Sie sind auf Seite 1von 10

9 Congresso Nacional de Geotecnia, Aveiro 2004

O ENSAIO DE DURABILIDADE COMO INDICADOR EXPEDITO DA ESTABILIDADE DA SUPERFCIE ROCHOSA DAS ARRIBAS COSTEIRAS

SLAKE DURABILITY INDEX AS AN INDICATOR OF EROSION AND SLOPE INSTABILITY IN COASTAL AREAS

Falco Neves, Paula* Investigador do Ncleo de Rochas, Centro de Geotecnia do IST, Portugal, pfalcaoneves@mail.ist.utl.pt

RESUMO A evoluo das arribas litorais resulta de processos erosivos difceis de quantificar por meio de anlises geotcnicas. Para avaliao da eroso superficial da face das arribas, o ensaio de durabilidade pode dar estimativas da ordem de grandeza das velocidades diferenciais de eroso de diferentes tipos de rochas constituintes da mesma arriba, assim como previses do respectivo grau de estabilidade. Neste trabalho so apresentados resultados que tentam avaliar a eroso diferencial das rochas constituintes das arribas do litoral atlntico, mais concretamente na regio da Ericeira (praia de S. Julio). O nmero de ensaios e a sua durao sobre o mesmo conjunto de amostras for varivel de forma a simular perodos de tempo relativamente extensos, nmero esse que dever retratar tanto quanto possvel as aces externas: da precipitao, da agitao martima, do vento e outras. Tambm se verificou interessante a correlao entre a durabilidade de dois tipos rochosos e os respectivos ngulos de inclinao dos seus taludes.

ABSTRACT The evolution of coastal cliffs depends on a series of erosion phenomena that are hard to quantify by means of geotecnical analyses. To evaluate rocky cliffed coasts differential erosion according to the variability of strata properties, slake durability tests are useful and may also lead to predictions of their stability conditions. In this article results of differential erosion in a cliff located near Ericeira (the S. Julio beach) are presented. It was detected that the number and duration of those testes simulate the effects of time regarding the actions of rainfall, sea waves, wind and others. Furthermore, slake durability characterization of two rock types seems to be well correlated with their slope angles.

9 Congresso Nacional de Geotecnia, Aveiro 2004

1. INTRODUO As arribas costeiras podem ser analisadas como taludes naturais que sofrem eroso mais ou menos intensa no sop. Esta eroso provoca aumento do declive do talude ou mesmo a formao de subescavaes que favorecem a ocorrncia de fenmenos de instabilidade. Em grande parte das litologias e dos contextos climticos, o aumento do declive proporcionado pela eroso basal propicia a ocorrncia de movimentos de massa de vertente. Os detritos resultantes destes movimentos constitutem proteco de sop mais ou menos duradoura, que impede, durante um dado perodo de tempo, a continuao da eroso marinha e tendem a ser levados pelas ondas redistribuindo-se pelas correntes litorais, longitudinalmente, ao longo da costa, ou transversalmente, em direco ao largo e plataforma continental. Aps a remoo completa dos depsitos de sop, reinicia-se o processo erosivo sobre o sop do macio, que ir conduzir ocorrncia de novos movimentos de massa de vertente. Nesta sequncia est implcita uma ciclicidade de eventos de recuo das arribas que a longo prazo, se os processos descritos se mantiverem, mostra um padro de recuo de tipo paralelo. A resistncia das arribas relativamente ao avano da eroso uma varivel fundamental para o estudo da estabilidade das mesmas. Vrios autores tm ensaiado correlaes entre a evoluo observada e caractersticas de resistncia mecnica, tais como a resistncia compresso simples, determinada directamente (Sunamura, 1973) ou estimada com o martelo de Schmidt (Jones e Williams, 1991), ou com o penetrmetro de bolso (Carter e Guy, 1988), a resistncia ao corte (Kamphuis, 1987; Jones et al, 1993), e a coeso, a resistncia traco e penetrao (referidas por Sunamura, 1992) [1]. Este tipo de tentativas de reduo numa nica varivel a multiplicidade de aspectos e propriedades envolvidos na resistncia eroso das arribas tem naturalmente numerosos inconvenientes. Os agentes erosivos que actuam em diferentes locais do perfil das arribas so muito diversificados, compreendendo, no sop, a resistncia abraso mecnica, alterao, meteorizao pelo sal . Nas zonas do perfil no sujeitas directamente aco das ondas, so mobilizadas para alm da resistncia do material desintegrao superficial com causas e processos variveis, e a resistncia do macio ocorrncia de movimentos de massa de vertente, cujas variveis principais so a resistncia do material rocha ou solo e a sua degradao com a meteorizao e descompresso, a orientao e densidade de descontinuidades, a resistncia mobilizada ao longo destas e ainda a influncia da gua superficial e infiltrada.

9 Congresso Nacional de Geotecnia, Aveiro 2004

O conjunto de processos responsveis pela eroso superficial relevante na evoluo das arribas e pode assumir um papel principal em rochas brandas. Porm, na maioria das litologias, os eventos mais importantes da evoluo das arribas so os movimentos de massa de vertente, cuja ocorrncia pode constituir fonte aprecivel de risco para as actividades humanas.

2. FACTORES QUE AFECTAM A ESTABILIDADE DAS ARRIBAS COSTEIRAS Os movimentos de massa de vertente ocorrem nos mais variados contextos geolgicos e morfolgicos. A sua diversidade, em termos de materiais envolvidos, velocidade de deslocamento, tipo de deslocamento, caractersticas morfolgicas, mecanismos de preparao e desencadeamento, tem levado uniformizao de critrios que facilitem o tratamento de informao com diversas origens e possibilitem a realizao de inventrios gerais de ocorrncia de escorregamentos. Dadas as caractersticas da arriba costeira da praia de S. Julio, constituda por um macio rochoso com camadas alternadas de calcrio e arenito os movimentos caractersticos possveis so do tipo planar, em cunha e tombamento. As causas dos movimentos de massa de vertente podem ser agrupadas em [2]: i) causas externas, que produzem aumento das solicitaes sobre os macios, mantendo-se constante a resistncia dos mesmos; ii) causas internas, que motivam reduo da resistncia dos macios. As causas externas incluem: 1 Modificaes da topografia (subescavao, eroso, incisio de linhas de gua, escavaes ou aterros dos quais resultam aumentos de altura, comprimento ou declive dos taludes); 2 Descarga (eroso especialmente no sop, inciso de linhas de gua, desaterros); 3 Sobrecargas (obras ou aterros na zona superior dos taludes, aumento de altura) incluindo solicitaes no drenadas; 4 Vibraes e impactos (sismos, vibraes artificiais, impacto das ondas); 5 Emerso rpida (descida rpida do nvel das guas em traludes total ou parcialmente submersos); 6 Modificaes no regime de circulao de gua (precipitaes intensas, aumento do peso, aumento da tenso neutra, reduao de tenses efectivas por subida do nvel fretico). As causa internas incluem: 1 Rotura progressiva (na sequncia de descompresso e de abertura de fissurao); 2 Alterao (meteorizao, gelo-degelo, alterao pelo sal, rotura de ligaes ptreas); 3 Eroso por escoamento subterrneo (dissoluo, eroso interna).

9 Congresso Nacional de Geotecnia, Aveiro 2004

Os dois tipos de causas operam frequentemente associados, preparando a prazo as condies para a ocorrncia dos movimentos. Porm as causas prximas ou desencadeadoras dos movimentos so geralmente as mais facilmente identificveis, o que pode mascarar o conhecimento preciso de todos os processos envolvidos.

3. ARRIBA COSTEIRA DA PRAIA DE S. JULIO, ERICEIRA O perfil da arriba da praia de S. Julio onde se localizou o movimento de massa de vertente, esquematizado na Fig. 1, permitiu o desenvolvimento de um modelo
Calcrio
Arenito

Calcrio
Arenito

Calcrio
Arenito

Calcrio
Arenito

1 Calcrio

2 Calcrio

Calcrio
Arenito

Calcrio
Arenito

Calcrio
Arenito

Calcrio
Arenito

3 Calcrio

4 Calcrio

Calcrio
Arenito

Calcrio
Arenito

5 Calcrio

Fig. 1 Simulao bidimensional do movimento de massa de vertente da arriba da praia de S.Julio, utilizando o programa UDEC (Universal Distinct Element Code).

9 Congresso Nacional de Geotecnia, Aveiro 2004

numrico baseado na aplicao do mtodo dos elementos distintos, que pode ajudar a explicar o fenmeno ocorrido. A evoluo das arribas condicionada por processos marinhos e sub-areos, que provocam a ocorrncia de movimentos de massa de vertente essencialmente de tipo planar. A eroso marinha no sop mais intensa ao nvel do limite superior da faixa entre-mars, onde explora camadas de arenito mais brando e produz sapas com geralmente pouca profundidade. Os sedimentos de sop existentes, blocos e areias, constituem carga abrasiva que potencia os efeitos da agitao martima. Acima das sapas, as alternncias de perodos secos e hmidos produzem variaes volumtricas nos nveis mais brandos do macio rochoso que tendem a sofrer desintegrao granular superficial. Qualquer processo tende a deixar em consola as camadas de calcrio sobrejacentes, motivando a ocorrncia de queda de blocos definidos pelas famlias de descontinuidades, originando blocos mais ou menos irregulares. A desintegrao granular sofrida pelas camadas mais brandas da arriba, arenito, com consequente deslocamento do terreno para o exterior do talude provoca a abertura de descontinuidades prexistentes nas camadas calcrias e propagao de superfcies de rotura atravs dos nveis dos arenitos, o que tem como possvel consequncia a formao de fendas verticais na parte superior do talude, e superfcies de deslizamento inclinadas na parte inferior do talude. Este fenmeno pode descrever o ocorrido naquela arriba [3] onde se observam inclinaes de superfcies de rotura associadas aos movimentos de tipo planar nas camadas de calcrio de cerca de 76 e nas camadas de arenito de cerca de 29 (ver Fig.1).

4. RESULTADOS DE ENSAIOS REALIZADOS Para o caso em estudo foram realizados vrios ensaios laboratoriais sobre amostras de dois tipos de rocha ocorrentes na falsia da Ericeira. Estes ensaios, que foram efectuados sobre amostras de calcrio e amostras de arenito, permitiram determinar, para aqueles dois tipos de rocha, as caractersticas de velocidade de propagao de ondas snicas e correspondente mdulo de deformabilidade dinmico, de resistncia compresso uniaxial, de resistncia compresso pontual e de resistncia ao desgaste (durabilidade). Foram submetidos a propagao de ondas snicas seis provetes cilndricos, sendo trs preparados de amostra de calcrio e os outros trs de amostra de arenito. Os valores de velocidade de propagao de ondas snicas ao longo de provetes constitudos por calcrio e por arenito permitiram calcular o mdulo de deformabilidade dinmico daqueles dois tipos de rocha. Uma vez determinada a velocidade de propagao de

9 Congresso Nacional de Geotecnia, Aveiro 2004

ultra-sons em cada um dos provetes, calculou-se o mdulo de deformabilidade dinmico da respectiva rocha. Os resultados obtidos nos ensaios de propagao de ondas snicas (tabela 1) efectuados sobre o calcrio e sobre o arenito mostram que: - Dentro de cada um dos tipos de rocha ensaiada, os valores de velocidade de propagao de ondas snicas medidos no apresentam disperso muito significativa (entre 6195 e 6329m/s para o calcrio e entre 4174 e 4302m/s para o arenito); - Os valores do mdulo de deformabilidade dinmico determinados para as rochas ensaiadas indicam que o calcrio possui elevadas caractersticas de deformabilidade (105 GPa) e que as caractersticas de deformabilidade do arenito (41,5 GPa) so muito razoveis. Tabela 1 - Velocidade de propagao de ondas snicas e mdulo de deformabilidade dinmico Tipo de Provete rocha 1 2 3 1 2 3 Peso volmico (kN/m3) 26,107 26,186 26,244 22,628 22,795 22,315 Velocidade de propagao (m/s) 6195 6282 6329 4174 4302 4263 Mdulo de deformabilidade, Ed (GPa) Individual Mdia 102,5 105,0 105,4 107,0 40,1 41,5 42,6 41,9

Calcrio

Arenito

Os ensaios de compresso uniaxial tiveram por objectivo determinar a resistncia rotura em compresso uniaxial do calcrio e do arenito anteriormente referidos. Na Tabela 2 constam os resultados obtidos; nesta tabela, para alm do tipo de rocha ensaiada, do nmero dos provetes e correspondentes seces, indica-se o valor da fora que motivou a rotura de cada provete, o correspondente valor da tenso de rotura e, tambm, o valor mdio desta ltima grandeza, respeitante a cada tipo de rocha. Os resultados obtidos nos ensaios mostram que dentro de cada tipo de rocha ensaiada, os valores de resistncia rotura apresentam disperses pouco significativas; o calcrio apresenta muito boas caractersticas de resistncia rotura em compresso uniaxial (da ordem de 96 MPa), ao passo que os valores de resistncia rotura do arenito so cerca de 2,5 vezes inferiores s do calcrio (cerca de 37 MPa). Os ensaios de carga pontual tiveram por objectivo determinar os valores de ndice de resistncia carga pontual, quer do calcrio quer do arenito. Aqueles ndices traduzem,

9 Congresso Nacional de Geotecnia, Aveiro 2004

de certo modo, os valores de resistncia da rocha traco. Foram realizados oito ensaios sobre amostras de calcrio e oito ensaios sobre amostras de arenito.

Tabela 2 Resistncia compresso uniaxial


Tipo de Provete Seco do rocha provete (cm2) 1 Calcrio 2 3 13,72 1 Arenito 2 3 Fora de rotura (kN) 135,5 130,7 127,6 51,1 46,1 53,8 Tenso de rotura, ? r (MPa) Individual Mdia 9885 95,7 95,3 93,0 37,2 36,7 33,6 39,2

Os resultados obtidos nos ensaios de compresso pontual (Tabela 3) mostram que os valores do ndice de resistncia (Is(50)) determinados para o calcrio apresentam significativa disperso (variam entre 3,8 e 6,1 MPa), sendo de 4,7 MPa o valor mdio daquele ndice; o arenito apresenta valor mdio de ndice de resistncia (Is(50)) 2,4 MPa e os valores determinados nos diferentes ensaios realizados apresentam acentuada disperso (variam entre 1,5 e 3,1 MPa); os valores de ndice de resistncia determinados para o calcrio indicam que, em termos de resistncia rotura por traco, aquela rocha exibe boas caractersticas resistentes; os valores de ndice de resistncia do arenito indicam que, em termos de resistncia rotura por traco, aquela rocha exibe razoveis caractersticas resistentes. Os ensaios de durabilidade (Slake Durability ndex) tiveram por objectivo determinar a resistncia desintegrao (desgaste), quer do calcrio quer do arenito, quando sujeitos a ciclos de secagem e molhagem em condies desgastantes. Os resultados obtidos em cada um dos ciclos do ensaio esto traduzidos na Tabela 4 e na Fig. 2. Naquela Tabela realam-se os valores correspondentes ao 2 ciclo do ensaio, valores estes que, conforme atrs referido, definem o ndice de durabilidade da rocha ensaiada. Os resultados obtidos nos ensaios de durabilidade mostram que o calcrio ensaiado apresenta um elevado ndice de durabilidade (99%), o que significa que aquela rocha apresenta grande resistncia ao desgaste, mesmo quando sujeita a condies a isso favorveis; a influncia do nmero de ciclos de ensaio no ndice de durabilidade do calcrio (Fig. 2) pouco acentuada; o arenito ensaiado apresenta um mdio ndice de durabilidade (94,1%) , e quando sujeita a condies favorveis ao desgaste, oferece mdia resistncia desagregao. A influncia do nmero de ciclos de ensaio no ndice

9 Congresso Nacional de Geotecnia, Aveiro 2004

de durabilidade do arenito muito acentuada (Fig. 2), visto verificar-se uma reduo muito significativa (cerca de 6 vezes mais rpida do que o calcrio - relao entre declives das rectas de correlao) do ndice de durabilidade com o nmero de ciclos. Tabela 3 Resistncia compresso pontual Fora de Dimetro Factor de Ensaio rotura equivalente da correco N (kN) amostra De (mm) (R) 1 2 3 4 5 6 7 8 1 2 3 4 5 6 7 8 41,4 0,918 57,8 1,067 45,3 0,956 46,3 0,966 44,1 0,945 48,4 0,985 57,6 1,066 37,5 0,878 VALOR MDIO 44,6 0,950 45,4 0,957 42,3 0,928 36,9 0,872 41,6 0,921 35,1 0,853 44,0 0,944 35,7 0,859 VALOR MDIO 10,0 11,9 9,9 10,2 8,8 10,1 14,1 9,9 4,2 3,4 4,2 4,8 5,3 3,3 5,3 4,6

Tipo de Rocha

Calcrio

Arenito

ndices de resistncia (MPa) Is Is(50) 5,8 5,3 3,6 3,8 4,8 4,6 4,8 4,6 4,5 4,2 4,3 4,2 4,2 4,5 7,0 6,1 4,7 2,1 2,0 1,6 1,5 2,3 2,1 3,5 3,0 3,1 2,8 2,7 2,3 2,7 2,5 3,6 3,1 2,4

Tipo de rocha Calcrio Arenito

Tabela 4 Ensaios de durabilidade (desgaste) ndice de durabilidade (% retida) Ciclo 1 3 4 2 99,4 98,7 98,5 99,0 97,7 92,7 91,6 94,1

5 98,3 90,5

9 Congresso Nacional de Geotecnia, Aveiro 2004

3,00

2,50

2,00

1,50

1,00

Quociente entre os respectivos valores das propriedades ensaiadas do calcrio e do arenito

0,50

0,00 Indice de comp. pontual durabilidade (2 ensaio) md. def. dinmico comp. uniaxial inclinao i Taxa de desagregao

Fig. 2 Quociente entre os respectivos valores das propriedades geotcnicas determinadas em laboratrio do calcrio e do arenito
102

100 Calcrio Arenito Linear (Calcrio) Linear (Arenito)

ndice de durabilidade (% retida)

98

y = -0,27x + 99,86 R2 = 0,9746

96

94

92

90

y = -1,69x + 100,08 R2 = 0,9187

88 0 1 2 3 4 5 6 7 Nmero de ordem do ciclo

Fig. 3 Resultados dos ensaios do teste de durabilidade e respectivas correlaes

9 Congresso Nacional de Geotecnia, Aveiro 2004

5. CONSIDERAES FINAIS Os resultados obtidos nos ensaios sobre amostras de calcrio e amostras de arenito extradas na falsia da Ericeira permitem tirar algumas concluses de ordem geral (ver fig. 3): o calcrio possui muito boas caractersticas de velocidade de propagao de ondas snicas e do correspondente mdulo de deformabilidade dinmico, de resistncia compresso uniaxial, de resistncia compresso pontual e de resistncia ao desgaste; para o arenito, os valores que quantificam as propriedades anteriormente referidas para o calcrio, indicam que as caractersticas daquele tipo de rocha se podem considerar razoveis; de uma maneira geral, os valores que quantificam as caractersticas estudadas no calcrio, so praticamente duplos dos valores que quantificam idnticas caractersticas do arenito. A taxa de desagregao do arenito aproximadamente 6 vezes maior que a do calcrio. Os movimentos de massas de vertentes em macios rochosos constitudos por camadas alternadas de dois tipos de rocha, que apresentam caractersticas geotcnicas distintas como as que neste trabalho foram analisadas, aparentam mostrar relao consistente entre a inclinao da camada e o seu respectivo grau de desagregao. Mostra-se assim que este ndice de durabilidade pode vir a constituir um indicador expedito da instabilidade da superfcie rochosa de arribas costeiras. REFERNCIAS [1] Marques, F., As arribas do litoral do Algarve Dinmica, processos e mecanismos. Dissertao doutoramento, Fac. Cincias da Univ. Lisboa. 1997. [2] Terzaghi, K., Mechanisms of landslides. Geol. Soc. Am. Eng. Geol., pp 83-123. Berkley. 1950 [3] Dinis da Gama, C., Geotecnia ambiental perspectivas e aplicaes. Revista Geotecnia, n 90, pp 9-47. SPG. 2000.

Das könnte Ihnen auch gefallen