Sie sind auf Seite 1von 3

Catlicos em Pequenos Grupos

2 Tema para a Reunio dos Grupos de Reflexo:

Relacionamentos saudveis: perspectiva de mutualidade


Afirma-se frequentemente que antigamente as pessoas eram mais disponveis umas s outras. Relacionavam-se em famlia, escola, vizinhana, etc. de uma maneira mais comprometida. Dizem que a televiso foi um marco de separao quando passou a dificultar o encontro familiar. Dava-se mais ateno aos programas de TV do que as preocupaes comuns que deviam ser partilhadas no lar. possvel que isso ainda acontea. Dizem que hoje h muito desgaste nas relaes. O tempo corre por causa de trabalho, faculdade, preocupaes dirias, etc. Famlias surgem em novos modelos e as pessoas se detm m ais em ter coisas do que outras necessidades de maior sublimidade. Estamos mais consumistas e h mais egosmo e individualismo do que a busca d o bem alheio na alteridade pregada por Cristo (cf. Mt 7,12). Ser que isso mesmo?
Superficialidade nas relaes

A tecnologia da comunicao avanou muito nos ltimos anos e isso em si um bem, mas como estamos fazendo uso desse bem? s vezes mquinas substituem pessoas e muito fcil se relacionar com mquinas ou atravs delas. O computador, por exemplo, assumiu um papel de mediao interrelacional estupendo. Mas ser q ue isso no perigoso diante de nossas necessidades relacionais mais intensas que exigem de ns mais afeto e ateno? Devemos ter cuidado com essa ferramenta virtual porque nossos relacionamentos sociais inclusivos nesses meios podem prejudicar nossos sentimentos com relao aos outros. Se quisermos nos manter prximos e afastados ao mesmo tempo a internet sensacional. As redes sociais mal utilizadas podem ser uma aproximao distanciada que nos inviabiliza nas dimenses de comunho e verdadeira amizade com a implicao integral de seus vnculos. Isso acontece no mundo de hoje? Volto a dizer: a modernidade e a tecnologia no so negativas, mas, muitas vezes, nossa utilizao desses meios de comunicao atual pode promover uma superficialidade nas rel aes. Acaba por ser um equvoco a super valorizao desse mecanismo de atrao que, s vezes, contribui para o afastamento das pessoas. Esses meios, ainda que lcitos , podem resultar numa falta de profundidade no conhecimento mtuo. Viver em comunidades e grupos resolve isso favorecendo a mutualidade e nossa Igreja tem recomendado insistentemente esse estilo de vida onde as pessoas po dem se conhecer melhor e amar de perto com todas as prerrogativas desse amor. Certa vez ouvi de uma pessoa: a internet pode ser boa para aproximar os que esto longe e m para afastar os que esto perto. O que voc acha

Pe. Alexandre

Catlicos em Pequenos Grupos

disso? Ser que tem fundamento? Voc conhece situae s onde redes sociais serviram para superficializar relaes? O medo de muitos est ligado com a questo da transparncia. Ser transparente um risco e muitos ficam vulnerveis diante disso. Nossa capacidade de julgar e de no aceitar o outro grande e os recursos da fraternidade ensinados por Jesus so, muitas vezes, esquecidos (cf. Lc 17,3). Ficamos todos, nesse aspecto, merc do progresso e do desenvolvimento que tem feito com que muitas pessoas mantenham sua rede de amigos em graus aparentes. Vive-se uma alternativa de conforto, mas que esconde a solido em que muitos vivem e no transparecem, sem contar outros inconvenientes. So nossas diferenas que tambm nos assustam. Fugimos do confronto por causa disso e facilmente mudamos nossas relaes. O tempo urge para que reflitamos no que Deus espera de ns quando nos relacionamos uns com os outros. fcil e cmodo ir somente ao encontro dos nossos interesses e desprezarmos a convivncia que a cruz do cristo: sbio modo de cura e libertao (cf. Jo 13,14). Da a necessidade de viver em grupos e comunidades de f como refletimos semana passada e nos referimos acima. um desafio que nos coloca diante dos espelhos de nossas vidas e disso no devemos fugir. As relaes que fazem com que todos cresam em suas dimenses afetivas do amor humano e abrem perspectivas de realizaes comuns (cf. Tg 2,14-17).
Relaes saudveis em construo

Quando entramos em contato com o outro que somos capazes de nos conhecer e ajudar. Percebemos nossas habilidades e podemos mais facilmente superar conflitos e alargar nossos limites obedecendo as instrues de Jesus (cf. Jo 15,12). desafiante manter relaes, mas isso querido por Cristo pela f. O Senhor enfrentou os desafios da convivncia com quem precisou dele para desenvolver a personalidade atravs da maturidade relacional e livrar-se de uma vida infrutfera. Ele teria razes suficientes para afastar-se dos seus (cf. Mt 9,19) ou no aproximar-se de outros que, num dado momento, no eram dignos de sua ateno. Ele foi at criticado por essa razo ( cf. Lc 15,1-3). No fomos criados para o isolamento (cf. Gn 2,18) como tambm no fomos feitos para ir somente ao encontro dos nossos in teresses que se manifestam diante das tentaes de poder e propriedade (cf. Mt 4,1-11). Essa a cincia da sobrevivncia sadia ou que se progride na sanidade d a construo das afinidades (cf. Ef 4,1-6).

Pe. Alexandre

Catlicos em Pequenos Grupos

Saibamos abrir o corao para acolher o outro e enfrentar as dificuldades nas relaes pessoais. Grupos e comunidades favorecem esse amadurecimento nos tornando mais sinceros e francos. Isso implica ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros no crescimento mtuo (cf. Jo 8,32). Faamos uma avaliao de como andam nossas relaes que vo reconduzir nossa pessoa e nosso bem estar. Fugir disso iluso. Tenhamos coragem de refletir e questionar sobre nossas atitudes diante de quem entrou em nossa histria. Isso faz parte da conquista da nossa verdadeira felicidade. colocar em prtica a lei do amor ( cf. Dt 6,4-6; Mc 12,28-34).
Para reflexo partilhada em Grupo:

1 Voc acredita que as pessoas em geral voltam -se mais para o ter desgastando os relacionamentos? 2 O que faz com que as relaes se tornem superficiais? 3 Como podemos construir relaes mais verdadeiras nos espaos em que convivemos?
Orientaes bsicas:

1 Formem um Grupo com 12 a 15 pessoas e se renam semanalmente. 2 Criem um ambiente fraterno com dinmica de entrosamento e acolhida . 3 Orem no incio e no fim da reunio. Escolham cnticos apropriados. 4 Leiam o texto (tema da semana): dividam os pargrafos entre os membros. 5 Usem a Bblia para ler as passagens bblicas apontadas no texto. 6 Reflitam e partilhem as idias que o texto sugere (todos devem partilhar). 7 Recolham as reflexes para transform-las em aes concretas.
Metodologia:

Ver Julgar Agir Avaliar Celebrar

Pe. Alexandre

Pe. Alexandre

Das könnte Ihnen auch gefallen