie nova, desta ser proprietrio, se no se puder restituir forma anterior. Art. 1.270. Se toda a matria for alheia, e no se puder reduzir forma precedente, ser do especificador de boa-f a espcie nova.

Se o manipulador agiu de boa-f, ser ele proprietrio da nova espcie com a obrigao de indenizar o dono dos materiais.
1o Sendo praticvel a reduo, ou quando impraticvel, se a espcie nova se obteve de m-f, pertencer ao dono da matria-prima. 2o Em qualquer caso, inclusive o da pintura em relao tela, da escultura, escritura e outro qualquer trabalho grfico em relao matria-prima, a espcie nova ser do especificador, se o seu valor exceder consideravelmente o da matria-prima.

Se ele agiu de m-f, a nova espcie pertencer ao dono dos materiais salvo naqueles casos em que a nova espcie tenha um valor consideravelmente superior ao valor dos materiais. Nesse caso a nova espcie ser de propriedade do manipulados com a obrigao de reparar as perdas e danos sofridos pelo dono dos materiais.
Art. 1.271. Aos prejudicados, nas hipteses dos arts. 1.269 e 1.270, se ressarcir o dano que sofrerem, menos ao especificador de m-f, no caso do 1o do artigo antecedente, quando irredutvel a especificao.

Confuso: a mistura de coisas liquidas produzindo uma nova espcie. Comisto (Embora o CC diga comisso o correto comisto): a mistura de coisas secas ou slidas produzindo uma nova espcie. Adjuno: a combinao de coisas diversas produzindo uma nova espcie. PERDA DA PROPRIEDADE EM GERAL Alm dos casos comuns, perde-se a propriedade atravs da alienao, da renncia, do abandono, do perecimento e da desapropriao. Alienao: um meio voluntario de se perder a propriedade de uma coisa transmitindo-a a outrem onerosa ou gratuitamente. Renncia: Tambm a perda da propriedade pela renuncia decorre sempre de um ato voluntario. Em se tratando de bens imveis a renuncia deve ser feita por escritura publica e para surtir efeitos deve ser registrada no cartrio de registro de imveis imobilirio.
8 Twitter: @juniorumcara Blog: www.entreloucos.blogspot.com

Direito Civil Propriedade

Abandono: Tambm por um ato voluntrio de proprietrio da coisa e se tratando de bens imveis caracteriza-se o abandono quando cessam as atividades de posse por parte do proprietrio, no mais satisfazendo as exigncias fiscais prprias do imvel. Abandonado o imvel pelo proprietrio e sem que seja ele ocupado por terceiros poder ser declarado por bem vago atravs do processo judicial passados trs anos da declarao judicial de bem vago se o imvel for urbano e se o imvel for rural pertencera ao imvel da unio. Perecimento: Ocorre com a destruio do objeto de propriedade Desapropriao: uma espcie de alienao compulsria em favor do poder publico. A matria devera ser estudada atravs do direito administrativo. DIREITO DE VIZINHANA Conceito: Conjunto de normas que tem por objetivo regulamentar as relaes entre prdios vizinhos, para que a liberdade de um no restrinja a liberdade do outro, considerando-se o comportamento dos seus proprietrios. Embora o direito de propriedade, em tese, seja pleno, a vida em sociedade impe certas restries ao seu exerccio, lembrando que o direito de uma pessoa termina exatamente onde comea o da outra. O mau uso da propriedade: O proprietrio ou o possuidor de um prdio pode fazer cessar as interferncias prejudiciais segurana, ao sossego, e sade dos que nele habitam, provocadas indevidamente pelo prdio vizinho. Quando essa interferncia for de interesse pblico, o vizinho prejudicado no poder faz-la cessar, mas ter o direito de ser indenizado. Quando a interferncia tiver origem em uma sentena judicial, o incomodado tambm no poder faz-la cessar e nem ser indenizado, podendo exigir, quando muito, a sua reduo.
Art. 1.277. O proprietrio ou o possuidor de um prdio tem o direito de fazer cessar as interferncias prejudiciais segurana, ao sossego e sade dos que o habitam, provocadas pela utilizao de propriedade vizinha. Pargrafo nico. Probem-se as interferncias considerando-se a natureza da utilizao, a localizao do prdio, atendidas as normas que distribuem as edificaes em zonas, e os limites ordinrios de tolerncia dos moradores da vizinhana.

Obs: O proprietrio ou o possuidor, diante do estado de runa ameaador do prdio vizinho poder exigir que o seu proprietrio faa a devida reparao ou que o mesmo seja demolido. Dano infecto (art. 934). O proprietrio ou o possuidor, diante do dano temido pode exigir do prdio vizinho, enquanto no houver a demolio ou a reparao, uma cauo para se garantir dos eventuais prejuzos.
Art. 1.280. O proprietrio ou o possuidor tem direito a exigir do dono do prdio vizinho a demolio, ou a reparao deste, quando ameace runa, bem como que lhe preste cauo pelo dano iminente.

DAS RVORES LIMTROFES A rvore cujo tronco situa-se na linha divisria de prdios vizinhos pertencer, em partes iguais, aos referidos prdios.
Art. 1.282. A rvore, cujo tronco estiver na linha divisria, presume-se pertencer em comum aos donos dos prdios confinantes.

9 Twitter: @juniorumcara Blog: www.entreloucos.blogspot.com

Direito Civil Propriedade

O proprietrio ou o possuidor de um prdio pode cortar as razes e os ramos que ultrapassem a linha divisria no seu plano vertical, cujas razes ou ramos provenham de rvores do imvel vizinho.
Art. 1.283. As razes e os ramos de rvore, que ultrapassarem a estrema do prdio, podero ser cortados, at o plano vertical divisrio, pelo proprietrio do terreno invadido.

Os frutos que carem naturalmente de uma rvore frutfera pertencer ao dono solo onde carem.
Art. 1.284. Os frutos cados de rvore do terreno vizinho pertencem ao dono do solo onde caram, se este for de propriedade particular.

DA PASSAGEM FORADA D-se passagem forada ao prdio encravado em outro que no tenha acesso ou sada para a via pblica, fonte ou porto, mediante indenizao cabal (total). O valor dessa indenizao alcana no somente o valor da faixa de terra em que se d a passagem, mas tambm ao valor da depreciao e dos demais prejuzos sofridos pelo prdio encravador. Considera-se tambm prdio encravado aquele que tenha sada deficiente ou excessivamente onerosa para alcanar a via pblica, fonte ou porto.
Art. 1.285. O dono do prdio que no tiver acesso a via pblica, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenizao cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo ser judicialmente fixado, se necessrio. 1o Sofrer o constrangimento o vizinho cujo imvel mais natural e facilmente se prestar passagem. 2o Se ocorrer alienao parcial do prdio, de modo que uma das partes perca o acesso a via pblica, nascente ou porto, o proprietrio da outra deve tolerar a passagem. 3o Aplica-se o disposto no pargrafo antecedente ainda quando, antes da alienao, existia passagem atravs de imvel vizinho, no estando o proprietrio deste constrangido, depois, a dar outra.

DA PASSAGEM DE CABOS E TUBULAES uma espcie de passagem forada. O proprietrio de um prdio obriga-se a permitir mediante indenizao cabal (total) que por ele passem cabos ou tubulaes atendendo interesse pblico em favor do prdio vizinho.
Art. 1.286. Mediante recebimento de indenizao que atenda, tambm, desvalorizao da rea remanescente, o proprietrio obrigado a tolerar a passagem, atravs de seu imvel, de cabos, tubulaes e outros condutos subterrneos de servios de utilidade pblica, em proveito de proprietrios vizinhos, quando de outro modo for impossvel ou excessivamente onerosa. Pargrafo nico. O proprietrio prejudicado pode exigir que a instalao seja feita de modo menos gravoso ao prdio onerado, bem como, depois, seja removida, sua custa, para outro local do imvel. Art. 1.287. Se as instalaes oferecerem grave risco, ser facultado ao proprietrio do prdio onerado exigir a realizao de obras de segurana.

DAS GUAS Esta matria est disciplinada por vrias leis extravagantes. A ns interessa apenas o que consta no Cdigo Civil, levando-se em considerao o direito de vizinhana.
1)

O proprietrio ou possuidor do prdio inferior obriga-se a receber as guas que fluem naturalmente do prdio superior para o seu.
Art. 1.288. O dono ou o possuidor do prdio inferior obrigado a receber as guas que correm naturalmente do superior, no podendo realizar obras que embaracem o seu fluxo; porm a condio natural e anterior do prdio inferior no pode ser agravada por obras feitas pelo dono ou possuidor do prdio superior.

2)

O prdio superior no pode impedir que as guas naturais que passam pelo seu prdio fluam para o prdio inferior. No pode ele obstaculizar essa fluncia normal nem desviar o seu curso.
10

Twitter: @juniorumcara

Blog: www.entreloucos.blogspot.com

Direito Civil Propriedade


3)

O proprietrio do prdio superior pode fazer audes ou lagos nas correntes naturais para satisfazer as suas necessidades, obrigando-se, contudo, a permitir que as guas suprfluas continuem o seu curso normal.
Art. 1.293. permitido a quem quer que seja, mediante prvia indenizao aos proprietrios prejudicados, construir canais, atravs de prdios alheios, para receber as guas a que tenha direito, indispensveis s primeiras necessidades da vida, e, desde que no cause prejuzo considervel agricultura e indstria, bem como para o escoamento de guas suprfluas ou acumuladas, ou a drenagem de terrenos. 1o Ao proprietrio prejudicado, em tal caso, tambm assiste direito a ressarcimento pelos danos que de futuro lhe advenham da infiltrao ou irrupo das guas, bem como da deteriorao das obras destinadas a canaliz-las. 2o O proprietrio prejudicado poder exigir que seja subterrnea a canalizao que atravessa reas edificadas, ptios, hortas, jardins ou quintais. 3o O aqueduto ser construdo de maneira que cause o menor prejuzo aos proprietrios dos imveis vizinhos, e a expensas do seu dono, a quem incumbem tambm as despesas de conservao.

4)

O prdio superior no pode poluir as guas que correm para o inferior cujas guas servem para satisfazer suas necessidades primrias. Se as guas tiverem outros fins, e o prdio superior polu-las, ficar ele obrigado a indenizar os prejuzos que o prdio inferior sofrer.
Art. 1.291. O possuidor do imvel superior no poder poluir as guas indispensveis s primeiras necessidades da vida dos possuidores dos imveis inferiores; as demais, que poluir, dever recuperar, ressarcindo os danos que estes sofrerem, se no for possvel a recuperao ou o desvio do curso artificial das guas.

5)

Um prdio obriga-se a permitir, mediante indenizao cabal, que por ele passem condutores superficiais ou no, como valetas, para que o prdio vizinho receba as guas de que necessita ou que faa escoar as que lhe sobram. Tal obrigao no exigvel se houver prejuzos para a produo agrcola ou industrial do prdio que suporta o nus.
Art. 1.289. Quando as guas, artificialmente levadas ao prdio superior, ou a colhidas, correrem dele para o inferior, poder o dono deste reclamar que se desviem, ou se lhe indenize o prejuzo que sofrer. Pargrafo nico. Da indenizao ser deduzido o valor do benefcio obtido. Art. 1.290. O proprietrio de nascente, ou do solo onde caem guas pluviais, satisfeitas as necessidades de seu consumo, no pode impedir, ou desviar o curso natural das guas remanescentes pelos prdios inferiores. Art. 1.292. O proprietrio tem direito de construir barragens, audes, ou outras obras para represamento de gua em seu prdio; se as guas represadas invadirem prdio alheio, ser o seu proprietrio indenizado pelo dano sofrido, deduzido o valor do benefcio obtido.

DOS LIMITES ENTRE PRDIOS E DO DIREITO DE TAPAGEM Direito de tapagem: O proprietrio de um terreno tem o direito de limitar, bem como demarc-lo com construes e tapumes, muros, paredes, cercas etc. Quem constri estas divisrias tem o direito de receber pela metade as despesas que tiver, no s para a construo como tambm da conservao dos vizinhos confrontantes. O vizinho no s tem a obrigao de pagar a metade das despesas, como tambm tem o direito de pag-las, podendo consignar o pagamento em juzo, no caso de recusa do vizinho construtor. As divisrias especiais, para evitar a passagem ou a fuga de animais de pequeno porte no obrigam o confinante a pagar pela metade das despesas se a divisria no lhe til.
11 Twitter: @juniorumcara Blog: www.entreloucos.blogspot.com

Direito Civil Propriedade


Art. 1.297. O proprietrio tem direito a cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prdio, urbano ou rural, e pode constranger o seu confinante a proceder com ele demarcao entre os dois prdios, a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destrudos ou arruinados, repartindo-se proporcionalmente entre os interessados as respectivas despesas. 1o Os intervalos, muros, cercas e os tapumes divisrios, tais como sebes vivas, cercas de arame ou de madeira, valas ou banquetas, presumem-se, at prova em contrrio, pertencer a ambos os proprietrios confinantes, sendo estes obrigados, de conformidade com os costumes da localidade, a concorrer, em partes iguais, para as despesas de sua construo e conservao. 2o As sebes vivas, as rvores, ou plantas quaisquer, que servem de marco divisrio, s podem ser cortadas, ou arrancadas, de comum acordo entre proprietrios. 3o A construo de tapumes especiais para impedir a passagem de animais de pequeno porte, ou para outro fim, pode ser exigida de quem provocou a necessidade deles, pelo proprietrio, que no est obrigado a concorrer para as despesas. Art. 1.298. Sendo confusos, os limites, em falta de outro meio, se determinaro de conformidade com a posse justa; e, no se achando ela provada, o terreno contestado se dividir por partes iguais entre os prdios, ou, no sendo possvel a diviso cmoda, se adjudicar a um deles, mediante indenizao ao outro.

O vizinho que pagar a metade das despesas torna-se condmino da divisria, podendo us-la. o que chamamos de condomnio necessrio ou legal.

DO DIREITO DE CONSTRUIR O proprietrio pode levantar em seu terreno as obras que lhe convierem, desde que a sua construo no traga
prejuzos aos vizinhos. Restries:
Art. 1.299. O proprietrio pode levantar em seu terreno as construes que lhe aprouver, salvo o direito dos vizinhos e os regulamentos administrativos.

1) O proprietrio no poder levantar uma obra cujo beiral do seu telhado despeje guas fluviais no terreno vizinho, uma vez que o vizinho somente est obrigado a receber guas do prdio vizinho que fluem naturalmente do prdio superior para o inferior.
Art. 1.300. O proprietrio construir de maneira que o seu prdio no despeje guas, diretamente, sobre o prdio vizinho.

2) O proprietrio no poder construir janelas, alpendres (varandas), beirado etc, na sua parede, a menos de 1,5m da linha divisria. Essas aberturas, quando feitas no plano perpendicular, devem respeitar a distncia de 75 cm. Essa proibio no compreende aberturas no superiores a 20 x 10 cm, construdas acima de 02 metros do solo ou do piso, se aquele que primeiro construir poder assentar o seu muro, ou a sua parede divisria, invadindo o terreno vizinho at a metade da sua espessura sem perder o direito e exigir o pagamento da metade das despesas. Na zona rural no se pode levantar uma obra a menos de 03 metros da linha divisria
Art. 1.301. defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terrao ou varanda, a menos de 1,5m do vizinho. 1o As janelas cuja viso no incida sobre a linha divisria, bem como as perpendiculares, no podero ser abertas a menos de setenta e cinco centmetros. 2o As disposies deste artigo no abrangem as aberturas para luz ou ventilao, no maiores de 10 centmetros de largura sobre 20 de comprimento e construdas a mais de 02 metros de altura do piso.

3) O vizinho prejudicado ter um prazo decadencial de 01 ano, partir do trmino da obra, para exigir o fechamento ou a demolio dessas aberturas, sob pena de o proprietrio construtor adquirir uma servido de luminosidade ou de ventilao.
Art. 1.302. O proprietrio pode, no lapso de ano e dia aps a concluso da obra, exigir que se desfaa janela, sacada, terrao ou goteira sobre o seu prdio; escoado o prazo, no poder, por sua vez, edificar sem atender ao disposto no artigo antecedente, nem impedir, ou dificultar, o escoamento das guas da goteira, com prejuzo para o prdio vizinho. Pargrafo nico. Em se tratando de vos, ou aberturas para luz, seja qual for a quantidade, altura e disposio, o vizinho poder, a todo tempo, levantar a sua edificao, ou contramuro, ainda que lhes vede a claridade.

12 Twitter: @juniorumcara Blog: www.entreloucos.blogspot.com

Direito Civil Propriedade

4) O proprietrio no pode construir, junto parede divisria, fornos, chamins, fogo, e nem depositar
substncias que causem infiltrao no vizinho. A proibio no alcana foges e chamins domsticos.
Art. 1.308. No lcito encostar parede divisria chamins, foges, fornos ou quaisquer aparelhos ou depsitos suscetveis de produzir infiltraes ou interferncias prejudiciais ao vizinho. Pargrafo nico. A disposio anterior no abrange as chamins ordinrias e os foges de cozinha.

5) O proprietrio ou o possuidor obrigado a tolerar que o seu vizinho entre no seu prdio para efetivar a sua construo ou repar-la. O vizinho invasor dever avisar previamente o outro.
Art. 1.313. O proprietrio ou ocupante do imvel obrigado a tolerar que o vizinho entre no prdio, mediante prvio aviso, para: I - dele temporariamente usar, quando indispensvel reparao, construo, reconstruo ou limpeza de sua casa ou do muro divisrio; II - apoderar-se de coisas suas, inclusive animais que a se encontrem casualmente. 1o O disposto neste artigo aplica-se aos casos de limpeza ou reparao de esgotos, goteiras, aparelhos higinicos, poos e nascentes e ao aparo de cerca viva. 2o Na hiptese do inciso II, uma vez entregues as coisas buscadas pelo vizinho, poder ser impedida a sua entrada no imvel. 3o Se do exerccio do direito assegurado neste artigo provier dano, ter o prejudicado direito a ressarcimento.

6) O vizinho prejudicado, em qualquer dos casos acima, a ser indenizado pelos prejuzos que vier a sofrer indevidamente causados pelo vizinho.
Art. 1.312. Todo aquele que violar as proibies estabelecidas nesta Seo obrigado a demolir as construes feitas, respondendo por perdas e danos.

7) Paredes divisrias so as que integram a estrutura do edifcio, na linha de divisa. Muro elemento de vedao, enquanto parede elemento de sustentao e vedao.
Art. 1.304. Nas cidades, vilas e povoados cuja edificao estiver adstrita a alinhamento, o dono de um terreno pode nele edificar, madeirando na parede divisria do prdio contguo, se ela suportar a nova construo; mas ter de embolsar ao vizinho metade do valor da parede e do cho correspondentes.

8) O que primeiro edificar a parede pode assent-la somente em seu terreno ou at meia espessura no terreno vizinho. Na primeira hiptese a parede lhe pertencer inteira, na segunda, ser de ambos. Nas duas, porm, os vizinhos podem us-las livremente.
Art. 1.305. O confinante, que primeiro construir, pode assentar a parede divisria at meia espessura no terreno contguo, sem perder por isso o direito a haver meio valor dela se o vizinho a travejar, caso em que o primeiro fixar a largura e a profundidade do alicerce. Pargrafo nico. Se a parede divisria pertencer a um dos vizinhos, e no tiver capacidade para ser travejada pelo outro, no poder este fazer-lhe alicerce ao p sem prestar cauo quele, pelo risco a que expe a construo anterior.

9) Construes proibidas.
Art. 1.309. So proibidas construes capazes de poluir, ou inutilizar, para uso ordinrio, a gua do poo, ou nascente alheia, a elas preexistentes. Art. 1.310. No permitido fazer escavaes ou quaisquer obras que tirem ao poo ou nascente de outrem a gua indispensvel s suas necessidades normais. Art. 1.311. No permitida a execuo de qualquer obra ou servio suscetvel de provocar desmoronamento ou deslocao de terra, ou que comprometa a segurana do prdio vizinho, seno aps haverem sido feitas as obras acautelatrias. Pargrafo nico. O proprietrio do prdio vizinho tem direito a ressarcimento pelos prejuzos que sofrer, no obstante haverem sido realizadas as obras acautelatrias.

REFERNCIAS
Dirio de aula - Aulas do Professor Srgio Caputi de Silos GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro - Direito Das Coisas. Volume V, editora Saraiva, 4 edio, 2009. 13 Twitter: @juniorumcara Blog: www.entreloucos.blogspot.com

Das könnte Ihnen auch gefallen